quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

BMW G 450 X Dakar na Expo Moto


De 24 de Janeiro a 1 de Fevereiro, realiza-se a ExpoMoto na Batalha, a moto que Bianchi Prata participou no Dakar 2009, vai estar em exposição no stand da BMW Motorrad.


Não perca as Secções de autógrafos sexta-feira as 21h e sábado as 16h.


www.bianchiprata.com

sábado, 24 de janeiro de 2009

Elisabete Jacinto na Bolsa de Turismo de Lisboa


Recém-chegada a Portugal, após mais uma participação no Dakar, que este ano decorreu na Argentina e no Chile, Elisabete Jacinto volta a encontrar-se com África. A piloto estará presente durante a tarde de amanhã na Bolsa de Turismo de Lisboa, no expositor do Turismo de Marrocos para uma sessão de autógrafos, a decorrer entre as 14h30 e as 17h00.

A BTL está patente na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, e termina já no próximo Domingo, dia 25 de Janeiro, um espaço onde estão presentes os vários destinos nacionais e internacionais, e grandes empresas do sector do turismo.
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A2 Comunicação

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O Dakar pelos olhos de Pedro Bianchi Prata


“Antes de mais, foi uma honra ser a primeira equipa a enfrentar o Dakar com a nova moto BMW G 450 X. Este Dakar provou ser um verdadeiro desafio em todos os aspectos! Entre os muitos elementos que distinguiram este rali para mim, o facto da equipa Bianchi Prata/CIN ter corrido com a BMW G 450 X como moto oficial da equipa foi o que mais marcou esta prova. A moto é espectacular e tem um potencial imenso. Correr com uma nova moto após 1 mês e meio de tempo para fazer as adaptações necessárias foi um desafio. Como piloto o meu objectivo era estar entre os da frente da classificação geral, mas como um piloto a estreiar a nova moto no Dakar, o objectivo foi de terminar o rali de forma a mostrar a todos o verdadeiro potencial desta nova proposta da BMW Motorrad. O Dakar realizar-se na América do Sul foi sem dúvida outro elemento que marcou esta prova. Esta mudança criou algumas hesitações com todos os participantes, enfrentar o desconhecido é sempre complicado, tornando a existente expectativa ainda maior. O calor extremo que enfrentamos logo no início da prova foi severo e muitos pilotos sofreram as consequências com problemas de pneus e de motor, forçando o abandono da prova. A nova BMW G 450 X superou todas as condições do Dakar que afectaram até os melhores pilotos em prova e as suas motos que estavam muito bem preparadas para a prova de todo-o-terreno. Cada etapa era diferente e em geral este Dakar foi muito duro. Terminar o Dakar Argentina-Chile depois dos muitos quilómetros percorridos em pistas de areia, dunas enormes e troços mistos, é prova que a nova moto da BMW é fiável e resistente. O apoio do público pela marca alemã sentiu-se em cada etapa. Havia vários grupos de pessoas que viajavam em BMW’s e que seguiram a nossa corrida de perto, paravam no inicio e fim de cada especial para mostrar o apoio e a paixão que têm pela marca. Vi e vivi momentos indescritíveis nas especiais, com o público em geral e com os outros participantes. África é e será sempre África, mas este Dakar não ficou para trás em termos de desafios. É verdade que o que define esta prova é, sem dúvida, o desafio de enfrentar todos os tipos de pistas possíveis, superar o cansaço físico e mental e manter nos na corrida para terminar um rali de tantas etapas. Esta edição mostrou a todos que o que define o Dakar não é o sitio, é uma prova que independentemente de onde se realiza, se caracteriza pela prova em si.”

BIANCHI PRATA/CIN NO NACIONAL DE ENDURO
O nacional de Enduro começa já este fim de semana e a cidade de Ourém é a eleita para receber a primeira ronda do campeonato. Os dois dias de prova (Sábado 24 e Domingo 25) vão contar com 3 voltas diárias num circuito de 45km. A equipa Bianchi Prata/CIN vai marcar presença com o Gustavo Gaudêncio, Tomás Neves e o Elias Rodrigues que estreiam a nova BMW G 450 X numa prova nacional de enduro em território português.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Elisabete Jacinto quer continuar a competir


· Piloto critica organização do Dakar e prefere voltar para África
· Elisabete e os companheiros de equipa regressam amanhã a Portugal

Depois de ter acompanhado como espectadora atenta o desenrolar do Dakar Argentina Chile, cuja participação desportiva foi interrompida, após o seu MAN ter sido consumido pelas chamas no decorrer da 5ª etapa, Elisabete Jacinto regressa amanhã a Portugal, apostada em tudo fazer para que a sua carreira como piloto de todo o terreno possa prosseguir.

“Não fazia sentido regressar mais cedo a Portugal, quando podia acompanhar a prova até ao fim, ter uma noção diferente da corrida, aprender muito com o que se vê e no diálogo com pilotos e equipas bem como manter contactos que vão ser indispensáveis para um futuro próximo, onde vamos trabalhar no sentido de poder criar as condições para que o nosso projecto desportivo tenha continuidade” salienta a piloto do Team Oleoban MAN Portugal.

Para Elisabete Jacinto este Dakar teve diversos aspectos positivos, mas a piloto está mais preocupada com os negativos: “A meu ver a organização esteve muito longe daquilo que dela se esperava. A prova teve muito pouco de deserto e foram muitas as etapas desinteressantes e onde a maioria dos concorrentes ia atrás de uma densa nuvem de pó, levantada pelos da frente. A prova não mostrou estar nem bem calculada, nem bem dimensionada e por isso foi necessário cortar mais de mil quilómetros de especiais, cancelar duas etapas para os camiões e neutralizar mais três. No meu entender as motos foram as menos prejudicadas. Partiam bem cedo, para um percurso que lhes era acessível. Em contrapartida os camiões foram altamente lesados. Foram obrigados a partir quase sempre no fim, porque entenderam que eles eram os causadores da degradação do terreno, mas os camiões menos potentes e os que transportavam material foram colocados em pistas impossíveis de transpor. Existem pistas bonitas, muito público e uma enorme simpatia das gentes locais, mas fiquei com a nítida sensação que a região não tem espaço para acolher, nestes moldes, uma prova com esta dimensão, particularmente pelo numero de concorrentes envolvidos”.

Elisabete Jacinto, o seu marido e director da equipa, Jorge Gil, bem como os restantes companheiros de equipa, chegam amanhã a Portugal, pelas 8 horas da manhã, num voo proveniente de Madrid, depois da viagem de Buenos Aires até à capital espanhola.

A2 Comunicação

domingo, 18 de janeiro de 2009

Inscrições abertas para o Ervideira TT 2009


As inscrições para o Ervideira Rali TT 2009, prova organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, abrem amanhã (dia 15) e prolongam-se até ao dia 15 de Fevereiro.Com o regulamento particular já aprovado superiormente e a intensificar-se o trabalho de campo os organizadores preparam com o dinamismo habitual mais uma edição, a vigésima primeira, desta prova emblemática do Todo-o-Terreno em Portugal.
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Sendo a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, composto por 8 provas, a prova de Reguengos conta também para o Desafio ELF MAZDA 2009. A nível de inscritos o Director da Prova adiantou à nossa redacção que quase certamente irão marcar presença 4 BMW X3 conduzidos por Filipe Campos, Campeão de Portugal em Todo-o-Terreno no ano passado, Miguel Barbosa, vencedor da edição de 2008 da prova de Reguengos, Bernardo Moniz da Maia e o regressado Carlos Sousa.
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Para além do novo patrocinador, Vinhos da Ervideira, a Secção de Motorismo conta com os apoios das Câmaras Municipais de Reguengos de Monsaraz, de Évora e do Alandroal, e ainda da Junta de Freguesia da Vendinha e das empresas ValorPneu, ACAP, Multipessoal, Bomcar e Remax de Reguengos de Monsaraz.
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Recordamos que a apresentação do Ervideira Rali TT 2009 terá lugar no dia 4 de Fevereiro, em Lisboa, na Sala Ogival da Vini Portugal, na Praça do Comércio.
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sábado, 17 de janeiro de 2009

Hélder Rodrigues termina com Chave de Ouro


Hélder Rodrigues encerrou com chave de ouro a sua participação no Rali Dakar Argentina-Chile, depois de vencer a derradeira etapa entre Córdoba e Buenos Aires. Uma prestação que lhe permitiu terminar esta maratona no 5º lugar da classificação geral, igualando assim o seu melhor resultado.

Hélder Rodrigues voltou a fazer história na mais mítica aventura do todo-o-terreno mundial. Hoje chegou a Buenos Aires na frente da última secção competitiva do Rali Dakar Argentina-Chile: “É uma sensação única ganhar uma etapa do Dakar e já tinha saudades de o conseguir. Para mim foi uma recompensa justa depois de quinze dias de grande sofrimento”. Este foi o melhor resultado parcial de Rodrigues nesta edição do Dakar, com um triunfo na 14ª etapa que ligou as cidades de Córdoba e Buenos Aires.
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Num dia longo, a caravana percorreu quase 800 quilómetros – 224 dos quais em especial cronometrada. Aquele que se assumiu muito cedo como o melhor português neste Dakar bateu toda a concorrência, ao cobrir a distância de hoje em apenas 1h42m37s. Seguiram-se-lhe Ullevalseter e Despres, num dia composto essencialmente por pisos rápidos em gravilha.
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Com esta vitória na etapa, Hélder Rodrigues conclui a sua participação no Rali Dakar Argentina-Chile 2009 no quinto lugar da classificação geral e regressa a Portugal igualando o seu melhor resultado de sempre nesta aventura: “Não escondo que aspirava a voos ainda mais altos, mas sinto-me satisfeito por ter conseguido ir recuperando dia-a-dia depois de um arranque complicado”.
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Paulo Gonçalves cumpriu os objectivos


A aventura começou em La Pampa e é em La Pampa que terminou!Para a 14ª etapa arrancaram 276 equipas – 129 motos e quads, 92 carros e 55 camiões. O número de desistências está em 223, que inclui 100 motos, 12 quads e 26 camiões... Hoje os pilotos tinham uma pista rápida e plana que atravessava vários hectares de plantações.

Paulo Gonçalves não quis arriscar cometer erros que pusessem em causa a classificação, optando por andamento mais calmo, procurando ser apenas regular. O piloto Michelin conta que “a especial de hoje era muito rápida, sendo difícil acompanhar as motos com mais cilindrada. E dado o avanço que tinha para os adversários mais directos, optei por uma condução prudente para terminar a especial sem correr riscos desnecessários. Hoje o meu objectivo era proteger o que tinha alcançado.”
Aqueles que chegaram a Buenos Aires com o seu nome na tabela classificativa venceram a dureza de um rali jamais visto ou sequer imaginado. E nisto todos eles ficaram com o primeiro lugar! Amanhã todos serão aplaudidos quando fizerem a volta de consagração em Buenos Aires, para a festa final desta 31ª edição do Dakar...

Por último, num ano em que foi piloto e mecânico, Paulo Gonçalves atingiu o top-ten na classificação geral e terminou num honroso 2º lugar da classe. Parabéns Paulo Gonçalves!

O regresso do piloto está marcado para segunda-feira à noite, chegando a Portugal no dia a seguir por volta das 22h.

Marc Coma foi o grande vencedor


Coma coasts to victory in Dakar 2009 in South AmericaWith his second Dakar win in his sights, KTM factory rider Marc Coma coasted through the final stage of the first ever Dakar in South America to finish sixth and take victory in the race that has taken competitors through a major part of South America.

Coma, from Spain, dominated the race that started on January 3 and finished with an impressive winning margin of one hour 25'38". With fellow KTM factory riders Cyril Despres finishing second overall and Jordi Viladoms overall seventh, and with eight of the top 10 places going to KTM riders, the inaugural Dakar has been a great success for the sports machines "Made in Austria". The main podium celebration is to be held on Sunday in Buenos Aires.

Marc Coma (Repsol KTM) 1st (in 52h14'33)
I can't describe the feeling - happy doesn't even come close. It is so good to be able to draw a line under two difficult years - losing the 2007 Dakar two days from the end and then the cancellation of the 2008 edition. Winning this race is all about preparation and Jordi (Viladoms), Gerard (Farres) and I worked very hard on that this year. It has been a difficult rally for both the organisers and the competitors, due to our lack of experience in racing on this continent, but we have all risen to that challenge. What really made this Dakar special were the people of Argentina and Chile who were so welcoming and enthusiastic.

Cyril Despres (Red Bull KTM) 2nd (at 1h25'38)
Another Dakar and another podium - but unfortunately not another victory. Still, in many ways, it is a personal triumph. When, after three days, I found myself in twenty second position I was forced to dig deep to find the determination, not just to continue riding, but to continue racing. Rally-raid on a motorcycle is a sport for egoists. But the Dakar is also a school of life and teaches you that to receive you have to give. KTM, the people in my team, my sponsors, my fiancé, my family and my friends give me a great deal of support and it was in my gratitude to them that I found the strength to fight all the way to the end. Congratulations to Marc for a truly excellent race.

Jordi Viladoms (Repsol KTM) 7th (2h28'29)
I am very happy for Marc and also happy with my work, which allows me, in a modest way, to share in his victory. We worked very hard, so to get the result we wanted is a great satisfaction. I am maybe not ready to win this race just yet, but I am still young and one day I will be. This Dakar has been an important step towards that goal.

Alain Duclos (Kaestle KTM) 32nd (at 13h41'38)
I am pleased that on the second half of the rally I was able to come back from my injury and be there for Cyril, and also pleased to have had the chance to be part of such a professional team.

Alex Doringer (KTM Team Manager)
I am obviously delighted with the result and Marc's performance. I am also proud of the way Cyril fought back - it is the mark of a champion. To take the first and second places is not down to chance, but is the fruit of hard work by the whole team, both here on the rally and back at the factory. Congratulations also to ASO for succeeding in pulling off what was a formidable challenge.
Press KTM

Ricardo Leal dos Santos fez o Dakar possível


“É possível em 2010 lutar por um lugar entre os 10 ou 15 primeiros”

A dupla Ricardo Leal dos Santos / Pedro Pires de Lima terminou esta tarde a sua participação no Dakar Argentina Chile registando, na última etapa, a melhor classificação entre as equipas nacionais. Aos comandos de um BMW X5 o piloto inscrito pelo Pioneer Desert Team Delta Q teve uma participação marcada por diversos problemas mecânicos, mas demonstrou toda a sua rapidez, ao colocar-se por diversas vezes entre os dez mais rápidos, tendo terminado a etapa rainha da prova, disputada no deserto do Atacama, na 11ª posição.

“A etapa de hoje foi apenas para cumprir calendário, já que as ultrapassagens eram impossíveis. Vim os 200 e tal quilómetros atrás do buggy que partiu à minha frente. Cheguei a estar a menos de cinco metros, mas o piloto tinha também outros carros à frente e nunca me deixou passar”, salienta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: “Este foi o Dakar possível. Acaba por ser mais um Dakar terminado. Vamos em 85.000 quilómetros de competições internacionais terminadas e sem registar qualquer abandono. Num Dakar onde a infelizmente a mecânica não quis colaborar, a nossa estatística interna diz que estivemos fora do Dakar por sete vezes. Ficámos em sítios de onde era impossível sair ou com problemas mecânicos impossíveis de resolver, mas conseguimos ultrapassar sempre essas situações. Nós fizemos o que era possível e a nossa equipa também trabalhou muito bem. Agora, quando surgem avarias que os próprios técnicos da BMW, que passaram horas de volta do carro, não conseguem descobrir, tudo se torna muito mais complicado. A juntar a isto, durante três dias ficámos sem assistência, porque chegávamos ao acampamento na hora de partir para a etapa seguinte. Só no dia de descanso foi possível colocar o carro em condições e aí mostrámos que era possível andar junto dos primeiros e fazer bons resultados. Creio que ficou claros que para o ano, sem os grandes problemas de que fomos vitimas e não estou a falar de pequenos problemas que acontecem a todos, poderemos estar a lutar por um lugar nos 10 ou 15 primeiros”.
A2 Comunicação

Novitskiy termina com um 2º lugar na etapa final (Press Original)


• X-raid’s Novitskiy and Chicherit confirm eighth and ninth overall
• Kuipers incurs 10-hours of delayed penalties and slips to 18th

BUENOS AIRES (Argentina): X-raid’s Sails Capital Racing Team confirmed a second and fifth fastest time and two cars inside the final top 10, after the 14th special stage of the 2009 Dakar Rally between Córdoba and Buenos Aires on Saturday.

This was arguably the most challenging and unpredictable event in the notorious 31-year history of the world’s most famous cross-country rally. Frenchman Guerlain Chicherit capped a dramatic two weeks for the Trebur-based team with the fifth-quickest time in his BMW X3 CC after leading the stage at the first PC. It was an enjoyable end to two topsy-turvy weeks for Chicherit and co-driver Matthieu Baumel, who celebrated his 33rd birthday today.

The result was sufficient for Chicherit to confirm ninth overall, with X-raid Russia team mate Leonid Novitskiy setting the second fastest time over the final 227km special to maintain an excellent eighth in the final rankings.

The final day of a maiden Dakar Rally was tarnished somewhat for Dutchman René Kuipers and his Portuguese co-driver Filipe Palmiero. Kuipers had performed superbly well on his Dakar debut, but the ASO imposed a further 10 hours’ of time penalties on several crews who missed the final section of the stage into La Rioja at the Cõrdoba bivouac. The Dutchman duly lost his 10th place and finished 18th, despite setting an excellent seventh quickest time on the final stage.

Three of X-raid’s six BMW X3 CCs retired: Qatar’s Nasser Saleh Al-Attiyah and Swedish co-driver Tina Thörner had been the revelation of the opening stages for the X-raid team and set two fastest stage times and held the overall lead, before missing several crucial way-points in a series of sand dunes. They were duly withdrawn from the race before teams crossed the Andes into Chile last week.
Dutchman Peter van Merksteijn and Belgian co-driver Eddy Chevallier were sidelined by a fire in a stage, but Argentina’s Orlando Terranova and French co-driver Alain Guehennec were
running inside the top 10 before leaving the stage and dropping into a small ravine, where a concentrated impact damaged the car’s safety cage and they were withdrawn.

"Obviously it was disappointing for René to be given those extra time penalties yesterday but we knew that they could be coming," said team director Sven Quandt. "Leonid and Guerlain finished well inside the top 10 and Nasser showed that he and the car have the potential to win the race."
"None of our cars retired because of a mechanical breakdown, even though this was one of the toughest Dakars ever. We could tell from the support for the event locally that it has been a big success and we hope to come back again in the future to try and win."

South African Giniel de Villiers set the fastest time on the final stage to confirm his first Dakar win, with an 8m 59s winning margin over American Mark Miller.

From the original 530 starters, 129 bikes and quads, 92 cars and 55 trucks were permitted to start the final stage into Buenos Aires, but the ASO had been busy imposing further time penalties on some crews overnight, as the general consistency of the results remained volatile until the final day.

There will be no competitive action tomorrow (Saturday), but surviving crews will take part in the much-vaunted ceremonial finish in downtown Buenos Aires. Over half a million people attended the ceremonial start on Friday, January 2nd and an even greater number are anticipated at the finish, such has been the interest shown by the local population in this year’s Dakar Rally.
Press X-Raid

Vitória para a Volkswagen: De Villiers 1º, Miller 2º (Press Original)



Wolfsburg (17 January 2009). Only when passing the toughest motorsport test with flying
colours, only when winning ten of 13 possible stages, and only when thrilling millions of
people along the rally route in the process – only then will it be deemed “Das Auto” (“The
Car”). Volkswagen won the 2009 Dakar Rally in Argentina and Chile with the Race
Touareg and thus made motorsport history. The exploit clinched by the South African-
German duo Giniel de Villiers and Dirk von Zitzewitz in the debut event of the legendary
desert classic in South America marked the first ever victory of a diesel-powered vehicle in
the automobile class in the 30-year-history of the “Dakar”. Their Volkswagen team
colleagues Mark Miller/Ralph Pitchford (USA/ZA) as the runners-up completed the exploit
as a one-two victory.

In the extremely tough test for man and material the Volkswagen Race Touareg with its
innovative 280-hp TDI engine proved to be the fastest and most reliable car, while the field
of contenders – featuring 14 top cars with diesel engines – was of a higher calibre than
ever. Volkswagen defeated the serial “Dakar” winners, Mitsubishi, who had not been
beaten since 2001, as well as the X-raid BMW team. Besides de Villiers/von Zitzewitz and
Miller/Pitchford at the top, the German duo Dieter Depping/Timo Gottschalk in another
Race Touareg finished the Dakar Rally, in sixth place overall. Carlos Sainz/Michel Périn
(E/F) in another one of the Red Bull blue Race Touareg vehicles, who had been leading
the class of the total of 168 cars that had started to the event on eight days, retired after an
accident on the twelfth leg while leading the rally.

36-year-old Giniel de Villiers from Stellenbosch had already clinched second place at the
“Dakar” in the Race Touareg in 2006. In 2003, the former South African touring car
champion contested his first Dakar Rally, since 2006 he has been navigated by Dirk von
Zitzewitz. The 40-year-old from Karlshof, and 15-time German Enduro champion,
contested his first first “Dakar” on two wheels, switched into the cockpit as a co-driver in
2002, alongside Mark Miller by the way, and formed a team with Robby Gordon (2005) for
Volkswagen as well. Since 2007 Dirk von Zitzewitz has been pointing the right way to
Giniel de Villiers. 46-year-old Mark Miller from Phoenix/Arizona drove his first “Dakar” in
2002 and has been a Volkswagen factory driver since 2005, with Ralph Pitchford from
Pretoria in his co-driver’s seat since 2006.

Kris Nissen (Volkswagen Motorsport Director)
“We did it: We wanted to be the first automobile manufacturer to win the Dakar Rally with
diesel power. We have now managed to do this, and with a one-two victory at that.
Volkswagen can truly be proud of this historic triumph. We’ve got ‘Das Auto’, we’ve got
‘The Team’ and together we have won ‘The Race’. Celebrating a one-two victory at this
extremely tough rally is a major achievement. We not only beat our strongest rivals,
Mitsubishi and X-raid-BMW, but prevailed against the Dakar Rally itself. It was more
challenging, demanding and murderous on the material than ever. But Volkswagen was
tougher, more reliable: Three of our four cars reached the finish, and not one of the Race
Touareg vehicles retired due to a technical problem. I want to congratulate and thank the
entire team and our successful drivers and co-drivers.”


#305 – Giniel de Villiers (ZA), 1st place leg / 1st place overall
“I’m so happy about having clinched this exploit for Volkswagen. This victory is worth more
than any of the titles I won in touring car racing. The twelfth leg was the crucial day. Just
before it I’d thought we’d be finishing in third place. I kept thinking about how our rival
Stéphane Peterhansel lost the rally with a huge lead one day before the finish in 2003. And
so we again led the rally after the twelfth leg as well. The Race Touareg was running
absolutely like a charm, and at such a tough edition of the Dakar Rally at that. That was
the key to success. I want to thank everyone at Volkswagen for this. Even though I’ve now
ended up winning precisely the ‘Dakar’ that was not staged in Africa, which is home to me:
It was definitely a genuine Dakar Rally, and the toughest edition I’ve ever contested.”


#305 – Dirk von Zitzewitz (D), co-driver
“I’m filled with incredible joy and relief. Up to the very end there was enormous pressure on
us, and I only believed in our success after we’d completed the last special stage. I’ve
experienced disappointments in motorsport only too often. This result with Volkswagen is
simply fantastic! After completing the incredibly tough twelfth leg, I had a feeling that we
could make it. If not now, when should we? And it worked out. It’s the biggest exploit in my
career on both two and four wheels – it’s simply a dream.”


#308 – Mark Miller (USA), 6th place leg / 2nd place overall
“That’s a great result for Volkswagen after a difficult rally. It’s nice to have contributed to
the brand’s one-two victory. This rally certainly compares well with the editions in Africa – it
was extremely tough. I perceived the special stage from Fiambalá to Rioja as being the
most difficult one I’ve ever contested. That was an edition of the rally I’ll definitely never
forget. The Volkswagen team and the Volkswagen Race Touareg never let us down on
this long drive.”


#308 – Ralph Pitchford (ZA), co-driver
“Congratulations to Volkswagen on this fantastic result – a wonderful rally, which was a lot
of fun and very, very demanding for the drivers and co-drivers. This rally will be
unforgettable not least because it ended with the best result for Mark and me. The car was
outstanding and we took it to the finish in one piece.”

#301 – Carlos Sainz (E)
“We set the pace for a long time at the Dakar Rally and led it for a long time as well. That’s
why it was a particularly bitter pill for my co-driver Michel Périn and me that we were forced to retire after an accident on the twelfth leg. One must never underestimate the Dakar
Rally and prevail against it before being able to win. I congratulate my team colleagues
Giniel de Villiers and Dirk von Zitzewitz on their ‘Dakar’ victory. They deserved winning this
tough rally.”


#301 – Michel Périn (F), co-driver
“Congratulations to Volkswagen, to Giniel and Dirk – a fantastic result for the brand, to
which we’d have liked to contribute as well. Unfortunately, we didn’t manage to do this
although we had the best prospects almost up to the end of the rally. But that’s the
‘Dakar’.”


#307 – Dieter Depping (D), 13th place leg / 6th place overall
“A super success for Volkswagen, and I’m proud to be part of this team. I personally
experienced the capabilities of TDI diesel power during the rally several times when I
surmounted seemingly insurmountable dunes with the Race Touareg after all. For my codriver Timo Gottschalk and me, the Dakar Rally had both ups and downs. With good stage
results, as well as with good intermediate times, we showed that we can keep up with the
big names in cross-country rally sport and beat them. My special thanks go to my
mechanics who always gave us a perfectly prepared car despite working additional night
shifts and who, like the rest of the team, really backed us in a tremendous way. I’d have
liked giving them an even better result. Despite several setbacks we struggled through
and, in the end, sixth place overall is a good result.”

#307 – Timo Gottschalk (D), co-driver
“The Dakar Rally has found a new home in Argentina and Chile. The special stages were
tougher and more varied than ever. The continually changing terrain is one of the new
challenges, which puts high demands on the driver and co-driver’s adaptability. In addition,
the enthusiastic audience gave us a thrilling welcome along the daily legs. This has been a
great debut of the ‘Dakar’ in South America, at which Dieter Depping and I had to deal with
setbacks as well, though. But that’s part of it. The Volkswagen team performed an
impressive feat and definitely deserves this one-two victory.”

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Volkswagen Motorsport

Bianchi Prata / CIN termina mais um Dakar!


O início do Dakar 2009 foi marcado pelo pó e a etapa final terminou da mesma forma. Rectas longas, pistas rápidas e muito pó foram os elementos que definiram este último dia do Rally mais duro do ano. O piloto Bianchi Prata, usando as cores da CIN e com a bandeira de Portugal nas suas costas, chegou ao fim do Dakar Argentina – Chile entre os primeiros 30 lugares da frente.

Após 14 etapas, muito calor, algumas peripécias e uma luta diária para enfrentar os desafios para completar mais um Rally, o piloto da equipa Bianchi Prata/ CIN dá os parabéns à sua equipa e à organização.

Pedro Bianchi Prata: “A especial hoje foi muito dura. Havia muito pó e pistas muito rápidas. Andei com calma com o objectivo de completar este rally. A equipa está de parabéns, fizeram um bom trabalho e o esforço conjunto de todos é que garantiu a chegada ao fim deste Dakar. Foi um Dakar diferente, vi e vivi momentos indescritíveis em dois países lindos e a organização fez um excelente trabalho em todos os aspectos. O apoio do público é o que mais me marcou neste rally, não houve um dia em que não sentisse o apoio deles. Gostava de ter terminado num lugar mais à frente mas as circunstancias não permitiram isso. Hoje acabou, o regresso a Portugal fica para daqui a 2 dias, entretanto há muito trabalho para fazer para preparar a volta! Foi uma experiência fantástica a todos os níveis e estou feliz por ter chegado ao fim de mais um Dakar. Aproveito para agradecer todas as pessoas que apoiaram a equipa, os patrocinadores, a minha família e todos os fãs que mandaram mensagens de força.”

Com a chegada a Buenos Aires, termina esta prova mítica. A equipa Bianchi Prata/CIN agora prepara tudo para voltar para Portugal com mais uma prova completa no seu palmarés.

Vitória para Machacek e Kabirov


Nos Quads também não houve nenhuma alteração entre os primeiros, em relação ao dia de ontem.

Josef Machacek repetiu o triunfo da última edição com uma margem bastante dilatada em relação ao 2º classificado, que foi o argentino Patronelli, a mais de 2 horas e meia.

Rafal Sonik, Deltrieu e Brazina fecharam o Top 5.

Nos Camiões ainda estava tudo em aberto, no entanto nada se alterou já que Kabirov foi hoje o vencedor da etapa confirmando assim mais uma vitória para o piloto e para a Kamaz no Dakar.

Chagin, também em Kamaz, foi o 2º classificado, a 3 minutos e 39 segundos.

De Rooy, Mardeev e Echter foram os que se seguiram na classificação geral.

Vitória para De Villiers e para a Volkswagen


Giniel De Villiers é o vencedor desta edição de 2009 do Dakar. O sul africano da Volkswagen, bem com a equipa, ficam na história do rally ao ser o primeiro vencedor da prova num automóvel a Diesel.
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De Villiers andou desde ínicio sempre no Top 3 a controlar os seus mais directos adversários. Contudo foi após as desistências de Al-Attiyah e do seu colega de equipa, Carlos Sainz, que o piloto assumio a liderança.
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O piloto terminou com "chave d'ouro" ao vencer esta última etapa na frente do piloto do BMW X3, Novitskiy e do polaco Holowczyc.
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Mark Miller, também num Volkswagen obteve o seu melhor resultado de sempre na prova ao ser 2º. A Volkswagen cumpriu assim os seus objectivos alcançando a vitória que há muito perseguia.
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A fechar o pódio ficou o americano Robby Gordon, que com o seu Hummer fez uma prova brilhante. Gordon conseguio também a sua melhor prestação de sempre.
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A fechar o Top 5 ficaram Tollefsen e Holowczyc, dois pilotos privados, que com as suas Nissan's Navara's fizeram uma prova de sonho.
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No que diz respeito aos portugueses, foi Adélio Machado o melhor, na 41ª posição, seguido de Leal dos Santos em 74º, Francisco Pita em 76º e Martine Pereira em 78º. Ainda nada de sabe dos irmão Inocêncio.

Hélder Rodrigues termina "em grande", Coma é o grande vencedor


Decorreu hoje a última etapa daquele que foi um "novo" Dakar, disputado na América do Sul e com uma dureza muito superior ao que se esperava.

Marc Coma assumiu-se desde cedo como o principal candidato à vitória final. O piloto espanhol liderou durante todo o rally, fruto dos problemas principalmente de Cyril Després. Assim o piloto da KTM Repsol acabou por ter um Rally mais tranquilo nesta parte final, já que a sua vantagem sobre os seus principais adversários assim o permitia. Coma foi hoje o 6º mas terminou o Rally com uma vantagem de 1 hora e 25 minutos sobre o 2º classificado, que acabou por ser Cyril Després que fez uma prova magnífica recuperando assim até à 2ª posição depois dos azares na primeira semana de prova. Després foi hoje o 3º.

Hélder Rodrigues venceu hoje a etapa, provando que o seu 5º lugar à geral é mais que merecido. O português terminou assim mais um Dakar na sua carreira, repetindo o resultado alcançado na edição anterior. Rodrigues rodou sempre entre os primeiros e regularmente no Top 10, o que lhe permitiu alcançar outro grande resultado na sua carreira.

David Frétigné foi outro que também impressionou, já que o francês terminou em 3º este Dakar numa Yamaha 450cc. O piloto venceu assim a classe e fez este brilharete na geral.

O 4º classificado foi David Casteu, que também teve vários problemas na fase inicial da corrida, nomeadamente ao nível dos penus. Ainda assim o francês obteve um resultado bastante positivo, na frente de Rodrigues.

Também Paulo Gonçalves fez uma excelente prova. O piloto português obteve o seu melhor resultado no Dakar, tendo sido o 10º classificado final. Gonçalves que tripulou uma Honda 450cc foi ainda o 2º classificado na classe.

Pedro Bianchi Prata era o outro português em prova. O piloto que se estreou numa BMW 450cc faz um balanço positivo da sua prestação, ele que terminou em 30º.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ricardo Leal dos Santos ficou sem travões


“Apanhei dois valentes sustos”

Continuando a demonstrar que tem um notável andamento mas confirmando igualmente que neste Dakar está “escrito” que será perseguido pela pouca sorte. Ricardo Leal dos Santos aos comandos do BMW X5 inscrito pelo Pioneer Desert Team Delta Q e acompanhado por Pedro Pires de Lima voltou a sentir problemas numa etapa em que chegou a cotar-se como um dos dez mais rápidos no sector selectivo.

“Já sabia que não ia ser fácil fazer ultrapassagens porque a parte que restou para ser feita ao cronómetro era uma zona típica de rali com troços encadeados entre arvoredo e estreitos. Foi assim ao longo de mais de 100 quilómetros, a maior parte dos quais fiz atrás do Toyota do Chabot que teima em não me deixar passar. Por mais que o Pedro assinalasse a nossa presença com o sentinel ele mantinha-se impávido à nossa frente”, salienta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: “Mas esse nem foi o pior dos problemas já que a cem quilómetros do final ficámos sem travões e então é que tudo se complicou. Tinha só o travão de mão mas não queria abrandar muito para não fazer um tempo demasiado modesto. Apanhei dois valentes sustos que felizmente não passaram mesmo disso: sustos. Amanhã é o ultimo dia de prova mas não vai ser fácil voltar aos lugares da frente. Vamos tentar”.

Depois de explorarem os estados-continentes, os competidores encontrarão amanhã um tipo de paisagem familiar. Neste longo caminhos a percorrer, a concentração é a ordem do dia. Aqueles que chegarem classificados a Buenos Aires terão terminado a competição mais impressionante realizada e seguirão sendo os primeiros para sempre.
A2 Comunicação

Volkswagen consolida liderança com De Villiers e Miller (Press Original)


Wolfsburg (16 January 2009). Volkswagen consolidated its one-two lead with Giniel de
Villiers/Dirk von Zitzewitz (ZA/D) and Mark Miller/Ralph Pitchford (USA/ZA) on the 13th
and penultimate leg of the Dakar Rally. On the way from La Rioja to Córdoba, which had
been shortened from 753 to 631 kilometres, the advantage of the two Race Touareg
vehicles running in front at the extremely tough desert rally increased yet again, despite a
deliberately restrained driving style because their closest rivals, Robby Gordon/Andy
Grider (USA/USA), lost 22m49s to the stage winners.
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Nani Roma/Lucas Cruz (E/E) rejoiced with Mitsubishi about their first stage victory, while
Volkswagen in a favourite overall position had opted for a defensive, no-risk driving style
driven by team spirit. Dieter Depping/Timo Gottschalk (D/D) in the Red Bull blue Race
Touareg finished the stage in fourth place, Miller/Pitchford in sixth and de Villiers/von
Zitzewitz in seventh position.
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Giniel de Villiers ranks 2m20s in front of Mark Miller in the overall standings. Robby
Gordon in third overall is lacking as much as 1h27m to the front runners. With Dieter
Depping in seventh place, the third remaining Race Touareg before the final 792-kilometre
leg to Buenos Aires is among the top ten of the legendary desert classic that is being
staged in South America for the first time and that will end on Sunday with the drive across
the official finish ramp.

Volkswagen Motorsport

Chicherit e Novitskiy em 3º e 5º na etapa (Press Original)


• X-raid’s Kuipers maintains 10th overall into Cordoba
• Chicherit eyes a possible challenge for 10th on final day


CÓRDOBA (Argentina): X-raid’s Sails Capital Racing Team’s three surviving BMW X3 CCs remained firmly on course to finish the 2009 Dakar Rally, after the penultimate and shortened special stage between La Rioja and Córdoba on Friday.

The French duo of Guerlain Chicherit and co-driver Matthieu Baumel set the third fastest time, after being blocked in the dust by a slower Nissan, and X-raid Russia’s Leonid Novitskiy and Oleg Tyupenkin recorded the fifth quickest time in a second BMW X3 CC.

"This was an interesting stage for me from the WRC, but I discussed this morning the fact that we would slow down and not take any risks," said Novitskiy. "We drove 100% safe today, no push, and will drive the same way tomorrow. We have no chance of making up a place to eighth, so there is no point pushing."

Dutchman René Kuipers and his Portuguese co-driver Filipe Palmiero finished 14th and maintained 10th overall, but the Dakar rookie heads into the final stage on Saturday morning a mere 8m 42s in front of team mate Chicherit, as both drivers chase the final place in the top 10, with Novitskiy safe in ninth overall.

"I was blocked again today on the stage for 80km," groaned Chicherit. "I will look tomorrow. If there is a clear track, then I might have a go, but I will not take any risks on the last stage."

"Everything was perfect for us today with no problems," said team director Sven Quandt. "It was a clean run for our cars, although Guerlain was blocked by one of the slower cars. He is only a short distance behind René, but it must be a driver decision if he is to try and get into the top 10!"

The special was shortened from 543km to just 220km by race officials, because of recent heavy rains in the Córdoba and La Rioja regions and started after a long 357km liaison section across the Catamarca Province.
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The special actually began at the original PC4 (364km) point and used classic WRC Rally of Argentina terrain, finishing just short of Villa Carlos Paz, before a short liaison took crews to the bivouac on the outskirts of Córdoba. The ASO permitted 132 bikes and quads, 93 cars and 55 trucks to start the penultimate stage.
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Novitskiy, Kuipers and Chicherit held ninth, 10th and 11th overall at the start of the stage, which didn’t get underway for the cars until 13.54hrs. They were fifth, 10th and 22nd into the special, although Chicherit was running as the fastest car through a checkpoint at 62km, before slipping behind stage winner Joan Roma to settle for an eventual third place when he was baulked by the Nissan.

Portugal’s Ricardo Leal Dos Santos started the penultimate stage in 76th position overall in his privately-run BMW X5 and started the stage 41st on the road this morning.

Tomorrow (Saturday) marks the final special stage on the 2009 Dakar Rally between Córdoba and Buenos Aires. Teams will use a 224km liaison section through Oliva, Villa Maria and Ballestros to the start of a 227km special stage, along similar gravel roads to the ones they experienced on day one into Santa Rosa de la Pampa.
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The nerve-wracking stage will include two passage controls, near Marcos Juanez and Cruz Alta, and a final liaison through San Nicolas de Los Arroyos and Baradero Alsina will take teams back to Buenos Aires in readiness for the ceremonial finish on Sunday, January 18th.
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Press X-Raid

KTM sem adversários (Press Original)


Comfortable lead for Coma going in final stage of 2009 DakarKTM factory riders Marc Coma and Cyril Despres continued their dominance in Stage 13 of the Dakar 2009, with Coma in overall lead with an impressive margin over Despres, who notched up another stage win just before riders head for Buenos Aires.

Heavy overnight rain in the La Rioja and Cordoba region caused organizers to slim down the program to just 220 km of special and Despres (Red Bull KTM) came in ahead of Coma (Repsol KTM), with David Frétigné third. In French, the language of the bivouac, there's an expression which roughly translated says: ‘those with no problems have no story to tell'. So it is with Marc Coma who, with just one day of racing left, remains solidly installed at the top of the rankings 1h28'03 ahead of Despres with Frétigné third (at 1h34'47).

Marc Coma (Repsol KTM) 2nd (at 1'45) 1st overall
There was no real navigation today, just a nice smooth track. It was a little slippery so you couldn't go too fast and anyway there was no point taking any risks. Clearly, going into the last stage, I have a good position, but here is not like Lac Rose, where there is just a short 20 kilometer special. Tomorrow we will have a proper stage and so I need to stay concentrated. We have learnt from what happened in 2007 and won't make the same mistake again. (In 2007 Coma, who looked a sure winner going into the final stage of the Dakar in Africa then crashed and had to withdraw, leaving the glory to Despres.)

Cyril Despres (Red Bull KTM) 1st and 2nd overall (at 1h28'03)
I started this morning with only a slim lead over Frétigné, so I had no choice but to attack a little. The special was pure WRC, nice smooth corners where you could let the back end of the bike hang out and have some fun. A couple of times I was surprised by rocks in the middle of the track, but apart from that no problems.

Jordi Viladoms (Repsol KTM) 4th (at 3'52)
I was in a good position to post a strong result today, but I caught Alain (Duclos) after just 30 or 40 kilometres and got stuck in his dust. Towards the end he saw me and picked up the pace. It could have been worse - I could have got stuck behind a slower ride - but I still feel a little frustrated.

Alain Duclos (Kaestle KTM) 6th (at 4'05)
Even after two weeks on the bike I still want to ride and enjoy myself. Unfortunately I got stuck in Przygonski's dust. Still sixth on the stage isn't too bad and means I will start close to Cyril if he needs me.

Back to Buenos Aires
Riders at last embark on the final stage of their journey that has taken them through a large part of Argentina and Chile and has confronted them with a whole range of always challenging landscapes. Stage 14, comprises a liaison of 224 km, a timed special of 227 km and a final 324 km liaison back to the Argentine capital where they started this unique adventure back in January 3, 2009.

Press KTM

Hélder Rodrigues continua no Top 5


Hélder Rodrigues concluiu hoje a 13ª etapa do Rali Dakar Argentina- Chile na 7ª posição e manteve o 5º posto da geral. Denotando grande consistência na sua participação, o piloto português é sem dúvida uma das figuras desta edição da mais conceituada prova de todo-o-terreno mundial.

Areia demasiado mole, nevoeiro, vestígios arqueológicos e chuvas diluvianas. Nada parece interferir com a boa prestação do motard Hélder Rodrigues, que hoje voltou a fazer uma grande etapa terminando na 8ª posição e mantendo o 5º lugar da geral. A 13ª etapa, que ligou La Rioja a Córdoba, acabou por ver os iniciais 545km cronometrados a apenas 220km depois das chuvas intensas da noite terem tornado impraticável boa parte do traçado.
Quando faltam apenas 48 horas para o fim de mais uma edição do Rali Dakar, desta feita disputado entre a Argentina e o Chile, Hélder Rodrigues mantém-se como o melhor português em prova. Com a quinta posição da geral, o piloto de Almargem do Bispo iguala o seu melhor resultado obtido na edição de 2007 do Dakar. A vontade de conseguir melhorar este brilhante resultado mantém-se, no entanto, com o rali tão próximo do final e os primeiros da geral solidamente colocados nas suas posições a tarefa não se apresenta fácil. Neste momento Hélder dista cerca de nove minutos do quarto classificado, o francês David Casteu, e tem o norueguês Pal Anders Ullevalseter, sexto classificado, a escassos 48 segundos de si. Uma diferença mínima que obriga a uma atenção redobrada por parte de Hélder que garante que tudo fará para defender a sua posição.
A 14ª etapa será disputada em Córdoba num total de 227km cronometrados.

Paulo Gonçalves cauteloso


14º etapa/10º geral/ 2º classe

Os participantes irão em ligação 364 km, até ao CP4 onde terá início a especial de hoje. Assim os pilotos farão uma especial de 220 km, para depois fazerem 47 km em ligação até Cordoba.

Na penúltima etapa a prova está de volta a La Pampa, num percurso fisicamente muito exigente e que vai apelar às capacidades de pilotagem dos pilotos, uma vez que terão pela frente partes do percurso que todos os anos recebe o mundial de ralis, mas também muita vegetação com cactos à mistura.
Paulo Gonçalves optou por um andamento prudente, numa “especial muito rápida, sem muita navegação, mas com um piso com muita pouca aderência. O facto de ser uma especial muito escorregadia torna-se muito exigente fisicamente”. Falta apenas uma etapa para o final do rali, mas “ao contrário dos outros Dakar, amanhã temos uma etapa longa, de 220 km, onde ainda tudo pode acontecer“, salienta o piloto da Cross Pro.

Em termos de classificações, o piloto de Esposende mantém-se entre os dez primeiros da geral e continua no 2º lugar da classe.

Amanhã realiza-se a última etapa do duríssimo Dakar 2009, que fará a ligação entre Cordoba e
Buenos Aires, com uma especial cronometrada de 227 km, no total serão percorridos 792 km.

Primeira vitória para a Mitsubishi


A equipa Mitsubishi, que não esteve de todo ao seu melhor nível neste Dakar, teve hoje a sua primeira grande alegria, com o único piloto ainda em prova, Nani Roma, a vencer a etapa, esta que foi a primeira vitória do Racing Lancer em etapas do Dakar.

O espanhol da equipa nipónica ganhou 7m18s ao segundo classificado que foi um surpreendente Krzysztof Holowczyc, numa Nissan Navara. O piloto polaco está a fazer uma prova de sonho e é o 5º classificado à geral.

Em 3º na etapa ficou Guerlain Chicherit, o piloto da X-Raid, que obteve assim o seu melhor resultado em etapas nesta edição do Dakar. Ainda assim o alemão encontra-se na 11ª posição da geral.

Na geral, nada se alterou entre os 3 primeiros. Giniel De Villiers continua a liderar, Mark Miller é o segundo e o americano Robby Gordon está em 3º.

Quanto aos portugueses, Adélio Machado é o melhor na 36ª posição da geral, Francisco Inocêncio está em 44º, Leal dos Santos 72º, Francisco Pita 76º e Martine Pereira em 78º.

Mais uma para Després


A 13ª e penúltima etapa deste Rally Dakar foi mais uma vez encurtada, ficando a especial com apenas 220 Km ao invés dos 544 Km iniciais.

Nas motas não houve surpresas e foi o francês Cyril Després quem voltou a vencer. O piloto da KTM Red Bull mostrou que se não fossem os problemas iniciais, estaria pronto para lutar pela vitória. Assim o piloto ganhou hoje mais 1m45s ao segundo classificado que voltou a ser o líder, Marc Coma.

David Fretigné foi hoje o terceiro, posição que também ocupa na classificação geral, para álém de ser o líder destacadíssimo entre as 450cc, à frente do português Paulo Gonçalves.

No que toca aos portugueses, tudo continua igual na classificação geral, excepção feita a Bianchi Prata que subiu para 30º. Na etapa, Hélder Rodrigues foi 8º, Paulo Gonçalves 14º e Pedro Bianchi Prata o 30º.

Bruno Oliveira é o piloto do camião de assistência de Elisabete Jacinto


Piloto açoreano venceu em 2008 as quatro provas em que participou

O MAN de Elisabete Jacinto foi infelizmente consumido pelas chamas no decorrer da 5ª etapa do Dakar Argentina Chile, mas todos os dias um camião do Team Oleoban MAN Portugal sai de manhã do Bivouac e parte para o acampamento seguinte. Pilotado por Bruno Oliveira o MAN KAT de assistência da piloto portuguesa mantêm o seu ritual que só terminará quando a prova chegar amanhã a Buenos Aires.

O piloto, Bruno Oliveira, que participa pela segunda vez no Dakar, é um nome bem conhecido das competições nacionais de todo o terreno, tendo estado em destaque na temporada de 2008, ao triunfar na primeira edição do Desafio Mazda, onde registou vitórias em todas as provas disputadas.

Não era este o Dakar que gostava de estar a viver. Sou acima de tudo amigo da Elisabete e a forma como ela foi obrigada a deixar a prova abalou-me muito” diz Bruno Oliveira que acrescenta: “De qualquer forma neste grande desafio que é o Dakar, temos de estar preparados para tudo, saber superar as dificuldades e olhar para a frente. Pela minha parte pouco alterei as rotinas diárias, sendo que tenho muito menos pressa em chegar ao Bivouac seguinte e a equipa que vai comigo já não vai a dormir, como aconteceu no outro Dakar, em que trabalhavam toda a noite e era na viagem que tinham de descansar o que lhes era possível. As paisagens têm sido fabulosas, em particular nestas travessias dos Andes ”.

Para Elisabete Jacinto, que entende “não ser ainda altura para falar do futuro, embora alguns contactos estejam a ser feitos”. Quanto ao MAN KAT explica que ele “tem sido um excelente companheiro e sei que o Bruno trata muito bem dele. É um piloto que tem muita experiência, é cauteloso e sabe gerir bem o esforço que se pede a uma máquina. Talvez por isso nunca registou qualquer desistência nas provas do Desafio Mazda e ganhou-as todas”.

A2 comunicação

13ª Etapa "ESPECTACULAR” para Bianchi Prata!


13ª e penúltima etapa da rainha das provas de todo-o-terreno foi alterada ontem à noite devido às zonas alagadas que impediam a passagem segura dos concorrentes. O piloto da equipa Bianchi Prata/CIN enfrentou a etapa com força, motivado para ganhar uns lugares na classificação. Após a sua partida atrás dos moto 4, Bianchi Prata, na sua BMW G 450 X, conseguiu ultrapassar chegando ao final do troço cronometrado em trigésimo primeiro lugar.

Pedro Bianchi Prata:
“Foi uma especial fácil, sem armadilhas. Apanhei algum pó porque arranquei atrás dos moto 4 mas o piso era bom e deu para ultrapassar. O troço escolhido era do mundial de rally, havia milhares de pessoas a ver. O apoio aqui é imenso e sente-se em cada etapa. Nunca vi nada assim. O percurso era espectacular. Foi reduzido por causa da chuva tornando-se menos exigente fisicamente do que estava previsto. Andei seguro e certinho, sem grandes dificuldades. É difícil de explicar o que se vive aqui. São muitos dias, o cansaço acumula-se. Mas agora que está quase a acabar sei que vou ter saudades dos desafios diários que enfrentamos neste rally.”

Após 13 dias de prova em dois países, os concorrentes voltam para Buenos Aires onde tudo começou. Uma especial contra o relógio de 227km num terreno já familiar de caminhos longos e alguma navegação.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Paulo Gonçalves no Top 10


O percurso do dia de hoje foi marcado pela chuva e pelo vento, convidados inesperados nesta 12ª etapa, tornando a especial ainda mais difícil. “A etapa de hoje foi pequena mas muito dura, com muitos caminhos off-road, muita navegação. A especial foi toda ela em areia e a travessia das dunas foi muito complicada e muito desgastante para a moto. Agora que o rali está em contagem decrescente a prudência é fundamental de modo a conseguir manter as classificações actuais”, comentou o piloto de Esposende.

Terminada a travessia do Atacama, Paulo Gonçalves está agora na 10ª posição da geral e mantém o 2º lugar na classe, estando dentro dos objectivos a que inicialmente se propôs.
Devido a descobertas arqueológicas feitas há um mês na região de Fiambala e devido ao facto desses tesouros arqueológicos estarem no percurso do rali, as autoridades argentinas pediram à organização a alteração da rota da 12ª etapa. È claro que a organização acedeu ao pedido e a etapa ficou reduzida em cerca de 30 km...

Para o dia de hoje, 277 equipas – 132 motas e quads, 89 carros e 56 camiões – têm autorização para arrancar, elevando assim o número de desistências para 222. Após um dia de ligação e quando não houve assistência no bivouac de Fiambala, os participantes no rali têm pela frente uma etapa com 502 km, dos quais 253 km em especial cronometrada. A especial de hoje é muito técnica, com vários tipos de dunas, incluindo as espectaculares “dunas brancas”, muito diferente daquelas a que estão habituados, porque estas são de uma areia muito mais fina.

Para o dia de hoje a regra de ouro é os pilotos saberem poupar as suas máquinas. A apenas a três dias do final, esta etapa poderá ser decisiva em termos de classificações.

O percurso de amanhã fará a ligação entre La Rioja e Cordoba, com uma especial de 545 km, onde no final do dia terão sido percorridos 753 km.

Kuipers perde a opurtunidade de alcançar o 7º lugar, nas dunas argentinas (Press Original)


• X-raid’s Russia’s Novitskiy survives stage fright to take fifth
• Frenchman Chicherit delayed into La Rioja but 10th quickest
• Stage stopped after 175km because cars stuck in dunes


LA RIOJA (Argentina): Two of the X-raid Sails Capital Racing Team’s three BMW X3 CCs safely survived the perilous 12th special stage of the 2009 Dakar Rally between Fiambalá and La Rioja in north-western Argentina on Thursday.

Leonid Novitskiy and Guerlain Chicherit set the fifth and 10th fastest times and confirmed unofficial eighth and ninth places in the overall standings. But flying Dutch team mate René Kuipers lost a potential seventh position overall when he became stuck in some difficult sand dunes 171km into a 220km stage which also claimed overall leader Carlos Sainz after an accident and Spaniard Joan Roma. The ASO took a decision to stop the stage late on Thursday afternoon and Kuipers was en route to La Rioja and waiting to see what time penalties, if any, he would incur.

"I think this was the hardest day of the entire race," said team director Sven Quandt. "Leonid did a great job, but he was also very lucky. He had no major problems and he helped to put the Volkswagen (Carlos Sainz) back on its wheels, which makes his result even more impressive.

"Guerlain lost a lot of time over the last part, but I am astonished that the race was stopped this afternoon. Maybe there are a lot of cars still in the dunes and it is getting late, but this is the fourth time that this has happened now. I think the organisers underestimated the track and this should not happen with an organisation like the ASO and a race like the Dakar."

X-raid Russia’s Leonid Novitskiy and Oleg Tyupenkin began the stage from seventh position on the road and set a superb fifth fastest time in their BMW X3 CC to move ever closer to the top 10, with Chicherit losing time in the dunes and recording the 10th quickest time.

A total of 132 bikes and quads, 89 cars and 56 trucks were permitted to start the 12th stage into La Rioja, where a fierce thunderstorm and heavy early morning rain had relieved some of the oppressive heat of the previous afternoon. The stage was reduced by around 33km at the
overnight briefing at a dust-strewn bivouac in Fiambalá, when event officials discovered that the original route was scheduled to cross an archaeological site.

Overall leader Carlos Sainz dramatically rolled out of the rally before the first passage control, where Mark Miller was the fastest driver and Chicherit and Novitskiy were running in third and sixth positions, despite the Russian surviving a huge scare at the deceptive corner where Sainz crashed and spending several minutes helping to put Sainz’s car back on its wheels.

Kuipers was a safe 12th and looked set to climb to seventh in the overall rankings following Sainz’s retirement but, both he and Chicherit were delayed late on, as Giniel de Villiers set the fastest time and moved into an overall lead. Kuipers eventually got going again but the stage was stopped by race officials.

Portuguese privateer Ricardo Leal Dos Santos was also running well inside the top 10 in his BMW X5 and held a virtual seventh position at the second passage control on the day’s stage, before losing time in the treacherous sand dunes.

Tomorrow (Friday) is the penultimate day of competitive action in this year’s Dakar Rally and features a 545km special stage in a total route of 753km between La Rioja and Córdoba, Argentina’s second city.

Event officials have likened sections of this stage to the type of terrain more at home on the FIA World Rally Championship and it is sure to favour the faster, technical drivers. It begins south of Patquia and heads east towards El Chaco, before pressing south to a fourth PC at Salsacate.

The stage then heads north through classic WRC Rally of Argentina territory to Villa de Seco and finishes just short of Villa Carlos Paz, the base for the WRC event, to the west of Córdoba. The city is situated in the foothills of the Sierra Chicas, 390 metres above sea level, on the Suquía River and is one of the oldest former Spanish colonial capitals.

Press X-raid

Rodrigues mantém 5ª posição


Hélder Rodrigues concluiu hoje a 12ª etapa do Rali Dakar Argentina- Chile na 10ª posição e manteve o 5º posto da geral conquistado há dois dias. Uma prestação brilhante numa prova onde as desistências têm sido mais que muitas.

Depois de um dia apenas de ligação e sem assistência no bivouac de Fiambalá, hoje a 12ª etapa do Rali Dakar Argentina-Chile levou a caravana até La Rioja. Num dia em que o troço cronometrado devia ter tido 253km mas, a pedido das autoridades argentinas, acabou por ser encurtado em cerca de 30km para não prejudicar os achados arqueológicos recentemente encontrados no local, Hélder Rodrigues continuou a mostrar toda a sua classe e terminou o dia na 10ª posição, mantendo o 5º posto da geral.

Se ontem foi o nevoeiro que marcou presença, hoje a novidade foi a chuva que batida a vento complicou a vida aos motards, neste momento reduzidos a 132 elementos. Uma dificuldade acrescida que fez com que Hélder tivesse alguns cuidados na sua condução, até para não comprometer a excelente posição que detém na geral, quando faltam apenas três dias para a chegada a Buenos Aires.

Amanhã a 13ª etapa entre La Rioja e Córdoba será longa. Os 545km cronometrados, dos 563 que compõem a tirada, exigirão prudência. Exigente, esta será uma etapa onde os erros se pagarão caro. Algo a que Hélder Rodrigues - que dista cerca de 8 minutos do quarto classificado, o francês David Casteu - estará especialmente atento, já que apesar da vontade de melhorar a classificação de 2007, altura em que ficou na 5ª posição, também não quer deitar a perder o que conquistou até agora.

Volkswagen lidera o rally com De Villiers na frente de Miller (Press Original)


Wolfsburg (15 January 2009). Volkswagen maintained a one-two lead on what proved to be the Dakar Rally’s most turbulent day so far. On the twelfth of 14 legs Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (ZA/D) in the Race Touareg took the lead in front of their team-mates Mark Miller/Ralph Pitchford (USA/ZA). Carlos Sainz/Michel Périn (E/F), who had been leading the rally ever since the seventh leg, retired after an accident. Dieter Depping/Timo Gottschalk (D/D) reached the stage finish in La Rioja in fourth place and thus improved to sixth position in the overall standings.

The 223-kilometre special stage from Fiambala to La Rioja saw not just one but two changes in the lead in the desert classic. Sainz/Périn had an accident after 79 kilometres and the duo was fored to retire due to Michel Périn having suffered a broken shoulder blade. On the special stage and in the virtual interim classification Miller/Pitchford were running in front over long distances and maintained their lead almost up to the final dune belt of the stage. But then de Villiers/von Zitzewitz converted the 2m18s gap into a stage lead of 16m17s, thanks to good navigating. They thus took over first place overall as well and, before the last two legs, are running 2m35s in front of Miller/Pitchford, who are also driving a Race Touareg powered by 280 hp.

After the Spaniards Nani Roma/Lucas Cruz in the field of those chasing the front runners, as the only remaining Mitsubishi duo, encountered technical problems, Robby Gordon/Andy Grider (USA/USA) in the Hummer are now in third place overall. However, they are lacking as much as 1h18m to the leading Volkswagen.

Kris Nissen (Volkswagen Motorsport Director)
"The most important news is that the accident of Carlos Sainz and Michel Périn did not result in any severe personal injuries. Both of them are very disappointed that the ‘Dakar’ is over for them, but at the same time they’re relieved that with a shoulder injury for Michel the incident did not result in really serious consequences. We wish Michel a speedy recovery. But – we knew that to win, we’d first have to overcome the ‘Dakar’ itself. With Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz and Mark Miller/Ralph Pitchford we’ve still got two irons in the fire to win the Dakar Rally with the Race Touareg and TDI power.”

#301 – Carlos Sainz (E), retired
"Suddenly, a four-metre deep hole appeared in front of us. We fell into it and landed on our roof. A BMW and Nani Roma were able to get around us at the last moment. The BMW team stopped and helped us to put the car back on its wheels. In the meantime an ASO doctor had arrived who briefly checked Michel Périn and barred him from continuing the drive on account of a shoulder injury. The Race Touareg was by and large okay, the engine was running. Of course we were lucky in this situation as well. I’m very disappointed and I’m very sorry for the team that we’re out, but I’m hoping that our team will win in the end anyhow.”

#301 – Michel Périn (F), co-driver
"About 30 kilometres before our accident we’d lost our way but soon found the right route again. We were heading towards the next waypoint, I counted down the distance – as always – and just as I was saying ‘20 metres’ we dropped into this whole. Even the days before, the roadbook had not been particularly accurate and today we paid the price for it. I broke a shoulder blade in the accident and that ended the rally for me and Carlos. I’m very sorry for the team. But I’m hoping that in the end a ‘blue’ vehicle will finish in front.”

#305 – Giniel de Villiers (ZA), 1st place leg / 1st place overall
"It was an incredibly rough day for us. Although the special stage today was short, it was extremely slow. The organiser selected routes with large stones, deep and super-soft sand. In addition, there were some places left out in the roadbook, which of course made the navigation extremely difficult. But about five kilometres before the finish my co-driver Dirk von Zitzewitz made up a lot of time for us when he found the quickest way while others were still looking for it.”

#307 – Dieter Depping (D), 4th place leg / 6th place overall
"I think today wasn’t just 100 per cent ‘Dakar’, it was more like 120 per cent ‘Dakar’. The dunes were incredibly hard to handle, lots of vegetation that made life difficult for us, and we had to cross riverbeds several times. My co-driver Timo Gottschalk had his work cut out for him. Many branch-offs were hard to see and the roadbook led us astray several times today as well. So, today had everything a rally day could offer.”

#308 – Mark Miller (USA), 2nd place leg / 2nd place overall
"Today is one of those days where there’s a lot to talk about. The special stage has definitely been the most difficult one of this ‘Dakar’ so far. Particularly in the sand we had to work hard, we got stuck several times and had to dig ourselves out. On several occasions we let some air out of the tyres and filled them up again after the difficult passages. Once we got stuck, and when I left the car I only then realized we’d lost the rear part of the body – I haven’t noticed beforehand that we’d lost it at all. We were leading for a long time, but lost time again at the end. The overall gap between me and my team colleague Giniel de Villiers is small now – but the main thing is that a Volkswagen will be in front in the end.”
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From the Volkswagen bivouac
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- Historic mark achieved – Race Touareg with 30th stage victory: Almost unnoticed amidst dramatic sporting events on the twelfth leg, Volkswagen achieved a historic best mark. With the win clinched by Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (ZA/D) today, the Race Touareg celebrated its 30th "Dakar” stage victory in five "Dakar” competitions since its 2004 debut. The South African-German duo now clinched the ninth stage win for the Volkswagen Race Touareg at the current edition of the desert classic. In total, Volkswagen – the winner of the 1980 Dakar Rally – has decided as many as 37 stages of the cross-country competition in its favour. On Thursday, exactly one week ago, Volkswagen again took the lead in the overall standings and has maintained it ever since. On ten of twelve competition days at least one Race Touareg was running in front.

- Expect the unexpected – heavy rain before twelfth "Dakar” leg: It is known as Argentina’s hottest region but just before the twelfth leg of the Dakar Rally the section between Fiambalá and La Rioja presented itself in a different way. The morning was dominated by perennial rain before La Rioja had sunshine again, with hot temperatures of 37 degrees. But just the evening before temperatures at the bivouac in Fiambalá had been up to 48 degrees.

- Almost 30 years with Volkswagen: Service Truck driver Axel Schröder: A real character in the racing community and the heart and soul of the Volkswagen team: Service Truck driver Axel Schröder will celebrate his 30th anniversary with the Volkswagen brand on 26 April. From the assembly line in passenger car production he moved via the research and development department into motorsport. There, Schröder has so far accompanied all "Dakar” editions with the Race Touareg since 2004.

Volkswagen Motorsport

KTM continua tranquila na frente


Coma continues victory charge; another stage win for DespresKTM's two leading factory riders, Marc Coma and Cyril Despres, both veterans and winners of previous Dakar rallies, were again in a class of their own in Stage 12 of the 2009 race.

Coma continues his charge to overall victory with a commanding lead of one hour 29'48"and Despres, as stage winner, dislodged Frenchman David Fretegne and is now in second place.Despres (Red Bull KTM) finished just 1'23 ahead of Marc Coma (Repsol KTM) with Gerard Farres (KTM) third (at 9'47). Fretigne is now third overall just 4 minutes 7 seconds behind Despres (at 1h33'55).

Unexpected downpour in Stage 12
Riders faced another weather phenomenon on Thursday when the Argentinean skies opened up to a downpour of rain, which, together with accompanying wind, added another difficult dimension to the day's ride. The original course had also been shortened by about 30km to bypass recently discovered archeological treasures on the original route.

Cyril Despres (Red Bull KTM) 1st and 2nd overall (at 1h29'48)
The navigation was really difficult today, it was like a treasure hunt and it is always a pleasure when you find the right point. Then 3 or 4 kilometres from the end it got a little less fun with a modification to the road book that wasn't too clear and I lost some minutes. I heard Frétigné's engine at the first refuelling CP and it didn't sound too good so I guessed there was a good chance of getting the second place overall.

Marc Coma (Repsol KTM) 2nd (at 1'23) 1st overall
It started to rain this morning at breakfast and we were a little bit worried what that would do to the special. . Fortunately it wasn't too bad. There were some places where it was a little muddy, but nothing serious. The thing that made today difficult was the navigation - particularly at the end. I don't think the road book was wrong, just difficult to interpret. The sand was also very soft which didn't make life any easier!

Alain Duclos (Kaestle KTM) 13th (at 27'24) 35th overall (at 13h10'18)
As planned I waited at the start of the Cyril (Despres) to pass. Marc (Coma) passed me at km 90 but must have gone wrong afterwards because we arrived at CP1 together. I did the rest of the special with Marc in sight - except right at the end when it wasn't too clear to find the pass.

Jordi Viladoms (Repsol KTM) 15th (at 32'40) 7th overall (at 2h27'57)
I waited for Marc and then lost him again and spent the whole day alone. Then at the end I really struggled to get the last waypoint. At one moment I was 300 metres away but there was a cliff between me and it - it was extremely frustrating.

Stage 13 - Friday a long special and plenty of cacti Covering territory used in other rallies, the penultimate stage on Friday, from Argentina's La Rioja to Cordoba, is likely to attract a lot of local support. Riders will need their full attention to work their way through the cactus country including a physically draining 545 km special.

Press KTM

Patronelli vence nos Quads e Chagin volta à liderança


A categoria dos Quads acaba por ser a menos interessante em termos desportivos, pois Josef Machacek continua a liderar com uma enorme vantagem de 2 horas e 30 minutos sobre o segundo classificado, que é Patronelli.

Patronelli foi o vencedor do dia, ganhando mais de meia hora ao líder Machacek. Ainda assim o argentino nada poderá fazer para atacar a liderança, pois a diferença é muito grande e resta-lhe apenas esperar que o líder passe por algum problema.

Deltrieu foi o terceiro na etapa de hoje e continua na 4ª posição da geral, enquanto Sonik foi o 4º e continua no pódio, na terceira posição.

Ao rubro está a luta nos camiões, que é para já a categoria mais disputada, onde apenas 1 minutos e 33 segundos separa o líder Chagin do 2º classificado, Kabirov, com ambas as equipas a tripularem um Kamaz.

Gerard De Rooy continua tranquilamente na 3ª posição à espera que alguma das duas equipas da frente tenha problemas. O mesmo acontece com Mardeev e Echter que continuam na 4ª e 5ª posições, respectivamente.

12ª Etapa do Dakar “UM SONHO DE DIA” para Bianchi Prata


Num dia marcado pela visita inesperada da chuva, a 12ª etapa do Dakar, reduzida por cerca de 30km devido à descoberta de tesouros arqueológicos no percurso delineado, teve cerca de 223km contra o relógio num troço descrito pelo Pedro Bianchi Prata como “um verdadeiro dia de rally”. Visivelmente satisfeito com a etapa que contou com dunas de areia branca gigantes e muita navegação, o piloto da equipa Bianchi Prata/CIN, melhorou a sua classificação chegando ao fim da especial em trigésimo terceiro da geral.

Pedro Bianchi Prata:Foi um sonho de dia. Nunca vi dunas de areia tão branca. Choveu muito no início mas nem dei conta. Adorei… Foi o primeiro dia de Rally a sério! A especial era técnica e com muita navegação com way-points bem escondidos! Na parte final havia uma passagem de um desfiladeiro em que a navegação era particularmente difícil. Mas em geral só posso dizer que foi um espectáculo de etapa. Deu-me muito gozo, acho que o que mais marca este Dakar é a variedade de paisagens e percursos que enfrentamos. São muitos dias mas todos diferentes e isso aumenta o desafio porque temos que nos adaptar aos diferentes terrenos. É fantástico. Arranco todos os dias com vontade de descobrir qual vai ser o desafio do dia, sempre com a bandeira de Portugal nas minhas costas!

Amanhã a especial entre La Rioja e Cordoba prevista de 545km é a penúltima deste Dakar. Após tantos quilómetros percorridos, o dia vai ser longo com um total de 753km no menu.