sábado, 17 de janeiro de 2009

Hélder Rodrigues termina com Chave de Ouro


Hélder Rodrigues encerrou com chave de ouro a sua participação no Rali Dakar Argentina-Chile, depois de vencer a derradeira etapa entre Córdoba e Buenos Aires. Uma prestação que lhe permitiu terminar esta maratona no 5º lugar da classificação geral, igualando assim o seu melhor resultado.

Hélder Rodrigues voltou a fazer história na mais mítica aventura do todo-o-terreno mundial. Hoje chegou a Buenos Aires na frente da última secção competitiva do Rali Dakar Argentina-Chile: “É uma sensação única ganhar uma etapa do Dakar e já tinha saudades de o conseguir. Para mim foi uma recompensa justa depois de quinze dias de grande sofrimento”. Este foi o melhor resultado parcial de Rodrigues nesta edição do Dakar, com um triunfo na 14ª etapa que ligou as cidades de Córdoba e Buenos Aires.
.
Num dia longo, a caravana percorreu quase 800 quilómetros – 224 dos quais em especial cronometrada. Aquele que se assumiu muito cedo como o melhor português neste Dakar bateu toda a concorrência, ao cobrir a distância de hoje em apenas 1h42m37s. Seguiram-se-lhe Ullevalseter e Despres, num dia composto essencialmente por pisos rápidos em gravilha.
.
Com esta vitória na etapa, Hélder Rodrigues conclui a sua participação no Rali Dakar Argentina-Chile 2009 no quinto lugar da classificação geral e regressa a Portugal igualando o seu melhor resultado de sempre nesta aventura: “Não escondo que aspirava a voos ainda mais altos, mas sinto-me satisfeito por ter conseguido ir recuperando dia-a-dia depois de um arranque complicado”.
.