segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Novitskiy para começar, Jacinto lidera


Realizou-se hoje a primeira etapa do AVM Shamrock - Rallye du Maroc que era composta por uma ligação inicial de 54 Km e depois por duas voltas ao crónometro de 128,55 Km acabando o dia com mais uma ligação de 54 Km. Para esta primeira etapa os pilotos contaram com um piso muito variado e típicamente africano.
Leonid Novitskiy começou o rali da melhor maneira ao vencer a primeira etapa, o piloto da X-Raid, que tripula um BMW X3 CC, ganhou já uma boa vantagem para o segundo classificado, Jean-Louis Schlesser que voltou ás corridas neste rali marroquino e começou também com um bom 2º lugar. Ronan Chabot foi o 3º classificado á geral e também o 1º T2, o piloto esta em Marrocos ao volante de um Toyota e também entrou "com o pé direito", ainda assim o piloto francês encontra-se a já mais de 1 hora e 8 minutos de Novitskiy. A surpresa do dia foi Elisabete Jacinto, a portuguesa venceu a etapa nos camiões e foi também a 4ª classificada á geral logo atrás de Chabot. A piloto portuguesa que tripula o MAN mostrou que para além de querer vencer nos camiões, veio também a Marrocos para fazer uma boa classificação á geral, e para já tudo corre de feição à piloto portuguesa que tem já quase 3 horas de vantagem para o segundo camião. O 5º classificado do dia foi Guillaume Balloy ao volante de um Bowler. O francês está a mais de 2 horas e 12 minutos do 1º.
Nas motas foi Michel Marchini o homem do dia vencendo a etapa. O piloto que utiliza uma Yamaha aqui em Marrocos venceu a etapa por apenas 34 centésimas de segundo (!), vantagem essa para David Fretigné que também ao volante de uma Yamaha fez uma boa etapa. A diferença não poderia ser menor. O 3º classificado foi Thierry Bethys numa Honda a mais de 16 minutos. Bruno da Costa foi o quarto e Harite Gabari em Yamaha o 5º.
Para amanhã espera-se mais uma etapa difícil que começa e acaba com 39 Km de ligação e tem pelo meio 2 voltas cronómetradas de 212 Km.