domingo, 17 de abril de 2011

Domínio Mitsubishi na volta matinal, com Barbosa à frente de Sousa


Miguel Barbosa e Carlos Sousa entregaram-se a uma luta particular na secção da manhã da 23ª edição do Ervideira Rali TT. Na 1ª volta ao traçado de 152,62 km aqueles dois discutiram entre si a liderança da prova, deixando a uma distância considerável os seus mais directos adversários, o nacional Pedro Grancha e o alemão Mathias Kahle.

Contabilizando os tempos obtidos na SuperEspecial de ontem, Barbosa termina a manhã com 4,9s de vantagem sobre Sousa. Grancha ocupa provisoriamente o último degrau do pódio. Excelente 6ª posição de Paulo Ferreira num T8, tal como o é o 7º lugar absoluto de João Rato, líder do Desafio ELF/Mazda. Carlos Almeida lidera os T2.

A manhã do Ervideira Rali TT resume-se assim:

SS1/CP1 (após 66,70 km)

Terceiro a passar na estrada, mercê da idêntica posição obtida na SuperEspecial da véspera, Carlos Sousa (Mitsubishi Lancer Evolution) começou a manhã por controlar os seus adversários, ganhando 30s a Miguel Barbosa (Mitsubishi Lancer Evolution) e 1m26s a Pedro Grancha (Nissan Off Road). Resolvidos os problemas de transmissão do seu BomCar Serie1 Proto, Ricardo Porém estabelecia o 5º melhor ‘crono’. Estreante na
prova e desconhecedor do terreno, Mathias Kahle (SAM Mercedes 35 CC) começava o dia perdendo 6m22s.

Paulo Ferreira (Toyota Land Cruiser) era, de novo, o mais rápido dos T8, enquanto João Rato e Bruno Oliveira travavam uma luta particular entre as Mazda BT-50 do Desafio ELF/Mazda, separados por 12s. Nos T2 foi Américo Antunes (Mitsubishi Montero) o mais rápido.

No acumulado de hoje e ontem, Carlos Sousa subia ao 1º lugar, nesta fase com 16 segundos de vantagem sobre Barbosa e 1m,37,2s sobre Grancha. Nuno Tordo (Nissan Navarra) era 4º, à frente de Nuno Matos (Despieres Astra Proto) e de Ricardo Porém.

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Ervideira Rali TT 2011 – SS1
Domínio Mitsubishi na volta matinal,
com Barbosa à frente de Sousa
Miguel Barbosa e Carlos Sousa entregaram-se a uma luta particular na
secção da manhã da 23ª edição do Ervideira Rali TT. Na 1ª volta ao traçado
de 152,62 km aqueles dois discutiram entre si a liderança da prova,
deixando a uma distância considerável os seus mais directos adversários, o
nacional Pedro Grancha e o alemão Mathias Kahle.
Contabilizando os tempos obtidos na SuperEspecial de ontem, Barbosa
termina a manhã com 4,9s de vantagem sobre Sousa. Grancha ocupa
provisoriamente o último degrau do pódio. Excelente 6ª posição de Paulo
Ferreira num T8, tal como o é o 7º lugar absoluto de João Rato, líder do
Desafio ELF/Mazda. Carlos Almeida lidera os T2.
A manhã do Ervideira Rali TT resume-se assim:
SS1/CP1 (após 66,70 km)
Terceiro a passar na estrada, mercê da idêntica posição obtida na
SuperEspecial da véspera, Carlos Sousa (Mitsubishi Lancer Evolution)
começou a manhã por controlar os seus adversários, ganhando 30s a
Miguel Barbosa (Mitsubishi Lancer Evolution) e 1m26s a Pedro Grancha
(Nissan Off Road). Resolvidos os problemas de transmissão do seu BomCar
Serie1 Proto, Ricardo Porém estabelecia o 5º melhor ‘crono’. Estreante na
prova e desconhecedor do terreno, Mathias Kahle (SAM Mercedes 35 CC)
começava o dia perdendo 6m22s.
Paulo Ferreira (Toyota Land Cruiser) era, de novo, o mais rápido dos T8,
enquanto João Rato e Bruno Oliveira travavam uma luta particular entre as
Mazda BT-50 do Desafio ELF/Mazda, separados por 12s. Nos T2 foi
Américo Antunes (Mitsubishi Montero) o mais rápido.
No acumulado de hoje e ontem, Carlos Sousa subia ao 1º lugar, nesta fase
com 16 segundos de vantagem sobre Barbosa e 1m,37,2s sobre Grancha.
Nuno Tordo (Nissan Navarra) era 4º, à frente de Nuno Matos (Despieres
Astra Proto) e de Ricardo Porém.

SS1/CP2 (após 131,27 km)

No segundo ponto de passagem Barbosa já recuperava 27s a Sousa, pelo que apenas 3s separavam os seus Mitsubishi Racing Lancer. Grancha era 3º a 2m28s e Kahle rodava já em 4º, já a 7m52s.

Já entre as Mazda BT-50, João Rato passava em 7º absoluto e respirava mais fundo, já que via o seu mais directo adversário, Bruno Oliveira abandonar com a caixa de velocidades partida. Paulo Ferreira e Paulo Sousa (Mitsubishi Pajero) empatavam no melhor tempo entre os T8 e Mário Dinis Lucas (Mitsubishi Montero) era o mais rápido dos T2.

No acumulado da prova, Miguel Barbosa detinha 10,9s de vantagem sobre Sousa. Grancha era 3º, já a 2m50,1s, tendo, por sua vez, mais de 5m de vantagem sobre Kahle. Porém era 5º, já sem a pressão do Astra Proto de Matos.

Final do SS1 (após 162,62 km)

No final da 1ª volta ao traçado e contabilizando também os ‘cronos’ da SuperEspecial
da véspera, o acumulado apresentava Miguel Barbosa/Miguel Ramalho como líderes do Ervideira Rali TT, com 4,9s de vantagem sobre Carlos Sousa/Luis Ramalho. Pedro Grancha/Vitor Jesus eram 3ºs a 4m23,1s dos líderes, seguidos da dupla germânica Mathias Kahle/Peter Göbel, estes a 9m33,9s do 1º lugar, depois de terem perdido
algum tempo com um furo.

José Dinis Lucas/Luis Tirano (Mitsubishi Pajero) subiam a 5ºs, seguidos de Paulo Ferreira/Jorge Monteiro (6º) e João Rato/José Motaco (7º), respectivamente líderes do grupo T8 e do Desafio ELF/Mazda. Nos T2 era Carlos Almeida/Ricardo Mendonça (Nissan Pathfinder) quem liderava.

Para além de Bruno Oliveira e de Nuno Matos, ficaram de fora nesta secção da manhã Nuno Tordo por despiste, Ricardo Porém devido a avaria mecânica e João Pedro Pais (Mazda BT-50), com problemas de travões. Conforme esperado, Lino Carapeta (Bowler) não se apresentou à partida.

A Palavra aos Pilotos


Miguel Barbosa: “Correu tudo bem. Estamos melhores do que em Tavira, fruto de algumas afinações que fizemos na passada 6ª Feira. Perdemos tempo em alguns sítios e ganhámos noutros. A perspectiva para a tarde é de andar porque a vantagem sobre o Carlos é muito curta. Gostaria ainda de tirar o chapeu à organização da prova, nomeadamente por toda a campanha que fez de promoção da prova, conseguindo uma lista de inscritos bastante completa”.

Carlos Sousa: “A manhã correu bem, sem quaisquer problemas, apesar de no início haver muito pó que, sem vento, ficava muito tempo no ar. Não tenho explicação para o tempo que perdi em determinada altura... talvez tenha sido traido pelos tempos que nos foram sendo dados. Vamos ver o que acontece à tarde”.

Pedro Grancha: “Sem quaisquer stresses. Andámos sempre com muito cuidado porque queremos acabar a prova. Estou muito contente com o lugar apesar do carro não estar a 100%, já que há sitios em que a traseira fugia muito. Vamos ver como corre, já que a pista esta muito dura, com muitas valas e pedras soltas”.

João Rato: “Estou muito contente com o resultado que, se calhar, nem esperava nesta fase. Isto apesar de termos tido alguns problemas numa transmissão. Numa determinada altura passámos numa vala com água e ficámos momentaneamente sem travões. Pouco depois tivemos uma pequena saída de estras. Fiquei também espantado com a quantidade de público presente ao longo do percurso”.