quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vitória no Ervideira Rali TT

Começou no último fim-de-semana o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno em Reguengos de Monsaraz no Ervideira Rali TT, sendo esta a primeira prova pontuável para o Desafio Total/Mazda no qual João Rato é bi-campeão.

 Depois de alguns meses sem qualquer corrida, foi por terras alentejanas que o piloto de Portalegre regressou à competição tendo como objectivo vencer entre as Mazdas BT-50 e classificar-se no Top 10. 

Há dois anos integrado na estrutura Xuxas Team Sport João Rato continua a representar a mesma equipa no entanto, além de um novo navegador (Jorge Amaral) as novidades surgem ao nível da preparação da sua Mazda, estando a mesma confiada à equipa da ParedeCar Motorsport.

 Na tarde de sábado João Rato não começou da melhor forma a Super-Especial e ainda durante a primeira passagem a dupla da Xuxas Team Sport deparou-se com um furo na sua Mazda o que provocou problemas nos amortecedores, sendo esta uma contrariedade que tiveram que gerir também na segunda passagem.


 O resultado obtido nas duas passagens pela Super-Especial ditaram o 23º lugar na partida para o primeiro sector selectivo no domingo. “Depois dos problemas que tivemos durante o prólogo sabia que no domingo ia ter um dia complicado. O pó dificultou bastante a minha tarefa, porque houve alturas em que não conseguíamos ver praticamente nada. Porém, conseguimos recuperar bastantes lugares durante a manhã e no 2º sector selectivo conseguimos aumentar a vantagem para os nossos adversários.”.

 João Rato e Jorge Amaral conseguiram alcançar em Reguengos de Monsaraz o primeiro lugar entre as Mazdas BT-50 e o 8º lugar da Classificação Geral. “Ficámos naturalmente felizes com a vitória, assumimos desde início que o nosso objectivo é sempre vencer para começarmos a garantir pontos que nos permitam ser novamente campeões no Desafio Mazda. Esta não é a carrinha com a qual fui campeão nos últimos dois anos e não a consegui testar antes do Ervideira Rali TT. Sabia que tinha o prólogo para a conhecer melhor mas os problemas com os quais nos deparamos logo na primeira passagem e o resultado obtido desmotivaram-me um pouco. No primeiro sector selectivo tentei ao máximo adaptar-me ao carro e gerir a mecânica e foi durante o segundo sector que aumentamos mais a diferença para os nossos mais directos adversários. Agradeço à equipa Xuxas Team Sport, à equipa da Parede Car e ainda ao meu patrocinador Ktarfwerk.”