segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Transibérico ruma a África


Retomando uma ideia falada há já algum tempo, o ACP tem agora a firme intenção de transformar o Rali Transibérico num novo rali que irá ser disputado em Portugal e em Marrocos. Os organizadores do Transibérico estão a trabalhar nesta nova prova há já algum tempo, e embora existam ainda questões por resolver, o certo é que está tudo bem encaminhado, estando para já garantidos alguns apoios importantes como é o caso Comissão de TT da FIA, do Turismo de Portugal e também da Federação Marroquina.

A prova, que ainda não tem denominação oficial, tem a partida marcada para 23 de Abril e a chegada a 1 de Maio de 2010. No entanto estas datas ainda carecem de confirmação por parte da FIA, pois é suposto o rali continuar a integrar o Campeonato do Mundo.

Com esta nova "versão" do Transibérico, fica colocada de parte a realização de qualquer etapa em Espanha, até porque sempre exisitiram problemas a complicar realização das etapas em solo do país vizinho, como foi o caso das eleições ou das sempre presentes questões ambientais. Para já, os planos do ACP prevêm a realização de 3 etapas em Portugal e 4 ou 5 em Marrocos, não existindo ainda locais definidos para partidas e chegadas nem percusos definidos. Praticamente certo é o local de embarque rumo a África, que terá lugar no porto de Portimão, eventualmente rumando depois para Marrakech. No entanto caso o ACP não consiga garantir que a prova terá os apoios e cobertura mediática necessária para um evento desta dimensão, não exclui a hipotese de realizar o evento apenas em Portugal, regressando a uma fórmula utilizada a agluns anos.

Longe vão os tempos da Baja 1000, disputada num só dia onde os concorrentes tinham que percorrer mais de 800kms em linha. Agora e depois de várias "versões" o ACP prepara-se para dar mais um importante passo na evolução da sua mais importante prova de Todo o Terreno, cumprindo um dos desejos de José Megre, que já há algum tempo tinha manifestado intenções de levar uma das suas provas até África.

Fonte: www.todoterreno.pt