sábado, 30 de abril de 2011

Elisabete Jacinto é piloto de referência no Rali da Tunísia


• Piloto quer voltar a vencer o NPO Desert Trophy
• Elisabete contribui para um Rali eco-responsável


Já só faltam dois dias para o arranque da 30ª edição do Rali da Tunísia, competição da Taça do Mundo onde a piloto portuguesa, Elisabete Jacinto, é um dos pilotos de referência deste que é o primeiro evento desportivo a realizar-se após a revolução que teve lugar em Janeiro.

Para além de ter vencido o rali da Tunísia na categoria de camiões, Elisabete Jacinto venceu também o NPO Desert Challenge 2010 na mesma categoria facto que quer repetir em 2011. O NPO Desert Challenge é um Troféu criado pela NPO sendo constituído pelas duas provas que esta empresa organiza: Rali da Tunísia e Rali de Marrocos. Em 2010 Hélder Rodrigues venceu nas duas rodas, tendo o russo Leonid Novitskiy triunfado entre os automóveis.

“Ganhar o NPO Desert Challenge vai ser também uma das minhas apostas para 2011 mas, para isso, é preciso ganhar as provas. Essa é a principal meta” declara Elisabete Jacinto.

O Rali da Tunísia que celebra este ano a sua 30ª edição, é uma prova com grandes preocupações ambientais e sociais. Este será um evento "Nature Aproved", onde cada veículo irá compensar as emissões de CO2 calculado com base no consumo real de combustível. Com um donativo de natureza monetária cada equipa contribuirá assim para minimizar também o impacto ambiental da reciclagem de pneus e lubrificantes. A NPO quer que cada participante compreenda os riscos e a necessidade de uma atitude ambientalmente responsável e, em parceria com a MADDA (www.asso-madda.org), financia um programa de plantação de árvores para combater a erosão e desertificação.

“Parece-me uma iniciativa muito positiva da parte da organização promover medidas que visem a preservação de um meio ambiental do que todos gostamos. É um facto que, se queremos utilizar, temos de preservar” refere Elisabete Jacinto.

Com a primeira etapa a ter lugar no dia 1 de Maio, o Rali da Tunísia terá este ano seis etapas que se disputarão como é habitual no sul do país.