domingo, 21 de fevereiro de 2010

Filipe Campos estreia-se a ganhar


A dupla Filipe Campos/Jaime Baptista venceu de forma inequívoca a prova de abertura do Campeonato de Portugal de TT naquele que foi o primeiro triunfo da equipa na prova levada a cabo pelo Motor Clube de Guimarães, o Rali TT Serras do Norte. Com uma exibição notável, que lhe permitiu liderar do primeiro ao último quilometro da prova, Campos nunca teve adversários à altura e, assim, está já na liderança do CPTT. Esta é, afinal a melhor forma de rumar à conquista de mais um título, objectivo número um para esta temporada, sendo que o triunfo tem um sabor especial por se tratar do único que lhe faltava juntar ao seu riquíssimo currículo no Campeonato de Portugal de TT.

Ao cabo da primeira passagem pelo troço de 147 quilómetros, Filipe Campos mostrava-se satisfeito, afirmando que “para nós foi uma manhã calma. É verdade que estamos já com uma vantagem considerável, mas temos que garantir, acima de tudo, que mantemos o ritmo e a concentração para não cometer erros.” Pois essa estratégia foi a seguida também “secção” vespertina e a vitória acabou por surgir com naturalidade para o piloto do Porto: “Esta é uma vitória importante, que nos garante os primeiros 10 pontos da época. Entrámos no campeonato a ganhar e essa é a melhor forma de iniciar a defesa do título. Depois deste excelente resultado temos que começar a preparar a próxima prova, que se disputa dentro de um mês no Algarve.” afirmou Filipe Campos.

Quanto Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor, uma série de percalços fizeram com que não fossem alem da nona posição final. Numa etapa em que o piloto lisboeta demonstrou que, em condições normais podia ter voltado a assegurar o segundo lugar (que chegou a ocupar durante o dia de hoje) a exemplo do que tinha feito no Prólogo, esta posição tem um sabor claramente amargo: “Esta tem sido uma prova madrasta para nós. Depois dos problemas que aqui tivemos em 2009, que levaram mesmo a que não conseguíssemos terminar, este ano voltamos a não ter a sorte do nosso lado. De manhã, um princípio de incêndio e um furo na roda traseira esquerda, resultaram numa atraso que nos empurrou para o nono lugar. Depois, já de tarde, quando atacámos para recuperar o tempo perdido, ao quilómetro 80 do percurso, o carro ficou sem travões e fui obrigado a baixar muitíssimo o ritmo. Sinto que podia ter feito bem melhor! Por outro lado, a Yser ,Racing Team volta a estar de parabéns por mais um triunfo do Filipe Campos, que realizou uma prova sem mácula,” explicou o piloto.

Classificação geral final:

1º Yser Racing Team | Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3 CC), 5h01m02,1s;
2ºJosé Diniz Lucas/Luís Tirano (Mitsubishi) a 32m35,6s;
3º Miguel Veloso/Filipe Martins (Nissan), a 38m15,9s;
4º Paulo Sousa/Manuel Porém (Mitsubishi), 41m40,3s;
5º João Pais/João Rato(Mazda), a 42m34,7s;
(...)
9º Yser Racing Team | Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 CC), a 44m53,2s.

CPTT (Após 1 Prova):
1º Filipe Campos, 10 pontos;
2º José Diniz Lucas, 8;
3º Miguel
Veloso, 6;
4º João Pais, 5;
5º José Gameiro, 4.

CPTT T1 (Após 1 Prova):
1º Filipe Campos, 20 pontos;
2º José Diniz Lucas, 17;
3º MiguelVeloso, 15;
4º João Pais, 13;
5º José Gameiro, 12;

Foto: Luís Marques | MaisTT