domingo, 28 de fevereiro de 2010

Nuno Matos surpreende na estreia internacional com pódio na Baja Rússia


- Nono lugar da geral absoluta e terceiro da categoria T2
- Perdeu vice-liderança já no sexto e último sector
- Baja Itália (18/21 Março) é o próximo desafio


Missão cumprida e objectivos superados para a primeira dupla nacional a aventurar-se nas pistas geladas da Baja Rússia Northern Forest, segundo evento do ano pontuável para Taça Internacional FIA de Bajas. Numa corrida em que a única meta assumida era apenas “chegar ao fim e ganhar experiência”, Nuno Matos e Filipe Serra surpreenderam ao colocarem a Isuzu D-Max do Team do Cetelem | Fedima Team num excelente nono lugar da geral absoluta e, mais importante ainda, no pódio final da categoria T2! Apesar de tudo, o segundo lugar só não foi uma realidade, devido a um pequeno erro logo no arranque do último sector. Próxima paragem? A estreia na Baja Itália, no penúltimo fim-de-semana de Março…

Disputada em pleno Inverno russo, ao longo de 260 km de pistas cobertas de neve e gelo, e com temperaturas que oscilaram entre os 5 e os 10 graus negativos, a mais incaracterística das provas que integram o calendário internacional de todo-o-terreno contou pela primeira vez na sua história com a presença de uma equipa portuguesa à partida.

Coincidindo com o seu baptismo internacional, Nuno Matos e Filipe Serra bateram-se este fim-de-semana com alguns dos melhores pilotos da actualidade e, seguramente, com os melhores especialistas do mundo neste tipo de terreno. Sem quaisquer referências e com um único e pequeno teste realizado na véspera do rali sair para a estrada, a apreensão era mais do que justificada para o actual Campeão Nacional de T2. De tal forma que o único objectivo assumido era mesmo tentar chegar ao fim e ganhar alguma experiência…

Porém, surpreendendo logo na abertura, Nuno Matos e Filipe Serra colocaram-se de imediato em posição de discutir o pódio da categoria, chegando inclusivamente a ocupar a liderança provisória após o final do primeiro Sector Selectivo (SS), para depois se fixarem no segundo lugar à chegada da etapa inaugural, a pouco mais de 4m do líder da categoria.

Com um ritmo em crescendo, ainda que reservando sempre alguma margem de segurança, o piloto de Portalegre parecia, realmente, ter tudo a seu favor para confirmar a vice-liderança na segunda e decisiva etapa, entrando para o sexto e último SS com confortáveis 2m19s de vantagem para o seu perseguidor mais directo, o russo Andrey
Cherednikov…

“Se o primeiro lugar parecia já impossível de concretizar, o segundo estava perfeitamente ao nosso alcance, mais ainda depois de ter reforçado a minha vantagem no quinto e penúltimo sector. Porém, tudo se complicou no derradeiro troço, escassos dois quilómetros após a partida. Entrei mal num gancho, num local em que a pista estava já bastante danificada, e acabei por ficar preso num banco de neve… Ainda pedimos ajuda a alguns concorrentes, mas acabou por ter que ser o público a puxar-nos novamente para a pista. Enfim, um erro desnecessário que nos custou muito tempo e a descida à terceira posição”
, lamenta Nuno Matos.

“É claro que o resultado final supera todas as expectativas iniciais e só pode ser considerado muito positivo para quem nunca tinha corrido nesta baja de características tão especiais. Mas avaliando o que foi a nossa corrida desde o início, não posso deixar de ficar um pouco desgostoso pela forma como deixei escapar o segundo lugar. De qualquer forma, o campeonato só agora começou para nós e esta era, de facto, a corrida em que depositávamos maiores reservas ao nível do resultado final”
, acrescenta ainda o piloto, segundo melhor dos estreantes no final desta difícil baja.

“Curiosamente, quase teria dado para dispensar a equipa de assistência, uma vez que não foi preciso mudar uma única peça no carro ao longo de toda a prova. Está pronto para seguir viagem para a Baja Itália”, conclui Nuno Matos, o agora quinto classificado da Taça Internacional FIA de Bajas, mesmo se a apenas quatro pontos do líder.

CLASSIFICAÇÃO FINAL (EVENTO FIA)


Krzystof Holowzyc/Jean-Marc Fortin
Nissan Navara Overdrive
4h35m50,8s


Aleksandr Zheluddov/Andrey Rudniskiy
Mitsubishi L200
a 9m50,2s


Boris Gadasin/Vladimir Demyanenko
G-Force Proto
a 11m21,4s


Aleksandr Mironenko/Vladimir Korolev
Nissan Pick Up
a 23m36,4s


Yaroslav Solovyev/Vladimir Karolev
Nissan Frontier
a 39m50,9s

(…)


Viktor Vilokov/Anatoiy Volikov
Mitsubishi Pajero
a 23m49,7s (1º T2)


Andrey Cherednikov/Evgeniy Kuznetsov
Isuzu D-Max G-Force
a 1h10m43,1s (2º T2)


Nuno Matos/Filipe Serra
Isuzu D-Max
a 1h16m38,3s (3º T2)

CAMPEONATO (APÓS 2 PROVAS)

Categoria Produção (T2): 1ºs Sami Al Shammari e Viktor Vilokov, 10 pontos; 3ºs Yahya Al Helei e Andrey Cherednikov, 8 pontos; 5ºs Nuno Matos e Ibrahim Al Muhana, 6 pontos (…)