domingo, 26 de setembro de 2010

Vitória de Bruno Oliveira


• Duas Mazda no Top 10 absoluto
• João Rato já conquistou o título


A quarta etapa do Desafio ELF / Mazda 2010 terminou esta tarde, em Idanha-a-Nova, com a dupla Bruno Oliveira/Bruno Fernandes a sagrar-se vencedora, depois de cumpridos mais de 300 quilómetros disputados ao cronómetro.

Na cidade beirã, que recebeu o Rali TT Terras da Raia, competição também pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, João Rato, que acompanhou João Pais, o piloto que terminou na segunda posição, conseguiu, com este resultado, sagrar-se antecipadamente vencedor da classificação destinada aos navegadores.

Depois de ontem ter sido disputada uma primeira etapa, que estableceu a ordem de partida para o segundo dia de corrida, os concorrentes tiveram hoje de enfrentar uma dupla passagem pelo percurso escolhido pela Escuderia de Castelo Branco e que totalizava 307,46 quilómetros. A actual dupla campeã, João Pais/João Rato, aos comandos da Mazda BT 50, inscrita pela Auto Sueco Coimbra e que hoje partira na primeira posição, cedo começou a perder tempo para o par Bruno Oliveira/Bruno Fernandes (Mazda Açores TT Team) que a meio da corrida detinha uma vantagem superior a quatro minutos.

“Fizémos uma corrida muito regular e equilibrada. Quando começámos a ter a Mazda do João Pais ao nosso alcance visual percebemos que não era necessário forçar a ultrapassagem em pista porque, mantendo essa distância, a vitória estaria sempre assegurada” salienta Bruno Oliveira.

Para João Pais nem tudo correu pelo melhor já que “fomos forçados a reduzir o nosso andamento quando, perto do final da primeira volta sentimos que apenas tínhamos tracção traseira. Estou todavia muito feliz já que a conjugação de resultados permitiu ao meu navegador João Rato conquistar um importante título nacional”.

O estreante Durval Costa navegado por Pedro Marcão, terminou na terceira posição à frente da dupla Paulo Pinto/Luís Cavaleiro (equipa Xuxas Car). A única baixa foi a de Rui Lopes/Luís Ferreira (Team Solar do Bitoque), equipa que foi forçada a abandonar depois de uma saída de estrada.

Para Luís Morais, da Mazda Motor de Portugal “o facto de, numa prova tão dura e difícil como foi este Rali TT Terras da Raia, duas das equipas do Desafio ELF / Mazda 2010 terem terminado no Top 10 absoluto e de apenas uma entre as cinco que participaram ter sido forçada a abandonar e infelizmente por acidente, comprova a excelente fiabilidade das Mazda BT 50. Quero felicitar todas as equipas pelo seu excelente desempenho”.


Classificação Final

1º Bruno Oliveira/Bruno Fernandes 5h02m4820s
2º João Pais/ João Rato 5h06m17,10s
3º Durval Costa/Pedro Marcão 5h39m19,80s
4º Paulo Pinto/Luís Cavaleiro 5h54m47,40s

Classificação do Desafio ELF / Mazda 2010 (após quatro provas)*:

Pilotos

1º João Pais Auto Sueco Coimbra 36 pontos
2º Bruno Oliveira RPF 2 23 pontos
3º Paulo Pinto Xanauto 18pontos
4º Rui Lopes Fino Comércio de Automóveis 16 pontos
5º Henrique Silva Santos da Cunha 2 6 pontos
5º Durval Costa SGS Car 6 pontos

Navegadores
1º João Rato Auto Sueco Coimbra 36 pontos
2º Bruno Fernandes RPF 2 23 pontos
3º Luís Ferreira Fino Comércio de Automóveis 16 pontos
4º Pedro Marcelo Xanauto 8 pontos
5º Rui Gomes Santos da Cunha 2 6 pontos
5º Pedro Marcão SGS Car 6 pontos
7º Ricardo Cortiçadas Xanauto 5 pontos