sexta-feira, 24 de setembro de 2010

João Pais lidera após 1ª etapa


• Piloto de Viseu tem uma vantagem de 29 segundos
• Uma Mazda no Top 10 absoluto


A quarta etapa do Desafio ELF / Mazda 2010 iniciou-se esta tarde, em Idanha-a-Nova, cidade que recebe o Rali TT Terras da Raia, competição também pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

Ultrapassadas as verificações administrativas e técnicas os concorrentes partiram ao final da tarde para uma dupla passagem pelo percurso escolhido pela Escuderia de Castelo Branco para a Super Especial. A actual dupla campeã, João Pais/João Rato, aos comandos da Mazda BT 50 inscrita pela Auto Sueco Coimbra, foi a mais rápida no somatório das duas passagens, tendo sido sempre seguida pelo par Bruno Oliveira/Bruno Fernandes (Mazda Açores TT Team) a quem ganhou um total de 16 segundos.

“Correu-nos bem. Era um percurso engraçado e bastante técnico. Fico satisfeito por ter sido o mais rápido e estar no comando da prova, mas amanhã é que tudo se vai decidir”
salienta João Pais.

Para Bruno Oliveira nem tudo correu pelo melhor já que “na primeira passagem falhámos uma curva e foi necessário fazer marcha atrás, pelo que perdemos algum tempo. Na segunda passagem andámos bem e só tenho que dar os parabéns ao João porque foi mais rápido”.

O estreante Durval Costa navegado por Pedro Marcão, averbou o terceiro tempo no conjunto das duas passagens, à frente da duplas Paulo Pinto/Luís Cavaleiro (equipa Xuxas Car, apoiada pelo concessionário Xanauto) e Rui Lopes/Luís Ferreira (Team Solar do Bitoque, apoiado pela Fino Comércio de Automóveis).

Esta ordenação viria a ser todavia alterada com a atribuição de 4 minutos de penalização às três Mazda BT 50 pilotadas respectivamente por Bruno Oliveira, Paulo Pinto e Rui Lopes que, de acordo com a organização terão entrado dois minutos por avanço na zona de reagrupamento entre a primeira e a segunda passagem pelo troço da Super Especial.

Para Luís Morais, da Mazda Motor de Portugal “o Desafio ELF / Mazda 2010 é actualmente a única fórmula que proporciona aos participantes do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno competirem a custos reduzidos e por outro lado terem também uma motivação extra que tem sido bem evidente ao longos destas últimas temporadas. Estamos certos de que no Rali TT Terras da Raia isso vai voltar a acontecer mas é desde já significativo o facto de uma Mazda estar no Top 10 absoluto de uma prova onde participam tantos pilotos de nomeada e máquinas com tão elevado potêncial.”.

O Rali TT Terras da Raia prossegue amanhã com um percurso de cerca de 300 quilómetros, efectuado sem paragens obrigatórias para assistência, ou seja uma dupla passagem por um percurso de 150 Kms, com uma ZA (Zona de Assistência) no meio, mas com o tempo a contar para o total da prova.

Classificação após SSS2 (1ª etapa)

1º João Pais/ João Rato 8m05,10s
2º Durval Costa/Pedro Marcão 8m34,40s
3º Bruno Oliveira/Bruno Fernandes 12m21,20s*
4º Paulo Pinto/Luís Cavaleiro 12m47,40s*
5º Rui Lopes/Luís Ferreira 12m48,60s*
* inclui 4 minutos de penalização