segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Durval Costa na Baja Portalegre para tentar reentrar na luta pelo Desafio Total / Mazda

Atual 4º classificado do Desafio Total/Mazda, Durval Costa, que já passou pelo comando do mesmo após os dois pódios conseguidos no arranque do ano – 3º na Ervideira e 2º em Guimarães – poderá na Baja Portalegre dar um passo decisivo para o seu melhor resultado de sempre na iniciativa promovida pela Mazda Motor Portugal. Acompanhado por José Motaco, o piloto de Moura espera poder realizar uma prova sem percalços, para poder chegar às 24H TT Vila de Fronteira entre os primeiros classificados do Desafio Total/Mazda 2012.

“Apesar de a vantagem estar agora do lado da concorrência, queremos sobretudo divertir-nos naquela que é a prova rainha do todo-o-terreno nacional, esperando que o resultado venha por acréscimo. Os problemas com a nossa Mazda BT-50 parecem estar debelados, pelo que esperamos ter oportunidade de comprovar as boas indicações que nos deixou nas corridas anteriores.”

A Baja Portalegre 500, começa na próxima 5ª feira, dia 1 de Novembro, com a realização das verificações administrativas e técnicas. Na 6ª feira um sector seletivo de 5,52 quilómetros definirá a ordem de partida para a etapa do dia seguinte, onde os concorrentes terão pela frente dois sectores seletivos com 172,56 km e 253,98 km respetivamente, perfazendo um total cronometrado de 432,06 quilómetros.

João Rato quer repetir a vitória em casa

Depois da vitória na Baja TT Idanha-a-Nova e o regresso à liderança do Desafio Total Mazda, João Rato parte para a Baja Portalegre 500 bastante motivado, com o objectivo de vencer em casa e prosseguir na caminhada para a revalidação do título no Desafio Mazda e a obtenção de um lugar no Top 5 do Campeonato Português de Todo-Terreno.

A prova do próximo fim-de-semana será marcante para João Rato, uma vez que na 26ª Baja Portalegre 500 comemorará a sua 15ª participação na emblemática prova de todo-terreno. Depois de oito participações de mota, esta será a sétima participação nos automóveis, desta vez aos comandos de uma Mazda BT 50 e navegado por Filipe Martins.

A jogar em casa o piloto do Xuxas Team Sport mostra-se confiante mas revela que o facto de jogar em casa aumenta a pressão.

“Esta será a minha 15ª participação na mítica Baja Portalegre e esse facto ainda me trás mais ânimo para encarar esta prova. Gostaria de repetir a vitória alcançada no ano passado e continuar a vencer entre as Mazdas para assim prosseguir na caminhada para renovar o Titulo de Campeão do Desafio Mazda. Quero agradecer a toda a equipa do Xuxas Team Sport pelo trabalho realizado para enfrentar a última jornada do CPTT 2012.”

A prova de Portalegre terá o seu início com a super-especial que se realiza na 6ª feira (5 km), no sábado disputam-se os dois sectores selectivos, o primeiro com 141,59 Km e o segundo com 236,61 Km, o que dá um total de 378,20 km.

Agradecimentos especiais à equipa técnica, patrocinadores e parceiros Xuxas Team Sport.

Vice-Campeonato é a meta a alcançar

A dupla Ricardo e Manuel Porém vai para Portalegre altamente motivada, com o objetivo de poder garantir na última prova do ano, o vice-campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno sentido que está perfeitamente para enfrentar todas as armadilhas que Portalegre sempre apresenta aos participantes.

Apesar da prova de Idanha-a-Nova não ser a mais adequada para o BOMCAR Serie 1 Proto, mercê do seu percurso rolante, que penalizou um pouco a equipa e o carro, que “preferem” traçados mais técnicos e sinuosos, a verdade é que a equipa tentou lutar pela vitória e acabou por acabar na segunda posição, com uma vantagem pontual suficiente, para encarar com otimismo, a disputa do segundo lugar do CPTT 2012:

“Trouxemos um bom resultado de Idanha e a vantagem de três pontos que temos dá-nos alguma confiança, até porque pontuamos na totalidade. Acho que, quer tecnicamente quer a nível pessoal, estamos num bom momento de forma, pelo que, para além do objetivo do campeonato, também gostaríamos de terminar Portalegre nos cinco primeiros, promovendo assim, com um bom resultado, todos os nossos patrocinadores e apoiantes, naquela que é a prova rainha do Todo-o-Terreno em Portugal.”

Apesar de se tratar de uma prova carismática, a Baja TT Portalegre 500 não tem muitos mais quilómetros do que uma prova normal do CPTT. A super-especial realiza-se na 6F e é a mesma de sempre, com os cinco quilómetros habituais, seguindo-se depois dois setores seletivos, o primeiro com 141,59 Km e o segundo com 236.61 Km, o que dá um total de 371,20 km, mas esperam-se algumas chuvas fortes durante esta semana, o que pode transformar, como muitas vezes acontece, o percurso escolhido, num verdadeiro inferno.

Mas o BOMCAR Série 1 Proto, do PRF BOMCAR racing team, que conta com os apoios da PRF, BOMCAR, CASTROL, FEDIMA, SPIKE, HRV LEILOEIRA DO LENA e TERMOCOMPO, está mais do que preparado para, juntamente com a equipa de Leiria, tentar cumprir na totalidade, os objetivos traçados para a prova, terminando assim da melhor forma uma época em que estiveram sempre entre os mais rápidos em cada corrida e estão nesta altura à frente de todas as equipas que utilizam no CPTT, carros imaginados, concebidos e construídos em Portugal.

CAMPEONATO ABSOLUTO: 1º Miguel Barbosa/Pedro Velosa, 100; 2º Ricardo Porém / Manuel Porém, 61; 3º Nuno Matos / Filipe Serra, 58; 4º Nuno Tordo / Marco Santos, 43; 5º João Cardoso / Luis Marques, 34…

BPinhão Racing Team ao lado dos melhores do mundo

A 26ª Baja Portalegre 500, que se realiza de 1 a 3 de Novembro de 2012, é a prova rainha do Campeonato Português de Todo o Terreno, não só porque é mais antiga e com maior tradição, mas também devido ao facto de a prova pontuar para a Taça do Mundo de Rallys Todo o Terreno da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), contando assim com a presença dos melhores pilotos do mundo na modalidade.

A equipa BPinhão Racing que participa nesta prova com o novo carro, com que já ganhou a ultima prova realizada em Idanha, mantém o mesmo objectivo que é vencer a classe em que participa e conseguir o melhor lugar possivel à geral, “Esta é uma prova muito importante para nós, pois para além de toda a mistica envolvida é a prova com maior projecção internacional. E uma vez que o nosso main sponsor, a Maxxis Tyres, é uma marca internacional iremos procurar dar-lhes o maior retorno da aposta que fizeram em nós.”

Recorde-se que a BPinhão Racing Team, participa pela primeira vez no CPTT e venceu já quatro das cinco provas realizadas, na classe em que compete, podendo por certo ser considerada como a revelação da temporada 2012 do CPTT.

Nuno Matos quer fechar época com a conquista do vice-campeonato na Baja de Portalegre 500

- Piloto de Portalegre está obrigado a recuperar três pontos para o seu mais direto adversário nesta que será a sexta e última etapa do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de TT

- Prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal conta com 74 equipas inscritas nos automóveis e será disputada entre sexta-feira e sábado ao longo de mais de 400 quilómetros cronometrados

Com 25 pontos em jogo e apenas três a separá-los do segundo lugar da classificação absoluta do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), é com natural expetativa que Nuno Matos e Filipe Serra abordam a última e decisiva etapa do calendário, com início já na próxima sexta-feira, 2 de novembro, numa organização do Automóvel Clube de Portugal.

Pontuando em simultâneo para a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno, a Baja Portalegre 500 renova o seu estatuto de prova de referência no calendário nacional e mesmo internacional, superando as mais de 300 presenças no conjunto de todas as categorias, sendo de destacar as 74 equipas que confirmaram a sua inscrição nos automóveis.

Apesar da fortíssima concorrência, Nuno Matos arranca para a sua 16ª participação em Portalegre com um único objetivo em mente: “Queremos fechar a época com a conquista do vice-campeonato, pelo que é nisso que nos vamos concentrar ao longo de toda a prova. É algo que sinto que está ao nosso alcance, apesar de a vantagem estar agora do lado do Ricardo Porém, mesmo que por apenas três pontos de diferença. Acredito que vai ser uma disputa muito intensa entre os dois, mas estamos determinados em lutar por este objetivo e dar o nosso melhor nesta que é uma das provas mais carismáticas de todo o calendário”, revela o piloto natural de Portalegre, assíduo participante nesta baja desde 1997.

“É difícil explicar a mística desta prova, a mais antiga de todo o calendário nacional. É uma verdadeira festa popular que anualmente mobiliza milhares e milhares de espetadores. Acompanho-a já desde a sua primeira edição, quando faltava às aulas e ia de bicicleta assistir à passagem dos concorrentes. Mais tarde, em 1997, cumpri o sonho de viver tudo aquilo por dentro, acompanhando o meu irmão como navegador, até que em 2001 disputei o meu primeiro Portalegre como piloto, não mais falhando uma presença desde aí”, recorda Nuno Matos.

Apesar de toda a imprevisibilidade de uma prova com as características da Baja Portalegre 500, o piloto do Astra Proto está confiante num bom desempenho: “Acho que estamos a atravessar um excelente momento de forma. Subimos ao pódio nas últimas duas provas e estamos muito satisfeitos com a performance do nosso carro. Claro que o percurso reserva sempre muitas surpresas, tal como a instabilidade das condições meteorológicas. Mas estamos muito motivados para superar mais este desafio e fechar o ano em beleza”, promete o vencedor da primeira jornada do ano.

Já na sua 26ª edição, a Baja Portalegre 500 será disputada ao longo de duas etapas que perfazem 413 quilómetros cronometrados. As hostilidades abrem ao início da tarde de sexta-feira com a habitual Super Especial nas imediações da cidade, num percurso de 5,2 km, prosseguindo depois no sábado com dois troços de 167 e 240 km, respetivamente, intercalados por uma paragem na assistência. A chegada está prevista para cerca das 15h30.

Título de Navegadores atribuído na Baja Portalegre 500

É no Alto Alentejo que se vai escrever o nome dos vencedores do Desafio Total/Mazda 2012. Primeiro com a Baja Portalegre 500, que se corre já neste fim-de-semana e que vai atribuir o título de navegadores, e depois, no início de Dezembro, nas 24 Horas TT de Fronteira, palco em que se decide o ceptro dos pilotos.

Neste último grupo, há 14 pontos a separar os cinco homens da frente, mas no caso dos seus ajudantes-de-campo, há quatro deles que estão em luta pelo seu ceptro, separados por apenas 7 pontos, pelo que tudo pode acontecer. Sendo duas jornadas tão imprevisíveis, até os concorrentes mais afastados da frente da tabela podem sonhar com a sucessão a João Rato (pilotos) e José Motaco (navegadores).

No caso de Portalegre, que decide o Campeão de Navegadores do Desafio Total/Mazda 2012, Gil Brito (navegador de Miguel Paião) lidera com 43 pontos, com apenas 3 de vantagem sobre Nuno Gonçalves (na ‘pick-up’ de Etelvino Carvalho) e mais 4 do que José Motaco (o actual detentor do título e este ano na BT-50 de Durval Costa). Jorge Amaral tem 36 e conta com os dotes de condução de Carlos Pinto para atingir esse objectivo. Como facilmente se percebe a emoção promete ser grande também nesta luta.

No capítulo dos pilotos, num mês em que estes terão pela frente três pontuações (uma em Portalegre e uma dupla em Fronteira, às 12 e às 24 horas de prova), as coisas também estão equilibradas, quando estão por atribuir 75 pontos.

Nas três provas realizadas João Rato, o Campeão em título, ganhou duas (Reguengos e Idanha-a-Nova), mas ficou pelo caminho em Guimarães. Dado que joga em casa e ganhou aqui em Portalegre em 2011, pode, por isso, ser apontado como o maior favorito, embora surja com um novo navegador, de seu nome Filipe Martins.

A vitória no Rali TT Serras do Norte ficou para Miguel Paião, actual 2º no campeonato, a 7 pontos de Rato, mas o ex-piloto de ralis parte com a desvantagem de não conhecer bem a ronda do ACP Motorsport, embora tenha vindo a demonstrar uma rápida adaptação ao TT, pelo que pode mesmo vencer em Portalegre.

Etelvino Carvalho tem sido a grande surpresa da competição da Mazda Motor Portugal. Depois de um início de ano pautado pela regularidade, em Idanha-a-Nova chegou pela primeira vez ao pódio e com esse resultado saltou para o terceiro posto do campeonato, a 10 pontos do líder, tendo total legitimidade para sonhar com o título.

Apenas um ponto atrás de si surge Durval Costa, que já passou pelo comando do Desafio Total/Mazda 2012. Os dois pódios conseguidos no arranque do ano – 3º na Ervideira e 2º em Guimarães – são o seu cartão-de-visita e Portalegre pode ser o passo decisivo para a candidatura ao título.

Carlos Pinto é outros dos protagonistas. Sem grandes rasgos, tem sido de uma regularidade extrema e é o quinto elemento neste primeiro lote de candidatos. Embora não demonstrando a rapidez da concorrência, a sua consistência e regularidade são argumentos de peso em provas tão especiais como Portalegre e Fronteira.

Muito longe dos lugares da frente estão Bruno Oliveira e Rui Lopes, embora qualquer dos dois possa ainda sonhar com o ceptro, dado que estão 75 pontos em jogo.

Quanto à prova, esta 26ª edição da Baja Portalegre 500 abre com a Super Especial, na tarde de sexta-feira, dia 2 de Novembro, com uma única passagem pelos 5,52 km. Para o dia seguinte os pilotos terão que enfrentar dois Sectores Selectivos diferentes. Da parte da manhã os concorrentes percorrem um SS de pouco mais de 167 km, para de tarde cumprirem cerca de 240 km contra o cronómetro.

DESAFIO TOTAL/MAZDA 2012 – Após 3 provas

Pilotos: 1º João Rato, 50 pontos; 2º Miguel Paião, 43; 3º Etelvino Carvalho, 40; 4º Durval Costa, 39; 5º Carlos Pinto, 36; 6ºs Pedro Barroco e Bruno Oliveira, 18; 8º Rui Lopes, 8.

Navegadores: 1º Gil Brito, 43 pontos; 2º Nuno Gonçalves, 40; 3º José Motaco 39; 4º Jorge Amaral, 36; 5ºs Paulo Torres e Paulo Marques, 25; 7ºs Luís Ferreira e Vania Paim, 18; 9º Rui Fernandes, 8

Helder Oliveira quer vencer em Portalegre

• Piloto de Barcelos foi 2º na edição de 2011 da prova portuguesa da Taça do Mundo

• Com esta Nissan Navara Off Road já este ano foi o mais rápido no Ervideira Rali TT

Helder Oliveira quer levar à vitória na Baja 500 Portalegre a Nissan Navara Off Road que estreou na segunda prova do Campeonato de Portugal. Acompanhado de José Marques, o piloto de Barcelos que, na primeira abordagem ao carro que habitualmente é pilotado por Paulo Graça foi o mais rápido na maior parte do percurso do Ervideira Rali TT deste ano, quer alcançar o triunfo na derradeira jornada da Taça do Mundo da modalidade, prova onde, no ano passado, averbou um notável 2º lugar absoluto.

“A Baja de Portalegre é a competição mítica do TT nacional e qualquer piloto gostaria de ter no seu palmarés um triunfo nesta corrida. Eu não fujo à regra e estou claramente apostado em o conseguir este ano. A Nissan Navara mostrou ser no Ervideira Rali TT uma excelente aposta. Adaptei-me muito bem à sua condução e apenas um furo, na fase inicial da corrida, me impediu de ter eventualmente conseguido chegar à vitória”, salienta Helder Oliveira que acrescenta: “No ano passado em Portalegre tive de me render à superioridade demostrada pelo Filipe Campos com o seu Mini, mas estive sempre na luta pela vitória. Este ano também existem adversários fortes, mas creio que estão novamente reunidas as condições para tentar chegar ao triunfo. Vou, em conjunto com o José Marques e toda a equipa, lutar para que isso aconteça”.

Apesar de nos últimos dois anos as suas participações serem muito esporádicas, Helder Oliveira participou na Baja 500 Portalegre 2011 aos comandos de um Nissan Pathfinder da equipa Tecnosport e terminou na 2ª posição atrás de Filipe Campos (Mini) e à frente de Miguel Barbosa (Mitsubishi), Ricardo Leal dos Santos (Mini) e Leonid Novitskiy (Mini).

A Baja 500 Portalegre, começa já na próxima 5ª feira, dia 1 de Novembro, com a realização das verificações administrativas e técnicas. No Sábado a primeira etapa compreende um sector seletivo de 5,52 quilómetros que definirá a ordem de partida para a etapa do dia seguinte, onde os concorrentes terão pela frente dois sectores seletivos com 172,56 km e 253,98 km respetivamente, perfazendo um total cronometrado de 432,06 quilómetros.

Bom resultado em Portalegre para confirmar o Título

Nuno Tordo e Marco Santos participam na última prova do CPTT, sem quaisquer tipo de pressões, mas a dupla Campeã de Portugal de TT na Categoria T2, espera conseguir na prova mítica de Portalegre, um resultado que dê ainda mais brilho ao título conquistado.

É com natural satisfação que Nuno Tordo e Marco Santos partem para Portalegre com o título de T2 já garantido, pois a dupla e toda a equipa, sabem que a prova alentejana não é a indicada para se alinhar com pontuações por discutir. Assim, tudo pode ser encarado de forma mais confiante e descontraída, ainda que a equipa esteja naturalmente à procura de um bom resultado final:

“Tudo fizemos por ter a questão do título arrumada antes desta prova, pois sabemos que é sempre uma incógnita vir para aqui com necessidade de pontos para discutir o que quer que seja. Não o conseguimos em Oleiros-Proença, mas em Idanha já festejámos com a equipa o nosso primeiro título, que muito nos alegrou. Assim, vamos agora com o objetivo de fazer um bom resultado final – leia-se tentar a vitória – na prova mais importante do calendário, para agradecermos aos nossos patrocinadores e apoiantes, tudo o que fizeram por nós durante a temporada. É um título não apenas meu e do Marco, mas também de toda a equipa técnica e dos nossos patrocinadores, sem os quais não teria sido possível chegar onde chegámos.”

A Baja 500 Portalegre, sem ser já a prova duríssima de outrora, tem ainda quilómetros suficientes e disputa-se sobre um tipo de piso, que frequentemente apresenta inúmeras armadilhas aos participantes, pelo que é necessário garantir um andamento correto e adequado:

“Vamos tentar perceber como estarão os pisos e depois decidiremos qual o nosso andamento. A ausência de chuva facilita o trabalho, mas todos sabemos que na região o tempo é instável nesta altura do ano e os pisos se transformam rapidamente em grandes lamaçais, onde se pode ficar preso durante muito tempo. Estamos conscientes das dificuldades e preparados para as enfrentar, desde a super-especial. Terão que contar connosco, pois queremos continuar os bons resultados em Portalegre.”

A seguir portanto de perto a Nissan Navara preparada pela TiM Competição, com as cores da Copacabana, Goldentrans e 200 Km Motorsport, que vai começar pela Super Especial de 6F (5Km) e que depois, no sábado, tem pela frente dois setores seletivos com 141,59 Km e 236.61 Km, no fim dos quais se espera que possa subir a pódio final para festejar mais um triunfo na sua categoria.

sábado, 27 de outubro de 2012

Nasser Al-Attiyah, Carlos Sainz e Thierry Magnaldi juntos no Dakar 2013

Nasser forma equipa com três carros para a clássica do deserto.

Sainz faz "férias" no desenvolvimento do Polo WRC para se juntar á equipa.
A hipotese de Nasser Al-Attiyah participar no Dakar 2013 com a sua propria estrutura parece praticamente confirmada. Mas se a teoria inicial apontava para uma equipa com um ou dois carros, sendo o segundo carro um carro de apoio ao de Nasser, as mais recentes noticias dão conta de uma equipa com três viaturas em prova.

Depois de ter realizado vários contactos ao longo do ano, Nasser Al-Attiyah terá contratado os serviços da empresa californiana Jefferies Racing, especializada no fabrico de buggies para as provas de off-road norte americano. A esta empresa terá sido encomendada a produção das três unidades que irão ser usadas a partir de 5 de Janeiro na América do Sul.

A história revestiu-se ainda de mais interesse quando se começou a falar no nomes dos eventuais companheiros da Nasser. Segundo as informações mais recentes, um dos buggies será entregue a Carlos Sainz, que já deverá ter recebido luz verde da VW, uma vez que integra o programa de desenvolvimento do Polo WRC. Já o outro carro irá ser pilotado por Thierry Magnaldi, o ex-motard que nos ultimos anos tem acumulado muita experiência neste tipo de máquinas.

Quanto aos veículos propriamente ditos, serão máquinas com caracteristicas muito parecidas aos Hummer de Robby Gordon. Estes carros terão apenas tração traseira e estarão equipados com um poderoso motor V8.

Embora os regulamentos do Dakar venham a eventualmente ditar algumas modificações, no site da equipa as informações sobre os seus carros dão conta de que os motores têm a impressionante potência de 735cv.

Por estes dias os carros têm a sua construção quase concluida, com a primeira sessão de testes agendada para 7 a 15 de Novembro. Carlos Sainz não estará presentes, pois terá outros compromissos já assumidos.

Fonte: todoterreno.pt

Ruslan Misikov na Baja Portalegre com um BMW X6

Uma das equipas que tem vindo a levantar alguma curiosidade a respeito da sua participação na Baja Portalegre é a Russa Nartime, que inscreveu um BMW X6 que será conduzido por Ruslan Misikov.

Esta equipa sabe bem o que a espera em Portalegre, e por isso mantém os seus objectivos num patamar bastante razoável.

"Há dois anos que não participo em ralis de todo o terreno, por isso o nosso objetivo será em primeiro lugar terminar, e em segundo testar o carro. Vai ser duro e agressivo, e para nós, esta corrida será uma excelente preparação para o próximo ano." disse Ruslan Misikov através do comunicado da equipa.

O carro que a equipa trará é um protótipo com uma carroçaria semelhante ao BMW X6 de série e que se insere na categoria T1.1

A Baja de Portalegre será terá lugar de 1 a 3 de Novembro, com os concorrentes a terem o dia 1 para as formalidades habituais, o dia 2 para disputarem o prólogo e finalmente o dia 3 para percorrem os dois sectores selectivos que compõem a baja: o primeiro com 167kms e o segundo com 240kms.

Fonte: todoterreno.pt

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vídeo do Team HRC no Rally de Marrocos

terça-feira, 23 de outubro de 2012

MAN TGS e Elisabete Jacinto conquistaram pódio

Equipa portuguesa chegou ao terceiro lugar a meio da corrida e manteve, até ao fim, a luta pelo pódio

Aos comandos de uma MAN TGS Elisabete Jacinto, a piloto do Team Oleoban/MAN Portugal, acompanhada de José Marques e e Marco Cochinho, conquistou o terceiro lugar da classificação geral de camião do Rali de Marrocos e concluiu de forma exemplar mais uma participação em competições internacionais de todo-o-terreno.

Neste Rali de Marrocos, a equipa da MAN foi apenas superada pelos pilotos do Team De Rooy. No entanto, Elisabete Jacinto foi, por duas vezes mais rápida que Miki Biasion, ex-campeão do mundo de ralis, alcançando nessas etapas o segundo lugar entre os camiões.

A equipa portuguesa ascendeu ao terceiro lugar após a quarta etapa. No quinto dia de corrida confirmou essa posição ao ganhar mais de duas horas ao seu direto perseguidor, o italiano Cláudio Bellina. Na última etapa a equipa registou o terceiro tempo na sua categoria e, com este resultado, reforçou o lugar de pódio que era o seu grande objetivo.

A piloto mostrou, nesta corrida, a sua perseverança e alcançou o objetivo principal de chegar ao tão ambicionado lugar no pódio: “Estou orgulhosa por ter terminado mais uma corrida e, muito particularmente, por ter posicionado o nosso MAN no terceiro lugar à frente de todos estes protótipos. Se é verdade que em termos de categoria camião não podíamos ter feito melhor, é um facto que tenho pena de não ter entrado nos dez primeiros classificados da categoria camião auto. Mas para isso precisava de ter sido um bocadinho mais rápida na areia. Esta boa classificação também se deve ao excelente trabalho da minha equipa e por isso aqui fica uma palavra também para eles pelo excelente trabalho que têm feito”, revelou Elisabete Jacinto após terminar a corrida. Para Jorge Gil, coordenador da equipa, o balanço deste Rali de Marrocos é, também, positivo: “Atingimos o nosso principal objetivo e, contando com este, fizemos o terceiro pódio deste ano. Foi uma corrida difícil e foi preciso uma grande gestão da nossa parte. Mas, a equipa esteve ao seu melhor nível e não podíamos estar mais satisfeitos com este resultado” adiantou. Elisabete Jacinto e o Team Oleoban/MAN Portugal regressam à competições em finais de Dezembro, altura em que arranca o Africa Eco Race 2013.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

26ª Baja de Portalegre - 74 Autos inscritos

Apesar da crise, a prova do ACP regista novamente uma boa adesão.

Várias estreias na Baja aumentam o interesse do evento.

O ACP divulgou hoje a lista de inscritos para a Baja de Portalegre no que diz respeito aos automóveis, e que uma vez mais apresenta quantidade e qualidade, com 74 concorrentes inscritos. É certo que não os numeros ficam longe de os de outras edições, mas face á conjuntura economica nacional por um lado, e ao calendário internacional por outro, a lista não deixa de ser a melhor das provas nacionais e uma das melhores a nivel Europeu, senão mesmo a melhor.

Do total de inscritos, a divisão faz-se com 36 equipas para participar na prova FIA, e as restantes 38 presentes nas competições nacionais, 11 destes na prova nacional e os outros 27 no evento nacional.

No que diz respeito aos estrangeiros, o checo Miroslav Zapletal virá até nós com o seu Hummer 3 Evo e que pretende somar pontos para subir ao segundo lugar da classificação FIA. Estará ainda presente em prova o outro Hummer Evo, o de Zdenek Porizek.

Boris Gadasin irá também comparecer em Portalegre com o seu Proto G-Force, mas é no outro piloto da equipa que estará aquele que consideramos ser um dos principais destaques da prova: Vladimir Vasyliev que virá com um Mini All4 Racing. As qualidades do Mini são já sobejamente conhecidas entre o publico Português, mas o piloto Russo ainda é de alguma forma um ilustre desconhecido. Mas a verdade é que este é um piloto bastante rápido e seguro, e caso consiga evitar as armadilhas do percurso, será um dos que tem condições para facilmente lutar pela vitória na geral. Outro dos destaques pelo lado dos estrangeiros é Erik Korda. Tal como noticiámos no Todoterreno.pt há alguns dias, irá finalmente fazer a estreia na prova Portuguesa, trazendo também até nós pela primeira vez uma das novas Toyotas Hilux da Overdrive. Korda é um dos pilotos mais rápidos do seu país, e tem uma vasta experiência quer de todo o terreno quer de ralis, e irá certamente dar muito espetáculo nas pistas do Alto Alentejo.

Da Russia chegam-nos ainda duas máquinas bastante interessantes: O Pajero Evolution de Ilya Kuznetsov e o BMW X6 de Misikov Ruslan.

De Espanha virá uma das máquinas mais curiosas que poderemos ver. O Herrador EVO, conduzido por Javier Herrador. Esta máquina tem uma filosofia de construção radicalmente diferentes das que estamos habituados a ver, tendo ido buscar inspiração nos carros norte americanos. Não será tão grande, mas é muito rápido. Porém, temos que realçar alguma coragem por parte destes pilotos, porque caso a chuva se venha a manter, a ausência de parabrisas neste carro irá tornar-lhes a vida muito dificil durante toda a prova.

Para terminar quanto aos estrangeiros, Yahya Al Helei e Reinaldo Varela irão disputar entre si o titulo da categoria T2 da Taça FIA. A vantagem está do lado do Arabe por agora, e basta-lhe apenas pontuar para ser campeão. Reinaldo Varela tem que esperar por uma desgraça do lado do seu adversário, e conseguir ele próprio um bom resultado. Em Portalegre tudo será possivel, e estes dois prometem muita luta.

Quanto aos Portugueses Miguel Barbosa, Nuno Matos e Ricardo Porém marcam presença. O titulo já está nas mãos de Barbosa, pelo que este terá uma prova tranquila, já os outros dois têm para discutir entre si o segundo lugar do CPTT. Nuno Matos com o seu Astra Proto e o conhecimento profundo da região - pois é residente na cidade de Portalegre poderá ter em teoria alguma vantagem. No entanto Ricardo Porém tem vindo a subir de ritmo, conduzindo cada vez mais depressa e mostrando exclente adaptação ao BMW. Esta poderá ser esta a sua principal arma frente ao seu rival alentejano, mas estamos em crer que só mesmo no final se saberá qual dos dois foi mais rápido. Ao grupo dos pretendentes aos melhores lugares juntam-se também Rui Sousa com a Isuzu D-Max Proto e uma vez mais Helder Oliveira, que irá conduzir uma Navara Offroad.

Destaque ainda para duas estreias que irão ocorrer nesta prova. A primeira será a estreia em competição do Proto Vangest de Carlos Oliveira. E a segunda será também a estreia de um outro proto, mas desta vez o de Pedro Grancha.

A 26ª Baja de Portalegre começará no dia 1 de Novembro, com as habituais verificações técnicas e administrativas. Na sexta feira seguinte, dia 2 será disputado o prólogo e no dia seguinte será o grande dia da Baja, com as motos a terem que percorrer um unico grande sector, enquanto os carros percorrerão dois sectores selectivos.

Clique aqui para ver quem são os participantes na Baja de Portalegre 2012.

Inscritos Auto - Evento FIA

Inscritos Auto - Evento Nacional

Fonte: todoterreno.pt

Elisabete Jacinto no Rali de Marrocos 2012 (Vídeos 5ª e 6ª etapa)

Hélder Rodrigues: "Acredito que posso ganhar o Dakar"

Depois da excelente prestação no Rali de Marrocos, onde se estreou como piloto nº 1 da Equipa HRC, aos comandos de uma Honda CRF450 Rally, Hélder Rodrigues regressou hoje a Portugal trazendo na bagagem uma ambição cada vez realista de poder triunfar na edição de 2013 do Dakar.

À chegada a Lisboa o piloto da Honda, Red Bull e TMN, salientou que “foi muito importante ter ido bem preparado para esta corrida. Só assim se conseguem ganhar as grandes maratonas de todo-o-terreno. Treinei muito antes da corrida inclusive em Marrocos, o que me permitiu entrar muito bem neste Rali e dessa forma poder superar pilotos como o Marc Coma e o Cyril Despres. Infelizmente tivemos um percalço mecânico que nos impediu de vencer logo na corrida de estreia, mas tendo em conta que este foi o primeiro shakedown da Honda para o Dakar, estou certo de que a equipa HRC irá trabalhar afincadamente para que nada falhe na América do Sul. Estou efetivamente muito confiante em que é possível ganhar o Dakar 2013”.

domingo, 21 de outubro de 2012

Leonid Novitskiy convence e termina em segundo em Marrocos

• Boris Garafulic takes his BMW X3 CC to fourth place

• Technical problems cost Krzysztof Holowczyc a top-10 position

Following the Oilybia Rally of Morocco, the Monster Energy X-raid Team leaves Morocco with mixed feelings. At the end of the 2000-kilometre event, the Russian pairing Leonid Novitskiy and Oleg Tyupenkin finished second behind Frenchman Eric Vigoroux, with their orange MINI ALL4 Racing. And while Chile’s Boris Garafulic and his French navigator Gilles Picard also secured a pleasing result by finishing fourth, with their BMW X3 CC, Krzystof Holowczyc and his Portuguese co-driver Filipe Palmeiro had to cope with a big dose of bad luck. Having secured two special-stage wins on the first four days, they held a promising position in the battle for the overall win, with their white MINI ALL4 Racing – but in the penultimate special stage, gearbox problems made a sudden end to their dreams of making it to highest step on the podium.

For Novitskiy and his co-driver, it was a special rally and finishing runner-up represented a major success, for them. Three years ago, the two Russians had a serious crash in the Rally Tunis and since then, Tyupenkin hadn’t contested a rally. So, the 2012 Oilybia Rally of Morocco marked his comeback as co-driver. But the pairing quickly found back to a smooth cooperation and improved special stage by special stage.

Things looked promising for Holowczyc: after having finished second in special stage one, the Pole upped the ante by winning the second. A puncture in the following special stage cost him some time, but he struck back with another special-stage win on day four. The overall win seemed to be within reach but just a few kilometres after the start into the fifth special stage, gearbox problems cost Holowczyc a lot of time and positions. Nonetheless, the Pole demonstrated his competitiveness and fighting spirit by also winning the final special stage.

“With three special-stage wins, Krzysztof demonstrated his skills and without the problem, he definitely could have won the rally,” said Monster Energy X-raid Team Manager Sven Quandt. “Now we have to analyse what went wrong to make sure that we won’t encounter such a problem in the Dakar. At the same time, I have to praise the performance of Leonid and Oleg. They haven’t cooperated for three years and in consideration of this fact, their performance was really good. And Boris also once again impressed with a consistent performance.”

Overall:

1. E. Vigouroux (FRA)/A. Winocq (FRA) Chevrolet – 17h 55m 14s

2. L. Novitskiy (RUS)/O. Tyupenkin (RUS) MINI ALL4 Racing – 18h 12m 57s

3. G. Spinelli (BRA)/Y. Haddad (BRA) Mitsubishi – 18h 18m 37s

4. B. Garafulic (CHL)/G. Picard (FRA) BMW X3 CC – 18h 47m 12s

..

25. K. Holowczyc (POL)/P. Palmeiro (POR) MINI ALL4 Racing – 30h 41m 30s

sábado, 20 de outubro de 2012

Hélder Rodrigues sai de Marrocos com nova vitória

• Piloto da Honda encerra em beleza teste para Dakar 2013

• Vantagem de 19s sobre Pedrero-Garcia e 27s sobre Despres

Hélder Rodrigues aos comandos de uma Honda CRF450 Rally encerrou hoje de forma brilhante a sua participação Rali de Marrocos, ao vencer a derradeira etapa, apesar de ter sobre si o encargo sempre penalizador de abrir a pista durante quase todo o sector seletivo. Piloto nº 1 da Equipa HRC, a formação oficial do construtor japonês Honda que regressa às competições depois de muitos anos de ausência, Hélder Rodrigues confirmou o apurado momento de forma que atravessa, tendo gasto 1h50m50s para percorrer os 171 quilómetros da derradeira especial cronometrada, marca com a qual bateu os pilotos oficiais da KTM, Pedrero-Garcia e Cyril Despres, respetivamente por 19 e 27 segundos.

Embora não tenha conseguido repetir a vitória alcançada no ano passado, devido a um percalço mecânico na 4ª etapa, o campeão do mundo em 2011 provou, neste Rali de Marrocos, que a ambição de ganhar o Dakar 2013 está a ganhar forma de dia para dia.

“Estar numa equipa oficial e com as ambições de uma marca como a Honda é uma coisa totalmente diferente e estou muito feliz por poder estar neste projeto. Estou também muito satisfeito com a minha prestação: naveguei muito bem, consegui andar sempre muito forte e rápido e os resultados apareceram. Até ao Dakar ainda há muito para evoluir, mas estou confiante que todos sabemos o que há a fazer e que a participação nesta prova foi muito importante para o afinar deste projeto. Hoje parti atrás do Barreda, apanhei-o, passei para a frente e fui a imprimir um ritmo forte até ao final, o que me permitiu ganhar mais uma etapa”, salientou à chegada a Zagora o piloto da Honda, Red Bull e TMN.

Hélder Rodrigues, que regressa amanhã a Portugal, irá participar, de 1 a 3 de Novembro, na Baja 500 Portalegre, partindo depois para mais uma sessão de treinos com a equipa HRC.

Després vence o Rally de Marrocos

KTM factory rider and multiple Dakar Rally winner Cyril Despres of France put his head down and found the necessary power to take overall victory in the Morocco Rally on Saturday in the final of the six stages.

Despres took the victory by almost seven minutes ahead of Spain’s Joan Barreda while KTM rider Chaleco Lopez of Chile was overall third.

The six-stage rally in the desert of Morocco was the final rally of the year and the next time Despres and his teammates compete with me in the 2013 Dakar Rally that starts on January 5 in Lima, Peru.

Speaking that the end of the final stage, Despres said he went out feeling confident despite knowing there was only a narrow five-minute gap between him and Barreda and the final stage was a short 171 km. It had rained overnight and organizers were concerned that there may be water in the dry riverbeds that were included in the final stage but riders encountered no such problems, he said. “I knew I had to go out and make a good ride.”

Barreda opened the track and Despres was back at ninth but he said he felt very confident. “I like that kind of pressure,” Cyril commented. “You have to concentrate 100% because you know you can lose the race. Now its great to leave Morocco with the win and to have such a good feeling, also about the bike (KTM 450 Rally) and the team.”

He reflected that it had been a hectic week of mixed fortunes on the track during which his teammate Marc Coma crashed and had to exit with a dislocated shoulder. “This is our last ride for 2012 and the next time we meet will be at the Dakar 2013 in January. I hope Marc will come back soon and we can do a good job at the Dakar.”

Coma, who returned immediately to Spain for treatment after his crash, has now confirmed on social media that his injury only involves the dislocation and nothing more complicated and he said he is starting rehabilitation on Monday.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Hélder Rodrigues foi 2º na etapa de hoje

• Piloto português confirmou excelente andamento

Depois de, na etapa de ontem, ter sido forçado a parar, Hélder Rodrigues retomou esta manhã a sua participação no Rali de Marrocos, onde está a utilizar pela primeira vez em competição a Honda CRF450 Rally com a qual piloto e equipa apostam em ganhar o próximo Dakar. Apesar de ter partido para o sector seletivo de uma posição bastante atrasada, o piloto nº 1 da Equipa HRC não teve dificuldade em ultrapassar vários concorrentes e terminar a etapa na 2ª posição.

Hélder Rodrigues gastou 2h44m15s para percorrer os 246 quilómetros cronometrados, mais 1m20 que o espanhol Joan Barreda e menos 3m03s que o seu companheiro de equipa Sam Sunderland, que terminou na 3ª posição.

“Parti para a etapa tentando esquecer o balde de água fria que sofri ontem e apostado em dar como sempre o meu melhor. Esta corrida é muito importante para a preparação do Dakar, porque é o único teste que vamos fazer em competição, o que é sempre mais exigente e mais próximo daquilo que se pretende aferir numa moto que vai ter de enfrentar uma grande maratona na América do Sul. Sinto que estamos no bom caminho, embora com as etapas a passar vá notando de forma mais evidente os pontos onde temos de melhorar. Hoje, numa etapa com muita areia percebi que temos de melhorar neste tipo de traçado, para conseguirmos ser ainda mais fortes, mas estou muito satisfeito”, salientou no final da etapa o piloto da Honda, Red Bull e TMN.

O Rallye OiLibya du Maroc disputa amanhã a sua derradeira etapa e de novo com partida e chegada a Zagora. O sector seletivo será mais curto e terá 171 km, num traçado com características bastante diferentes das destes últimos dois dias. Um percurso mais técnico e mais rápido.

Elisabete Jacinto no Rali de Marrocos 2012 (Vídeos 4ª etapa)

Després na liderança após penúltima etapa

After a mixed day in the desert, KTM factory rider Cyril Despres managed to hang on to the overall lead in the Morocco Rally on Friday's penultimate stage but his overall advantage was trimmed down to 5 minutes 33 seconds.

Despres, who was second out on the track on a day and eventually finished the stage in ninth position, 12 minutes behind stage winner Joan Barreda of Spain. Despres’ teammate Joan Pedrero of Spain was the fastest KTM rider of the stage, finishing fourth and trailing the lead by seven and a half minutes.

Speaking after the stage Cyril said it had been ‘not a bad day but also not perfect’. “The first kilometers were not on the road book and I wasn’t sure I had the right bearing so I decided to turn back to check that I was right,” he commented. “After that it was not easy because there were many tracks from the other riders and other vehicles. I had two options, to follow the tracks or to make my own and I decided to make my own and when you do it like this, it can cost time. The last part was very fast and I was trying to push as much as I could. Tomorrow is a shorter stage and I will of course do everything I can to take the victory.”

With the early rally leader Helder Rodrigues well down the leader board after technical problems on Thursday and following the retirement of Cyril’s KTM teammate Marc Coma with a dislocated shoulder earlier in the week the race has now crystallized down to a two-way battle. Despres and Barreda are vying for victory and third placed Chaleco Lopez of Chile on the KTM is in the running for eventual third place. Lopez will have to watch out for attacks from Frans Verhoeven of Netherlands and Britain’s Sam Sunderland who are, time wise, close by. Only eight minutes separate places 3-5.

Riders will also have little opportunity to recover from mistakes in the final Stage Six, which is only 171 km of timed stretch and 206 km overall. Organizers say it is short but technically tricky and will take the field back into the small dunes. This means that given the battle between Despres and Barreda, there is still everything to play for.

Great disappointment for Rodrigues

Team HRC rider Helder Rodrigues’ stage stopped at km 58 today when he was opening the track with an 11 minute margin when his Honda CRF 450 Rally developed a fuel problem.

The Portuguese rider began today with an 11-minute overall lead at the halfway stage of the rally having won Monday’s opening stage and finishing in an impressive second place yesterday after stopping to help the injured Marc Coma. Helder will take the start of the 5th stage tomorrow and will continue testing the new CRF 450 RALLY aiming to be 100% ready for the Dakar 2013, which remains the main target for TEAM HRC.

Fellow-TEAM HRC rider, Felipe Zanol, made up for the disappointment of Rodrigues by claiming third place in today’s demanding stage, just 4’19 behind Jakub Przygonski who claimed todays’ stage, ahead of Despres and Zanol. The Brazilian sits now in fourth place overall.

Sam Sunderland finished seventh, a problem with the GPS prevented him from giving his best on a fast and demanding 250 km stage. A navigation mistake slowed Javier Pizzolito down. He then regrouped with team mate Johnny Campbell until the end of the stage, finishing respectively in 19th and 17th position.

The Stage. Liaison: 65 kms – selective sector: 250 kms – Liaison: 97 kms The 4th Stage sees the riders tackling 250 kms of fast tracks, mainly off “piste” through sandy oued and dry lake beds, before technical tracks with difficult navigation in the vegetation until the arrival. The Morocco Rally had never gone through Chegaga this way with fast new tracks to avoid the rocks.

Helder Rodrigues, DNF: “I’m very disappointed but this is racing. We were here to make a shakedown of the machine and we were doing very well. I was opening the track when the machine developed a fuel problem and I had to wait 11 minutes for the first rider to catch me. It’s a pity because today I had already gained a good margin and I could have improved the gap in the overall classification. Tomorrow we will continue the race as the priority is to do the shakedown of the machine in preparation of the Dakar, which remains our priority”.

Felipe Zanol 3rd in SS4 – 4th in the overall classification: “It was a good day for me. I didn’t make any navigation mistakes. I stopped to see if Helder was ok and then I continued the stage through dunes, fech fech and a lot of off piste. I experienced the first sand storm of my life. The visibility was very poor but fortunately we were close to the end of the stage”.

Sam Sunderland 8th is SS4 – 7th in the overall classification: “I was doing well until the refuelling, then at km 203 I realized that my GPS was not working properly, I probably missed one way point and because of that I struggled until the end of the stage. We are checking with the CP Course to understand what happened”.

Johnny Campbell 17th in SS4 – 18th in the overall classification: “This was the most difficult stage so far. We had to pay a lot of attention to the GPS and the CAP. The terrain was tough too, with many dunes, big and little ones of soft sands so it was almost impossible to have a good rhythm.

Javier Pizzolito19th in SS4 – 13th in the overall classification: “it was the most demanding stage both for the rider and the machine. It was very hot and I made a navigation mistake, losing 15 minutes. After having checked that Helder was ok, I tried to recover my rhythm and start passing many riders. Then I regrouped with Johnny and we did almost half of the stage together”.

Katsumi Yamasaki, TEAM HRC LPL: “We are very disappointed because Helder was doing a great job and he was opening the track with an 11- minute margin. We think that it was a fuel problem but we are checking now. Anyway this race was meant mainly as a test to make the shakedown of the machine in preparation for the Dakar, which remains our target. We are collecting data that is so important for such a young project. We will anayse all the data and continue working. It was a very promising day for Felipe, who rode with an accurate navigation and finished in the top 3. Sam struggled due to a problem with the GPS, while Johnny and Javier did a very good team work riding together for half of the stage”.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Després regressa à liderança em Marrocos

KTM factory rider Cyril Despres finished second in Stage Four of the Morocco Rally to reclaim the overall lead in a dramatic day where sand storms reduced visibility hindering navigation and his main rival and yesterday’s leader retiring with engine problems.

The entire field was shaken up in the fourth stage and eventual stage winner, KTM’s Kuba Przgonski was the one who triumphed in very difficult conditions, coming home in three hours 28.44, two minutes 27 ahead of Despres. With Marc Coma out with a dislocated shoulder after yesterday’s crash and the overall leader Helder Rodrigues of Portugal out today with engine problems, the way is now clear for Despres to make his mark on the remaining days.

Riders tackled about 250 km of tough desert riding with a mix of rocky piste and sand dunes but it was the notorious sand storms that gave them the most problems with very poor visibility. This resulted in a significant reshuffle of the leader board, which saw many of the top ten riders up to now drop down the order. The difficult conditions could also be a problem for the lead riders in tomorrow’s stage. It covers a lot of the same territory and is about the same distance. Przgonski is in charge of opening the track, not an enviable job given the sand storm situation.

Azar bateu à porta de Hélder Rodrigues

• Problema com gasolina obrigou a parar quando já estava com 14 minutos de avanço

• Piloto português retoma amanhã a corrida

Numa fase da corrida em que confirmava o seu ascendente sobre os mais diretos adversários, o azar bateu à porta de Hélder Rodrigues quando hoje estava a disputar a 4ª etapa do Rali de Marrocos.

O piloto nº 1 da Equipa HRC, aos comandos de uma Honda CRF450 Rally, abria a pista da etapa que tinha partida e chegada a Zagora quando foi forçado a parar.

“Esta era uma etapa muito importante para definir a classificação e apesar de partir de novo a abrir a pista estava muito motivado e confiante em conseguir com a Honda mais um resultado positivo, dando sequência ao que tínhamos vindo a fazer desde o início deste rali de Marrocos. Infelizmente um problema que estamos em crer tenha tido a ver com a gasolina obrigou-me a parar sem qualquer hipóteses de tentar resolver a questão no terreno. O piloto seguinte apenas passou por mim cerca de 14 minutos depois”, salientou o piloto da Honda, Red Bull e TMN que referiu ainda:

“Amanhã iremos retomar a corrida apostados em continuar a testar em ritmo de competição a nossa Honda, com vista ao próximo Dakar, lutando agora apenas pelas vitórias nas duas etapas que restam”.

A quinta etapa do Rallye OiLibya du Maroc, que amanhã se disputa, terá partida e chegada a Zagora. O sector seletivo terá 246 km, sendo em grande parte o mesmo de hoje, mas efetuado em sentido inverso.

X-Raid e Monster Energy mantêm-se uma equipa forte

• Deals with Nani Roma and Krzysztof Holowczyc extended

• Stéphane Peterhansel and Jean-Paul Cottret already confirmed

The 2013 Dakar Rally is approaching and with three more months to go, to the start in Peru’s capital, Lima, the competitive team has set the course for the future: Monster Energy and Team X-raid extended their partnership for another two years and at the same time, X-raid also opts for continuity when it comes to the driver line-up. In addition to French pairing Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret who were confirmed as part of the team as early as in May, the Trebur based team will be represented by another two strong pairings racing MINI ALL4 Racing vehicles, in the coming Dakar: Nani Roma and his French co-driver Michel Périn extended their deal with the Monster Energy X-raid Team for another season and the same applies to Poland’s Krzysztof Holowczyc and his Portuguese co-driver Filipe Palmeiro.

The cooperation of Monster Energy and X-raid began in 2010 and caused a stir in the cross-country rallying fraternity right from the start. In late 2010, the partners made for a major surprise by launching the MINI ALL4 Racing for the 2011 Dakar and one year later, they celebrated a huge success: a one-two in the Dakar Rally, courtesy of Stéphane Peterhansel and Nani Roma.

“As the Monster Energy brand continues to move forward at a meteoric pace across the planet we look to global-encompassing events such as the Dakar Rally as a means to strengthen and further expand the brand,”
said Mark Hall, President of Monster Beverage Company. “Our partnership with the X-raid MINI ALL4 Racing program was quite literally one of our more successful automotive racing ventures in 2012. And we look forward to continuing our relationship with the team as they defend their Dakar Rally title in 2013 and beyond.”

With Roma and Holowczyz, the Monster Energy X-raid Team now was able to confirm two very competitive drivers. Roma made the entire team happy by finishing runner-up, with his yellow MINI ALL4 Racing. Six years ago he had won the motorbike title in the prestigious desert rally. For Holowczyc it also was the second Dakar as X-raid driver. In 2012, the Pole took his MINI ALL4 Racing to ninth position. For a long time, he had been – just as his team-mates – one of the frontrunners but a problem in the closing stages cost him dearly. Nonetheless, he was able to battle his way back up to the top 10, in the final special stages.

“Monster Energy is a strong partner and we jointly celebrated our biggest success, this year,” underlines Monster Energy X-raid Team Manager Sven Quandt. “I’m truly looking forward to our cooperation in the coming two years. Monster Energy and the MINI ALL4 Racing are a perfect match – they both are young and cool. And there is additional good news: we can confirm the signing of another two top drivers – Nani and Krzysztof – for the coming Dakar. Nani’s second place in the 2012 Dakar was extremely important for him – and for us, too. Krzysztof drove a very good Dakar and held third position up to stage nine. Then, he dropped out of the Top 10 due to a problem but battled his way back to ninth position and completed our great team result. Having signed them for 2013 means that we will have another two strings to our bow, in the battle for the top positions.”

Nani Roma: “For me, finishing this year’s Dakar was extremely important. Making it to the bivouac every single day without losing a lot of time represented my top priority. The team did a fantastic job and the MINI ALL4 Racing ran perfectly throughout the event,” says Roma. “Now I’m looking forward to again go for it in the Dakar together with X-raid.”

“With X-raid and Monster I’ve got strong partners and I’m on a promising path to making my dreams come true,” added Krzysztof Holowczyc. “I’ve got more experience under my belt, now, and the excellent MINI ALL4 Racing – so who should stop me now on my way to celebrating a major Dakar success?”

X-raid was founded by Sven Quandt back in 2002. Just one year later, Luc Alphand won the Dakar diesel title to repeat this success in 2004. Furthermore, X-raid won the FIA World Cup five times, in the past years! In late 2010, the Trebur based team surprised the off-road rallying fraternity by designing and building the MINI ALL4 Racing. And about a year later, the team celebrated its fantastic triumph in the 2012 Dakar, thus securing the well-deserved reward for all the hard work: Peterhansel and Nani Roma gave the team a one-two, with all the other MINI ALL4 Racing drivers also making it to the top 10.

The 2013 Dakar will be started on 05th January, 2013, in Peru’s capital Lima. Following the day of rest (13th January) in San Miguel de Tucuman, Argentina, the Dakar will be continued to be finished on 20th January in Chile’s capital, Santiago.

Elisabete Jacinto no Rali de Marrocos 2012 (Vídeo 3ª etapa)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Hélder Rodrigues lidera classificação geral após etapa 3

On a day that saw temperatures in the desert hitting 42°C, TEAM HRC Helder Rodrigues finished on top of the overall rankings after a long and demanding 291 km stage. Starting third, Helder Rodrigues pushed hard to catch Coma, but was navigating alone when he saw a badly damaged bike in an open “piste” with camel grass. He stopped to assist Marc, who had injured his shoulder in the crash, until Lopez and Casteu arrived. Helder opened the track again until the end of the stage, finishing the SS3 in 2nd position, just 3 seconds behind Paulo Goncalves who won today's stage.

With 10 riders in the first ten minutes, it was a very positive day also for TEAM HRC with Sam Sunderland, who rode consistently at a high pace finishing 6th just 6’ behind Helder and Felipe Zanol 10th , 3’55 behind the team mate. Javier Pizzolito rode focusing on the road book to train in preparation for the Dakar, finally finishing 16th and Johnny Campbell, 21st, who is getting more into the race rhythm day by day.

The Stage Liaison: 17 kms – selective sector: 291 kms – Liaison : 49 kms The Rally leaves Erfoud to go down south / west to Zagora covering part of the old Paris -Dakar piste. SS3 is a long, very fast stage with a lot of difficult navigation, off-track on dry lake beds, fech fech areas and camel grass.

Helder Rodrigues, 2nd in SS3, 1st in the overall classification: “I started third behind Marc. I was pushing to catch him but, after a while, because of the dust I didn’t know where he was. Then I saw a badly damaged bike, I saw Marc and I stopped to assist him. I called the CP course for medical help, and assisted him in opening his jacket and handing him a cap for sun protection. Many riders didn’t stop but for me it’s normal, it's part of the race. In the desert, if someone crashes and it looks serious I stay with him and assist him. Then, when the first 2 riders arrived, I continued my race, pushing hard because I wanted to gain time on Cyril for a higher position in the overall classification. I’m now leading and this is a very good result after the first 3 stages with my CRF 450 RALLY”.

Sam Sunderland, 6th in SS3, 10th in the overall classification: “It was a very tiring stage because of the navigation and there were many places where there where no traces. I’m happy because I rode without making mistakes. It was really hot and dusty and it reminded me of Dubai. I’m satisfied with the machine. The suspension was working better after the changes we made.”

Felipe Zanol, 10th in SS3, 8th in the overall classification: “I made a mistake at a waypoint at km 123 that I validated without realizing and I lost 4-5 minutes looking for the validation. I could have finished in a better position but in this rally accurate navigation is important for me, as is testing the machine to collect as much information as possible”.

Javier Pizzolito, 16th in SS3, 13th in the overall classification: “it was a fast stage with very hard terrain and many points of difficult navigation. My priority for this rally is to gain accuracy in navigation even if this means that my average speed is a bit lower. For me this is an important training session before the Dakar and I’m satisfied with today’s stage”.

Johnny Campbell, 21st in SS3, 21st in overall classification: “It was a very fast stage- too fast for me. I prefer a slightly more technical ride. We had a lot of rocks, dry lake beds and hard tracks where we reached the top speed on the bike many times. I made a mistake at km 160 because there was a lot of dust catching the slower riders. I saw Marc, he was getting medical assistance. It was not a very fast track where he crashed but with many dangers and camel grass”.

Katsumi Yamazaki, TEAM HRC LPL: “Another very positive day for TEAM HRC, we are collecting very important data of how the machine works on different terrains, that will be very useful in preparation of the Dakar. The whole team is doing a great job, not only the riders but also engineers, mechanics and the staff in general. We are globally constructed team with 30 people representing 11 different nationalities”.

Després desce para 2º; Coma desiste após queda

KTM’s lead factory riders ran out of luck on Wednesday in Stage Three of the Morocco Rally with Despres dropping to overall second after finishing eleventh in the stage and Marc Coma crashing and having to withdraw with a dislocated shoulder.

Despres opened the track on Wednesday with Coma close behind. But not far into the day’s 357 km ride between Erfoud and Zaragora. He crashed in an off-piste area covered in camel grass, hit a pile of sand with his rear wheel and was catapulted over the handlebars of his KTM 450 Rally bike. Portugal's Helder Rodrigues, who was following Coma stopped to assist him until Coma’s KTM factory teammate stayed with him until the arrival of the helicopter. He was moved to a hospital in Er Rachidia for x-rays and it was established he had dislocated but not fractured his shoulder. He is now on his way back to Spain and will undergo full medical checks in Barcelona tomorrow.

The accident also had repercussions for teammate Despres, who began to suspect something had happened to his teammate when he failed to see dust from the other bike. He then suffered a lapse of concentration and made several navigational errors, eventually finishing eleventh in the stage and sacrificing his significant lead built up over the first two days. He now trails Rodrigues by 11 minutes going into the fourth stage.

Rodrigues was second in the stage behind Portugal’s Paolo Goncalves and as is customary, organizers gave him back the time he spent with Coma waiting for medical assistance. Chaleco Lopez of Chile was the fastest KTM rider in the stage, finishing third 2 minutes 50 behind the leader.

Results Stage Three

(Total distance 357 km, 291 km timed)

1, Paolo Goncalves, Portugal Husqvarna, 2 hours 52,24

2, Helder Rodrigues, Portugal, Honda at 0.03

3, Chaleco Lopez, Chile, KTM, 2, 50

4, Joan Barrera, Spain, Husqvarna at 5.28

5, David Casteu, France, Yamaha at 5.49

Hélder Rodrigues é líder no Rali de Marrocos

• Tem agora uma vantagem de 11m01s para o francês Cyril Despres

• Foi segundo na etapa a 3s de Paulo Gonçalves

Depois de ter sido o mais rápido na etapa de abertura do Rali de Marrocos, onde faz a sua estreia em competições mundiais como piloto nº 1 da Equipa HRC, o piloto português Hélder Rodrigues, aos comandos de uma Honda CRF450 Rally, regressou hoje ao comando da prova, agora com uma vantagem de 11m01s sobre o francês Cyril Despres, 16m21s em relação ao espanhol Joan Barreda e 17m25s para o compatriota Paulo Gonçalves que, por apenas 3s, foi o mais rápido nesta 3ª etapa.

O campeão do mundo em 2011 gastou 2h52m27s para percorrer os 291 quilómetros da especial cronometrada, menos 12m52s que Cyril Despres, o seu grande adversário na luta pela vitória no Rali de Marrocos, prova que o piloto Honda, Red Bull e TMN ganhou em 2011.

“A etapa correu-me de facto bastante bem porque nunca falhei em termos de navegação. Na parte inicial da especial encontrei o Marc caído e estive com ele cerca de sete minutos, que a organização retirou ao meu tempo. O Barreda, que nessa altura vinha comigo seguiu, mas acabei por o apanhar quando ele se perdeu. A paragem junto ao Marc permitiu que pilotos que tinham partido mais atrás se juntassem a mim, mas o mais importante foi ter conseguido apanhar o Cyril e ter sido de novo o primeiro piloto a terminar a etapa. A moto está excelente e a equipa tem sido fantástica. Pela minha parte tenho conseguido estar sempre muito concentrado, para não cometer qualquer tipo de erro”, salientou o piloto da Honda.

A quarta etapa do Rallye OiLibya du Maroc, que amanhã se disputa, terá partida e chegada a Zagora. O sector seletivo terá 250 km, comporta uma passagem inédita pelo Cheggaga e muita areia ao longo de toada a especial.

Vídeos: Elisabete Jacinto no Rali de Marrocos 2012

Verificações:

Etapa 1:

Etapa2:

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Paulo Graça e Vítor Jesus estão fora de prova

Depois de uma etapa inaugural bastante positiva, nada fazia prever que Paulo Graça e Vítor Jesus abandonassem tão cedo o Rali de Marrocos. A lei do deserto falou mais forte e uma armadilha do percurso acabou por ditar a má sorte da equipa portuguesa, que se mostrava bastante animada com o resultado alcançado no dia de ontem. Um verdadeiro susto, foi o que aconteceu após a Nissan Navara Off Road da Oceanotrading racing team ter galgado um verdadeiro degrau com mais de dois metros, vindo a embater de seguida de forma violenta numa saliência do terreno.

“Parecia uma verdadeira parede”, explicou Paulo Graça ainda abalado pelas dores sentidas com o embate. O líder da Oceanotrade racing team foi transportado de helicóptero para o hospital de Er Rachidia, onde foi sujeito a exames rigorosos para despistar qualquer situação mais complicada.

“Não há nada partido. Efectuei várias radiografias e até um TAC que não acusaram nada de grave. Estou apenas dorido devido à violência do embate. Parecia que estávamos no percurso certo. Aliás, outros concorrentes que me seguiam preparavam-se para passar por ali. Depois de ter saltado um degrau com quase dois metros, batemos violentamente numa espécie de parede. A pancada foi tão forte que até partimos um triângulo da suspensão da Navara. Lamento sinceramente que a experiência tenha sido tão curta”, afirmou, com alguma desilusão, Paulo Graça.

Vítor Jesus nada sofreu com o acidente, e depois de um natural repouso de Paulo Graça, a equipa deverá regressar a Portugal dentro de dois ou três dias.

Termina sem sorte a primeira experiência da Oceanotrade racing team por terras marroquinas, embora a paixão e o entusiasmo de Paulo Graça por desafios deste género, possam fazer com que o regresso a este tipo de competições se verifique brevemente.

Mais um bom dia para o TEAM HRC

Helder Rodrigues, fresh from winning the first stage of the Morocco Rally, today had the difficult task of opening the track in a demanding 315 km stage, characterized by very difficult navigation and 22 kms of dunes of the Erg Chebbi to cross from south to north. A very high sun made the navigation even tougher.

The TEAM HRC rider fought hard with Marc Coma and Cyril Despres and finally finished 3rd behind despres, who claimed today’s stage, in front of Coma and Rodigues. Helder Rodrigues is third in the General Classification, just 51 seconds behind the leader Cyril Despres.

Felipe Zanol, 8 times Brazilian Enduro Champion and 5 times Brazilian Cross Country Champion, rode consistently, focusing on navigation and getting experience in the high dunes of Merzouga. In his debut on the African terrain, Felipe finished in the top ten and is 10th in the overall classification.

A very good day for the 23-year old Sam Sunderland. His 14th finishing position in SS2 doesn’t show his real race result as his start was complicated by a technical issue that made him lose almost 30 minutes. Sam race pace would have assured him a top 5 finish.

The 3 times Rally Argentinian Champion Javier Pizzolito continued making experience on the new Honda machine focusing on navigation in preparation of the Dakar 2013. He finished 14th, 12th in the overall classification.

Starting in 39th position, due to a 1h30 penalty for having missed 3 way points in SS1, Johnny Campbell recovered 19 positions, finishing 20th, after an accurate navigation in the dunes and a fast ride in the final hard, rocky tracks, familiar to the 11 times Baja 1000 winner.

The Stage. Liaison: 27 kms – selective sector: 315 kms– Liaison: 17 kms The rally starts to get tough with a very demanding second stage that sees first a navigated part of fast, rocky track before arriving to the big dunes of Merzouga. The riders will cross the dunes for 22 kms from south to north, for the whole length of the Erg. Riding into the wind will represent an extra challenge. Afterwards the riders will finish on the same route as the start of yesterday's stage with open track and several dangers. Moreover the route will be much more damaged after the passage of yesterday’s competitors.

Helder Rodrigues, 3rd in SS2 - 3rd in overall classification +0’.51: “It was a very demanding day and opening the track crossing 22 kms of dunes, without any references except your road book is quite tough. The first part of the stage was fast and very navigated, then I had a hard job opening the track in the dunes with a very high sun and finally, in the last 100 kms we had a very good fight with Marc in the oued, like in a motocross race. In general, I’m satisfied with today’s result, I started first and crossed the finish line first. The CRF 450 RALLY is working really well, my congratulations to Honda for having worked hard to give me such a good machine in 4 months of work”.

Felipe Zanol 10th in SS2, 10th in overall classification +33’26: “It was a good day for me, I rode consistently and I feel more comfortable with the navigation. It was a very difficult stage for navigation with many points where it was easy to make mistakes, especially when we came across yesterday’s traces as the final part of the stage was the same backwards as yesterday’s initial part of the stage. I made the most of the 22 km on the dunes, gaining experience”.

Sam Sunderland 14th in SS2 – 12th in the overall classification +40’41: “my body was still sore from yesterday's crash and I lost almost 30 minutes at the very beginning due to technical issues. This is why my final position didn’t reflect my performance. I’m very happy with how I rode today. It was a very navigated stage and when we crossed the dunes the sun was so high that it was difficult to see. I’m very happy with my Honda, the handling is very good and it is also very manoeuvrable which helps us a lot”.

Javier Pizzolito 17th in SS2 – 14th in the overall classification +57’37: “It was a positive stage. I rode focusing on the road book and tried not to follow the traces. I was a bit slower but I preferred to make my way and gain more experience in navigation in preparation for the Dakar, which is our priority and where I hope we can get a good result as a team”.

Johnny Campbell 20th in SS2 – 24th in the overall classification +2h36’56: “I started back in the group because of the 1h30’ penalty for having missed 3 way points, but I was able to recover many positions. I focused on the road book and I think I made no particular mistakes. I enjoyed the stage a lot, especially the last 100 kms which were rocky, fast and many berms like in a Baja”.

Katsumi Yamazaki, TEAM HRC LPL: “The CRF 450 Rally is progressing well and today we had the opportunity to test it in the 22 km of dunes. The air temperature was a bit higher than yesterday (50°C) but the machine is responding well in terms of temperature, engine drivability and handling both on rocky hard terrains and soft dunes”.

Després na frente após segunda etapa

KTM’s factory riders Marc Coma and Cyril Despres continued to dominate in Stage Two of the Morocco Rally with Despres of France winning the stage and moving into the overall lead by a very slim 0.37 seconds from his teammate Coma.

The two riders, both multiple Dakar ally winners are using the final rally of the season to fine-tune their skills and KTM 450 Rally bikes ahead of the 2013 Dakar Rally that starts January 5 in South America.

The second stage took riders 359 km through the desert of which 315 km was timed and Despres, who finished third in Monday’s opening stage, crossed the line 1 minute 45 ahead of Spain’s Coma.

Honda rider Helder Rodrigues was third Tuesday and is also third in the overall standings while the three lead riders have now distanced themselves from the rest of the field by a handy eleven minutes. Joan Barreda of Spain was fourth in both the stage and now in the overall.

It will now be up to Despres to open the track on Wednesday but he will certainly have difficulty shaking off the determined Coma, who took the 2012 World Cross Country Rally title in Sardinia after winning the first three of the four round competition.

Coma remarked after the race that it had been a very long stage crossing the Erg Chebbi dunes. He had first overtaken Rodrigues and all three riders stuck together throughout the stage.

Another prominent KTM rider was Chaleco Lopez of Chile who was both sixth in the stage and overall while Juan Pedrero of Spain, KTM factory rider and ‘water carrier’ in the Dakar Rally to his KTM factory teammate Coma trailed the leader by 12 minute 17 in the stage and is seventh overall.

Also performing better were KTM’s two South African riders Riaan Van-Niekerk and Darryl Curtis who are also here to put in the navigation and desert experience ahead of the 2013 Dakar Rally. Riding close together for this important trial run, they finished 15-16 in the stage and have moved up to 16-17 in the order.

Riders face another 357 km on Wednesday but only 291 km of timed section.

Results Stage Two

(Total distance 359 km, 44 km liaisons, times 315 km)

1, Cyril Despres, France, KTM at 3 hours 34.14

2, Marc Coma, Spain, KTM at 1 minute 45

3, Helder Rodrigues, Portugal, Honda at 3.11

4, Joan Barrera, Spain, Husqvarna at 3.26

5, David Casteu, France, Yamaha at 6.02

6, Chaleco Lopez, Chile, KTM, 7.12

Hélder Rodrigues mantém-se na luta pela vitória

A abrir a pista na 2ª etapa do Rali de Marrocos era previsível que o piloto português Hélder Rodrigues perdesse tempo para os seus mais diretos adversários. Todavia o piloto da Equipa HRC, aos comandos da sua Honda CRF450 Rally, conseguiu enfrentar com firmeza os ataques de Marc Coma e Cyril Despres e ser o primeiro a cruzar a linha de meta. O campeão do mundo em 2011 gastou 3h37m25s para percorrer os 315 quilómetros da especial cronometrada, perdendo 3m11s para o francês Cyril Despres e 1m26s para o espanhol Marc Coma. Na geral Despres está no comando com 37s de vantagem sobre Coma e 51s para Hélder Rodrigues. Amanhã invertem-se as posições e o piloto português poderá, se tudo correr bem, regressar ao comando da prova.

Para o piloto Honda, Red Bull e TMN, esta foi uma etapa bastante difícil mas muito proveitosa:

“Partir à frente numa etapa destas exige muita concentração. Correu tudo bem em termos de navegação e consegui não ser apanhado pelo Marc até ao reabastecimento. Depois ele juntou-se a mim e durante muitos quilómetros fomos alternando na abertura da pista. Na parte final eu consegui distanciar-me e ganhar uns bons segundos, que podem vir a ser muito importantes em termos de classificação”, salientou o piloto da Honda.

A terceira etapa do Rallye OiLibya du Maroc, que amanhã se disputa, leva a caravana do rali de Erfoud a Zagora. O sector seletivo terá 291 km será essencialmente em areia e rápido com a travessia de duas montanhas no final.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Rally de Marrocos: Coma e Després em 2º e 3º na etapa 1

KTM’s factory riders Marc Coma and Cyril Despres got down to the business of serious rally on Monday on the opening stage of the Rally of Morocco. Coma finished just one minute 12 behind leader Helder Rodrigues of Portugal and Despres trailed by 2 minutes 20.

The three leaders have already put distance to the next rider Joan Barreda of Spain who trails by just under eleven minutes. This puts the two KTM riders, who are both multiple Dakar Rally winners, in perfect position for Stage Two on Tuesday. Coma follows out Barreda, who must open the road in the desert and both he and Despres will be able to follow his tracks.

Monday’s ride took competitors out into the desert and over rocky terrain for a total distance of 313 km with two short liaisons totaling 42km. Tuesday’s second stage will be very similar and in part covering the same terrain prompting Coma to remark that it will be necessary to be careful with the navigation and not be confused by the tracks laid down in the desert on Monday. Despres said he was quite satisfied with the opening day but admitted it had been difficult riding over the rocky passages and also having made several small mistakes that cost him ‘some seconds’.

Both riders are using the rally to fine-tune their training for Dakar 2013 (Peru, Argentina and Chile) starting on January 5. Coma settled the title in the World Cross Country World Championship already in Sardinia in July and sat out the final of the four rounds in Egypt last week. Despres confined his racing activities to the Desafio Litoral Rally in Argentina, also in the summer, which he won.

While the two lead KTM riders are numbered among the favorites for this week’s event, there is a strong field of factory riders in the field that will all be out to trim their domination. Other strong KTM riders competing this week include Coma’s teammate Juan Pedrero of Spain, currently seventh, Chaleco Lopez of Chile (ninth), Alessandro Botturi and Jakub ‘Kuba’ Przgonski of Poland. Also competing are South African duo Darryl Curtis and Riaan Van Niekerk, also in Morocco to hone skills for Dakar 2013.

Results Stage One

(Total distance 313 km, including two liaisons total 42 km)

1, Helder Rodrigues, Portugal, Honda 2 hours 59.50

2, Marc Coma, Spain, KTM at 1 minute 12

3, Cyril Despres, France, KTM at 2.20

4, Joan Barrera, Spain, Husqvarna at 10.41

5, Paolo Goncalves, Portugal, Husqvarna, 13.36

6, Olivier Pain, France, Yamaha, 14.26

TEAM HRC vence primeira etapa do Rally de Marrocos com Hélder Rodrigues

What better way to celebrate Honda's return to Rally than Helder Rodrigues' victory in the first stage of the Morocco Rally with TEAM HRC. In his debut on the CRF 450 RALLY the Portuguese Helder Rodrigues won the 271 kilometre-long stage ahead of Marc Coma and Cyril Despres.

It was a very positive start for the whole TEAM HRC with Brit Sam Sunderland finishing in the top 10, despite a crash in the dust at km 138 . Brazilian Felipe Zanol, in his debut in an African race, focused on gaining more experience with the navigation with cap, finishing 12th. Argentinian Javier Pizzolito and American Johnny Campbell rode consistently and despite some navigation mistakes finished in 15th and 16th positions.

The Stage. Liaison: 17 kms – selective sector: 271 kms – liaison: 25 kms The first of the 6 stages of the Morocco Rally was really a warm up with riders tackling all kinds of terrains: fasttracks, dunes and rocky paths. The first part of the stage was very fast, rocky and quite dangerous with many points signalled with “danger 3”. The track took the competitors on a large plateau followed by a steep descent into a canyon, before crossing the Erg. After the service in Merzouga the riders continued on a fast and rocky track till the end of the stage, located near Erfourd, the base of the bivouac for the first 2 days.

Helder Rodrigues, SS1 1st: “I’m very happy with this result, winning the first stage in my first race with a new machine and a new team is a great satisfaction. This is just the first day but it’s nice to start on top. The CRF 450 RALLY is working well, we have a very good base and this race is also good for testing before the Dakar, which is our target. Today it was a good stage with a diversified terrain. I rode with Coma and Despres, we were very close and finally I won”.

Sam Sunderland, SS1 10th: “There was a lot of dust and there were many points where I couldn’t see. Before the refuelling I was behind Duclos and I couldn’t see anything because of the dust, then when I could see a bit better there was a sharp turn and I crashed. I did all the second half of the stage without a road book, I think I also damaged the rear suspension. My body hurts now, but I look forward to next stage tomorrow”.

Felipe Zanol, SS1 12th: “It was my first race in Africa and my priority today was to adapt to the navigation with the cap, because it’s very different from what we are used to in Brazil. I struggled a bit with the navigation especially in the dunes, after the first 100 kms. Despite some navigation mistakes, I’m very satisfied with the machine, my Honda works very well. Today I preferred to ride consistently, tomorrow I will start to push more”.

Javier Pizzolito, SS1 15th: “It was a nice stage, I enjoyed it a lot. My priority was to get into the rhythm and to adapt to the new machine. Starting 25th there was a lot of dust and despite a small crash I recovered some positions. In general I’m satisfied with today’s first stage, the scenery here is amazing and the atmosphere in the team is really good”.

Johnny Campbell, SS1 16th: “The track today was very fast, let’s say 90% very fast track and 10% off track in the dunes. There was a lot of rocks and dust but in general it was ok. This is the first major race I have competed in since 2001 so it takes me a little time to get into the race rhythm again, in terms of speed and intensity, while physically I’m ok. I made some navigation mistakes and I lost 10 minutes before arriving at the service. Then I regrouped and finished 16th. The CRF 450 RALLY is working really well, it has a strong power and I look forward to the next stage”.

Katsumi Yamazaki, TEAM HRC large Project Leader: “I’m very happy with todays’ result, the machine is working very well and the riders did a good job. I’m very satisfied with Helder’s result, this is the first win for us and it’s a very good start. Today it was a very fast stage, the average speed was very high for a rally race. Sam crashed because of the dust, fortunately without serious consequences. Felipe did a good job, riding consistently and gaining experience with the navigation. Also Javier and Johnny rode consistently. We are collecting very useful information to get the bike ready for the Dakar. We started with a good base but we will continue to work to improve it”.

Results of the 1st Stage (Unofficial)

1- #3 Helder Rodrigues (PRT) 2h59min50s - HONDA

2- #1 Marc Coma (ESP) 3h01min02s - KTM

3- #2 Cyril Despres (FR) 3h02min10s - KTM

4- #8 Joan Barreda (ES) 3h10min31s - Husqvarna

5- #5 Paulo Gonçalves (PRT) 3h13min26s - Husqvarna

10- #17 Sam Sunderland (UK) 3h21min03s - HONDA

12- #11 Felipe Zanol (BRA) 3h23min55s - HONDA

15- #25 Javier Pizzolito (ARG) 3h31min04s - HONDA

16- #22 Johnny Campbell (USA) 3h32min28s - HONDA

MAN TGS e Elisabete Jacinto em 3º lugar

• Equipa portuguesa com bom início no Rali de Marrocos

O Team Oleoban/MAN Portugal iniciou hoje a sua participação no Rali de Marrocos onde conseguiu averbar a terceira posição entre os 11 camiões em prova na primeira etapa. A equipa, que representa a MAN na prova africana, foi apenas superada pelos dois camiões do Team De Rooy.

Elisabete Jacinto ficou no 14º posto da classificação geral, num total de 70 inscritos da categoria conjunta auto/camião: “esta primeira etapa foi muito positiva. Fizemos uma especial sem problemas e agora temos que trabalhar para manter o terceiro lugar. Estamos contentes com a prestação de hoje porque correu tudo como esperávamos. A navegação foi muito dura, no entanto, o José Marques conseguiu manter-se à altura do desafio e fizemos uma etapa muito fluida”, revelou a piloto no final da especial.

O Team Oleoban/MAN Portugal vai competir contra equipas e pilotos muito competentes sendo os principais opositores da equipa lusa o Team De Rooy, que conta com os pilotos Gérard De Rooy e Massimo Biasion (o italiano ex-campeão de ralis e vencedor da última edição) e ainda o Team X-Dakar e Hans Bekx.

No entanto, apesar da forte concorrência, Elisabete Jacinto aponta para um lugar de pódio no final do rali: “Esta competição vai ser bastante dura. Estão inscritos pilotos e equipas muito fortes, que têm camiões muito bem preparados, mais leves e bastante mais potentes que o nosso. Logo, à partida, estas equipas contam com alguma vantagem sobre nós. Sei que vai ser uma prova muito disputada, mas vamos manter a concentração para cumprir o objetivo principal”, refere a piloto lusa.

O Rallye Oilibya Maroc 2012 vai percorrer cerca de 2000 quilómetros entre Erfoud e Zagora. É constituído por seis etapas que incluem pistas muito pedregosas, sinuosos percursos de montanha e passagens de areia. Os Erg Chebbi e o Cheggaga vão ser o grande desafio.