domingo, 21 de abril de 2013

João Rato regressou aos triunfos

Mazda do Desafio fazem o pleno no Vinhos Ervideira Rali TT 2013

 Terminou a meio desta solarenga tarde de Domingo em Reguengos de Monsaraz a primeira prova pontuável para o Desafio Total Mazda 2013. O Vinhos Ervideira Rali TT abriu as hostilidades na competição e no Campeonato de Portugal de TT, mas nem a extrema dureza dos pisos alentejanos foi suficiente para travar as BT-50 e prova disso é o facto de terem chegado ao final exactamente as mesmas unidades que se apresentaram à partida.

 Vencedor das edições de 2011 e 2012 do Desafio Total/Mazda, João Rato mostrou hoje que tais conquistas não surgiram por acaso e voltou a ganhar, iniciando da melhor forma a temporada de 2013. Rato, ganhou com autoridade e arrecadou ainda um muito positivo oitavo lugar à geral, sendo que esta foi a primeira vitória do seu navegador, Jorge Amaral, em termos de Desafio.

 A primeira passagem pelo Sector Selectivo foi reveladora da dureza dos pisos escolhidos para esta ronda de abertura do Campeonato de Portugal de TT. A verdade é que as Mazda BT-50 que disputam o Desafio Total/Mazda mostraram logo aqui uma fiabilidade a toda a prova e isso ficou bem patente na classificação final. João Rato entrou ao ataque e depressa conseguiu anular parte da desvantagem que trazia do primeiro dia. O piloto de Portalegre conseguiu mesmo saltar da quarta para a primeira posição, lugar em que chegou ao final do SS1, mesmo tendo sido fortemente penalizado pelo facto de largar no pó de concorrentes mais lentos.

 Ainda nesta primeira fase da prova, Etelvino Carvalho chegou a assumir a liderança entre os carros do Desafio, por troca com Miguel Paião. Porém um “atascanço” numa das poucas zonas de lama do percurso levou-o a perder tempo precioso, tendo de contentar-se com o segundo lugar do Desafio, a cerca de trinta segundos de João Rato. Quanto a Miguel Paião, uma crise com as telas dos pneus da sua BT-50, a juntar a algumas dificuldades no mau piso, resultaram na queda para o terceiro posto, ao cabo dos primeiros 155 quilómetros. O estreante João Oliveira chegou ao meio da prova sem problemas a registar na sua Pick-Up Mazda, destacando, acima de tudo, a progressão que tem que fazer para “fazer a mão” à BT com a qual debuta nesta competição.

 A segunda metade da corrida acabou por comprovar a consistência do ritmo impostos pela dupla Rato/Amaral que foram os mais lestos também no segundo sector: “Foi uma prova muito dura, mas alcançámos o nosso objectivo que era ganhar. Mais do que o tempo perdido, os problemas da Super Especial colocaram-nos numa posição muito complicada na estrada e isso atrasou-nos bastante. Toda a equipa está de parabéns por este triunfo!”

 Depois dos azares da manhã, Etelvino Carvalho conseguiu, à tarde, imprimir um ritmo forte e o segundo lugar final premeia a tenacidade da equipa onde milita também Nuno Gonçalves. O piloto de Portalegre esclarecia à chegada a Reguengos de Monsaraz que: “além de um furo, fizemos mais de cinquenta quilómetros sem terceira velocidade. Foi uma tarde muito complicada mas o segundo lugar deixa-me bastante contente. A prova foi dura e encontrámos diversas dificuldades mas chegámos ao final e somámos 18 pontos...”

 Não podia ter sido mais positiva a estreia de João Oliveira nas andanças do Desafio Total Mazda. Logo nesta sua primeira prova arrecadou um excelente terceiro lugar no Desafio, ele que estava apostado em não mais do que tentar ganhar confiança e aprender as reacções do carro: “A segunda metade da prova correu-nos muito melhor. Senti mais confiança e isso permitiu-me imprimir um andamento mais forte. A experiência do Paulo Torres também ajudou muito e a verdade é que o resultado final foi muito positivo.”

 Os problemas que durante a manhã afectaram a dupla Miguel Paião/Gil Brito tiveram repetição à tarde e o quarto lugar final não deixou o piloto de Aveiro propriamente satisfeito. A verdade é que os pontos somados são de importância Fulcral e a equipa já só pensa na próxima ronda do Desafio: “Foi uma prova muito complicada, com pisos muito duros, muitas valas e em que a suspensão do nosso carro nem sempre correspondeu. Na segunda passagem tudo ficou mais complicado porque ficamos sem a terceira velocidade ainda antes do quilómetro 10... Daí em diante foi só gerir para tentar chegar ao fim.”

 O Desafio Total/Mazda 2013 regressa para disputar a Baja TT Idanha-a-Nova, prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco e que se realiza nos 27 e 28 de Setembro.

  Classificação Final – Vinhos Ervideira Rali TT

 1º João Rato/Jorge Amaral (Mazda BT-50), 4h59m59s
2º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves (Mazda BT-50), 5h05,43s
3º João Oliveira/Paulo Torres (Mazda BT-50), 5h11m43,3s
4º Miguel Paião/Gil Brito (Mazda BT-50), 5h32m45s

Classificação no Desafio Total Mazda 2013 

 Pilotos

1º João Rato, 25 pontos
2º Etelvino Carvalho, 18
3º João Oliveira, 15
4º Miguel Paião, 12

  Navegadores

1º Jorge Amaral, 25 Pontos
2º Nuno Gonçalves, 18
3º Paulo Torres, 15
4º Gil Brito, 12