sábado, 27 de fevereiro de 2010

Nuno Matos fecha etapa inaugural da Baja Rússia na vice-liderança (T2)


- Piloto português está a apenas 4m25s do líder da categoria
- Chegou a comandar T2 após final do 2º Sector Selectivo
- Programa de amanhã compreende mais três SS


Actuação irrepreensível de Nuno Matos e Filipe Serra na primeira de duas etapas que compõem a Baja Rússia Northern Forest, a única competição do calendário internacional de todo-o-terreno que se disputa integralmente em pistas de neve e gelo. Superando as melhores expectativas, a dupla portuguesa do Cetelem | Fedima Team cumpriu os primeiros 175 km cronometrados, correspondentes a uma Super Especial (2,70 km) e a uma dupla passagem por um Sector Selectivo de 85,76 km, num soberbo oitavo lugar da geral entre os concorrentes do Evento FIA. Mas, mais importante, é a actual vice-líder da classificação reservada aos carros do Agrupamento T2, a escassos 4m25s do primeiro lugar…

Primeira equipa nacional a aventurar-se nas pistas geladas da Baja Rússia Northern Forest – segunda prova do ano pontuável para a Taça Internacional FIA de Bajas –, Nuno Matos e Filipe Serra protagonizaram uma entrada soberba na mais invulgar das competições do todo-o-terreno mundial.

Logo a abrir as hostilidades, o actual Campeão Nacional do Agrupamento T2 surpreendeu tudo e todos, colocando a Isuzu D-Max do Cetelem | Fedima Team no top-10 absoluto da Super Especial – que acabou por não conseguir reconhecer na véspera! – e em segundo da categoria, batendo já alguns dos principais favoritos, nomeadamente o forte contingente russo que marca presença regular nesta prova, liderado pelo actual detentor do título mundial, Artem Varentsov (quinto T2 no final da etapa).

Com um ritmo rápido mas sempre cauteloso, o piloto de Portalegre viria mesmo a assumir provisoriamente a liderança do agrupamento, concluindo a primeira passagem pelos 85,76 km do primeiro Sector Selectivo (SS) no décimo lugar da geral absoluta.

Na segunda passagem, que encerrava a etapa de hoje, Nuno Matos acabaria por ceder o comando da categoria para o russo Viktor Volikov (Mitsubishi Pajero), embora por escassos 4m26s de diferença, logrando, contudo, fixar-se num magnífico oitavo lugar da classificação geral, isto apesar da sua total inexperiência neste tipo de pistas de neve.

No regresso ao Parque de Assistência, localizada na Estância de Esqui de Igora, cerca de 60 km a norte da cidade de São Petersburgo, Nuno Matos fazia um primeiro e muito positivo balanço a este seu triplo baptismo, na prova, em pistas geladas e numa competição fora de portas: “É realmente uma corrida diferente de tudo a que estava habituado, mas a primeira impressão geral é muito positiva, de resto, tal como o resultado no final desta etapa. Assumi antes da partida que o principal objectivo seria chegar ao fim, até por falta de quaisquer referências. Mas a verdade é que estamos na vice-liderança da categoria, e isto apesar de todas as cautelas com que estamos a encarar esta participação”, começa por explicar Nuno Matos.

“Embora sentindo-me cada vez mais à-vontade e confiante com o passar dos quilómetros, a verdade é que aliviei um pouco o ritmo na segunda passagem, também porque em algumas zonas o troço já se apresentava algo degradado. Aliás, esse é um ponto que me deixa algo apreensivo para a etapa de amanhã, com três passagens no programa e, ainda por cima, sem assistência entre os dois últimos sectores. Enfim, será preciso redobrar as cautelas e talvez pensar um pouco no campeonato”
, assume o piloto português, maravilhado com o enquadramento desta baja, já sua oitava edição.

“É um gozo tremendo guiar nestas pistas e as paisagens são realmente de cortar a respiração”
, descreve o piloto de 32 anos, a meio desta sua primeira internacionalização.

A segunda e última etapa da Baja Northern Forest completa-se amanhã, a partir das 8 horas locais (05h00 em Portugal Continental), com mais três passagens pelo percurso de 85 km, agora em sentido oposto ao da etapa de hoje. A cerimónia de pódio está prevista para as para as 19 horas (16h00 portuguesas).

CLASSIFICAÇÃO GERAL/EVENTO FIA – APÓS ETAPA 1



Krzystof Holowzyc/Jean-Marc Fortin
Nissan Navara Overdrive
1h54m01,8s


Aleksandr Zheluddov/Andrey Rudniskiy
Mitsubishi L200
a 4m08,2s


Aleksandr Mironenko/Vladimir Korolev
Nissan Pick Up
a 8m13,4s


Yaroslav Solovyev/Vladimir Karolev
Nissan Frontier
a 12m01,3s


Boris Gadasin/Vladimir Demyanenko
G-Force Proto
a 12m43,4s
(…)


Viktor Vilokov/Anatoiy Volikov
Mitsubishi Pajero
a 23m49,7s (1º T2)


Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 28m15,3s (2º T2)