quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Alphand lidera, portugueses dominam nas motos

Decorreu hoje o primeiro dia de prova do PAX Rally 2008. A especial de hoje ligava Lisboa a Castelo Branco com um sector com uma distância de 223 Km. As motos foram as primeiras na estrada onde os portugueses deram mais umas vez nas vistas num terreno que conhecem bem. Rúben Faria foi o vencedor da etapa á frente de Cyril Despres, o piloto da Lagos Sport mostro que está no Rally para discutir os primeiros lugares e demonstrou isso mesmo na etapa de hoje e ganhou uma vantagem de 1 minuto e 12 segundos para Despres e de 1 minuto e 15 segundos para o terceiro classificado Marc Coma. Hélder Rodrigues protagonizou também uma boa etapa ao fazer o 4º tempo a 2 minutos e 46 segundos do seu colega de equipa. David Casteu foi o 5º a 5 minutos e meio. Quanto ao resto dos portugueses boa prova também para Paulo Gonçalves e Pedro Oliveira que foram o 7º e 8º respectivamente. Apesar do bom tempo, Paulo Gonçalves não evitou uma queda que o fez perder algum tempo. David Megre foi 10º, João Rosa 12º, Nuno Mateus 14º, Pedro Bianchi Prata 19º, Jorge Cardoso 20º, Nuno Santos 21º, Paulo Cardoso 22º, Fernando Sousa (filho) 24º, Ricardo Pina 28º, Pedro Vargas 29º, Fernando Sousa (pai) 30º e José Henrique 42º.

Nos automóveis a estrela do dia foi Luc Alphand que, ao volante do Mitsubishi Pajero, venceu a etapa por uma diferença mínima de 2 segundos de vantagem sobre o espanhol, Carlos Sainz. O terceiro classificado foi outro piloto da VolksWagen, Giniel De Villiers, a 53 segundos de Alphand e o quarto foi Dieter Depping, também aos comandos do Race Touareg 2, que ficou a 2 minutos e 26 segundos o homem da Mitsubishi. O segundo Mitsubishi foi Joan Roma na quinta posição a quase 3 minutos do seu colega de equipa. Stephane Peterhansel foi o pior da equipa dos três diamantes ao ser o 6º classificado a mais de 4 minutos de Alphand. O melhor português vem na 7ª posição, é ele Filipe Campos aos comandos do BMW X3CC preparado pela X-Raid que faz aqui um bom tempo sendo o melhor BMW e mostrando que se pode intrometer nas primeiras posições. Nasser Al-Attiyah foi o 8º classificado, o espectacular piloto do Qatar queixou-se de ter escolhido uma má afinação de suspensões e promete atacar nas próximas etapas, o piloto da BMW está a 7 minutos do líder. Pedro Grancha fez também uma excelente etapa terminando na 9ª posição á geral e sendo assim o segundo piloto nacional. Francisco Inocêncio foi o 11º, José Lucas foi 17º, Alexandra Gameiro foi 20ª, Céu Pires de Lima 21ª, José Camilo Martins 22º, Adélio Machado 25º, Nuno Faria 27º, Manuel Rosa 28º, Nuno Inocêncio 29º, Pedro Gameiro 31º, Rui Trindade 33º, Tiago Avelar 35º, Alexandre Ré 36º, Luís Ferreira 38º e Miguel Sousa foi 39º.

Amanhã decorrerá a segunda etapa composta por uma ligação inicial de 43 Km, seguida de 199 Km de especial e acabando com 155 Km de ligação. A etapa liga Castelo Branco a Benavente.

Fotos: Manuel Cordeiro / Mais TT