sábado, 17 de janeiro de 2009

Hélder Rodrigues termina "em grande", Coma é o grande vencedor


Decorreu hoje a última etapa daquele que foi um "novo" Dakar, disputado na América do Sul e com uma dureza muito superior ao que se esperava.

Marc Coma assumiu-se desde cedo como o principal candidato à vitória final. O piloto espanhol liderou durante todo o rally, fruto dos problemas principalmente de Cyril Després. Assim o piloto da KTM Repsol acabou por ter um Rally mais tranquilo nesta parte final, já que a sua vantagem sobre os seus principais adversários assim o permitia. Coma foi hoje o 6º mas terminou o Rally com uma vantagem de 1 hora e 25 minutos sobre o 2º classificado, que acabou por ser Cyril Després que fez uma prova magnífica recuperando assim até à 2ª posição depois dos azares na primeira semana de prova. Després foi hoje o 3º.

Hélder Rodrigues venceu hoje a etapa, provando que o seu 5º lugar à geral é mais que merecido. O português terminou assim mais um Dakar na sua carreira, repetindo o resultado alcançado na edição anterior. Rodrigues rodou sempre entre os primeiros e regularmente no Top 10, o que lhe permitiu alcançar outro grande resultado na sua carreira.

David Frétigné foi outro que também impressionou, já que o francês terminou em 3º este Dakar numa Yamaha 450cc. O piloto venceu assim a classe e fez este brilharete na geral.

O 4º classificado foi David Casteu, que também teve vários problemas na fase inicial da corrida, nomeadamente ao nível dos penus. Ainda assim o francês obteve um resultado bastante positivo, na frente de Rodrigues.

Também Paulo Gonçalves fez uma excelente prova. O piloto português obteve o seu melhor resultado no Dakar, tendo sido o 10º classificado final. Gonçalves que tripulou uma Honda 450cc foi ainda o 2º classificado na classe.

Pedro Bianchi Prata era o outro português em prova. O piloto que se estreou numa BMW 450cc faz um balanço positivo da sua prestação, ele que terminou em 30º.