sábado, 30 de abril de 2011

Elisabete Jacinto na linha de partida para a 30ª edição do Rali da Tunísia


• Piloto quer vencer entre os camiões e ficar no Top 10 auto/camião
• Partida será dada amanhã de Tozeur


Arranca amanhã a 30ª edição do Rali da Tunísia, competição da Taça do Mundo onde a piloto portuguesa, Elisabete Jacinto, se apresenta como candidata à vitória nos camiões e apostada em alcançar uma posição no Top 10 da classificação conjunta auto/camião, tentando repetir assim o sucesso da sua participação em 2010.

O Rali da Tunísia é o primeiro evento desportivo a ter lugar na nova Tunísia a que a revolução de Janeiro deu corpo. Elisabete Jacinto, os seus companheiros de equipa, o belga Charly Gotlib e o mecânico Marco Cochinho e o MAN TGS do Team Oleoban / MAN Portugal, cumpriram hoje as verificações administrativas e técnicas em Tozeur, depois da longa viagem de ontem desde Tunis. Uma viagem bastante atribulada e cansativa, como conta a piloto.

“Foi de facto uma viagem difícil, mas acima de tudo derivado a uma enorme tempestade de areia que se levantou já ao cair da noite. Antes, tivemos oportunidade de sentir que as pessoas continuam a ter um grande entusiásmo pelo rali e que estão desejosas de ver o turismo regressar, porque sabem que isso é importante para a economia do país. Logo à chegada tivémos uma amostra de que a vida social e política está diferente. Uma greve porturária atrasou em cerca de duas horas a nossa saída do barco, mas as negociações permitiram resolver a situação sem qualquer tipo de confrontos” relata Elisabete Jacinto que ficou bastante surpreendida pelo facto de ver, ao logo da estrada, muitos cartazes alusivos à prova onde o seu camião surge em plano de destaque.

Amanhã disputa-se a primeira etapa, entre Tozeur e Ksar Ghilane, com 264 quilómetros de sector selectivo de pistas arenosas e travessias de ergs compostos de dunas brancas. Uma etapa que entra de imediato nas dificuldades típicas desta prova.

Entre os participantes destaque para a presença do português Helder Rodrigues, candidado à vitória nas duas rodas, Jean Louis Schlesser, vencedor auto no ano passado e o regresso do espanhol Nani Roma, amigo de longa data de Elisabete Jacinto e seu companheiro de muitas provas, quando ambos ainda corriam de moto.

Elisabete Jacinto quer vencer na Taça do Mundo com MAN


• MAN TGS de Elisabete Jacinto triunfou em 2010
• Primeiro evento desportivo após a revolução tunisina


O MAN TGS do Team Oleoban / MAN Portugal, pilotado por Elisabete Jacinto, está de volta às grandes competições internacionais de todo o terreno. O Rali Oilibya de Tunisie, que decorre entre 1 e 6 de Maio, marca o regresso do construtor alemão às provas da Taça do Mundo, com a portuguesa Elisabete Jacinto apostada em repetir o triunfo alcançado de forma brilhante em 2010.

A piloto, que no início do ano se classificou na segunda posição do Africa Eco Race, irá ser de novo navegada pelo belga Charly Gotlib, com o mecânico Marco Cochinho a manter-se como o terceiro elemento desta equipa.

O MAN TGS da equipa portuguesa foi revisto e preparado nas oficinas da Hydraplan e após terem sido introduzidas algumas melhorias, encontra-se a postos para a corrida tunisina: “Depois do Africa Eco Race o nosso MAN TGS foi sujeito a um pormenorizado trabalho de revisão e ainda a algumas alterações, dando assim continuidade a um programa de desenvolvimento que temos vindo a executar” salienta Jorge Gil, o Team Manager da equipa.

Esta será a nona participação de Elisabete Jacinto no Rali da Tunísia, que aguarda com grande expectativa o início desta competição: “A Tunísia é um país fabuloso para o todo-o-terreno. Tem pistas magníficas e variadas. Guardo boas recordações desta corrida. Foi nela que ganhei a minha primeira especial à geral nos camiões. Foi uma sensação inesquecível”. Recorde-se que, em 2010, a piloto alcançou um resultado histórico uma vez que foi a primeira senhora a vencer uma prova da Taça do Mundo nesta categoria.

O Rali da Tunísia que disputa a sua 30ª edição e é o primeiro evento desportiva a ter lugar após a revolução de Janeiro, terá este ano seis etapas, que se disputarão, como é habitual, no sul do país. Com o dia 30 reservado para as verificações administrativas e técnicas, a primeira etapa realiza-se no dia 1 de Maio.

Hélder Rodrigues de partida para o Rall da Tunísia com a liderança do campeonato do mundo como objectivo


Foi já hoje de manhã que o melhor português de sempre no Dakar partiu para a Tunísia, onde, no dia 1, dá inicio a 6 dias de competição em mais uma prova do campeonato do mundo de Raids.

Depois de ter terminado em 2º na prova de Abu Dhabi e consequente lugar no campeonato, a prova do norte de África apresenta-se como uma excelente oportunidade para assumir o comando do campeonato, beneficiando também da ausência de Marc Coma por motivos logísticos.

Este ano com mais etapas de areia e muita navegação, Hélder Rodrigues espera “uma prova muito desafiante onde é fácil cometer erros devido ao elevado nível de navegação e onde pode haver algumas surpresas”. Mostrando-se muito confiante em “vencer e continuar a somar bons resultados”, esta será também um regresso aos troços que mais aprecia, com “muita areia que faz lembrar o antigo Dakar em África”.

Elisabete Jacinto é piloto de referência no Rali da Tunísia


• Piloto quer voltar a vencer o NPO Desert Trophy
• Elisabete contribui para um Rali eco-responsável


Já só faltam dois dias para o arranque da 30ª edição do Rali da Tunísia, competição da Taça do Mundo onde a piloto portuguesa, Elisabete Jacinto, é um dos pilotos de referência deste que é o primeiro evento desportivo a realizar-se após a revolução que teve lugar em Janeiro.

Para além de ter vencido o rali da Tunísia na categoria de camiões, Elisabete Jacinto venceu também o NPO Desert Challenge 2010 na mesma categoria facto que quer repetir em 2011. O NPO Desert Challenge é um Troféu criado pela NPO sendo constituído pelas duas provas que esta empresa organiza: Rali da Tunísia e Rali de Marrocos. Em 2010 Hélder Rodrigues venceu nas duas rodas, tendo o russo Leonid Novitskiy triunfado entre os automóveis.

“Ganhar o NPO Desert Challenge vai ser também uma das minhas apostas para 2011 mas, para isso, é preciso ganhar as provas. Essa é a principal meta” declara Elisabete Jacinto.

O Rali da Tunísia que celebra este ano a sua 30ª edição, é uma prova com grandes preocupações ambientais e sociais. Este será um evento "Nature Aproved", onde cada veículo irá compensar as emissões de CO2 calculado com base no consumo real de combustível. Com um donativo de natureza monetária cada equipa contribuirá assim para minimizar também o impacto ambiental da reciclagem de pneus e lubrificantes. A NPO quer que cada participante compreenda os riscos e a necessidade de uma atitude ambientalmente responsável e, em parceria com a MADDA (www.asso-madda.org), financia um programa de plantação de árvores para combater a erosão e desertificação.

“Parece-me uma iniciativa muito positiva da parte da organização promover medidas que visem a preservação de um meio ambiental do que todos gostamos. É um facto que, se queremos utilizar, temos de preservar” refere Elisabete Jacinto.

Com a primeira etapa a ter lugar no dia 1 de Maio, o Rali da Tunísia terá este ano seis etapas que se disputarão como é habitual no sul do país.

Video da competição de Buggys e UTV's no Raid da Ferraria 2011

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Fotografias do Ervideira Rally TT 2011 por Manuel Cordeiro - Sector selectivo



Mais algumas fotografias capturadas por Manuel Cordeiro no decorrer do sector selectivo do Ervideira Rally TT de 2011. Clique aqui.

Fotografias do Ervideira Rally TT 2011 por Manuel Cordeiro - Prólogo




Algumas das fotografias capturadas no decorrer do prólogo do Ervideira Rally TT por Manuel Cordeiro, Clique aqui.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Stéphane Peterhansel regressa às motos


Stéphane Peterhansel irá regressar ás duas rodas para participar no Rali da Sardenha. O "campeão" do Dakar irá regessar à disciplina em que foi mais bem sucedido e que o tornou grande no mundo dos ralis de todo o terreno.

Peterhansel venceu recentemente o Abu Dabhi Desert Challenge ao volante do novo Mini All4 Racing, conseguindo assim a primeira vitória para a mais recente máquina produzida nas oficinas da X-Raid. Como "recompensa" pelo resultado, o Francês pediu autorização a Sven Quandt para participar no Rali da Sardenha aos comandos de uma moto.

A resposta do patrão da casa Alemã foi afirmativa, e assim Peterhansel irá regressar às motos para esta prova. Peterhansel não irá estar sozinho, e terá como companheira de aventura Adnrea Mayer, que também foi piloto oficial no ínicio da década passada.

Ambos irão ter pela frente um lote de pilotos muito experientes e habituados a estas provas, onde Marc Coma e Cyril Despres se destacam. Porém sabendo que Peterhansel não gosta de perder nem que seja a feijões, a prova da Sardenha tem desde já assegurado um dos mais interessantes duelos dos últimos anos.

Fonte: todoterreno.pt

X-Raid prepara participação no Rali Rota da Seda 2011


- Monster Energy X-Raid irá participar com dois veículos no Rota da Seda.
- Stéphane Peterhansel e Leonid Novitskiy confirmados como pilotos.


A equipa X-Raid já confirmou que irá participar com pelo menos dois carros no Rali Rota da Seda, que irá ligar Moscovo a Sochi na Rússia no próximo mês de Julho.

A dupla Francesa composta por Stephane Peterhansel e Jean Paul Cottret e a dupla Russa/Germânica composta por Leonid Novitskiy estão já confirmados como participantes.

Peterhansel irá conduzir o Mini All4 Racing, enquanto Novitskiy irá participar na sua corrida com o BMW X3 CC. Os pilotos terão pela frente sete etapas e 4000 quilómetros de especiais nas pradarias, dunas de areia e montanhas.

"Por causa dos diferentes tipos de terreno, o Rota da Seda é para nós um excelente teste para o Dakar 2012." disse o patrão da Monster Energy X-Raid , Sven Quandt.

"Porque o Rota da Seda é disputado em Julho, ainda temos tempo para reunir dados e implementar as alterações necessárias. Irá também oferecer a Leonid uma experiência especial num rali em frente aos seus compatriotas."

O Rota da Seda terá este ano a sua terceira edição. Organizado pela ASO - o organizador do Dakar - o rali foi disputado nos dois primeiros anos em Setembro, e este ano irá pela primeira vez ser disputado em Julho.

A rota a seguir levará os participantes de Moscovo até Sochi, a cidade que irá acolher os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. A cerimónia de partida terá lugar na Praça Vermelha, no centro de Moscovo. A partir dali, a rota seguirá por Volgograd, no Mar Cáspio, e seguirá depois para a cidade de Sochi.

Fonte: todoterreno.pt

Apresentadas as cidades Argentinas que vão acolher o Dakar


A quarta edição do Dakar Sul Americado irá arrancar a 1 de Janeiro de 2012 em Mar del Plata. A estância túristica á beira mar irá acolher o rali pela primeira vez.

No pico do verão, os "Porteños", ou residentes de Buenos Aires irão deslocar-se em grande número até Mar del Plata, que também atrai turistas de todo o país. O Dakar irá agora seguir também este movimento: Depois de três arranques em Buenos Aires, os pilotos e equipas irão reunir-se junto á costa, 400 quilómetros a sul, antes de arrancarem na travessia de costa a costa rumo á cidade de Lima no Peru.

Teve lugar esta semana, a cerimónia oficial para apresentação das cidades Argentinas que irão acolher as etapas de 2012. Depois de Mar del Plata, 5 etapas estão programadas no país, com finais em Santa Rosa, San Rafal, San Juan, Chilecito e Fiambala.

Um grande número de pilotos locais esteve presente. A meses do arranque do evento, Orlando Terranova já apareceu focado no seu objectivo, depois do abandono permaturo do Dakar 2011, no qual se estava a portar de forma brilhante. A pressão também já assenta nos ombros dos irmãos Patronelli, respectivos vencedores das duas últimas edições na categoria de Quad.
Javier Pizzolito, o melhor representante em motos na última edição, a qual terminou em 19º em Janeiro último, também anunciou a sua intenção de progredir na classificação.

A presidente da nação, Cristina Kirchner, enviou uma mensagem de encorajamento a todos os pilotos Argentinos por video conferência, o que deu ao evento uma dimensão mais séria e formal.

Fonte: todoterreno.pt

Já estão abertas as inscrições para a Baja Aragon


Abriram no passado dia 20 de Abril, as inscrições para a Baja Espanha - Aragón 2011 em todas as categorias presentes em prova, que incluem os automóveis, motos, quads e camiões.

Através da página oficial do evento, em www.bajaspain.com e www.jarama.org, os participantes poderão inscrever-se na XXVIII edição da mais importante prova de ralis de todo o terreno do país vizinho a um preço reduzido até ao próximo dia 17 de Junho. As inscrições encerrarão definitivamente a 8 de julho, embora já seja aplicado o preço total da inscrição.

A prova Aragonesa irá ser disputada de 22 a 24 de Julho nos terrenos habituais dentro da Comunidad Aragonesa, tendo de novo o centro nevrálgico na cidade de Saragoça, e no Pavilhão Principe Felipe.

A Baja Espanha Aragón 2011 será pela primeira vez pontuável para a recêm criada Taça do Mundo de Ralis de Todo o Terreno FIA, que agrupa agora os grandes ralis e as bajas.

Assim a Baja Espanha Aragón será a quarta de sete provas que irão compor a Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo o Terreno que arrancou no passado mês de março com a Italian Baja, e que irá terminar em finais de Outubro com a realização da Baja Portalegre 500 em Portugal.

Depois das provas já disputadas, Leonid Novitskiy, Stéphane Peterhansel e Jean Louis Schlesser, todos eles velhos conhecidos da Baja Espanhola, lideram actualmente a classificação.

A competição irá começar na sexta feira 21 de Julho com as verificações técnicas e administrativas, que pelo terceiro ano consecutivo se irão realizar nas instalações da Motorland Aragón, em Alcañiz (Teruel). O prólgo terão lugar no mesmo local.

No sábado e domingo serão disputadas as etapas da prova, após as quais os vencedores irão subir ao podium no Paseo da Independencia em Zaragoza.

Fonte: todoterreno.pt

OsCar Eléctrico vai participar no Dakar 2012


Andris Dambis, o director da empresa OSC, também engenheiro e piloto de ralis, decidiu entrar num novo desafio técnico. Fazendo uso dos últimos desenvolvimentos da industria relacionados com os veículos eléctricos, a sua companhia começou a desenvolver um novo veículo de todo o terreno que será movido apenas a electricidade.

Dambis revelou que :"Os veículos eléctricos já podem ser vistos em diversas disciplinas dos desportos motorizados, mas nunca ninguém se atreveu a enfrentar os ralis de todo o terreno nem o Dakar. Nós seremos os primeiros."

O "OsCar eO" é um projecto destinado á participação já no Dakar 2012 , na América do Sul com o objectivo de completar a distância total e bem classificado. O responsável pelo ínicio do projecto e diversas vezes participante no Dakar, Maris Saukans explica:"Pode soar algo audacioso, mas estamos de facto convencidos que vamos ganhar a categoria de veículos de combustível alternativo."

O OsCar eO irá participar numa categoria especial, que já foi introduzida à alguns anos atrás, mas não atraiu ainda participantes...

Fonte: todoterreno.pt

terça-feira, 19 de abril de 2011

Jornada Difícil


No regresso do campeonato nacional de TT ás pistas alentejanas não foi fácil o fim-de-semana de David Megre nas rápidas pistas que mais uma vez foram ‘prato forte’ do Raide da Ferraria.

Obrigado a adaptar-se a uma moto que não a sua depois de ter ficado impossibilitado de utilizar a sua habitual KTM na prova, o piloto de Coruche enfrentou por isso com cuidados acrescidos esta segunda etapa do ano.

‘Tive que utilizar uma moto emprestada para participar na prova e naturalmente que me senti pouco à vontade com a mesma, especialmente na primeira passagem pelo troço, onde voltei a andar de moto, o que não acontecia desde a prova do Algarve.’
Palavras do recruta da Mercearia Vencedora no final da corrida, onde conquistou a sétima posição da geral e a quarta na sua classe, a TT3.

‘Ataquei decidido logo na primeira passagem pelo troço e o resultado foi que antes do quilómetro dez estava já junto do piloto que partiu antes de mim, mas com o pó acabei por conseguir passar apenas ao quilómetro 38 e com isso perdi bastante tempo.’
Palavras do piloto da Caismotor que nem por isso ‘baixou os braços’ nas derradeiras duas voltas aos 75 quilómetros do percurso da prova alentejana.

‘As duas voltas seguintes foram muito boas, não apanhei pó e consegui rodar em tempos semelhantes aos dos meus adversários.’ Comentou ainda o piloto da KTM que pela segunda vez enfrentou a concorrência na classe reservada ás motos de maior cilindrada do campeonato.

‘Sinto que não estou ainda totalmente adaptado à 505 depois de tantos anos com a 250, mas estou melhor em comparação com a primeira prova e por isso confiante para as próximas corridas.’
Afirmou ainda o piloto da Cetelem, que não deixou igualmente de agradecer aos seus patrocinadores ‘...que continuam a apostar em mim e em especial ao Pedro Vargas, que me cedeu a moto para competir aqui na Ferraria, ele que é não apenas um patrocinador mas igualmente um grande amigo.’

David Megre inicia agora a preparação da segunda fase deste Nacional TT 2010, que atravessa igualmente um longo interregno até ao seu regresso no final do mês de Setembro.

‘Tenho muito tempo para me preparar com vista à próxima prova onde quero estar mais acima na classificação final’

segunda-feira, 18 de abril de 2011

João Rato vence desafio Elf/Mazda no Ervideira Rali TT


João Rato venceu entre os concorrentes do DESAFIO ELF/MAZDA inscritos no Ervideira Rali TT, garantindo ainda um brilhante 6.º lugar à geral e o 2.º lugar entre as viaturas a diesel.

Esta vitória começou a desenhar-se durante a etapa da manhã, onde um forte ataque inicial catapultou a dupla João Rato/José Motaco para a liderança logo em CP1, com 12 segundos de vantagem para Bruno Oliveira e 2:29 minutos para João Pais. Depois a dupla foi traída pela quebra de uma transmissão e foi obrigada a baixar o ritmo, passando em CP2 com apenas 55 segundos de vantagem sobre João Pais. Todavia este percalço não desanimou os novos recrutas da XUXAS TEAM SPORT, o que levou a que João Rato/José Motaco tenham chegado ao final do SS1 com 2:08 minutos de vantagem para o seu mais directo adversário no DESAFIO ELF/MAZDA, encontrando-se já num espectacular 7.º lugar da classificação geral.

No segundo sector, após a passagem pela Zona de Assistência, onde o excelente trabalho efectuado pelos técnicos da XUXAS TEAM SPORT deixou a MAZDA BT-50 praticamente nova, João Rato entrou novamente ao ataque conseguindo chegar até ao 5.º lugar da classificação geral em CP3, lugar que viria posteriormente a perder devido a um furo e à quebra do diferencial dianteiro da sua MAZDA BT-50.
No final do Ervideira Rali TT, a dupla João Rato/José Motaco viria então a consagrar-se vencedora entre os concorrentes do Desafio Elf/Mazda com 9 minutos e 59 segundos de vantagem para o segundo classificado, conquistando um brilhante 6.º lugar à geral e o 2.º lugar entre as viaturas a diesel.

Este resultado contribuiu para a excelente colheita efectuada pela XUXAS TEAM SPORT nesta corrida, onde a dupla Paulo Pinto/Jorge Amaral, após alguns problemas de juventude da sua MAZDA BT-50, lograram atingir o final num motivador 4.º lugar do DESAFIO ELF/MAZDA. A dupla Pedro Ruivo/Francisco Jacinto também conseguiu chegar ao final da prova em 4.º lugar entre os concorrentes do Agrupamento T2, falhando por pouco o seu objectivo inicial que era terminar entre os três primeiros do Agrupamento.

Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate vence no XXIV Raid TT de Ferraria


Realizou-se, nos dias 16 e 17 de Abril, a segunda prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno em Ferraria, no concelho de Gavião.

O trajecto da prova contou com prólogo e um sector selectivo de aproximadamente 80km, a ser percorrido por três vezes, o que perfaz 240km de extensão.

A Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate esteve presente com os pilotos Paulo Gonçalves e Victor Oliveira na classe TT3, Pedro Bianchi Prata e Luís Teixeira na Classe TT2 e Luís Ferreira na Classe TT1.

Já na XXIV edição, o Raid TT de Ferraria teve muita disputa pelos vários pilotos inscritos. Houve assim uma larga adesão por parte do público, que observou de forma atenta e animada o decorrer da competição.

O piloto de Esposende, Paulo Gonçalves, venceu a classe TT3: " Foi uma prova perfeita. Os objectivos propostos foram largamente alcançados. Venci a classe e assumi o comando, ficando no 3º da geral. Foi a primeira vitória do ano na Husqvarna TE511 e vamos continuar com todo o trabalho para continuar a vencer. - comentou o piloto de Esposende sobre o XXIV Raid TT de Ferraria. "

O piloto Luís Ferreira venceu também a sua classe com a Husqvarna TE250. O piloto Gasolife declarou relativamente à prova efectuada: "A prova correu bem! Não apanhei pó no entanto, lutei bastante com o piloto do quarto lugar. Venci a minha classe com uma grande margem e consegui também subir um lugar na geral. Reforcei a minha classificação e vou continuar a tentar fazê-lo "

O piloto Luís Teixeira não atingiu os objectivos delineados como os seus colegas de equipa. Insatisfeito, o piloto disse: " Correu mal, péssimo mesmo. O prólogo não correu muito bem e hoje arranquei um pouco atrasado. O terreno estava muito seco e o pó era bastante, o que tornava as ultrapassagens praticamente impossíveis. Tive um problema na moto mas foi resolvido e consegui chegar até ao final. Espero que na próxima, tudo me corra melhor. "

O novo piloto TT da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate, Victor Oliveira, teve também uma boa prestação no Raid TT Ferraria, alcançando o 5ºlugar da classe. O piloto de Caminha afirma a vontade de trabalhar mais e vencer: " A prova correu muito bem, o objectivo foi cumprido. A equipa esteve bem e a moto excelente. Vamos treinar ainda mais para que na próxima prova os resultados sejam ainda mais positivos. "

O piloto e team manager da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate, Pedro Bianchi Prata, manifestou a sua satisfação com o resultado conquistado pela sua equipa: " Estou muito contente! Termos conseguido vencer em duas classes, é óptimo. O Luís Teixeira teve um problema com a sua moto, ainda não descobrimos qual foi a origem mas em princípio deve ter sido água de um ribeiro a causar o problema. Mas são coisas que acontecem neste tipo de competições. Eu, parei para ajudar o Luís Teixeira, perdi algum tempo e fui ultrapassado por seis pilotos. Tive de ir até ao final com muito pó. Mas o importante é o resultado da equipa! ".

A próxima prova da equipa da Vodafone será pontuável para o Campeonato Nacional de Enduro, nos dias 28 e 29 de Maio no Peso da Régua.

Miguel Barbosa/Miguel Ramalho garantem 5ª vitória em Reguengos


Miguel Barbosa foi o vencedor da 23ª edição do Ervideira Rali TT, após ter travado intensa luta com Carlos Sousa, testemunhada pelos vários milhares de pessoas que espalharam pelo percurso da prova patrocinada pela Adega Ervideira e organizada pela Sociedade Artística Reguenguense.

Ao longo de cerca de dois terços da prova, os pilotos dos Mitsubishi Racing Lancer entregaram-se a uma luta ao segundo, trocando várias vezes de posição, até que, à passagem em CP4, Sousa surgia 2m30 atrás do seu adversário. Tão grande atraso deveu-se a um furo lento que o obrigaria mesmo a parar, demorando a operação mais do que era suposto. Nessa altura Sousa estava a andar a fundo e já via o pó levantado pelo adversário.

Em face desse percalço, Barbosa passou a gerir a sua vantagem, garantindo a sua 20ª vitória no Nacional de TT, sendo também a 5ª vez que sobe ao lugar mais alto do pódio das provas da S.A.R. Curiosamente, desempatou com Sousa nesse particular.

Atrás deles, Pedro Grancha (Nissan Off Road) seguia a corrida sempre com os olhos postos no pódio, esperando que um ou ambos os seus adversários capitulassem durante a sua luta. No final seria o 3º da geral.

Numa jornada com muitas alterações de posições atrás dos homens do pódio (por despique directo ou por desistências), destacaram-se pela positiva os nomes de José Dinis Lucas (4º) e José Gameiro (5º), tendo este último recuperado nove posições na sua Nissan Off Road, já que ao inicio da tarde era 14º classificado. Apesar de um susto final com caixa de transferências e um furo, João Rato foi um incontestado vencedor do Desafio ELF/Mazda, que opôs as ‘pick-ups’ Mazda BT-50. Chegou a rodar
em 5º, mas viria a terminar no 6º posto.

Paulo Sousa foi 7º e melhor dos T8, à frente de Rui Trindade (8º); Carlos Almeida foi o 9º e melhor dos T2; Mário Raposo que fechou um ‘top-10’ integralmente japonês em termos de viaturas, contabilizando-se 5 Nissan, 4 Mitsubishi e 1 Mazda.

Referência ainda para a estreia de Miguel Campos, um ‘habituée’ dos ralis que terminou esta sua prova de estreia do Nacional de TT na 24ª posição, e para o húngaro Lonyai Pal, organizador da Baja da Hungria, que chegou a ser 9º, mas problemas no último sector relegaram-no para o 17º lugar final.

Paralelamente, registe-se a vitória de Jorge Coutinho/José Carlos (Mitsubishi Pajero) na Promoção, integrando um grupo de pilotos que apenas disputou a fase matinal deste rali TT.

Quanto à organização da prova em si, de acordo com as palavras do seu Director, José Prego, “esta foi uma grande festa de todo-o-terreno”, começou por referir. “Estou particularmente satisfeito pelos elogios que ouvi de toda a gente relativamente ao percurso, às marcações e à totalidade da prova. Fico muito contente por mim e por toda a minha equipa por, uma vez mais, termos feito um bom trabalho, colocado no terreno uma prova cada vez mais reconhecida por todos”.

Adicionalmente à Adega Ervideira como Patrocinador Principal, a presente edição do Ervideira Rali TT contou com o apoio do Crédito Agrícola, Horta da Moura, Grupo Mosqueteiros, Rádio Renascença, Mazda, BomCar, Forum Montijo e Marina de Amieira, das Câmaras Municipais de Reguengos de Monsaraz, Évora e Alandroal e ainda da Junta de Freguesia do Pigeiro.

A tarde do Ervideira Rali TT em resumo
SS2/CP3 (após 219,32 km)

Carlos Sousa passou em CP3 impondo um ritmo mais forte, garantindo então uma vantagem de 41s. Este tempo deu-lhe, provisoriamente, a liderança da prova, ficando com 36s de vantagem sobre o seu ‘rival’ Miguel Barbosa. Pedro Grancha manteve-se isolado em 3º, na secção e após a mesma, vendo mais longe quem o seguia, dado o abandono de Mathias Kahle.

No acumulado e atrás do trio Sousa/Barbosa/Grancha, surgiam José Dinis Lucas, João Rato (o incontestado líder entre as ‘pick-ups’ Mazda) e Paulo Sousa, o novo melhor representante do grupo T8, em Mitsubishi Pajero, depois do muito tempo perdido por Paulo Ferreira neste sector. Nos T2 Carlos Almeida mantinha a 1ª posição.

SS2/CP4 (após 283,89 km)
A passagem em CP2 apresentava Sousa com um atraso de 2m30s face a Barbosa, fruto de um furo lento, cuja mudança de roda lhes custou precioso tempo e a vitória. Atrás deles surgia um cada vez mais sólido Grancha, José Dinis Lucas e um surpreendente José Gameiro, vindo do 14º posto ao início da tarde. João Rato apanhou um susto, perdendo parte da tracção das rodas da frente e caindo dois lugares na geral.

Em face disso, Barbosa assumia, de novo, o comando, com 2m35s de vantagem sobre Sousa, seguidos do restante pelotão, já desfalcado de alguns nomes e reduzido a pouco menos de duas dezenas e meia de participantes, dos cerca de 60 que arrancaram para este rali TT.

Final do SS2 (após 315,24 km)
Gerindo o avanço entretanto conquistado, a dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho limitou o andamento ao essencial, enquanto Carlos Sousa/Luis Ramalho conformavam-se com a sorte e seguravam o 2º lugar, à frente dos satisfeitos Pedro Grancha/Vitor Jesus. A dupla João Rato/José Motaco vencia o Desafio ELF/Mazda, Paulo Sousa os T8 e Carlos Almeida entre os T2.

A palavra aos pilotos
Miguel Barbosa (1º classificado):

“Estou naturalmente satisfeito por, finalmente, voltar às vitórias. Vencemos após uma luta com o Carlos, que esteve sempre muito rápido. Gostei muito das pistas e do traçado escolhido pela organização que também esteve em muito bom plano. Os meus parabéns para eles!”

Carlos Sousa (2º classificado):
“Acabámos por deixar escapar a vitória devido ao furo lento que tivemos, que nos fez parar para trocar o pneu, numa operação em que nos acabámos por queimar com as porcas da roda, pois a temperatura era muito elevada. Temos que dar os parabéns ao Miguel pela vitória, sendo que quanto a nós vamos continuar a tentar ganhar nas próximas provas. Mostrámos que estamos ‘vivos’, não estamos surpreendidos com o que
temos feito porque nos sentimos folgados e com confiança para atacar.
Temos campeonato!”


Pedro Grancha (3º classificado):
“O meu carro é inferior aos Mitsubishi, sendo por isso impossível chegar aos da frente. Assim sendo, para mim este resultado é quase uma vitória. À tarde limitei-me a controlar o andamento em função de quem me seguia. Vou fazer o campeonato todo mas sei que sei que só com o azar dos outros é que poderei fazer melhor”.

João Rato (1º Desafio ELF/Mazda):
“Estou visivelmente muito feliz por esta minha vitória no Desafio ELF/Mazda, mas foi duro, muito duro! Foi muito dura esta secção da tarde, tal como tinha sido a de manhã, com alguns problemas de transmissão. Nesta segunda volta tivemos um furo e problemas com a caixa de transferências, situações que nos fizeram perder algum tempo. Tirando isso, estava muito quente dentro da BT-50”.

Paulo Sousa (1º T8):
“Foi uma prova muito dura e por isso esta é uma vitória muito saborosa. Duas provas, outras tantas vitórias, colocam-nos numa excelente posição no nosso objectivo de revalidação do título. Uma palavra de parabéns aos nossos adversários, que nos deram muita luta, e outra de agradecimento aos nossos preparadores – Prolama – que nos confiaram um carro muito fiável e que nos permite, em cada prova, alcançar esses nossos objectivos”.

Carlos Almeida (1º T2):
“Estou muito satisfeito com a vitória, embora saiba que beneficiámos do abandono de alguns pilotos, mas isso são situações de corrida que também já nos aconteceu no passado. Era, por isso, algo que já esperávamos que pudesse vir a acontecer. Parabéns à organização pela divulgação que fez da prova, já que em todo o lado se falava do Ervideira Rali TT e isso revelou-se através do muito público que assistiu à prova”.

Classificação Geral Final
1º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer (1º T1), em
4h08m07,1s
2º Carlos Sousa/Luis Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer, a 2m10,0s
3º Pedro Grancha/Vitor Jesus – Nissan Off Road, a 11m43,2s
4º José Dinis Lucas/Luis Tirano – Mitsubishi Pajero DID, a 28m34,5s
5º José Gameiro/António Saraiva – Nissan Off Road, a 41m49,8s
6º João Rato/José Motaco – Mazda BT-50 (1º Desafio ELF/Mazda), a 46m55,7s
7º Paulo Sousa/João Santos – Mitsubishi Pajero (1º T8), a 47m07,0s
8º Rui Trindade/Bruno Portugal – Nissan Proto V6, a 48m42,8s
9º Carlos Almeida/Ricardo Mendonça – Nissan Pathfinder (1º T2), a 53m01,1s
10º Mário Raposo/Pedro Cação – Nissan Navarra 4x4, a 54m51,3s
...
(27 equipas classificadas)

Classificação Geral Final - Promoção
1º Jorge Coutinho/José Carlos – Mitsubishi Pajero, (1º ProCLA), 2h41m28,7s
2º Vitor Belejo/Sergio Belejo – Nissan Terrano II, a 1m18,3s
3º Paulo Monteiro/Artur Gonçalves – UMM Alter Troféu, a 1m43,1s
4º Edgar Moio/João Penedo – Nissan Terrano II (1º ProNULL), a 12m03,2s
...
(9 equipas classificadas)

Paulo Sousa repete a vitória no T8, alcançando um excelente 7º lugar na classificação geral


Os campeões nacionais Paulo Sousa / João Santos em Mitsubishi Pajero, são os grandes vencedores do classe T8 da 23ª edição do Ervideira Rali TT, 2ª prova do Campeonato de Portugal TT.

Repetindo a vitória da prova inaugural no Algarve, Paulo Sousa fez uma prova em crescendo, subindo do 17º lugar, após o prólogo, para um fantástico 7º lugar à geral ( 1º em T8 ) o que os coloca em excelente posição na luta pela revalidação do título nacional.

Paulo Sousa, era naturalmente um piloto feliz no final da prova: « Estou muito satisfeito. Foi uma prova muito dura quer para nós fisicamente quer para a mecânica do carro. Quero em primeiro lugar agradecer ao meu navegador, o João esteve muito bem e foi fundamental para alcançarmos este resultado. Quero também agradecer o trabalho dos mecânicos da Prolama que têm sido incansáveis, dando-me sempre um carro muito fiável e em excelentes condições. Uma palavra ainda para os meus adversários que me deram muita luta e estiveram também em muito bom nível. Esta prova foi muito bem organizada e é um prazer voltar todos os anos para a disputar – quando se ganha ainda mais ! »

O Piloto preparador Rui Sousa, enquanto responsável pela Prolama Competição, deu os parabéns à Equipa Paulo Sousa / João Santos que « que continua a evoluir a cada prova que passa. Para nós é uma honra e uma grande satisfação poder ter nos nossos quadros um Campeão Nacional como o Paulo Sousa ».

Uma palavra ainda para o Nuno Tordo / Marco Santos em Nissan Navara que abandonaram por acidente quando eram 3º classificados à geral, o que era espelho de uma prova espectacular e que terminou infelizmente de uma forma inglória.

Um ano de má colheita


O Team Tanqueluz/Paredecar não conseguiu repetir o êxito do ano passado. Lino Carapeta e Rui António ficaram muito longe da brilhante vitória conquistada em 2010, quando precisamente no final da primeira passagem pelo prólogo, o turbo do Bowler Wildcat partiu. Uma surpresa demasiado desagradável para as aspirações da equipa.

“Não contávamos com um problema deste género. Depois dos quilómetros que efectuámos no Algarve e após os testes intensos que realizámos em Arraiolos, era impensável surgir um problema deste tipo. Ainda chegámos a montar um novo turbo, que voltou a partir. As corridas são mesmo assim, e a sorte é um factor imprescindível. Este ano não esteve ao nosso lado”, desabafou Lino Carapeta, que já aponta para a próxima prova do calendário.

Foram apenas escassos quilómetros que Lino Carapeta e Rui António percorreram no primeiro dia de competição em Reguengos de Monsaraz. Desta vez o turbo do Bowler não se deu bem com o sol intenso da planície alentejana. Um Ervideira de má colheita para o Team Tanqueluz/Paredecar.

Furo impede Carlos Sousa de regressar às vitórias no Ervideira Rali TT


-Piloto de Almada liderava a classificação com mais de 1 minuto de vantagem quando foi obrigado a parar para substituir pneu furado a pouco mais de 80 km do final

Carlos Sousa e Luís Ramalho concluíram hoje a 23ª edição do Ervideira Rali TT na segunda posição da geral, depois de um furo os ter afastado da liderança a pouco mais de 80 km do final. Apesar de tudo, o piloto de Almada voltou a ser o grande animador desta segunda jornada pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, onde manteve intactas as aspirações de vir a conquistar um inédito quinto título nacional no final do ano…

Prejudicados por um furo a pouco mais de 80 km do final, quando seguiam já destacados na liderança da classificação, Carlos Sousa e Luís Ramalho concluíram hoje a 23ª edição do Ervideira Rali TT, a segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2011, no segundo lugar da geral, a pouco mais de 2 minutos da dupla vencedora.

Impondo o ritmo logo desde início, Carlos Sousa garantiu o melhor tempo na primeira de duas passagens pelo setor de 152 km desenhado nas proximidades de Reguengos de Monsaraz, recuperando 3 segundos a Miguel Barbosa e fixando em apenas 11 segundos a diferença para o líder antes da abordagem ao segundo e último setor.

“Começámos bem o dia e chegámos a passar virtualmente pela liderança da corrida, perdendo apenas algum tempo na fase final do troço. Em todo o caso, estava confiante de que era possível recuperar o curto atraso que tínhamos para o Miguel à entrada para o segundo setor”, explicou o piloto.

Com efeito, bastaram pouco mais de 50 km para que Carlos Sousa regressasse uma vez mais ao primeiro lugar e alargasse a sua vantagem para perto de 1 minuto… “Entrámos com um ritmo muito forte e começávamos já a ter o carro do Miguel no horizonte quando… furámos”, contou à chegada a Reguengos de Monsaraz.

“Como se isso não bastasse, perdemos muito tempo a substituir a roda. A jante estava muito quente e o Luís (Ramalho) acabou mesmo por queimar-se numa das mãos. Enfim, são situações que fazem parte da corrida”, lamentou Carlos Sousa, seguro que sem este contratempo poderia ter confirmado facilmente a sua quinta vitória na prova.

“Seja como for, continuámos na corrida ao título e agora até mais próximos da liderança do Campeonato. Esperemos é que à terceira seja mesmo de vez e possa regressar às vitórias já na próxima etapa do calendário”, finalizou o piloto do Mitsubishi Racing Lancer, apontando já ao Rali TT Serras do Norte, agendado para os próximos dias 26 e 26 de Junho.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho Mitsubishi Racing Lancer 4h08m7,1s
2º Carlos Sousa/Luís Ramalho Mitsubishi Racing Lancer a 2m10s
3º Pedro Grancha/Vítor Jesus Nissan Navara Off Road a 11m42,2s
4º J. Dinis Lucas/Luís Tirano Mitsubishi Pajero DiD a 28m34,5s
5º José Gameiro/António Saraiva Nissan Navara Off Road a 41m49,8s
(…)

Campeonato (Após 2 provas): 1º M. Barbosa, 40 pontos; 2º C. SOUSA, 36; 3º P. Grancha, 27; 4º F. Campos, 25; 5ºs J. Dinis Lucas e J. Gameiro, 16.

Proíbido fazer previsões


• João Pais e José Janela abandonaram sem travões na Mazda

O duplo vencedor dos Desafios ELF-Mazda em 2009 e 2010 tentou regressar à competição com o pé direito. Um comportamento equilibrado fazia prever uma prova a pensar nos pontos. Um terceiro lugar no prólogo, com os principais opositores ao alcance, dava a tranquilidade necessária a João Pais para poder gerir a prova no dia mais longo do Ervideira Rali TT.

Com um ritmo adequado, a equipa chegou perto do final do primeiro sector selectivo no segundo lugar dos Desafios ELF-Mazda, a menos de um minuto do líder João Rato. Com tudo a correr como estava previsto, João Pais e José Janela esperavam poder lutar pela vitória durante o derradeiro sector. No entanto, o imprevisto surgiu a quinze quilómetros do final do troço, quando um tubo dos travões da Mazda BT-50 se partiu.

“Foi uma desilusão! Ficámos completamente sem travões e impossibilitados de continuar em prova. Até essa altura estava tudo a correr bem, pois estava a 55 segundos do João Rato, e julgo que poderia vir a ser uma luta interessante. Vamos tentar para a próxima corrida”, afirmou confiante João Pais.

Neste seu regresso ao Todo o Terreno em 2011, a ARC Sport não contou com o factor sorte.

“Estava tudo a correr como o previsto, numa altura em que se controlava o ritmo do nosso principal adversário. Infelizmente, o tubo de travão que se rompeu acabou demasiado rápido com a corrida. Se existirem verbas suficientes para continuar a lutar pela revalidação do título entre as Mazda, estaremos presentes na próxima prova com o carro bastante mais evoluído”
, afirmou Pedro Patrocínio, responsável pelo departamento de Todo o Terreno da ARC Sport.

Team Solar do Bitoque no pódio


A dupla do Team Solar do Bitoque composta por Rui Lopes/Luís Ferreira alcançou esta tarde um lugar no pódio do Rali TT Ervideira, a prova com que arrancou mais uma edição do Desafio ELF Mazda.

Aos comandos de uma Mazda BT 50 a equipa gastou 5h27m26,5s para percorrer os 315,14 quilómetros de extensão da prova disputada em Reguengos de Monsaraz, sendo superada na classificação final por João Rato e Pedro Barroco, por sinal dois estreantes nesta competição.

“No primeiro sector selectivo ficámos sem travões a 30 quilómetros do final e fomos forçados a baixar muito o ritmo, para não correr riscos. Na segunda passagem, apesar de o traçado ter as pistas bastante mais degradadas, conseguimos baixar o nosso termpo em quase três minutos”
, referiu Rui Lopes no final da prova.

A próxima jornada do Desafio ELF / Mazda 2011 terá lugar no norte de Portugal onde, a 25 e 26 de Junho, terá lugar o Rali TT Serras do Norte organizado pelo Motor Clube de Guimarães.

Resultado histórico de um Mazda no Ervideira Rali TT


-João Rato vence Desafio Elf/Mazda e garante sexto lugar à geral!

A prova de abertura da temporada de 2011, o Ervideira Rali TT, terminou com um grande resultado para a Mazda, com a dupla João Rato/José Motaco da equipa Xuxas Team Sport (Xanauto) a garantir não só a vitória entre os concorrentes do Desafio Elf/Mazda, mas também um fantástico sexto lugar à geral.

Esta foi, afinal, mais uma prova da capacidade das Mazda BT-50 que disputam a competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal, que voltaram a revelar um andamento impressionante, mesmo em condições muito difíceis, como a dureza das pistas escolhidas para a 23ª edição do Ervideira Rali TT.

O estreante no Desafio Elf/Mazda, cedo começou a desenhar este seu justíssimo triunfo e nem a quebra de uma transmissão ainda na fase matinal o impediu de garantir o comando matutino do Desafio Elf/Mazda. Na segunda e derradeira passagem pelo troço, disputada sob temperaturas bem mais elevadas, João Rato manteve o andamento e viu o seu avanço para os mais directos seguidores (Pedro Barroco/Daniel Amaral) aumentar, cifrando-se em cerca de nove minutos.

Naturalmente satisfeito com o resultado obtido, João Rato sublinhou a importância de “a equipa Xuxas Team Sport me ter colocado nas mãos uma BT-50 muito bem preparada e muito fiável. Os problemas que tivemos deveram-se, acima de tudo, à extrema dureza do terreno que nos complicou muito a vida. Ficámos sem transmissão à frente na fase final da prova e não me livrei também de um furo, mas, enfim, coisas normais em corridas. Estou muito contente e este resultado acaba por vir ao encontro daquele que é o meu objectivo para esta temporada que é vencer o Desafio Elf/Mazda”.

Conquistar o segundo lugar na competição promovida pela Mazda Motor de Portugal foi para Pedro Barroco uma tarefa quase hercúlea. O piloto apoiado pelo Concessionário Santos da Cunha II teve um dia difícil, tendo mesmo que parar a meio da segunda especial por se ter sentido indisposto: “estou perfeitamente esgotado. O resultado foi bom, mas a verdade é que fisicamente foi muito complicado. Durante a manhã tivemos alguns problemas, nomeadamente de travões, mas nada que se compare como me senti ao longo desta tarde...”

Depois de se ter visto atrasado durante a manhã devido à rotura de um tubo do sistema de travões “que me fez sair de pista numa zona onde era necessário fazer uma travagem violenta”, Rui Lopes (Fino) conseguiu garantir em Reguengos de Monsaraz o primeiro pódio da temporada (3º classificado) em termos de Desafio Elf/Mazda. “Foi uma prova dura, mas sinto que podia ter feito um pouco melhor não fosse o tempo que perdemos sem travões durante a manhã. Estou satisfeito com o resultado, mas também com o facto de a minha BT-50 ter conseguido cumprir estes muito duros 300 quilómetros da etapa de hoje.”

Derradeiro “combatente” do pelotão do Desafio Elf/Mazda, 4º lugar, Paulo Pinto (Xanauto), colega de equipa de João Rato na Xuxas Team Sport revelou que “estivemos para abandonar na paragem entre as duas passagens. Tivemos um problema com a suspensão traseira, que resulta do facto de o meu carro estar praticamente de série e manter as molas de lâminas de origem. A verdade é que acabei por tomar a decisão correcta ao prosseguir em prova, após algumas rectificações feitas pela minha equipa técnica. Consegui chegar ao final, somando importantes pontos na classificação do Desafio Elf/Mazda. Acima de tudo, diverti-me e fiz um resultado positivo!”

Apesar das boas indicações que deixaram transparecer as suas exibições, o certo é que quatro pilotos viram-se impossibilitados de cruzar a linha de meta, com os abandonos a darem-se, curiosamente, todos ainda durante a primeira passagem pela especial de 150 quilómetros disputada durante a manhã. O primeiro a devolver a carta de controlo foi Bruno Oliveira (o melhor na etapa de ontem), forçado a desistir devido à quebra da caixa de velocidades da sua Pick-Up. João Pais (M. Coutinho) vencedor do Desafio Elf/Mazda em 2009 e 2010, ficou arredado após o rebentamento de um tubo do sistema de travagem, enquanto Durval Costa (SGS Car) viu quebrar-se um disco de travão que o levou a não terminar a especial. Por fim, Carlos Aires (Xanauto) perdeu uma roda da sua BT-50, ficando, assim, impossibilitado de prosseguir em prova.

O Desafio Elf/Mazda prossegue dentro de, sensivelmente, dois meses, com a disputa do Rali TT Serras do Norte, que terá lugar na região de Fafe entre os dias 25 e 26 de Junho, prova organizada pelo Motor Clube de Guimarães.

domingo, 17 de abril de 2011

Um ano de má colheita


O Team Tanqueluz/Paredecar não conseguiu repetir o êxito do ano passado. Lino Carapeta e Rui António ficaram muito longe da brilhante vitória conquistada em 2010, quando precisamente no final da primeira passagem pelo prólogo, o turbo do Bowler Wildcat partiu. Uma surpresa demasiado desagradável para as aspirações da equipa.

“Não contávamos com um problema deste género. Depois dos quilómetros que efectuámos no Algarve e após os testes intensos que realizámos em Arraiolos, era impensável surgir um problema deste tipo. Ainda chegámos a montar um novo turbo, que voltou a partir. As corridas são mesmo assim, e a sorte é um factor imprescindível. Este ano não esteve ao nosso lado”
, desabafou Lino Carapeta, que já aponta para a próxima prova do calendário.

Foram apenas escassos quilómetros que Lino Carapeta e Rui António percorreram no primeiro dia de competição em Reguengos de Monsaraz. Desta vez o turbo do Bowler não se deu bem com o sol intenso da planície alentejana. Um Ervideira de má colheita para o Team Tanqueluz/Paredecar.

Dinis Lucas Consulting Team em excelente plano


• Pedro Grancha em 3º, José Dinis Lucas em 4º e Mário Dinis Lucas foi o mais rápido dos T2
• Dinis Lucas Consulting Team lidera Taça Nacional de Equipas


O vice-campeão nacional de todo o terreno, José Dinis Lucas, piloto do Dinis Lucas Consulting Team, alcançou esta tarde aos comandos de um Mitsubishi Pajero DiD, a quarta posição absoluta do Ervideira Rali TT, segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

Depois do acidente protagonizado na Super Especial, o seu irmão Mário Dinis Lucas, aos comandos do Mitsubishi Montero T2, teve hoje uma actuação brilhante sendo o mais rápido dos T2 em ambas as passagens pelo sector Selectivo e apenas a penalização de 10 minutos, ontem averbada, o impediu de alcançar a vitória na Categoria. No pódio absoluto terminou Pedro Grancha, piloto que é também inscrito pelo Dinis Lucas Consulting Team.

Para José Dinis Lucas esta foi “uma corrida que me deu imenso prazer e que correu de forma perfeita” enquanto que Mário Dinis Lucas salientava que “apesar das inúmeras ultrapassagens que fomos obrigados a efectuar, terminámos bem colados aos nossos adversários que partiram muito mais à frente. Conseguimos impor um excelente andamento e estou convicto de que este ano podemos lutar pelo título nacional”. O tempo averbado por Mário Dinis Lucas permitia-lhe terminar na 9ª posição absoluta.

Classificação Final:
1º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer), em 4h08m07,1s; 2º Carlos Sousa/Luís Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer), a 2m10s; 3º Pedro Grancha/Vitor Jesus (Nissan Navara Off Road), a 11m43,2s; 4º José Dinis Lucas/Luís Tirano (Mitsubishi Pajero DiD), a 26m39,5s; ... 16º Mário Dinis Lucas /Francisco Luís (Mitsubishi Montero), 3º T2, a 54m21,1s

Classificação do Campeonato (após 2 provas):
1º Miguel Barbosa, 40 pontos; 2º Carlos Sousa, 36; 3º Pedro Grancha, 27; 4º Filipe Campos, 25; 5º José Dinis Lucas e José Gameiro, 16.

Troféu de Veteranos (após 2 provas):
1º Pedro Grancha, 43; 2º José Dinis Lucas e José Gameiro, 30; 3º Filipe Campos, 25.

Nuno Matos afastado do “Ervideira” após quebra do diferencial dianteiro


- Abandono inglório na segunda prova do Campeonato de Portugal de TT
- Piloto chegou a ocupar um lugar no pódio após a Super Especial
- Diferencial do Astra Proto cedeu ao km 109 do setor matinal


Após protagonizarem um promissor início de prova, conseguindo a terceira melhor marca absoluta na Super Especial de ontem, Nuno Matos e Filipe Serra foram hoje forçados a abandonar o Ervideira Rali TT na sequência da quebra do diferencial dianteiro do Astra Proto.

Partindo para a etapa deste domingo no 4º lugar da classificação geral, a escassos 21 segundos do líder, a dupla alentejana manteve-se na luta por um lugar no top-5 da geral durante os primeiros quilómetros do setor inaugural, sendo depois obrigada a colocar um ponto final na sua prova cerca do km 109, quando ainda faltava cumprir perto de meia centena de quilómetros para a chegada.

“Logo após a partida do Parque Fechado, e ainda durante a ligação para o primeiro setor, percebemos que alguma coisa não estaria bem com o diferencial. Entrámos para o troço já com algumas cautelas, mas o abandono acabou por ser inevitável cerca do km 109, quando ficámos com as rodas dianteiras bloqueadas e o diferencial desfeito. Foi pena porque o resultado da véspera deixou-nos bastante animados para a etapa de hoje. Agora é regressar ao trabalho e perceber a origem deste problema antes da próxima prova do Campeonato”
, disse Nuno Matos, após o regresso à sua assistência, em Reguengos de Monsaraz.

“Pelo menos, pudemos já constatar a competitividade do nosso Astra Proto e perceber onde nos poderemos situação em termos de geral face aos nossos adversários”
, completou o piloto do Alentejo, determinado em regressar ao seu melhor nível já no Rali TT Serras do Norte, nos dias 26 e 26 de Junho

Pódio para Pedro Grancha


• Piloto de Cascais ocupa 3º lugar no Campeonato ...
• ... e lidera a Taça Nacional de Veteranos


Pedro Grancha aos comandos da Nissan Navara Off Road inscrita pelo Dinis Lucas Consulting Team, alcançou esta tarde um lugar no pódio do Ervideira Rali TT, segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno. Acompanhado por Vitor Jesus, o piloto de Cascais, que ontem alcançara o 5º tempo absoluto na Super Especial, terminou os 315,24 quilómetros de prova tendo gasto mais 11m43,2s que Miguel Barbosa. No segundo lugar do pódio ficou Carlos Sousa.

“É um resultado excelente para o Campeonato. Era impossível fazer melhor a não ser que algum dos dois primeiros tivesse problemas o que não aconteceu. A nossa Nissan está muito fiável o que nos permite continuar a ambicionar lutar pelos lugares de pódio”, salientou no final da prova o piloto de Cascais.

A próxima jornada do Campeonato terá lugar no norte de Portugal onde a 25 e 26 de Junho terá lugar o Rali TT Serras do Norte, organizado pelo Motor Clube de Guimarães.

Classificação Final:
1º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer), em 4h08m07,1s; 2º Carlos Sousa/Luís Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer), a 2m10s; 3º Pedro Grancha/Vitor Jesus (Nissan Navara Off Road), a 11m43,2s.

Classificação do Campeonato (após 2 provas):
1º Miguel Barbosa, 40 pontos; 2º Carlos Sousa, 36; 3º Pedro Grancha, 27; 4º José Dinis Lucas e José Gameiro, 16.
Taça de Veteranos (após 2 provas): 1º Pedro Grancha, 43; 2º José Dinis Lucas e José Gameiro, 30.

Caixa de velocidades traíu Bruno Oliveira


• Piloto dos Açores foi o mais rápido da Super Especial ...
• ... e estava a discutir a vitória


Bruno Oliveira foi esta tarde forçado a abandonar no Rali TT Ervideira, a prova de arranque do Desafio ELF Mazda 2011, depois de ontem ter sido o mais rápido na Super Especial. O piloto dos Açores estava na luta pela vitória quando surgiram problemas com a caixa de velocidades da sua Mazda BT 50.

“Estou desapontado porque a corrida estava a correr bastante bem e a luta com o João Rato prometia ser bastante animada. Os problemas com a caixa de velocidades impediram-nos de utilizar a 2ª, a 4ª e a marcha-atrás mas mesmo assim continuámos durante vários quilómetros até perceber que iria ser em vão. Foi melhor parar. Vamos enviar esta caixa para a Sadev para perceber o que é que se passa e espero na próxima prova poder dar continuídade a esta luta pelas primeiras posições no Desafio ELF / Mazda 2011” salientou Bruno Oliveira.

A próxima jornada do Desafio ELF / Mazda 2011 terá lugar no norte de Portugal onde a 25 e 26 de Junho terá lugar o Rali TT Serras do Norte organizado pelo Motor Clube de Guimarães.

Rui Serpa (Rage) estreia-se a vencer


A segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo o Terreno Buggy / UTV que se disputou no Alentejo, onde teve lugar o Raid TT Ferraria - Vinho da Margalha, confirmou Rui Serpa como um forte candidato ao título de Campeão Nacional. O piloto da Rage Motorsport impôs o seu Rage R 140T entre às 24 máquinas que particparam na prova tendo cumprido 7 voltas ao circuito de cerca de 40 quilómetros em 3h08m50s. No pódio da prova organizada pelo Centro Cultural Recreativo e Desportivo da Ferraria ficaram ainda Marco Grilo e o estreante João Fernandes, ambos em Polaris.

A recuperação revelou-se inglória


A dupla Campeã Nacional de Todo-o-Terreno 2010, na categoria T2, não conseguiu concretizar os seus intentos na segunda prova do CPTT 2011, já que foi obrigada a abandonar a cerca de 15 quilómetros do final do primeiro sector selectivo por causa de um curto-circuito no BMW Série 1 Proto, numa altura em que já tinham recuperado até á quinta posição da geral…

Depois de uma Super-Especial algo infeliz , mercê da quebra inesperada de uma transmissão do BMW Serie 1 Proto, Ricardo Porém encarou ainda assim os sectores selectivos da prova, com uma forte determinação, mesmo consciente das dificuldades que teria para ultrapassar concorrentes necessariamente mais lentos em pista.

«Já na Super-Especial, partiu-se uma transmissão, o que nos forçou a cumprir a segunda passagem por aquele percurso, com ainda maiores cautelas. Apenas no final do dia conseguimos ter de novo a peça para mudar e com a possibilidade que o regulamento nos deu de fazer assistência até quase á hora da partida para o 1º SS, garantimos que a reparação foi feita com toda a segurança. Tínhamos uma tarefa bastante difícil pela frente, mas estávamos motivados e desejosos de mostrar as nossas capacidades, pelo que entrámos ao ataque e desde cedo começámos a ultrapassar concorrentes mais lentos… felizmente com a colaboração de quase todos…»

Uma recuperação que cinquenta quilómetros depois já dava o sexto lugar absoluto á dupla de Leiria e á passagem do CP2, os colocava num fantástico quinto lugar, logo atrás do campeão alemão Mathias Kahle e á frente do Vice-Campeão 2010, José Dinis Lucas…

«Com as informações que nos foram dando, continuámos ao ataque, mas sempre sem correr riscos desnecessários mas infelizmente a cerca de 15 km do fim do sector, um curto-circuito fez com que o motor se “calasse” sendo impossível voltar a coloca-lo em marcha, pelo que a desistência foi inevitável. Estou bastante desiludido, pois acreditava que mesmo com o problema que ocorreu na Super-Especial, poderia conseguir um bom resultado em termos de campeonato, mas uma vez mais a sorte não esteve connosco e apesar de todos os esforços ainda não foi desta que demos uma alegria aos nossos patrocinadores… Fica para a próxima, mas estou certo de que temos andamento para andar na luta pelo menos por um lugar no pódio.»


A dupla de Leiria, já não partiu para o segundo sector selectivo, pelas razões apontadas acima, estando já em cima da mesa a marcação de uma sessão de testes de fiabilidade com o BMW Serie 1 Proto, para tentar garantir já na próxima prova – organizada pelo Motor Clube de Guimarães – uma classificação que possa reflectir de forma evidente todo o valor desta jovem equipa.

Encontro marcado então para os dias 25 e 26 de Junho, data marcada para a realização do Rali TT Serras do Norte, terceira prova do CPTT 2011.

Domínio Mitsubishi na volta matinal, com Barbosa à frente de Sousa


Miguel Barbosa e Carlos Sousa entregaram-se a uma luta particular na secção da manhã da 23ª edição do Ervideira Rali TT. Na 1ª volta ao traçado de 152,62 km aqueles dois discutiram entre si a liderança da prova, deixando a uma distância considerável os seus mais directos adversários, o nacional Pedro Grancha e o alemão Mathias Kahle.

Contabilizando os tempos obtidos na SuperEspecial de ontem, Barbosa termina a manhã com 4,9s de vantagem sobre Sousa. Grancha ocupa provisoriamente o último degrau do pódio. Excelente 6ª posição de Paulo Ferreira num T8, tal como o é o 7º lugar absoluto de João Rato, líder do Desafio ELF/Mazda. Carlos Almeida lidera os T2.

A manhã do Ervideira Rali TT resume-se assim:

SS1/CP1 (após 66,70 km)

Terceiro a passar na estrada, mercê da idêntica posição obtida na SuperEspecial da véspera, Carlos Sousa (Mitsubishi Lancer Evolution) começou a manhã por controlar os seus adversários, ganhando 30s a Miguel Barbosa (Mitsubishi Lancer Evolution) e 1m26s a Pedro Grancha (Nissan Off Road). Resolvidos os problemas de transmissão do seu BomCar Serie1 Proto, Ricardo Porém estabelecia o 5º melhor ‘crono’. Estreante na
prova e desconhecedor do terreno, Mathias Kahle (SAM Mercedes 35 CC) começava o dia perdendo 6m22s.

Paulo Ferreira (Toyota Land Cruiser) era, de novo, o mais rápido dos T8, enquanto João Rato e Bruno Oliveira travavam uma luta particular entre as Mazda BT-50 do Desafio ELF/Mazda, separados por 12s. Nos T2 foi Américo Antunes (Mitsubishi Montero) o mais rápido.

No acumulado de hoje e ontem, Carlos Sousa subia ao 1º lugar, nesta fase com 16 segundos de vantagem sobre Barbosa e 1m,37,2s sobre Grancha. Nuno Tordo (Nissan Navarra) era 4º, à frente de Nuno Matos (Despieres Astra Proto) e de Ricardo Porém.

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Ervideira Rali TT 2011 – SS1
Domínio Mitsubishi na volta matinal,
com Barbosa à frente de Sousa
Miguel Barbosa e Carlos Sousa entregaram-se a uma luta particular na
secção da manhã da 23ª edição do Ervideira Rali TT. Na 1ª volta ao traçado
de 152,62 km aqueles dois discutiram entre si a liderança da prova,
deixando a uma distância considerável os seus mais directos adversários, o
nacional Pedro Grancha e o alemão Mathias Kahle.
Contabilizando os tempos obtidos na SuperEspecial de ontem, Barbosa
termina a manhã com 4,9s de vantagem sobre Sousa. Grancha ocupa
provisoriamente o último degrau do pódio. Excelente 6ª posição de Paulo
Ferreira num T8, tal como o é o 7º lugar absoluto de João Rato, líder do
Desafio ELF/Mazda. Carlos Almeida lidera os T2.
A manhã do Ervideira Rali TT resume-se assim:
SS1/CP1 (após 66,70 km)
Terceiro a passar na estrada, mercê da idêntica posição obtida na
SuperEspecial da véspera, Carlos Sousa (Mitsubishi Lancer Evolution)
começou a manhã por controlar os seus adversários, ganhando 30s a
Miguel Barbosa (Mitsubishi Lancer Evolution) e 1m26s a Pedro Grancha
(Nissan Off Road). Resolvidos os problemas de transmissão do seu BomCar
Serie1 Proto, Ricardo Porém estabelecia o 5º melhor ‘crono’. Estreante na
prova e desconhecedor do terreno, Mathias Kahle (SAM Mercedes 35 CC)
começava o dia perdendo 6m22s.
Paulo Ferreira (Toyota Land Cruiser) era, de novo, o mais rápido dos T8,
enquanto João Rato e Bruno Oliveira travavam uma luta particular entre as
Mazda BT-50 do Desafio ELF/Mazda, separados por 12s. Nos T2 foi
Américo Antunes (Mitsubishi Montero) o mais rápido.
No acumulado de hoje e ontem, Carlos Sousa subia ao 1º lugar, nesta fase
com 16 segundos de vantagem sobre Barbosa e 1m,37,2s sobre Grancha.
Nuno Tordo (Nissan Navarra) era 4º, à frente de Nuno Matos (Despieres
Astra Proto) e de Ricardo Porém.

SS1/CP2 (após 131,27 km)

No segundo ponto de passagem Barbosa já recuperava 27s a Sousa, pelo que apenas 3s separavam os seus Mitsubishi Racing Lancer. Grancha era 3º a 2m28s e Kahle rodava já em 4º, já a 7m52s.

Já entre as Mazda BT-50, João Rato passava em 7º absoluto e respirava mais fundo, já que via o seu mais directo adversário, Bruno Oliveira abandonar com a caixa de velocidades partida. Paulo Ferreira e Paulo Sousa (Mitsubishi Pajero) empatavam no melhor tempo entre os T8 e Mário Dinis Lucas (Mitsubishi Montero) era o mais rápido dos T2.

No acumulado da prova, Miguel Barbosa detinha 10,9s de vantagem sobre Sousa. Grancha era 3º, já a 2m50,1s, tendo, por sua vez, mais de 5m de vantagem sobre Kahle. Porém era 5º, já sem a pressão do Astra Proto de Matos.

Final do SS1 (após 162,62 km)

No final da 1ª volta ao traçado e contabilizando também os ‘cronos’ da SuperEspecial
da véspera, o acumulado apresentava Miguel Barbosa/Miguel Ramalho como líderes do Ervideira Rali TT, com 4,9s de vantagem sobre Carlos Sousa/Luis Ramalho. Pedro Grancha/Vitor Jesus eram 3ºs a 4m23,1s dos líderes, seguidos da dupla germânica Mathias Kahle/Peter Göbel, estes a 9m33,9s do 1º lugar, depois de terem perdido
algum tempo com um furo.

José Dinis Lucas/Luis Tirano (Mitsubishi Pajero) subiam a 5ºs, seguidos de Paulo Ferreira/Jorge Monteiro (6º) e João Rato/José Motaco (7º), respectivamente líderes do grupo T8 e do Desafio ELF/Mazda. Nos T2 era Carlos Almeida/Ricardo Mendonça (Nissan Pathfinder) quem liderava.

Para além de Bruno Oliveira e de Nuno Matos, ficaram de fora nesta secção da manhã Nuno Tordo por despiste, Ricardo Porém devido a avaria mecânica e João Pedro Pais (Mazda BT-50), com problemas de travões. Conforme esperado, Lino Carapeta (Bowler) não se apresentou à partida.

A Palavra aos Pilotos


Miguel Barbosa: “Correu tudo bem. Estamos melhores do que em Tavira, fruto de algumas afinações que fizemos na passada 6ª Feira. Perdemos tempo em alguns sítios e ganhámos noutros. A perspectiva para a tarde é de andar porque a vantagem sobre o Carlos é muito curta. Gostaria ainda de tirar o chapeu à organização da prova, nomeadamente por toda a campanha que fez de promoção da prova, conseguindo uma lista de inscritos bastante completa”.

Carlos Sousa: “A manhã correu bem, sem quaisquer problemas, apesar de no início haver muito pó que, sem vento, ficava muito tempo no ar. Não tenho explicação para o tempo que perdi em determinada altura... talvez tenha sido traido pelos tempos que nos foram sendo dados. Vamos ver o que acontece à tarde”.

Pedro Grancha: “Sem quaisquer stresses. Andámos sempre com muito cuidado porque queremos acabar a prova. Estou muito contente com o lugar apesar do carro não estar a 100%, já que há sitios em que a traseira fugia muito. Vamos ver como corre, já que a pista esta muito dura, com muitas valas e pedras soltas”.

João Rato: “Estou muito contente com o resultado que, se calhar, nem esperava nesta fase. Isto apesar de termos tido alguns problemas numa transmissão. Numa determinada altura passámos numa vala com água e ficámos momentaneamente sem travões. Pouco depois tivemos uma pequena saída de estras. Fiquei também espantado com a quantidade de público presente ao longo do percurso”.

Rui Lopes à frente de dupla de campeões


Rui Lopes regressou esta tarde às competições nacionais depois de uma notável participação nas 24 H TT Fronteira 2010 onde a equipa por si liderada venceu de forma convincente, resultado que lhe permitiu terminar o Desafio ELF Mazda na segunda posição, a escassos dois pontos do vencedor.

Na Super Especial do Rali TT Ervideira, o piloto do Team Solar do Bitoque gastou 11m36,5s no somatório das duas passagens, marca que lhe permitiu colocar-se imediatamente à frente de uma dupla de respeito, composta pelo ex-campeão nacional de ralis, Miguel Campos e por Paulo Marques, um dos mais vitoriosos motards portugueses.

No arranque de mais uma edição daquela competição monomarca e aos comandos de uma Mazda BT50 o piloto, que é também o dono da cadeia de restaurantes Solar do Bitoque, está de novo acompanhado por Luís Ferreira e mostra-se bastante confiante em relação à prova onde triunfou em 2010:

“Sou mais um piloto de rolar e por isso demorei a entrar no ritmo mas, amanhã, vamos dar o máximo para terminar a prova com uma boa classificação”, referiu Rui Lopes no final da Super Especial.

A prova alentejana disputa amanhã, na região de Reguengos de Monsaraz, uma dupla passagem por um sector selectivo com 150 quilómetros.

Miguel Barbosa vence SuperEspecial, Carlos Sousa e Mathias Kahle empatam na 2ª posição


Miguel Barbosa garantiu o menor ‘crono’ no conjunto da dupla passagem pela SuperEspecial da Herdadinha, sector que deu início à 23ª edição do Ervideira Rali TT, num espectáculo testemunhado por muito público. Acompanhado por Miguel Ramalho no interior do Mitsubishi Racing Lancer, Barbosa deixou os seus adversários – as duplas Carlos Sousa/Luis Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer) e Mathias Kahle/Peter Göbel (SAM Mercedes 35 CC) – empatados no 2º posto da geral, a 13,9 segundos, numa curiosa luta ao centésimo de segundo!

Barbosa começou por registar o melhor tempo na primeira volta de 5 km desta SuperEspecial, então com uma vantagem de 9,15 segundos sobre Kahle, surgindo depois Nuno Matos/Filipe Serra (Despieres Astra Proto), a 10,93 segundos. Na segunda volta ao traçado, o piloto da BP Ultimate Vodafone Team voltaria a ser o mais lesto, retirando cerca de 3 segundos ao seu tempo anterior, ao mesmo tempo que se impunha em 2,92 segundos a Carlos Sousa e em 4,84 segundos ao alemão do SAM Mercedes.

“Correu muito bem, pelo que estou satisfeito com o resultado”
, referiu o vencedor da dupla passagem pela SuperEspecial, comentando depois “o prólogo, muito encadeado e com muito espectáculo para o muito público presente”.

Já Carlos Sousa referiu ter adoptado uma estratégia em que “deliberadamente perdi algum tempo, pois amanhã não queria arrancar na frente. Nesta posição é-me mais fácil controlar a prova”. Quanto a Mathias Kahle, o alemão está a apostar na fiabilidade do seu SAM Mercedes 35 CC, um automóvel que “se encontra de acordo com a mais recente regulamentação da FIA para carros de motores aspirados”, referiu.

“Quanto ao prólogo, tudo correu bem, num dia que correu bem e em que consegui um bom tempo. Amanhã quero estar sempre no ‘top-5’ e, se possível, discutir a vitória, embora não conheça o percurso”
.

Por seu turno, a dupla mais rápida entre as viaturas T8 foi Paulo Ferreira/Jorge Monteiro (Toyota Land Cruiser), garantindo cerca de 20 segundos de vantagem face ao seu mais directo adversário. No que se refere ao Desafio Elf/Mazda, os mais lestos aos comandos das ‘pick-ups’ Mazda BT-50 foram Bruno Oliveira/Bruno Fernandes, terminando com apenas 2,6 segundos de vantagem sobre João Rato/José Motaco. Finalmente, Francisco Gil/Filipe Rasteiro (Nissan Navarra) foram os mais rápidos do grupo T2.

Entre os azarados do dia, destaca-se Lino Carapeta, cujos problemas de turbo no seu Bowler QT Wildcat o impediram de alinhar na segunda volta e que o impedem de regressar amanhã; Ricardo Porém viu partir a transmissão do BomCar Serie1 Proto, alinhando na segunda volta com esse ‘handicap’, que o relegou para meio da tabela, obrigando a muito trabalho agora na assistência, para que tudo esteja resolvido para o segundo dia de prova; mais feliz foi Mário Dinis Lucas que se manteve em prova apesar do muito tempo perdido com o capotanço que protagonizou com o seu Mitsubishi Montero.

Registem-se ainda as lideranças de António Picarote/Sérgio Santos (Mitsubishi Pajero) nos TT Clássicos e de João Oliveira/José Patrício (Nissan Terrano II) na Promoção. Milhares de pessoas testemunharam tudo o que se passou no percurso de 5
km – percorrido por duas vezes e com traçado inédito – desenhado junto da Adega Ervideira, o principal patrocinador da prova organizada pela Sociedade Artística Reguenguense, “representante do sucesso e do carinho que a nossa prova continua a grangear entre os adeptos da modalidade e entre os participantes”, referiu José Prego, Director da Prova.

O espectáculo do Ervideira Rali TT 2011 – segunda jornada Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2011 – prossegue amanhã (Domingo, 17 Abril), com a realização da dupla passagem pelo Sector Selectivo de 150 km. A partida do primeiro concorrente está marcada para as 08h00 e a chegada agendada para cerca das 14h30. Nessa altura saber-se-á quem sucede a Lino Carapeta/Rui António na Galeria de Vencedores desta prova de todo-o- terreno da S.A.R.,curiosamente o piloto que, infelizmente, se regista como a primeira baixa da prova.

Acrescente-se que, para além da Adega Ervideira como Patrocinador Principal, o Ervideira Rali TT 2011 conta com o apoio das seguintes entidades: Crédito Agrícola, Horta da Moura, Grupo Mosqueteiros, Rádio Renascença, Mazda, BomCar, Forum Montijo e Marina de Amieira, para além do das Câmaras Municipais de Reguengos de Monsaraz, Évora e Alandroal e da Junta de Freguesia do Pigeiro.

Classificação Geral (provisória*)

Após SuperEspecial (10 km):
1º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer (1º T1), 9m24,1s
2º Carlos Sousa/Luis Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer, a 13,9s
Mathias Kahle/Peter Göbel – SAM Mercedes 35 CC, a 13,9s
4º Nuno Matos/Filipe Serra – Despieres Astra Proto, a 21,1s
5º Pedro Grancha/Vitor Jesus – Nissan Off Road, a 25,1s
6º José Gameiro/António Saraiva – Nissan Off Road, a 38,8s
7º Henrique Silva/Rui Gomes – BMW Proto, a 39,0s
8º Nuno Tordo/Marco Santos – Nissan Navarra, a 56,6s
9º Paulo Ferreira/Jorge Monteiro – Toyota Land Cruiser (1º T8), a 56,9s
10º José Dinis Lucas/Luis Tirano – Mitsubishi Pajero DID, a 57,5s
11º Bruno Oliveira/Bruno Fernandes – Mazda BT-50 (1º ELF/Mazda), a 1m00,1s
...
20º Francisco Gil/Filipe Rasteiro – Nissan Navarra (1º T2), a 1m23,4s
...
(46 equipas classificadas)

Classificação Geral Promoção/ClássicosTT (provisória*)


Após SuperEspecial (10 km):
1º António Picarote/Sérgio Santos – Mitsubishi Pajero (1º ProLA), 11m04,4s
2º Jorge Coutinho/José Carlos – Mitsubishi Pajero, a 6,3s
3º Joaquim Gautier/João Santiago – Nissan Terrano II, a 21,5s
...
5º João Oliveira/José Patrício – Nissan Terrano II (1º ProLL), a 29,3s
...
(12 equipas classificadas)

sábado, 16 de abril de 2011

Pedro Grancha foi 5º na Super Especial


Pedro Grancha aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, acompanhado por Vitor Jesus, alcançou esta tarde o 5º tempo absoluto na Super Especial do Ervideira Rali TT, segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

O piloto inscrito pelo Dinis Lucas Consulting Team e assistido pela MRacing está actualmente na 4ª posição do campeonato, tendo somado 13 pontos na Baja Carmim.

“Partir amanhã na quinta posição para a corrida é excelente. Gostaria todavia de ter feito um pouco melhor, mas demorei bastante a encontrar o ritmo. Creio que amanhã, na corrida, tudo será diferente. O carro está excelente, está é uma prova muito interessante e espero conseguir terminar num dos três lugares de pódio”, salientou no final da Super Especial o piloto de Cascais.

Numa organização da Sociedade Artística Reguenguense e com o apoio da Adega Ervideira, a prova alentejana disputa amanhã, na região de Reguengos de Monsaraz, uma dupla passagem por um sector selectivo com 150 quilómetros.

Dinis Lucas Consulting Team no Top 10


• José Dinis Lucas alcançou um tempo entre os dez primeiros
• Mário Dinis Lucas, acidentado, continua em prova

O vice-campeão nacional de todo o terreno, José Dinis Lucas, piloto do Dinis Lucas Consulting Team, aos comandos de um Mitsubishi Pajero DiD, alcançou esta tarde o 10º tempo absoluto na Super Especial do Ervideira Rali TT, segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

“As duas passagens pelo troço correram sem incidentes e um lugar entre os dez primeiros é bom porque nos vai permitir partir, amanhã, para a corrida, separados de dois minutos do carro da frente, o que é uma enorme vantagem face à previsão de muito pó nestas pistas alentejanas” salientou o piloto no final da Super Especial.

Menos feliz foi o seu irmão Mário Dinis Lucas que não conseguiu evitar um acidente, felizmente sem consequências, mas que atrasou bastante a equipa do Mitsubishi Montero T2.

“O carro deu uma volta inteira e ficou um bocado mal tratado, mas felizmente foi só na carroçaria. Perdemos depois algum tempo na ligação para a segunda passagem, porque a ventoínha tinha ficado presa e não poderiamos ir assim para o troço. Amanhã vai ser uma corrida difícil, mas vamos tentar fazer o melhor possível” afirmou Mário Dinis Lucas que aposta, mesmo assim, em alcançar um bom resultado entre os T2.