segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Nuno Matos pronto e confiante para Castelo Branco

Depois de ter garantido a revalidação antecipada do título T8, o piloto da Cetelem Interdoces Team, disputará o Rali TT Famo, liberto de pressão e confiante na obtenção de um bom resultado.

A capital da Beira Baixa recebe nos próximos dias 3 e 4 de Outubro a penúltima prova do CPTT, num total de perto de 300 quilómetros, percorridos numa dupla passagem num sector selectivo de 140 quilómetros a disputar sábado, e da super especial de cerca de 12 quilómetros a disputar na tarde de 6ª-feira. A prova terá o parque de desporto motorizados de Castelo Branco como centro nevrálgico.

“Esta é mais uma das provas de que gostei muito no ano passado, em primeiro lugar porque me traz a recordação da conquista do primeiro título, depois porque é uma prova bem organizada e com pistas encadeadas que são mais adequados ao nosso carro e ao meu estilo de condução, por isso, espero divertir-me tanto quanto o ano passado.”

Mais uma vez o Agrupamento T8 estará muito bem representado em quantidade e qualidade, contando com 11 equipas à partida, num lote de bons carros e pilotos que, de certo, serão mais um dos motivos de interesse desta corrida delineada pela Escuderia de Castelo Branco.

“Resolvidas que estão as contas do campeonato, aproveitaremos para fazer uma prova sem grande preocupação com tempos ou classificações. Este fim-de-semana fizemos um teste com o carro e parece-me estar muito bom. Penso que o problema que tivemos em Beja com o turbo está definitivamente resolvido, por isso, espero poder fazer uma prova sem problemas, liberto da pressão e sem a obrigatoriedade de somar pontos, tentaremos andar rápido e desfrutar ao máximo esta prova.”

Castelo Branco pode decidir


Dez anos depois do seu primeiro e único título absoluto em Todo-o-Terreno, Filipe
Campos tem na próxima deslocação a Castelo Branco a oportunidade de sagrar-se novamente Campeão Nacional de Todo-o-Terreno. Com 11 pontos de vantagem sobre o seu mais directo adversário e 20 pontos ainda em jogo até final do ano, o piloto da X-Raid necessita apenas de vencer ou terminar à frente de Miguel Barbosa para o piloto do Porto se sagrar campeão no Sábado, que é também o último dia de prova. Miguel Barbosa é o único que o poderá evitar e arrastar esta decisão até à última prova do campeonato onde estreará também ele um BMW X3 já na Baja de Portalegre. Também em boa posição para um lugar do pódio estão Miguel Farrajota, Pedro Grancha, Moniz da Maia ou João Ramos, que estarão também atentos a qualquer erro dos dois homens da frente e quem sabe se não poderão haver surpresas.
Também animada está a luta ao nível Agrupamento T2, onde Edgar Condenso
defende a liderança com apenas cinco pontos de vantagem sobre Nelson Clemente. Nuno Matos chega a esta prova já coroado Bicampeão
Nacional do Agrupamento T8, restando-lhe agora provar que o título é mais que merecido, de qualquer das maneiras o piloto de Portalegre terá forte concorrência ao nível do agrupamento onde a vitória poderá ser discutida entre o piloto do Nissan Terrano II e ainda entre Fernando Rito e Henrique Marques que mostrou em Beja que tem andamento não só para os T8's, mas também para um top 10. Neste Rali TT FAMO Castelo Branco disputa-se também a
quarta ronda do Desafio/Elf Mazda, desta vez com um número recorde de sete participantes.
Contando pelo segundo ano consecutivo com o pelotão das motos e dos quads, a nona edição do Rali TT FAMO Castelo Branco será composta por dois dias, iniciando-se sexta-feira à tarde com uma rápida Super Especial (12 km) nos arredores do Parque de Desportos Motorizados, para se completar no sábado com uma dupla passagem por um sector de 140 km, este ano alterado pela Escuderia, numa resposta às solicitações dos pilotos que consideraram demasiado dura a edição anterior.

Para mais informações consulte a nossa barra lateral e clique aqui para consultar a lista de inscritos provisória.

sábado, 27 de setembro de 2008

Por fim Schlesser


A última etapa do AMV Shamrock - Rallye Du Maroc era composta por 168 km cronometrados. Nos automóveis foi dia da consagração do já líder Jean-Louis Schlesser, que apenas não ganhou a primeira e última etapa, que foram ganhas por Leonid Novitskiy, o segundo á geral. Na geral Schlesser acabou o rally com uma vantagem de 22m38s sobre o piloto russo. O terceiro classificado desta etapa foi Delahaye que termina no 5º posto á geral a 8h03m52s do francês. A 4ª posição foi para Etienne Smulevici que com um SMG Buggy ficou a 10h41m43s de Schlesser e em 7º lugar na classificação geral. Jean Nöel Julien foi 5º na etapa e terminou em 4º na geral. Ronan Chabot foi 9º ficando assim entrege o último lugar do pódio e o 1º na categoria T2 ao francês do Toyota. Nos Camiões Bruno Bouey é o vencedor isolado já que Elisabete Jacinto foi obrigada a desistir.Nas motos David Frétigné foi o vencedor do rally com uma vantagem de 23m45s do ex-líder Thierry Bethys. Em 3º Bruno Da Costa que foi tambémo 3º na etapa. Marchini foi o vencedor da etapa e o 4º na geral do rally. Michael Pisano foi 6º na geral enquanto Harite Gabari foi 5º .Nos Quads o vencedor do rally foi Climent Vincent com mais de 3horas de vantagem.
E foi assim mais um Rally bem ao estilo marroquino que termina tendo como vencedores, nos automóveis o francês Jean-Louis Schlesser, nas motas, o também francês David Fretigne, nos camiões Bruno Bouey e por fim nos quads Climent Vincent.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Schlesser é líder


Hoje disputou-se a penúltima etapa do AMV Shamrock - Rallye Du Maroc que era também a mais curta até ao momento mas nem por isso menos dura. Vários pilotos tiveram problemas na dureza do deserto marroquino.
Nos automóveis foi dia de mudança de líder já que Jean-Louis Schlesser venceu a sua 4ª etapa no rali ganhando 28 minutos e 31 segundos a Leonid Novitskiy que perdeu assim o 1º posto para o francês do Buggy, que apenas não ganhou a primeira etapa. Na geral Schlesser tem uma vantagem de 24 minutos e 55 segundos sobre o BMW do russo, o que deixa ainda em aberto o vencedor desta edição do Rali de Marrocos. O terceiro classificado desta etapa foi Delahaye que mantém o seu 5º posto na geral. 4ª posição para Etienne Smulevici que aos comandos de um SMG Buggy ficou a 36 minutos e 25 segundos de Schlesser e mantém também o seu 7º lugar na classificação geral. Jean Nöel Julien foi 5º no dia de hoje e é 4º na geral. Ronan Chabot foi hoje o 6º mantendo assim o confortável 3º posto na geral e 1º do T2.
Nos Camiões Bruno Bouey é líder "sozinho" já que Elisabete Jacinto foi obrigada a desistir estando já de regresso a Portugal.
Nas motos também houve algumas mudanças. David Frétigné foi o vencedor da etapa com uma vantagem de 11 minutos sobre Michel Marchini e de 21 minutos sobre o ex-líder Thierry Bethys. Assim Frétigné assume a liderança com uma vantagem de 10 minutos e 12 segundos sobre Bethys e de 53 minutos sobre Bruno Da Costa que foi o quarto na etapa e é terceiro na geral. Marchini é o 4º. Michael Pisano foi hoje o 5º e é 6º na geral enquanto que Harite Gabari foi hoje o 6º e é 5º na geral.
Nos Quads o vencedor de hoje foi Jean-Christophe Menard, contudo o líder da classificação geral é Climent Vicent com mais de 3 horas e meia de vantagem sobre Menard.
Amanhã disputa-se a 6ª e última etapa que é também a mais curta de todo o rali com apenas uma especial cronómetrada com pouco mais de 158 Km.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O dia de Bruno da Costa


Mais um duro dia no rally marroquino, desta feita com 408 km cronometrados, em que novamente Elisabete Jacinto tem problemas e é forçada a abandonar o dia de hoje, e muitos dos automóveis participantes têm também problemas de navegação.
Nos automóveis nova vitória do francês Jean-Louis Schlesser com 3m30s de vantagem sobre Leonil Novitskiy, com isto a geral mantêm-se igual, apenas muda a diferença entre os dois pilotos da frente que passa agora a ser de apenas 3m36s. O 3º classificado na etapa foi Delahaye perdendo 1h13m50s para o vencedor da etapa. Com este resultado Delahaye consegue ascender á 5ª posição no rally. O 4º classificado na etapa foi o piloto do Toyota Ronan Chabot a 1h14m21s e assim mantém a 3ª posição no rally. Em 5º na etapa ficou o piloto Julian com uma distancia para o vencedor de 2h20m17s, este piloto mantém neste momento a 4ª posição à geral.
Nas motas foi um dia de azar para 2 dos homens da frente, tanto David Fretigne como Michel Marchini perderam-se e deram a vitória da etapa ao piloto Bruno Da Costa que ganha assim perto de 1h19m aos 2 pilotos. Em 2º lugar ficou Harite Gabari a 44s do vencedor, este troca de posição com Frederic Lepan subindo a 5º da geral. Thierry Bethys fez o 3º melhor tempo a 11m36s do vencedor da etapa, este tempo permite-lhe saltar para a liderança do rally seguido de David Fretigne. Em 4º da etapa ficou Sebastien Coet com uma diferença de 41m14s para Da Costa mantendo a sexta posição á geral do rally. O 5º melhor tempo foi assinado por Michael Pisano a 46m47s do piloto mais rápido, este tempo faz com que o piloto suba de 9º para 7º na classificação.
Amanhã segue-se a penúltima etapa do rally com um dia mais curto, contudo os 202 km de especial prometem ser, mais uma vez, bem ao estilo do rally marroquino, durissímos.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Problemas para Elisabete Jacinto


O dia de hoje do Rally Marroquino foi duro e era composto por 300 Km ao cronómetro que trouxeram problemas a alguns pilotos, entre eles a portuguesa Elisabete Jacinto.
O vencedor do dia nos automóveis foi Jean-Louis Schlesser mas com um tempo que não chegou para o francês subir à primeira posição, já que o homem do Buggy Schlesser não ganhou mais do que 5 minutos e 50 segundos ao primeiro classificado na geral e segundo na etapa, Leonid Novitskiy que continua então em primeiro com uma já pequena diferença de 7 minutos e 6 segundos, o que faz prometer que a vitória está longe de estar entregue ao piloto russo da X-Raid. O terceiro do dia foi Régis Delahaye que repetiu assim o resultado de ontem. O homem do MD Buggy subiu assim para a sexta posição na geral. O quarto foi Ronan Chabot que se mantém num confortável 3º posto e 1º T2 á frente de Jean Nöel Julien que foi o 5º no dia de hoje e é assim o 4º na geral. Guillaume Balloy foi apenas o 11º mas beneficiou dos problemas de Elisabete Jacinto para subir a 5º na classificação Geral. Elisabete Jacinto foi hoje vítima de problemas ao nível do motor e da caixa e ainda foi penalizada em 4 horas, o que deixa a piloto do MAN na 13ª posição na geral e no 2º posto dos camiões, ainda que a menos de uma hora de Bruno Bouey que é agora o líder dos "pesos-pesados".
Nas motos Michel Marchini voltou a triunfar com uma vantagem de 2 minutos e 9 segundos para David Frétigné que foi o segundo. Marchini mostrou que poderia lutar pela vitória, não fosse a penalização de 1 hora que lhe foi aplicada no final da primeira etapa, ainda assim o piloto é o 3º na classificação geral a 1 hora do líder David Frétigné. Thierry Bethys voltou a ser 3º e mantém-se na 2ª posição a 46 minutos do líder. Bruno da Costa repetiu também o 4º lugar e mantém-se também na 4ª posição á frente de Frederic Lepan que hoje foi o 7º. Harite Gabari foi hoje o 5º e subiu a 7º na geral.
Amanhã haverá uma etapa um pouco mais longa em relação á do dia de hoje, com 408 Km cronómetrados onde Elisabete Jacinto espera poder recuperar o tempo perdido na etapa de hoje e onde ao luta nos automóveis continuará certamente ao rubro.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Frétigné assume liderança, tudo igual nos automóveis


A etapa de hoje do AMV Shamrock - Rallye du Maroc era composta por duas voltas de cerca de 212 Km que perfaziam no total cerca de 424 Km ao cronómetro. A etapa prometia ser dura, contudo não houve grandes mudanças em termos de classificação.
Nos automóveis foi Jean-Louis Schlesser o vencedor do dia com uma vantagem de 4 minutos e 16 segundos sobre Leonid Novitskiy, vantagem essa que não foi suficiente para liderar a geral e assim Novitskiy mantém o 1º lugar com uma vantagem de quase 13 minutos sobre Schlesser, ainda assim a luta promete ser animada entre o Francês e o Russo da X-Raid. O terceiro classificado na etapa foi Régis Delahaye que subiu a 7º na geral. Jean Nöel Julien em Renault Mégane foi o quarto subindo para 5 da geral a quase 4 horas de Novitskiy. Ronan Chabot fez também uma boa etapa ficando em 5º e mantendo o 3º lugar á geral e o 1º lugar entre a categoria T2. A portuguesa Elisabete Jacinto venceu mais uma etapa nos camiões tendo sido também a 7ª classificada á geral mantendo o 4º lugar á geral e o 1º nos camiões com uma vantagem superior ás 5 horas.
Nas motos houve alteração no líder da prova, já que David Frétigné foi o vencedor da etapa subindo agora ao comando. O piloto francês, que já ontem tinha sido 2º por uma pequena margem, venceu com uma margem de 2 minutos e 53 segundos para Michel Marchini que é agora o terceiro depois de ter sido vítima de uma penalização de 1 hora no dia de ontem, o francês está a pouco mais de uma hora de Frétigné. Thierry Bethys que ontem foi 3º, voltou a repetir o feito, mas beneficiou da penalização de Marchini e é agora o 2º na geral. Bruno da Costa repetiu também o 4º lugar de ontem e é também o 4º na geral a 1 hora e 18 minutos do líder. Michael Pisano foi o 5º no dia de hoje mas foi também penalizado sendo apenas o 9º na geral. Frederic Lepan foi hoje o 7º e é o 5º na geral.
Para amanhã espera-se mais uma dura etapa que começa e termina com uma ligação de 45 Km e tem 300 Km cronómetrados divididos por duas voltas.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Novitskiy para começar, Jacinto lidera


Realizou-se hoje a primeira etapa do AVM Shamrock - Rallye du Maroc que era composta por uma ligação inicial de 54 Km e depois por duas voltas ao crónometro de 128,55 Km acabando o dia com mais uma ligação de 54 Km. Para esta primeira etapa os pilotos contaram com um piso muito variado e típicamente africano.
Leonid Novitskiy começou o rali da melhor maneira ao vencer a primeira etapa, o piloto da X-Raid, que tripula um BMW X3 CC, ganhou já uma boa vantagem para o segundo classificado, Jean-Louis Schlesser que voltou ás corridas neste rali marroquino e começou também com um bom 2º lugar. Ronan Chabot foi o 3º classificado á geral e também o 1º T2, o piloto esta em Marrocos ao volante de um Toyota e também entrou "com o pé direito", ainda assim o piloto francês encontra-se a já mais de 1 hora e 8 minutos de Novitskiy. A surpresa do dia foi Elisabete Jacinto, a portuguesa venceu a etapa nos camiões e foi também a 4ª classificada á geral logo atrás de Chabot. A piloto portuguesa que tripula o MAN mostrou que para além de querer vencer nos camiões, veio também a Marrocos para fazer uma boa classificação á geral, e para já tudo corre de feição à piloto portuguesa que tem já quase 3 horas de vantagem para o segundo camião. O 5º classificado do dia foi Guillaume Balloy ao volante de um Bowler. O francês está a mais de 2 horas e 12 minutos do 1º.
Nas motas foi Michel Marchini o homem do dia vencendo a etapa. O piloto que utiliza uma Yamaha aqui em Marrocos venceu a etapa por apenas 34 centésimas de segundo (!), vantagem essa para David Fretigné que também ao volante de uma Yamaha fez uma boa etapa. A diferença não poderia ser menor. O 3º classificado foi Thierry Bethys numa Honda a mais de 16 minutos. Bruno da Costa foi o quarto e Harite Gabari em Yamaha o 5º.
Para amanhã espera-se mais uma etapa difícil que começa e acaba com 39 Km de ligação e tem pelo meio 2 voltas cronómetradas de 212 Km.

domingo, 21 de setembro de 2008

AMV Shamrock - Rallye du Maroc começa amanhã


Realizaram-se durante o dia de hoje as verificações técnicas e administrativas do AMV Shamrock - Rallye du Maroc que se realizaram no ambiente de alegria e descontração a poucos metros da praia de Laâyoune. Amanhã realiza-se a primeira etapa constituída por 54 km de ligação e por 257 km cronómetrados que serão divididos em duas voltas com um intervalo de 30 minutos entre as duas. A primeira mota irá partir para a etapa as 7h e 15 minutos onde David Frétigné, Thierry Bethys, Michel Marchini e Michaël Pisano irão lutar pela vitória. Nos automóveis os favoritos são Jean-Louis Schlesser, Leonid Novitskiy, Smulevici Etienne, Régis Delahaye, Pascal Boutet e Jean-Noël Julien. Nos camiões está a única portuguesa inscrita, é ela Elisabete Jacinto que é, juntamente com Bruno Bouey, uma das candidatas á vitória. A etapa de amanhã tem o nome de "Dromadaire" onde as sensações estão garantidas com um traçado muito variado, muito Africano, com a incrível paisagem do occidental Sara.

Pode consultar mais informações na nossa barra lateral.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Fotos "Mais TT" do Pax Rally 2008





Aqui ficam fotos do Pax Rally capturadas por Manuel Cordeiro e Luís Marques, clique aqui.

Vídeo do Pax Rally 2008







Vídeo e edição: Luís Marques

Pajero Evolution despediu-se em Portugal

O Pax Rally 2008, que se realizou recentemente em Portugal, foi o palco da despedida do Mitsubishi Pajero Evolution a nível oficial que, depois de tantas alegrias que deu á Mitsubishi, dá agora lugar ao recente Mitsubishi Racing Lancer com um novo motor a gasóleo. A equipa Mitsubishi pretende assim adiantar-se aos seus rivais e fazer história ao ser a primeira vitória de um Diesel num Dakar, para já é esse o objectivo. O Racing Lancer irá estrear-se, por coincidência, também em Portugal que fica assim na história da Mitsubishi ao ser palco da despedida do Pajero e, por outro lado, da estreia do novo Racing Lancer. Este novo carro já foi testado e parece ter muitas vantagens, distingue-se do Pajero principalmente por ter um centro de gravidade mais baixo, uma melhor distribuiçao de massas e ainda por ser mais espaçoso no interior. Os pilotos Nani Roma e Stephan Peterhansel estão muito satisfeitos com os testes realizados e confiantes na vitória para o Dakar 2009.

Aqui ficam as especificações técnicas do Racing Lancer e alguns videos do Pajero Evolution:


domingo, 14 de setembro de 2008

Rúben Faria e Stéphane Peterhansel vencem

A 6ª e derradeira etapa ligava Portimão a Portimão com 68km cronometrados, onde Rúben Faria se consagra e Peterhansel após um acidente de Sainz vence o rally Pax 2008.
Nas motas a etapa foi ganha por Rúben Faria com 1m32s de vantagem para o piloto Brasileiro Zé Hélio que fecha o rally com um bom 2º lugar, em 3º ficou o piloto da KTM/Repsol Marc Coma a 2m05s de desvantagem para o líder, em quarto ficou Cyril Despres a 2m37s de Rúben Faria, em 5º ficou Hélder Rodrigues a 2m39s, logo seguido por Paulo Gonçalves que perdeu para o líder 3m07s, em 6º ficou o francês David Casteu a 3m58s da liderança.
Quanto á geral Rúben Faria ganha a prova com uma vantagem para o 2º classificado, Cyril Despres, de 6m05s, deixa o 3º classificado, Marc Coma, a 7m52s, em 4º ficou Hélder Rodrigues que com regularidade fica a 12m15s da liderança, em 5º vem Paulo Gonçalves, que fez uma excelente actuação neste PAX RALLY 2008, em sexto ficou o vencedor da última prova do DAKAR SERIES David Casteu a uns distantes 26m27s do líder Rúben Faria. Quanto aos outros portugueses Pedro Oliveira consegue-se colocar na 8ª posição, Bianchi Prata em 13º, David Megre em 14º, Paulo Cardoso em 16º, Nuno Santos em 19º, Jorge Cardoso em 20º, Ricardo Pina em 22º, Fernando Sousa(pai) em 28º, Pedro Vargas em 30º, José Henrique em 32º, Fernando Sousa(Filho) em 45º.
Nos automóveis hoje foi a etapa decisiva visto que a distância era curta para manter a 1ª posição, Al-Attiyah vence a etapa de hoje com uma vantagem de 17s para Giniel de Villiers, e 37s para o 3º classificado Luc Alphand, em 4º ficou Joan Roma a 1m do líder da especial, em 5º ficou Chicherit a 1m15s do piloto do Quatar, logo seguido do vencedor da prova Stéphan Peterhansel, quanto ao melhor português nesta etapa foi um surpreendente Ricardo Leal dos Santos.
Á geral Peterhansel ganha o RALLY PAX 2008, com uma vantagem de 16s para Carlos Sainz que perdeu a prova na etapa 6 ao embater, em 3º ficou o piloto Luc Alphand a 1m21s do vencedor da prova, em 4º ficou o piloto da África do Sul Giniel de Villiers a 2m42s do vencedor da prova, em 5º ficou Al-Attiyah, o vencedor da ultima etapa ficou a 5m41s da liderança, em 6º ficou Joan Roma a 12m do vencedor. O melhor português em prova foi Filipe Campos que se colocou no 7º posto a 20m14s do vencedor, em 8º vinha Pedro Grancha a fazer uma excelente prova mas teve problemas e desistiu, sendo assim o 2º melhor português passava a ser Francisco Inocêncio na 11ª posição, em 16º ficou Nuno Inocêncio, em 18º ficou Alejandro Martins, em 19º ficou Alexandre Ré, em 20º ficou Céu Pires de Lima, em 21º ficou Adélio Machado, em 22º ficou José Camilo Martins, em 25ª ficou Alexandra Gameiro, em 27º Ricardo Leal dos Santos, em 28º ficou Mário Lucas, em 29º Pedro Gameiro, em 30º Luís Ferreira, em 31º Francisco Pita, em 32º Nuno Faria, em 34º José Lucas, em 35º Miguel Sousa, em 36º Rui Trindade, em 37º Manuel Rosa, em 38º José Gameiro.
Fotos: Manuel Cordeiro / MaisTT

Faria novamente, Peterhansel vence

A 5ª etapa ligava Alcochete a Portimão, num total de 468km, em que apenas 159 eram cronometrados, foi uma etapa que novamente foi liderada por Rúben Faria, nas motas e Peterhansel nos automóveis.
Nas motas, o piloto mais rápido foi novamente Rúben Faria, logo seguido de Cyril Despres a 45s, a 1m42s colocou-se o piloto espanhol que fica com este tempo em 3º lugar na especial, o 4º lugar foi novamente Paulo Gonçalves a 2m36, este tempo que permite que ele ascenda á 5ª posição á geral, a fechar o top 5 ficou o português Hélder Rodrigues a 3m20s do vencedor da etapa.
Quanto á geral Rúben Faria mantém a posição mais alta do pódio com uma vantagem de 3m28s para o francês Cyril Depres que até aqui ocupa a 2ª posição, em 3º está o piloto Marc Coma a 5m47s do líder, na 4ª posição vem o piloto português Hélder Rodrigues a 9m36s de Rúben, em 5º vem Paulo Gonçalves que tem feito uma excelente exibição, este piloto vem a 23m20s da liderança. Em 6º vem, com uma fraca exibição, David Casteu a uns distantes 23m08s do líder. Quanto aos outros portugueses vem também numa excelente posição Pedro Oliveira que ocupa a 7ª posição, em 11º vem Nuno Mateus, em 13º vem Pedro Bianchi Prata, em 14º vem David Megre, em 16º vem Paulo Cardoso, em 18º vem Nuno Santos, em 20º vem José Cardoso, em 22º vem Ricardo Pina, em 29º vem Fernando Sousa(pai), em 30º vem Pedro Vargas, em 32º vem José Henrique, em 44º, e ultimo da classificação geral vem Fernando Sousa(filho).
Nos automóveis a etapa foi liderada por Mitsubishi, Stephane Peteransel liderou, e deu de vantagem ao seu colega Luc Alphand 1m04s, em 3º ficou o piloto do Quatar, Al-Attiyah, que perdeu 1m49s para o piloto mais rápido, em 4º ficou Carlos Sainz que perdeu 1m50s para o líder, e comprometeu a vitória no rally. Na 5ª posição ficou o piloto da África do Sul Giniel de Viliiers a 2m45s de Peterhansel, o melhor português foi novamente Filipe Campos num bom 6º lugar a 4m36s do Francês.
Quanto á geral Sainz continua na frente, mas agora a uns escassos 31s de vantagem para o piloto da Mitsubishi Peterhansel, em 3º lugar está o francês Luc Alphand a 2m33s do líder, em 4º está Giniel de Villiers a 4m14s do seu colega de equipa, em 5º está Al-Attiyah a 7m30s do líder, o melhor português em prova é Filipe Campos na 7ª posição a 19m22s de Stéphane Peterhansel, logo seguido de Pedro Grancha que está a fazer um excelente Rally. Quanto aos outros portugueses, vem em 12º Francisco Inocêncio, em 17º o seu irmão Nuno Inocêncio, em 18º Adélio Machado, em 19º Alejandro Martins, em 21º Céu Pires de Lima, em 22º Alexandre Ré, em 23º José Camilo Martins, em 26º Alexandra Gameiro, em 29º Leal dos Santos, em 30º Mário Lucas, em 31º Pedro Gameiro, em 32º Luís Ferreira, em 33º Francisco Pita, em 35º Miguel Sousa, em 36º Rui Trindade, em 37º Manuel Rosa, em 38º José Gameiro.
A 6ª etapa e derradeira etapa faz-se de Portimão a Portimão com 68 km cronometrados.
Fotos: Manuel Cordeiro/MaisTT

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Carlos Sainz destaca-se, nova vitoria de Rúben Faria


Hoje o dia foi marcado por duas especiais de 90 km, cada uma, que ligavam Benavente a Alcochete. Mais uma vez os portugueses dominaram nas motas, fazendo mesmo dobradinha na ss3 e na ss4. Nos automóveis quem se destacou pela positiva foi Carlos Sainz, que ganhando as 2 especiais se coloca na frente da classificação geral.

As motas foram mais uma vez dominadas por Rúben Faria que na ss3 deu 40s de vantagem ao piloto português Hélder Rodrigues, logo seguido pelo francês Cyril Despres que perde 1m para o piloto português Rúben Faria. Quem ocupa a 4ª posição, nesta primeira especial do dia, e um surpreendente Paulo Gonçalves que perde apenas 1m46s para o piloto da frente, a 5ª posição é ocupada por Marc Coma que perde assim 2m18 para o primeiro classificado. Na ss4 a historia repetiu-se, com os dois pilotos da Lagos team a liderarem a especial, mas desta feita Hélder perde mais 1m para Rúben Faria, em 3º lugar vem, novamente, Cyril Despres, que perde 1m06s para Rúben Rodrigues, na 4ª posição, e por troca do piloto Paulo Gonçalves está, Marc Coma que perde mais 1m33s para o líder provisório do rally, Paulo Gonçalves fecha o seu dia colocando-se mais uma vez no top 5, desta feita em 5º lugar perdendo 2m22s para Rúben Rodrigues.
Quanto á geral nos 5 primeiros todo se mantém, Rúben Faria em 1º com 2m43s de vantagem para o 2º, que continua a ser o piloto francês da KTM/Red bull Cyril Despres, em 3º continua o espanhol Marc Coma que fica com 4m05s de diferença para o primeiro classificado, em 4º está o piloto Hélder Rodrigues com uma diferença de 6m16s, em 5º está o francês David Casteu a uns distantes 18m39s do líder, segue-se a ele o piloto Paulo Gonçalves a 20m44s de Rúben Faria. Quanto aos outros portugueses um bom rally, na 7ª posição Pedro Oliveira, no 12º lugar Nuno Mateus, em 14º Bianchi Prata, em 15º David Megre, ele que fez hoje uma boa exibição, em 18º Paulo Cardoso, em 19º Nuno Santos, em 21º Jorge Cardoso, em 24º Ricardo Pina, em 30º Fernando Sousa(pai), em 34º Pedro Vargas, em 40º José Henrique e em 47º Fernando Sousa(filho).
Nos automóveis o dia foi dominado pelo piloto Carlos Sainz, que liderou a ss3 e a ss4. Na ss3 Saiz consumou uma vantagem de 48s para um surpreendente 2º lugar de Chicherit, em 3º lugar vem Peterhansel que perdia assim mais 58s para o piloto espanhol, em 4º ficou Giniel de Villiers a 1m de Sainz, a fechar o top 5 ficou Nasser Al-Attiyah a 1m26s do líder. O melhor português na ss3 foi Filipe Campos a 2m43s do 1º classificado. Na ss4 Carlos Sainz volta a ganhar, seguido de Nasser Al-Attiyah a 39s do líder, em 3º ficou Chicherit a 59s de Sainz, na 4ª posição fica Giniel de Villiers a 1m, em 5º e a 1m21s ficou o piloto francês da Mitsubishi Stéphane Peterhansel. Filipe Campos é novamente 8º e o melhor português.
Na geral, após o dia de hoje, Carlos Sainz destacou-se na frente da corrida. Na 2ª posição vem Peterhansel a 2m21s de diferença para Sainz, o 3º lugar é agora ocupado por Giniel de Villiers e por Luc Alphand, Giniel de Villiers que sobe da 6ª posição par a 3ª, estes dois pilotos encontram-se a 3m19s do líder da prova, logo a seguir está o piloto espanhol Joan Roma, que ocupa assim a 5ª posição a 4m50 de Sainz. Azar para Dieter Depping que embateu de frente numa árvore o que acaba por ditar o abandono na prova para o piloto alemão. Quantos aos portugueses, continuam a ser liderados por Filipe Campos que ocupa um bom 7º lugar a 16m36s do líder. Uma excelente actuação por parte de outro português, Pedro Grancha, que ocupa a 8ª posição a 39m19s de Sainz, Francisco Inocêncio ocupa a 11ª posição, em 14º está Nuno Inocêncio que faz equipa com o seu irmão Francisco Inocêncio, em 16º está José Lucas, em 18º está Alejandro Martins, em 20º está Adélio Machado, em 22º está Céu Pires De Lima, em 23º está José Camilo Martins, em 25º está Alexandre Ré, em 26º está Nuno Faria, em 28º está Alexandra Gameiro, em 31º está Ricardo Leal Dos Santos, em 32º está Mário Lucas, em 33º está Luís Ferreira, em 34º está Francisco Pita, em 35º está Pedro Gameiro, em 36º está Miguel Sousa, em 37º Manuel Rosa, em 38º está Rui Trindade.



Amanhã a etapa liga Alcochete a Portimão com 159 km cronometrados.


Fotos: Manuel Cordeiro/Mais TT

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ruben Faria mantém, Alphand e Carlos Sainz partilham a liderança

No segundo dia de prova o PAX Rally 2008 fica ao rubro. A especial ligava Castelo Branco a Benavente com um sector de 199 Km. Com as motas mais uma vez a abrirem a estrada.

Hoje foi o dia do ataque á liderança que pertencia a Rúben Faria. Marc Coma definiu bem a sua estratégia, o ataque, liderando os 199 km de classificativa do dia de hoje, dando 26 segundos ao segundo classificado Cyril Despres e 1 minuto ao melhor português Rúben Faria, este que, mantém a liderança do rally apenas por 14 segundos. Tivemos uma boa actuação por parte dos outros portugueses em prova, ficando Hélder Rodrigues em 4º a 2m50s, logo seguido de Zé Hélio. O piloto brasileiro que ganhou o rally dos sertões 2008 fica a 5m35s do líder, Paulo Gonçalves fez o 6º tempo, em 7º ficou o francês David Casteu que faz uma exibição um pouco abaixo das expectativas
Quanto á geral Rúben Faria mantém a liderança com 14 segundo de vantagem para o segundo classificado Marc Coma, e 37 segundos para o 3º classificado Cyril Despres, logo a seguir vem o segundo melhor português Hélder Rodrigues que fica assim a 4m36s do primeiro classificado. Em 5º lugar está David Casteu a 11m48s, seguido do brasileiro Zé Hélio. Paulo Gonçalces coloca-se em 7º á geral, Pedro Oliveira em 8º, Nuno Mateus em 12º, Bianchi Prata 14º, Paulo Cardoso 16º, David Megre em 18º após receber uma penalização de 41 segundos, Fernando Sousa(filho) 19º, Nuno Santos 20º, Fernando Sousa(pai) 24º, Jorge Cardoso 25º, Ricardo Pina 26º, Pedro Vargas em 37ºe último português.

Quanto aos automóveis Nasser Al-Attiyah que prometia atacar. Atacou liderando o CP1, e o CP2 mas no último sector desceu de posição, dando a liderança da etapa a Peterhansel que ganhou a etapa a 1m54s para Joan Roma. O 3º foi Dieter Depping a 2m16s, 4º foi Nasser Al-Attiyah 2m37s, 5º foi Carlos Sainz a 4m10s, o melhor português foi novamente Filipe Campos que ficou em 9º a 8m31s, numa etapa em que se fizeram sentir as dificuldades, e exemplo disso é que, dos pilotos da frente apenas Luc Alphand e Peterhansel não furaram.
Quanto á geral nos automóveis, após a 2ª etapa, Carlos Sainz e Luc Alphand partilham a liderança do rally, com Peterhansel a apenas 2 segundos dos lideres, Dieter Depping encontra-se em 4º a apenas 31s dos lideres, com o piloto da Mitsubishi Roma a apenas 10s da 4ª posição e o primeiro piloto que se encontra a mais de 1m dos lideres é Giniel de Villiers em 6º a 1m19s, o que para os quilómetros das especiais mostra que este rally promete ser bastante competitivo. Em 7º Nasser Al.Attiyah já a 5minutos dos lideres.
Quantos aos portugueses, Filipe Campos que se encontra na 8ª posição, continua a ser o melhor português no rally, seguido de perto por Pedro Grancha que ocupa a 9ª posição, o 3º melhor portugues é Francisco Inocêncio que ocupa o 14º lugar, José Lucas é 16º, Nuno Inocêncio é 18º, José Camilo Martins é 19º, Céu Pires de Lima que lidera nas senhoras é 21ª, Adélio Machado é 22º, Alexandra Gameiro é 26ª, Nuno Faria é 29º, Alexandre Ré é 30º, Leal dos Santos é 32º, Luís Ferreira, Mário Lucas e Pedro Gameiro ocupam respectivamente 34º, 35º e 36º.

Fotos: Manuel Cordeiro / Mais TT

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Alphand lidera, portugueses dominam nas motos

Decorreu hoje o primeiro dia de prova do PAX Rally 2008. A especial de hoje ligava Lisboa a Castelo Branco com um sector com uma distância de 223 Km. As motos foram as primeiras na estrada onde os portugueses deram mais umas vez nas vistas num terreno que conhecem bem. Rúben Faria foi o vencedor da etapa á frente de Cyril Despres, o piloto da Lagos Sport mostro que está no Rally para discutir os primeiros lugares e demonstrou isso mesmo na etapa de hoje e ganhou uma vantagem de 1 minuto e 12 segundos para Despres e de 1 minuto e 15 segundos para o terceiro classificado Marc Coma. Hélder Rodrigues protagonizou também uma boa etapa ao fazer o 4º tempo a 2 minutos e 46 segundos do seu colega de equipa. David Casteu foi o 5º a 5 minutos e meio. Quanto ao resto dos portugueses boa prova também para Paulo Gonçalves e Pedro Oliveira que foram o 7º e 8º respectivamente. Apesar do bom tempo, Paulo Gonçalves não evitou uma queda que o fez perder algum tempo. David Megre foi 10º, João Rosa 12º, Nuno Mateus 14º, Pedro Bianchi Prata 19º, Jorge Cardoso 20º, Nuno Santos 21º, Paulo Cardoso 22º, Fernando Sousa (filho) 24º, Ricardo Pina 28º, Pedro Vargas 29º, Fernando Sousa (pai) 30º e José Henrique 42º.

Nos automóveis a estrela do dia foi Luc Alphand que, ao volante do Mitsubishi Pajero, venceu a etapa por uma diferença mínima de 2 segundos de vantagem sobre o espanhol, Carlos Sainz. O terceiro classificado foi outro piloto da VolksWagen, Giniel De Villiers, a 53 segundos de Alphand e o quarto foi Dieter Depping, também aos comandos do Race Touareg 2, que ficou a 2 minutos e 26 segundos o homem da Mitsubishi. O segundo Mitsubishi foi Joan Roma na quinta posição a quase 3 minutos do seu colega de equipa. Stephane Peterhansel foi o pior da equipa dos três diamantes ao ser o 6º classificado a mais de 4 minutos de Alphand. O melhor português vem na 7ª posição, é ele Filipe Campos aos comandos do BMW X3CC preparado pela X-Raid que faz aqui um bom tempo sendo o melhor BMW e mostrando que se pode intrometer nas primeiras posições. Nasser Al-Attiyah foi o 8º classificado, o espectacular piloto do Qatar queixou-se de ter escolhido uma má afinação de suspensões e promete atacar nas próximas etapas, o piloto da BMW está a 7 minutos do líder. Pedro Grancha fez também uma excelente etapa terminando na 9ª posição á geral e sendo assim o segundo piloto nacional. Francisco Inocêncio foi o 11º, José Lucas foi 17º, Alexandra Gameiro foi 20ª, Céu Pires de Lima 21ª, José Camilo Martins 22º, Adélio Machado 25º, Nuno Faria 27º, Manuel Rosa 28º, Nuno Inocêncio 29º, Pedro Gameiro 31º, Rui Trindade 33º, Tiago Avelar 35º, Alexandre Ré 36º, Luís Ferreira 38º e Miguel Sousa foi 39º.

Amanhã decorrerá a segunda etapa composta por uma ligação inicial de 43 Km, seguida de 199 Km de especial e acabando com 155 Km de ligação. A etapa liga Castelo Branco a Benavente.

Fotos: Manuel Cordeiro / Mais TT

Galeria de fotos "Mais TT" Montes Alentejanos / Beja 2008



Aqui ficam alguns momentos capturados por Manuel Cordeiro na Baja de Beja / Montes Alentejanos. Clique aqui

Barbosa vence em Beja


Realizou-se no passado fim de semana (dias 6 e 7) a Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos que era constituída por um Prólogo, com uma extensão aproximada de 5900 metros, no Sábado e por 2 Sectores Selectivos no Domingo, um primeiro com 215 Km e o segundo com 95 Km. Miguel Barbosa, com o proto Dessoude, começou bem ao vencer o prólogo com uma vantagem de 3,9 segundos para o segundo classificado, Filipe Campos que tripulou o habitual BMW X3CC. O terceiro classificado foi Pedro Grancha a 12,7 segundos de Miguel Barbosa, o piloto da Nissan Navara queria aqui acabar com todos os azares e tinha tudo para fazer um excelente resultado. Bernardo Moniz da Maia também começou bem ao colocar o seu BMW X3CC na quarta posição e João Ramos foi o 5º, a mais de 13 segundos do primeiro. Na Categoria T2 o vencedor do Prólogo foi Nelson Clemente, no 10º posto absoluto e na Categoria T8 Henrique Marques apareceu com um surpreendente 9º tempo. Domingo começou com o maior dos sectores, com 215 Km, onde Miguel Barbosa partia já com uma penalização de 2 minutos á saída do parque fechado. Assim Filipe Campos aproveitou e atacou a liderança ganhando largos minutos em grande parte do Sector, mas um erro nos cálculos da equipa impediram Filipe Campos de vencer o Sector já que a 40 Km do final o BMW ficou sem gasóleo e entrou no modo de Segurança e no final do sector Miguel Barbosa era o primeiro e Filipe Campos o segundo a quase 35 segundos do 1º. Pedro Grancha vinha também a fazer um boa prova e a prova disso mesmo era o terceiro lugar no final dos 215 Km a mais de 4 minutos de Barbosa. O quarto classificado era Miguel Farrajota que estava também a fazer uma prova magnífica ao volante do DePieres Proto RAV4 e o quinto era Bernardo Moniz da Maia ao volante de um BMW X3. Na Categoria T2 o líder era Francisco Esperto numa Nissan Navara e nos T8 o líder era Henrique Marques que estava a fazer também uma excelente prova, mas que no final do sector partiu o diferencial dianteiro e foi também vítima de um furo, o piloto chegou mesmo a rodar no 5º lugar á geral, mas acabou este primeiro sector em 8º. Á partida para o segundo sector estava ainda tudo em aberto com uma diferença de apenas 35 segundos entre os dois primeiros classificados. Filipe Campos prometia atacar após o azar do primeiro troço, mas definitivamente a sorte não estava do seu lado e o piloto acabaria por furar no ínicio do troço acabando assim por entregar a vitória a Miguel Barbosa. Ainda assim Filipe Campos é o líder do campeonato com 11 pontos de vantagem para Miguel Barbosa. O terceiro classificado foi Miguel Farrajota que beneficiou dos problemas de travões de Pedro Grancha e sobe assim á terceira posição no campeonato. Pedro Grancha foi então o quarto e Bernardo Moniz da Maia o quinto. Francisco Esperto triunfou nos T2 e nos T8 Henrique Marques viria a penalizar 13 minutos, pelo tempo gasto no arranjo do diferencial, e entregaria assim a vitória a Eduardo Rodrigues num Nissan Terrano II. No T2 Edgar Condenso é agora o líder do campeonato e no T8 Nuno Matos sagrou-se já campeão de 2008. A próxima prova disputa-se nos dias 3 e 4 de Outubro em Castelo Branco.

www.maistt.blogspot.com


Olá!
Este é o novo Blogue sobre Todo-o-Terreno criado por dois rapazes, o Luís e o Manuel, que adoram o desporto automóvel e o Todo-o-Terreno em particular. Estes dois jovens pretendem divulgar esta modalidade que adoram e que tem vindo a perder "clientes"! Estes dois jovens, de 16 anos de idade têm a vontade de fazer mais e melhor que aquilo que se tem feito em Portugal na divulgação da modalidade. Não somos profissionais mas prometemos fazer um bom trabalho, incluíndo reportagens das várias provas nacionais e internacionais, fotos, vídeos, entrevistas, etc... Esperamos que gostem do nosso trabalho e aceitamos sugestões para podermos evoluir e fazer cada vez melhor.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Fotografias "MaisTT" 2009

Classificações dos Campeonatos em 2011

Classificações CPTT 09 - T8



Classificações CPTT 09 - T2



Classificações CPTT 09 - T1