sexta-feira, 30 de março de 2012

Tudo pronto para a 1ª Expedição ao Montado


- 1ª Expedição ao Montado tem mais um parceiro.
- Previsões do tempo deixam antever excelentes condições.


A menos de 48 horas do ínicio da 1ª Expedição ao Montado, a organização tem praticamente tudo preparado para receber os participantes, e poder proporcionar-lhes uma excelente viagem através das belas florestas de sobreiros do concelho de Coruche.
Uma das situações que poderia de alguma forma incomodar, parece afinal que não se vai verificar. As previsões do tempo mais recentes dão conta da chegada da tão desejada chuva já durante esta noite e durante o dia de amanhã. Para sábado apenas está prevista chuva ao inicio da madrugada e final da tarde, já eventualmente depois do final do passeio. Quer isto dizer, que a confirmarem-se estas previsões, o pó não irá marcar presença, o que será de facto excelente para que os condutores possam disfrutar da condução nas magnificas estradas, e os acompanhantes possam apreciar esta paisagem espetacular em toda a sua plenitude. A previsão de temperaturas a rondar os 20 graus é também um bónus muito bem vindo e que ajudará sem duvida. Resta agora que São Pedro cumpra a sua parte.

Para além dos parceiros que a 1º Expedição já tinha, a Junta de Freguesia de Coruche dicidiu também integrar projecto pioneiro. Assim, em termos institucionais, este será um dos poucos eventos que conseguiu reunir em torno de si a maoria das freguesias do concelho de Coruche, para além do próprio Municipio e algumas das suas instituições. Este é um reforço bem vindo e que irá ajudar a melhorar o acolhimento que iremos dar aos participiantes.

A 1º Expedição ao Montado, foi concebida de forma a que todos os participantes pudessem percorrer a totalidade do percurso sem qualquer problema, não sendo requerida qualquer preparação especifica nas viaturas. Desta forma, as viaturas tipo SUV (Nissan Quashqai, Dacia Duster, BMW X3, BMW X1 entre muitos outros) podem participar sem qualquer problema. No entanto, a organização não se esqueceu daqueles que têm máquinas mais preparadas. Para eles, reservamos a travessia do Sorraia no couço, onde poderão atravessar o rio "esticar os musculos" aos seus carros numa pista em areia. (pista offroad) assinalada no roadbook.

A 1ª Expedição ao Montado, irá partir do Observatório do Sobreiro e da Cortiça (situado na Zona Industrial de Coruche) e irá percorrer mais de 150 Kms de estradas de terra batida, atravessando na primeira fase o espetacular Vale do rio Sorraia, para um pouco depois mergulhar nas florestas de sobreiros.

A 1ª Expedição ao Montado é organizada pela X-Adventure e pelo Todoterreno.pt, e conta com os apoios da Fedima Tyres, da Corticeira Amorim, do Municipio de Coruche, e das Juntas de Freguesia de Fajarda, Couço, Branca, Erra e Coruche.


Programa:
A organização quer deixar uma nota quanto ao programa apresentado a seguir. Este passeio pretende que as pessoas se divirtam, e desfrutem ao máximo desta espetacular viagem. Uma vez que os participantes estarão na posse de um roadbook, são encorajados a parar sempre que assim o entenderem, para tirar fotografias, verem a paisagem, conversarem um pouco uns com outros, o qualquer outro motivo que achem adequado. Estes horários são por isso falíveis, e os diversos pontos de paragem irão sendo ajustados á medida que o passeio for decorrendo.

Agrupamento - A partir das 8h30 (Observatório do Sobreiro e da Cortiça)
Partida do 1º carro - Prevista para as 9h30
Beberete na Fajarda - Previsto para as 10h
Pequeno Almoço na Branca - Previsto para as 10h30
Visita á Escola Museu Salgueiro Maia - Previsto para as 11h
Mata-Bicho (refeição ligeira com caça grelhada) - previsto para as 12h
Visita ás Antas - Previsto para as 13h
Almoço - Previsto para as 14h
Plantação de Sobreiros - Prevista para as 17h00
Lanche - Previsto para as 17h30
Final do Passeio - Chegada a Coruche - Prevista para as 18 horas