sábado, 31 de março de 2012

Hélder Rodrigues nº1 em Abu Dhabi


• Amanhã terá lugar a Super Especial

Campeão do Mundo em 2011, o piloto da Red Bull Yamaha TMN Team, Hélder Rodrigues, parte amanhã para a Super Especial do Abu Dhabi Desert Challenge ostentando o nº 1 na sua Yamaha. A prova do Médio Oriente dá assim o arranque a mais uma temporada e ao Campeonato do Mundo da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) 2012 e prolonga-se até ao próximo dia 6 de Abril.

Hoje, em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos, tiveram lugar as verificações administrativas e técnicas onde Hélder Rodrigues apresentou a sua nova moto.

“É uma moto muito mais potente que permite curvar com maior facilidade, tem mais estabilidade, enfim, tem tudo para ser melhor. São pormenores que fazem grande diferença, mas esta vai ser a primeira corrida que faço com ela o que implica ter um conjunto de cuidados acrescidos. Vamos tentar andar na frente da corrida, com redobradas cautelas. Acima de tudo, quero ser regular para não comprometer a temporada que vai ser difícil porque quase todos os adversários do Dakar estão aqui”, salienta o piloto da Red Bull Yamaha TMN Team.

O Abu Dhabi Desert Challenge é um dos ralis mais duros do mundo devido à sua grande extensão de zonas de areia e este ano conta com um total de 150 participantes. Durante seis dias os pilotos terão o Deserto Rub’ al-Khali, um dos maiores do mundo, como pano de fundo.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Tudo pronto para a 1ª Expedição ao Montado


- 1ª Expedição ao Montado tem mais um parceiro.
- Previsões do tempo deixam antever excelentes condições.


A menos de 48 horas do ínicio da 1ª Expedição ao Montado, a organização tem praticamente tudo preparado para receber os participantes, e poder proporcionar-lhes uma excelente viagem através das belas florestas de sobreiros do concelho de Coruche.
Uma das situações que poderia de alguma forma incomodar, parece afinal que não se vai verificar. As previsões do tempo mais recentes dão conta da chegada da tão desejada chuva já durante esta noite e durante o dia de amanhã. Para sábado apenas está prevista chuva ao inicio da madrugada e final da tarde, já eventualmente depois do final do passeio. Quer isto dizer, que a confirmarem-se estas previsões, o pó não irá marcar presença, o que será de facto excelente para que os condutores possam disfrutar da condução nas magnificas estradas, e os acompanhantes possam apreciar esta paisagem espetacular em toda a sua plenitude. A previsão de temperaturas a rondar os 20 graus é também um bónus muito bem vindo e que ajudará sem duvida. Resta agora que São Pedro cumpra a sua parte.

Para além dos parceiros que a 1º Expedição já tinha, a Junta de Freguesia de Coruche dicidiu também integrar projecto pioneiro. Assim, em termos institucionais, este será um dos poucos eventos que conseguiu reunir em torno de si a maoria das freguesias do concelho de Coruche, para além do próprio Municipio e algumas das suas instituições. Este é um reforço bem vindo e que irá ajudar a melhorar o acolhimento que iremos dar aos participiantes.

A 1º Expedição ao Montado, foi concebida de forma a que todos os participantes pudessem percorrer a totalidade do percurso sem qualquer problema, não sendo requerida qualquer preparação especifica nas viaturas. Desta forma, as viaturas tipo SUV (Nissan Quashqai, Dacia Duster, BMW X3, BMW X1 entre muitos outros) podem participar sem qualquer problema. No entanto, a organização não se esqueceu daqueles que têm máquinas mais preparadas. Para eles, reservamos a travessia do Sorraia no couço, onde poderão atravessar o rio "esticar os musculos" aos seus carros numa pista em areia. (pista offroad) assinalada no roadbook.

A 1ª Expedição ao Montado, irá partir do Observatório do Sobreiro e da Cortiça (situado na Zona Industrial de Coruche) e irá percorrer mais de 150 Kms de estradas de terra batida, atravessando na primeira fase o espetacular Vale do rio Sorraia, para um pouco depois mergulhar nas florestas de sobreiros.

A 1ª Expedição ao Montado é organizada pela X-Adventure e pelo Todoterreno.pt, e conta com os apoios da Fedima Tyres, da Corticeira Amorim, do Municipio de Coruche, e das Juntas de Freguesia de Fajarda, Couço, Branca, Erra e Coruche.


Programa:
A organização quer deixar uma nota quanto ao programa apresentado a seguir. Este passeio pretende que as pessoas se divirtam, e desfrutem ao máximo desta espetacular viagem. Uma vez que os participantes estarão na posse de um roadbook, são encorajados a parar sempre que assim o entenderem, para tirar fotografias, verem a paisagem, conversarem um pouco uns com outros, o qualquer outro motivo que achem adequado. Estes horários são por isso falíveis, e os diversos pontos de paragem irão sendo ajustados á medida que o passeio for decorrendo.

Agrupamento - A partir das 8h30 (Observatório do Sobreiro e da Cortiça)
Partida do 1º carro - Prevista para as 9h30
Beberete na Fajarda - Previsto para as 10h
Pequeno Almoço na Branca - Previsto para as 10h30
Visita á Escola Museu Salgueiro Maia - Previsto para as 11h
Mata-Bicho (refeição ligeira com caça grelhada) - previsto para as 12h
Visita ás Antas - Previsto para as 13h
Almoço - Previsto para as 14h
Plantação de Sobreiros - Prevista para as 17h00
Lanche - Previsto para as 17h30
Final do Passeio - Chegada a Coruche - Prevista para as 18 horas

Piloto luso-angolano luta pelo pódio em Abu Dhabi


- Rómulo Branco estreia-se em pistas de deserto
- Deserto Rub’ al-Khali é um dos maiores do mundo


Rómulo Branco, acompanhado de João Serôdio, aos comandos de uma Isuzu D Max, vai participar no Abu Dhabi Desert Challenge, competição da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno que, a partir de amanhã e até 6 de Abril, se disputa em pistas dos Emirados Árabes Unidos. O piloto luso-angolano dá assim continuidade ao ambicioso projeto desportivo que traçou para esta temporada de 2012 e cujo objetivo máximo aponta para a conquista da Taça do Mundo, na competição destinada aos concorrentes que utilizam viaturas da Categoria T2.

Apesar de ter sido forçado a abandonar na Baja de Itália, prova que marcou o arranque do campeonato e numa fase daquela corrida em que lutava pela 3º posição, o piloto luso-angolano está confiante e aposta numa boa prestação nesta segunda ronda da Taça do Mundo e que é simultaneamente a primeira de maior coeficiente.

“É a nossa estreia numa prova com estas características. Até agora a nossa experiência resume-se às Bajas, mas sinto-me preparado para enfrentar este desafio. É uma prova longa, dura e difícil, mas não muito exigente do ponto de vista de navegação, o que seria muito mais complicado. A nossa Isuzu já provou estar apta a fazer bons resultados neste tipo de provas e conto com ela para nos ajudar a conseguir uma boa prestação. A concorrência é bastante forte e muito numerosa, mas estamos altamente motivados”
, salienta Rómulo Branco.

O Abu Dhabi Desert Challenge é um dos ralis mais duros do mundo devido à sua grande extensão de zonas de areia e este ano conta com um total de 150 participantes. Durante seis dias os pilotos terão o Deserto Rub’ al-Khali, um dos maiores do mundo, como pano de fundo.

Elisabete Jacinto mais perto do 1º lugar


- Uma 5ª etapa complicada mas proveitosa
- Etapa Maratona irá decidir o triunfo


A dupla Elisabete Jacinto / Sofia Carvalhosa voltou a aproximar-se da liderança do Rallye Aicha des Gazelles, tendo recuperado mais 1,56 quilómetros na tabela de penalizações, que ordena a classificação desta prova, para o par líder da competição.

Após a 5ª etapa, a equipa portuguesa, aos comandos de uma VW Amarok inscrita pela Volkswagen Véhicules Utilitaires, tem agora uma desvantagem de 9,04 km para a formação francesa Carole Montillet/Julie Verdaguer (Buggy Jugand), equipa que comanda desde o segundo dia esta que é a mais importante competição de navegação em todo-o-terreno, exclusivamente destinada a equipas femininas.

A 5ª etapa foi bastante complicada e as duas primeiras classificadas não foram além do 8º e 10º lugar, embora as diferenças não tenham sido significativas.

“Tentámos fazer o percurso cumprindo ao máximo a linha recta ideal para ir de uma bandeira até à seguinte. Isso exige de nós muita observação do terreno e muitos quilómetros palmilhados a pé para confirmar a justeza das nossas opções. No final do dia o esforço acumulado começa a ser desgastante, temos também que gerir muito bem o tempo e criar uma margem de segurança para qualquer eventualidade. Cavar e um pneu que saiu da jante fizeram parte do menu desta etapa”, salientou Elisabete Jacinto.

A sexta e última etapa do Rallye Aicha des Gazelles, entre Mhamid e Foum Zguid apresenta um percurso ideal de 255 quilómetros para um tempo total estimado de 18 horas, nos quais as concorrentes deverão, ao longo de dois dias, passar por uma dezena de pontos indicados pela organização desta 22ª edição do Rallye Aicha des Gazelles.

Hélder Rodrigues quer renovar título mundial


- Primeira etapa do Campeonato do Mundo começa já amanhã

Após uma temporada em que Hélder Rodrigues se sagrou Campeão do Mundo e assegurou o 3º lugar no Dakar Argentina Chile Peru, o piloto da Red Bull Yamaha TMN Team regressa amanhã às competições. O piloto português vai participar no Abu Dhabi Desert Challenge, a primeira prova do Campeonato do Mundo da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), que se realiza nos Emirados Árabes Unidos entre 30 de Março e 6 de Abril.

Hélder Rodrigues quer um bom resultado, por forma a revalidar o título de campeão do mundo. No entanto, o objetivo principal é “andar na frente da corrida com cautela. Obviamente que vou tentar andar depressa e fazer um bom resultado mas, acima de tudo, quero ser regular para não comprometer, logo à partida, o resto da época. Vai ser uma temporada difícil porque os adversários do Dakar vão estar todos lá. No entanto, acredito que consigo ser competitivo porque vou levar uma moto nova, muito mais potente que permite curvar com maior facilidade, tem mais estabilidade, enfim, tem tudo para ser melhor. São pormenores que fazem grande diferença”, explicou o piloto.

O Abu Dhabi Desert Challenge é um dos ralis mais duros do mundo devido à sua grande extensão de zonas de areia e este ano conta com um total de 150 participantes. Durante seis dias os pilotos terão o Deserto Rub’ al-Khali, um dos maiores do mundo, como pano de fundo. Juntamente com Hélder Rodrigues estarão em competição nomes sonantes como Marc Coma, Ruben Faria, Jordi Villadoms e Paulo Gonçalves.

Contagem decrescente para o 30º Raid Transportugal Accenture – Vodafone


• As inscrições encerram já no dia 30 de Março

A menos de um mês para o seu início, o mais antigo passeio de todo-o-terreno realizado em Portugal , conta já com perto de 100 participantes.

O 30º Raid Transportugal conta uma vez mais com o apoio da Accenture e o regresso da Vodafone que, em conjunto, tornaram possível a organização de mais uma edição do primeiro grande evento do Clube Aventura.

A equipa do Clube Aventura, elegeu as planícies e os montados alentejanos para palco desta 30ª edição do Raid Transportugal Accenture - Vodafone, e cerca de 350 km repletos de animação, aventura, história e boa gastronomia.

Equipa X-Rais volta ao deserto


• Three vehicles in the Abu Dhabi Desert Challenge

• In 2011, Abu Dhabi was the venue of the first victory in a MINI ALL4 Racing


Nearly one year ago, Stéphane Peterhansel and Jean-Paul Cottret won the 2011 Abu Dhabi Desert Challenge, thus celebrating the MINI ALL4 Racing’s debut win. And next week, Team X-raid will return to the venue of this major success. From 30th March to 06th April, Khalifa Al Mutaiwei (UAE) / Andreas Schulz (GER) in the MINI ALL4 Racing, Stephan Schott (GER) / Holm Schmidt (GER) in the KS Tools BMW X3 CC and the two Russians Ilya Kuznetsov and Roman Elagin will battle their way across the desert.

For Al Mutaiwei from Dubai who already contested the Baja Italy, the Abu Dhabi Desert Challenge will be the second round of the FIA Cross Country Rally World Cup while it’s the first for Schott and Schmidt. Following their extremely eventful Dakar Rally, the pairing now hopes for securing a better result in the deserts of Abu Dhabi. The Russians Kuznetsov and Elagin who will also race a BMW X3 CC are completing the team line-up.

The Abu Dhabi Desert Challenge is notorious due to its challenging dunes and the extreme heat. Altogether, the competitors have to cover a total of about 2.050 kilometres, 1.519 of them over the course of five special stages.

The X-raid team will travel to Abu Dhabi partly with vehicles adapted to the new regulations. The biggest changes were introduced in the engine area. From this season, the only slightly modified production engines may be used. Another major rule change affects the fuel tanks. According to the new regulations, it must not be placed below the seat and consequently, its capacity had to be reduced.

“Of course, we want to get more points than a few weeks ago in Italy,” underlines X-raid’s managing director Sven Quandt. “On the other hand, it’s the first event we are going to start with the new engine and so, I hope that all the cars will finish the race.”


The FIA Cross Country Rally World Cup calendar:
15th March - Italian Baja
30th March - Abu Dhabi Desert Challenge
15th April - Sealine Cross Country Rally, Qatar
20th July - Baja Espana Aragon
23rd August - Baja Hungary
13th September - Baja Poland
29th September - Pharaons International Cross Country Rally, Egypt
1st November - 26th Baja Portalegre 500, Portugal

Elisabete Jacinto aproxima-se do 1º lugar


- Na 4ª etapa voltou a recuperar para a líder do rali
- Bom resultado dá direito a Operação Stop


Aos comandos de uma VW Amarok, inscrita pela Volkswagen Véhicules Utilitaires, a piloto Elisabete Jacinto, acompanhada de Sofia Carvalhosa, continua a estar em alta na 22ª edição do Rallye Aicha des Gazelles, que se está a disputar em Marrocos. Na 4ª etapa, a dupla portuguesa aproximou-se da líder da prova, a quem recuperou 1,58 quilómetros na tabela de penalizações que ordena a classificação desta que é a mais importante competição de navegação em todo-o-terreno, exclusivamente destinada a equipas femininas.

Menos exigente do ponto de vista de navegação a quarta etapa, com partida e chegada a El Fecht, não proporcionou grandes diferenças, com o 7º lugar da equipa portuguesa a indicar apenas uma desvantagem de 2,45 kms para a dupla vencedora do dia, sendo de destacar que o par português ganhou vantagem tanto à líder - Carole Montillet/Julie Verdaguer (Buggy Jugand) - como à formação terceira classificada, Jeanette James/Florence Pham (VW Amarok).

Nota curiosa para o facto de a equipa portuguesa ter sido, nesta 4ª etapa, alvo de uma “operação stop”:

“Íamos nós na estonteante velocidade de 10km/h quando o carro do Xerife se atravessou à nossa frente exigindo que parássemos. O objectivo era fazer uma pormenorizada revista à procura de um eventual GPS ou outros instrumentos de navegação interditos. O carro e os nossos bolsos foram revistados mas, obviamente, não havia nenhum GPS. Apenas a grande capacidade de navegação da minha Gazela, que continua a fazer um trabalho fantástico, bem como a nossa simpática Amarok, que nos tem permitido executar um percurso quase em linha recta entre controlos, passando por cima de tudo”, salientou Elisabete Jacinto.

Na quinta etapa, o Rallye Aicha des Gazelles regressa a um percurso em linha, que leva a caravana de El Fecht a Mhamid, a jornada que antecede a longa maratona final desta competição.

Video divulgação da 1ª Expedição ao Montado



A 1ª Expedição ao Montado é um passeio de todo o terreno turistico, de grau de dificuldade baixo, acessível a SUV, Jipes, Pick-ups, buggys e Utv's. Não é necessário qualquer preparação especifica nas viaturas.

O passeio realizar-se-á no próximo dia 31 de Março, arrancando do Observatório da Sobreiro e da Cortiça em Coruche, percorrendo depois praticamente todo o concelho de Coruche.
Pela frente estarão 170 kms de estradas e estradões de terra batida que irão percorrer o Vale do Sorraia na fase inicial, mas que depois irão penetrar bem fundo nas florestas de sobreiros.
O programa começa cedo, com uma paragem para um "primeiro" pequeno almoço, na povoação de Fajarda, seguindo-se 20kms depois o "segundo" pequeno almoço, e depois após mais 20 kms, uma paragem na Escola Museu Salgueiro Maia
A primeira paragem mais demorada irá ter lugar ao Km85, para um "Mata Bicho". Será uma refeição ligeira, com carne de caça grelhada, servida em pleno montado, numa antiga escola primária. A caravana depois rumará ao extremo leste do concelho de Coruche para uma visita ás Antas.
O almoço será servido já ao inicio da tarde, na povoação do Couço.
Depois de cruzado o rio Sorraia, a caravana começará a dirigir-se novamente para a sede do concelho. Pelo caminho ainda haverá tempo para mais duas paragens: A 1ª paragem, será de caracter ambientalista, pois os participantes poderão ir plantar o seu proprio sobreiro, contribuindo assim para minimizar a pegada ecológica do evento, e contruibuir para a preservação do Montado. A ultima paragem irá ocorrer um pouco depois, para um pequeno lanche de despedida.
A caravana irá depois rumar á Vila de Coruche, onde irá terminar o passeio.

Este passeio irá ser feito com recurso a um roadbook, e irá percorrer na sua esmagadora maioria, antigas pistas das Bajas 1000 dos anos 90, e também, na sua parte final, troços que já foram do Rali de Portugal.

A 1ª Expedição ao Montado, conta com o apoio da Fedima Tyres, da Corticeira Amorim, do Municipio de Coruche, e das juntas de freguesia de Fajarda, Branca, Couço e Erra.
A organização da 1ª Expedição está a cargo da X-Adventure e do Todoterreno.pt

Dakar Desert Challenge – A Grande Aventura Africana


- Dakar Desert Challenge – de Coruche a Dakar!
- 5000kms - 2 continentes - 5 países
- Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal vão estar na rota do “Dakar Desert Challenge – A Grande Aventura Africana”.


São 5000 kms de evasão e aventura numa expedição sem carácter competitivo, que pretende recriar os grandes momentos do mítico "Rally Paris-Dakar", com custos de participação bastante reduzidos e com a possibilidade de participação de vários tipos de veículos motorizados.

A expedição tem início em Coruche no dia 26 de Dezembro de 2012 e prolonga-se até dia 8 de Janeiro de 2013.

Na bagagem, os participantes devem levar um espírito aventureiro e destemido, e uma enorme vontade de partilhar novas experiências, conhecer e respeitar as tradições e crenças dos povos por onde irá passar esta expedição.

O Dakar Desert Challenge tem também uma vertente solidária. Durante a expedição serão entregues alimentos, medicamentos e material escolar, cedidos pelos apoiantes do projeto. Uma forma de incentivar à partilha, bem como de alertar para as dificuldades com que estes povos da região do Norte de África e África subsaariana se deparam diariamente.

Venha participar nesta grande viagem! A vastidão das paisagens, a descoberta cultural e uma grande dose de aventura, prometem fazer desta expedição uma experiência irrepetível!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Elisabete Jacinto mantém 2º lugar


- Dupla portuguesa foi 3ª na etapa maratona
- Navegação continua excelente e VW Amarok tem superado todos os obstáculos


A dupla portuguesa composta por Elisabete Jacinto e Sofia Carvalhosa, aos comandos de uma das 11 VW Amarok, inscritas pela Volkswagen Véhicules Utilitaires, está a ter um desempenho notável na 22ª edição do Rallye Aicha des Gazelles, a mais importante competição de navegação em todo-o-terreno, exclusivamente destinada a equipas femininas, que se está a disputar em Marrocos.

Na etapa maratona que, ao longo de dois dias, sem bivouac nem assistência, ligou Nejjakh a El Fecht, com passagem pelo famoso cordão de dunas do Erg Chebi, o par português contabilizou 35,35 quilómetros de penalização mais 9,48 que a dupla Carole Montillet/Julie Verdaguer, equipa que, aos comandos de um Buggy Jugand, venceu a etapa e reforçou a liderança da prova. O 3º lugar na etapa da equipa portuguesa a apenas 1,30 kms das segundas classificadas, permitiu manter a segunda posição da classificação geral onde dispõem de uma vantagem de 12,47 kms para as colegas de equipa Jeanette James/Florence Pham e uma desvantagem de 12,17 kms para as líderes da prova.

“A nossa estratégia tem sido a de tentar desviarmo-nos o menos possível do azimute que nos leva de uma baliza à seguinte, tentando superar, com a nossa VW Amarok, todos os obstáculos que se apresentem à nossa frente. Sem pressas, tentando gerir bem o tempo colocado ao nosso dispor, certificamo-nos muito bem de que estamos na linha correcta e tudo tem funcionado bem. A etapa maratona tem a particularidade de sermos obrigadas a parar e pernoitar no local onde estivermos à hora estipulada pela organização e desta vez tivemos a companhia de várias equipas e passamos uma noite divertida e tranquila. Mais para o final da etapa fomos forçadas a cavar durante mais de uma hora e a forçar um pouco o andamento no final. Sem isso talvez pudéssemos ter feito um pouco melhor. Mas a luta pelas primeiras posições está muito acesa”
, salientou Elisabete Jacinto.

A quarta etapa, com partida e chegada a El Fecht, é menos exigente do ponto de vista de navegação e servirá um pouco de repouso para as concorrentes e para as mecânicas das suas máquinas, antes de a caravana do Rallye Aicha des Gazelles se lançar nos três derradeiros dias de prova, que termina com mais uma etapa maratona.

Elisabete Jacinto vence 2ª etapa


• Dupla portuguesa sobe ao 2º lugar da classificação geral
• Adaptação excelente à condução da VW Amarok


Elisabete Jacinto, acompanhada de Sofia Carvalhosa, aos comandos de uma VW Amarok, inscrita pela Volkswagen Véhicules Utilitaires, foi a vencedora da 2ª etapa do Rallye Aicha des Gazelles, que teve partida e chegada a Nejjakh (Marrocos). O par português somou uma penalização de 32,86 pontos, menos 1,85 que a dupla Carole Montillet/Julie Verdaguer, equipa que se apresenta aos comandos de um Buggy Jugand.

Na classificação geral, disputadas que estão as duas primeiras etapas, a dupla francesa, que triunfou na edição de 2011, ocupa a liderança da prova, com uma vantagem de 2,69 pontos sobre a equipa portuguesa. Um excelente início de prova para a única equipa nacional presente, nesta que é a mais importante competição de navegação em todo-o-terreno, exclusivamente destinada a equipas femininas.

“Estou muito satisfeita com este regresso ao Rali das Gazelas. Já não participava na prova desde 2008 e é a primeira vez que o estou a fazer aos comandos de uma viatura 4x4 tradicional. Estou a gostar imenso de pilotar a VW Amarok, que nos tem permitido um desempenho muito bom, mas tenho que, acima de tudo, dar os meus parabéns à minha “gazela” que tem sido brilhante na navegação. Nesta segunda etapa foi necessário tomar opções decisivas e ela esteve sempre bem e isso permitiu-nos vencer e dar um pulo significativo na classificação geral. Agora vamos ter pela frente uma etapa com muita areia, no Erg Chebbi, zona que conheço bastante bem, mas aos comandos do meu camião MAN. Vai ser uma etapa maratona, disputada ao longo de dois dias, sem bivouac para pernoitar, nem assistência ao final do dia. Vai exigir, para além da navegação e da pilotagem, uma gestão muito eficaz do andamento, para conseguirmos efectuar o percurso dentro do tempo e com a menor penalização quilométrica possível”, salientou Elisabete Jacinto.

Para a dupla Elisabete Jacinto/Sofia Carvalhosa, esta é a quarta participação na prova. As duas primeiras foram feitas aos comandos de um Renault Kangoo e em 2008, ano em que a equipa portuguesa participou aos comandos de um camião MAN M2000, a vitória esteve perto. Depois de uma luta intensa com as melhores equipas 4x4, o par luso terminou no 2º lugar absoluto.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Al Rajhi vence Hail Rally na Arábia Saudita com o MINI All4 Racing


- Saudi Arabian Yazeed Al Rajhi and Portugal’s Filipe Palmeiro dominated the rally with their MINI ALL4 Racing

- Superior performance of the X-raid pairing.


In the Hail Rally that ended today, Saudi Arabia’s Yazeed Al Rajhi and his Portuguese navigator Filipe Palmeiro delivered in truly superior style. At the end of the day, the pairing won all the three legs, with their MINI ALL4 Racing. For Al Rajhi, it was the third Hail Rally triumph.

Al Rajhi won the ‘Superspeziale’ on Wednesday and also proved to be invincible in the first special stage on Thursday. So, he started into today’s second and final special stage with a 15-minute lead over the rest of the field – to increase this lead by another nine minutes.

Overall result Hail Rally 2012:

1. Yazeed Al-Rajhi (KSA)/Filipe Palmeiro (POR) Mini All4 Racing 5h 35m 28.0s
2. Thierry Magnaldi (FRA)/Lucas Cruz Senra (ESP) Toyota FJ Cruiser Proto 6h 00m 18.8s
3. Mtair Al-Shammeri (KSA)/Abdullah Al-Shammeri (KSA) Toyota 6h 21m 17.8s
4. Safah Al-Saeedi (KSA)/Mishaal Al-Saeedi (KSA) Nissan 6h 36m 29.2s
5. Abdullah Saeed Bin Hamdan (UAE)/Ali Hassan (UAE) Nissan Patrol 6h 41m 19.9s
6. Ahmed Al-Shaqawi (KSA)/Nooh Buhumaid (UAE) Nissan 6h 44m 37.5s
7. Rajih Al-Shammeri (KSA)/Mubarak Al-Shammeri (KSA) Nissan 6h 48m 12.0s
8. Yayha Al-Helai (UAE)/Khaled Al-Kendi (UAE) Nissan Patrol 6h 59m 40.8s
9. Khalaf Saleh Al-Shammeri (KSA)/Ahmed Said Al-Shammeri (KSA) Mitsubishi 7h 20m 51.1s
10. Farhan Abdullah Al-Shammeri (KSA)/Saleh Al-Shammeri (KSA) Toyota 7h 21m 52.5s

Elisabete Jacinto no Top 10


• 8º lugar na estreia aos comandos da VW Amarok
• Excelente entendimento com Sofia Carvalhosa

Elisabete Jacinto, acompanhada de Sofia Carvalhosa, completou já a 1ª etapa do Rallye Aicha des Gazelles, competição de navegação em todo-o-terreno, exclusivamente feminina, tendo alcançado a 8ª posição entre centena e meia de equipas participantes.

A dupla portuguesa está a participar na prova que se disputa em Marrocos a convite da VW, que colocou à sua disposição uma VW Amarok. Depois de um prólogo cumprido sem falhas, o par Elisabete Jacinto/Sofia Carvalhosa disputou a primeira etapa onde terminou com uma penalização de 12,71 pontos após a passagem correcta por todos os controles. Na primeira posição ficou outra dupla da equipa VW composta pela inglesa Jeanette James navegada pela francesa Florence Pham que terminou a etapa com 6,71 pontos

“Estou a adaptar-me à VW Amarok com que apenas contactei neste rali e a entrosar-me com a Sofia já que a nossa última participação neste Rali das Gazelas foi em 2008. Esta primeira etapa correu-nos bem e acho que vamos conseguir ainda melhorar à medida que formos ganhando ritmo. Gostei bastante da Amarok e estou certa de que nos vamos entender muito bem nos próximos dias”, salientou Elisabete Jacinto, após ter terminado a primeira etapa, que teve partida e chegada a Nejjakh, tal como a etapa que se segue.

Para a dupla Elisabete Jacinto/Sofia Carvalhosa, esta é a quarta participação na prova. As duas primeiras foram feitas aos comandos de um Renault Kangoo e em 2008, ano em que a equipa portuguesa participou aos comandos de um camião MAN M2000, a vitória esteve perto. Depois de uma luta intensa com as melhores equipas 4x4, o par luso terminou no 2º lugar absoluto.

Baralha e dá de novo


O Ervideira Rali TT, a segunda prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CPTT) 2012, será quase como um começar de novo para alguns dos candidatos ao título, que precisam de somar pontos na jornada da Sociedade Artística Reguenguense, isto para não ver Nuno Matos, vencedor ‘nacional’ no Algarve, afastar-se de forma muito significativa.

Tendo em conta os nomes que estão neste momento inscritos no campeonato, comecemos memso por Nuno Matos. O piloto de Portalegre entrou da melhor maneira em 2012, vencendo a primeira prova do ano, podendo agora aproveitar esse facto para gerir um pouco a corrida e sair de Reguengos na frente do Campeonato. Outro forte candidato é, naturalmente, Miguel Barbosa, vencedor da prova já por mais de uma vez, entre as quais a edição 2011 do Ervideira Rali TT. Campeão em título, o piloto do Mitsubishi Racing Lancer é, talvez, o principal favorito, mas também o era na abertura do campeonato e saiu em branco do Algarve.

Outro dos protagonistas e candidato a vencedor da 24ª edição do Ervideira Rali TT é Ricardo Porém. O jovem piloto de Leiria continua a dar mostras de ser dos mais rápidos do pelotão, mas tem tido alguns problemas com a fiabilidade do BMW Proto. Caso lhes consiga escapar, numa prova habitualmente rápida pode ter um forte protagonismo. Igualmente, também Pedro Grancha pode surgir no Alentejo como um “outsider”, esperando um deslize dos teóricos mais fortes. O piloto de Cascais não esteve na abertura da temporada, mas caso marque presença em Reguengos, será seguramente um dos pilotos a seguir com atenção. Já Paulo Graça e João Rato, pelo que se viu na primeira prova do ano, podem ser as surpresas da corrida alentejana, patrocinada pela Adega ERVIDEIRA, tal como Miguel Farrajota, outro dos nomes capazes de surpreender.

Entre as viaturas do agrupamento T2 e tendo em conta os actuais inscritos no Campeonato e a um mês do arranque do Ervideira Rali TT, a luta deverá centrar-se entre Francisco Gil e Nuno Tordo, figuras de topo entre os candidatos. Já nos T8 a luta parece, neste ano, que será mais reduzida em termos de proponentes à vitória, destacando-se os nomes de Luís Ferreira, Tiago Avelar e Vítor Caeiro.

Esta é também a prova que marca o arranque do Desafio Total/Mazda 2012, onde João Rato, o titular do ano passado, e vencedor entre as BT-50 no Ervideira Rali TT de 2011, surge como mais forte candidato. No entanto, num troféu disputado com ‘máquinas’ muito equivalentes em termos de preparação e equilibrado em termos de equipas a bordo, as surpresas podem sempre surgir, mais ainda na jornada de abertura da temporada.


Motos, quads e buggys são a maior novidade em 2012


Grande novidade na edição de 2012 do Ervideira Rali TT é a inclusão das competições organizadas sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal.

Nas duas rodas Mário Patrão entrou a ganhar no Algarve, mas não teve vida fácil, com Luís Teixeira e Rúben Faria a ficarem a menos de minuto e meio do vencedor, com Teixeira a vencer a categoria TT2. Luís Ferreira foi o melhor dos TT1, terminando no quarto posto. Estes prometem ser os protagonistas de uma luta a disputar num terreno que será novo para todos.

Nos quads, Roberto Borrego confirmou o favoritismo e parte no Ervideira Rali TT como favorito, mas terá de ter atenção aos desempenhos de Miguel Rocha e Rafael Acúrcio, havendo ainda que contar com João Vale.

Jorge Monteiro é o grande favorito entre os buggys, mas numa jornada nova para toda a gente, Pedro Almeida, Rui Serpa e António Ferreira podem igualmente sonhar com uma vitória alentejana.

Ervideira Rali TT 2012 de 20 a 22 de Abril

Recorde-se que o Ervideira Rali TT se disputa para as motos, quads e buggys (sob a égide da FMP) nos dias 20 e 21 de Abril (6ª Feira e Sábado) e para automóveis (da FPAK) corre-se entre a tarde de Sábado e o Domingo, dia 22.

O percurso é comum a todas as categorias, contemplando duas voltas cronometradas a um traçado muito competitivo de 150 quilómetros, que o público poderá presenciar em vários pontos mais espectaculares, nomeadamente nas ZEs, sendo precedido pelo prólogo-espectáculo desenhado na Herdadinha, onde se situa a Adega ERVIDEIRA.

Contagem decrescente para o 30º Raid Transportugal Accenture – Vodafone


• As inscrições encerram já no dia 30 de Março

A equipa do Clube Aventura, liderada por Ricardo Megre, elegeu as planícies e os montados alentejanos para palco da 30ª edição do Raid Transportugal Accenture - Vodafone, e cerca de 350 km repletos de animação, aventura, história e boa gastronomia.

A menos de um mês para o seu início, o mais antigo passeio de todo-o-terreno realizado em Portugal volta às pistas fora de estrada nos dias 14 e 15 de Abril.

A cidade de Évora – património da Humanidade, irá acolher, durante dois dias, a caravana do passeio, com passagem pelos concelhos de Redondo, Alandroal, Estremoz, Vila Viçosa, Borba e Portel.

O 30º Raid Transportugal conta uma vez mais com o apoio da Accenture e da Vodafone que, em conjunto, tornaram possível a organização de mais uma edição do primeiro grande evento do Clube Aventura.

quinta-feira, 22 de março de 2012

BPinhão Racing Team começa campeonato a vencer


A equipa Bejense BPinhão Racing Team, festejou o 1º lugar da Promoção na prova de arranque do Campeonato Português de Todo o Terreno 2012,a Baja CARMIM, que teve lugar no passado fim-de-semana em Tavira.

Com um tempo à geral de 4 horas, 18 minutos e 19 segundos, a BPinhão Racing Team, foi não só a mais rápida na classe promoção em que concorre, mas também do que alguns concorrentes de outras classes.

Com um percurso extremamente duro para pilotos e mecânica, exemplo disso, a quantidade de equipas que não chegaram ao final da prova. “No entanto, o esforço de preparação da equipa durante a época de “defeso” na fiabilidade da viatura, veio a comprovar-se frutífera, não sem que, ainda assim a 50km do final da prova tivéssemos apenas tracção traseira” afirmou o piloto Bruno Pinhão.

Nesta prova de estreia não só do campeonato, mas também da equipa “foram plenamente alcançados os objetivos a que nos propusemos e esperamos obter igualmente bons resultados na próxima prova do campeonato”, a Baja Ervideira que irá ter lugar em Reguengos nos dias 21 e 22 de Abril.

Elisabete Jacinto na equipa da VW


• VW convidou Elisabete Jacinto para pilotar uma VW Amarok
• Sofia Carvalhosa será a navegadora
• 4ª participação da dupla portuguesa que em 2008 levou o MAN ao 2º lugar


Elisabete Jacinto está desde hoje a disputar o Rallye Aicha des Gazelles, a mais importante competição de todo-o-terreno exclusivamente destinada a senhoras. O convite partiu da VW que inscreve na prova marroquina 11 VW Amarok, para equipas das mais diversas nacionalidades. Depois da enorme festa em Paris, onde centena e meia de equipas participantes tiveram um acolhimento digno das grandes partidas do Dakar, e dos dias que se seguiram de ligação até Marrocos, o dia de hoje serviu para a realização do prólogo que antecede as seis etapas, duas das quais com dois dias de duração.

Para Elisabete Jacinto, que faz equipa com Sofia Carvalhosa, esta é a quarta participação na prova onde, em 2008, esteve à beira da vitória, tendo colocado o seu MAN na segunda posição absoluta, depois de uma luta intensa com as melhores equipas 4x4. O Rallye Aicha des Gazelles é uma competição de todo o terreno com um formato muito especial. É uma prova essencialmente de navegação, onde a equipa vencedora é aquela que completar o percurso, efetuando uma menor distância, depois de ter passado por todos os pontos de controlo.

“Estou muito satisfeita por regressar ao convívio das Gazelas. É uma prova completamente diferente dos ralis em que habitualmente participo, mas não deixa de ser exigente e muito interessante. Inicialmente era para pilotar a VW Crafter 4Motion, o que seria um desafio ainda mais exigente, mas o projecto ficou adiado para o próximo ano e aqui estou eu aos comandos de uma VW Amarok, que hoje pilotei pela primeira vez em terra e que teve um excelente comportamento. Estou também muito satisfeita com os BF Goodrich que estamos a utilizar, porque nesta prova os pneus têm uma enorme importância” salientou esta tarde Elisabete Jacinto, após ter disputado o prólogo que cumpriu sem qualquer dificuldade.

Carlos Sousa renova ligação com a Great Wall Motors e confirma presença no Dakar de 2013


- Maior construtor automóvel independente da China prolonga vínculo com o piloto português para a próxima edição do rali e confirma a construção de um novo carro de raiz para o Dakar de 2014

- Programa desportivo para este ano será definido no próximo mês de abril, mas deverá incluir a participação em pelo menos uma prova internacional e um mínimo de duas sessões de testes


Depois de em janeiro passado ter superado as melhores expetativas na sua estreia com a Great Wall Motors, garantido a melhor classificação de sempre de um construtor chinês no maior e mais exigente rali do mundo, Carlos Sousa tem já garantida nova participação no Dakar do próximo ano ao volante de um SUV Haval.

Apesar do anterior contrato ser válido apenas para o Dakar 2012, os responsáveis pela Great Wall Motors manifestaram, desde logo, a intenção de prolongar e mesmo reforçar a ligação com o piloto português, confiando-lhe, inclusivamente, o desenvolvimento de um novo e mais evoluído carro que o construtor chinês pretende estrear no rali Dakar de 2014.

“Apesar dos sinais que ia recebendo indicarem que esse seria o caminho, a verdade é que faltava ouvir dos responsáveis da Great Wall quais eram os planos futuros e de que forma o projeto iria evoluir”
, explica Carlos Sousa, na sequência da viagem que realizou à China, no passado mês de fevereiro, para participar numa convenção de concessionários da Great Wall Motors, o maior exportador automóvel da China, atualmente com presença em mais de 120 países do mundo.

“Estive reunido com o presidente da marca e com o responsável pelo departamento de Motorsport. Mais uma vez, fui muito bem recebido e além dos elogios e felicitações pelo resultado conseguido no último Dakar, ficou assente que prolongaríamos a nossa ligação para o próximo Dakar”, revelou o piloto português, já a caminho da sua 14ª presença na prova.

De resto, e tal como era o desejo já manifestado por Carlos Sousa, os responsáveis da Great Wall confirmaram a intenção de desenvolver um projeto ainda mais ambicioso para o Dakar 2014:

“É um objetivo a longo prazo e que passa por construir um novo carro de raiz, algo que seria impossível de concretizar já no próximo ano e num tão curto intervalo de tempo”.

Nesse contexto – prossegue –, “vamos agora apostar em melhorar o carro que levámos ao último Dakar, procurando resolver alguns dos problemas que limitaram a nossa performance, como é o caso, por exemplo, do sobreaquecimento do motor. Pelo menos, teremos agora mais tempo para testar e validar o nosso trabalho, aproveitando também o melhor conhecimento que a equipa tem deste carro ”.

Refira-se, entretanto, que Carlos Sousa viu recentemente confirmada a sua subida ao sexto lugar do último Dakar – o mesmo resultado que já havia conseguido em 2010 –, depois do Tribunal de Apelação da Federação francesa confirmar a exclusão de Robby Gordon da prova sul-americana por irregularidades técnicas detetadas no seu Hummer.

“Era uma situação já esperada por todos, até em face do relatório que tinha sido apresentado pelos comissários que verificaram o seu carro durante o Dakar. É verdade que ganho mais um lugar à geral, mas confesso que não atribuo grande valor a isso... Preferia tê-lo ganho durante a prova! Para a próximo edição, veremos se é possível chegar um pouco mais longe, embora já fosse bom repetir esta classificação”
, concluiu Carlos Sousa, que exibe já um impressionante registo de nove presenças no top-10 em 13 participações no Dakar.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Abandono inesperado quando lideravam entre os portugueses


Ricardo e Manuel Porém aos comandos do BMW Serie 2 Proto, foram forçados a abandonar quando lideravam a classificação das equipas portuguesas logo a seguir ao primeiro CPH do Sector Seletivo da Baja Carmim. Um problema de transmissão – prontamente resolvido pela assistência depois de confirmado o abandono, impediu aquele que poderia ter sido o primeiro bom resultado da época:

Segundo Ricardo Porém “o andamento que vínhamos a impor era bastante cauteloso, como pudemos verificar pelo desgaste dos pneus que foi mínimo nos primeiros 120 Kms. Tudo vinha a correr bem, sempre na defensiva, aproveitando a disponibilidade que a nova eletrónica trouxe ao motor e pilotando no meio da pista, para evitar algum furo, mas de repente, numa subida à saída de uma curva mais apertada, algo se partiu e durante mais de dez quilómetros andámos apenas com tração à frente.

Quando passámos o primeiro CPH, parámos para verificar qual era o problema e resolvemos comunicar a nossa desistência, pois não valia a pena continuarmos a desgastar o material, sem esperanças de conseguirmos manter um andamento que nos permitisse recolher alguns pontos. Agora vamos reparar a avaria e fazer mais testes e preparar tudo para podermos estar na melhor forma, daqui a um mês no Ervideira, que é uma prova de que gosto muito.”


Nova corrida portanto daqui a um mês em terras de Reguengos de Monsaraz, com a equipa a manter a confiança em que as coisas vão mudar em breve e os resultados vão surgir em breve.

João Rato sobe ao pódio na ronda de abertura do CPTT


Apostando na fiabilidade da sua Mazda BT-50, unidade que utilizará, a partir de Abril, no renovado Desafio Total/Mazda 2012, João Rato começou da melhor maneira o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. O vencedor da edição de 2011 da iniciativa da Mazda e da Cepsa Portuguesa aposta este ano, não só na revalidação desse título, como na participação em todas as rondas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, o que lhe pode permitir uma posição de destaque no final do ano. Para já, na Baja Carmim, terminou no 4º lugar absoluto, mas equivalente ao 3º posto entre os concorrentes que marcaram pontos para o CPTT 2012.

Com um lote tão forte de adversários no Algarve, João Rato afirma que “não estava à espera de conseguir terminar no 4º lugar absoluto, ou 3º em termos de campeonato, pois a concorrência era muito forte e dispunha de boas máquinas. No entanto, a prova correu-nos bem, pelo que entrámos com o pé direito em 2012, ano em vamos marcar presença em todas as rondas do campeonato. Assim sendo, os nossos objectivos passam, para além da revalidação do título do Desafio da Mazda, por um lugar entre os cinco primeiros do campeonato absoluto”, começou por referir o piloto da Mazda BT-50.

A prova que abriu a temporada teve uma estrutura diferente do habitual, com 320 quilómetros em linha, o que a tornou “muito dura. Os pisos estavam muito abrasivos e acabámos por furar, o que nos retirou a possibilidade se irmos ao pódio em termos absolutos. Nesta prova estreei também um novo navegador, o Paulo Torres, com uma adaptação que até foi mais rápida do que estava à espera. Ele tem muita experiência e um vasto currículo e isso também facilitou o processo”, acrescentou João Rato.

Naturalmente que o piloto acredita que este resultado “aumenta as nossas responsabilidades. Mas não vamos desviar o nosso foco, que passa primeiro pelo Desafio Total/Mazda. É esse o principal objectivo para 2012. Depois olhamos para o campeonato absoluto e aí a fasquia está colocada nos cinco primeiros”, reforça o piloto da Mazda.

Segue-se, agora, o Ervideira Rali TT, a correr-se nos dias 21 e 22 de Abril no Alentejo, jornada de arranque do Desafio Total/Mazda 2012. As equipas e as pick-up Mazda BT-50 que servem de base ao troféu, fruto de uma regulamentação própria, disputam depois o Rali TT Serras do Norte (em Junho) e as Baja TT Idanha-a-Nova (Setembro) e Portalegre 500 (Novembro), encerrando-se a temporada – como é hábito – com as 24 Horas de Fronteira (Dezembro), jornada que atribui duas pontuações.

O agora denominado Desafio Total/Mazda resulta de uma troca estratégica do nome do patrocinador, para aquela que se mantém como uma iniciativa ímpar no panorama do TT nacional. Sublinha, também, a relevância da parceria de longa data existente entre a Cepsa Portuguesa (que distribui os produtos ELF e Total) e a Mazda Motor de Portugal, numa bem sucedida associação que remonta ao arranque desta competição, em 2008.

Vitória clara de Jorge Monteiro


• Pedro Almeida vence Promoção e é 2º à geral
• Casal António e Dorothee Ferreira em destaque
• Automóveis prejudicaram corrida dos Buggy/UTV


Jorge Monteiro aos comandos de um Polaris XP 900 iniciou a temporada de 2012 tal como tinha terminado a de 2011: vencendo toda a forte concorrência.

O piloto da equipa Formula 95/JL Racing, 2º no prólogo, cedo apanhou o Rage de Rui Serpa (Rage R 140T) quando este começou a ser travado pelos carros mais lentos que tinham partido apenas uma vintena de minutos antes do primeiro Buggy a arrancar para o sector selectivo. Uma saída de estrada do campeão nacional abriu passagem para que Jorge Monteiro passasse a ser o primeiro na pista, numa altura em que (CP1) a liderança pertencia a João Lopes (Polaris).

Mas Jorge Monteiro cedo iria passar para a liderança e até final alargou substancialmente a sua vantagem para o 2º classificado, um surpreendente Pedro Almeida (Nany) o mais rápido de entre os concorrentes do Troféu Nacional de Promoção.

Muita dureza no percurso, agravada pelo facto de os Buggy/UTV serem os concorrentes a passar em último lugar, encontrando a pista já bastante degradada e ainda pela extrema dificuldade em fazerem as ultrapassagens às viaturas 4x4 bastante mais lentas, uma situação que exige ser revista nas próximas corridas, levaram ao abandono de um número significativo de equipas e ao atraso de outras.

Destaque nesta corrida para o casal António e Dorothee Ferreira. O primeiro levou o seu Rage até ao 3º lugar enquanto a senhora terminou no 5º lugar atrás do campeão nacional Rui Serpa vítima de inúmeros problemas ao longo da corrida.

Campeonato Nacional (após a 1ª prova)

1º Jorge Monteiro, 20 pontos; 2º António Ferreira, 17; 3º Rui Serpa, 15; 4º Dorothee Ferreira 13; 5º João Lopes/Bruno Santos, 11; 6º Nuno Ferreira, 10.
Troféu Nacional Promoção (após a 1ª prova)
1º Pedro Almeida, 20; 3º António Brás, 17.

Equipa X-Raid contente com o início da temporada na Taça do Mundo de TT


• Khalifa Al Mutaiwei takes his MINI ALL4 Racing to seventh position in the overall rankings

• This Wednesday, the MINI ALL4 Racing will make its next appearance - in Saudi Arabia


In the Baja Italy – the FIA Cross Country Rally World Cup season opener – Team X-raid delivered on the expected level, with Khalifa Al Mutaiwei from Dubai and his German co-driver Andi Schulz finishing seventh, in the three-day event. Their MINI ALL4 Racing was entered according to the old regulations and therefore, it had to be equipped with a 35mm air restrictor.

In the 10-kilometre ‘Super Speciale’ on Friday afternoon, the pairing came fourth. In the second and third special stages, contested on Saturday, Al Mutaiwei took the MINI ALL4 Racing to fifth and 18th positions. Following a water crossing, the driver from Dubai had been forced to stop for some minutes, thus losing valuable time. On Sunday, however, things once again went according to plan and consequently, the pairing set the fourth and fifth fastest times, in the special stages. At the end of the day, they covered the total distance of about 410 kilometres in 3h 57m 36s to finish seventh.

“Due to the 35mm air restrictor Khalifa had virtually no chance of achieving a better position,” revealed Team Manager Sven Quandt. “Therefore, we can be really happy with this result.”

In just a few days, Team X-raid will have to face the next challenge: from 21st to 23rd March (Wednesday to Friday), Yazeed Al Rajhi (Saudi Arabia) will contest the Hail Baja in Saudi Arabia.

Overall result Baja Italy:
1st V. Vasilyev (RUS) / V. Yevtyeekhov (RUS) – G-Force Proto 3h 47m 13s
2nd P. Van Merkstejn (NED) / E. Chevailler (BEL) – Toyota 3h 47m 50s
3rd B. Novitskyi (UKR)/ T. Kondratiev (UKR) – G-Force Proto 3h 54m 34s

7th K. Al Mutaiwei (UAE) / A. Schulz – MINI ALL4 Racing 3h 57m 36s

The FIA Cross Country Rally World Cup calendar:
15th March - Italian Baja
30th March - Abu Dhabi Desert Challenge
15th April - Sealine Cross Country Rally, Qatar
20th July - Baja Espana Aragon
23rd August - Baja Hungary
13th September - Baja Poland
29th September - Pharaons International Cross Country Rally, Egypt
1st November - 26th Baja Portalegre 500, Portugal

Additional events (tbc):
21st March - Hail Baja, Saudi-Arabia
7th July - Silk Way Rally, Russia
14th October - Rally Morocco

1ª Expedição ao Montado


• 1ª Expedição ao Montado leva “aventureiros” a descobrir as florestas de sobreiros de Coruche

• Sem grandes exigências em requisitos de viatura, a 1ª Expedição ao Montado será acessível a viaturas tipo SUV ou 4x4 tradicionais.


Dia 31 de Março, a região de Coruche, no sul do distrito de Santarém, irá acolher a 1ª Expedição ao Montado, um evento de lazer com uma forte componente turístico cultural, que irá aproveitar as excelentes condições locais para a prática de atividades ao ar livre. Na verdade o Município de Coruche é conhecido como sendo a "Capital Mundial da Cortiça" pois para além deste concelho acolher várias unidades de transformação de cortiça e também o Observatório do Sobreiro e da Cortiça - uma instituição de investigação única na área do montado e da cortiça, é também o maior produtor deste produto natural a nível mundial em termos concelhios devido ás vastas áreas povoadas com as belas florestas de sobreiros que existem no seu território.

A organização decidiu assim subordinar este evento ao montado, pois estas florestas marcam claramente esta região, não só pelo sua importante componente paisagística e ambiental, mas também pela forte ligação do montado ás gentes e tradições locais, e pelos reflexos que essa ligação tem nos mais variados da detalhes vida em Coruche, desde a economia local onde o sobreiro e a cortiça assumem papel de destaque, até aos usos e costumes da região onde se incluem a gastronomia, as tradições culturais e a conhecida hospitalidade dos habitantes desta região vizinha do Alentejo.

1ª Expedição ao Montado irá ter a partida e chegada instalada num local emblemático: O Observatório do Sobreiro e da Cortiça, localizado bem no coração desta região. A partir daqui começará a aventura que irá levar os participantes pela charneca e pela campina do Vale do Sorraia para conhecer as suas gentes, a sua cultura e tradições, visitando lugares únicos ligados entre si pelos caminhos rurais da região.

O percurso escolhido é considerado de dificuldade baixa, de características rolantes permitindo assim alargar o leque de viaturas que podem participar aos modernos SUV 4x4 que cada vez mais povoam as nossas estradas.

Pela frente estarão mais 150 kms de caminhos, na sua maioria estradas de terra batida, que os participantes irão percorrer seguindo as instruções de um roadbook que não só lhes indicará qual o percurso a seguir mas irá ainda indicar quais os pontos de interesse do passeio.

O roadbook servirá também como "guia do desafio" que a organização criou para "apimentar" o evento. Ao longo do trajecto os participantes terão que cumprir pequenas tarefas que deverão registar no referido "guia do desafio" e somarão pontos pelo cumprimentos dessas tarefas. Os participantes que mais pontos recolherem ao longo do percurso serão os vencedores da "1ª Expedição ao Montado".

Para além da viagem pelas florestas de Coruche, os participantes nesta aventura irão parar para tomar pequeno almoço, para um "mata-bicho" de caça, para visitar a Escola Museu Salgueiro Maia e um pouco depois para visitarem as Antas. Mais alguns quilómetros percorridos, e será chegada a hora de uma paragem um pouco mais prolongada para o merecido Almoço. A caravana irá depois começar a viagem de regresso a Coruche, mas pelo caminho irá ainda viver um dos momentos mais simbólicos de toda a expedição: A plantação de Sobreiros. Esta iniciatica, que conta com apoio da Corticeira Amorim, irá permitir aos participantes reduzir a pegada ecológica da Expedição, e deixar literalmente raízes para o futuro, pois não só a plantação irá ser feita num local acessível, como passará a ser ponto de passagem de todas as futuras Expedições ao Montado.

Convidamo-lo assim, a no próximo dia 31 de Março, vir até Coruche, trazendo a familia e os amigos para participar na 1ª Expedição ao Montado. Poderá inscrever-se enviando por email a ficha de inscrição presente no site www.todoterreno.pt ou entregando a ficha na loja X-Adventure em Coruche.

A 1ª Expedição ao Montado conta com o apoio da Fedima Tyres, da Cortiçeira Amorim, do
Municipio de Coruche, da Freguesia do Couço, da Freguesia da Branca, da Freguesia da Fajarda e da Freguesia da Erra.

Todoterreno.pt / X-Adventure

Mário Patrão somou mais uma vitória na Baja CARMIM

Mário Patrão somou mais uma vitória no nacional de todo o terreno. Luís Teixeira foi o segundo, e vencedor entre a classe TT3. O algarvio Ruben Faria fechou o pódio.

Inicialmente a prova foi dominada por António Maio, que imprimiu um ritmo muito forte, e liderava com mais de um minuto de vantagem após o CP1. No entanto, uma queda do piloto da Yamaha YZ, pouco depois do primeiro controlo, deixou Mário Patrão na liderança. O concorrente de Seia foi gradualmente ganhando tempo aos principais adversários, controlando o andamento na parte final para somar a 4ª vitória na prova algarvia.

Luta interessante foi protagonizada por Luís Teixeira e Ruben Faria pelo lugar intermédio do pódio. Os dois concorrentes rodaram muito próximos, chegando a trocar de posições durante a prova. No final, Luís Teixeira levou a melhor sobre Ruben Faria, distando apenas 10,3segundos entre os dois motards. Para além do segundo lugar, Teixeira também ganhou a classe TT3. Luís Ferreira também foi um dos protagonistas da prova, ao rodar no pelotão da frente com a sua Husqvarna TE, acabando no quarto posto e ganhando a classe TT1, a 2m49s do vencedor. No quinto lugar acabou Luís Portela Morais em KTM SX.

Jorge Oliveira venceu a classe reservada aos veteranos, beneficiando também do abandono de Rui Costa. Gonçalo Ludovico foi o melhor da Promoção.


Jorge Monteiro venceu nos Buggys

Jorge Monteiro cedo ficou sem concorrência e levou a Polaris XP à vitória entre os Buggys.

A competição reservada aos buggys ficou decidida no início da prova. Vários abandonos e alguns problemas sentidos entre candidatos a vencedores, possibilitaram a Jorge Monteiro averbar a vitória na categoria. O piloto acabou com mais 17 minutos de vantagem sobre o segundo classificado, obtendo a segunda vitória na prova algarvia.

A alguma distância, Pedro Almeida foi o segundo classificado, e António Ferreira foi o melhor representante das Rage. Problemas sentidos na fase inicial, e que continuaram durante a prova, atiraram Rui Serpa para o quarto posto. Dorothee Ferreira acabou no quinta posto, e melhor representante feminina.

Entres os desistentes, figuravam Sérgio Silva, Avelino Luís, António Estevão e Mário Ferreira.


“Beto” Borrego ganhou com forcing final


Depois de um início complicado, “Beto” Borrego herdou uma vitória ao cair do pano, na categoria dos quads,

“Beto” Borrego, em Yamaha YFZ, faz uma extraordinária recuperação, sucedendo a João Lopes na lista de vencedores de Quads na Baja Carmim. “Miguelito”, em Suzuki LTR, acabou no 2º lugar a mais de dois minutos. Rafael Acúrcio, em CanAm fechou o pódio a 3 minutos e 15 segundos.

Depois de liderar na fase inicial da baja, João Vale abandonou perto do final.

Christian Lavielle dominou Baja CARMIM


A equipa francesa Christian Lavielle e Xavier Panseri, em Proto Dessoude, dominou a edição 2012 da Baja CARMIM. Nuno Matos foi segundo classificado e somou o máximo de pontos para o campeonato de Portugal.

Cedo se apercebeu que ao objetivo de testar da equipa Dessoude na Baja CARMIM, se juntou a vontade de vencer. A penalização de 4 minutos acumulada no prólogo foi anulada rapidamente, e após o abandono de Miguel Barbosa, a equipa francesa saltou para a liderança do rali, para vencer sem contestação.

Nuno Matos, que foi navegado por Filipe Serra, levou o Astra Proto ao segundo posto, a quase quinze minutos do vencedor. Apesar da distância, o piloto de Portalegre estava satisfeito com o resultado, pois foi o primeiro do pelotão do nacional de todo o terreno.

Partindo mais atrás, José Mendes e Carlos Bexiga, fizeram uma prova em recuperação e obteve um inesperado 3º lugar final, com a Mitsubishi L200.

João Rato e Paulo Torres trouxeram a Mazda BT50 ao Algarve e levaram a viatura até ao quarto lugar final. Nuno Tordo e Marco Santos ficaram no quinto posto e venceram a classe T2, com a Nissan Navara, aproveitando a penalização final imposta a Francisco Gil. Vítor Caeiro e Teresa Carona foram os sétimo classificados e venceram a classe T8.

A equipa Bruno Pinhão/José Caetano em Nissan Navara venceu a categoria promoção.

A prova ficou marcada por vários abandonos, entre eles Miguel Barbosa, Ricardo Porém, Paulo Graça e Paulo Ferreira.

Clube Automóvel do Algarve

Foto: Interslide

Rómulo Branco forçado a abandonar


• Motor cedeu apesar dos esforços da equipa
• Piloto confirmou ter andamento para lutar pelo título mundial
• Motor novo para o Abu Dhabi Desert Challenge


Os danos sofridos no cárter da Isuzu D Max pilotada por Rómulo Branco na 2ª etapa da Baja Italia reflectiram-se, infelizmente, hoje e o piloto luso-angolano foi forçado a abandonar com o motor da sua máquina partido.

Apesar da sua equipa de assistência ter trabalhado toda a noite na tentativa de minimizar os estragos causados pela forte pancada que, na etapa de ontem, danificou o cárter da sua máquina, Rómulo Branco, acompanhado de João Serôdio, não conseguiu levar a sua máquina inscrita na Categoria T2 até ao final da corrida.

O piloto estava a manter animado despique com as fortíssimas equipas que, nesta prova de abertura da Taça do Mundo, se inscreveram nesta categoria, tendo confirmado que reúne excelentes condições para levar, como é seu desejo, um título mundial para Angola.

“O que nos aconteceu não foi nada que pudesse ter sido evitado. Nas características desta prova estão estes pisos demolidores aos quais me estava, todavia, a adaptar muito bem. Penso que tivemos pouca sorte, mas sinto que estamos ao nível das melhores equipas que aqui se apresentaram inscritas em T2, algumas das quais vão ser nossos adversários ao longo de todo o mundial, como é o caso da fortíssima equipa brasileira que também foi forçada a abandonar a corrida”
, salientou Rómulo Branco.

Assim que hoje teve acesso ao carro, a equipa de assistência de Rómulo Branco iniciou a desmontagem do motor para, ainda esta noite, lhe ser colocado um totalmente novo e, amanhã, a Isuzu D Max ser embarcada rumo aos Emiratos Árabes Unidos onde, de 30 Março a 6 Abril, prossegue a Taça do Mundo 2012 com a disputa do Abu Dhabi Désert Challenge.

Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva muito perto do êxito


Paulo Graça esteve quase a garantir um resultado fabuloso no seu regresso à competição. Após um ano de paragem, o líder do Oceanotrade Racing Team registou na Baja Carmim um comportamento excelente e uma readaptação muito positiva. A Nissan Navara Off Road chegou a ocupar o terceiro lugar da classificação geral e o 2º entre os concorrentes ao Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

Quando Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva se preparavam para conquistar um resultado muito positivo, a caixa de velocidades da Nissan acabou por partir quando faltavam apenas 53 km para o final de um longo sector de 316 km.

“Esta era uma excelente forma de começar o campeonato. Mas tudo isto faz parte das corridas. Fica para a próxima!... No entanto, já foi muito bom ter aguentado fisicamente este grande teste. Sei que estou pronto para fazer frente às próximas provas”
, afirmou Paulo Graça, que já pensa no Ervideira Rali TT a próxima prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

Nuno Matos garante pontuação máxima no Algarve e lidera Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno


- Batido unicamente pelo francês Christian Lavieille, piloto de Portalegre garantiu na Baja CARMIM a pontuação máxima para as contas do campeonato português, que passa a liderar pela primeira vez na sua carreira

- Apesar de dois furos e uma paragem na primeira Zona de Assistência facultativa, Nuno Matos esteve sempre entre os mais rápidos, garantindo a vitória entre os portugueses por quase 24 minutos de diferença!

- Trata-se já do terceiro pódio absoluto conquistado por Nuno Matos e Filipe Serra nas últimas quatro provas do calendário nacional, após o 3º lugar na Baja TT Oleiros-Proença e a vitória na Baja TT de Idanha-a-Nova, ambas disputadas em setembro do ano passado


Nuno Matos e Filipe Serra começaram da melhor maneira a sua participação na temporada desportiva de 2012, assegurando este domingo, em Tavira, os 25 pontos da vitória na Baja CARMIM, a primeira de seis provas que compõem o calendário oficial do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Apesar do primeiro lugar na prova ter pertencido a Christian Lavieille, a verdade é que o resultado do piloto francês em nada interfere nas contas do campeonato português, pelo que Nuno Matos e Filipe Serra deixam o Algarve como líderes da tabela absoluta de Pilotos e Navegadores, num resultado que abre excelentes perspetivas à dupla de Portalegre neste segundo ano de presença na principal categoria do todo-o-terreno nacional.

“É um 2º lugar que sabe a vitória e que nos coloca, desde já, com uma vantagem importante face aos nossos principais adversários na luta pelo título nacional. É claro que ainda faltam mais cinco provas para o final do campeonato e que muita coisa pode ainda acontecer… Mas é óbvio que saio daqui muito satisfeito, não só pelo resultado mas, sobretudo, pela inequívoca demonstração de fiabilidade do nosso Astra Proto, logo numa prova tão longa e exigente como esta”, afirmou Nuno Matos à chegada ao pódio em Tavira, após quase 320 km de um longo e duro Setor Seletivo

Depois de ontem ter fechado o primeiro de competição na liderança da corrida, com uma curta vantagem de 12,3 segundos sobre o segundo classificado, o piloto do Astra Proto acabou por ter hoje um início de prova bastante difícil, resultado de dois furos praticamente consecutivos nos 70 km iniciais, numa altura em que piloto procurava forçar o ritmo para minimizar a paragem que tinha planeado cumprir na primeira Zona de Assistência (km 76).

Apesar do muito tempo perdido com estas três paragens, a verdade é que Nuno Matos nunca deixou de ser um dos mais rápidos em pista, beneficiando depois de ter pneus novos montados no seu Astra Proto para atacar a fundo na segunda metade do percurso e rapidamente colocar-se na vice-liderança, já a salvo de qualquer aproximação por parte do seu perseguidor mais direto.

“Logo que passámos para a frente da classificação dos portugueses, assumimos que não valeria a pena arriscar tudo para recuperar algum terreno para o Christian Lavieille. É verdade que ainda chegámos a ganhar-lhe algum tempo a meio do percurso, mas como ele não interferia para as contas do campeonato, preferimos salvaguardar o nosso 2º lugar e garantir os 25 pontos no final”
, justificou Nuno Matos, cuja maior dificuldade nos quilómetros finais foi mesmo encontrar o ritmo certo para não perder a concentração e evitar qualquer percalço que comprometesse o resultado.

“Se pensarmos que há ano um desistimos nesta mesma baja logo na Super Especial, é evidente que só podemos sair daqui satisfeitos com este resultado, que valida todo o trabalho de desenvolvimento que realizámos ao longo da pré-época. Além de sentir-me mais rápido, sinto agora outra confiança no carro e um prazer ainda maior na sua condução. Enfim, posso assegurar que diverti-me bastante nesta prova”, concluiu Nuno Matos, que parte agora para o Ervideira Rali TT (21 a 22 de abril) determinado em defender a liderança de um dos mais competitivos campeonatos de TT da Europa.

A título de curiosidade, refira-se que esta primeira prova do CPTT foi dominada em toda a linha por pilotos de Portalegre, já que além da vitória de Nuno Matos em termos absolutos, também Francisco Gil e Vítor Caeiro garantiram o triunfo respetivamente nas categorias T2 e T8.

Miguel Barbosa abandona


Depois de um auspicioso arranque na tarde de ontem, a defesa do título de campeão nacional não correu da melhor maneira a Miguel Barbosa, que se viu impossibilitado de terminar a prova, em consequência de uma falha de motor no seu Racing Lancer.

Largando na frente do pelotão, Miguel Barbosa sabia que hoje teria pela frente uma dura tarefa, em parte também devido à penalização de cinco minutos que lhe havia sido imposta no final do dia de ontem. A verdade é que o piloto da equipa BP Ultimate Vodafone estava apostado em atacar para anular o castigo e tentar garantir o triunfo.

Nos primeiros quilómetros da etapa o ritmo encontrado era o melhor e a dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa encontrava-se a ganhar a tempo aos demais adversários, porém “o motor de repente deixou de funcionar e não conseguimos voltar à estada. Estávamos a andar bem, num ritmo forte, mas sem exageros. Não sabemos o que terá acontecido e a verdade é que não tivemos nenhum sinal anterior de aviso. Num momento esta tudo bem e de repente, silêncio total. É inglório pelo facto de termos testado imenso e sem problema algum... Ainda no dia antes da prova fizemos um Shakedown de mais de cem quilómetros que nos deixou a todos muito confiantes”, afirmou Miguel Barbosa.

O piloto acrescentou que ”a minha equipa técnica tem agora que tentar encontrar a causa desta crise e fazer com que não se repita para que possamos estar na máxima força já dentro de um mês no Ervideira Rali TT”.

Gorada a hipótese de vencer em Tavira, a equipa BP Ultimate Vodafone vai agora apontar baterias para Reguengos de Monsaraz, que acolhe a próxima ronda do CPTT, entre os dias 20 e 22 de Abril.

Rui Serpa foi o mais rápido no prólogo


• Piloto do Rage defende título conquistado em 2011
• Três Polaris nos lugares imediatos
• Pedro Almeida o mais rápido da Categoria Promoção


Rui Serpa aos comandos de um Rage R 140T foi o mais rápido no prólogo da Baja Carmim a etapa inaugural do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que até amanhã se está a disputar no Algarve

O Campeão Nacional gastou menos 21,1 segundos que Jorge Monteiro (Polaris) no somatório das duas passagens pelo traçado escolhido pelo Clube Automóvel do Algarve para esta etapa prólogo.

Na terceira posição colocou-se o Polaris de João Lopes, piloto que por diversas vezes se sagrou Campeão Nacional de Quads e que este ano optou por competir nesta nova disciplina.

Entre os concorrentes do Troféu Nacional de Promoção o mais rápido foi Pedro Almeida num Nany que se superiorizou a Gonçalo Porelo e a Sérgio Brás.

A competição prossegue hoje com a disputa de um sector selectivo com mais de duzentos quilómetros.

Campeonato Nacional 2011

Absoluto: 1º Rui Serpa, 131 pontos; 2º Manuel Agonia, 98; 3º Sérgio Silva, 96; 4º Jorge Monteiro, 91;
Buggy 1: 1º Luís Ramalho, 147 pontos; 2º Pedro Almeida, 110; 3º António Brás, 88; 4º Gonçalo Porelo, 65.
UTV 1: 1º José Denis/Luís Santos, 138 pontos; 2º Carlos Miranda, 88; 3º Mário Ferreira, 63.
UTV 2: 1º Rui Serpa, 134 pontos; 2º Jorge Monteiro, 93; 3º Tiago Cunha, 93; 4º Sérgio Silva, 76.
Open: 1º Manuel Agonia, 125 pontos, 2º Márcio Estêvão, 62; 3º Jorge Branco, 44; 4º António Ferreira, 22.

Rómulo Branco continua em 4º lugar


• Muita pedra tem sido um travão para ataque de Rómulo Branco
• Cárter danificado travou ascensão ao 3º lugar


Rómulo Branco, acompanhado de João Serôdio, aos comandos de uma Isuzu D Max inscrita na Categoria T2, manteve hoje a 4ª posição na Baja Italia depois de disputados hoje os dois primeiros sectores selectivos da ronda inaugural da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno.

O piloto luso-angolano chegou a estar perto de ascender à terceira posição mas um problema no cárter obrigou-o a refrear o seu andamento.

“Estávamos a andar muito bem e no final do 1º sector selectivo tínhamos apenas um minuto de diferença para o líder da prova. Infelizmente na segunda passagem umas dos milhares de pedras que estão por todo o lado neste traçado conseguiu alojar-se entre a chapa de protecção e o cárter e uma pancada mais forte exactamente nessa zona danificou o cárter e obrigou-nos a moderar o andamento até ao final do troço. Agora vai ser mais difícil tentar subir ao 3º lugar mas ainda vamos lutar por isso”, salientou Rómulo Branco ao final do dia.

Rómulo Branco está na 4ª posição a 5m29s do líder o brasileiro Reinaldo Varela num Mitsubishi Pajero e detêm uma vantagem de 5m57s para a equipa que persegue na classificação

A Taça do Mundo 2012 em que Rómulo Branco aposta na conquista do título mundial, prossegue de 30 Março a 6 Abril com o Abu Dhabi Désert Challenge (UAE) seguindo-se, de 15 a 21 de Abril, o Sealine Rally (Qatar).

30º Raid Transportugal ACCENTURE-VODAFONE


O Raid Transportugal está de regresso no fim-de-semana de 14 e 15 de Abril, num evento de 2 dias na região do Alentejo, com início e final em Évora – cidade Património da Humanidade.

Para comemorar esta 30ª edição contamos mais uma vez com o apoio da Accenture, nosso parceiro desde 1997 e também com o regresso da Vodafone que, em conjunto, tornaram possível a organização de mais uma edição do primeiro grande evento do Clube Aventura.

Para além da cidade de Évora, as regiões do Redondo, Alandroal, Estremoz, Vila Viçosa, Borba e Portel irão proporcionar percursos cheios de história e paisagens deslumbrantes. O rio Guadiana, a Serra d’Ossa e as grandes planícies do sul de Évora farão parte de um percurso com cerca de 350 km de muita navegação em road-book.

Inscrições abertas até 30 de Março!!

sábado, 17 de março de 2012

Nuno Matos e Filipe Serra (Astra Proto) lideram a Baja CARMIM após o final do primeiro dia


- Piloto de Portalegre foi o terceiro mais rápido no cômputo das duas passagens pela Super
Especial (5,75 km), mas beneficia da penalização por partida antecipada atribuída a Miguel
Barbosa (5m) e Christian Lavieille (4m)
- A etapa de amanhã, com início às 10h00, é composta por um setor seletivo único com 320 km em linha e dois pontos de assistência facultativa.Chegada está prevista para cerca das 15h00

Superando, para já, as suas melhores expetativas, Nuno Matos e Filipe Serra iniciaram da melhor maneira a sua participação na edição de 2012 do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, colocando o seu Astra Proto na liderança da classificação geral após o final do primeiro da Baja CARMIM.

Sem qualquer problema a registar, a dupla de Portalegre assume-se, assim, como a grande surpresa deste primeiro dia de competição, inevitavelmente marcado pela penalização em que incorrem as duas equipas que tinham monopolizado os melhores tempos na dupla passagem pela Super Especial (5,75 km) desta tarde.

Com efeito, tanto Miguel Barbosa como o francês Christian Lavieille entraram respetivamente 5 e 4 minutos por avanço no Parque de Partida da Super Especial 2, pelo que ambos que terão um tempo real de penalização idêntico no final da prova, tal como estipula o regulamento.
Nesse contexto, e mesmo que ainda virtualmente, a liderança da corrida é assim ocupada por Nuno Matos, piloto que foi hoje o terceiro mais rápido no acumulado das duas cronometragens, embora perdendo apenas 15 segundos para o Campeão Nacional em título.

“São situações que acontecem e que fazem parte das corridas. Como era o terceiro carro a sair para a estrada, fiquei imediatamente com a sensação de que os dois estariam a antecipar a sua partida, pelo que pedi logo ao Filipe (Serra) para confirmar a nossa hora exata de partida, de forma dissipar qualquer dúvida”, explica Nuno Matos, que na primeira passagem pela Super Especial cedeu apenas 2,5s para o mais rápido.“Entrámos muito bem e mostrámos logo que estamos a andar ao nível dos mais rápidos. O percurso era muito rápido, quase a fazer lembrar uma classificativa do WRC, com um início muito largo e em bom piso, enquanto a parte final era um pouco mais estreia e técnica”, pormenoriza o piloto do Astra Proto.

Já na segunda passagem, e fruto da confusão que se gerou com o horário da partida dos concorrentes que saíam imediatamente à sua frente, Nuno Matos acabou por não conseguir aproveitar o melhor conhecimento do terreno para baixar o seu tempo, vindo mesmo a gastar mais 1 segundo do que na sua primeira passagem.
“Admito que entrei um pouco desconcentrado com toda aquela situação, apesar de até ter arriscado um pouco mais na fase final do troço. Seja como for, cumprimos na íntegra os nossos objetivos e fomos uma das três equipas mais rápidas no cômputo das duas passagens. Mais do que a liderança virtual, é esse facto que importa reter no final deste primeiro de prova”, sintetiza Nuno Matos.

Para amanhã, a Organização preparou um percurso de 320 km em linha nos concelhos de Alcoutim e Mértola, com dois pontos de assistência facultativa, sempre no mesmo local, respetivamente aos km 76 e 152.

Nuno Matos decidiu já que vai optar por fazer uma paragem logo na primeira assistência para trocar de pneus. “É evidente que vamos ser um pouco penalizados com esta paragem, mas face às características desta prova, com pisos tradicionalmente muito duros, prefiro jogar pelo seguro e estar nas melhores condições para poder atacar mais forte na segunda metade do percurso”, conclui o piloto.