domingo, 17 de abril de 2011

Miguel Barbosa vence SuperEspecial, Carlos Sousa e Mathias Kahle empatam na 2ª posição


Miguel Barbosa garantiu o menor ‘crono’ no conjunto da dupla passagem pela SuperEspecial da Herdadinha, sector que deu início à 23ª edição do Ervideira Rali TT, num espectáculo testemunhado por muito público. Acompanhado por Miguel Ramalho no interior do Mitsubishi Racing Lancer, Barbosa deixou os seus adversários – as duplas Carlos Sousa/Luis Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer) e Mathias Kahle/Peter Göbel (SAM Mercedes 35 CC) – empatados no 2º posto da geral, a 13,9 segundos, numa curiosa luta ao centésimo de segundo!

Barbosa começou por registar o melhor tempo na primeira volta de 5 km desta SuperEspecial, então com uma vantagem de 9,15 segundos sobre Kahle, surgindo depois Nuno Matos/Filipe Serra (Despieres Astra Proto), a 10,93 segundos. Na segunda volta ao traçado, o piloto da BP Ultimate Vodafone Team voltaria a ser o mais lesto, retirando cerca de 3 segundos ao seu tempo anterior, ao mesmo tempo que se impunha em 2,92 segundos a Carlos Sousa e em 4,84 segundos ao alemão do SAM Mercedes.

“Correu muito bem, pelo que estou satisfeito com o resultado”
, referiu o vencedor da dupla passagem pela SuperEspecial, comentando depois “o prólogo, muito encadeado e com muito espectáculo para o muito público presente”.

Já Carlos Sousa referiu ter adoptado uma estratégia em que “deliberadamente perdi algum tempo, pois amanhã não queria arrancar na frente. Nesta posição é-me mais fácil controlar a prova”. Quanto a Mathias Kahle, o alemão está a apostar na fiabilidade do seu SAM Mercedes 35 CC, um automóvel que “se encontra de acordo com a mais recente regulamentação da FIA para carros de motores aspirados”, referiu.

“Quanto ao prólogo, tudo correu bem, num dia que correu bem e em que consegui um bom tempo. Amanhã quero estar sempre no ‘top-5’ e, se possível, discutir a vitória, embora não conheça o percurso”
.

Por seu turno, a dupla mais rápida entre as viaturas T8 foi Paulo Ferreira/Jorge Monteiro (Toyota Land Cruiser), garantindo cerca de 20 segundos de vantagem face ao seu mais directo adversário. No que se refere ao Desafio Elf/Mazda, os mais lestos aos comandos das ‘pick-ups’ Mazda BT-50 foram Bruno Oliveira/Bruno Fernandes, terminando com apenas 2,6 segundos de vantagem sobre João Rato/José Motaco. Finalmente, Francisco Gil/Filipe Rasteiro (Nissan Navarra) foram os mais rápidos do grupo T2.

Entre os azarados do dia, destaca-se Lino Carapeta, cujos problemas de turbo no seu Bowler QT Wildcat o impediram de alinhar na segunda volta e que o impedem de regressar amanhã; Ricardo Porém viu partir a transmissão do BomCar Serie1 Proto, alinhando na segunda volta com esse ‘handicap’, que o relegou para meio da tabela, obrigando a muito trabalho agora na assistência, para que tudo esteja resolvido para o segundo dia de prova; mais feliz foi Mário Dinis Lucas que se manteve em prova apesar do muito tempo perdido com o capotanço que protagonizou com o seu Mitsubishi Montero.

Registem-se ainda as lideranças de António Picarote/Sérgio Santos (Mitsubishi Pajero) nos TT Clássicos e de João Oliveira/José Patrício (Nissan Terrano II) na Promoção. Milhares de pessoas testemunharam tudo o que se passou no percurso de 5
km – percorrido por duas vezes e com traçado inédito – desenhado junto da Adega Ervideira, o principal patrocinador da prova organizada pela Sociedade Artística Reguenguense, “representante do sucesso e do carinho que a nossa prova continua a grangear entre os adeptos da modalidade e entre os participantes”, referiu José Prego, Director da Prova.

O espectáculo do Ervideira Rali TT 2011 – segunda jornada Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2011 – prossegue amanhã (Domingo, 17 Abril), com a realização da dupla passagem pelo Sector Selectivo de 150 km. A partida do primeiro concorrente está marcada para as 08h00 e a chegada agendada para cerca das 14h30. Nessa altura saber-se-á quem sucede a Lino Carapeta/Rui António na Galeria de Vencedores desta prova de todo-o- terreno da S.A.R.,curiosamente o piloto que, infelizmente, se regista como a primeira baixa da prova.

Acrescente-se que, para além da Adega Ervideira como Patrocinador Principal, o Ervideira Rali TT 2011 conta com o apoio das seguintes entidades: Crédito Agrícola, Horta da Moura, Grupo Mosqueteiros, Rádio Renascença, Mazda, BomCar, Forum Montijo e Marina de Amieira, para além do das Câmaras Municipais de Reguengos de Monsaraz, Évora e Alandroal e da Junta de Freguesia do Pigeiro.

Classificação Geral (provisória*)

Após SuperEspecial (10 km):
1º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer (1º T1), 9m24,1s
2º Carlos Sousa/Luis Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer, a 13,9s
Mathias Kahle/Peter Göbel – SAM Mercedes 35 CC, a 13,9s
4º Nuno Matos/Filipe Serra – Despieres Astra Proto, a 21,1s
5º Pedro Grancha/Vitor Jesus – Nissan Off Road, a 25,1s
6º José Gameiro/António Saraiva – Nissan Off Road, a 38,8s
7º Henrique Silva/Rui Gomes – BMW Proto, a 39,0s
8º Nuno Tordo/Marco Santos – Nissan Navarra, a 56,6s
9º Paulo Ferreira/Jorge Monteiro – Toyota Land Cruiser (1º T8), a 56,9s
10º José Dinis Lucas/Luis Tirano – Mitsubishi Pajero DID, a 57,5s
11º Bruno Oliveira/Bruno Fernandes – Mazda BT-50 (1º ELF/Mazda), a 1m00,1s
...
20º Francisco Gil/Filipe Rasteiro – Nissan Navarra (1º T2), a 1m23,4s
...
(46 equipas classificadas)

Classificação Geral Promoção/ClássicosTT (provisória*)


Após SuperEspecial (10 km):
1º António Picarote/Sérgio Santos – Mitsubishi Pajero (1º ProLA), 11m04,4s
2º Jorge Coutinho/José Carlos – Mitsubishi Pajero, a 6,3s
3º Joaquim Gautier/João Santiago – Nissan Terrano II, a 21,5s
...
5º João Oliveira/José Patrício – Nissan Terrano II (1º ProLL), a 29,3s
...
(12 equipas classificadas)