segunda-feira, 18 de abril de 2011

Miguel Barbosa/Miguel Ramalho garantem 5ª vitória em Reguengos


Miguel Barbosa foi o vencedor da 23ª edição do Ervideira Rali TT, após ter travado intensa luta com Carlos Sousa, testemunhada pelos vários milhares de pessoas que espalharam pelo percurso da prova patrocinada pela Adega Ervideira e organizada pela Sociedade Artística Reguenguense.

Ao longo de cerca de dois terços da prova, os pilotos dos Mitsubishi Racing Lancer entregaram-se a uma luta ao segundo, trocando várias vezes de posição, até que, à passagem em CP4, Sousa surgia 2m30 atrás do seu adversário. Tão grande atraso deveu-se a um furo lento que o obrigaria mesmo a parar, demorando a operação mais do que era suposto. Nessa altura Sousa estava a andar a fundo e já via o pó levantado pelo adversário.

Em face desse percalço, Barbosa passou a gerir a sua vantagem, garantindo a sua 20ª vitória no Nacional de TT, sendo também a 5ª vez que sobe ao lugar mais alto do pódio das provas da S.A.R. Curiosamente, desempatou com Sousa nesse particular.

Atrás deles, Pedro Grancha (Nissan Off Road) seguia a corrida sempre com os olhos postos no pódio, esperando que um ou ambos os seus adversários capitulassem durante a sua luta. No final seria o 3º da geral.

Numa jornada com muitas alterações de posições atrás dos homens do pódio (por despique directo ou por desistências), destacaram-se pela positiva os nomes de José Dinis Lucas (4º) e José Gameiro (5º), tendo este último recuperado nove posições na sua Nissan Off Road, já que ao inicio da tarde era 14º classificado. Apesar de um susto final com caixa de transferências e um furo, João Rato foi um incontestado vencedor do Desafio ELF/Mazda, que opôs as ‘pick-ups’ Mazda BT-50. Chegou a rodar
em 5º, mas viria a terminar no 6º posto.

Paulo Sousa foi 7º e melhor dos T8, à frente de Rui Trindade (8º); Carlos Almeida foi o 9º e melhor dos T2; Mário Raposo que fechou um ‘top-10’ integralmente japonês em termos de viaturas, contabilizando-se 5 Nissan, 4 Mitsubishi e 1 Mazda.

Referência ainda para a estreia de Miguel Campos, um ‘habituée’ dos ralis que terminou esta sua prova de estreia do Nacional de TT na 24ª posição, e para o húngaro Lonyai Pal, organizador da Baja da Hungria, que chegou a ser 9º, mas problemas no último sector relegaram-no para o 17º lugar final.

Paralelamente, registe-se a vitória de Jorge Coutinho/José Carlos (Mitsubishi Pajero) na Promoção, integrando um grupo de pilotos que apenas disputou a fase matinal deste rali TT.

Quanto à organização da prova em si, de acordo com as palavras do seu Director, José Prego, “esta foi uma grande festa de todo-o-terreno”, começou por referir. “Estou particularmente satisfeito pelos elogios que ouvi de toda a gente relativamente ao percurso, às marcações e à totalidade da prova. Fico muito contente por mim e por toda a minha equipa por, uma vez mais, termos feito um bom trabalho, colocado no terreno uma prova cada vez mais reconhecida por todos”.

Adicionalmente à Adega Ervideira como Patrocinador Principal, a presente edição do Ervideira Rali TT contou com o apoio do Crédito Agrícola, Horta da Moura, Grupo Mosqueteiros, Rádio Renascença, Mazda, BomCar, Forum Montijo e Marina de Amieira, das Câmaras Municipais de Reguengos de Monsaraz, Évora e Alandroal e ainda da Junta de Freguesia do Pigeiro.

A tarde do Ervideira Rali TT em resumo
SS2/CP3 (após 219,32 km)

Carlos Sousa passou em CP3 impondo um ritmo mais forte, garantindo então uma vantagem de 41s. Este tempo deu-lhe, provisoriamente, a liderança da prova, ficando com 36s de vantagem sobre o seu ‘rival’ Miguel Barbosa. Pedro Grancha manteve-se isolado em 3º, na secção e após a mesma, vendo mais longe quem o seguia, dado o abandono de Mathias Kahle.

No acumulado e atrás do trio Sousa/Barbosa/Grancha, surgiam José Dinis Lucas, João Rato (o incontestado líder entre as ‘pick-ups’ Mazda) e Paulo Sousa, o novo melhor representante do grupo T8, em Mitsubishi Pajero, depois do muito tempo perdido por Paulo Ferreira neste sector. Nos T2 Carlos Almeida mantinha a 1ª posição.

SS2/CP4 (após 283,89 km)
A passagem em CP2 apresentava Sousa com um atraso de 2m30s face a Barbosa, fruto de um furo lento, cuja mudança de roda lhes custou precioso tempo e a vitória. Atrás deles surgia um cada vez mais sólido Grancha, José Dinis Lucas e um surpreendente José Gameiro, vindo do 14º posto ao início da tarde. João Rato apanhou um susto, perdendo parte da tracção das rodas da frente e caindo dois lugares na geral.

Em face disso, Barbosa assumia, de novo, o comando, com 2m35s de vantagem sobre Sousa, seguidos do restante pelotão, já desfalcado de alguns nomes e reduzido a pouco menos de duas dezenas e meia de participantes, dos cerca de 60 que arrancaram para este rali TT.

Final do SS2 (após 315,24 km)
Gerindo o avanço entretanto conquistado, a dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho limitou o andamento ao essencial, enquanto Carlos Sousa/Luis Ramalho conformavam-se com a sorte e seguravam o 2º lugar, à frente dos satisfeitos Pedro Grancha/Vitor Jesus. A dupla João Rato/José Motaco vencia o Desafio ELF/Mazda, Paulo Sousa os T8 e Carlos Almeida entre os T2.

A palavra aos pilotos
Miguel Barbosa (1º classificado):

“Estou naturalmente satisfeito por, finalmente, voltar às vitórias. Vencemos após uma luta com o Carlos, que esteve sempre muito rápido. Gostei muito das pistas e do traçado escolhido pela organização que também esteve em muito bom plano. Os meus parabéns para eles!”

Carlos Sousa (2º classificado):
“Acabámos por deixar escapar a vitória devido ao furo lento que tivemos, que nos fez parar para trocar o pneu, numa operação em que nos acabámos por queimar com as porcas da roda, pois a temperatura era muito elevada. Temos que dar os parabéns ao Miguel pela vitória, sendo que quanto a nós vamos continuar a tentar ganhar nas próximas provas. Mostrámos que estamos ‘vivos’, não estamos surpreendidos com o que
temos feito porque nos sentimos folgados e com confiança para atacar.
Temos campeonato!”


Pedro Grancha (3º classificado):
“O meu carro é inferior aos Mitsubishi, sendo por isso impossível chegar aos da frente. Assim sendo, para mim este resultado é quase uma vitória. À tarde limitei-me a controlar o andamento em função de quem me seguia. Vou fazer o campeonato todo mas sei que sei que só com o azar dos outros é que poderei fazer melhor”.

João Rato (1º Desafio ELF/Mazda):
“Estou visivelmente muito feliz por esta minha vitória no Desafio ELF/Mazda, mas foi duro, muito duro! Foi muito dura esta secção da tarde, tal como tinha sido a de manhã, com alguns problemas de transmissão. Nesta segunda volta tivemos um furo e problemas com a caixa de transferências, situações que nos fizeram perder algum tempo. Tirando isso, estava muito quente dentro da BT-50”.

Paulo Sousa (1º T8):
“Foi uma prova muito dura e por isso esta é uma vitória muito saborosa. Duas provas, outras tantas vitórias, colocam-nos numa excelente posição no nosso objectivo de revalidação do título. Uma palavra de parabéns aos nossos adversários, que nos deram muita luta, e outra de agradecimento aos nossos preparadores – Prolama – que nos confiaram um carro muito fiável e que nos permite, em cada prova, alcançar esses nossos objectivos”.

Carlos Almeida (1º T2):
“Estou muito satisfeito com a vitória, embora saiba que beneficiámos do abandono de alguns pilotos, mas isso são situações de corrida que também já nos aconteceu no passado. Era, por isso, algo que já esperávamos que pudesse vir a acontecer. Parabéns à organização pela divulgação que fez da prova, já que em todo o lado se falava do Ervideira Rali TT e isso revelou-se através do muito público que assistiu à prova”.

Classificação Geral Final
1º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer (1º T1), em
4h08m07,1s
2º Carlos Sousa/Luis Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer, a 2m10,0s
3º Pedro Grancha/Vitor Jesus – Nissan Off Road, a 11m43,2s
4º José Dinis Lucas/Luis Tirano – Mitsubishi Pajero DID, a 28m34,5s
5º José Gameiro/António Saraiva – Nissan Off Road, a 41m49,8s
6º João Rato/José Motaco – Mazda BT-50 (1º Desafio ELF/Mazda), a 46m55,7s
7º Paulo Sousa/João Santos – Mitsubishi Pajero (1º T8), a 47m07,0s
8º Rui Trindade/Bruno Portugal – Nissan Proto V6, a 48m42,8s
9º Carlos Almeida/Ricardo Mendonça – Nissan Pathfinder (1º T2), a 53m01,1s
10º Mário Raposo/Pedro Cação – Nissan Navarra 4x4, a 54m51,3s
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(27 equipas classificadas)

Classificação Geral Final - Promoção
1º Jorge Coutinho/José Carlos – Mitsubishi Pajero, (1º ProCLA), 2h41m28,7s
2º Vitor Belejo/Sergio Belejo – Nissan Terrano II, a 1m18,3s
3º Paulo Monteiro/Artur Gonçalves – UMM Alter Troféu, a 1m43,1s
4º Edgar Moio/João Penedo – Nissan Terrano II (1º ProNULL), a 12m03,2s
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(9 equipas classificadas)