sexta-feira, 30 de março de 2012

Video divulgação da 1ª Expedição ao Montado



A 1ª Expedição ao Montado é um passeio de todo o terreno turistico, de grau de dificuldade baixo, acessível a SUV, Jipes, Pick-ups, buggys e Utv's. Não é necessário qualquer preparação especifica nas viaturas.

O passeio realizar-se-á no próximo dia 31 de Março, arrancando do Observatório da Sobreiro e da Cortiça em Coruche, percorrendo depois praticamente todo o concelho de Coruche.
Pela frente estarão 170 kms de estradas e estradões de terra batida que irão percorrer o Vale do Sorraia na fase inicial, mas que depois irão penetrar bem fundo nas florestas de sobreiros.
O programa começa cedo, com uma paragem para um "primeiro" pequeno almoço, na povoação de Fajarda, seguindo-se 20kms depois o "segundo" pequeno almoço, e depois após mais 20 kms, uma paragem na Escola Museu Salgueiro Maia
A primeira paragem mais demorada irá ter lugar ao Km85, para um "Mata Bicho". Será uma refeição ligeira, com carne de caça grelhada, servida em pleno montado, numa antiga escola primária. A caravana depois rumará ao extremo leste do concelho de Coruche para uma visita ás Antas.
O almoço será servido já ao inicio da tarde, na povoação do Couço.
Depois de cruzado o rio Sorraia, a caravana começará a dirigir-se novamente para a sede do concelho. Pelo caminho ainda haverá tempo para mais duas paragens: A 1ª paragem, será de caracter ambientalista, pois os participantes poderão ir plantar o seu proprio sobreiro, contribuindo assim para minimizar a pegada ecológica do evento, e contruibuir para a preservação do Montado. A ultima paragem irá ocorrer um pouco depois, para um pequeno lanche de despedida.
A caravana irá depois rumar á Vila de Coruche, onde irá terminar o passeio.

Este passeio irá ser feito com recurso a um roadbook, e irá percorrer na sua esmagadora maioria, antigas pistas das Bajas 1000 dos anos 90, e também, na sua parte final, troços que já foram do Rali de Portugal.

A 1ª Expedição ao Montado, conta com o apoio da Fedima Tyres, da Corticeira Amorim, do Municipio de Coruche, e das juntas de freguesia de Fajarda, Branca, Couço e Erra.
A organização da 1ª Expedição está a cargo da X-Adventure e do Todoterreno.pt