quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pedro Grancha vai pilotar o carro 0 no Rali de Loulé


Piloto de Cascais aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo VIII

Pedro Grancha que, em 2006, se sagrou Campeão Nacional de Todo o Terreno e se continua a cotar como um dos mais conceituados pilotos nacionais desta modalidade, vai viver, no próximo fim de semana, uma experiência diferente.

O piloto de Cascais deixa os comandos da Nissan Navara Off Road, com a qual já este ano alcançou uma excelente vitória na Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos e vai sentar-se agora ao volante do Mitsubishi Lancer Evo VIII da Peres Competição que, no Rali de Loulé / Casino de Vilamoura, irá ostentar o número 0, incumbido da tarefa de abrir a pista desta oitava etapa do Open de Ralis.

“A modalidade com a qual estou envolvido desde há muitos anos é de facto o Todo o Terreno. Comecei pelas motos e depois passei para os 4x4. Já fiz uma temporada de Velocidade e agora surgiu esta oportunidade de fazer um Rali. Bem sei que o meu papel será diferente, mas ao carro 0 não se pede que ande a passear pelos troços. Espero não só cumprir a minha missão, como tirar prazer da condução de uma máquina que, estou certo, é bastante competitivo”, salienta Pedro Grancha que acrescenta:

“No pasado fim de semana, em Idanha-a-Nova, não fui feliz numa corrida onde a expectativa quanto a um bom resultado era grande. Depois do 4º lugar na Super Especial arrancámos bem, estavamos a fazer uns tempos bem interessantes, mas um furo alterou tudo. Fomos passados pelo concorrente que partiu atrás de nós e na tentativa de recuperar algum do tempo perdido, demos um toque que danificou um triângulo da nossa Nissan e a corrida acabou por aí. Iremos voltar à competição em Portalegre, prova em que, acima de tudo, iremos trabalhar em equipa para chegar ao fim”.

Hélder Rodrigues de partida para o Egipto


Depois de um longo interregno no calendário desportivo, Hélder Rodrigues volta ao campeonato do mundo de Rally em nova edição do Rally Faraós com o objectivo de alcançar o 3º lugar do campeonato.

Depois de alguns azares em provas anteriores, Hélder Rodrigues parte amanhã para o Egipto bastante motivado e em grande forma, depois de um longo tempo de preparação e desenvolvimento da moto.

Para o piloto de Sintra, “esta prova vai servir para testar a Yamaha já muito desenvolvida para o Dakar, nomeadamente ao nível do motor”. Sendo uma prova com troços muito rápidos e com dunas, “haverá sempre alguma cautela porque as quedas podem acontecer e terem consequências graves”. Bastante focado no objectivo claro de “lutar pela vitória desde o primeiro dia de competição na próxima segunda-feira” esta prova vai ainda ser fundamental para atingir o pódio no campeonato e assim “minimizar alguns azares que tivemos ao longo do ano” bem como, “perceber o nível de desenvolvimento da nossa mota comparando com os nossos concorrentes directos”.

O programa está definido da seguinte forma:


4 Outubro: CAIRO - EL RAMMAK (56 + 366 SS + 7,5) total 429,5
5 Outubro: EL RAMMAK - BIR KARAWEEN (1 + 352 SS + 1) total 354
6 Outubro: BIR KARAWEEN - ABU MINGAR (1 + 169 SS + 31 + 202 SS) total 403
7 Outubro: ABU MINGAR - SITRA (434 SS + 1,5) total 435,5
8 Outubro: SITRA - SIWA (1,5 + 412 SS + 5,5) total 419
9 Outubro: SIWA - EL ALAMEIN (160 + 240 SS + 106) total 506

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Team Solar do Bitoque acidentado nas Terras da Raia


• Problema de suspensão pode ter estado na origem do acidente
• Rui Lopes e Luís Fonseca vão tentar recuperar o 2º lugar


A dupla Rui Lopes/Luís Fonseca, aos comandos da Mazda BT 50 do Team Solar do Bitoque, não foi feliz no Rali TT Terras da Raia prova que se disputou em Idanha-a-Nova e que pontuou para o Desafio ELF Mazda 2010. Uma saída de estrada seguida de um choque contra uma árvore, forçaram a equipa a registar o primeiro abandono nesta temporada.

“Tinhamos ainda cerca de 250 quilómetros pela frente e estavamos num bom ritmo quando a nossa Mazda BT 50 começou a ter um comportamento estranho. Não fui capaz de a controlar acabando por sair de estrada e ir embater contra uma árvore, arrancando uma roda. A nossa corrida estava terminada de forma inglória. Tentámos percebr o que poderia ter originado este acidente, dado que não íamos a andar de forma exagerada. Descobrimos que, no eixo de trás, um dos amortecedores tinha o apoio partido e uma lâmina da mola estava danificada. É bem possível que tenha sido esta a causa do acidente. Agora temos de nos preparar para a Baja 500 Portalegre e tentar fazer um bom resultado, porque a luta pela 2ª posição está muito intensa. O certo é que tudo se vai decidir nas 24 Horas TT de Fronteira”, salienta o piloto e team manager da equipa.

Classificação do Desafio ELF / Mazda 2010 (após quatro provas):

Pilotos

1º João Pais, 36 pontos; 2º Bruno Oliveira,23; 3º Paulo Pinto, 18; 4º Rui Lopes, 16.

Navegadores
1º João Rato, 36 pontos; 2º Bruno Fernandes, 23; 3º Luís Ferreira, 16.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Equipa Bianchi Prata / Vodafone vence no Rally TT Terras da Raia 2010


Paulo Gonçalves a poucos pontos de ser Campeão do Nacional de TT na Classe TT3

A penúltima prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2010 foi realizada de 24 a 26 de Setembro em Castelo Branco, mais propriamente nas localidades de Idanha-a-Nova e Penamacor.

O trajecto da prova contou com 320km de extensão, sendo 5km referentes à Super Especial e os restantes quilómetros às duas etapas que se efectuaram no dia 25 e 26.

A Equipa Bianchi Prata / Vodafone esteve presente nesta com prova aos comandos das BMW G 450X.Na Classe TT3, o piloto Paulo Gonçalves, Luís Teixeira na Classe TT2 e o piloto do ACPmoto, Norberto Teixeira, na Classe Promoção.

O piloto de Esposende, Paulo Gonçalves, ainda não assegurou o título de Campeão do Nacional de TT 2010 na Classe TT3, mas venceu o segundo dia de prova. O piloto manifestou a sua alegria por esta vitoria e por estar mais perto do titulo: " foi um bom resultado para a equipa, estou muito perto do título, a moto esteve muito boa e se não fosse uma pequena queda devido ao pó no primeiro dia, podia ter vencido também, agora só preciso de fazer um quarto lugar na última prova em Góis para ser Campeão. " Quanto à classificação na geral, o piloto alcançou o 3º lugar no conjunto dos dois dias de prova.

Luís Teixeira, piloto que competiu na Classe TT2, obteve o 7º lugar. Relativamente à sua prestação na prova o piloto declarou: " no primeiro dia correu mal pois tive um problema com uma pedra no travão da frente, que fez perder muito tempo, hoje ataquei desde o inicio, mas o muito pó não me deixou fazer um bom lugar, vou continuar a treinar para tentar manter o lugar no campeonato "

O piloto do ACPmoto, Norberto Teixeira, conseguiu o 1º lugar na classe promoção. O piloto referiu como lhe correu a prova: " estou muito contente pois venci nos dois dias de prova, a moto e a equipa de assistência estiveram ao mais alto nível , vou continuar a treinar, pois ainda faltam dois dias de prova e teoricamente ainda posso ser campeão "

O director da Equipa Bianchi Prata/Vodafone, Pedro Bianchi Prata, mostrou o seu contentamento com os resultados da sua equipa evidenciados no Rally TT Terras da Raia. "Foi um bom fim-de-semana, embora o azar do Luis não o tenha deixado mostrar o seu verdadeiro valor, mas duas vitórias em 3 classes possíveis é muito bom. As nossas BMW G450X mostram em todas as provas que são motos competitivas e que estão cá para vencer. "

A próxima prova da equipa será a última do Campeonato Nacional de Enduro, dias 9 e 10 de Outubro, em Loures. Mais uma vez, o projecto de Responsabilidade Social, delineado pela Equipa Bianchi Prata/Vodafone e KIA Motors, entrará em acção. Quem acompanhará a equipa, será o Lar Novo Mundo de Sintra.

Américo Antunes volta a vencer


O piloto de Torres Vedras, Américo Antunes, voltou a estar em grande destaque em mais uma prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, ao triunfar na classe T2 (carros mais aproximados aos de série) assegurando ainda um excelente quarto lugar à geral.

“Fiquei muito contente com esta segunda vitória da temporada. Mostramos que se não fosse as duas desistências por problemas mecânicos podíamos ter lutado até ao final pelo campeonato”, referiu Américo Antunes.

Como que a mostrar que desde o inicio haveria que contar com ele na luta pela vitória, Américo Antunes, começou por registar o melhor tempo no prólogo. Seguiram-se depois, entre zonas rápidas e zonas muito técnicas, 310 quilómetros onde Américo Antunes que voltou a contar com o co-piloto Paulo Fiúza, que recentemente assinou contrato com a BMW para se sentar no banco do lado direito do carro alemão no próximo Dakar.
“Começamos a prova com uma toada muito forte. A meio da prova mantínhamos a liderança da classe com mais de cinco minutos de avanço sobre o segundo classificado ao mesmo tempo que éramos sextos na classificação geral. Na segunda parte da corrida o nosso andamento não foi tão forte, mas ainda assim conseguimos subir até ao quarto lugar da geral e triunfar na categoria T2 com quase dez minutos de vantagem sobre o segundo classificado”, concluiu Américo Antunes.

A próxima prova (28 e 30 de Outubro) é a Baja de Portalegre, onde Américo Antunes tem como objectivo conquistar o vice-campeonato da classe T2.

Estreia azarada


A cidade beirã de Idanha-a-Nova recebeu mais uma jornada do Campeonato Português de Todo Terreno, sendo o Rali TT Terras da Raia o palco de estreia para a SRTeam na presente temporada.

Depois de vários percalços ao longo do calendário que impossibilitaram a presença assídua da equipa, e depois de ultrapassados os problemas físicos do piloto Eduardo Rodrigues que impossibilitaram de estar a partida do Estoril – Marrakech, confirmada também estava a presença do Navegador José Manuel Marques em substituição do habitual António Nunes que por motivos profissionais não pode comparecer, adivinhava se uma boa prestação da equipa do Oeste.

Um nono lugar alcançado no prólogo de sexta-feira, fazia prever um dia de muito trabalho para a dupla no dia seguinte, uma vez que com o calor e principalmente o pó que se fazia sentir, iria certamente trazer muitas dificuldades no sentido de recuperar uns lugares na tabela e alcançar um resultado positivo.

A estratégia montada de facto deu os seus frutos, e o andamento e comportamento do carro indicava isso mesmo, uma excelente recuperação aos primeiros km’s da primeira passagem pela especial, onde num ponto intermédio de cronometragem da equipa, o Proto SRTeam já rolava na 6ª posição e a escassos segundos da 5ª posição.
Ao 64º km, um braço de direcção acabou prematuramente com um bom resultado da equipa como explica Eduardo Rodrigues “Presentemente estamos a sofrer de alguma falta de felicidade, no entanto estou certo que em muitos pontos apontamos na direcção certa, o que mais tarde ou mais cedo fará com que apareçam as tão desejadas vitórias. Pelos dados recolhidos no decorrer da nossa participação, percebemos claramente que estamos em condições de poder ambicionar ir mais além e no que respeita à viatura embora tenha acontecido este azar, ficou bem claro que todo o trabalho efectuado recentemente trouxe frutos. Fica uma chamada de atenção à FPAK e a todos os clubes organizadores, para os novos moldes da realização dos prólogos no quem respeita à impossibilidade de reconhecimento dos mesmos, pois em minha opinião isto faz com que, em primeiro lugar se perca espectacularidade, e segundo deixe de existir a justa igualdade de possibilidades entre todos os pilotos, já que ao que parece alguns “privilegiados” tiveram acesso às informações (notas) do traçado. Relativamente ao futuro SRTeam esperamos ultrapassar já em Portalegre todas a contrariedades e efectuar um resultado ao nosso nível. Por ultimo uma palavra de apreço a toda a equipa, simpatizantes e adeptos do Todo o Terreno que uma vez mais nos apoiaram nesta jornada e sempre acreditaram que seria possível ter a SRTeam entre as melhores equipas do TT nacional, para eles aqui fica um grande bem-haja. Esperamos por todos vós em Portalegre.
Cumprimentos. Eduardo Rodrigues.“.

A ultima jornada do presente Campeonato, a Baja de Portalegre servirá de estimulo para a equipa que ficou nitidamente com um sabor amargo, depois de ter ficado provado que sem os “azares” inerentes nas provas, o Proto e a equipa esta em condições de poder alcançar lugares cimeiros e ambicionar voos mais altos no próximo ano.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Rali de Marrocos adopta novas regras de navegação


• Rali de Marrocos com dificuldades acrescidas

A navegação vai assumir grande protagonismo na próxima edição do Rali de Marrocos e criar maiores dificuldades a todos os participantes. A NPO, entidade organizadora deste rali, decidiu antecipar-se e implantar, já este ano, as novas regras de navegação estipuladas para o ano de 2011. Estas consistem essencialmente na diminuição da área na qual o GPS ajuda os concorrentes do rali a encontrar o caminho. Assim, este aparelho só activa todas as suas funções a 400 metros do ponto do terreno no qual todos os concorrentes terão obrigatoriamente de passar e não a 3km de distância como acontecia anteriormente. Desta forma, o Road Book torna-se a ferramenta fundamental para que cada equipa encontre o caminho certo.

“Estas alterações obrigam a um grande rigor na navegação sob pena de acumularmos penalizações por não conseguirmos passar nos pontos determinados pela organização. Embora o GPS registe todo o nosso percurso, já não nos ajuda a encontrá-lo o que nos vai fazer sofrer bastante” explica Elisabete Jacinto. “Não se trata de um regresso ao passado, pois antes havia alguma liberdade na escolha do percurso, o que já não acontece hoje. Na areia torna-se ainda mais difícil, dado que temos de ziguezaguear entre as dunas para encontrar a melhor passagem. Isto significa que podemos passar muito perto do ponto mas, se tivermos a pouco mais de 400m, podemos continuar na direcção errada porque o GPS não nos levará lá! … e não há outra forma de o localizar.”

A piloto que participa neste rali acompanhada por Charly Gotlib e Marco Cochinho não se deixa intimidar pois, como ela própria refere, “as regras vão ser iguais para todos”.

A prova marroquina, que se disputa de 17 a 23 de Outubro em torno de Zagora, regista já mais de 130 concorrentes inscritos e acaba de dar início às emissões do seu canal de Web TV em www.rallyraid.tv

Dupla leiriense sagra-se campeã nacional de todo-o-terreno


A dupla leiriense Ricardo e Manuel Porém garantiu este fim-de-semana a vitória no Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno, na categoria de T2, conquistando a terceira posição na sua categoria e a oitava posição na geral no Rali TT Terras da Raia, que se disputou na região de Idanha-a-Nova nos passados dias 24 e 25 de Setembro.

A preparação da Nissan Navara dos jovens pilotos esteve a cargo da equipa liderada por Nelson Falardo, Fera Racing, que assegurou também a assistência do Toyota Land Cruiser da dupla vice-campeã na categoria T8 de 2009, Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro, e do Nissan Patrol de Luís Carvalho e João Santos.

Com esta vitória, Ricardo Porém, de 21 anos, e Manuel Porém, de 19 anos, tornaram-se os mais jovens pilotos de sempre a conquistar o campeonato nacional de todo-o-terreno, logo na primeira época em que disputam o campeonato na categoria T2. A festa fez-se no pódio do Rali TT Terras da Raia, em Idanha-a-Nova, depois de uma prova disputada com energia pela dupla de pilotos, que contou com o apoio de familiares e amigos.

A penúltima prova da época de 2010 terminou também com enorme sucesso para as restantes duplas assistidas pela leiriense Fera Racing, já que Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro asseguraram a vitória na categoria T8 e a sexta posição na geral, depois de vencer o prólogo, disputado no dia 24 de Setembro, e de manter a liderança durante toda a prova. Luís Carvalho e João Santos ficaram no segundo lugar da mesma categoria, com uma prova muito rápida e eficaz.

Nelson Falardo salienta o sucesso da prova, referindo que «todos os objectivos foram cumpridos, desde a vitória do Ricardo e do Manuel, até à conquista do primeiro e segundo lugares na categoria T8». «Julgo que temos todos os motivos para estar orgulhosos, principalmente porque estamos a levar a região de Leiria ao pódio do todo-o-terreno, e a divulgar a competição automóvel junto de cada vez mais pessoas», acrescenta o preparador.

A Fera Racing deu os primeiros passos em 2007 e regressa em 2010 com um projecto totalmente dedicado ao todo-o-terreno. Nelson Falardo explica que «2009 foi um ano muito importante e surpreendente, em que tivemos a oportunidade de perceber que em 2010 teríamos que fazer grandes apostas», assim «depois de meses complicados, de muito trabalho e empenho de todos, com menores recursos que aqueles de que dispõem as equipas que competem connosco, conseguimos garantir excelentes resultados».

A última prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno disputa-se em Portalegre no final de Outubro e, já com a vitória na categoria T2 assegurada, a aposta é agora na conquista do vice-campeonato na categoria T8, que permitirá à dupla Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro repetir o feito de 2009.

Foto: Daniel Rodrigues

Fotografias Rali TT Terras da Raia - Daniel Rodrigues




Mais algumas fotografias do Rali TT Terras da Raia, desta vez tiradas pelo nosso parceiro Daniel Rodrigues. Clique Aqui.

domingo, 26 de setembro de 2010

Fotografias Rali TT Terras da Raia - Luís Marques





Algumas fotografias tiradas no decorrer do Rali TT Terras da Raia. Clique Aqui.

Ricardo e Manuel Porém são Campeões Nacionais de T2


• A mais jovem dupla do campeonato realizou mais uma excelente exibição no Rali TT Terras da Raia, onde se classificaram em 8º da Geral e em 3º do agrupamento T2. Este resultado permitiu que a dupla festejasse já o seu primeiro Título, quando ainda falta uma corrida para o final do campeonato.

Depois de um primeiro dia que não tinha corrido de feição aos manos Porém, que tiveram problemas de travões no decorrer da Super Especial, na segunda e última etapa tudo foi diferente, com a jovem dupla a realizar mais uma excelente corrida que lhe valeu o 8º lugar à Geral e a 3ª posição entre o Agrupamento T2. Neste último dia os pilotos tiveram de enfrentar um longo e único Sector Selectivo com mais de 300 Km’s.

Ricardo Porém entrou para o Rali TT Terras da Raia com o intuito de garantir nesta penúltima prova do campeonato o seu primeiro Título nacional, naquela que está a ser também a sua primeira época no Todo-o-Terreno. O piloto entrou para a prova com 27 pontos de vantagem para o seu mais directo adversário e por isso estava nas mãos do jovem leiriense se a decisão do vencedor do campeonato de T2 seria já nesta prova ou se ficaria reservada para a última corrida do campeonato, em Portalegre. A prova não começou da melhor forma, pois o piloto foi vítima de problemas de travões ainda antes do Prólogo, o que não lhe permitiu averbar um bom tempo na dupla passagem pela Super Especial e consequentemente não lhe permitiu ter uma boa posição na estrada para o Sector Selectivo de 307 km’s.

O início do Sector Selectivo trouxe mais dificuldades para Porém, que teve também problemas de embraiagem logo nos primeiros Km’s. Ainda assim no primeiro CP o piloto já era líder do Agrupamento T2. Com o muito calor que se fez sentir na região de Idanha-a-Nova o pó também foi muito, o que dificultou a tarefa aos irmãos Porém. Assim a dupla limitou-se a levar a Nissan Navara ao fim da corrida e garantiram o 5º pódio da época, em 5 corridas disputadas. Ao terceiro lugar entre o T2 juntou-se a 8ª posição da Geral. Com este resultado a dupla sagrou-se campeã nacional de T2.

Após o fim da corrida Ricardo Porém estava naturalmente muito feliz: “Estou nas “nuvens”. É uma sensação fantástica. Foi uma prova bastante difícil, onde tivemos como principal adversário o pó. Conseguimos atingir o objectivo de terminar a prova à frente do nosso principal adversário, e isso valeu-nos o Título. Quero dedicar a nossa conquista a todos os que estiveram connosco durante a época, principalmente aos nossos patrocinadores, aos meus pais e à minha equipa de assistência, FERA RACING. Sem eles nada disto seria possível.”, afirmou o piloto.

Também Manuel Porém estava muito satisfeito e considera que este título “Foi o realizar de um sonho, ainda para mais ao lado do meu irmão. Não esperava que acontecesse tão cedo, o que só foi possível com o apoio de todos. A eles o meu muito Obrigado!”, referiu o jovem de 19 anos.

A próxima corrida disputa-se em Portalegre, nos dias 28, 29 e 30 de Outubro, onde a dupla estará presente.

Classificação Final:

Geral:

1º Filipe Campos; 2º J. Dinis Lucas + 30min04s; 3º Paulo Graça + 35min20s; 4º (1º T2) Américo Antunes + 37min55s; … 8º (3º T2) Ricardo Porém + 48min23s.

CPTT 2010:

T2:
1º Ricardo Porém - 119 pontos;
2º José Camilo Martins - 90 pontos; 3º Edgar Condenso - 89 pontos; 4º Américo Antunes - 82 pontos; 5º Francisco Gil - 73 pontos.

Absoluto:
1º Filipe Campos - 35 pontos; 2º J. Dinis Lucas - 31 pontos; 3º Miguel Barbosa - 26 pontos; 4º B. Moniz da Maia - 26 pontos; 5º Ricardo Porém - 23 pontos.

Saúde condiciona resultado de David Megre


Realizou-se este fim-de-semana na Beira Alta mais uma prova a contar para o Nacional de TT 2010. O Rali TT Terras da Raia, organizado pela Escuderia de Castelo Branco e com duas pontuações em discussão, começou na sexta-feira com a realização de uma Super-Especial com cerca de cinco quilómetros, onde David Megre mostrou de imediato não estar nas melhores condições.
“Senti-me fraco e sem conseguir imprimir o meu ritmo ao longo do pequeno troço e cheguei mesmo a vomitar. Uma situação estranha mas que me condicionou de imediato a prova.”
Em virtude das dificuldades inesperadas o piloto de Coruche conseguiu apenas o 14º tempo da classificação geral, posição de saída para as duas especiais do dia seguinte.
O segundo dia de prova foi marcado pela passagem por duas especiais, uma primeira mais extensa com cerca de 150 quilómetros onde o piloto da Mercearia Vencedora tentou recuperar terreno perdido para a concorrência, mas o facto de partir com apenas um minuto de diferença para o piloto que o antecedeu rapidamente colocou a ‘navegar’ num verdadeiro mar de pó.
“Saí atrasado e paguei por isso. Rapidamente comecei a andar no meio do pó e sem muitas hipóteses de poder subir na classificação, especialmente face aos meus adversários mais directos, que partiram entre os primeiros 10 e por isso com dois minutos de separação.”
Mesmo assim Megre recuperou para o 10º posto da geral, colocando a sua KTM com as cores da Cetelem na terceira posição da classe.
No derradeiro dia de prova, com cerca de sete dezenas de quilómetros de especial, o piloto ribatejano sabia que era impossível poder lutar pela primeira posição dada a rapidez do traçado e a pouca extensão do mesmo, mas mesmo assim conseguiu ser nono e ganhou uma posição na geral para fechar a prova em oitavo.”Não foi um fim-de-semana fácil e perdi pontos importantes na luta pelo campeonato. Faltam ainda duas pontuações, mas não será nada fácil. Espero ter melhor em Góis.”
Palavras de David Megre no regresso a Idanha-a-Nova, onde terminou a prova.

Ruben Faria termina em segundo


Após ter sido terceiro classificado da geral e primeiro na categoria TT3 na jornada de abertura do Rali TT Terras da Raia, que hoje terminou em Idanha-a-Nova, Ruben Faria foi esta manhã o quarto classificado no derradeiro troço da prova beirã, conseguindo assim terminar na segunda posição da classificação final da prova.
Aos comandos da sua KTM 530, e já com os problemas no sistema de travagem solucionados, o algarvio enfrentou hoje em conjunto com todos os restantes pilotos em prova as derradeiras oito dezenas de quilómetros entre ligações e sector selectivo que marcaram o dia de Domingo.
Num traçado rápido e a exigir muita atenção com os obstáculos, Faria acabou por terminar na quarta posição do dia e segunda entre os pilotos da categoria TT3 no final de uma especial “...onde não ataquei de forma muito intensa. A minha guerra não é o campeonato nacional e hoje os maus adversários também acordaram mais inspirados. Não quis arriscar em nada e no final a quarta posição serviu-me perfeitamente, até porque fechei a prova no segundo posto da classificação geral.”
O dia foi marcado pelo abandono prematuro de Mário Patrão, ainda antes da única zona de assistência da prova, o que valeu a ascensão de António Maio ao primeiro lugar da geral no final do dia, na frente de Paulo Gonçalves e Luís Ferreira.
Contas feitas aos dois dias de prova Ruben Faria foi segundo atrás de António Maio, um resultado que agradou ao piloto da Vodafone.
“Penso que depois de tanto tempo parado foi um excelente resultado que aqui consegui. Ontem fui terceiro e hoje ganhei uma posição mesmo se terminei a especial em quarto. Gostei bastante da prova e do percurso, apesar de hoje termos encontrado uma secção já anteriormente percorrida pelos automóveis e que poderia ser muito traiçoeira. Mas felizmente tudo correu bem.”
Palavras de Ruben Faria no regresso a Idanha-a-Nova, onde terminou a prova, sendo que próxima presença de Ruben Faria em provas nacionais deverá ser a Baja de Portalegre.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º António Maio – Yamaha com 3h45m50s
2º Ruben Faria – KTM a 12m50s
3º Paulo Gonçalves – BMW a 14m09s
4º Luís Ferreira – Kawasaki a 15m00s
5º Filipe Sampaio – Suzuki a 16m02s

João Pais consolida liderança


• João Rato já é vencedor do Desafio ELF-Mazda

O Rali TT Terras da Raia acabou por ser uma prova algo atribulada. João Pais e João Rato dominaram a primeira parte da competição organizada pela Escuderia Castelo Branco, mas na parte final o sacrifício foi a palavra de ordem para os líderes do Desafio ELF-Mazda, que apesar do diferencial da frente partido na Mazda BT-50, conseguiram consolidar a liderança, através da 2ª posição na competição monomarca e de um 10º lugar absoluto na classificação geral.

Com os objectivos intactos para esta temporada, a ARC Sport aposta na renovação do título para a dupla João Pais e João Rato.

“A prova não correu bem porque se partiu o diferencial da frente da Mazda. Primeiro liderámos com naturalidade e depois gerimos de forma inteligente a nossa posição nos Desafios. Só com tracção traseira, João Pais demonstrou bons andamentos, com o objectivo de continuar na liderança e conquistar pela segunda vez consecutiva o Desafio ELF-Mazda. A equipa está de parabéns depois de ter conseguido ultrapassar mais um teste bastante difícil”, afirmou Pedro Patrocínio, responsável pelo Departamento de Todo-o-Terreno da ARC Sport.

Sem qualquer tipo de problemas, João Pais e João Rato dominaram os acontecimentos durante a primeira parte da prova. Depois, com o diferencial da frente da Mazda BT-50 partido, foram bastante penosos os últimos 150 quilómetros da prova. Um enorme sacrifício que acabou por valer a pena.

“De facto valeu a pena ter participado nesta prova. Apesar de termos falhado a vitória em Castelo Branco, acabámos por consolidar a liderança nos Desafios. Acho que acabou por ser uma participação bastante proveitosa, que nos coloca em excelente posição para voltar a triunfar nesta competição. Estamos todos bastante satisfeitos com este resultado”, declarou João Pais, que já pensa em Portalegre e em Fronteira, as próximas provas que irão decidir os Desafios ELF-Mazda 2010.

Vitória categórica de Bruno Oliveira


Piloto açoreano no Top 10 absoluto

Bruno Oliveira, acompanhado de Bruno Fernandes, aos comandos da Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team, conquistou hoje uma vitória categórica no Rali TT Terras da Raia, quarta etapa do Desafio ELF Mazda 2010, prova que se disputou em Idanha-a-Nova.

O piloto açoreano terminou a corrida, que compreendeu um sector em linha com mais de 300 quilómetros, com uma confortável vantagem de 3m29s sobre o seu mais directo adversário. Bruno Oliveira, que já conquistou o título em 2008, terminou a corrida num magnifico 9º lugar absoluto.

“Como a prova se previa dura e tinha uma longa quilometragem num único sector, tentámos fazer uma gestão muito cuidada mas sempre com o objectivo de chegar à vitória. Sensivelmente a meio do percurso, numa altura em que tinhamos ascendido ao 7º lugar da classificação geral absoluta, começámos a ter à vista a Mazda do João Pais que partira para o troço cinco minutos à nossa frente”
salienta Bruno Oliveira que acrescenta:
“A partir daí focámos o nosso andamento unicamente para mantermos o João à vista. O ritmo baixou, perdemos algumas posições na classificação geral, mas o nosso maior objectivo era terminar a corrida e vencer o Desafio ELF Mazda, pelo que não fazia sentido ir tentar uma ultrapassagem que tinha sempre grandes riscos, já que ao longo de todo o dia o pó foi o nosso maior inimigo. Agora que colocámos um ponto final nos problemas que nos afectaram durante as últimas corridas, vamos tentar ganhar também em Portalegre que é a prova mais importante da temporada”.

Equipa Bianchi Prata / Vodafone vence no Rally TT Terras da Raia


-Paulo Gonçalves a poucos pontos de ser Campeão do Nacional de TT na Classe TT3

A penúltima prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2010 foi realizada de 24 a 26 de Setembro em Castelo Branco, mais propriamente nas localidades de Idanha-a-Nova e Penamacor.

O trajecto da prova contou com 320km de extensão, sendo 5km referentes à Super Especial e os restantes quilómetros às duas etapas que se efectuaram no dia 25 e 26.

A Equipa Bianchi Prata / Vodafone esteve presente nesta com prova aos comandos das BMW G 450X.Na Classe TT3, o piloto Paulo Gonçalves, Luís Teixeira na Classe TT2 e o piloto do ACPmoto, Norberto Teixeira, na Classe Promoção.

O piloto de Esposende, Paulo Gonçalves, ainda não assegurou o título de Campeão do Nacional de TT 2010 na Classe TT3, mas venceu o segundo dia de prova. O piloto manifestou a sua alegria por esta vitoria e por estar mais perto do titulo: “foi um bom resultado para a equipa, estou muito perto do título, a moto esteve muito boa e se não fosse uma pequena queda devido ao pó no primeiro dia, podia ter vencido também, agora só preciso de fazer um quarto lugar na última prova em Góis para ser Campeão.” Quanto à classificação na geral, o piloto alcançou o 3º lugar no conjunto dos dois dias de prova.

Luís Teixeira, piloto que competiu na Classe TT2, obteve o 7º lugar. Relativamente à sua prestação na prova o piloto declarou: “no primeiro dia correu mal pois tive um problema com uma pedra no travão da frente, que fez perder muito tempo, hoje ataquei desde o inicio, mas o muito pó não me deixou fazer um bom lugar, vou continuar a treinar para tentar manter o lugar no campeonato”

O piloto do ACPmoto, Norberto Teixeira, conseguiu o 1º lugar na classe promoção. O piloto referiu como lhe correu a prova: “estou muito contente pois venci nos dois dias de prova, a moto e a equipa de assistência estiveram ao mais alto nível , vou continuar a treinar, pois ainda faltam dois dias de prova e teoricamente ainda posso ser campeão”

O director da Equipa Bianchi Prata/Vodafone, Pedro Bianchi Prata, mostrou o seu contentamento com os resultados da sua equipa evidenciados no Rally TT Terras da Raia. “Foi um bom fim-de-semana, embora o azar do Luis não o tenha deixado mostrar o seu verdadeiro valor, mas duas vitórias em 3 classes possíveis é muito bom. As nossas BMW G450X mostram em todas as provas que são motos competitivas e que estão cá para vencer.”

A próxima prova da equipa será a última do Campeonato Nacional de Enduro, dias 9 e 10 de Outubro, em Loures. Mais uma vez, o projecto de Responsabilidade Social, delineado pela Equipa Bianchi Prata/Vodafone e KIA Motors, entrará em acção. Quem acompanhará a equipa, será o Lar Novo Mundo de Sintra.

Vitória de Bruno Oliveira


• Duas Mazda no Top 10 absoluto
• João Rato já conquistou o título


A quarta etapa do Desafio ELF / Mazda 2010 terminou esta tarde, em Idanha-a-Nova, com a dupla Bruno Oliveira/Bruno Fernandes a sagrar-se vencedora, depois de cumpridos mais de 300 quilómetros disputados ao cronómetro.

Na cidade beirã, que recebeu o Rali TT Terras da Raia, competição também pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, João Rato, que acompanhou João Pais, o piloto que terminou na segunda posição, conseguiu, com este resultado, sagrar-se antecipadamente vencedor da classificação destinada aos navegadores.

Depois de ontem ter sido disputada uma primeira etapa, que estableceu a ordem de partida para o segundo dia de corrida, os concorrentes tiveram hoje de enfrentar uma dupla passagem pelo percurso escolhido pela Escuderia de Castelo Branco e que totalizava 307,46 quilómetros. A actual dupla campeã, João Pais/João Rato, aos comandos da Mazda BT 50, inscrita pela Auto Sueco Coimbra e que hoje partira na primeira posição, cedo começou a perder tempo para o par Bruno Oliveira/Bruno Fernandes (Mazda Açores TT Team) que a meio da corrida detinha uma vantagem superior a quatro minutos.

“Fizémos uma corrida muito regular e equilibrada. Quando começámos a ter a Mazda do João Pais ao nosso alcance visual percebemos que não era necessário forçar a ultrapassagem em pista porque, mantendo essa distância, a vitória estaria sempre assegurada” salienta Bruno Oliveira.

Para João Pais nem tudo correu pelo melhor já que “fomos forçados a reduzir o nosso andamento quando, perto do final da primeira volta sentimos que apenas tínhamos tracção traseira. Estou todavia muito feliz já que a conjugação de resultados permitiu ao meu navegador João Rato conquistar um importante título nacional”.

O estreante Durval Costa navegado por Pedro Marcão, terminou na terceira posição à frente da dupla Paulo Pinto/Luís Cavaleiro (equipa Xuxas Car). A única baixa foi a de Rui Lopes/Luís Ferreira (Team Solar do Bitoque), equipa que foi forçada a abandonar depois de uma saída de estrada.

Para Luís Morais, da Mazda Motor de Portugal “o facto de, numa prova tão dura e difícil como foi este Rali TT Terras da Raia, duas das equipas do Desafio ELF / Mazda 2010 terem terminado no Top 10 absoluto e de apenas uma entre as cinco que participaram ter sido forçada a abandonar e infelizmente por acidente, comprova a excelente fiabilidade das Mazda BT 50. Quero felicitar todas as equipas pelo seu excelente desempenho”.


Classificação Final

1º Bruno Oliveira/Bruno Fernandes 5h02m4820s
2º João Pais/ João Rato 5h06m17,10s
3º Durval Costa/Pedro Marcão 5h39m19,80s
4º Paulo Pinto/Luís Cavaleiro 5h54m47,40s

Classificação do Desafio ELF / Mazda 2010 (após quatro provas)*:

Pilotos

1º João Pais Auto Sueco Coimbra 36 pontos
2º Bruno Oliveira RPF 2 23 pontos
3º Paulo Pinto Xanauto 18pontos
4º Rui Lopes Fino Comércio de Automóveis 16 pontos
5º Henrique Silva Santos da Cunha 2 6 pontos
5º Durval Costa SGS Car 6 pontos

Navegadores
1º João Rato Auto Sueco Coimbra 36 pontos
2º Bruno Fernandes RPF 2 23 pontos
3º Luís Ferreira Fino Comércio de Automóveis 16 pontos
4º Pedro Marcelo Xanauto 8 pontos
5º Rui Gomes Santos da Cunha 2 6 pontos
5º Pedro Marcão SGS Car 6 pontos
7º Ricardo Cortiçadas Xanauto 5 pontos

Filipe Campos vence jornada da Escuderia Castelo Branco


Cumprido o último sector do Rali TT Terras da Raia, a Yser Racing Team sai de Idanha-a-Nova com nova vitória no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. A dupla Filipe Campos/Joana Sotto-Mayor venceu a prova a seu belo prazer, consolidando e aumentando a vantagem conseguida na SuperEspecial de ontem. O resultado em estrada foi ainda mais expressivo, já que Bernardo Moniz da Maia e Jaime Baptista terminaram no 2º lugar da geral, mas foram entretanto desclassificados por terem falhado um controlo de passagem.

A Yser Racing Team cumpria, assim, nas pistas da zona raiana da Beira Baixa os objectivos a que se propôs, numa prova que assumiu como um teste em condições reais para o assalto ao título em Portalegre. Adoptou um ritmo muito bom, como bem ficou demonstrado pelos resultados em pista, e conseguiu através do Filipe Campos mais uma vitória que enriquece ainda mais o curriculum do piloto. Mas não só o seu, pois o facto de Joana Sotto-Mayor o ter acompanhado nesta prova da Escuderia Castelo Branco, permitiu-lhe ser a primeira mulher de sempre a vencer uma prova do Campeonato de Portugal de TT.

Filipe Campos esteve, de facto, irrepreensível ao longo dos mais de 300 quilómetros da prova, terminando com uma vantagem superior a 30 minutos para o segundo classificado. “Foi uma vitória muito suada, pois estava muito calor e todo o longo percurso foi feito sob sol intenso. Para além disso a pista era muito escorregadia, pelo que toda a atenção era pouca. De qualquer modo, imprimimos sempre um andamento muito forte e o nosso BMW X3 CC esteve sempre impecável. A escolha de pneus foi também acertada e tudo isso levou a que não fosse preciso parar na assistência, poupando tempo precioso.” Feliz com a vitória, o piloto mostrou-se “preparado para a batalha de Portalegre, onde tudo se vai decidir, mas se já estávamos confiantes na renovação do título, depois deste teste ainda estamos mais.”

Já Bernardo Moniz da Maia estava, naturalmente, desapontado na chegada a Idanha-a-Nova, já que viu esfumar-se o esforço imposto ao longo dos dois dias de prova. “Fizemos uma corrida impecável, não precisámos de parar na assistência, o que demonstra bem a fiabilidade do BMW X3. Imprimi um ritmo mais forte no início de cada volta, tentando depois gerir o andamento na zona mais técnica. Quando vi que estava a recuperar tempo para o Miguel Barbosa, tentei dar o tudo por tudo, mas depois de o ver parado o pensamento foi o de não cometer erros e chegar ao fim sem problemas. Afinal os problemas ocorreram por uma questão regulamentar.”


Classificação Final

1º Filipe Campos/Joana Sotto-Mayor (BMX X3) 4h13m29s
2º José Dinis Lucas/Luis Tirano (Mitsubishi) a 22m42s
3º Paulo Graça/Frederico Soares (Strakit) a 35m20s
4º Américo Antunes/Paulo Fiúza (Mitsubishi) a 37m55s
5º Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu) a 43m31s

Classificação no Campeonato Nacional de TT


1º Filipe Campos 35 pontos
2º José Dinis Lucas 31 pontos
3º Miguel Barbosa 26 pontos
4º Bernardo Moniz da Maia 26 pontos
5º Ricardo Porém 23 pontos

sábado, 25 de setembro de 2010

Carro hipoteca luta pelo título na última prova do CPTT


A equipa BP Ultimate Vodafone Team ficou hoje definitivamente arredada da luta pelo título quando a dupla Miguel Barbosa e Miguel Ramalho viu o seu carro ficar sem qualquer tracção quando faltavam apenas 25kms para o final do sector selectivo.

Sabendo de antemão que o líder do campeonato, Filipe Campos, estava impedido de pontuar nesta prova, Miguel Barbosa imprimiu desde ontem um ritmo que lhe permitisse manter Rui Sousa atrás de si para assim garantir os 10 pontos possíveis e levar para a ultima prova a discussão do campeonato.

Desde manhã que a dupla de pilotos começou a sentir problemas no seu Mitsubishi Lancer Turbo ao ficar apenas com tracção traseira e aumentando o esforço neste longo sector selectivo de 300kms. No entanto, alheando-se de se preocupar com Filipe Campos e da liderança da prova, Miguel Barbosa optou por ser cauteloso conseguindo manter os seus adversários a mais de 16 segundos mesmo com as dificuldades de guiar um carro apenas com tracção traseira.

Quando faltavam apenas 25 kms para o final dos 300kms do sector selectivo, a BP Ultimate Vodafone Team vê o azar bater-lhe de novo à porta, tendo ficado sem qualquer tracção, obrigando à desistência da prova e consequentemente, entrega do título ao piloto da BMW quando ainda falta uma prova do campeonato.

Miguel Barbosa, ainda em fase de aceitação de novo azar, mostrava-se “muito desiludido porque tínhamos os 10 pontos praticamente garantidos e iríamos para Portalegre lutar pelo campeonato. É difícil perder assim pontos até pela forma que fomos reagindo ao longo da prova, sempre com o máximo de cuidado para tentar chegar ao final, apesar das dificuldades e condicionantes que fomos ultrapassando”.

Com uma época marcada por alguns azares e problemas mecânicos, o piloto de Lisboa mostrava-se agastado porque “por diversas vezes vimos as nossas provas condicionadas por factores alheios que nada pudemos fazer. Sabíamos que era um carro novo, com alguns problemas de fiabilidade e a necessitar de desenvolvimento para este tipo de provas mas sinceramente, acho que este ano aconteceu-nos de tudo. Resta-me dar os parabéns ao Filipe, agradecer aos meus patrocinadores e apoiantes, e mostrar na ultima prova que tínhamos o andamento para discutir o titulo de TT”.

Classificações Finais do Rali TT Terras da Raia

Filipe Campos, Mário Patrão, Ricardo Carvalho e Marco Melo foram os vencedores do Rali TT Terras da Raia nas categorias Auto, Moto, Quad e Buggy respectivamente.
http://ecb.cronobandeira.com/index.php?lang=0&evento=1&local=227

Classificação Moto Após 2ª Etapa

Classificação Quad Após 2ª Etapa


Classificação Buggy Após 2ª Etapa

Ruben Faria vence primeiro dia

Terminando um longo jejum sem participação em provas desportivas que durava desde o Rali Estoril-Marraquexe no passado mês de Junho, Ruben Faria regressou à competição para participação em mais uma prova do campeonato nacional de TT, o Rali TT Terras da Raia.

Nas rápidas pistas da Beira Alta o piloto algarvio conseguiu ontem a terceira posição da classificação geral no final dos 5000 metros do prólogo e hoje atacou decidido os dois troços cronometrados agendados pela Escuderia de Castelo Branco para esta jornada elegível igualmente para o campeonato europeu de Bajas.

Aos comandos da sua KTM 530 Ruben Faria foi o terceiro mais veloz, e primeiro na classe TT3, no final do primeiro sector selectivo, com pouco menos de 157 quilómetros de extensão no final de um troço com algumas peripécias.

“A bomba de travão traseiro aqueceu demais e acabou por simplesmente fundir todo o conjunto e deixou de funcionar. As pastilhas derreteram e fiquei sem travão.”

Resolvido o problema na assistência antes do segundo sector selectivo, com cerca de metade dos quilómetros, Ruben Faria partiu apostado em conseguir manter a terceira posição e a liderança entre os pilotos da sua categoria, o que acabou por conseguir ao aumentar mesma a vantagem para os adversários que o perseguiam, não conseguindo no entanto intrometer-se na luta pela vitória.

“O segundo troço era bastante rápido e depois de tanto tempo sem ritmo competitivo é muito complicado ir atrás do Mário Patrão ou do António Maio. Eles estão bastante fortes e mostraram isso ao longo do dia. No entanto estou muito contente com esta vitória, a segunda do ano na categoria depois do sucesso no Algarve aquando da abertura do campeonato e sabe sempre bem vencer. Amanhã quero estar de novo em plano de destaque e tentar pelo menos o segundo pódio na prova e mais uma vitória na classe.”


Ruben enfrenta amanhã o derradeiro troço da prova, com 81 quilómetros de extensão.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Mário Patrão – Suzuki com 2h49m47s
2º António Maio – Yamaha a 00.17s
3º Ruben Faria – KTM a 10m40s
4º Paulo Gonçalves – BMW a 12m36s
5º Luís Ferreira – Kawasaki a 12m52s

Team Solar do Bitoque nas Terras da Raia


• Penalização por avanço foi justamente retirada
• Rui Lopes e Luís Fonseca querem manter o 2º lugar


A dupla Rui Lopes/Luís Fonseca, aos comandos da Mazda BT 50 do Team Solar do Bitoque, completou hoje com sucesso a etapa inicial do Rali TT Terras da Raia que se está a disputar em Idanha-a-Nova e onde a equipa aposta em manter o segundo lugar que actualmente ocupa no Desafio ELF Mazda.

“Esta primeira etapa constava de uma dupla passagem por um troço de quatro quilómetros, num traçado que era completamente novo para nós. Tentámos ser, acima de tudo, muito regulares e não cometer erros. Baixámos dois segundos da primeira para a segunda passagem que já estava, todavia, bastante degradada em alguns pontos. Amanhã vamos ter pela frente trezentos quilómetros em linha e aí sim é que tudo se vai decidir. No final do dia fomos confrontados com uma penalização por eventual entrada por avanço no reagrupamento, que contestámos e que a organização acabou por retirar tendo em conta que, conforme então afirmámos, o controlador não teria agido da forma mais correcta”, salienta o piloto e team manager da equipa.

O Rali TT Terras da Raia continua amanhã com um percurso de cerca de 300 quilómetros, efectuado sem paragens obrigatórias para assistência, ou seja uma dupla passagem por um percurso de 150 Kms, com uma ZA (Zona de Assistência) no meio, mas com o tempo a contar para o total da prova.

Bruno Oliveira em 2º lugar na primeira etapa


• Penalização inicialmente atribuída foi retirada

Bruno Oliveira, acompanhado de Bruno Fernandes, aos comandos da Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team, averbou hoje a segunda melhor marca na etapa inicial do Rali TT Terras da Raia, quarta etapa do Desafio ELF Mazda, que se está a disputar em Idanha-a-Nova e onde o piloto açoreano aposta em lutar pela vitória.

“A primeira etapa desta prova beirã constou de uma dupla passagem por um troço de quatro quilómetros, que foi novidade para todos os pilotos. Na primeira passagem não abordámos correctamente uma curva em gancho e fomos forçados e fazer marcha atrás, o que nos fez perder algum tempo. Na passagem seguinte melhorámos o nosso tempo em seis segundos e tudo correu dentro da normalidade. No total perdemos 16 segundos para o nosso mais directo adversário mas esse tempo é pouco significativo tendo em conta que vamos ter pela frente um troço de trezentos quilómetros. Importante é que vamos partir para a segunda etapa cinco minutos atrás do João Pais o que nos vai permitir controlar melhor a corrida” salienta Bruno Oliveira que acrescenta:

“A parte mais desagradável do dia foi a penalização que inicialmente nos tinha sido atribuída, por uma eventual entrada por avanço no reagrupamento, mas que a organização acabou por retirar tendo em conta que o controlador não teria agido da forma mais correcta”.

O Rali TT Terras da Raia continua amanhã com um percurso de cerca de 300 quilómetros, efectuado sem paragens obrigatórias para assistência, ou seja uma dupla passagem por um percurso de 150 Kms, com uma ZA (Zona de Assistência) no meio, mas com o tempo a contar para o total da prova.

Ricardo Porém foi o 4º T2 na Super Especial


• O piloto efectuou as duas passagens pela super especial sem travões, devido à quebra de um tubo durante a primeira ligação

Teve hoje início o Rali TT Terras da Raia, prova pontuável para o CPTT e organizada pela Escuderia Castelo Branco, onde o piloto Ricardo Porém está a defender a liderança do campeonato com possibilidades de garantir já nesta prova o seu primeiro Título nacional. No dia de hoje disputou-se uma dupla passagem pela Super Especial de apenas 4,11 Km’s.

Ricardo Porém estava, antes da prova, bastante motivado para fazer uma boa super especial, mas a quebra de um tubo do sistema de travagem, ainda durante a primeira ligação do dia, impediu desde logo que o piloto de Leiria, acompanhado pelo seu irmão Manuel Porém, pudesse lutar pela vitória do agrupamento. Assim a dupla limitou-se a fazer chegar a Nissan Navara à assistência, onde o problema foi resolvido, estando assim tudo em condições para o Sector Selectivo de amanhã. Ainda assim Ricardo Porém rubricou o 4º tempo entre o Agrupamento T2 e ainda o 18º lugar da classificação geral.

No final da Super Especial o piloto afirmou: “Foi uma especial bastante difícil, devido ao problema do qual fomos vítimas. Limitámo-nos por isso a levar o carro até ao fim pois não podíamos comprometer o nosso resultado final.”.

Para o longo e único Sector Selectivo de amanhã o Ricardo Porém afirma: “Vai ser um sector difícil, o piso está super escorregadio e é bastante duro para as mecânicas. Queremos terminar a prova, amealhar o máximo de pontos possíveis e é por isso que vamos lutar”.

Amanhã os concorrentes irão disputar um único Sector Selectivo com cerca de 300 Km’s, com uma assistência intermédia e facultativa. O primeiro concorrente vai para a estrada pelas 13 horas.


Classificações – Após Super Especial:

Geral:

1º Filipe Campos; 2º Miguel Barbosa + 6,7s; 3º Rui Sousa + 17,7s; … 12º (1º T2) Américo Antunes +57,4s; … 18º (4º T2) Ricardo Porém + 1min14s.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

João Pais lidera após 1ª etapa


• Piloto de Viseu tem uma vantagem de 29 segundos
• Uma Mazda no Top 10 absoluto


A quarta etapa do Desafio ELF / Mazda 2010 iniciou-se esta tarde, em Idanha-a-Nova, cidade que recebe o Rali TT Terras da Raia, competição também pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

Ultrapassadas as verificações administrativas e técnicas os concorrentes partiram ao final da tarde para uma dupla passagem pelo percurso escolhido pela Escuderia de Castelo Branco para a Super Especial. A actual dupla campeã, João Pais/João Rato, aos comandos da Mazda BT 50 inscrita pela Auto Sueco Coimbra, foi a mais rápida no somatório das duas passagens, tendo sido sempre seguida pelo par Bruno Oliveira/Bruno Fernandes (Mazda Açores TT Team) a quem ganhou um total de 16 segundos.

“Correu-nos bem. Era um percurso engraçado e bastante técnico. Fico satisfeito por ter sido o mais rápido e estar no comando da prova, mas amanhã é que tudo se vai decidir”
salienta João Pais.

Para Bruno Oliveira nem tudo correu pelo melhor já que “na primeira passagem falhámos uma curva e foi necessário fazer marcha atrás, pelo que perdemos algum tempo. Na segunda passagem andámos bem e só tenho que dar os parabéns ao João porque foi mais rápido”.

O estreante Durval Costa navegado por Pedro Marcão, averbou o terceiro tempo no conjunto das duas passagens, à frente da duplas Paulo Pinto/Luís Cavaleiro (equipa Xuxas Car, apoiada pelo concessionário Xanauto) e Rui Lopes/Luís Ferreira (Team Solar do Bitoque, apoiado pela Fino Comércio de Automóveis).

Esta ordenação viria a ser todavia alterada com a atribuição de 4 minutos de penalização às três Mazda BT 50 pilotadas respectivamente por Bruno Oliveira, Paulo Pinto e Rui Lopes que, de acordo com a organização terão entrado dois minutos por avanço na zona de reagrupamento entre a primeira e a segunda passagem pelo troço da Super Especial.

Para Luís Morais, da Mazda Motor de Portugal “o Desafio ELF / Mazda 2010 é actualmente a única fórmula que proporciona aos participantes do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno competirem a custos reduzidos e por outro lado terem também uma motivação extra que tem sido bem evidente ao longos destas últimas temporadas. Estamos certos de que no Rali TT Terras da Raia isso vai voltar a acontecer mas é desde já significativo o facto de uma Mazda estar no Top 10 absoluto de uma prova onde participam tantos pilotos de nomeada e máquinas com tão elevado potêncial.”.

O Rali TT Terras da Raia prossegue amanhã com um percurso de cerca de 300 quilómetros, efectuado sem paragens obrigatórias para assistência, ou seja uma dupla passagem por um percurso de 150 Kms, com uma ZA (Zona de Assistência) no meio, mas com o tempo a contar para o total da prova.

Classificação após SSS2 (1ª etapa)

1º João Pais/ João Rato 8m05,10s
2º Durval Costa/Pedro Marcão 8m34,40s
3º Bruno Oliveira/Bruno Fernandes 12m21,20s*
4º Paulo Pinto/Luís Cavaleiro 12m47,40s*
5º Rui Lopes/Luís Ferreira 12m48,60s*
* inclui 4 minutos de penalização

Miguel Barbosa ao ataque em Castelo Branco


O BP Ultimate Vodafone Team esteve em plano de evidência no primeiro dia do Rali TT Terras de Raia, tendo alcançado um prometedor segundo lugar na sector selectivo desta sexta-feira, que determina a ordem de saída para a longa etapa de amanhã.

Depois do longo interregno do Verão, Miguel Barbosa e Miguel Ramalho regressaram hoje à competição com o intuito de se baterem pelo título do Campeonato de Portugal de Todo Terreno e o seu primeiro contacto com a prova organizado pela Escuderia Castelo Branco foi bastante positivo, tendo alcançado o segundo tempo da jornada. “Estou muito satisfeito com a nossa performance. Estivemos muito tempo parados e chegar aqui e conseguir marcar o segundo registo é muito positivo. O Filipe Campos não pode pontuar aqui, portanto, o nosso principal adversário é o Rui Sousa que ficou atrás de nós, o que vai de encontro aos nossos objectivos”, sublinhou o piloto do Mitsubishi Lancer Turbo que se quedou a menos de sete segundos do mais rápido.

O resultado de hoje deixa os homens do BP Ultimate Team confiantes para o selector selectivo de amanhã, estando Miguel Barbosa apostado em conseguir um bom resultado para as contas do campeonato. “As diferenças entre os três primeiros são muito curtas, o que promete uma prova muito disputada. Porém, o carro está muito eficaz, o que me dá confiança para o dia de amanhã. Vamos imprimir um andamento bastante forte desde cedo para que possamos marcar o número máximo de pontos, que é o nosso desiderato para esta etapa do Campeonato de Portugal de Todo Terreno”, afirmou com confiança o piloto que figura no segundo lugar do campeonato.

Filipe Campos vence e Bernardo Moniz da Maia é quinto


A Yser Racing Team, começou da melhor forma o Rali TT Terras da Raia, prova com organização da Escuderia de Castelo Branco, com a dupla Filipe Campos/Joana Sotto-Mayor a fazerem o primeiro lugar, enquanto Bernardo Moniz da Maia, desta vez acompanhado de Jaime Baptista a fecharam “o top 5 na Super Especial de hoje, realizada nos terrenos do Campo de Escuteiros junto à Nossa Srª. Do Almortão em Idanha-a-Nova.

Filipe Campos, iniciou esta prova ao ataque tendo conseguido, entre as duas passagens do troço de 4,11 km, 6,7 segundos para o segundo classificado. No final o piloto portuense revelava-se “satisfeito com o resultado. Fizemos uma primeira passagem sem problemas, mas acabámos por piorar na segunda, porque o piso já estava mais escorregadio e o ritmo muito forte que empreguei levou-me a falhar algumas curvas.” Para amanhã o piloto será o primeiro na estrada, situação “que me agrada. O piso está seco e escorregadio, pelo que o melhor é ser o primeiro na estrada. Sem ninguém á nossa frente, ficamos mais à vontade para atacar logo desde o ínicio e chegar amanhã ao final no primeiro lugar da corrida.”
A sua “nova” navegadora, Joana Sotto-Mayor mostrou-se encantada com o andamento desta tarde “é simplesmente fantástico, quase que não seria preciso dizer as notas, que o Filipe parece que faz tudo sozinho”, brincou a navegadora. “Agora mais a sério, demo-nos lindamente e o resultado revela isso, mas que ele anda depressa anda”, conclui Joana.

Quanto a Bernardo Moniz da Maia, o quinto lugar “está dentro do nosso andamento. Correu tudo bem, o carro esteve excelente e a ligação com o Jaime também. A super especial era complicada mas correu-nos muito bem, como demonstra o facto de entre os pilotos da frente termos sido, se calhar os únicos a melhorar na segunda passagem.”
Já Jaime Baptista achou a experiência de navegar o Bernardo Moniz da Maia “muito agradável, gostei imenso do seu andamento e do resultado obtido. Demo-nos muito bem, num prólogo que era muito difícil, muito técnico cheio de curvas cegas ás quais o Bernardo se adaptou sem problemas. Para amanhã vamos andar no nosso ritmo e ver como correm as coisas, mas conseguir um podium era bom.”


Para amanhã está reservado um sector selectivo de 307,47 quilómetros, corridos em linha com a assistência a meio a contar para o tempo de prova, com a partida a ser dada pelas 13H00.

Classificação.
1º Filipe Campos/Joana Sotto-Mayor (BMX X3) 7m11,7s
2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi) a 6,7s
3º Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu) a 17,7s
4º Pedro Grancha/Vitor Jesus (Nissan) a 21,7s
5º Bernardo Moniz da Maia/Jaime Baptista (BMW X3) a 25,0s

Fonte: todoterreno.pt

Equipa Bianchi Prata / Vodafone no Rally TT Terras da Raia 2010


O Rally TT Terras da Raia vai ser disputado de 24 a 26 de Setembro. Esta penúltima prova, pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2010, decorre nos concelhos de Idanha-a-Nova e Penamacor e integra motos, quads, buggys e utv´s.

O percurso tem 320km de extensão; um Sector Especial com 5,10km e duas etapas com três Sectores Selectivos a culminarem em 315 km.

Na sexta, 24, serão realizadas as necessárias verificações técnicas e documentais. A partida para a Super Especial ocorrerá às 14h30 desse mesmo dia, esta não conta para a classificação final. A segunda etapa terá início no dia 25, com o primeiro Sector Selectivo às 07h30, em Terras de Monfortinho e o segundo Sector Selectivo às 11h15. Finalmente, a terceira etapa com o terceiro Sector Selectivo será dia 26, domingo, com a saída prevista dos pilotos às 08h30. A cerimónia de podium e entrega de prémios terá lugar no Parque de Feiras de Idanha-a-Nova, às 14h30.

A Equipa Bianchi Prata / Vodafone vai estar presente nesta prova, aos comandos da BMW G 450X, com os pilotos Paulo Gonçalves na Classe TT3, Luís Teixeira na Classe TT2 e o piloto do ACPmoto, Norberto Teixeira, na Classe Promoção.

O piloto Paulo Gonçalves, que lidera a classe em que compete, pretende continuar no comando, demonstrando a sua confiança para tal: " É a penúltima prova do campeonato e espero garantir o título da classe TT3. Vou também lutar para a geral, mas o objectivo é a classe TT3. "

Norberto Teixeira, piloto do ACPmoto, revela as suas expectativas: "O objectivo é alcançar a vitória. Espero que corra bem como correram as duas últimas provas, tenho treinado bastante para isso. "

Relativamente à participação na prova, Luís Teixeira, declara: " Espero que esta prova em Castelo Branco me corra melhor que a anterior, para isso tenho treinado e estou bem fisicamente. Estou seguro que vou fazer uma boa prestação pela minha equipa! "

Pedro Bianchi Prata, team manager da Equipa Bianchi Prata / Vodafone, comenta a participação dos pilotos da sua equipa na quinta prova do Nacional de TT 2010: " Estamos todos confiantes para um bom resultado, todos os pilotos prepararam bem a prova e a equipa técnica tratou de tudo ao mais pequeno pormenor. Uma prova com tantos Kms não vai ser fácil, mas é um factor que vai jogar a nosso favor pois as nossas BMW são motos muito fiáveis. "

A Escuderia Castelo Branco, entidade que organiza esta prova, tem cerca de 85 pilotos inscritos e espera receber muitos espectadores para testemunharem as emoções proporcionadas por esta competição.

Team Riser/Persur ATSport no Rally TT Terras da Raia


Depois da paragem de cerca de dois meses e meio, o Campeonato Português de Todo o Terreno, reinicia-se no próximo fim de semana com o Rally TT Terras da Raia, a disputar na zona de Idanha a Nova.

O Team ATSPORT vai fazer a sua reentrê, inscrita pela RESER PERSUR, representada por Rui Trindade / Joaquim Serrão, nº 39 e Tiago Avelar / Silva Santos, Nº 30, inscritos em Nissan Terrano II, do agrupamento T8.

Depois da “mala pata” das provas iniciais, a expectativa para esta prova e para a Baja de Portalegre são elevadas, as máquinas foram devidamente revistas no defeso e os pilotos estão optimistas para obter um resultado relevante no agrupamento T8, onde a concorrência é elevada.

Para Rui Trindade “é importante para o Team RESER PERSUR / ATSPORT um resultado interessante nesta prova para melhor o optimismo, no entanto com um novo figurino desenhado pela organização, prevemos uma prova difícil e dura, ao longo dos seus 307 km’s”.

A prova inicia-se na próxima sexta-feira, com uma Super Especial com cerca de 4,5kms, sendo a prova rainha no sábado com inicio às 13h.

Mais de 130 na conquista Raiana


Com a internacionalização do Rali TT Terras da Raia, na categoria de motos e quads, a prova organizada pela Escuderia Castelo Branco ganha prestígio e importância relevante, à qual se junta uma lista de inscritos nos automóveis, que apresenta algumas novidades e garante a necessária competitividade…

Mais de 130 inscritos, nas diversas categorias, responderam à chamada da Escuderia Castelo Branco, que pelo segundo ano consecutivo organiza na zona raiana de Idanha-a-Nova, o Rali TT Terras da Raia, prova a contar para os Campeonatos Nacionais de Todo-o-Terreno de Motos, Quads, UTV, Buggies e Automóveis e ainda para o Europeu da especialidade, na categoria de Motos e Quads.
Trata-se do reconhecimento da qualidade de uma organização que já há 40 anos dá provas do seu verdadeiro valor e que por isso mesmo vê agora entre os interessados na vitória final, os melhores e mais rápidos de cada categoria, tanto a nível europeu, como em termos nacionais.
Entre as motos, registe-se a presença de Paolo Ceci, que tem quase assegurada a conquista do Título B1 nas duas rodas, ao passo que Ugo Filosa e Vlastimil Júnior, ainda têm muito para discutir na categoria B2, estando o campeonato em aberto nesta categoria.
Na categoria de Motos, os portugueses têm uma palavra a dizer, com Mário Patrão a assumir o favoritismo para a oposição à armada estrangeira, mas o comandante do Campeonato TT absoluto, está nesta prova muito bem “acompanhado” pelo seu principal opositor António Maio, por Luís Ferreira e também por Paulo Gonçalves, David Megre e mesmo Helder Rodrigues, entre outros.
Entre os Quads - e a nível europeu – este em jogo uma vitória nacional absoluta, já que Rafael Acúrcio comanda a categoria Q3 e vai com certeza querer mandar em casa, suplantando-se a Lukasz Lasawieck e mesmo a Graziano Scandola, sempre ajudado pelos melhores nacionais, João Lopes, Roberto Borrego e Bertinho.
Uma vitória nacional seria bem vinda nesta categoria que tantas tradições tem entre os pilotos portugueses…
No que respeita a Buggies e UTV, não se trata de uma competição europeia, mas as coisas estão muito acesas nas duas categorias, com Pedro Ramilo a perder o comando dos Buggies para Luís Ramalho e a colocar-se apenas a três pontos do homem do Goka, enquanto nos UTV, a luta é entre Jorge Monteiro e Sergio Silva, que partem para o Terras da Raia, apenas separados por seis pontos.
A prova marca ainda a estreia do Troféu Polaris e conta também para o Troféu Husqvarna, sendo que neste último o comandante é Carlos Pedrosa, com dez pontos apenas de vantagem sobre Jorge Gouveia.
Nos automóveis, em termos de Campeonato, a vida está algo facilitada para Miguel Barbosa, pois o seu arqui-rival Filipe Campos, apesar de inscrito, não pontua, tal como Moniz da Maia, nesta prova, pelo que o piloto do Mitsubishi, mesmo não vencendo… pode recolher o maior número de pontos…
A lista conta quase com quatro dezenas de inscritos, incluindo todos os nomes sonantes do Campeonato de Portugal de TT 2010, como é o caso de Pedro Grancha, José Gameiro, Rui Sousa, José Dinis Lucas, para além do quase campeão de T2, Ricardo Porém, nesta prova a ter que se defender de Camilo Martins – a jogar em casa – Edgar Condenso e Mário Diniz Lucas, entre outros.
Com o título de T8 já atribuído a João Paulo Sousa – depois do infeliz desaparecimento de Miguel Veloso – será com certeza entre aquele e Henrique Meneses, que se vai discutir a melhor posição final.
Refira-se ainda que o Desafio ELF Mazda, volta à actividade depois de uma interrupção de alguns meses, partindo o comandante João Pais, com natural favoritismo, mas sempre a ter que dispensar muita atenção aos seus mais directos perseguidores, Rui Lopes e Paulo Pinto, isto para além de Bruno Oliveira, sempre à espreita de um bom resultado que marque uma viragem definitiva na época menos boa que está a atravessar.

Em termos de motos, quad e UTV Buggy, a prova terá um total de aproximadamente 320 kms, distribuídos por três dias de competição, estando a sua conclusão prevista para a tarde de Domingo, bem no centro da lindíssima e acolhedora vila de Idanha-a-Nova. Na sexta-feira, correm-se 4,11 km de super-especial e no sábado realizam-se dois SS (Sectores Selectivos) com 150km e 80km, respectivamente. No domingo, percorrendo um traçado caracterizado pela sua rapidez, o SS apresenta aproximadamente, 80km.
No que respeita aos vulgarmente designados por “jipes”, as grandes novidades passam por uma dupla passagem pela super-especial de 4,11 (tal como nas motos/quad/UTV desenhada no Campo do Agrupamento de Idanha-a-Nova do Corpo Nacional de Escutas) e um percurso de 307 quilómetros, efectuado sem paragens obrigatórias para assistência, ou seja uma dupla passagem por um percurso de cerca de 150 Kms, com uma ZA (Zona de Assistência) no meio, mas com o tempo a contar para o total da prova.
Tudo se conjuga para que o Rali TT Terras da Raia possa ser de novo um sucesso em termos competitivos, continuando assim o seu crescimento numa região que ainda tem muito para dar ao Todo-o-Terreno, até porque o interesse pela modalidade, cresce ano após ano, tal como o número de concorrentes que apostam na qualidade da organização da Escuderia Castelo Branco.

Escuderia Castelo Branco

Bruno Oliveira aposta na vitória


• Filipe Campos e Bruno Oliveira foram os representantes do Todo-o-Terreno no Praia da Vitória Motorshow

Depois de já este mês ter estado exposta na Ilha Terceira, nos Açores, onde marcou presença na primeira edição do evento Praia da Vitória Motorshow, a Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team já regressou ao continente e irá estar, no próximo fim de semana, em Idanha-a-Nova. Bruno Oliveira, vencedor do Desafio Elf Mazda 2008, acompanhado de Bruno Fernandes, vai disputar o Rali TT Terras da Raia, prova onde aposta num regresso aos triunfos.

“Foi muito gratificante ter conseguido levar a Mazda BT50 do Mazda Açores TT Team até à Terceira porque, de facto, isso nunca tinha anteriormente acontecido. Não só esteve exposta num evento de enorme sucesso, que trouxe até aos Açores grandes nomes do automobilismo nacional, como foi o caso do Filipe Campos, como ainda nos proporcionou realizar uma acção de co-drive, que permitiu demonstrar o andamento da nossa máquina. Como não se realizam competições de TT nos Açores, as pessoas que se sentaram ao meu lado não tinham a noção do andamento muito vivo que se imprime com esta máquina” salienta Bruno Oliveira que acrescenta:

“Agora na prova que irá ter lugar em Idanha-a-Nova vou trabalhar afincadamente, em conjunto com o meu navegador, para conseguirmos regressar às vitórias que nos têm escapado esta temporada. Todavia, o nosso principal objectivo é terminar a corrida. Esperamos conseguir imprimir o ritmo certo para sermos mais rápidos que os nossos adversários”.

O Rali TT Terras da Raia começa na sexta feira, dia 24, com uma dupla passagem pela super-especial desenhada no Campo de Escuteiros de Idanha-a-Nova, seguindo-se no sábado, dia 25, um percurso de cerca de 300 quilómetros, efectuado sem paragens obrigatórias para assistência, ou seja uma dupla passagem por um percurso de 150 Kms, com uma ZA (Zona de Assistência) no meio, mas com o tempo a contar para o total da prova.

Rookie do Campenato no Rally TT Terras da Raia


Depois da excelente estreia no Ervideira Rally TT e uma prestação assinável na Baja Cidade de Beja, Pedro Baiona volta as pistas no Rally TT Terras da Raia.

Aos comando da uma Nissan Navarra da BaiautoSport procurará continuar a sua evolução na pistas de todo-terreno, encarando esta prova como mais um teste.

A seu lado está novamente Paulo Torres experiente navegador que certamente irá fazer o seu melhor para contribuir para a sua evolução.

Para Pedro Baiona “....este será mais um prova na qual procuro evoluir sem pensar em qualquer tipo de resultado, o meu objectivo e chegar ao fim, para acumular o maximo quilometros e ganhar experiencia , e tirar partido de ter um navegador com muitos anos de todo terreno que isso também e muito importante.”

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ricardo e Manuel Porém perto do Título


• Os actuais líderes do Agrupamento T2 voltam à competição no próximo fim-de-semana, no Rali TT Terras da Raia onde pretendem assegurar o Título Nacional

Após uma longa pausa no campeonato e com a anulação da Baja do Clube Automóvel do Algarve, o CPTT 2010 recomeça nos próximos dias 24 e 25 de Setembro com o Rali TT Terras da Raia, onde Ricardo e Manuel Porém pretendem garantir o seu primeiro Título nacional, no agrupamento T2.

Ricardo Porém necessita de 14 pontos para garantir a vitória no campeonato e por isso, o piloto quer garantir o título já nesta corrida, a penúltima do campeonato. O Rali TT Terras da Raia é composto por uma dupla passagem numa super especial e por um único sector selectivo com cerca de 300 Km’s, que incluiu uma assistência facultativa e intermédia. Espera-se portanto uma prova dura que poderá “arrumar” as contas do Agrupamento T2.

Antes da corrida, Ricardo Porém afirma que irá “encarar esta prova com tranquilidade e conscientes que o nosso objectivo é amealhar o máximo de pontos possíveis para assegurarmos o Título.”.

O jovem piloto referiu ainda que “Vai ser uma prova muito difícil principalmente devido à nossa falta de ritmo, pois estamos parados à praticamente 3 meses.”.

Espera-se mais um difícil teste para a dupla, mas a equipa está optimista. A corrida começa Sexta-Feira, dia 24, com a dupla passagem pela Super Especial, a partir das 17h10.

Foto: Luís Marques

Rui Sousa vai lutar pelo pódio


Rui Sousa / Carlos Silva regressam à actividade na edição 2010 do Rali TT Terras da Raia, competição organizada anualmente pela Escuderia Castelo Branco, que este ano tomou como base Idanha-a-Nova. Trata-se de uma participação cheia de significado, porque assinala a efeméride da primeira participação do Team Prolama, naquela que foi também primeira edição do Rali TT Castelo Branco.

Motivo suficiente para que Rui Sousa prepare a sua participação com toda a determinação que lhe é reconhecida, “…vamos lutar por um lugar que possa traduzir o potencial do nosso projecto. Trabalhamos durante o defeso para encontrar melhores soluções e a D-Max está preparada para cumprir os nossos objectivos. A prova que a organização preparou tem zonas muito bonitas e que gosto particularmente, e acredito que vamos andar num ritmo forte para estar entre os primeiros…” concluiu Rui Sousa.

Mas a Prolama Competição, tem nesta prova vários motivos de interesse. Por um lado tem a possibilidade de apresentar virtualmente o seu primeiro campeão do ano; Paulo Sousa que estará na corrida para lutar pela vitória na categoria, não descurando um bom lugar na classificação geral; “…vou andar rápido, mas não quero comprometer o resultado final. Como vem sendo habitual, irei participar com outro navegador diferente, para no final do ano concretizar também esse factor de diferença; vencer o campeonato sempre com um navegador novo em cada prova…”

No Agrupamento T2, a notada ausência de Afonso Batista será colmatada com a presença de um novo piloto na Equipa, Américo Antunes, nesta participação acompanhado por Paulo Fiúza, e que trazem à equipa redobrados objectivos no grupo.

Ainda na luta pelo Titulo T2, a dupla da ISUZU D-Max da Consilcar. Edgar Condenso e Nuno Silva, vão lutar até ao fim pela conquista do campeonato, e para que isso seja possível a palavra de ordem é vencer, como o próprio piloto referiu; “…queremos vencer esta corrida, e esperar o que os nossos adversários irão fazer. Temos condições de concretizar este desejo, apenas queremos que os percalços que nos têm atingido não voltem a condicionar a nossa prestação. A equipa sabe a importância desta prova, e nós vamos lutar até ao fim…”

A mesma postura tem o recruta da equipa Américo Antunes, que vê nesta prova a possibilidade de reafirmar o seu desempenho; “ o objectivo é claramente lutar pela vitória no grupo, de forma a alimentar a possibilidade de chegar ao vice-titulo. Vamos andar no máximo e esperar o que os nossos adversários irão fazer. Estou pela primeira vez com a Prolama e pretendo também tirar algum prazer destas participações…”

A prova tem início na tarde da próxima sexta-feira com um prólogo percorrido duas vezes, e tem o seu prato forte no Sábado com cerca de 300 quilómetros disputados ao cronómetro.

Lista de inscritos Rali TT Terras da Raia


A Escuderia de Castelo Branco divulgou finalmente a lista de inscritos em automóvel que irão alinhar á partida da Baja Terras da Raia, que será disputada no próximo fim de semana entre Idanha a Nova e Termas de Monfortinho, no distrito de Castelo Branco.
Ao todo estão inscritos 38 pilotos dispersos pelas 3 categorias do CPTT - T1, T2 e T8. Esta lista é encabeçada por Filipe Campos e Miguel Barbosa, muito embora ambos assumam que desejam a vitória, a sua participação é algo diferente, pois se Miguel Barbosa pretende pontuar para o campeonato, já com o piloto do X3 isso não acontece.
Presentes estarão também Pedro Grancha, Bernardo Moniz da Maia -que terá a seu lado Jaime Bastista que trocou de lugar com Joana Sotto Mayor- e Rui Sousa. Em teoria qualquer um destes três poderá tirar partido do mais pequeno erro que seja cometido pelos mais rápidos, e baralhar um pouco a distribuição de lugares no podium da geral desta prova.

Esta prova contará ainda com a presença das motos e quads, e terá este ano o aliciante de estar integrada no Campeonato Europeu de Todo o Terreno da modalidade, trazendo até nós vários pilotos estrangeiros. Em Idanha-a-Nova estarão presentes também 39 motos e 25 quads.

Nos buggys , talvez a única categoria que demonstre um crescimento visível em numero e qualidade de pilotos, a Baja Terras da Raia conseguiu reunir 18 pilotos.

Os 300 quilómetros de percurso aguardam assim pela passagem dos concorrentes que terá lugar já no próximo sábado.

Lista de Inscritos

Fonte: todoterreno.pt