terça-feira, 30 de abril de 2013

Ausência forçada na primeira prova do CPTT

A dupla Nuno Tordo / Fernando Mendes, foi a grande ausente na prova de abertura do CPTT 2013, que no fim de semana passado se disputou na zona de Reguengos de Monsaraz, mas a dupla mantém intactas todas as esperanças de alcançar o título nacional de T2 em 2013.

 Depois de terem decidido participar no CPTT 2013, muito em cima da primeira prova do CPTT 2013, tendo como objetivo começar a construir as bases para a conquista de mais um título nacional na categoria T2, a verdade é que a equipa Nuno Tordo / Fernando Mendes acabou por não conseguir alinhar à partida do Ervideira Rally TT, pois a Nissan Navara apresentou um problema de motor irresolúvel, quando já estavam prestes a colocar o carro sobre o transporte que o levaria até à partida para a prova alentejana.

  “Tínhamos decidido participar no Campeonato, obviamente tendo em vista a minha revalidação do título de T2 e a conquista do primeiro campeonato para o Fernando, isto ao mesmo tempo que prestaríamos a melhor homenagem ao Marco, tragicamente desaparecido no final do ano passado.  

A equipa tinha trabalhado afincadamente e cheia de vontade, para nos proporcionar a melhor arma para termos lutado contra os nossos adversários, mas, no derradeiro teste algo se passou no motor, que deixou de funcionar e nos deixou sem quaisquer possibilidades de alinhar na prova. 

 Foi um desfecho inglório depois de tantas horas de trabalho, mas são coisas que acontecem e que têm que ser superadas. Perdemos alguns pontos para os nossos principais adversários, ou seja para os participantes de T2 que apareceram em Reguengos, mas estamos certos de que nada está perdido e nas próximas provas, lá estaremos para dar o nosso melhor e regressar à luta pelo título. “

 A Nissan Navara foi agora objeto de uma análise cuidada por parte da equipa de mecânicos da Tim Competição e para os pilotos, apesar da margem de erro ter diminuído, a vontade de vencer e a determinação, são a palavra de ordem para as próximas corridas:

  “Dia 1 e 2 de Junho lá estaremos à partida do Rali TT Serras do norte, que de novo se disputa nas competitivas e exigentes pistas de Fafe. É uma prova que nos agrada, pela sua especificidade e para a qual iremos bem preparados, para não facilitar a vida aos nossos adversários e perder a hipótese de começar desde já a defesa do título. Vão ter que contar connosco.”

 Vai regressar portanto com toda a vontade de vencer a Nissan Navara, já com a belíssima decoração 2013, que evidencia as cores de um novo patrocinador, a discoteca Lust, uma referencia na seletiva noite lisboeta, cuja qualidade ganha diariamente mais adeptos…

Ricardo Porém regressa à competição

· O piloto vai disputar a segunda prova do Campeonato Espanhol de TT ao volante do novo Evoque CaTTiva;

 O actual Vice-Campeão Nacional de TT, Ricardo Porém, regressará à competição no “Rally TT Comarca Del Jiloca 2013”, a segunda prova do Campeonato Espanhol de TT. Após ter falhado a primeira corrida do CPTT e ainda sem um programa completamente definido para 2013, o jovem piloto encontrou a possibilidade de voltar à competição já no próximo fim-de-semana (3 e 4 de Maio), trocando o carro com o qual correu nas duas épocas anteriores pelo novíssimo e mais competitivo Evoque CaTTiva, estreado no último Vinhos Ervideira Rali TT.

 Ricardo Porém aceitou o convite feito pela equipa CATTIVA SPORT para testar e evoluir a nova máquina e enfrentará, por isso, a corrida sem qualquer pressão de resultados. O piloto leiriense será acompanhado por Henrique Silva, o piloto responsável pela construção e desenvolvimento do protótipo e que o estreou na primeira tirada do CPTT.

 O “Rally TT Comarca Del Jiloca 2013” adivinha-se muito duro, com um Prólogo a ser realizado na Sexta-Feira e um único Sector Selectivo que se realizará no Sábado e terá cerca de 500 Km’s sem paragens. Ricardo Porém mostra-se entusiasmado pelo seu regresso:

“Estou bastante satisfeito por voltar e em primeiro lugar gostaria de agradecer o convite feito pela equipa CATTIVA SPORT, por me dar a oportunidade de voltar à competição.” Quanto às expectativas para esta prova o piloto assume que irá “… encarar esta prova como um grande teste onde a pressão dos resultados será posta de parte. O nosso grande objectivo será terminar a corrida, o que nos permitirá acumular vários quilómetros com o carro e perceber a melhor forma de como o evoluir, pois acredito que tem bastante potencial e poderá ser muito competitivo”.

 A corrida tem início na Sexta-Feira, com as habituais verificações técnicas e administrativas seguidas da disputa de um Prólogo com cerca de 9 Km’s, ao final da tarde.

sábado, 27 de abril de 2013

Fim de Rally, ponto para a MEM

O Sealine Rally findou hoje, por lá Marcos Moraes e Kléber Cincea fecham sua participação em 9º lugar geral, 4º na categoria, a T2, e somam importantes pontos para a classificação do Mundial de Cross Country.

 O Campeonato Mundial de Rally Cross Country é formado por provas com características diversas. Vegetação, clima, geografia, tudo isso promove uma variedade distinta de terrenos, e esse mix de diferenças é o que desperta o espírito de aventura que o cross country promove. Provas como a do Qatar comprovam que não basta ser o mais rápido ou ter a "super máquina da vez", neste esporte há um ar de desafio permanente, um convite diário a superação e ao conhecimento.

  Sealine 

"Este rally me surpreendeu. Eu pensava que os dias em Abu Dhabi me preparariam para esta competição, mas ela é tão própria que o que nos capacita a ter um bom resultado é o respeito à ela. Suas armadilhas e obstáculos são aqueles que todos já te alertaram antes da largada, mas se você não vivenciá-los não saberá de fato como são. Falar em areia e pedras é redundante quanto a cumprir 1500 km de predominância destas duas coisas nas suas mais diversas formas. Estamos muito felizes em terminar entre os 10 primeiros colocados", comenta Marcos

  "O Sealine é um rally feito para bons navegadores, requer segurança quanto a condução da planilha para ter um bom desempenho. Um erro e minutos se vão junto com uma posição melhor. Com certeza saio daqui feliz com o nosso resultado e todo o aprendizado conquistado. Foi sensacional", finaliza Kléber Cincea

  Último dia

Os 275km finais foram um mix de tudo encontrado até aqui. Trechos de alta em piso "castigador", pedras que funcionam como lâminas para pneus, muita navegação, dunas mais altas mesclavam-se a outras mais fáceis de vencer e assim, Sealine se despede do circuito mundial. A vitória na geral acumulada foi da dupla Jean-Louis Schlesser e Konstantin Zhilstov.

  Próximas competições

É tempo agora do Campeonato Mundial dar uma breve pausa para retornar dia 19 de julho, com o Baja Aragon, na Espanha. Enquanto isso, a MEM Motorsports segue firme na temporada brasileira de rally cross country e confirma suas duplas no Sertões Series, nos dias 10 e 11 de maio, em Avaré, SP.

Formação luso-angola segura o 2º lugar na Taça do Mundo

• 6ª lugar T2 para Rómulo Branco

 • Ultrapassada com êxito a experiência no deserto

 A dupla Rómulo Branco/João Serôdio ultrapassou com sucesso a sua primeira dupla experiência em provas de deserto. Aos comandos de um Nissan Patrol a formação luso-angolana alcançou no Sealine Cross Country Rally, que hoje terminou no Qatar, a 6ª posição entre os concorrentes à Categoria T2, um resultado que, em conjunto com o 4º lugar anteriormente alcançado no Abu Dhabi Desert Challenge, lhe permite manter-se no 2º lugar da respetiva classificação da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno.

  “A etapa de hoje foi novamente dura e difícil. Furámos logo ao quilómetro 15 e com isso perdemos terreno para os nossos adversários. Andámos cerca de 100 quilómetros no pó deles, mas acabámos por os conseguir ultrapassar. Já perto do final atascámos numa duna, mas ainda bem que isso aconteceu porque verificámos que tínhamos uma fuga de óleo do carter que reparámos”, salienta Rómulo Branco, acrescentando que: “Estou muito satisfeito e o balanço que faço destas duas provas é extremamente positivo”.
 
Classificação da Taça do Mundo T2 após 3 Provas: 

1º BARANENKO Alexander, 74 pontos; 2º BRANCO Romulo, 58; 3º MORAES Marcos, 57; 4º AL-SHEGAWI Ahmed, 56; BEREZOVSKIY Denis, 50.

Krysztof Holowczyc continua a amealhar pontos para a Taça do Mundo

• The Pole takes his MIN ALL4 Racing to second position in the overall ranking 

Qatar’s Sealine Cross Country Rally turned out to be a gruelling four-day battle: the demanding terrain that featured not only desert sand but also hard sections covered by rocks. And in addition, there was the extremely difficult navigation that exasperated numerous competitors. But the Monster Energy X-raid Team, its pairing Krzysztof Holowczyc (POL) / Andreas Schulz (GER) and the MINI ALL4 Racing successfully met all the challenges to finish runner-up behind the buggy of Jean-Louis Schlesser.

 Having finished fifth in the Abu Dhabi Desert Challenge, Holowczyc travelled to Qatar with a lot of pleasant anticipation. In his white MINI ALL4 Racing, he made a good start into the third FIA Cross Country Rally World Cup round and finished second right away. In the second special stage he encountered two punctures but succeeded in defending his second position in the overall standings, nevertheless. On the following day, the problems were forgotten and he struck back by winning the third special stage. In the fourth and final special stage, the Monster Energy X-Raid Team driver once again set the second-fastest time to also secure the second place in the overall ranking.

  “We once again succeeded in scoring World Cup points and doing so represented by No 1 priority, here in Qatar,” said Krzysztof Holowcycz. “The MINI ALL4 Racing ran perfectly and the collaboration with Andy also works better and better. He did a really great job, today. We were the first to start into today’s special stage and nonetheless, we completed it without any navigation mistakes. With the three rallies jointly raced, we have evolved into a really good team.“

  Result stage 4:

1st J.-L. Schlesser (FRA)/K. Zhiltsov (RUS) Buggy - 2h 49m 15s
2nd K. Holowczyc (POL) /A. Schulz (GER) MINI ALL4 Racing - 2h 54m 47s
3rd P. Van Merksteijn (NDL)/E. Chevallier (BEL) Ford – 2h 57m 32s ...

  Overall result Sealine Cross Country Rally:

1st J.-L. Schlesser (FRA)/K. Zhiltsov (RUS) Buggy - 16h 11m 33s
2nd K. Holowczyc (POL) /A. Schulz (GER) MINI ALL4 Racing - 16h 42m 51s
3rd N. Coffaro (VEN)/D. Meneses (VEN) Toyota – 17h 30m 45s

Coma vence Sealine Rally pelo segundo ano consecutivo

KTM’s three-times Dakar winner Marc Coma of Spain on Friday sealed victory in the second edition of the Sealine Rally in Qatar, the second round of the 2013 World Cross Countries Rally Championship.

 Coma won the four-stage rally by the narrowest of margins, finishing just 4 seconds ahead of Portugal’s Paolo Goncalves. The minor podium place went to KTM factory teammate Jakub ‘Kuba’ Przygonski of Poland and the third member of the KTM trio, Chaleco Lopez of Chile finished fourth. All three KTM riders were onboard the KTM Dakar-winning 450 Rally bike.

 The top four riders finished the rally after four very long stages within 4 minutes 29 of each other underlining that this was a race of an entire different character. Run for the first time in 2012, the Sealine Rally, coming straight on the back of the more established Abu Dhabi Desert Challenge, was compacted from five to four days. But riders were on their bikes, trekking across the desert sand for around five hours a day in what was an all-out scramble for fastest.

 Going into the final stage, Coma was very aware that it was going to be a close finish. He started the day with a 2 minute 4 second advantage over Goncalves. Then his Portuguese opponent lost some ground after a navigational error and Coma again had the advantage. Knowing the win was at stake, Coma decided to take the cautious approach with the navigation and Goncalves was back in contention behind him at the 190 km mark of the 275 km special. From then on it was a dash by both riders to the finish and they crossed the line in unison, with the victory going to Coma by just 4 seconds.

 Although he said it was very tough throughout the four days, Coma, making a return to racing after an injury problem that kept him out of the 2013 Dakar Rally was still happy at the close. “The long distance, the navigation, the weather – this race has really gone to a high level. I lost some time in some loose sand after the passage control, but I saw Paulo after about 190 km and it was exciting all the way to the finish,” he told reporters at the end of the race.

 Coma’s slim victory here means he retains the title in 2013. Together with his win in the Desert Challenge, it lays the foundation for another solid attack on the 2013 World Championship title.

  Overall results

1, Marc Coma, Spain, KTM 17 hours 95.7 (retains title from last year and scores second win in World Championship 2013)
2, Paolo Goncalves, Portugal, Speedbrain at 0.4
 3, Jakub Przygonski, Poland, KTM at 3.12
4, Chaleco Lopez, Chile, KTM at 4.29 ´
5, Juan Salvatierra, Bolivia, Honda, at 1:37.05
6, Quinn Cody, USA, Speedbrain, 2:26.34
7, Mohammed Al Balooshi, UAE KTM, 3:17.20

  Stage Five Results
1, Lopez, 2:31.56
2, Przygonski, at 1.50
3, Goncalves at 2.42
4, Coma at 4.42
5, Salvatierra at 9.03
6, Cody at 15.06

Paulo Gonçalves termina a quatro segundos da vitória no Qatar

Paulo Gonçalves terminou em luta pela vitória a segunda jornada do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno. O piloto português recuperou hoje dois minutos para o Campeão do Mundo da modalidade, Marc Coma, ficando separado por apenas quatro segundos da vitória na classificação geral final. O piloto da equipa alemã Speedbrain Rally Team ocupa agora a segunda posição no Campeonato e está otimista e motivado para a restante temporada.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dupla brasileira tem dia de superação no Qatar e mantém-se entre os Top 10 na geral acumulada

Marcos Moraes e Kléber Cincea passam por apertos no 3º dia de Sealine Rally, concluem a etapa e mantém-se em 9º lugar na geral acumulada.

 Que o Sealine Rally é seletivo, todos sabemos. Afinal rally fácil não é rally. E podemos dizer que até hoje Marcos e Kléber tiveram que enfrentar obstáculos naturais difíceis, sem maiores problemas. Mesmo assim, é preciso considerar o seguinte: tem dias que nascem para ser um exercício de persistência.

  407km 

Essa era a quilometragem de hoje, 3ª etapa da prova. Para a nossa dupla, esses 407 valeram por quase o dobro, e é Marcos quem nos conta por quê: "Hoje foi um dia pra esquecer! Nos primeiros 40 km tivemos que parar 3 vezes pra esfriar o motor. As dunas, o terreno pesado e o calor são muito exigentes com o veículo e mesmo com nosso carro devidamente bem cuidado e pronto para a etapa, a máquina sofre pela alta performance exigida. Depois, lá pelo km 240, nos perdemos e gastamos 20 minutos para voltar a prova, e aí, mais adiante, outra perdida e com ela mais 15 minutos de prejuízo. Até ai tudo bem, estamos numa competição onde a navegação é realmente um dos pontos altos. Mas, por volta do km 300 perdemos o 1º pneu e trocamos. Mais 5 km à frente perdemos o 2º e trocamos, mais 60 km depois perdemos o 3º!! Aí veio a sorte ajudar, um árabe nos ajudou e emprestou um pneu dele para podermos concluir a etapa".

  Pedras pra que te quero.

Areia com pedra? Sim, muitas e muitas delas. Esqueça trechos de areia macia e fofa apenas. No Qatar as dunas se misturam a trechos em que as pedras surgem onde você menos espera, para depois surgirem outros em que elas estão bem visíveis. Essa mescla pede extrema atenção, e como os trechos são largos e espaçosos para os way points em jogo, escolher onde ir se torna um jogo de eficiência e sorte.

  Ainda não acabou!

Marcos e Kléber, mesmo com as dificuldades de hoje fecharam esta 3ª etapa em 6º na T2 e 17º na geral. No resultado acumulado após 3 dias de competição estão em 9º lugar geral e 4º na categoria. Para amanhã, ultimo e decisivo dia do Sealine Rally Cross Country, 275 km prometem um mix de tudo que os competidores encontraram até aqui. Que venha a última etapa!

3ª lugar T2 para Rómulo Branco

• Formação luso-angola alcançou ainda um lugar no Top 10 absoluto 

• Apenas a quebra de dois amortecedores impediu um melhor resultado

 Na terceira etapa do Sealine Cross Country Rally, que hoje se disputou no Qatar, a dupla Rómulo Branco/João Serôdio destacou-se, sendo a terceira mais rápida entre os muitos concorrentes da Categoria T2 que estão a participar nesta terceira jornada da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno.

 Aos comandos de um Nissan Patrol a formação luso-angolana, que está a navegar cada vez melhor, poderia até ter feito um pouco melhor: “Esta era uma etapa muito dura, com muita pedra. Tivemos bastante cuidado para não danificar a mecânica, mas ao km 100 inexplicavelmente partiram-se os dois amortecedores traseiros do lado esquerdo e fomos forçados a ter ainda maior cuidado e a abrandar um pouco o nosso ritmo”, salienta Rómulo Branco, acrescentando que: “Mesmo assim estou certo de que fizemos uma boa etapa, porque apenas nos enganámos uma vez e não perdemos com isso muito tempo. Estamos muito satisfeitos porque depois de dois dias de azares já era altura de fazermos um resultado à nossa medida”.

Paulo Gonçalves vai lutar pela vitória na última etapa do Sealine Cross Country Rally

Paulo Gonçalves continua na luta pela vitória na segunda jornada do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno. O piloto português foi o segundo mais rápido do dia de hoje, está a 2m04s da liderança da prova e vai dar o tudo por tudo na última etapa, amanhã, para sair com a vitória do Qatar.

Coma mantém a liderança no Sealine Rally

KTM’s three-times Dakar winner and reigning World Rally Champion Marc Coma goes into Friday’s final stage of the Sealine Rally in Qatar with a narrow lead of just over two minutes in this compact and tight four leg race

 The Sealine is the second round of the World Cross Countries Rally Championship and Coma, three times Dakar winner and reigning world champion is looking to capture his second win of the season and his second in this rally, first inaugurated in 2012.

 Coma won the stage in front of Portugal’s Paolo Goncalves and Coma’s factory teammate Jakub Przygonski. The third member of the KTM team, Chaleco Lopez of Chile was fourth. These four riders also lead the overall standings going into the final day even if the main battle is shaping up to be between Coma and Goncalves. All three KTM riders are on the Dakar winning KTM 450 rally bike

 Speaking from the bivouac after Thursday’s stage coma underlined that the rally continues to be very difficult. “Its very complicated, the level is very high and the navigation is very challenging. But I feel very happy because my fitness is good and I think the navigation is going very well for me. Tomorrow for the last stage I will start in front and I will try to make a gap from the other top riders.”

 On Wednesday Coma had to scramble back into the reckoning after having to stop to fix a broken seat. He was in the overall lead by just three seconds at the end of the day and Goncalves continues to be his main challenger for the prize.
 Riders are stationed in the desert bivouac outside of Doha and each day are on their bikes for four to five hours riding a loop circuit mostly in excess of 400 km, of which more than 98 percent is timed special. The rally concludes on Friday with a shorter 282 km stage of which 275 km is timed special and it will be a hard fought last day.

  Stage results: Stage 3 (of four)

1, Marc Coma, Spain, KTM 4 hours 40.35
2, Paolo Goncalves, Portugal, Speedbrain, at 2.01
3, Jakub Przygonski, Poland, KTM at 6.02
4, Chaleco Lopez, Chile, KTM at 8.01
5, Quinn Cody, USA, Speedbrain at 34.24

  Overall results after Stage Three
1, Coma 14:33.19
2, Goncalves 14:35.23
3, Przygonski, 14:39.27
4, Lopez, 14:45.46
5, Juan Carlos Salvatiera, Bolivia, Honda, 16:06.03

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Marcos Moraes e Kléber Cincea ganham importantes posições no 2º dia de Sealine Rally, no Qatar

A dupla brasileira vem crescendo em desempenho e fechou a 2ª etapa do rally em 2º na categoria e 9º na geral. Somados os dois dias de competição eles aparecem em 8º geral.

 Situada entre as dunas do Deserto da Arábia e o Mar Arábico, Sealine é uma área de beleza própria e que dá nome ao rally realizado no Qatar. Suas belezas naturais são o atrativo para desafiar pilotos e navegadores, que ao final de cada etapa realizada administram resultados e sabem que cada dia em Sealine vale como uma disputa à parte.

  Marcos/ Kléber - Dia 2

Neste segundo dia de competição, Marcos Moraes e Kléber Cincea enfrentaram 413 km de mais dunas, trechos variados de areia e pedra, 20km de tempestade de areia e 88 way points devidamente cumpridos."Apesar da tempestade de areia, onde perdemos 17 minutos devido a péssima visibilidade, nosso dia foi ótimo. Os obstáculos são difíceis mas conseguimos um bom desempenho nas dunas e uma navegação eficiente. Hoje completamos mais de 50% de prova, estamos em 8º na geral acumulada e nossa expectativa é manter o bom ritmo e buscar posições, principalmente na nossa categoria, a T2", conta Marcos Moraes que hoje subiu 2 posições na categoria e 3 na geral.

  Resultado de Hoje

9º na geral e 2º na categoria.
 8º na geral acumulada, após dois dias de competição.

  Ainda faltam 682,60km

Dos 1500,91km de trechos cronometrados totais, foram cumpridos até agora 824. Amanhã a especial terá 407,10km de deserto a ser vencido. Vale dizer que em meio as pérolas e petróleo tão vivos no Qatar, quando a questão é o deserto ele tem vida própria e não há dinheiro no mundo que pague a sensação de conquistá-lo.

  Na geral

Na geral acumulada após dois dias, quem lidera é a Jean-Louis Schlesser e Konstantin Zhilstov. Nasser Al-Attiyah e Lucas Cruz, sempre favoritos ao título, estão fora da briga pelo título após terem seu filtro de óleo furado, mas devem permanecer na competição.

Krzysztof Holowczyc mantém o seu MINI All4 Racing na segunda posição

• The Pole finishes second and sixth in the stages contested to date 

 • Securing World Cup points is the goal 

With two days of the event being over, you can take one thing for granted: the Sealine Cross Country Rally held in Qatar represents a massive challenge. Due to the difficult navigation and the treacherous terrain, the competitors have to be focused to the max. The Monster Energy X-raid Team and its Polish-German pairing Krzysztof Holowczyc / Andreas Schulz currently hold second position behind the buggy of Frenchman Jean-Louis Schlesser, with their MINI ALL4 Racing.

 Day one was particularly challenging for the navigators. Many competitors lost their way in Qatar’s desert, with Holowczyc und Schulz completing the stage without encountering any major problems. In the second special stage, however, they were hit by a massive dose of bad luck. In the early stages, Holowczyc and Schulz succeeded in passing Schlesser’s buggy but then, a tyre puncture cost him some time. Afterwards, things looked promising again – until the pairing was stopped by a broken wheel. Fortunately, there weren’t any further damages on the MINI ALL4 Racing and they worked hard to fit a new tyre as fast as possible but lost several minutes, nevertheless, and had to settle for finishing sixth.

  “This was anything but a lucky day,” Holowczyc said in the bivouac. “At first the puncture and then the broken wheel. The repair proved to be anything but easy and afterwards, we had to drive extremely carefully as it had been our last spare tyre. On the other hand, we still hold second position in the overall standings. Now we have to focus on defending these points until the event is over. In the fast sections, we haven’t got a chance to beat the buggies. Other than us, they haven’t to worry about pot-holes and rocks, with their suspensions.” 

Result 2nd stage Qatar Sealine Rally:

1st J.-L. Schlesser (FRA)/K. Zhiltsov (RUS) Buggy - 4h 28m 12s
2nd M. Kaczmarski (POL)/B. Bartlomiej (POL) Toyota – 4h 37m 04s
3rd N. Coffaro (VEN)/D. Meneses (VEN) Toyota – 4h 39m 02s

6th K. Holowczyc (POL) / A. Schulz (GER) MINI ALL4 Racing - 4h 47m 02s ...

  Overall standings after two stages:

 1. J.-L. Schlesser (FRA)/K. Zhiltsov (RUS) Buggy - 8h 48m 35s
2. K. Holowczyc(POL) /A. Schulz (GER) MINI ALL4 Racing - 9h 24m 09s
3. M. Kaczmarski (POL)/B. Bartlomiej (POL) Toyota – 9h 57m 37s

“Chott” atrasa Rómulo Branco

• Equipa esteve mais de hora e meia para conseguir sair do pântano 

• Piloto luso-angolano chegou a ser dos mais rápidos em prova

 A dupla Rómulo Branco/João Serôdio voltou hoje a não ser bafejada pela sorte, quando, a poucos quilómetros do final da segunda etapa do Sealine Cross Country Rally, viu o seu Nissan Patrol enterrar-se num “chott”, de onde só conseguiu sair uma hora e meia depois com a ajuda do publico e da organização. 

Nesta terceira jornada da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, que até ao próximo dia 26 de Abril se disputa em Doha, no Qatar a equipa luso-angolana luta por um lugar na Categoria T2 que lhe permita manter o atual 2º posto na Taça do Mundo.

  “Ultrapassados que foram os problemas mecânicos que nos afetaram na etapa inaugural estávamos a conseguir fazer um excelente setor seletivo quando, sem que nada o desse a entender, enterrámos o nosso Nissan de tal forma que foi muito complicado sair de lá ”, salienta Rómulo Branco, acrescentando que: “Felizmente que começaram a surgir espectadores que estavam a ver o rali e nos ajudaram”.

 A terceira etapa do Sealine Cross Country Rally que se disputa amanhã tem 412 quilómetros, dos quais 407 serão disputados ao cronómetro.

Três segundos separam Paulo Gonçalves da liderança da segunda prova do Mundial de Ralis

À segunda etapa, Paulo Gonçalves mantém-se na discussão da vitória da segunda jornada do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno. O piloto português está separado por apenas três segundos da liderança da classificação geral, pertencente ao atual Campeão do Mundo da especialidade, o espanhol Marc Coma. A prova termina na próxima Sexta-Feira.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Fotografias - Vinhos Ervideira Rali TT 2013 - Luís Marques






Veja as fotografias "MaisTT" do Vinhos Ervideira Rali TT 2013, por Luís Marques. Clique Aqui.

Marcos Moraes e Kléber Cincea concluem o 1º dia do Sealine Rally em 4º na categoria e 12º na geral

Em um dia de mais de 400km de exigente navegação e trecho de dunas e pedras, característicos da região, a dupla brasileira passa bem pela 1º fase e garante uma boa colocação para a largada de amanhã.

 O 1º dia de Sealine Cross Country Rally foi conforme previsto: difícil. Com uma única especial longa e cheia de armadilhas, as dunas davam as boas vindas e encaminhavam os competidores para os trechos de navegação rápida, com referências pouco visíveis, para por fim fecharem a prova como o obstáculo perfeito para um rally desértico.

  Um breve resumo 

"Com 20 km de prova nosso carro começou a esquentar e tivemos que parar um pouco. Estávamos nas dunas, em seguida atolamos mas logo voltamos a andar, mesmo assim, somando as duas paradas perdemos 8 minutos. Baixamos a calibragem dos pneus para 10 libras e mesmo assim, quando chegamos na duna onde o Varella e o Gustavo sofreram o acidente, encalhamos e perdemos mais 20 minutos para sair de lá. Este é um rally em que os obstáculos são contínuos e todos tem algo a comentar sobre eles ao cruzar a linha de chegada. Fechamos o dia com um 4º lugar na categoria e 12º na geral, foi um bom começo", conta Marcos.

  A Navegação 

"Difícil, com poucas referências visíveis e 81 way points a cumprir em 411km. A concentração precisa ser total e a confiança do piloto em relação a "cantada" do navegador também. Rastro no deserto nem sempre quer dizer uma boa saída, por isso tivemos muito cuidado para chegar ao fim sem prejuízos", explica Kléber Cincea.

  Resultados

1. J.-L. Schlesser (FRA)/K. Zhiltsov (RUS) Buggy - 4h 20m 23s
2. K. Holowczyc(POL) /A. Schulz (GER) MINI ALL4 Racing - 4h 37m 07s
3. A. Rakhimbayev (KAZ)/V. Demiyanenko (RUS) Toyota - 5h 08m 19s
12º Marcos Moraes(BRA)/ Kléber Cincea(BRA) - 6h 33m 02s

Vitória no Ervideira Rali TT

Começou no último fim-de-semana o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno em Reguengos de Monsaraz no Ervideira Rali TT, sendo esta a primeira prova pontuável para o Desafio Total/Mazda no qual João Rato é bi-campeão.

 Depois de alguns meses sem qualquer corrida, foi por terras alentejanas que o piloto de Portalegre regressou à competição tendo como objectivo vencer entre as Mazdas BT-50 e classificar-se no Top 10. 

Há dois anos integrado na estrutura Xuxas Team Sport João Rato continua a representar a mesma equipa no entanto, além de um novo navegador (Jorge Amaral) as novidades surgem ao nível da preparação da sua Mazda, estando a mesma confiada à equipa da ParedeCar Motorsport.

 Na tarde de sábado João Rato não começou da melhor forma a Super-Especial e ainda durante a primeira passagem a dupla da Xuxas Team Sport deparou-se com um furo na sua Mazda o que provocou problemas nos amortecedores, sendo esta uma contrariedade que tiveram que gerir também na segunda passagem.


 O resultado obtido nas duas passagens pela Super-Especial ditaram o 23º lugar na partida para o primeiro sector selectivo no domingo. “Depois dos problemas que tivemos durante o prólogo sabia que no domingo ia ter um dia complicado. O pó dificultou bastante a minha tarefa, porque houve alturas em que não conseguíamos ver praticamente nada. Porém, conseguimos recuperar bastantes lugares durante a manhã e no 2º sector selectivo conseguimos aumentar a vantagem para os nossos adversários.”.

 João Rato e Jorge Amaral conseguiram alcançar em Reguengos de Monsaraz o primeiro lugar entre as Mazdas BT-50 e o 8º lugar da Classificação Geral. “Ficámos naturalmente felizes com a vitória, assumimos desde início que o nosso objectivo é sempre vencer para começarmos a garantir pontos que nos permitam ser novamente campeões no Desafio Mazda. Esta não é a carrinha com a qual fui campeão nos últimos dois anos e não a consegui testar antes do Ervideira Rali TT. Sabia que tinha o prólogo para a conhecer melhor mas os problemas com os quais nos deparamos logo na primeira passagem e o resultado obtido desmotivaram-me um pouco. No primeiro sector selectivo tentei ao máximo adaptar-me ao carro e gerir a mecânica e foi durante o segundo sector que aumentamos mais a diferença para os nossos mais directos adversários. Agradeço à equipa Xuxas Team Sport, à equipa da Parede Car e ainda ao meu patrocinador Ktarfwerk.”

Rómulo Branco com início atribulado

• Piloto luso-angolano foi 6º T2 na etapa inicial 

• Equipa do Nissan Patrol nº 421 ocupa o 2º lugar na Taça do Mundo

 A dupla Rómulo Branco/João Serôdio cumpriu hoje a etapa inicial do Sealine Cross Country Rally, a terceira jornada da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, que até ao próximo dia 26 de Abril se disputa em Doha, no Qatar. Uma etapa atribulada, fruto de diversos problemas que foram surgindo ao longo dos 405 quilómetros de sector seletivo, onde a equipa se classificou em 6º lugar entre os concorrentes inscritos na Categoria T2.

  “Logo ao quilómetro 50 o carro começou a falhar e fomos obrigados a parar diversas vezes para tentar identificar o problema, infelizmente sem sucesso. Tivemos ainda dois furos e também aí surgiram situações complicadas. No primeiro furo partiu-se a chave de rodas e no segundo, o hidráulico do macaco avariou, com apenas estes dois furos perdemos mais de uma hora. Foi um dia para esquecer!”, salienta Rómulo Branco, acrescentando que: “Ainda temos pela frente três longos dias de prova e vamos trabalhar para melhorar a nossa classificação, tendo sempre como principal meta terminar a prova”.

 A segunda etapa inaugural do Sealine Cross Country Rally tem 423 quilómetros, dos quais 413 serão disputados ao cronómetro.

Alexandre Franco abre temporada com segundo posto

A dupla Alexandre Franco/Rui Franco levou a Nissan Navarra a um excelente segundo posto na Categoria T2 no Ervideira Rali TT, prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, oferecendo assim o primeiro pódio á Scuderia Goldentrans/Dura Automotive Systems.

 Nesta que era a primeira prova do campeonato, a dupla alenquerense esperava andar na luta pelos lugares cimeiros e apesar da Navarra não ter estado muito colaborante no prólogo, a realidade é que nos dois duros sectores selectivos de domingo as coisas foram bem diferentes, com Alexandre e Rui Franco a chegarem mesmo a passar pela liderança da prova.

 Após o final da prova, o piloto apoiado pela Goldentrans e Dura Automotive contava-nos que foi “uma prova em que tivemos de tudo. O piso estava como esperávamos bastante demolidor e no primeiro sector tentámos andar com algum cuidado, mas sem perder o contacto com os dois carros que lideravam o T2. A determinada altura vimos o António Bayona capotado e parámos para prestar auxilio, para logo a seguir sermos nós a apanhar um grande susto, quando ao fim de cerca de dois quilómetros em asfalto feitos a cerca de 150km/h, entrámos na zona de travagem e os travões da Nissan simplesmente não estavam lá!! Valeu-nos a nossa rápida reacção e a ajuda de um poste de electricidade no qual acabámos por embater com alguma violência, perdendo com tudo isto cerca de dez minutos, para finalizarmos o primeiro sector selectivo com cerca de sete minutos de desvantagem para os líderes”.

 Sobre o segundo sector selectivo, no qual a dupla ainda passou pela liderança, Alexandre Franco contou que “estávamos a ter um segundo sector mais tranquilo e com metade do percurso percorrido já liderávamos o agrupamento. Nos últimos cinquenta quilómetros a corrida modificar-se-ia para nós, pois ficamos atascados e acabámos por perder cerca de sete minutos, que acabaram por nos custar a vitória. Viríamos a acabar a prova a pouco mais de um minuto do Edgar Condenso e do Nuno Silva, mas satisfeitos contudo pelo segundo lugar e pelos pontos conquistados para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno”, finalizou o piloto alenquerense, que conquistou o seu melhor resultado em provas do Nacional de Todo o Terreno.

 O Campeonato de Portugal de Todo o Terreno prossegue nos dias 1 e 2 de Junho na região de Fafe, com a realização do Rali TT Serras do Norte, prova onde Alexandre e Rui Franco esperam voltar a lutar pelos primeiros lugares com a Nissan Navarra da Prolama Competições.

Coma vence etapa de abertura no Sealine Rally

KTM factory rider and three times Dakar winner Marc Coma of Spain was the pace setter on the opening day of the Sealine Rally in Qatar to win the first of four hard stages in this, the second round of the World Cross Countries Rally Championship.

 Fresh from his victory in the Desert Challenge, Coma said it was a difficult but satisfying day. “I am happy with the stage and I’m in a good position but it was a tough day with difficult navigation and it was necessary to stay focused. I had a good starting position and after I caught the riders in front I was able to open the race. It was perfect.”

 Riders are in a bivouac in the desert near Doha and completed the first of four very long loop tracks that make up this year’s second edition of the Sealine Rally. In a new format this year, riders have one day less but a very heavy program with the timed special each day representing at least 97 percent of the total kilometers. Tuesday’s stage, which featured a range of fast and stony desert terrain and dunes, had a timed special of 405.12 km from a total distance of 415.11 km.

 After an early morning start to avoid the searing heat desert heat, Coma completed the first stage in four hours 58.46 and crossed the line with a 2.04 advantage over Portugal’s Paolo Goncalves. KTM’s Norwegian rider Pal Anders Ullevalseter was third and Coma’s two KTM factory teammates Jakub Przygonski of Poland and Chaleco Lopez of Chile were fourth and fifth. The top five riders, all veterans of the Dakar Rally have already distanced themselves from the next group and there is 19-minute gap between Lopez and the sixth placed rider. Coma, Przygonski and Lopez are all riding the KTM 450 Dakar-winning Rally bike

 Coma is looking to build on the world championship points he picked up in the Desert Challenge as he lays the foundation stone to retain his world title. Making a welcome return to racing after a shoulder injury kept him out of the Dakar 2013, Coma considers the early season as important confidence builders. Speaking to journalists after the ceremonial start on Monday evening Coma said: “I’m pleased with my riding. My navigation is strong, my speed is good and I know my fitness will be fine,” Coma said. “I will try to win again like last year. I feel that there’s a perfect route for a perfect race here.”

 Wednesday’s Stage Two is the longest of this year’s edition with a total distance of 423.28 km including 413.19 km of timed special, relating to 99.5% of the total distance.

 KTM Results 
Sealine Rally at Doha, Qatar 
Stage One total distance 415.11 km – including timed special of 405.12 km 

 1, Marc Coma, Spain, KTM 4 hours 58.46
2, Paolo Goncalves, Portugal, Speedbrain at 2.04
3, Pal Anders Ullevalseter, Norway, KTM at 4.00
4, Jakub Przygonski, Poland, KTM at 6.02
5, Chaleco Lopez, Chile, KTM at 12.01
6, Juan Carlos Salvatierra, Bolivia, Honda at 31.15
7, Khalid Khammis Ozair, Honda, 50.47
8, Mohammed Al Balooshi, KTM, 52.07
9, Rafal Sonic, Poland, Honda, 56.22
10, Quin Cody, USA, Speedbrain, 1:15.23

Hélder Rodrigues satisfeito com teste no Alentejo

• Piloto português estreou novo chassis da Honda no Ervideira TT 

• Grande objetivo era ganhar ritmo e velocidade 

Hélder Rodrigues regressou no passado fim-de-semana às competições nacionais. Aos comandos de uma Honda CRF 450X, o piloto português participou no Vinhos Ervideira Rali TT, a prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013.

  “Foi um excelente teste. As pistas do Alentejo são muito boas para ganhar velocidade e mesmo a dureza que estas apresentavam ajuda em termos de treino. O convívio com os pilotos também faz com que o fim-de-semana seja muito bem passado. Não me preocupei de forma significativa com o resultado, até porque no meu caso tenho de manter sempre uma boa margem de segurança. Não posso correr riscos em provas nas quais o objetivo é treinar”, salienta o piloto da Honda, Red Bull e TMN que acrescenta: “Fiquei satisfeito com o comportamento desta moto que ficámos a conhecer melhor. O próximo teste será em Maio no Mundial de Enduro mas antes disso ainda vou até ao Japão”.

 Antes de regressar ao Mundial de TT, disputando a prova que se irá realizar na Sardenha de 31 de Maio a 5 de Junho, Hélder Rodrigues irá participar nas duas jornadas do Campeonato do Mundo de Enduro que terão lugar em Espanha e Portugal.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Vídeo: Rómulo Branco no Sealine Cross Country Rally

Rómulo Branco já verificou no Qatar

• Piloto luso-angolano preparado para enfrentar dureza de quatro dias de prova 

• Equipa do Nissan Patrol nº 412 ocupa o 2º lugar na Taça do Mundo

 A dupla Rómulo Branco/João Serôdio já cumpriu as verificações administrativas e técnicas do Sealine Cross Country Rally, a terceira jornada da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, que até ao próximo dia 26 de Abril se disputa em Doha. A presença da equipa na capital do Qatar marca o regresso a mais uma prova do circuito mundial disputada em deserto, um tipo de traçado onde a estreia teve lugar há duas semanas em Abu Dhabi.

 Depois da excelente participação no Abu Dhabi Desert Challenge a equipa vai voltar a estar aos comandos do Nissan Patrol utilizado nesta prova e com o qual a equipa luso-angolana alcançou uma magnífica 4ª posição da classificação geral da Categoria T2, resultado que lhe permitiu reforçar a 2ª posição que atualmente ocupa na Taça do Mundo.

  “Já realizámos as verificações e estamos agora na contagem decrescente para a corrida que começa amanhã sem a prévia realização de qualquer prólogo, ao contrário do que aconteceu nas anteriores etapas da Taça do Mundo. Vamos ser o segundo carro dos T2 a partir para a etapa inicial, logo atrás de uma equipa dos Emiratos com um Nissan igual ao nosso”, salienta Rómulo Branco, acrescentando que: “Hoje foi um dia reservado apenas para a partida simbólica, tudo realizado com grande aparato como aliás é tradicional nestes países do Médio Oriente”.

Ruben Faria regressa às competições após Histórico Dakar 2013

Realizou-se no passado fim de semana o RALI TT VINHOS ERVIDEIRA, 1ª prova pontuavel para o Campeonato Nacional de Todo o Terreno 2013 em motos.

 Ruben Faria alinhou na prova apenas com a intenção de treinar, pois o seu calendário internacional e compromissos com a REDBULL KTM não deverão permitir que cumpra todas as provas do Campeonato Nacional. Ruben Faria ajudou a abrilhantar a prova classificando-se no 4º lugar da classificação geral e 3º na classe TT2, a mais disputada.

 Ruben Faria: “Vim apenas treinar por isso considero o resultado muito positivo. A mota esteve 100% embora ter trazido a KTM 350 SX possa não ter ajudado, pois perdia um pouco para as 450. Estas provas têm sempre alguns riscos, o ritmo na frente é muito elevado e há riscos que eu não posso correr... Tenho de fazer um esforço grande para me abstrair da luta pela classificação. Este ano estou mais envolvido com a REDBULL KTM e é nisso que tenho de estar concentrado, vou de seguida para o aeroporto para ir para a Áustria, a KTM está a desenvolver a nova mota e tenho de lá ir. Obrigado a todos, sobretudo aos meus patrocinadores.”

João Lopes sobe ao pódio

Excelente resultado de equipa: João Lopes foi 2º e Marco Araújo 5º

 O campeão nacional João Lopes iniciou a defesa do título conquistando um segundo lugar no Vinhos Ervideira Rali TT competição onde a equipa JL Racing estreou um Polaris Ranger RZR XP de chassis longo.

 Acompanhado de Bruno Santos, o piloto de Torres Vedras teve todavia, nesta jornada de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, uma corrida atribulada mas que o rigor e a persistência que lhe são reconhecidas permitiram que nunca baixasse os braços e alcançasse, no final, um excelente segundo lugar a apenas 1m22s do vencedor.

  “A prova estava com um piso extremamente duro. Na fase inicial da corrida fui vendo que todos os adversários que tinham saído à minha frente – e foram quatro – parados com problemas. O alerta dessas desistências talvez nos tenha refreado ainda mais o andamento que sem referências nos fez realizar apenas o 6º tempo no primeiro sector seletivo, mas estávamos a apenas um minuto do primeiro lugar”, salientou o piloto da JL Racing, que acrescentou: “Para o segundo sector forçámos mais o andamento mas furámos e depois tivemos de ir atrás do prejuízo. Acho que foi no fundo um bom início de temporada”.

 Ao balanço desportivo da participação da JL Racing na prova alentejana junta-se ainda a excelente prestação do piloto de Angola, Marco Araújo, que acompanhado de Marco Mineiro, levou o seu Polaris RZR XP ao 5º lugar da classificação final absoluta.

Dois pódios para Mário Patrão no Alentejo

Piloto da Suzuki esteve regular na abertura do Todo-o-Terreno nacional

 Mário Patrão começou numa toada calma a temporada de 2013 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O piloto de Seia foi o terceiro classificado na classificação geral do Vinhos Ervideira Rali TT, segundo por entre os concorrentes da sua categoria, mas está otimista para mais uma temporada à defesa do recorde de títulos na modalidade.

 Depois do segundo melhor tempo no prólogo da prova alentejana, com uma extensão de 5 quilómetros e disputado ainda no Sábado, Patrão começou a tirada no Domingo ao ataque, mas acabou por perder minutos preciosos depois de ficar “atolado” numa passagem por um rio integrante do percurso. “Cometi um erro na manhã, ao atravessar um rio afundei a moto e perdi muito tempo até conseguir por a moto em marcha! Resolvemos tudo atempadamente na Zona de Assistência e, desde aí, consegui fazer uma segunda parte mais rápida, mas não deu para minimizar os estragos”, esclareceu o piloto natural de Seia.

 Ainda assim, o “Mr. Baja” considerou o positivismo desta que foi a primeira jornada de uma temporada que só termina no final de sete provas, no início de Novembro, em Portalegre. “Esta primeira prova correu bem, pelo menos foi melhor do que o ano passado! O segundo lugar na TT2 e o terceiro lugar na geral é muito positivo perante o sucedido. O Campeonato é longo e tanto eu como toda a equipa e patrocinadores vamos continuar a trabalhar para alcançar os nossos objetivos”, concluiu o piloto apoiado pela instituição financeira Crédito Agrícola.
 A ação de Todo-o-Terreno nacional prossegue a 11 e 12 de Maio com o Raide de Góis.

domingo, 21 de abril de 2013

António Maio termina em 2º lugar

- Frederico Fino no Top10 

- Rui Porto Nunes não teve dificuldade em terminar a prova

 António Maio, aos comandos de uma Yamaha YZ 460F, alcançou hoje um segundo lugar no Vinhos Ervideira Rali TT, a prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013. O piloto da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy, que abriu a pista depois de na véspera ter sido o mais rápido no prólogo, comandou a corrida na fase inicial, mas uma queda acabou por o atrasar, tendo terminado a corrida a 1m42,8s do vencedor.

 O seu companheiro de equipa Frederico Fino terminou a prova no Top 10 conforme o piloto tinha prometido, enquanto o jovem Rui Porto Nunes levou, sem dificuldades, a sua Yamaha até ao final de uma corrida marcada por uma extrema dureza.

  “Claro que vinha com ambição de ganhar, mas uma queda, felizmente sem consequências, atrasou-me e demorei algum tempo a recuperar o ritmo que até aí vinha a imprimir. Situação que é perfeitamente normal tendo em conta o acidente que me afetou na temporada do ano passado” salienta o piloto alentejano, António Maio. Já para Frederico Fino “terminar no Top 10 está perfeitamente dentro do plano que tinha delineado para esta corrida tendo em conta que estive doente durante mais de um mês”.

 O jovem ator Rui Porto Nunes fez uma excelente corrida e salientou que “não estava à espera de me sentir tão bem, tendo em conta a enorme dureza desta prova. Diverti-me imenso. Passei pelo sítio onde cai no ano passado e tive um momento de particular satisfação ao ultrapassar essa barreira. Gostei de ver muito público a assistir à prova. Dá um ânimo muito grande a quem está a correr”.

Helder Oliveira recuperou de 11º para 3º mas …

• O BMW parou a poucos quilómetros do final 

• Demasiados azares, mas muitas promessas 

Embora a estreia aos comandos de um BMW Série 1 Proto tenha sido marcada por uma sucessão de problemas o certo é que Helder Oliveira voltou a demonstrar, no Vinhos Ervideira Rali TT, que há que contar com ele para a disputa das primeiras posições. Na prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, o piloto de Barcelos, acompanhado do experiente Filipe Palmeiro, partiu para a corrida da 11ª posições e mesmo assim chegou a rolar num dos lugares de pódio na fase final da corrida.

  “Esta corrida foi uma sucessão de azares. Antes do prólogo verificámos que um dos turbo não estava a funcionar, numa altura em que já nada poderia ser feito. Num prólogo onde a nossa expectativa era ser 2º ou 3º classificado, isso empurrou-nos para o 11º lugar”, salientou Helder Oliveira, que acrescenta: “Partir de trás com concorrentes mais lentos e muito pó, trouxe-nos imensas dificuldades e uma enorme perca de minutos que em condições normais nunca aconteceria. Da parte da tarde, já com a pista mais aberta, estávamos a ser os mais rápidos em prova e com isso já tínhamos subido ao terceiro lugar. Inexplicavelmente o carro parou para só arrancar passados quase cinco minutos. Durante ainda mais quinze quilómetros andamos a passo de caracol porque os turbos não reagiam até que, de repente, tudo voltou à normalidade, mas já nada havia a fazer, porque a meta já estava à vista. Acho que esta máquina tem um enorme potencial assim se consigam ultrapassar estes pequenos defeitos ”.

BPinhão Racing Team com expectativas goradas no Rali TT Vinhos da Ervideira

Este foi um fim-de-semana de azar para a equipa BPinhão Racing Team no Rali TT Vinhos da Ervideira, depois de uma transmissão partida, que obrigou a disputarem praticamente a totalidade do prologo apenas com tracção traseira, fazendo com que fossem apenas os 7os dos T8 a partirem para o 1º sector selectivo. Hoje, um novo problema mecânico ditou o abandono já bem perto de CP 4.

 Este rali, foi de facto profícuo em abandonos resultado da exigência e dureza do traçado, que dos 41 carros admitidos apenas chegaram ao final 18.

 No entanto, o andamento imposto pela dupla Bruno Pinhão/José Caetano foi muito rápido logo desde o início fazendo com que fossem os 2os T8 logo ao fim dos primeiros 53,3Km em SS1/CP1. Na parte da tarde, o andamento continuou muito forte chegando mesmo a rodarem na primeira posição por cerca de 60 km.

 A próxima prova do Campeonato Português de Todo o Terreno, é o Rali TT Serras do Norte, em Fafe e disputa-se a 1 e 2 de Junho.

Pedro Grancha em 4º lugar

• Azares diversos impediram subida ao pódio 

• Piloto de Cascais acredita no potencial da nova máquina

 A dupla Pedro Grancha/Inês Ponte, aos comandos do BMW Evo X1 inscrito pela equipa PMG Motorsport, terminou hoje na 4ª posição do Vinhos Ervideira Rali TT, a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

 Depois de um excelente 2º lugar no prólogo Pedro Grancha sofreu diversas contrariedades no primeiro dos dois sectores seletivos disputados hoje, em boa parte motivados pela juventude da nova máquina.

  “A afinação da suspensão revelou-se menos indicada, especialmente nas zonas rápidas onde o BMW estava extremamente instável. Tive por isso de baixar o andamento pois poderia tornar-se perigoso. Para além disso o carro parou e demorou algum tempo até o conseguirmos colocar de novo em marcha”, salientou à chegada a Reguengos de Monsaraz, Pedro Grancha que acrescentou: “Na zona de assistência entre a primeira e a segunda passagem fizemos diversas alterações e com isso conseguimos tirar 10 minutos ao nosso tempo anterior. Estou confiante de que retificados todos estes pormenores, poderemos ser muito mais competitivos nas próximas corridas”.

João Rato regressou aos triunfos

Mazda do Desafio fazem o pleno no Vinhos Ervideira Rali TT 2013

 Terminou a meio desta solarenga tarde de Domingo em Reguengos de Monsaraz a primeira prova pontuável para o Desafio Total Mazda 2013. O Vinhos Ervideira Rali TT abriu as hostilidades na competição e no Campeonato de Portugal de TT, mas nem a extrema dureza dos pisos alentejanos foi suficiente para travar as BT-50 e prova disso é o facto de terem chegado ao final exactamente as mesmas unidades que se apresentaram à partida.

 Vencedor das edições de 2011 e 2012 do Desafio Total/Mazda, João Rato mostrou hoje que tais conquistas não surgiram por acaso e voltou a ganhar, iniciando da melhor forma a temporada de 2013. Rato, ganhou com autoridade e arrecadou ainda um muito positivo oitavo lugar à geral, sendo que esta foi a primeira vitória do seu navegador, Jorge Amaral, em termos de Desafio.

 A primeira passagem pelo Sector Selectivo foi reveladora da dureza dos pisos escolhidos para esta ronda de abertura do Campeonato de Portugal de TT. A verdade é que as Mazda BT-50 que disputam o Desafio Total/Mazda mostraram logo aqui uma fiabilidade a toda a prova e isso ficou bem patente na classificação final. João Rato entrou ao ataque e depressa conseguiu anular parte da desvantagem que trazia do primeiro dia. O piloto de Portalegre conseguiu mesmo saltar da quarta para a primeira posição, lugar em que chegou ao final do SS1, mesmo tendo sido fortemente penalizado pelo facto de largar no pó de concorrentes mais lentos.

 Ainda nesta primeira fase da prova, Etelvino Carvalho chegou a assumir a liderança entre os carros do Desafio, por troca com Miguel Paião. Porém um “atascanço” numa das poucas zonas de lama do percurso levou-o a perder tempo precioso, tendo de contentar-se com o segundo lugar do Desafio, a cerca de trinta segundos de João Rato. Quanto a Miguel Paião, uma crise com as telas dos pneus da sua BT-50, a juntar a algumas dificuldades no mau piso, resultaram na queda para o terceiro posto, ao cabo dos primeiros 155 quilómetros. O estreante João Oliveira chegou ao meio da prova sem problemas a registar na sua Pick-Up Mazda, destacando, acima de tudo, a progressão que tem que fazer para “fazer a mão” à BT com a qual debuta nesta competição.

 A segunda metade da corrida acabou por comprovar a consistência do ritmo impostos pela dupla Rato/Amaral que foram os mais lestos também no segundo sector: “Foi uma prova muito dura, mas alcançámos o nosso objectivo que era ganhar. Mais do que o tempo perdido, os problemas da Super Especial colocaram-nos numa posição muito complicada na estrada e isso atrasou-nos bastante. Toda a equipa está de parabéns por este triunfo!”

 Depois dos azares da manhã, Etelvino Carvalho conseguiu, à tarde, imprimir um ritmo forte e o segundo lugar final premeia a tenacidade da equipa onde milita também Nuno Gonçalves. O piloto de Portalegre esclarecia à chegada a Reguengos de Monsaraz que: “além de um furo, fizemos mais de cinquenta quilómetros sem terceira velocidade. Foi uma tarde muito complicada mas o segundo lugar deixa-me bastante contente. A prova foi dura e encontrámos diversas dificuldades mas chegámos ao final e somámos 18 pontos...”

 Não podia ter sido mais positiva a estreia de João Oliveira nas andanças do Desafio Total Mazda. Logo nesta sua primeira prova arrecadou um excelente terceiro lugar no Desafio, ele que estava apostado em não mais do que tentar ganhar confiança e aprender as reacções do carro: “A segunda metade da prova correu-nos muito melhor. Senti mais confiança e isso permitiu-me imprimir um andamento mais forte. A experiência do Paulo Torres também ajudou muito e a verdade é que o resultado final foi muito positivo.”

 Os problemas que durante a manhã afectaram a dupla Miguel Paião/Gil Brito tiveram repetição à tarde e o quarto lugar final não deixou o piloto de Aveiro propriamente satisfeito. A verdade é que os pontos somados são de importância Fulcral e a equipa já só pensa na próxima ronda do Desafio: “Foi uma prova muito complicada, com pisos muito duros, muitas valas e em que a suspensão do nosso carro nem sempre correspondeu. Na segunda passagem tudo ficou mais complicado porque ficamos sem a terceira velocidade ainda antes do quilómetro 10... Daí em diante foi só gerir para tentar chegar ao fim.”

 O Desafio Total/Mazda 2013 regressa para disputar a Baja TT Idanha-a-Nova, prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco e que se realiza nos 27 e 28 de Setembro.

  Classificação Final – Vinhos Ervideira Rali TT

 1º João Rato/Jorge Amaral (Mazda BT-50), 4h59m59s
2º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves (Mazda BT-50), 5h05,43s
3º João Oliveira/Paulo Torres (Mazda BT-50), 5h11m43,3s
4º Miguel Paião/Gil Brito (Mazda BT-50), 5h32m45s

Classificação no Desafio Total Mazda 2013 

 Pilotos

1º João Rato, 25 pontos
2º Etelvino Carvalho, 18
3º João Oliveira, 15
4º Miguel Paião, 12

  Navegadores

1º Jorge Amaral, 25 Pontos
2º Nuno Gonçalves, 18
3º Paulo Torres, 15
4º Gil Brito, 12

Ferreira e Borrego fazem o “bis”

Motos e quads repetem vencedores em ano de festa

 Luís Ferreira, nas motos, e Roberto “Beto” Borrego, em quads, repetiram o feito alcançado no ano passado, quando o Vinhos Ervideira Rali TT passou a ser pontuável para os respectivos campeonatos, e venceram a 25ª edição da primeira ronda da temporada de Todo-o-Terreno.

 Nas duas rodas, Luís Ferreira bateu toda a concorrência. Aos comandos de uma KTM 505 SX-F, que estreou em Reguengos, o vencedor chegou ao fim com uma vantagem de 1m42,8s para António Maio, enquanto o campeão nacional em título, Mário Patrão, ficou no terceiro posto, a 6m18,5s.

  “Foi a minha segunda vitória, depois de no ano passado ter aqui conseguido a minha primeira vitória no TT. É bastante positivo porque estou numa equipa nova e todos trabalhámos muito bem. O segredo foi o trabalho feito desde o final da última época. Fiz uma boa preparação. É um triunfo motivante. Não esperava porque esta moto é nova, mais potente, à qual ainda não estou habituado”, afirmou o vencedor, Luís Ferreira.

 Maio e Patrão ficaram satisfeitos com os seus resultados. O primeiro porque no ano passado não tinha conseguido terminar, enquanto o segundo aposta “na regularidade para chegar ao sexto título nacional”, afirmou.

 Ruben Faria e Hélder Rodrigues também marcaram presença na ronda inaugural do campeonato. Os pilotos oficiais da KTM e da Honda, respectivamente, acabaram na quarta e na sexta posições mas estiveram essencialmente preocupados em dar espectáculo e prepararem as provas internacionais.

 Para o algarvio, “esta prova foi boa. O piso estava um pouco destruído mas a organização esteve bem”, disse. “Viemos para as pessoas não nos verem só na televisão. Também viemos treinar. Em Portugal anda-se muito depressa nestas motos mais pequenas.”

 Nos quads, Roberto “Beto” Borrego voltou a dominar e a vencer tal como aconteceu em 2012. O piloto da Yamaha YFZ 450 ficou à frente de Ruben Alexandre que perdeu quase seis minutos para o vencedor. Rui Cascalho acabou no último lugar do pódio.

  “Correu bem. É sempre bom ganhar mais uma corrida. Bom começo de campeonato. Um dos grandes objectivos é vencer o título. Dedico esta vitória a todos os que me acompanham, em especial à minha equipa porque mais do que isso é um grande grupo de amigos”, afirmou “Beto” Borrego à chegada à assistência.

 Na competição reservada aos buggies, Nuno Tavares surpreendeu os campeões nacionais em título, João Lopes e Bruno Santos, e venceu o Vinhos Ervideira Rali TT. O jovem piloto do Polaris RZR 900 foi o mais rápido mesmo depois de ter sofrido um furo no seu buggy e ter rodado nessas condições durante cerca de 30 quilómetros.

  “Esta é a minha primeira vitória e a primeira vez que venho ao Ervideira. Um triunfo com um furo pelo meio ainda tem mais sabor. Na fase inicial apanhei um pouco de pó e tive de andar 30 km até a assistência com um furo. Pensei que seria difícil recuperar o tempo perdido mas consegui. Quero dedicar a vitória ao meu pai porque foi ele quem me puxou para o Todo-o-Terreno. Adoro isto e espero conquistar mais triunfos.”

  Classificação final (motos)

1º Luís Ferreira KTM 505 SX-F 3h00m03,1s
2º António Maio Yamaha YZ 460F a 1m42,8s
3º Mário Patrão Suzuki RMZ a 6m18,5s
4º Ruben Faria KTM 350 SX-F a 13m50,8s
5º David Megre KTM 250 XC-F a 16m54,7s
6º Hélder Rodrigues Honda CRF 450 F a 17m50,7s
7º Domingos Santos Kawasaki KX a 20m05,7s
8º João Lourenço Yamaha XZ 250 F a 20m30,0s

  Classificação final (quads)

1º Roberto “Beto” Borrego Yamaha YFZ 450 3h15m05,06s
2º Ruben Alexandre Yamaha YFZ a 5m59,9s
3º Rui Cascalho Yamaha YFZ 450R a 9m44,5s
4º Carlos Rocha “Miguelito” Suzuki LTR a 9m49,1s
5º Luís Engeitado Polaris 405 MXR a 10m32,7s
6º Ricardo Antunes Yamaha YFZ 450 R a 12m59,8s
7º Rafael Acúrcio Can-Am DS a 14m26,7s
8º Ruben Mariano Pires Can-Am DS 450 a 21m31,5s

  Classificação final (buggies)

1º Nuno Tavares Polaris RZR 900 3h32m15,5s
2º João Lopes/Bruno Santos Polaris Ranger RZR a 1m22,6s
3º Teofilo Gallart/Victor Ramirez Polaris RZR a 1m55,5s
4º Mário Ferreira Rage R140 a 8m33,1s
5º Marco Araújo/Marco Mineiro Polaris Ranger RZR XP a 8m38,5s

Barbosa amplia o domínio em Reguengos

Campeão nacional triunfa nos 25 anos do Vinhos Ervideira Rali TT 

O campeão nacional em título, Miguel Barbosa, selou mais um triunfo no Vinhos Ervideira Rali TT. Ao volante do Mitsubishi Racing Lancer, impôs um ritmo inalcançável para a concorrência e, por isso, foi com alguma naturalidade obteve o seu sétimo triunfo na prova alentejana.

 No arranque do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, Paulo Ferreira, em Nissan Navara conseguiu o segundo lugar, a quase sete minutos do vencedor, enquanto André Amaral, no Proto X3, obteve o primeiro pódio da sua carreira.

 Com dupla passagem por um percurso com 155 quilómetros, as equipas concorrentes tiveram de enfrentar um traçado duro, depois de um Inverno muito chuvoso que deixou marcas no terreno. O muito público aproveitou o dia primaveril para assistir à prova e teve direito a um excelente espectáculo.

 Durante a manhã, Barbosa andou ao ataque e quando chegou ao final do sector selectivo já tinha mais de seis minutos de vantagem sobre o segundo classificado. À tarde impôs um ritmo mais lento mas ainda assim rápido só que problemas na direcção assistida do Mitsubishi Lancer impediram-no de manter a vantagem.

 A luta pelo segundo posto foi renhida. Primeiro foi André Amaral que ocupou essa posição, mas depois teve de a ceder para Paulo Ferreira que se apresentou rápido e consistente desde o início da prova de Reguengos. Pedro Grancha, pelo contrário, não conseguiu ser regular como habitual. De manhã perdeu cinco minutos quando o motor do BMW se desligou e à tarde fez cerca de 100 quilómetros com anomalias no sistema de pressão de gasóleo. No final, acabou em quarto.

 Hélder Oliveira também foi muito irregular. Depois dos problemas de turbo no BMW, que o impediram de andar como desejava na super especial, o piloto de Barcelos encetou uma recuperação notável e no último ponto de controlo antes da chegada já era terceiro. Contudo, o alternador do seu carro deixou de funcionar e Oliveira acabou por cair para a quinta posição final.

 No final, Miguel Barbosa estava aliviado por ter chegado ao fim e garantido o triunfo. “Tivemos problemas de direcção assistida. Felizmente conseguimos manter algum ritmo. Estou um pouco surpreendido por não ter sido ultrapassado em pista. Pensei que seria. Foi um final muito duro e estou muito satisfeito por termos conseguido alcançar o nosso objectivo, que era a vitória. O mais importante não é ser a sétima vitória aqui mas o facto de ter sido a primeira do ano. Há quem diga que esta é a minha prova talismã, espero que assim continue”, afirmou o campeão nacional.

 Paulo Ferreira e André Amaral também tinham razões para celebrar apesar de não terem ganho. Para o segundo classificado, quase soube a vitória. “Foi um grande resultado para pessoas pouco experientes como nós. É fantástico e muito motivante obter um lugar como este”, afirmou no final.

 Na categoria T2, Edgar Condenso acabou por conquistar mais um triunfo, depois de uma corrida muito atribulada para vários concorrentes, como o caso de António Bayona que abandonou devido a acidente. 

No T8, o vencedor foi César Sequeira enquanto no Desafio Mazda, João Rato, vencedor das duas últimas edições desta iniciativa monomarca, garantiu mais uma vitória.

  Classificação final

1º M. Barbosa/M. Ramalho Mitsubishi Racing Lancer 4h23m05,8s
2º P. Ferreira/J. Monteiro Nissan Navara a 6m56,4s
3º A. Amaral/N. Ramos Proto X3 a 12m38,9s
4º P. Grancha/I. Ponte BMW X1 a 14m05,6s
5º H. Oliveira/F. Palmeiro BMW Serie 1 Proto a 14m23,8s
6º P. Graça/N. R. Silva Nissan Navara a 18m20,0s
7º A. Martins/J. Marques Nissan Navara a 32m31,7s
8º J. Rato/J. Amaral Mazda BT-50 (1º Desafio) a 36m23,3s

Paulo Graça com ritmo competitivo

Foi 6º classificado no regresso ao CPTT

 Ficaram esclarecidas as dúvidas em relação ao que a dupla Paulo Graça/Nuno Rodrigues da Silva poderão vir a fazer na edição deste ano do Campeonato de Portugal de TT. A equipa do Oceanotrade Racing Team esteve sempre entre o grupo que discutiu lugares do pódio, terminando a prova numa posição que permite projetar uma época positiva.

 Confrontados com uma concorrência bastante forte, o balanço deste regresso ao CPTT não deixa de ser positivo.

  “Posso considerar que acabou por ser bastante positivo, tendo em conta que a concorrência se mostrou sempre muito forte. A minha inquietação em termos de saúde acabou por não ser preocupante, pois acabei por não ter qualquer sintoma em relação à coluna vertebral. A Nissan Navara demonstrou sempre um bom comportamento, embora logo à entrada para o segundo setor seletivo, tenha ficado sem 1ª e 2ª velocidades. Penso que acabou por ser um bom regresso e já estamos a pensar na próxima prova do campeonato”, afirmou, com boa disposição, Paulo Graça. 


Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva levaram a Nissan Navara Off Road ao 6º lugar da classificação geral, a 18m20 do vencedor e com mais de 14 minutos de vantagem em relação ao sétimo classificado. Bons ventos para os lados da Oceanotrade Racing Team.

Marcos Moraes já está em Doha

Marcos Moraes já está em Doha, capital do Qatar, para a próxima etapa do circuito mundial, o Sealine Cross Country Rally . A novidade é a presença do navegador Kléber Cincea, que substituirá Du Sachs que se ausenta em virtude do levantamento do Rally dos Sertões 2013

 Dizem que Doha significa "á árvore grande". Significado interessante para a capital do único país verdadeiramente desértico do mundo, sem nenhuma água natural de superfície, mas apresentando uma costa de 563km de belas praias e geografia que mescla dunas, areia e pedras.

 A "casa" da 3ª etapa do circuito mundial de rally cross country promete uma competição de alto nível. Com grid de 35 carros, o rally honra quem atravessa metade do mundo para conhecer suas trilhas. Serão 1500,91km de trechos cronometrados de um total de 1.525,11 totais, ou seja 98,4% de especiais, quase 100% de cada dia contra o relógio.

  Com a palavra, quem escolheu cada km 

"Nossa prova é bem diferente da de Abu Dhabi. Teremos areia e dunas e pistas de todo tipo e feito, mas sempre com pedras, muitas pedras. Aqui prevalece a navegação por GPS e basta um descuido para se estar fora da pista, da prova. Some a isso o calor, sempre em volta dos 40 graus e vencerá quem melhor administrar todas estas variáveis em alta velocidade", explica o português Jaime Santos, responsável pelo levantamento da prova e que atua como chefe de segurança da competição. Ele também assina no Brasil a direção de prova do Rally dos Sertões.

  Mudança no Cockpit

Especialmente para esta etapa, Marcos Moraes troca de navegador. Kléber Cincea substituirá Du Sachs, que permanece no Brasil para concluir o levantamento da edição 2013 do Rally dos Sertões. Kléber é o navegador atual Vice-Campeão Brasileiro, título conquistado junto a Lucas Moraes quando competia na MEM Motorsport em 2012. "De casa", ele aceitou prontamente o desafio de encarar o Sealine Cross Country Rally.

  Expectativa 

"Esta é minha estreia no Qatar. Estou muito atento a todas as informações sobre a competição e optei por chegar antes do início das vistorias para melhor observar o que a região tem a oferecer. Ontem dei uma volta de UTV nas dunas, mas estamos falando de cross country, até a largada tudo que vou colher são impressões e informações vindas dos mais experientes aqui. Creio que teremos uma prova dura, bem levantada, na qual teremos a responsabilidade de nos superar e pontuar com eficiência", garante Marcos, que nesta etapa mantém-se competindo a bordo de uma Nissan Patrol.

João Lopes com arranque cauteloso

Piloto de Torres Vedras estreou novo Polaris de chassis longo

 O campeão nacional João Lopes iniciou a defesa do título fazendo a sua estreia aos comandos de um Polaris Ranger RZR XP de chassis longo no Vinhos Ervideira Rali TT onde alcançou o quinto melhor tempo na primeira etapa.

 Acompanhado de Bruno Santos o piloto de Torres Vedras foi cauteloso como habitualmente costuma ser nos prólogos das provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno conseguindo todavia uma posição de partida para a corrida que lhe permite controlar alguns dos seus mais diretos adversários na luta pela vitória desta jornada inicial da disciplina.

  “Não sou um piloto de prólogos e tenho-me dado bem a partir de posições mais atrasadas. As corridas são longas e arrancar na frente não é em meu entender uma vantagem. Esta foi a minha primeira vez em competição com esta máquina e a pista estava muito escorregadia pelo que tive de me conter ainda mais do que o habitual pois não conheço ainda muito bem as suas reacções”, salientou o piloto da JL Racing, que acrescentou: “Ter feito o 5º tempo foi excelente e demonstra que esta máquina tem um excelente potencial. Amanhã vamos partir tendo a vitória como meta”.

 Nesta prova alentejana o JL Racing inscreveu ainda o piloto de Angola, Marco Araújo, que acompanhado de Marco Mineiro, levou o seu Polaris a realizar o 13º tempo no prólogo.

 O Vinhos Ervideira Rali TT competição sediada em Reguengos de Monsaraz que este ano celebra a sua 25ª edição e terá amanhã, na 2ª etapa uma passagem por um sector seletivo com cerca de 75 quilómetros, seguido de outro com 150 kms.

Nuno Matos e Filipe Serra outra vez sem sorte no Vinhos Ervideira Rali TT

• Pelo quarto ano consecutivo, Nuno Matos e Filipe Serra voltaram a não ser felizes no Vinhos Ervideira Rali TT, a prova que este fim de semana marcou a abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno de 2013, em Reguengos de Monsaraz. Após o 5º lugar na Super Especial de ontem, dupla de Portalegre viria a desistir logo ao km 3 do percurso seletivo, danificando o eixo traseiro do Astra Proto após um toque numa pedra. A equipa vai agora concentrar-se no desenvolvimento do Opel Mokka Proto, com estreia marcada para o Rali TT Serras do Norte, nos dias 1 e 2 de junho

 Em puro contraste com a época passada, quando venceram a jornada inaugural do calendário, disputada no Algarve, Nuno Matos e Filipe Serra começaram da pior forma a edição de 2013 do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), abandonando o Vinhos Ervideira Rali TT logo no arranque do segundo dia da jornada organizada pela Sociedade Artística Reguenguense.

 Conseguindo resolver os problemas de afinação que limitaram a sua prestação na Super Especial da véspera, a dupla de Portalegre iniciou o Setor Seletivo deste domingo de forma determinada, procurando encontrar desde cedo um ritmo que lhe permitisse discutir os primeiros lugares e colocar alguma pressão sobre os principais adversários.

 Contudo, o esforço revelou-se inglório e logo ao km 3 do percurso cronometrado a equipa foi surpreendida por uma pedra colocada no interior de uma ligeira curva, talvez levantada pela passagem de outra equipa: “Ainda tentámos desviar a frente do carro, mas já não evitamos o toque com a roda traseira… Com o carro descompensado, acabaríamos por bater numa árvore, danificando irremediavelmente o eixo traseiro”, descreveu o piloto.

  “Enfim, foi mais um fim de semana para esquecer aqui em Reguengos”, desabafou Nuno Matos, que somou já o seu quarto abandono consecutivo nesta prova. O piloto vai agora concentrar-se no desenvolvimento do Opel Mokka, com estreia marcada para o Rali TT Serras do Norte, nos dias 1 e 2 de junho.

sábado, 20 de abril de 2013

Problema com o turbo atrasou Helder Oliveira

• Piloto de Barcelos aposta na recuperação 

• Pistas alentejanas com elevado grau de dureza

 A estreia aos comandos de um BMW Série 1 Proto nao foi feliz para Helder Oliveira que se viu esta tarde bastante atrasado por um problema de turbo na etapa prólogo do Vinhos Ervideira Rali TT. No primeiro dia da prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno o piloto de Barcelos, acompanhado do experiente Filipe Palmeiro, não foi além do 11º lugar apesar de todo o seu empenho em minimizar as percas.

  “Imediatamente antes de colocarmos a carro em Parque Fechado apercebemo-nos que havia um problema com o segundo turbo, mas nesssa altura já não era possível fazer nada”, salientou Helder Oliveira, que acrescenta: “Tentei dar o meu melhor, mas num traçado tão exigente em termos de potência como era este, a falta de um turbo foi evidentemente notária. Não baixei os braços e tentei fazer o meu melhor. Amanhã iremos tentar dar o máximo, sabendo contudo que as ultrapassagens a concorrentes mais lentos nos poderão fazer perder algum tempo precioso na luta pelas primeiras posições. A tradicional dureza das pistas alentejanas desta região, vai ser outros dos obstáculos que vamos tentar superar da forma mais eficaz”.

 O Vinhos Ervideira Rali TT competição sediada em Reguengos de Monsaraz e organizada pela Sociedade Artística Reguenguense, celebra este ano a sua 25ª edição. Depois do prólogo hoe disputado segue-se amanhã, dia 21, Domingo, uma dupla passagem por um sector seletivo com cerca de 150 quilómetros.

Pedro Grancha em 2º no prólogo

• Temporada TT arrancou no Alentejo 

• Dupla Pedro Grancha/Inês Ponte em destaque 

A dupla Pedro Grancha/Inês Ponte, aos comandos do BMW Evo X1 inscrito pela equipa PMG Motorsport, conquistou hoje a 2ª posição na primeira etapa no Vinhos Ervideira Rali TT, a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

 Pedro Grancha impôs-se face à genaralidade dos seus adversários, sendo apenas superado pelo actual campeão nacional, Miguel Barbosa. Um excelente regresso às competições depois de ter estado afastado ao longo de quase toda a temporada de 2012.

  “Aproveitámos este prólogo para testar algumas soluções que pretendemos utilizar no nosso BMW Evo X1 na corrida e por isso conseguimos melhorar 8 segundos entre a primeira e a segunda passagem. Essa melhoria permitiu-nos chegar ao segundo lugar, que é uma excelente posição para amanhã partirmos para a corrida”, salienta Pedro Grancha que acrescenta: “A concorrência para esta prova é bastante forte, mas vamos tentar fazer uma boa corrida e terminar num lugar de pódio”.

 O Vinhos Ervideira Rali TT competição sediada em Reguengos de Monsaraz e organizada pela Sociedade Artística Reguenguense, celebra este ano a sua 25ª edição. Depois do prólogo hoe disputado segue-se amanhã, dia 21, Domingo, uma dupla passagem por um sector seletivo com cerca de 150 quilómetros.