quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Rodrigues mantém 5ª posição


Hélder Rodrigues concluiu hoje a 12ª etapa do Rali Dakar Argentina- Chile na 10ª posição e manteve o 5º posto da geral conquistado há dois dias. Uma prestação brilhante numa prova onde as desistências têm sido mais que muitas.

Depois de um dia apenas de ligação e sem assistência no bivouac de Fiambalá, hoje a 12ª etapa do Rali Dakar Argentina-Chile levou a caravana até La Rioja. Num dia em que o troço cronometrado devia ter tido 253km mas, a pedido das autoridades argentinas, acabou por ser encurtado em cerca de 30km para não prejudicar os achados arqueológicos recentemente encontrados no local, Hélder Rodrigues continuou a mostrar toda a sua classe e terminou o dia na 10ª posição, mantendo o 5º posto da geral.

Se ontem foi o nevoeiro que marcou presença, hoje a novidade foi a chuva que batida a vento complicou a vida aos motards, neste momento reduzidos a 132 elementos. Uma dificuldade acrescida que fez com que Hélder tivesse alguns cuidados na sua condução, até para não comprometer a excelente posição que detém na geral, quando faltam apenas três dias para a chegada a Buenos Aires.

Amanhã a 13ª etapa entre La Rioja e Córdoba será longa. Os 545km cronometrados, dos 563 que compõem a tirada, exigirão prudência. Exigente, esta será uma etapa onde os erros se pagarão caro. Algo a que Hélder Rodrigues - que dista cerca de 8 minutos do quarto classificado, o francês David Casteu - estará especialmente atento, já que apesar da vontade de melhorar a classificação de 2007, altura em que ficou na 5ª posição, também não quer deitar a perder o que conquistou até agora.