segunda-feira, 22 de outubro de 2012

26ª Baja de Portalegre - 74 Autos inscritos

Apesar da crise, a prova do ACP regista novamente uma boa adesão.

Várias estreias na Baja aumentam o interesse do evento.

O ACP divulgou hoje a lista de inscritos para a Baja de Portalegre no que diz respeito aos automóveis, e que uma vez mais apresenta quantidade e qualidade, com 74 concorrentes inscritos. É certo que não os numeros ficam longe de os de outras edições, mas face á conjuntura economica nacional por um lado, e ao calendário internacional por outro, a lista não deixa de ser a melhor das provas nacionais e uma das melhores a nivel Europeu, senão mesmo a melhor.

Do total de inscritos, a divisão faz-se com 36 equipas para participar na prova FIA, e as restantes 38 presentes nas competições nacionais, 11 destes na prova nacional e os outros 27 no evento nacional.

No que diz respeito aos estrangeiros, o checo Miroslav Zapletal virá até nós com o seu Hummer 3 Evo e que pretende somar pontos para subir ao segundo lugar da classificação FIA. Estará ainda presente em prova o outro Hummer Evo, o de Zdenek Porizek.

Boris Gadasin irá também comparecer em Portalegre com o seu Proto G-Force, mas é no outro piloto da equipa que estará aquele que consideramos ser um dos principais destaques da prova: Vladimir Vasyliev que virá com um Mini All4 Racing. As qualidades do Mini são já sobejamente conhecidas entre o publico Português, mas o piloto Russo ainda é de alguma forma um ilustre desconhecido. Mas a verdade é que este é um piloto bastante rápido e seguro, e caso consiga evitar as armadilhas do percurso, será um dos que tem condições para facilmente lutar pela vitória na geral. Outro dos destaques pelo lado dos estrangeiros é Erik Korda. Tal como noticiámos no Todoterreno.pt há alguns dias, irá finalmente fazer a estreia na prova Portuguesa, trazendo também até nós pela primeira vez uma das novas Toyotas Hilux da Overdrive. Korda é um dos pilotos mais rápidos do seu país, e tem uma vasta experiência quer de todo o terreno quer de ralis, e irá certamente dar muito espetáculo nas pistas do Alto Alentejo.

Da Russia chegam-nos ainda duas máquinas bastante interessantes: O Pajero Evolution de Ilya Kuznetsov e o BMW X6 de Misikov Ruslan.

De Espanha virá uma das máquinas mais curiosas que poderemos ver. O Herrador EVO, conduzido por Javier Herrador. Esta máquina tem uma filosofia de construção radicalmente diferentes das que estamos habituados a ver, tendo ido buscar inspiração nos carros norte americanos. Não será tão grande, mas é muito rápido. Porém, temos que realçar alguma coragem por parte destes pilotos, porque caso a chuva se venha a manter, a ausência de parabrisas neste carro irá tornar-lhes a vida muito dificil durante toda a prova.

Para terminar quanto aos estrangeiros, Yahya Al Helei e Reinaldo Varela irão disputar entre si o titulo da categoria T2 da Taça FIA. A vantagem está do lado do Arabe por agora, e basta-lhe apenas pontuar para ser campeão. Reinaldo Varela tem que esperar por uma desgraça do lado do seu adversário, e conseguir ele próprio um bom resultado. Em Portalegre tudo será possivel, e estes dois prometem muita luta.

Quanto aos Portugueses Miguel Barbosa, Nuno Matos e Ricardo Porém marcam presença. O titulo já está nas mãos de Barbosa, pelo que este terá uma prova tranquila, já os outros dois têm para discutir entre si o segundo lugar do CPTT. Nuno Matos com o seu Astra Proto e o conhecimento profundo da região - pois é residente na cidade de Portalegre poderá ter em teoria alguma vantagem. No entanto Ricardo Porém tem vindo a subir de ritmo, conduzindo cada vez mais depressa e mostrando exclente adaptação ao BMW. Esta poderá ser esta a sua principal arma frente ao seu rival alentejano, mas estamos em crer que só mesmo no final se saberá qual dos dois foi mais rápido. Ao grupo dos pretendentes aos melhores lugares juntam-se também Rui Sousa com a Isuzu D-Max Proto e uma vez mais Helder Oliveira, que irá conduzir uma Navara Offroad.

Destaque ainda para duas estreias que irão ocorrer nesta prova. A primeira será a estreia em competição do Proto Vangest de Carlos Oliveira. E a segunda será também a estreia de um outro proto, mas desta vez o de Pedro Grancha.

A 26ª Baja de Portalegre começará no dia 1 de Novembro, com as habituais verificações técnicas e administrativas. Na sexta feira seguinte, dia 2 será disputado o prólogo e no dia seguinte será o grande dia da Baja, com as motos a terem que percorrer um unico grande sector, enquanto os carros percorrerão dois sectores selectivos.

Clique aqui para ver quem são os participantes na Baja de Portalegre 2012.

Inscritos Auto - Evento FIA

Inscritos Auto - Evento Nacional

Fonte: todoterreno.pt