segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Rali de Marrocos adopta novas regras de navegação
Publicado em segunda-feira, setembro 27, 2010
• Rali de Marrocos com dificuldades acrescidas
A navegação vai assumir grande protagonismo na próxima edição do Rali de Marrocos e criar maiores dificuldades a todos os participantes. A NPO, entidade organizadora deste rali, decidiu antecipar-se e implantar, já este ano, as novas regras de navegação estipuladas para o ano de 2011. Estas consistem essencialmente na diminuição da área na qual o GPS ajuda os concorrentes do rali a encontrar o caminho. Assim, este aparelho só activa todas as suas funções a 400 metros do ponto do terreno no qual todos os concorrentes terão obrigatoriamente de passar e não a 3km de distância como acontecia anteriormente. Desta forma, o Road Book torna-se a ferramenta fundamental para que cada equipa encontre o caminho certo.
“Estas alterações obrigam a um grande rigor na navegação sob pena de acumularmos penalizações por não conseguirmos passar nos pontos determinados pela organização. Embora o GPS registe todo o nosso percurso, já não nos ajuda a encontrá-lo o que nos vai fazer sofrer bastante” explica Elisabete Jacinto. “Não se trata de um regresso ao passado, pois antes havia alguma liberdade na escolha do percurso, o que já não acontece hoje. Na areia torna-se ainda mais difícil, dado que temos de ziguezaguear entre as dunas para encontrar a melhor passagem. Isto significa que podemos passar muito perto do ponto mas, se tivermos a pouco mais de 400m, podemos continuar na direcção errada porque o GPS não nos levará lá! … e não há outra forma de o localizar.”
A piloto que participa neste rali acompanhada por Charly Gotlib e Marco Cochinho não se deixa intimidar pois, como ela própria refere, “as regras vão ser iguais para todos”.
A prova marroquina, que se disputa de 17 a 23 de Outubro em torno de Zagora, regista já mais de 130 concorrentes inscritos e acaba de dar início às emissões do seu canal de Web TV em www.rallyraid.tv