segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Volkswagen testou em Marrocos


Teste bem sucedido de preparação para o Rally Dakar na Argentina e no Chile: a Volkswagen preparou o clássico Rally Dakar, a realizar entre 2 e 17 de Janeiro de 2010 na América do Sul, com duas semanas de testes em Marrocos. Até 21 de agosto as quatro duplas da marca de Wolfsburg testaram entre as cidades de M'hamid e Erfoud. Carlos Sainz / Lucas Cruz, Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz, Mark Miller / Ralph Pitchford e Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk foram as duplas utilizadas nos testes de resistência que incluíram duas longas voltas por dia. Durante os testes a equipa vencedora do "Dakar" em janeiro de 2009 completou sem problemas mais de 7.000 quilómetros em etapas simuladas.

"Marrocos é o local ideal para se preparar o Rally Dakar", disse o Director da Volkswagen Motorsport, Kris Nissen. "Aqui, as condições fatigantes do tipo que iremos encontrar no deserto do Atacama, no norte do Chile, podem perfeitamente ser simuladas. O deserto do Sahara não só oferece muita areia fofa, mas também temperaturas extremamente quentes. Além disso é possível em Marrocos testar também as etapas de cascalho do «Dakar». O Race Touareg funcionou perfeitamente novamente. Com 7.000 quilómetros de etapas simuladas, o Race Touareg até superou as nossas expectativas."

Dois Race Touareg usados para diversas tarefas

Dois Volkswagen Race Touareg foram utilizadas nos testes. Um dos dois prótipos com 280 cavalos e motores diesel TDI estava disponível para os testes de resistência, enquanto o segundo foi utilizado estritamente para curtas etapas. O Race Touareg usado para os testes de resistência percorreu 7.000 quilómetros - O equivalente a 1 vez e meia de especiais cronómetradas durante o Rally Dakar - sem o menor problema.

A contagem decrescente para o "Dakar", que começa a 2 de janeiro em Buenos Aires e termina no mesmo local 15 dias depois, já está em execução: A Volkswagen prepara o projecto de defesa do título no clássico "Dakar" com a participação noutra competição. De 5 a 13 de Setembro, a equipa da fábrica de Wolfsburg vai disputar o Rally Rota da Seda que atravessa a república russa da Tartária, bem como o Cazaquistão e Turcomenistão e que é organizado pela ASO, organizador do "Dakar" e - graças aos seus 4.500 km de distância ao longo de vastas estepes e desertos - é considerado um pequeno "Dakar" também.

VW Motorsport