segunda-feira, 18 de abril de 2011

Furo impede Carlos Sousa de regressar às vitórias no Ervideira Rali TT


-Piloto de Almada liderava a classificação com mais de 1 minuto de vantagem quando foi obrigado a parar para substituir pneu furado a pouco mais de 80 km do final

Carlos Sousa e Luís Ramalho concluíram hoje a 23ª edição do Ervideira Rali TT na segunda posição da geral, depois de um furo os ter afastado da liderança a pouco mais de 80 km do final. Apesar de tudo, o piloto de Almada voltou a ser o grande animador desta segunda jornada pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, onde manteve intactas as aspirações de vir a conquistar um inédito quinto título nacional no final do ano…

Prejudicados por um furo a pouco mais de 80 km do final, quando seguiam já destacados na liderança da classificação, Carlos Sousa e Luís Ramalho concluíram hoje a 23ª edição do Ervideira Rali TT, a segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2011, no segundo lugar da geral, a pouco mais de 2 minutos da dupla vencedora.

Impondo o ritmo logo desde início, Carlos Sousa garantiu o melhor tempo na primeira de duas passagens pelo setor de 152 km desenhado nas proximidades de Reguengos de Monsaraz, recuperando 3 segundos a Miguel Barbosa e fixando em apenas 11 segundos a diferença para o líder antes da abordagem ao segundo e último setor.

“Começámos bem o dia e chegámos a passar virtualmente pela liderança da corrida, perdendo apenas algum tempo na fase final do troço. Em todo o caso, estava confiante de que era possível recuperar o curto atraso que tínhamos para o Miguel à entrada para o segundo setor”, explicou o piloto.

Com efeito, bastaram pouco mais de 50 km para que Carlos Sousa regressasse uma vez mais ao primeiro lugar e alargasse a sua vantagem para perto de 1 minuto… “Entrámos com um ritmo muito forte e começávamos já a ter o carro do Miguel no horizonte quando… furámos”, contou à chegada a Reguengos de Monsaraz.

“Como se isso não bastasse, perdemos muito tempo a substituir a roda. A jante estava muito quente e o Luís (Ramalho) acabou mesmo por queimar-se numa das mãos. Enfim, são situações que fazem parte da corrida”, lamentou Carlos Sousa, seguro que sem este contratempo poderia ter confirmado facilmente a sua quinta vitória na prova.

“Seja como for, continuámos na corrida ao título e agora até mais próximos da liderança do Campeonato. Esperemos é que à terceira seja mesmo de vez e possa regressar às vitórias já na próxima etapa do calendário”, finalizou o piloto do Mitsubishi Racing Lancer, apontando já ao Rali TT Serras do Norte, agendado para os próximos dias 26 e 26 de Junho.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho Mitsubishi Racing Lancer 4h08m7,1s
2º Carlos Sousa/Luís Ramalho Mitsubishi Racing Lancer a 2m10s
3º Pedro Grancha/Vítor Jesus Nissan Navara Off Road a 11m42,2s
4º J. Dinis Lucas/Luís Tirano Mitsubishi Pajero DiD a 28m34,5s
5º José Gameiro/António Saraiva Nissan Navara Off Road a 41m49,8s
(…)

Campeonato (Após 2 provas): 1º M. Barbosa, 40 pontos; 2º C. SOUSA, 36; 3º P. Grancha, 27; 4º F. Campos, 25; 5ºs J. Dinis Lucas e J. Gameiro, 16.