sexta-feira, 30 de março de 2012

Elisabete Jacinto mais perto do 1º lugar


- Uma 5ª etapa complicada mas proveitosa
- Etapa Maratona irá decidir o triunfo


A dupla Elisabete Jacinto / Sofia Carvalhosa voltou a aproximar-se da liderança do Rallye Aicha des Gazelles, tendo recuperado mais 1,56 quilómetros na tabela de penalizações, que ordena a classificação desta prova, para o par líder da competição.

Após a 5ª etapa, a equipa portuguesa, aos comandos de uma VW Amarok inscrita pela Volkswagen Véhicules Utilitaires, tem agora uma desvantagem de 9,04 km para a formação francesa Carole Montillet/Julie Verdaguer (Buggy Jugand), equipa que comanda desde o segundo dia esta que é a mais importante competição de navegação em todo-o-terreno, exclusivamente destinada a equipas femininas.

A 5ª etapa foi bastante complicada e as duas primeiras classificadas não foram além do 8º e 10º lugar, embora as diferenças não tenham sido significativas.

“Tentámos fazer o percurso cumprindo ao máximo a linha recta ideal para ir de uma bandeira até à seguinte. Isso exige de nós muita observação do terreno e muitos quilómetros palmilhados a pé para confirmar a justeza das nossas opções. No final do dia o esforço acumulado começa a ser desgastante, temos também que gerir muito bem o tempo e criar uma margem de segurança para qualquer eventualidade. Cavar e um pneu que saiu da jante fizeram parte do menu desta etapa”, salientou Elisabete Jacinto.

A sexta e última etapa do Rallye Aicha des Gazelles, entre Mhamid e Foum Zguid apresenta um percurso ideal de 255 quilómetros para um tempo total estimado de 18 horas, nos quais as concorrentes deverão, ao longo de dois dias, passar por uma dezena de pontos indicados pela organização desta 22ª edição do Rallye Aicha des Gazelles.