segunda-feira, 19 de março de 2012

1ª Expedição ao Montado


• 1ª Expedição ao Montado leva “aventureiros” a descobrir as florestas de sobreiros de Coruche

• Sem grandes exigências em requisitos de viatura, a 1ª Expedição ao Montado será acessível a viaturas tipo SUV ou 4x4 tradicionais.


Dia 31 de Março, a região de Coruche, no sul do distrito de Santarém, irá acolher a 1ª Expedição ao Montado, um evento de lazer com uma forte componente turístico cultural, que irá aproveitar as excelentes condições locais para a prática de atividades ao ar livre. Na verdade o Município de Coruche é conhecido como sendo a "Capital Mundial da Cortiça" pois para além deste concelho acolher várias unidades de transformação de cortiça e também o Observatório do Sobreiro e da Cortiça - uma instituição de investigação única na área do montado e da cortiça, é também o maior produtor deste produto natural a nível mundial em termos concelhios devido ás vastas áreas povoadas com as belas florestas de sobreiros que existem no seu território.

A organização decidiu assim subordinar este evento ao montado, pois estas florestas marcam claramente esta região, não só pelo sua importante componente paisagística e ambiental, mas também pela forte ligação do montado ás gentes e tradições locais, e pelos reflexos que essa ligação tem nos mais variados da detalhes vida em Coruche, desde a economia local onde o sobreiro e a cortiça assumem papel de destaque, até aos usos e costumes da região onde se incluem a gastronomia, as tradições culturais e a conhecida hospitalidade dos habitantes desta região vizinha do Alentejo.

1ª Expedição ao Montado irá ter a partida e chegada instalada num local emblemático: O Observatório do Sobreiro e da Cortiça, localizado bem no coração desta região. A partir daqui começará a aventura que irá levar os participantes pela charneca e pela campina do Vale do Sorraia para conhecer as suas gentes, a sua cultura e tradições, visitando lugares únicos ligados entre si pelos caminhos rurais da região.

O percurso escolhido é considerado de dificuldade baixa, de características rolantes permitindo assim alargar o leque de viaturas que podem participar aos modernos SUV 4x4 que cada vez mais povoam as nossas estradas.

Pela frente estarão mais 150 kms de caminhos, na sua maioria estradas de terra batida, que os participantes irão percorrer seguindo as instruções de um roadbook que não só lhes indicará qual o percurso a seguir mas irá ainda indicar quais os pontos de interesse do passeio.

O roadbook servirá também como "guia do desafio" que a organização criou para "apimentar" o evento. Ao longo do trajecto os participantes terão que cumprir pequenas tarefas que deverão registar no referido "guia do desafio" e somarão pontos pelo cumprimentos dessas tarefas. Os participantes que mais pontos recolherem ao longo do percurso serão os vencedores da "1ª Expedição ao Montado".

Para além da viagem pelas florestas de Coruche, os participantes nesta aventura irão parar para tomar pequeno almoço, para um "mata-bicho" de caça, para visitar a Escola Museu Salgueiro Maia e um pouco depois para visitarem as Antas. Mais alguns quilómetros percorridos, e será chegada a hora de uma paragem um pouco mais prolongada para o merecido Almoço. A caravana irá depois começar a viagem de regresso a Coruche, mas pelo caminho irá ainda viver um dos momentos mais simbólicos de toda a expedição: A plantação de Sobreiros. Esta iniciatica, que conta com apoio da Corticeira Amorim, irá permitir aos participantes reduzir a pegada ecológica da Expedição, e deixar literalmente raízes para o futuro, pois não só a plantação irá ser feita num local acessível, como passará a ser ponto de passagem de todas as futuras Expedições ao Montado.

Convidamo-lo assim, a no próximo dia 31 de Março, vir até Coruche, trazendo a familia e os amigos para participar na 1ª Expedição ao Montado. Poderá inscrever-se enviando por email a ficha de inscrição presente no site www.todoterreno.pt ou entregando a ficha na loja X-Adventure em Coruche.

A 1ª Expedição ao Montado conta com o apoio da Fedima Tyres, da Cortiçeira Amorim, do
Municipio de Coruche, da Freguesia do Couço, da Freguesia da Branca, da Freguesia da Fajarda e da Freguesia da Erra.

Todoterreno.pt / X-Adventure