domingo, 28 de fevereiro de 2010

Nuno Matos surpreende na estreia internacional com pódio na Baja Rússia


- Nono lugar da geral absoluta e terceiro da categoria T2
- Perdeu vice-liderança já no sexto e último sector
- Baja Itália (18/21 Março) é o próximo desafio


Missão cumprida e objectivos superados para a primeira dupla nacional a aventurar-se nas pistas geladas da Baja Rússia Northern Forest, segundo evento do ano pontuável para Taça Internacional FIA de Bajas. Numa corrida em que a única meta assumida era apenas “chegar ao fim e ganhar experiência”, Nuno Matos e Filipe Serra surpreenderam ao colocarem a Isuzu D-Max do Team do Cetelem | Fedima Team num excelente nono lugar da geral absoluta e, mais importante ainda, no pódio final da categoria T2! Apesar de tudo, o segundo lugar só não foi uma realidade, devido a um pequeno erro logo no arranque do último sector. Próxima paragem? A estreia na Baja Itália, no penúltimo fim-de-semana de Março…

Disputada em pleno Inverno russo, ao longo de 260 km de pistas cobertas de neve e gelo, e com temperaturas que oscilaram entre os 5 e os 10 graus negativos, a mais incaracterística das provas que integram o calendário internacional de todo-o-terreno contou pela primeira vez na sua história com a presença de uma equipa portuguesa à partida.

Coincidindo com o seu baptismo internacional, Nuno Matos e Filipe Serra bateram-se este fim-de-semana com alguns dos melhores pilotos da actualidade e, seguramente, com os melhores especialistas do mundo neste tipo de terreno. Sem quaisquer referências e com um único e pequeno teste realizado na véspera do rali sair para a estrada, a apreensão era mais do que justificada para o actual Campeão Nacional de T2. De tal forma que o único objectivo assumido era mesmo tentar chegar ao fim e ganhar alguma experiência…

Porém, surpreendendo logo na abertura, Nuno Matos e Filipe Serra colocaram-se de imediato em posição de discutir o pódio da categoria, chegando inclusivamente a ocupar a liderança provisória após o final do primeiro Sector Selectivo (SS), para depois se fixarem no segundo lugar à chegada da etapa inaugural, a pouco mais de 4m do líder da categoria.

Com um ritmo em crescendo, ainda que reservando sempre alguma margem de segurança, o piloto de Portalegre parecia, realmente, ter tudo a seu favor para confirmar a vice-liderança na segunda e decisiva etapa, entrando para o sexto e último SS com confortáveis 2m19s de vantagem para o seu perseguidor mais directo, o russo Andrey
Cherednikov…

“Se o primeiro lugar parecia já impossível de concretizar, o segundo estava perfeitamente ao nosso alcance, mais ainda depois de ter reforçado a minha vantagem no quinto e penúltimo sector. Porém, tudo se complicou no derradeiro troço, escassos dois quilómetros após a partida. Entrei mal num gancho, num local em que a pista estava já bastante danificada, e acabei por ficar preso num banco de neve… Ainda pedimos ajuda a alguns concorrentes, mas acabou por ter que ser o público a puxar-nos novamente para a pista. Enfim, um erro desnecessário que nos custou muito tempo e a descida à terceira posição”
, lamenta Nuno Matos.

“É claro que o resultado final supera todas as expectativas iniciais e só pode ser considerado muito positivo para quem nunca tinha corrido nesta baja de características tão especiais. Mas avaliando o que foi a nossa corrida desde o início, não posso deixar de ficar um pouco desgostoso pela forma como deixei escapar o segundo lugar. De qualquer forma, o campeonato só agora começou para nós e esta era, de facto, a corrida em que depositávamos maiores reservas ao nível do resultado final”
, acrescenta ainda o piloto, segundo melhor dos estreantes no final desta difícil baja.

“Curiosamente, quase teria dado para dispensar a equipa de assistência, uma vez que não foi preciso mudar uma única peça no carro ao longo de toda a prova. Está pronto para seguir viagem para a Baja Itália”, conclui Nuno Matos, o agora quinto classificado da Taça Internacional FIA de Bajas, mesmo se a apenas quatro pontos do líder.

CLASSIFICAÇÃO FINAL (EVENTO FIA)


Krzystof Holowzyc/Jean-Marc Fortin
Nissan Navara Overdrive
4h35m50,8s


Aleksandr Zheluddov/Andrey Rudniskiy
Mitsubishi L200
a 9m50,2s


Boris Gadasin/Vladimir Demyanenko
G-Force Proto
a 11m21,4s


Aleksandr Mironenko/Vladimir Korolev
Nissan Pick Up
a 23m36,4s


Yaroslav Solovyev/Vladimir Karolev
Nissan Frontier
a 39m50,9s

(…)


Viktor Vilokov/Anatoiy Volikov
Mitsubishi Pajero
a 23m49,7s (1º T2)


Andrey Cherednikov/Evgeniy Kuznetsov
Isuzu D-Max G-Force
a 1h10m43,1s (2º T2)


Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 1h16m38,3s (3º T2)

CAMPEONATO (APÓS 2 PROVAS)

Categoria Produção (T2): 1ºs Sami Al Shammari e Viktor Vilokov, 10 pontos; 3ºs Yahya Al Helei e Andrey Cherednikov, 8 pontos; 5ºs Nuno Matos e Ibrahim Al Muhana, 6 pontos (…)

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Nuno Matos fecha etapa inaugural da Baja Rússia na vice-liderança (T2)


- Piloto português está a apenas 4m25s do líder da categoria
- Chegou a comandar T2 após final do 2º Sector Selectivo
- Programa de amanhã compreende mais três SS


Actuação irrepreensível de Nuno Matos e Filipe Serra na primeira de duas etapas que compõem a Baja Rússia Northern Forest, a única competição do calendário internacional de todo-o-terreno que se disputa integralmente em pistas de neve e gelo. Superando as melhores expectativas, a dupla portuguesa do Cetelem | Fedima Team cumpriu os primeiros 175 km cronometrados, correspondentes a uma Super Especial (2,70 km) e a uma dupla passagem por um Sector Selectivo de 85,76 km, num soberbo oitavo lugar da geral entre os concorrentes do Evento FIA. Mas, mais importante, é a actual vice-líder da classificação reservada aos carros do Agrupamento T2, a escassos 4m25s do primeiro lugar…

Primeira equipa nacional a aventurar-se nas pistas geladas da Baja Rússia Northern Forest – segunda prova do ano pontuável para a Taça Internacional FIA de Bajas –, Nuno Matos e Filipe Serra protagonizaram uma entrada soberba na mais invulgar das competições do todo-o-terreno mundial.

Logo a abrir as hostilidades, o actual Campeão Nacional do Agrupamento T2 surpreendeu tudo e todos, colocando a Isuzu D-Max do Cetelem | Fedima Team no top-10 absoluto da Super Especial – que acabou por não conseguir reconhecer na véspera! – e em segundo da categoria, batendo já alguns dos principais favoritos, nomeadamente o forte contingente russo que marca presença regular nesta prova, liderado pelo actual detentor do título mundial, Artem Varentsov (quinto T2 no final da etapa).

Com um ritmo rápido mas sempre cauteloso, o piloto de Portalegre viria mesmo a assumir provisoriamente a liderança do agrupamento, concluindo a primeira passagem pelos 85,76 km do primeiro Sector Selectivo (SS) no décimo lugar da geral absoluta.

Na segunda passagem, que encerrava a etapa de hoje, Nuno Matos acabaria por ceder o comando da categoria para o russo Viktor Volikov (Mitsubishi Pajero), embora por escassos 4m26s de diferença, logrando, contudo, fixar-se num magnífico oitavo lugar da classificação geral, isto apesar da sua total inexperiência neste tipo de pistas de neve.

No regresso ao Parque de Assistência, localizada na Estância de Esqui de Igora, cerca de 60 km a norte da cidade de São Petersburgo, Nuno Matos fazia um primeiro e muito positivo balanço a este seu triplo baptismo, na prova, em pistas geladas e numa competição fora de portas: “É realmente uma corrida diferente de tudo a que estava habituado, mas a primeira impressão geral é muito positiva, de resto, tal como o resultado no final desta etapa. Assumi antes da partida que o principal objectivo seria chegar ao fim, até por falta de quaisquer referências. Mas a verdade é que estamos na vice-liderança da categoria, e isto apesar de todas as cautelas com que estamos a encarar esta participação”, começa por explicar Nuno Matos.

“Embora sentindo-me cada vez mais à-vontade e confiante com o passar dos quilómetros, a verdade é que aliviei um pouco o ritmo na segunda passagem, também porque em algumas zonas o troço já se apresentava algo degradado. Aliás, esse é um ponto que me deixa algo apreensivo para a etapa de amanhã, com três passagens no programa e, ainda por cima, sem assistência entre os dois últimos sectores. Enfim, será preciso redobrar as cautelas e talvez pensar um pouco no campeonato”
, assume o piloto português, maravilhado com o enquadramento desta baja, já sua oitava edição.

“É um gozo tremendo guiar nestas pistas e as paisagens são realmente de cortar a respiração”
, descreve o piloto de 32 anos, a meio desta sua primeira internacionalização.

A segunda e última etapa da Baja Northern Forest completa-se amanhã, a partir das 8 horas locais (05h00 em Portugal Continental), com mais três passagens pelo percurso de 85 km, agora em sentido oposto ao da etapa de hoje. A cerimónia de pódio está prevista para as para as 19 horas (16h00 portuguesas).

CLASSIFICAÇÃO GERAL/EVENTO FIA – APÓS ETAPA 1



Krzystof Holowzyc/Jean-Marc Fortin
Nissan Navara Overdrive
1h54m01,8s


Aleksandr Zheluddov/Andrey Rudniskiy
Mitsubishi L200
a 4m08,2s


Aleksandr Mironenko/Vladimir Korolev
Nissan Pick Up
a 8m13,4s


Yaroslav Solovyev/Vladimir Karolev
Nissan Frontier
a 12m01,3s


Boris Gadasin/Vladimir Demyanenko
G-Force Proto
a 12m43,4s
(…)


Viktor Vilokov/Anatoiy Volikov
Mitsubishi Pajero
a 23m49,7s (1º T2)


Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 28m15,3s (2º T2)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Nuno Matos cumpre este fim-de-semana baptismo internacional na Baja Rússia


- Primeira participação de sempre de uma dupla nacional na prova
- Única baja do mundo que se disputa em pistas de neve e gelo
- 44 equipas de 9 países apresentam-se amanhã à partida


Tudo a postos para o arranque oficial da 8ª edição da Baja Rússia Northern Forest, o único evento do calendário internacional de todo-o-terreno a disputar-se integralmente em pistas de neve e gelo. Pela primeira vez na história, Portugal estará representado nesta difícil e insólita prova, a segunda do ano pontuável para Taça Internacional FIA de Bajas, através da dupla Nuno Matos/Filipe Serra, na Isuzu D-Max T2 com as cores do Cetelem | Fedima Team. Dividida por 2 etapas e 6 sectores selectivos que perfazem 260 km cronometrados, a corrida marca o baptismo internacional do actual Campeão Nacional do Agrupamento T2 e o primeiro medir de forças com os restantes aspirantes ao “título” mundial de 2010…

As principais características de uma vulgar prova de todo-o-terreno são por demais conhecidas de todos: um longo percurso fora de estrada, sem qualquer reconhecimento prévio, e um piso tradicionalmente duro e exigente para as mecânicas – em caminhos de terra, areia e… pedra! Durante dias ou mesmo semanas, cruzam-se serras, rios, desertos e até países, às vezes com sol e muito pó, outras com chuva e alguma lama à mistura.

Porém, um dia alguém lembrou-se de ir um pouco mais longe e propor algo completamente diferente: uma baja de Inverno! A primeira em todo o mundo a realizar-se em pistas integralmente cobertas de neve e gelo.

Assim nasceu, em 2003, a Baja Rússia Northern Forest. A única prova do calendário internacional em que os pilotos são obrigados a montar pneus de pregos nas suas viaturas 4x4 e que tem a sua base operacional situada numa estância de esqui. Nada mais apropriado, sobretudo, quando estamos em pleno Inverno russo e os termómetros
chegam facilmente aos 30 graus negativos…

Ironia do destino, é do Alentejo que chega a primeira equipa portuguesa a aventurar-se nesta corrida de contornos algo… insólitos, mas cada vez mais popular e participada – este ano são já 44 pilotos em representação de nove nacionalidades, incluindo a estrela local Boris Gadasin, vencedor da última edição.

Bicampeão Nacional do Agrupamento T8 e actual detentor do título no Agrupamento T2, Nuno Matos cumpre a partir de amanhã, sábado, a sua estreia absoluta na prova e também numa competição fora de portas, num ano em que se propõe lutar por um lugar no pódio final da Taça Internacional FIA de Bajas.

Segunda prova do calendário de 2010, a Baja Rússia Northern Forest é seguramente um dos maiores desafios da época para o piloto de 32 anos, natural de Portalegre: “É uma corrida de características únicas no mundo e que tinha enorme curiosidade em disputar um dia. Toda a equipa fez um enorme esforço para estar aqui presente, pelo que espero agora corresponder e dar uma enorme alegria a todos os que acreditaram no projecto”.

“Embora consciente que esta prova vai ser uma descoberta a todos os níveis, estou ansioso por começá-la”, reforçou Nuno Matos, este ano acompanhado por Filipe Serra na Isuzu D-Max T2 do Cetelem | Fedima Team.

Na região de São Petersburgo desde a passada segunda-feira, a dupla portuguesa viveu já as primeiras peripécias, nomeadamente à chegada do seu carro de prova, que viajou mais de 4 mil km e atravessou 10 países no camião de assistência: “Logo que tentámos pôr o carro a funcionar, o motor começou a fazer um barulho estranho… Explicação? O gasóleo colocado na Polónia congelou nas tubagens, pelo que foi preciso substitui-lo por outro com um aditivo anticongelante para muito baixas temperaturas”, recorda.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES NA NEVE

Em compensação, o piloto pôde ontem, quinta-feira, realizar um primeiro e curto teste com a Isuzu D-Max numa pequena pista coberta de neve, a sul de São Petersburgo: “Deu para perceber minimamente como se conduz nestas condições e como se comportam os pneus de pregos. São realmente muito eficazes, embora a traseira do carro fique muito solta, o que faz um pouco confusão”, explica Nuno Matos.

“De qualquer forma, só no sábado, quando a prova começar, é que poderei ter uma ideia mais clara do que é esta prova e onde me poderei situar em termos de classificação. Serei talvez o único piloto do pelotão que nunca correu na neve! Por isso, terei de aprender depressa, embora adoptando um ritmo cauteloso nas primeiras passagens. Tudo isto é novo para mim e as condições – há 100 anos que não nevava tão intensamente nesta região! – também são muito exigentes”, conclui o piloto que, esta tarde, cumpre as obrigatórias verificações administrativas e técnicas em Igora, cerca de 60 km a norte da cidade de São Petersburgo.

Dividida em duas etapas, num total de 260 km cronometrados, a Baja Rússia Northern Forest arranca oficialmente amanhã, a partir das 9h30 locais (+ 3h que em Portugal Continental) com a realização de uma Super Especial (2,70 km), seguida de dupla passagem por um Sector Selectivo (SS) de 85,76 km. Domingo, entre as 8h00 e as 16h20
locais, a prova completa-se com mais três passagens pelo mesmo percurso, agora em sentido inverso.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"MaisTT" no SuperBlog Awards


O SuperBlog Awards é um concurso que visa escolher os melhores blogues do país. Organizado pela Super Bock o concurso realiza-se pela segunda vez e o MaisTT está inscrito na categoria de Desporto.

Numa fase inicial são eleitos os 5 blogues mais votados pelo público de cada categoria e posteriormente é selecionado pelo júri o vencedor de cada categoria, bem como o vencedor do SuperBlog, o melhor de todos os blogues.

Numa altura em que faltam 27 dias para terminarem as votações, o MaisTT apela ao voto de todos os seguidores do nosso trabalho, para isso apenas têm de se registar no site da Super Bock e votar...

Clique Aqui para votar no "MaisTT"

Obrigado,

Luís Marques e Manuel Cordeiro

28ª edição do Transportugal Accenture com muitos nomes sonantes


Transportugal arranca amanhã em Tomar

• Mais de 400 pessoas inscritas
• Campeões Miguel Barbosa, Pedro Grancha, Ricardo Bravo e Bianchi Prata entre os participantes


Arranca amanhã a 28ª edição do Transportugal Accenture, que se prolongará até ao próximo domingo. Esta iniciativa organizada pelo Clube Aventura conta com mais de 400 inscritos, entre participantes em auto, moto e quad.

Para esta edição, o cenário escolhido foi o da Região Centro. Três etapas, com as cidades de Tomar e Coimbra a servirem de ponto de partida e chegada, prometem um fim-de-semana alargado bem servido de emoções e excelentes paisagens.

Entre os inscritos muitos nomes sonantes dos desportos motorizados em Portugal. Destaque para os campeões TT auto, Miguel Barbosa e Pedro Grancha e TT moto, Pedro Bianchi Prata. Já Ricardo Bravo “representa” a Velocidade. Presentes também, João Pais, que em 2009 venceu o Desafio ELF / Mazda e os irmãos Rodrigo e Duarte Amaral, ex-participantes no Dakar. A eles se junta o também ocasionalmente piloto e, acima de tudo, CEO da Vodafone, António Coimbra.

A 28ª edição do Transportugal Accenture, que se realiza sensivelmente um ano após a morte de José Megre, criador da prova em 1986, mantém intacta uma filosofia muito própria, facto que transformou este passeio de todo-o-terreno no mais conhecido de Portugal.

Cada passeio tem a particularidade de ser único, permitindo aos que nele participam, conhecer um Portugal cheio de encantos naturais e históricos e usufruir de um conjunto de jogos de navegação e regularidade imperdíveis.

Livro "Como eu vi todos os países do mundo ...menos um" apresentado em Lisboa


A Megre Motorsport apresentou ontem o livro "Como eu vi todos os países do mundo ...menos um" de autoria de José Megre.

É um livro com 544 páginas profusamente ilustradas, onde o autor comenta a sua passagem pela totalidade dos países do Mundo, exceptuando o Iraque, viagem que José Megre já não conseguiu efectuar, apesar de por várias vezes ter estado agendada.

Conhecido como o “Pai do Todo o Terreno” em Portugal, José Megre começou a viajar de automóvel no estrangeiro com 13 anos, na altura com os pais, e nunca mais parou. Atravessou 15 vezes o deserto do Sahara, em seis itinerários diferentes, cruzou a Europa e a Ásia por três vezes, fazendo duas travessias entre o Atlântico e o Pacífico, uma no rali Paris Paris-Pequim, outra no comboio Transiberiano e ainda outra que o levou de Lisboa à Índia, Nepal, Butão e Tibete de automóvel.

Nos dois continentes americanos, atravessou por duas vezes os Estados Unidos e uma vez o Canadá, ambos de costa a costa. Percorreu também todos os países da América Central e, por quatro vezes, a América do Sul em viagens sempre por itinerários diferentes. Deslocou-se à Antárctida, no navio Explorer e percorreu cerca de 20 000 quilómetros na Austrália.


José Megre (1942 –2009)

Nascido a 26 de Março de 1942, em Lisboa e formado em engenharia mecânica, José Megre desde cedo se começou a interessar por automóveis.

Depois de efectuar um Curso de Engenharia Mecânica, com especialização em Automóveis, em Londres (1963-66), José Megre decidiu participar em diversas competições automóveis tendo, nos anos 70, disputado três provas do Campeonato do Mundo de Ralis.

A partir de 1982 passou a dedicar-se quase exclusivamente à disciplina de todo o terreno, sendo de destacar as participações pioneiras no Dakar, ao volante dos UMM de construção portuguesa. Participou ainda no Rali Paris Cidade do Cabo e no Paris-Moscovo-Pequim.

Como organizador foi o responsável pelo lançamento da Maratona de Portalegre, em 1987, e da Baja Portugal, em 1988, prova que é hoje conhecida como Rali Transibérico, a mais importante competição europeia da modalidade, integrando a Taça do Mundo. Dentro do leque de organizações que levou a cabo, incluem-se ainda as 24 Horas de TT e o Transportugal.

A partir de 1987 foi o responsável pela criação e organização de várias expedições intercontinentais em África, Ásia e Américas, todas elas com um mínimo de 15 mil quilómetros. Foi o sócio número 1 e co-fundador do Clube Todo o Terreno, criado em 1982, e o presidente e co-fundador do Clube Aventura, iniciado em 1984.

Viajante compulsivo, esteve em 193 dos 194 países soberanos reconhecidos no planeta - só lhe faltava o Iraque. De notar que, as viagens de José Megre não eram feitas unicamente para conseguir o carimbo no passaporte. A sua norma era fazer vários quilómetros de modo a conhecer o melhor possível os países por onde passou, tendo percorrido cerca de um milhão de quilómetros em automóvel fora de Portugal. Mesmo nas últimas viagens que fez a países fechados ao turismo, alguns dos quais bastante instáveis e com restrições à circulação, percorreu de automóvel várias centenas de quilómetros em cada um.

José Megre organizou e participou em inúmeras expedições para viaturas 4X4, na Europa, Africa, Ásia e Américas, com extensões que variaram entre 10 a 25.000 quilómetros.

o Lisboa – Bissau (1990, 1992)
o Bissau – Lisboa (Patrol Ténéré 1991)
o Lisboa – Cidade do Cabo (1992)
o Capetown – Nairobi – Turkana (1997)
o New York – Los Angeles (TansAmérica 1993)
o América do Sul (Terrano II Sul América 1993, 1994)
o Lisboa – Katmandu – Goa (Nissan – Caminhos da Ásia, 1996)
o Guatemala – Panamá (1996)
o Caracas – Rio de Janeiro (1996)
o Ushuhaia – Buenos Aires (1997)
o Bombaim – Butão – Nepal – Tibete (Terrano II Tibete, 2001)
o Oklahoma City Seattle (2001)
o Vancouver – Quebec Transcanada (2001)
o Lisboa – Líbia (Tripoli – Ghat) – Lisboa (2006)
o Lisboa – Nouakchot – Lisboa (2006)
o Lisboa – Maputo (2007)
o Arábia Saudita (2007, 2008)

MAN TGS de Elisabete Jacinto alvo de atenções


Maior fiabilidade e eficácia, satisfazem equipa

Uma equipa de técnicos alemães da MAN esteve recentemente em Portugal para, juntamente com o Team OLEOBAN / MAN Portugal, proceder a um conjunto de alterações, tendo como objectivo dotar de maior fiabilidade o camião de competição, MAN TGS, da equipa portuguesa. Nas instalações da Hydraplan em Alverca, onde a equipa tem instalada a sua base de assistência, estiveram o engenheiro de motores, Artur Klein e o técnico / piloto Franz Echter.

Depois de muitas horas passadas na oficina, o MAN TGS saiu para a pista de ensaios e o resultado foi extremamente positivo, o que coloca justificadas esperanças num bom desempenho de performance e fiabilidade, no próximo desafio que a equipa irá disputar na prova da Taça do Mundo, o rali da Tunísia.

De acordo com Jorge Gil, director desportivo da equipa portuguesa, “quando qualquer novo modelo entra no Mundo da competição tem de passar por um período de fiabilização. As próprias equipas têm que aprender a reconhecer os pontos fortes e fracos do veículo em causa. Tudo isso leva algum tempo e, claro está, a ajuda de quem criou e desenvolveu o camião é fundamental, para tornar todo este processo mais fácil”.

Elisabete Jacinto considera “este tipo de apoio fundamental para atingir rapidamente um bom nível competitivo.”

O piloto MAN, Franz Echter, e também técnico da marca, fez vários quilómetros ao lado de Elisabete Jacinto, com o objectivo de encontrar os melhores acertos mecânicos para o MAN TGS, e não se coibiu de expressar a sua admiração pelo excelente nível de construção da caixa de carga, toda ela concebida e produzida em Portugal, assim como pela qualidade da suspensão em que os amortecedores portugueses apresentam um elevado grau de eficácia.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Fotografias Rali TT Serras do Norte 2010 - Daniel Rodrigues




Aqui ficam as fotografias tiradas pelo nosso colega Daniel Rodrigues, no decorrer do Rali TT Serras do Norte. Clique Aqui.

Team Riser Persur/ atsport com regresso infeliz ao CPTT


O Team Riser Persur / atsport, representado por Tiago Avelar / Silva Santos, teve este fim de semana um regresso infeliz à primeira prova do Campeonato Nacional de Todo o Terreno que se disputou em Macedo de Cavaleiros.

Optimismo era a palavra de ordem na equipa para a estreia da Nissan Terrano Proto do agrupamento T8.

Depois de um prologo prudente para conhecer melhor as reacções do carro, a equipa arrancou para as duas passagens de 147 km cada, pronta a atacar, no entanto, na parte final da primeira secção, um arreliante curto-circuito no corta corrente, provocou o fim da prova, numa altura em que atacavam o segundo lugar do T8.

Segundo Tiago Avelar “a prova esta a decorrer muito bem, sem qualquer problema, o carro estava a corresponder e eu a sentir-me cada vez mais à vontade, eis que de repente um curto-circuito no corta corrente leva tudo a perder”.

Ficou no entanto uma boa indicação do potencial do carro para o agrupamento T8.

A próxima prova, Terras d’el Rei, disputa-se no Algarve nos dias 20 e 21 de Março de 2010.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

À conquista da Taça FIA de Bajas: Rússia é a primeira paragem


Nuno Matos e Filipe Serra defendem cores nacionais na Taça FIA de Bajas
Baja Russia Northern Forest é o primeiro desafio da época
Campeão Nacional de T2 renova aposta na Isuzu D-Max



Pela primeira vez na história, Portugal vai ter uma equipa – o Cetelem|Fedima Team – a disputar a mais invulgar das bajas que integram o calendário mundial da disciplina. Actual Campeão Nacional de Todo-o-Terreno do Agrupamento T2, Nuno Matos decidiu este ano elevar a fasquia e apostar na internacionalização, preparando-se para disputar a Taça FIA de Bajas. A Estreia não podia ser mais original, com a dupla lusitana a aventurar-se nas pistas geladas da Baja Russia Northern Forest – a única prova do calendário totalmente disputada na neve e com recurso obrigatório a… pneus de pregos!

Único piloto na actualidade a poder orgulhar-se de ter conquistado três títulos nacionais consecutivos no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno – em 2007 e 2008 no muito concorrido Agrupamento T8 e, em 2009, no mais exigente Agrupamento T2 –, Nuno Matos avança em 2010 para um novo e aliciante desafio na sua ainda curta, mas já bem sucedida, carreira na disciplina.

Aos 32 anos – é, curiosamente, um dos mais jovens em actividade no seio do pelotão nacional! –, o piloto natural de Portalegre prepara-se para elevar novamente a fasquia e perseguir um novo e ambicioso objectivo, desta vez no âmbito da Taça Internacional FIA de Bajas.

“O meu projecto inicial era disputar mais um ano de T2 no Campeonato Nacional. Mas como tudo correu tão bem logo na época de estreia neste agrupamento, entendi que deveria apontar para um objectivo mais ambicioso e diferenciado”, justifica.

“Foram três anos e outros tantos títulos no plano nacional. Se tudo correu tão bem até aqui, porque não avançar e viver a experiência da internacionalização? Sei que vou conhecer um novo mundo e provas com características muito diferentes das que estou habituado em Portugal. Mas mais do que apreensivo, sinto-me entusiasmado com a possibilidade de viver esta experiência, lutar com pilotos de outras nacionalidades e, claro, evoluir também como piloto”, prossegue Nuno Matos.

Embora sem deixar totalmente de parte o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno – “espero estar presente nas principais provas do calendário nacional, a começar já pelo Ervideira Rali TT” – a prioridade irá naturalmente para a Taça Internacional FIA de Bajas, competição onde tem previsto realizar cinco das seis provas pontuáveis (a excepção é mesmo a inaugural Hail Baja Arábia Saudita). Além da já citada Baja Rússia Northern Forest (25 a 28 de Fevereiro), o Cetelem|Fedima Team marcará presença na Baja Itália (18 a 21 de Março), Baja Espanha Aragón (23 a 25 de Julho), Baja Hungria (26 a 29 de Agosto) e Baja Portalegre
500 (28 a 31 de Outubro).

“Apenas são aproveitados os cinco melhores resultados, pelo que na teoria é possível aspirar a um resultado minimamente ambicioso, como um lugar no pódio final. É claro que gostaria muito de vencer e, obviamente, nunca descurarei essa hipótese. Mas tenho que ter os pés bem assentes no chão e pensar que esta será ainda a minha primeira temporada fora de portas e falta-me a experiência que sobra a alguns dos meus adversários. Mas o que vier a mais será sempre muito bem-vindo, de resto, tal como aconteceu nestes três últimos anos no plano nacional”, sublinha ainda piloto do Cetelem|Fedima Team.

Mas as novidades não terminam por aqui. Se, por um lado, renova a aposta no fiável Isuzu D-Max T2, por outro, avança para uma nova contratação, passando a ter Filipe Serra na bacquet direita: “É mais um regresso às origens, uma vez que o Filipe foi já meu navegador em 2007, conquistando comigo o primeiro título de T8. Desde o início do projecto que está na equipa, embora com outras funções. É muito bom tecnicamente e estou certo que a sua experiência nos ralis (é o actual navegador de Armindo Neves) vai ser bastante útil este ano”, reconhece Nuno Matos.

E logo para começar, o desafio não podia ser mais… original, com a participação – a primeira de uma equipa portuguesa! – na Baja Rússia Northern Forest, no último fim-de-semana de Fevereiro.

Corrida de contornos únicos, é conhecida por ser a única baja do mundo a disputar-se integralmente em pistas de neve ou gelo. Tendo a sua base a escassos 50 km de São Petersburgo – uma das mais belas cidades do mundo –, a prova tem lugar em pleno Inverno russo e com temperaturas que oscilam entre os 28 e os 32 graus negativos.

“Será uma descoberta a todos os níveis”, antevê o portalegrense. “À excepção de muita neve e gelo, nem eu próprio sei o que vou encontrar. Após visionar as imagens do ano passado, percebi apenas que é uma prova rápida e muito difícil. E a prová-lo estão os múltiplos abandonos por… despiste”, reforça.

A aventura está prestes a começar…

"Como eu vi todos os países do mundo ...menos um"


Apresentação do livro
"Como eu vi todos os países do mundo ...menos um"
da autoria de José Megre


No próximo dia 24 de Fevereiro, pelas 18h30, no Altis Belém Hotel & SPA em Lisboa, a Megre Motorsport irá apresentar o livro "Como eu vi todos os países do mundo ...menos um" de autoria de José Megre.

Um livro com 544 páginas profusamente ilustradas, onde o autor comenta a sua passagem pela totalidade dos países do Mundo, exceptuando o Iraque, viagem que José Megre já não conseguiu efectuar, apesar de por várias vezes ter estado agendada.

Conhecido como o “Pai do Todo o Terreno” em Portugal, José Megre começou a viajar de automóvel no estrangeiro com 13 anos, na altura com os pais, e nunca mais parou. Atravessou 15 vezes o deserto do Sahara, em seis itinerários diferentes, cruzou a Europa e a Ásia por três vezes, fazendo duas travessias entre o Atlântico e o Pacífico, uma no rali Paris Paris-Pequim, outra no comboio Transiberiano e ainda outra que o levou de Lisboa à Índia, Nepal, Butão e Tibete de automóvel.

Nos dois continentes americanos, atravessou por duas vezes os Estados Unidos e uma vez o Canadá, ambos de costa a costa. Percorreu também todos os países da América Central e, por quatro vezes, a América do Sul em viagens sempre por itinerários diferentes. Deslocou-se à Antárctida, no navio Explorer e percorreu cerca de 20 000 quilómetros na Austrália.


José Megre (1942 –2009)


Nascido a 26 de Março de 1942, em Lisboa e formado em engenharia mecânica, José Megre desde cedo se começou a interessar por automóveis.
Depois de efectuar um Curso de Engenharia Mecânica, com especialização em Automóveis, em Londres (1963-66), José Megre decidiu participar em diversas competições automóveis tendo, nos anos 70, disputado três provas do Campeonato do Mundo de Ralis.

A partir de 1982 passou a dedicar-se quase exclusivamente à disciplina de todo o terreno, sendo de destacar as participações pioneiras no Dakar, ao volante dos UMM de construção portuguesa. Participou ainda no Rali Paris Cidade do Cabo e no Paris-Moscovo-Pequim.

Como organizador foi o responsável pelo lançamento da Maratona de Portalegre, em 1987, e da Baja Portugal, em 1988, prova que é hoje conhecida como Rali Transibérico, a mais importante competição europeia da modalidade, integrando a Taça do Mundo. Dentro do leque de organizações que levou a cabo, incluem-se ainda as 24 Horas de TT e o Transportugal.

A partir de 1987 foi o responsável pela criação e organização de várias expedições intercontinentais em África, Ásia e Américas, todas elas com um mínimo de 15 mil quilómetros. Foi o sócio número 1 e co-fundador do Clube Todo o Terreno, criado em 1982, e o presidente e co-fundador do Clube Aventura, iniciado em 1984.

Viajante compulsivo, esteve em 193 dos 194 países soberanos reconhecidos no planeta - só lhe faltava o Iraque. De notar que, as viagens de José Megre não eram feitas unicamente para conseguir o carimbo no passaporte. A sua norma era fazer vários quilómetros de modo a conhecer o melhor possível os países por onde passou, tendo percorrido cerca de um milhão de quilómetros em automóvel fora de Portugal. Mesmo nas últimas viagens que fez a países fechados ao turismo, alguns dos quais bastante instáveis e com restrições à circulação, percorreu de automóvel várias centenas de quilómetros em cada um.

José Megre organizou e participou em inúmeras expedições para viaturas 4X4, na Europa, Africa, Ásia e Américas, com extensões que variaram entre 10 a 25.000 quilómetros.

- Lisboa – Bissau (1990, 1992)
- Bissau – Lisboa (Patrol Ténéré 1991)
- Lisboa – Cidade do Cabo (1992)
- Capetown – Nairobi – Turkana (1997)
- New York – Los Angeles (TansAmérica 1993)
- América do Sul (Terrano II Sul América 1993, 1994)
- Lisboa – Katmandu – Goa (Nissan – Caminhos da Ásia, 1996)
- Guatemala – Panamá (1996)
- Caracas – Rio de Janeiro (1996)
- Ushuhaia – Buenos Aires (1997)
- Bombaim – Butão – Nepal – Tibete (Terrano II Tibete, 2001)
- Oklahoma City Seattle (2001)
- Vancouver – Quebec Transcanada (2001)
- Lisboa – Líbia (Tripoli – Ghat) – Lisboa (2006)
- Lisboa – Nouakchot – Lisboa (2006)
- Lisboa – Maputo (2007)
- Arábia Saudita (2007, 2008)

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Fotografias Rali TT Serras do Norte 2010 - SS1 e SS2




Aqui ficam as fotos do último dia do Rali TT Serras do Norte 2010, tiradas por Luís Marques no decorrer do SS1 e SS2. Clique Aqui.

Fotografias Rali TT Serras do Norte 2010 - Prólogo




Aqui ficam as fotografias do dia de ontem do Rali TT Serras do Norte, tiradas por Luís Marques durante a dupla passagem pela Super Especial. Clique Aqui.

Filipe Campos estreia-se a ganhar


A dupla Filipe Campos/Jaime Baptista venceu de forma inequívoca a prova de abertura do Campeonato de Portugal de TT naquele que foi o primeiro triunfo da equipa na prova levada a cabo pelo Motor Clube de Guimarães, o Rali TT Serras do Norte. Com uma exibição notável, que lhe permitiu liderar do primeiro ao último quilometro da prova, Campos nunca teve adversários à altura e, assim, está já na liderança do CPTT. Esta é, afinal a melhor forma de rumar à conquista de mais um título, objectivo número um para esta temporada, sendo que o triunfo tem um sabor especial por se tratar do único que lhe faltava juntar ao seu riquíssimo currículo no Campeonato de Portugal de TT.

Ao cabo da primeira passagem pelo troço de 147 quilómetros, Filipe Campos mostrava-se satisfeito, afirmando que “para nós foi uma manhã calma. É verdade que estamos já com uma vantagem considerável, mas temos que garantir, acima de tudo, que mantemos o ritmo e a concentração para não cometer erros.” Pois essa estratégia foi a seguida também “secção” vespertina e a vitória acabou por surgir com naturalidade para o piloto do Porto: “Esta é uma vitória importante, que nos garante os primeiros 10 pontos da época. Entrámos no campeonato a ganhar e essa é a melhor forma de iniciar a defesa do título. Depois deste excelente resultado temos que começar a preparar a próxima prova, que se disputa dentro de um mês no Algarve.” afirmou Filipe Campos.

Quanto Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor, uma série de percalços fizeram com que não fossem alem da nona posição final. Numa etapa em que o piloto lisboeta demonstrou que, em condições normais podia ter voltado a assegurar o segundo lugar (que chegou a ocupar durante o dia de hoje) a exemplo do que tinha feito no Prólogo, esta posição tem um sabor claramente amargo: “Esta tem sido uma prova madrasta para nós. Depois dos problemas que aqui tivemos em 2009, que levaram mesmo a que não conseguíssemos terminar, este ano voltamos a não ter a sorte do nosso lado. De manhã, um princípio de incêndio e um furo na roda traseira esquerda, resultaram numa atraso que nos empurrou para o nono lugar. Depois, já de tarde, quando atacámos para recuperar o tempo perdido, ao quilómetro 80 do percurso, o carro ficou sem travões e fui obrigado a baixar muitíssimo o ritmo. Sinto que podia ter feito bem melhor! Por outro lado, a Yser ,Racing Team volta a estar de parabéns por mais um triunfo do Filipe Campos, que realizou uma prova sem mácula,” explicou o piloto.

Classificação geral final:

1º Yser Racing Team | Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3 CC), 5h01m02,1s;
2ºJosé Diniz Lucas/Luís Tirano (Mitsubishi) a 32m35,6s;
3º Miguel Veloso/Filipe Martins (Nissan), a 38m15,9s;
4º Paulo Sousa/Manuel Porém (Mitsubishi), 41m40,3s;
5º João Pais/João Rato(Mazda), a 42m34,7s;
(...)
9º Yser Racing Team | Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 CC), a 44m53,2s.

CPTT (Após 1 Prova):
1º Filipe Campos, 10 pontos;
2º José Diniz Lucas, 8;
3º Miguel
Veloso, 6;
4º João Pais, 5;
5º José Gameiro, 4.

CPTT T1 (Após 1 Prova):
1º Filipe Campos, 20 pontos;
2º José Diniz Lucas, 17;
3º MiguelVeloso, 15;
4º João Pais, 13;
5º José Gameiro, 12;

Foto: Luís Marques | MaisTT

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Edgar Condenso 2º T2, na estreia da D-Max


* Paulo Sousa, actuação brilhante e 4º da geral

A Prolama Competição terminou a primeira prova do Campeonato nacional de Todo-o-Terreno com um resultado final positivo. Quatro carros cumpriram a totalidade da prova, registando como destaque natural o 4º lugar da classificação geral conquistado pela dupla Paulo Sousa/Manuel Porém com o Pajero do agrupamento T8. Como o próprio referiu foi; “…um bom inicio de campeonato. Senti que estou mais adaptado à condução do carro, e este é sem dúvida um bom argumento para lutar pela vitória no grupo. O resultado na geral é a consequência lógica do bom desempenho durante o dia e da boa ajuda do Manuel Porém, o navegador que esteve comigo nesta prova, e do trabalho que a Prolama tem desenvolvido neste carro…” referiu no final Paulo Sousa.

Em grande forma estiveram também Edgar Condenso/Nuno Silva, que em dia de estreia da nova ISUZU D-Max T2 dominaram toda a concorrência desde o início da prova. Apenas um arreliador problema de travões a cerca de 50 Km do final, viria a condicionar o andamento do piloto da Consilcar; “…foi uma estreia promissora, e já encontrei o compromisso ideal para pilotar esta nova viatura. Controlamos toda a concorrência, mas infelizmente os travões não aguentaram o esforço, ficando completamente sem qualquer travagem. A partir daí apenas lutamos para manter o carro em pista, ficando com a desilusão natural de quem perde uma corrida com a meta à vista. Vamos trabalhar com a equipa para ultrapassar este problema, para vencer a próxima prova no Algarve…” referiu Edgar Condenso algo apreensivo no final da prova.

Por sua vez Afonso Batista, e João Belo cumpriram a prova sem grandes percalços, com o Terrano de Belo/Real terminar no 5º lugar do grupo T8, e a ISUZU T2 da Multipessoal a cortar a meta na 6ª posição da categoria; “ fizemos uma prova de grande concentração, porque o estado escorregadio do piso assim o aconselhava. Ainda paramos para recolocar o tubo do turbo que voltou a soltar-se, mas de resto tudo correu como desejava-mos. Terminamos mais uma prova com este carro fantástico e estamos já a pensar na próxima…” concluiu Afonso Batista no final.

A equipa regressa ao trabalho, para preparar a participação na Baja Terras d’el Rei, nos dias 21 e 22 de Março, tentando encontrar soluções para os problemas que afectaram a ISUZU D-Max Proto de Rui Sousa, e rever todas as viaturas que estarão a partida da prova do Clube Automóvel do Algarve.

Vitória saborosa de João Pedro Pais


-Piloto da AutoSueco de Coimbra terminou em 5º da Geral
-Duelo pela vitória do Desafio foi um dos maiores atractivos da corrida
-Todos os pilotos Mazda terminaram a corrida


João Pedro Pais acompanhado de João Rato, conseguiu esta tarde no Rali TT Serras do Norte a sua terceira vitória no Desafio ELF / Mazda e a primeira na temporada que agora arrancou. Na prova disputada em Macedo de Cavaleiros o duelo pela vitória no Desafio ELF / Mazda 2010 foi um dos maiores motivos de atracção, com João Pedro Pais e Bruno Oliveira a protagonizarem um frente a frente disputado ao segundo.

Depois de ter sido o mais rápido na Super Especial disputada ontém, o piloto apoiado pela Auto Sueco Coimbra foi superado no final do primeiro Sector Selectivo, embora por um escasso segundo, pela Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team, pilotada por Bruno Oliveira.

O piloto dos Açores reforçou a vantagem durante uma boa parte do segundo Sector Selectivo, mas acabou por ceder na parte final, permitindo que João Pedro Pais conseguisse o seu terceiro triunfo consecutivo e terminasse a corrida num brilhante quinto lugar absoluto:

“Foi uma corrida emocionante e só mesmo dois minutos depois de terminar a prova tive a certeza de que tinha ganho. Andei muito forte, mas sabia que a luta pela vitória estava difícil. Das pessoas da minha equipa que estavam ao longo do percurso, recebia sinais para andar mais depressa, mas a pista estava muito escorredia e não podia deitar tudo a perder. Acabei por ter alguma sorte, devido aos problemas que o Bruno teve, mas acho que mereci esta vitória. É bom começar o ano com uma triunfo e estou também muito satisfeito com o nosso quinto lugar absoluto. Pode ser que agora os patrocinadores, que tanta falta fazem ao nosso projecto, surjam com o seu apoio”, salientou no final o piloto de Viseu.

Segundo classificado nesta primeira jornada do Desafio ELF /Mazda 2010, Bruno Oliveira, lamentou no final a pouca sorte que o tem perseguido:

“Tal como esperava, conseguimos hoje chegar à vantagem e reforçar a liderança no segundo sector. Andámos muito bem apesar de a pista estar muito traiçoeira. A cerca de 60 quilómetros do final partiu-se uma transmissão e a partir daí o nosso único objectivo passou a ser terminar a corrida. Nestas condições o segundo lugar acaba por ser excelente”.

Na terceira posição terminou o estreante Henrique Silva acompanhado por Rui Gomes, equipa apoiada pela concessão Santos da Cunha 2, tendo a quarta posição pertencido à dupla Paulo Pinto / Ricardo Cortiçadas (Gomes & Leonardo)

Para Miguel Costa, da Mazda Motor de Portugal“para além da vitória no Desafio ELF / Mazda 2010 o resultado à geral do João Pedro Pais é excelente. O duelo dele com o Bruno foi emocionante e não posso deixar de salientar o facto de todas as quatro Mazda presentes em Macedo de Cavaleiros terem terminado a corrida”.

Classificação Final:

1º João Pedro Pais / João Rato (Mazda BT 50) 5h43m36,8s
2º Bruno Oliveira / Bruno Fernandes (Mazda BT 50) 5h49m28,1s
3º Henrique Silva / Rui Gomes (Mazda BT 50) 6h06m58,9s
4º Paulo Pinto / Ricardo Cortiçadas(Mazda BT 50) 6h11m20,4s

Classificação do Desafio ELF / Mazda 2010 após esta prova:

1º João Pedro Pais 10 pontos
2º Bruno Oliveira 8 pontos
3º Henrique Silva 6 pontos
4º Paulo Pinto 5 pontos

Bruno Oliveira em 2º lugar


Piloto açoreano esteve muito perto da vitória

O piloto açoreano Bruno Oliveira terminou hoje em 2º lugar do Desafio Elf / Mazda 2010 na prova de abertura do Nacional de Todo o Terreno, disputada em Macedo de Cavaleiros. Acompanhado de Bruno Fernandes, aos comandos da Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team, o piloto açoreano esteve todavia muito perto da vitória, no Rali TT Serras do Norte:

“Tal como tínhamos anunciado ser o nosso propósito, atacámos forte logo no primeiro sector selectivo e anulámos a desvantajam do João Pais, ficando com 1,7 segundos de vantagem. No segundo sector continuámos a ser a equipa mais rápida do Desafio e em CP1 registámos o 5º tempo absoluto e o 6º em CP2. Nessa altura já tinhamos passado a nossa vantagem sobre o João Pais para 1m04s. Infelizmente de nada nos serviu, pois uma transmissão partida obrigou-nos a terminar o troço em grande dificuldade, já que a pista estava muito escorregadia e a nossa Mazda apenas ficou com tracção traseira ”, salientou no final Bruno Oliveira.

O Mazda Açores TT Team regressa à competição em Abril quando, em Reguengos de Monsaraz se disputa o Rali Evideira TT, segunda jornada do Desafio ELF / Mazda 2010

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Bruno Oliveira no Top 10


Piloto açoreano iniciou temporada com 2º lugar na Super Especial


O piloto açoreano Bruno Oliveira iniciou hoje a sua participação na temporada nacional de todo o terreno, averbando o 2º lugar na Super Especial entre os concorrentes ao Desafio Elf / Mazda 2010 e uma excelente posição no Top 10 da classificação geral absoluta.

Acompanhado de Bruno Fernandes aos comandos da Mazda BT 50 do Mazda Açores TT Team, o piloto acredita todavia que, nos 300 quilómetros que serão disputados amanhã, poderá chegar à vitória:

“Gostamos sempre de ser os mais rápidos mas desta vez tal não foi possível e por outro lado partir amanhã para a corrida imediatamente atrás do nosso mais directo adversário poderá até ser vantajoso porque teremos melhores condições para perceber a forma como a corrida se está a desenrolar”, salienta Bruno Oliveira.

Para amanhã o Rali TT Serras do Norte conta com uma dupla passagem por um sector selectivo com cerca de 146 quilómetros, que a organização da prova, a cargo do Motor Clube de Guimarães, garante ser um prazer para a condução.

João Pedro Pais entrou ao ataque


* Piloto da AutoSueco de Coimbra foi o mais rápido na Super Especial
* Bruno Oliveira (Mazda Açores TT Team) gastou mais 11,3s
* Dois primeiros no Top 10 absoluto

No arranque de mais uma temporada nacional de competições todo o terreno, que hoje teve lugar em Macedo de Cavaleiros, João Pedro Pais entrou claramente ao ataque e foi o mais rápido de entre os pilotos concorrentes ao Desafio ELF / Mazda, agora enquadrado pela entidade federativa e que se apresenta como o único Troféu monomarca de Todo o Terreno que se disputará em 2010.

Vencedor do Desafio ELF / Mazda 2009, João Pedro Pais, acompanhado por João Rato, registou na dupla passagem pelo troço da Super Especial do Rali TT Serras do Norte a marca de 15m01,8s, menos 11,3s que o seu mais directo adversário, Bruno Oliveira.

Aos comandos da Mazda BT 50, apoiada pela Auto Sueco Coimbra, o piloto de Viseu, que aposta em defender o título, assume que entrou ao ataque:

“Na primeira passagem andámos bem, mas foi na segunda que atacámos forte e o resultado corresponde aos nossos objectivos. Amanhã vamos tentar manter este ritmo e começar o ano com uma vitória”
, salientou no final João Pedro Pais.

Já o piloto açoreano, que se apresenta acompanhado do madeirense Bruno Fernandes, destacou o facto de “apesar do João ter feito um bom resultado, amanhã vamos tentar ser os mais rápidos e chegar à vitória”.

A esta primeira jornada do Desafio ELF / Mazda 2010, compareceram ainda as dupla Paulo Pinto, / Ricardo Cortiçadas, equipa apoiada pela concessão Gomes & Leonardo e Henrique Silva / Rui Gomes (Santos da Cunha 2).

Para Miguel Costa da Mazda “o resultado dos nossos pilotos neste início de temporada é muito bom e a competitividade demostrada é excelente. Por outro lado sabemos desde já que são várias as equipas que se irão juntar a estas já na próxima corrida pelo que temos todas as razões para estar satisfeitos”.

Classificação:


1º João Pedro Pais / João Rato (Mazda BT 50) 15m01,8s

2º Bruno Oliveira / Bruno Fernandes (Mazda BT 50) 15m13,1s

3º Paulo Pinto / Ricardo Cortiçadas(Mazda BT 50) 15m39,4s

4º Henrique Silva / Rui Gomes (Mazda BT 50) 16m38,9s

Edgar Condenso, venceu o prólogo nos T2


Edgar Condenso/Nuno Silva, aos comandos da ISUZU D-Max T2, foram os melhores representantes da Prolama no prólogo do Rali TT Serras do Norte. Com um andamento rápido e consistente, o piloto da Consilcar venceu a duas especiais de hoje na categoria T2, somando 30 segundos de vantagem para o seu principal adversário.

A prova de estreia da nova D-Max de Edgar Condenso, está a ser revestida de sucesso, aliando a vitória na categoria a um brilhante 6º posto na classificação geral, conforme referiu o piloto à chegada ao parque de assistência; “…correu tudo muito bem. O carro é fantástico e apenas senti algumas dificuldades de adaptação à forma de pilotar esta nova D-Max T2, no primeiro sector, porque este carro é diferente do que tivemos em 2008, mas no fundo foi apenas reajustar parâmetros. Estamos num excelente lugar na geral, e temos uma vantagem importante na categoria. Amanhã vamos manter o ritmo para tentar vencer esta primeira prova do ano…”

Com estado de espírito bastante diferente estava Rui Sousa, depois de abandonar a prova do Motor Clube de Guimarães com problemas na caixa de velocidades da D-Max Proto. O piloto da Prolama/elf tinha registado um prometedor 2º tempo na primeira passagem pelo prólogo, e nada fazia prever este desfecho; “…ao fim de tantas semanas de trabalho não esperava terminar desta forma este primeiro confronto, até porque tudo tinha sido revisto de forma minuciosa. O carro estava muito bom e realizamos um tempo interessante na primeira passagem. Neste ultimo sector senti que as alterações que fizemos na ZA melhoraram o desempenho do carro, mas sem explicação a caixa de velocidades deixou de funcionar e a única coisa que podemos fazer foi rebocar o carro para a assistência onde foi confirmado o abandono. Vamos voltar com mais motivação na próxima ronda do Campeonato; queremos provar que este projecto é válido…” concluiu.

Também Afonso Batista/ José Marques sentiram alguns problemas com um tubo do turbo solto, mas conseguiram ainda assim terminar este primeiro dia de competição de forma que os técnicos da Prolama puderam reparar a avaria com sucesso. No agrupamento T8, a prestação de destaque foi para João Belo/José Real, que ao volante do Terrano Diesel conseguiram estabelecer 4º melhor tempo, ficando o 8º posto para Paulo Sousa/Manuel Porém, a contas com uma transmissão partida.

A prova continua com dois sectores selectivos de 143 km, a serem percorridos por duas vezes na serra de Bornes, num traçado tradicional e recortado por entre a vegetação típica de região, nesta altura do ano salpicada de alguma neve.

Mais Informação em: www.prolama.com

Fonte: todoterreno.pt
Foto: Luís Marques | MaisTT

Yser Racing Team ensaia “dobradinha”


A equipa Yser Racing Team entrou com o “pé direito” na temporada de 2010 do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno ao conquistar as duas primeiras posições após a dupla passagem pela Super Especial que abriu as hostilidades no Rali TT Serras de Norte. Filipe Campos/Jaime Baptista dominaram os acontecimentos e Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor asseguraram a segunda posição, numa “dobradinha” que a equipa espera ter condições para repetir amanhã, o derradeiro dia de prova. Com cerca de 30 equipas à partida a prova arrancou pelas 15h05 para uma curta etapa que serviu para alinhar as equipas para o dia de amanhã, esse sim decisivo!

Ao cabo dos cerca de 15 quilómetros que compunham a etapa de hoje, o campeão em título, Filipe Campos, revelava que “correu tudo sem o mínimo problema. Não atacámos até porque não havia necessidade de correr riscos. Queremos ganhar a prova e garantir os primeiros 10 pontos da temporada, mas amanhã teremos que ter algumas cautelas, nomeadamente porque a chuva e a neve deixaram os pisos muito traiçoeiros.”

Quanto a Bernardo Moniz da Maia, não escondeu a sua satisfação pelo resultado assegurado neste primeiro dia, afirmando que “não tivemos problema de espécie alguma, diverti-me e estamos na segunda posição. Foi um dia bom que espero que consigamos repetir amanhã.”

A Yser Racing Team, que em 2009 assegurou o primeiro e segundo lugares do Campeonato de Portugal de TT, está, assim, na máxima força neste arranque de campeonato que tem lugar sob o frio “cortante” de Trás-os-Montes, tendo como pano de fundo a cidade de Macedo de Cavaleiros. Para amanhã estão reservados cerca de 300 quilómetros cronometrados num percurso que promete. Dois sectores selectivos que cumprem uma dupla passagem por um troço que vai percorrer, logo a partir das 9h05 da manhã algumas das mais exigentes pistas de todo-o-terreno entre Bornes e Arcas, bem no coração do concelho da região transmontana.



Classificação após a 1ª Etapa:


1º Filipe Campos/Jaime Baptista(BMW X3 CC), 13m15,1s;

2º Bernardo Moniz da Maia/JoanaSotto-Mayor (BMW X3 CC), a 49,2s;

3º Américo Santos/João Salgueiro (Nissan), 1m02s;

4º Mário Raposo/Pedro Cação (Nissan), a 1m30,3s;

5º André Amaral/António Albano (Proto X3), a 1m43,5s.

Foto: Luís Marques | MaisTT

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia testam esta Quinta-feira em Macedo de Cavaleiros


Temporada de 2010 arranca a norte para a Yser Racing Team

Está prestes a ter início a campanha de 2010 no Campeonato de Portugal de TT da equipa formada pelo bicampeão nacional 2008 e 2009 e vice-campeão em 2009. Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia vão estar no próximo fim-de-semana em Macedo de Cavaleiros para disputar a prova de abertura da temporada e que marca também o arranque do programa desportivo para este ano.

Um teste na região onde a prova do Motor Clube de Guimarães tem lugar é a “primeira especial” de uma temporada na qual a Yser Racing Team pretende, por um lado, renovar os títulos de Filipe Campos e alcançar o “tri” com o piloto do Porto e, por outro, assegurar, através de Bernardo Moniz da Maia, a mesma posição que o lisboeta garantiu em 2009, ou seja o segundo lugar do campeonato. É com estas metas bem definidas que a formação se apresentará este fim-de-semana em Trás-os-Montes numa prova que tem tudo para sorrir à formação que inscreve dois BMW X3 CC preparados e assistidos pela X-Raid.

O teste, a levar a cabo esta quinta-feira, servirá essencialmente para “fazer a mão” aos carros, quer por parte de Filipe Campos, quer por Bernardo Moniz da Maia, que estão afastados da competição desde Outubro último (Baja 500 Portalegre). Em termos de especificações, ambos os BMW X3 contarão com o “set up” escolhido para a Baja alentejana, estando algumas derradeiras afinações dependentes da evolução do estado do tempo ao longo dos próximos dias. Por tudo isto, este primeiro teste assume uma importância fulcral e será certamente uma sessão de trabalho muito interessante.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

João Belo regressa ao CPTT no "Serras do norte"


João Belo vai estar à partida da jornada inaugural do Campeonato de Portugal de Todo Terreno, no próximo fim-de-semana, em Macedo de Cavaleiros. O piloto vai fazer equipa com José Real e prevê disputar entre cinco a seis corridas do campeonato deste ano, no Grupo T8.

Depois de ter sido forçado a abandonar o campeonato de 2009, quando seguia na segunda posição da sua categoria, devido a um incidente que afectou o seu co-piloto, João Belo regressa este ano ao CPTT, ao lado de José Real, para um programa que ambiciona discutir o título nacional do Grupo T8. “Depois dos problemas que nos afectaram na Baja Terras d’el Rei, optei por não participar em mais corridas durante 2009. Para este ano, propusemos aos nossos patrocinadores um programa que pode ir até seis provas. Mantém-se uma conjuntura desfavorável, pelo que ainda não viabilizámos a totalidade do orçamento necessário. Se tal vier a acontecer, como esperamos, sentimos que temos as condições para discutir o título nacional T8” afirmou o piloto.

A dupla João Belo/José Real vai tripular um Nissan Terrano II preparado pela Prolama. Segundo o piloto, “apesar de se tratar de um carro com baixas performances, temos vindo a melhorar algumas características, nomeadamente na direcção e na suspensão, para tentar não perder muito tempo nas zonas mais técnicas. A Prolama tem feito um trabalho excepcional nesse domínio. Contudo, não pomos de parte a possibilidade de vir a adquirir outro carro mais competitivo.”
O Rali TT Serras do Norte desenrola-se no Concelho de Macedo de Cavaleiros, nos próximos dias 19 e 20 de Fevereiro. A prova é composta por quatro sectores selectivos, num total de mais de 300 quilómetros, muito bem seleccionados pelo Motor Clube de Guimarães.

Todoterreno.pt

AT Sport no Rali TT Serras do Norte


Depois da paragem de cerca de quatro meses, do Campeonato Português de Todo o Terreno, Campeonato inicia-se no próximo fim de semana com o rally TT Serras do Norte, a disputar na zona de Macedo de Cavaleiros.

O Team ATSPORT vai fazer a sua reentrê, inscrita pela RESER PERSUR, representada por Tiago Avelar / Silva Santos, inscrito em Nissan Proto Terrano II, do agrupamento T8.

Segundo Tiago Avelar “a aposta no T8 acontece porque surgiu a oportunidade de vender a navara de T2 e adquirir este carro para apostar forte no T8, sendo objectivo para o campeonato de 2010 discutir o agrupamento e este é o carro indicado para tal, a prova Serras do Norte será essencialmente para descobrir e aprender o carro em situação de prova e conseguir a melhor pontuação possível”.

As primeiras fotos da nova máquina, ainda por decorar, dão-lhe um aspecto robusto e personalizado, para fazer uma boa pontuação para a equipa RESER PERSUR / ATSPORT.

A outra equipa da RESER PRESUR / ATSPORT, Rui Trindade / Joaquim Serrão, fará a sua estreia na segunda prova do Campeonato Nacional, com uma nova máquina a anunciar brevemente.

www.at-sport.blogspot.com

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Rui Sousa regressa ao Campeonato de Portugal


Após dois anos de ausência do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, Rui Sousa regressa a tempo inteiro às provas nacionais. Depois de conquistar a Taça FIA de Bajas 2008 e ter participado no Troféu Ibérico em 2009, o piloto da Prolama acompanhado por Carlos Silva vai tripular a ISUZU D-Max Proto T1 com as últimas evoluções preparadas pelos técnicos da equipa de Vila Nova da Rainha.

A aposta declarada no Campeonato português tem a chancela da ISUZU Portugal e da ELF, parceiros que acompanham o pilota há vários anos e que vêm neste regresso a consolidação do esforço feito nos últimos anos. O trabalho de desenvolvimento do Motor 3.0L diesel do construtor japonês, realizado pelos técnicos da Prolama vai continuar a ser a grande prioridade do projecto, que arranca no Rali TT Serras do Norte, a primeira prova do calendário nacional. Rui Sousa, mostra-se entusiasmado com o trabalho realizado na ISUZU D-Max, referindo: “…temos feito um esforço muito grande para levar este projecto ao nível que pretendemos, e este é mais um passo na evolução deste carro. Não tivemos ainda condições para testar dinamicamente, e este é o nosso principal obstáculo, de qualquer forma toda a estrutura está a trabalhar afincadamente para estar à partida em Macedo de Cavaleiros. Depois iremos analisar todos os dados recolhidos e definir a estratégia para o restante campeonato…” concluiu.

Com uma carreira cheia de sucessos desportivos, Rui Sousa continua a alimentar uma atitude activa na preparação de viaturas TT, com natural destaque para o trabalho pioneiro realizado de raiz nas ISUZU D-Max T2, projecto onde a Prolama tem investido muito do seu empenho, coroado com vários Títulos e o interesse de muitos pilotos nacionais e internacionais. A toda esta envolvência o piloto acrescenta a este regresso o desafio de demonstrar o valor dos projectos e das equipas portuguesas numa das modalidades do desporto automóvel onde o nível exibido é o mais aproximado ao que de melhor se faz internacionalmente.

Assim no próximo fim-de-semana, Rui Sousa estará ao volante da D-Max Proto pelas Serras do Norte, dando início a mais um ano de intensa actividade. A prova tem início dia 19 (sexta) com o Prologo, seguindo-se 2 sectores selectivos de aproximadamente 150 Km cada dia 20 (sábado), naquela que será a estrutura base da 18ª edição da prova organizada pelo Motor Clube de Guimarães.

todoterreno.pt

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Lista de Inscritos: Rali TT Serras do Norte


Já é conhecida a Lista de Inscritos para a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2010. Esta Prova conta com 30 pilotos inscritos onde Filipe Campos é o grande favorito a vencer, pois Miguel Barbosa e Carlos Sousa, que discutiram no último ano o campeonato com o piloto do Porto, não vão estar presentes no evento. Contudo, a luta pelos lugares seguintes promete ser animada com vários pilotos candidatos a discutir o pódio e o Top5, como é o caso de Rui Sousa, Bernardo Moniz da Maia, José Dinis Lucas, José Gameiro, André Amaral, Henrique Marques ou Mário Raposo.

No T2 a luta também promete ser animada, com José Camilo Martins, o Campeão Nacional de T8, a passar para esta categoria ao volante de um Mitsubishi Pajero. Entre os T8 irá haver também grande disputa pela vitória, com 6 concorrentes inscritos.

Lista de Inscritos:
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sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Desafio ELF / Mazda 2010 arranca em Macedo de Cavaleiros


• João Pais defende título alcançado em 2009
• Desafio ELF / Mazda com chancela da FPAK
• Rali TT Serras do Norte terá cerca de 300 quilómetros de sector selectivo

Com a 18ª edição do Rali TT Serras do Norte a ir para a estrada já nos próximos dias 19 e 20 de Fevereiro arranca, em Macedo de Cavaleiros, mais uma temporada nacional de competições todo o terreno. A grande novidade para o corrente ano, prende-se com o novo estatuto do Desafio ELF / Mazda, agora enquadrado pela entidade federativa e que se apresenta como o único Troféu monomarca de Todo o Terreno que se disputará em 2010.

Vencedor do Desafio ELF / Mazda 2009, João Pedro Pais será de novo navegado por João Rato e estará na prova nortenha aos comandos da Mazda BT 50 apoiada pela Auto Sueco Coimbra. O piloto de Viseu, que aposta em defender o título, terá como principal adversário, Bruno Oliveira do Mazda Açores TT Team, equipa apoiada pela concessão RPF 2. Tal como aconteceu ao longo de quase toda a temporada de 2009, o piloto açoreano será acompanhado pelo madeirense Bruno Fernandes.

Na lista de inscritos para o Rali TT Serras do Norte estão os quatro primeiros classificados do Desafio ELF / Mazda 2009. A João Pedro Pais e Bruno Oliveira juntam-se ainda os nomes de António Teixeira, acompanhado de Jorge Amaral e Paulo Pinto, que terá a seu lado Ricardo Cortiçadas. Duas equipas que são apoiadas respectivamente pelas concessões Gomes & Leonardo e Xanauto.

O Rali TT Serras do Norte conta com uma dupla passagem por um sector selectivo com cerca de 146 quilómetros, que a organização da prova, a cargo do Motor Clube de Guimarães, garante ser um prazer para a condução. A zona de Podence - a povoação dos famosos Caretos de Macedo de Cavaleiros - será o palco do traçado Super Especial (7,8 kms), também ele percorrido por duas vezes, sendo que a soma das duas passagens ditará a ordem de partida para o percurso selectivo do dia seguinte, que terá o seu início e final, no mesmo local.


Classificação final do Desafio Elf/Mazda 2009:
1º João Pais (Auto Sueco Coimbra) – 59 pontos
2º Bruno Oliveira (RPF 2) – 45 Pontos
3º António Teixeira (Gomes&Leonardo) – 32 Pontos
3º Paulo Pinto (Xanauto) – 32 Pontos
5º Rui Lopes (Fino) – 16 Pontos
6º Nuno Barroco (Fino) – 10 Pontos
7º Pedro Costa (Xanauto) – 8 Pontos
8º Manuel Rosa (Xanauto) – 6 Ponto
9º Carlos Aires (Xanauto) – 5 Pontos

Miguel Barbosa mantém Mitsubishi Lancer para o campeonato português de TT


Após a conclusão da edição de 2010 do Dakar, a equipa JMB Stradale Off Road renovou o convite ao tricampeão nacional, para continuar com os Mitsubishi da equipa francesa no CPTT, agora ao volante de um Lancer Turbo totalmente novo e preparado especificamente para Bajas.

Equipado com um motor 2 litros do grupo N este Mitsubihi Lancer Turbo foi o escolhido pela dupla Miguel Barbosa e Miguel Ramalho para a conquista do campeonato nacional de TT.

A preparar-se para o início da época, Miguel Barbosa mostrou-se “muito entusiasmado e confiante para este ano com este carro” esperando que, possa “rapidamente voltar ao título e poder lutar de igual para igual com os restantes candidatos”.

Com alteração dos regulamentos do campeonato que permitem escolher 6 das 8 provas constantes no calendário do CPTT, Miguel Barbosa conta “iniciar-se só na Baja TT Serras D’el Rei” mostrando-se ainda muito agradado com “a manutenção de duas provas míticas do TT internacional, bem como a inclusão de etapas em solo marroquino no Transibérico que agora se intitula de Estoril- Marrakech”

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Yser Racing Team confirma presença no CPTT 2010


Repetir resultados de 2009 é o objectivo da Yser Racing Team para 2010

A Yser Racing Team vai estar presente no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) com duas duplas de pilotos: Filipe Campos /Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia / Joana Sotto Mayor. Estarão ao volante dos competitivos e fiáveis BMW X3 CC preparados e assistidos pela X-Raid.

O principal objectivo da equipa é oferecer a Filipe Campos a oportunidade de conquistar o terceiro título consecutivo e quarto da carreira, ao passo que Bernardo Moniz da Maia estará presente com o propósito de igualar o excelente segundo lugar conquistado em 2009.

Objectivos ambiciosos, mas que os brilhantes resultados alcançados na temporada passada – e que incluem ainda a vitória no Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno através da dupla Filipe Campos / Jaime Baptista – oferecem a motivação necessária para que todos os elementos da Yser Racing Team estejam já focalizados na primeira prova da competição nacional, o Rali TT Serras do Norte.

Inscrita no campeonato e usando a prerrogativa concedida pelo regulamento 2010 do CPTT, a Yser Racing Team anunciará posteriormente quais os restantes cinco eventos onde irá estar presente. Esta primeira prova servirá de igual forma para tomar o pulso aos adversários e lançar os dados para o resto da temporada, funcionando como meio de dar mais rodagem aos pilotos parados desde o final do campeonato passado.

Para Filipe Campos, “o nosso grande objectivo é revalidar o título e enriquecer o meu palmarés com o quarto ceptro, terceiro consecutivo. Começar o ano com o Rali TT Serras do Norte é um prazer, pois é uma prova que me agrada bastante, sendo actualmente a única realizada no Norte do país. Exactamente por isso deveria ser mais apoiada do que tem sido até agora. Como sempre, a Yser Racing Ream vai estar presente para vencer.”

Quanto a Bernardo Moniz da Maia, não esconde que “esta é uma corrida muito interessante, com um percurso diversificado alternando zonas rápidas com outras mais lentas, misturando pisos duros com outros mais suaves, o que requer algum cuidado por parte dos pilotos. Infelizmente, a única prova realizada a Norte
tem poucos espectadores, mas ainda assim tudo faremos para arrecadar um lugar entre os cinco primeiros.”


Quanto aos objectivos da Yser Racing Team, o piloto reforçou a ideia “de lutar pelo título com o Filipe Campos, estando-me reservado o papel de o auxiliar tentando repetir o resultado de 2009, o que seria uma vitória para toda a equipa. É um objectivo ambicioso, mas a equipa está confiante e motivada.”

O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno inicia-se nos próximos dias 19 e 20 de Fevereiro com a Baja TT Serras do Norte, cujo traçado se espraia pelo concelho de Macedo de Cavaleiros, surgirá profundamente alterado e com maior quilometragem oferecendo um novo desafio a pilotos e máquinas.

www.yserracingteam.com

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Equipa de reconhecimentos já está no terreno


Tendo iniciado os reconhecimentos das estradas marroquinas que serão palco da fase africana deste novo projecto do ACP
Equipa de Reconhecimento

A equipa de reconhecimentos da organização do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech está já no terreno, tendo iniciado os reconhecimentos das estradas marroquinas que serão palco da fase africana deste novo projecto do Automóvel Club de Portugal.

Quatro elementos fazem-se transportar em duas viaturas de todo o terreno, numa primeira definição das pistas marroquinas, depois das mesmas terem sido devidamente analisadas na cartografia existente e tendo ainda por base a experiência e conhecimento do terreno dos técnicos que integram este grupo.

Brevemente será disponibilizada neste local uma sequência de imagens e de crónicas dos reconhecimentos em África.

www.estorilportimaomarrakech.com

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Bruno Oliveira com Elisabete Jacinto no espaço Açores da Sport Show 2010


Ilhas açoreanas reunem condições excepcionais para a prática do mergulho

Vencedor do Desafio Elf / Mazda 2008 e piloto do Mazda Açores TT Team, Bruno Oliveira é um reconhecido impulsionador das actividades de turismo activo no arquipélago dos Açores. De entre elas, um destaque muito especial para o mergulho. A sua prática juntou Bruno Oliveira e Elisabete Jacinto no pavilhão dos Açores da Sport Show 2010, onde estes destacados pilotos de todo o terreno poderam relatar as suas experiências vividas debaixo de água.

“O clima dos Açores e as suas correntes marítimas proporcionam condições únicas para a prática de mergulho, permitindo, no mesmo mergulho, observar diversas espécies de fauna e flora submarinas. As águas límpidas garantem uma boa visibilidade que, em dias bons, pode ultrapassar os 60 metros. Sou um praticante assíduo e faço uma enorme propaganda disso. Convenci a Elisabete e acho que ela não se arrepende”, salienta o piloto açoreano.

Elisabete Jacinto, pelo seu lado explica que “o mergulho é uma actividade que me dá uma enorme satisfação e me permite aliviar o stress, longe da adrenalina da competição. Foi nos Açores que aprendi a mergulhar e não há dúvida, este arquipélago apresenta condições excepcionais para a prática desta actividade”.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Desafio ELF / Mazda 2010 com novo site


• Mais dinâmico e atractivo
• Toda a informação actualizada em cima da hora
• As equipas, os pilotos, as provas, as fotos e os vídeos

Enquadrado pela entidade federativa, como o único Troféu monomarca para a temporada de 2010 de Todo o Terreno, o Desafio ELF / Mazda aposta em melhorar os seus conteúdos informativos, colocando à disposição de todos os interessados um novo site, mais dinâmico e atractivo.

Com seis provas agendadas para 2010, sendo três delas internacionais, uma das quais do calendário da Taça do Mundo da modalidade, o site www.desafioelfmazda.com coloca à disposição toda a informação para esta temporada – regulamentos, inscrições e calendário – reservando ainda diversas áreas para a apresentação das equipas, dos pilotos, das máquinas, bem como para as mais diversas notícias associadas à modalidade e ao Desafio ELF / Mazda 2010.

Como não podia deixar de ser, as áreas multimédia não foram descuradas e ao longo do ano serão disponibilizadas fotos e vídeos das diversas competições onde o Desafio ELF / Mazda 2010 vai estar presente.

Durante a temporada que arranca dentro de quinze dias, com o Rali TT Serras do Norte, a informação desportiva e os respectivos resultados serão divulgados em cima da hora, incluindo comentários e declarações dos diversos intervenientes.

Por último de referir que, também através do site, poderão ser adquiridos os diversos artigos de vestuário, associados ao Desafio ELF / Mazda 2010.

Toda a informação disponível em: www.desafioelfmazda.com

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

28ª edição do Transportugal Accenture já tem cerca de 100 inscritos


Região Centro recebe Transportugal

A pouco menos de um mês da 28ª edição do Transportugal Accenture, que irá decorrer entre os dias 26 a 28 de Fevereiro de 2010, o Clube Aventura já recebeu cerca de uma centena de inscrições, entre participantes em auto, moto e quad.

Para esta edição, o cenário escolhido foi o da Região Centro. Três etapas, com as cidades de Tomar e Coimbra a servirem de ponto de partida e chegada, prometem um fim-de-semana alargado bem servido de emoções e excelentes paisagens.

No primeiro dia, a ligação entre Tomar e Coimbra será feita pela zona de Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Miranda do Corvo, tendo a Barragem de Castelo do Bode como companhia durante uma boa parte da etapa.

No segundo dia, sendo Coimbra o ponto de partida e chegada, os participantes percorrem pistas das serras da Lousã e do Açôr, passam por Góis e Arganil e visitam a típica aldeia do Piodão. A derradeira e mais curta etapa, que leva a caravana de regresso a Tomar, passa por Condeixa, visita as ruínas romanas de Conímbriga, seguindo depois por Pombal e atravessando a Serra do Sicó.

A 28ª edição do Transportugal Accenture, que se realiza sensivelmente um ano após a morte de José Megre, criador da prova em 1986, mantém intacta uma filosofia muito própria, facto que transformou este passeio todo-o-terreno no mais conhecido de Portugal.

Cada passeio tem a particularidade de ser único, permitindo aos que nele participam conhecer um Portugal cheio de encantos naturais e históricos e usufruir de um conjunto de jogos de navegação e regularidade imperdíveis.

O boletim de inscrição está disponível no site www.clubeaventura.pt ou pode ser solicitado ao Clube Aventura através do email info@clubeaventura.pt, ou pelo telefone 912202767.