Terminando um longo jejum sem participação em provas desportivas que durava desde o Rali Estoril-Marraquexe no passado mês de Junho, Ruben Faria regressou à competição para participação em mais uma prova do campeonato nacional de TT, o Rali TT Terras da Raia.
Nas rápidas pistas da Beira Alta o piloto algarvio conseguiu ontem a terceira posição da classificação geral no final dos 5000 metros do prólogo e hoje atacou decidido os dois troços cronometrados agendados pela Escuderia de Castelo Branco para esta jornada elegível igualmente para o campeonato europeu de Bajas.
Aos comandos da sua KTM 530 Ruben Faria foi o terceiro mais veloz, e primeiro na classe TT3, no final do primeiro sector selectivo, com pouco menos de 157 quilómetros de extensão no final de um troço com algumas peripécias.
“A bomba de travão traseiro aqueceu demais e acabou por simplesmente fundir todo o conjunto e deixou de funcionar. As pastilhas derreteram e fiquei sem travão.”
Resolvido o problema na assistência antes do segundo sector selectivo, com cerca de metade dos quilómetros, Ruben Faria partiu apostado em conseguir manter a terceira posição e a liderança entre os pilotos da sua categoria, o que acabou por conseguir ao aumentar mesma a vantagem para os adversários que o perseguiam, não conseguindo no entanto intrometer-se na luta pela vitória.
“O segundo troço era bastante rápido e depois de tanto tempo sem ritmo competitivo é muito complicado ir atrás do Mário Patrão ou do António Maio. Eles estão bastante fortes e mostraram isso ao longo do dia. No entanto estou muito contente com esta vitória, a segunda do ano na categoria depois do sucesso no Algarve aquando da abertura do campeonato e sabe sempre bem vencer. Amanhã quero estar de novo em plano de destaque e tentar pelo menos o segundo pódio na prova e mais uma vitória na classe.”
Ruben enfrenta amanhã o derradeiro troço da prova, com 81 quilómetros de extensão.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Mário Patrão – Suzuki com 2h49m47s
2º António Maio – Yamaha a 00.17s
3º Ruben Faria – KTM a 10m40s
4º Paulo Gonçalves – BMW a 12m36s
5º Luís Ferreira – Kawasaki a 12m52s