sábado, 29 de junho de 2013

Vídeos equipa JL Racing: Baja Terras de Alcoutim

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Equipe Mitsubishi Petrobras inicia contagem regressiva para o Rally dos Sertões

Guilherme Spinelli e Youssef Haddad encaram a mais desafiadora prova do off-road brasileiro

 O piloto Guilherme Spinelli e o navegador Youssef Haddad já contam os minutos para a largada da principal competição off-road do país. No dia 25 de julho, começa o Rally dos Sertões, a maior prova de rali do país e a segunda maior do mundo, atrás apenas do tradicional Rally Dakar.

 Com a Equipe Mitsubishi Petrobras, a dupla já está pronta para a competição e tem cerca de um mês para finalizar os preparativos e toda a grande logística.

  "É sempre muito bom disputar o Rally dos Sertões. A Dunas Race está de parabéns pelo formato de mais esta edição. Temos participado dos mais importantes ralis do mundo e posso afirmar, com total segurança, que o Sertões é uma das provas mais bem organizadas. E em vários aspectos, a melhor de todas. Estou muito animado para mais esse desafio", destaca Spinelli, que é o maior vencedor do Sertões nos carros, com quatro vitórias.

 O Rally dos Sertões terá nove etapas e passará por oito cidades: Goiânia, Pirenópolis, Porangatu, Minaçu, Uruaçu e Goianésia, no estado de Goiás, e Palmas e Natividade, no Tocantins. A prova terá uma etapa maratona, onde as equipes não podem receber auxílio externo, no quinto dia, entre Porangatu e Natividade.

  "Conforme já esperávamos, pelas características da região onde o rali irá passar, o Sertões muda totalmente em relação ao ano passado", destaca o navegador Youssef Haddad. "Neste ano teremos mais estradas de fazendas, serras, trilhas com pedras, muito mata burro e curvas de nível", conta. Na prova do ano passado, a característica principal foram as areias da região nordeste.

 Pela primeira vez, o trecho cronometrado será maior que os deslocamento. Ao todo, serão 4.115 quilômetros, com largada e chegada em Goiânia (GO), sendo que 2.488 km serão de especiais, o que equivale a 60,4% do total da prova. "O Sertões deste ano também demonstrou uma característica muito boa para os competidores: deslocamentos curtos e especiais longas", conta Youssef.

 As cidades de Uruaçu e Goianésia recebem a caravana do Rally dos Sertões pela primeira vez. Já Palmas pode ser considerada "veterana", e teve a presença do rali por 12 vezes.

  "Com isso, teremos muita pilotagem e navegação de roteiro, um retorno do Sertões à sua origem. Com certeza, é a promessa de mais uma prova muito difícil", completa o navegador.

 Outra novidade comemorada pela organização da prova é a inclusão de uma etapa em laço, ou seja, a disputa começa e termina na mesma cidade, sem a necessidade de deslocamento para as equipes de apoio. Isso acontecerá na sétima etapa, em Palmas, quando os competidores enfrentam a tradicional região do Jalapão, considerada muito técnica e um dos pontos altos do rali. A organização garante que irão para uma área totalmente nova e ainda inexplorada pelo Rally dos Sertões.

 E este será um dos dias mais longos de toda a competição, com 746 quilômetros, sendo 514 km de trechos cronometrados. O dia mais curto será o primeiro, entre Goiânia e Pirenópolis, com 249 quilômetros e 84 km de especial.

  "Particularmente gosto muito desse tipo de rali, com serras, estradas de fazenda e, certamente, muita pilotagem e navegação. Não vejo a hora de dar a largada", afirma Guiga.

 A prova começa com o prólogo no dia 25, em Goiânia (GO), onde serão definidas as posições de largadas para carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs.

 A equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, iCarros e URacer.

MAN TGS prepara-se para grandes competições

• No horizonte estão Baja Aragón, Rali de Marrocos e Africa Eco Race 2014

 O MAN TGS do Team OLEOBAN®/MAN Portugal esteve recentemente em Marrocos para realizar os últimos ajustes no trabalho de evolução do camião para que tudo esteja a postos para as próximas provas da temporada de 2013.

 Esta sessão de treinos, que teve lugar nas dunas do Erg Chebbi e nas pistas da região de Erfoud, foi realizada com o intuito de afinar os detalhes que permitam manter um bom nível competitivo do MAN TGS, num ambiente muito semelhante ao de competição.

 O camião pilotado por Elisabete Jacinto está agora nas instalações da Hydraplan, em Alverca, onde está a ser preparado para a participação da equipa na Baja Aragón, competição da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno que se realiza no final de Julho, em Espanha. Em Outubro, decorre o Rali de Marrocos, que antecede a grande maratona africana de todo-o-terreno, o Africa Race 2014 prova na qual o MAN TGS já conquistou um 2º e um 3º lugar dentro da sua categoria.

 De relembrar que o MAN TGS do Team OLEOBAN® / MAN Portugal já esteve, em Maio deste ano, em Marrocos onde testou o novo suporte de cabine e se deu início ao processo de afinação dos amortecedores.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vadym Nesterchuk perde a vida no deserto

O mundo dos desportos motorizados, mais propriamente do todo o terreno ficou hoje mais pobre. O piloto Ucraniano Vadym Nesterchuk de 42 anos de idade, bem conhecido das provas internacionais e do Dakar perdeu hoje a vida num infeliz incidente no deserto de Rub’ Al Khali, zona onde treinava para o Rali Rota da Seda.

Vadym era o fundador e piloto da equipa SIXT UKRAINE, e tinha-se deslocado para os Emiratos Árabes Unidos para realizar um treino de condução no deserto para se preparar para a prova Russa que começará dentro de poucas semanas.

 As poucas noticias que nos têm chegado, dão conta de que o carro do Ucraniano terá ficado atolado na areia, não tendo o piloto e navegador conseguido fazê-lo sair do local onde estava preso. Após algum tempo de tentativas infrutiferas para desatascar o carro, Vadym terá decidido ir a pé até à localidade mais próxima em busca de auxilio enquanto o seu navegador ficou na viatura. No entanto os 55ºC de temperatura que se faziam sentir não deram a mínima hipotese ao piloto que acabou por falecer desidratado. Quanto ao estado de saúde do navegador ainda não são conhecidas quaisquer notícias.

 Fonte: todoterreno.pt

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Furos não impedem terceiro pódio consecutivo

Alexandre e Rui Franco voltaram a estar em grande nível no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, tendo levado a Nissan Navara da Scuderia Goldenstrans/DURA Automotive Systems ao terceiro pódio consecutivo na presente temporada.

 A Região de Alcoutim foi palco da terceira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, naquele que foi o fim-de-semana mais quente do ano e que tornou ainda mais dura a prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve.

 Motivada por um excelente começo de temporada, a dupla composta por Alexandre e Rui Franco partia motivada para a sua estreia na prova algarvia, começando logo com um segundo lugar na Categoria T2 na dupla passagem pela Super Especial.

 Após a prova, Alexandre Franco contava que esta “foi uma prova muito difícil para nós. Começámos com um bom ritmo e comandámos o T2 até perto do quilómetro oitenta, altura em que surgiu o primeiro furo. Devido á elevada temperatura da roda, acabámos por perder cerca de oito minutos para resolver esta situação. A temperatura dentro da Nissan Navara era assustadora e para além disso também estávamos sem intercomunicadores, o que foi bastante prejudicial, levando-me a pedir ao meu irmão para apenas me avisar dos perigos, pois simplesmente não o conseguia ouvir.”

“Terminámos a primeira metade do sector selectivo e tivemos que parar na assistência para reabastecer, mas também para me tentar recompor, pois já me sentia bastante debilitado devido ao intenso calor. Retomámos a prova e viríamos a ter mais dois furos, o que tornou esta prova ainda mais dura para nós”, prosseguiu Alexandre Franco.

 No que diz respeito ao balanço da prova, o alenquerense diz que “esta foi de facto a prova mais difícil que fizemos, contudo este segundo lugar foi bastante positivo para a nossa equipa. Aproveito para agradecer a todos os que acompanham a nossa equipa e que sabendo das dificuldades que estava a sentir, estiveram em muito locais para nos apoiar…apoio esse que foi fundamental para conseguirmos terminar”, terminou o piloto que voltou a contar com a importante fiabilidade da Nissan Navara preparada e assistida pela Prolama Competições.

 A próxima prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno será a Baja TT Proença-Oleiros, que terá lugar nos dias 7 e 8 de Setembro.

Baja Terra de Alcoutim: Nuno Matos e Filipe Serra com prova sofrida do início até ao fim

Mesmo realizando cerca de 250 km sem a proteção do pára-brisas do Opel Mokka Proto, consequência de um toque numa árvore que obrigou a equipa a prolongada paragem na Assistência, dupla de Portalegre não baixou os braços, vindo a terminar num fantástico 4º lugar

 Numa prova duríssima e repleta de incidências logo a partir da Super Especial, Nuno Matos e Filipe Serra resistiram a praticamente tudo – incluindo a um toque numa árvore que deixou o Opel Mokka Proto sem pára-brisas desde o km 104 – para concluírem a Baja Terras de Alcoutim num improvável 4º lugar da classificação final.

 Depois de na véspera terem forçado uma penalização de 1m para evitarem o pó de um concorrente mais lento que partia à sua frente na Super Especial, não deixa de ser irónico que Nuno Matos e Filipe Serra cumpriram hoje praticamente todo o percurso do Setor Seletivo sem a proteção do pára-brisas do seu carro, num incidente que quase precipitou o seu abandono, numa altura em que até já lutavam por um lugar no pódio.

  “Quando vi o estado em que ficou o carro após o toque que demos na ramagem de uma árvore, a minha reação imediata foi dar a corrida por terminada logo ali, porque achei que era impossível continuar naquelas condições… Só passados alguns minutos é que decidimos continuar e tentar, pelo menos, chegar à Zona de Assistência”, contou Nuno Matos, após acumular um atraso superior a 28m e baixar de 3º para 10º da geral.

  “Após retirarmos os vidros que ainda restavam no pára-brisas e improvisarmos uns óculos que nos protegessem do pó, regressamos novamente à corrida, na esperança de recuperarmos ainda alguns lugares na classificação”, revelou.

 Frescos e revigorados pela paragem, Nuno Matos e Filipe Serra assumiram uma toada de ataque até final, chegando a ser a equipa mais rápida em pista, recuperando 5m ao líder na última fase do percurso e conseguindo ainda chegar ao 4º lugar final.

  “Apesar de todos os contratempos, demonstrámos uma vez mais o enorme potencial deste carro quando puxado ao limite. Temos de estar confiantes que o nosso dia chegará… Para já, resta-nos saborear este 4º lugar, que face a todas as condicionantes que enfrentámos acaba até por ser um resultado inesperado”, concluiu o piloto.

 Completa que está a primeira metade do calendário, o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) inicia agora uma pausa de dois meses, regressando nos dias 7 e 8 de setembro com a Baja TT Proença-Oleiros.

 CLASSIFICAÇÃO FINAL 

1º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho Mitsubishi Racing Lancer 4h53m16,3s
2º Helder Oliveira/Filipe Palmeiro BMW Serie 1 proto a 5m18,4s
3º Pedro Grancha/Inês Ponte BMW Evo X1 a 18m55,4s
4º Nuno Matos/Filipe Serra Opel Mokka Proto a 26m32,5s
 5º Edgar Condenso/Nuno Silva Izusu D-Max a 33m01,6s

Segundo lugar em Alcoutim soube a pouco, vice-campeonato é prioridade

A BPinhão Racing Team conseguiu neste Domingo, 23 Junho, alcançar o segundo lugar da classe e nono à geral, que apesar de muito suado soube a pouco.

 Depois do excelente tempo alcançado no prólogo de sábado, vencendo com destaque a mais directa concorrência, adivinhava-se uma boa prestação para os 300km de Domingo.

 Moralizados com o tempo alcançado na véspera, partiram para o primeiro sector selectivo na nona posição à geral e primeira dos T8. Logo ao km 40, já estava com um avanço para o segundo classificado de 30 segundos e para o terceiro mais de um minuto e meio, sendo mesmo alargada esta vantagem em CP1.

 No entanto o azar voltou a bater à porta desta equipa, que pouco depois de CP1 teve dois furos, que os levou a perder muito tempo. Como se isso já não fosse suficiente, uma súbita indisposição do piloto Bruno Pinhão fez com perdessem ainda mais tempo, "comecei a sentir-me muito mal disposto e cheguei mesmo a vomitar varias vezes, talvez alguma coisa que comi me tenha feito mal" disse Bruno Pinhão, " consegui levar o carro até à assistência, estava muito debilitado e desidratado, estava mesmo pronto a desistir, pois não me sentia nada bem e nesta altura já tínhamos perdido muito tempo, no entanto estive um bom tempo na assistência a tentar recuperar o que aconteceu felizmente. Fomos no encalço dos concorrentes que iam na nossa frente, ainda conseguimos recuperar um lugar mas já estávamos muito atrasados"

 Efectivamente mesmo com a excelente recuperação do tempo perdido era praticamente impossível o primeiro lugar, no entanto o segundo lugar que embora muito esforçado, soube a pouco. "Agora, o objectivo da BPinhão Racing Team é tentar assegurar o vice-campeonato para 2013" confirmou Bruno Pinhão.

 Num dia muito quente em que nalguns pontos se atingiram os 40'C, esta foi uma prova muito dura para pilotos e maquinas, como comprova a larga lista de desistências.

 O campeonato nacional de todo terreno regressa em Setembro, nos dias 7 e 8, para mais uma prova em Proença a Nova, organizada pela Escuderia Castelo Branco.

Luís Ferreira com excelente ponta final

- Mais um pódio à geral e vitória entre as TT3

- Ruben Faria terminou em 4º lugar

 Na Baja Terras de Alcoutim e sob uma temperatura abrasadora, Luís Ferreira, o piloto KTM / Motobrioso Racing Team demonstrou porque é um forte candidato ao título nacional absoluto, enquanto vai dominando claramente entre os concorrentes com motos da classe TT3.

 Aos comandos de uma KTM 505 SX-F, preparada pela Motobrioso, Luís Ferreira não começou da melhor forma a sua participação na prova algarvia mas teve uma notável ponta final que o deixou a escassos 8 segundos do 2º lugar.

  “A primeira parte da prova não me correu nada bem. Tive algumas saídas de estrada, perdi ritmo e só depois da assistência consegui, numa zona mais aberta e rápida, voltar a encontrar um bom andamento. Na última assistência optámos por mudar a roda traseira para ganhar tração e dessa forma consegui distanciar-me do Mário. Agradeço à equipa a eficácia e a rapidez. Gostaria de ter feito melhor mas acho que este também é um bom resultado tendo em conta que o campeonato está muito renhido”, salientou o piloto KTM / Motobrioso Racing Team.

 A Baja Terras de Alcoutim assistiu ao regresso às provas do Campeonato Nacional por parte de Ruben Faria. Piloto de fábrica da KTM e que conta com o apoio da Motobrioso e da KTM Portugal, o consagrado Ruben Faria voltou a estar em excelente nível tendo terminado a corrida na 4ª posição. Para o piloto algarvio “esta prova começou com um susto no prólogo a que já não estava habituado, mas felizmente correu tudo bem. Com isso tive de partir para a corrida atrás de um piloto mais lento e demorei bastante tempo até o conseguir ultrapassar em segurança e sem correr riscos. Foi uma boa corrida e mais um excelente treino”.

 Aos comandos de uma KTM XC 250 F, David Megre, piloto oficial da marca austríaca, foi 2º da Classe TT1 e continua na frente do campeonato. Destaque ainda para os dois pilotos da equipa Motobrioso / KTM. Pedro Vargas venceu a Classe Veteranos e passou para a frente do respetivo troféu, enquanto Salvador Vargas terminou em 5º lugar da Classe Promoção.

 Disputadas quatro provas o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013 terá agora uma pausa de dois meses, regressando no início de Setembro com a Baja TT Oleiros Proença.

Muito pó e falta de segurança limitaram Mário Patrão no Algarve

Piloto de Seia foi cauteloso e segurou a liderança no Campeonato

 O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno rumou ao Algarve com a edição da Baja Terras de Alcoutim, quarta prova da temporada, e viu Mário Patrão limitado no ataque à vitória causa-efeito do muito pó que colocou em risco a sua segurança e a dos seus adversários.

 Este Domingo, o piloto senense iniciou a corrida na terceira posição e no final foi o detentor do segundo melhor tempo no traçado algarvio de 225 quilómetros. Apesar de querer atacar a vitória, o pó deixado no ar pelo adversário precedente e algumas falhas de marcação obrigaram Mário Patrão a optar por uma toada calma e segura no decorrer da jornada.

  “Foi uma prova algo comprometedora, andei no pó do meu adversário desde o quilómetro 40 e com algumas falhas de marcação tudo se tornou mais difícil para pensar sequer em ultrapassar. Tive de gerir a minha corrida sem abusos e oportunidades de deitar tudo a perder, por isso o segundo lugar acabou por ser um resultado muito positivo. Quero agradecer uma vez mais a toda a equipa de assistência, patrocinadores e a todos os apoiantes pela força em todos os meus sucessos”, comentou o piloto da RR Motos, Suzuki e Crédito Agrícola.

 Atualmente, Mário Patrão lidera as tabelas classificativas nas categorias Absoluto e TT2 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, mantendo-se como principal favorito à renovação dos títulos que assegura em número recorde.

 A temporada de Todo-o-Terreno nacional pausa agora para um regresso apenas no mês de Setembro, onde se inicia em Idanha-a-Nova uma série de três jornadas que terminam a 2 de Novembro em Portalegre. Até lá, Mário Patrão regressa ao Campeonato Nacional de Enduro, com a próxima prova a acontecer já no próximo dia 30 de Junho na Régua.

BMW de Pedro Grancha sofre 4 furos mas termina em 3º lugar

• Piloto de Cascais em terceiro lugar no campeonato

 Com mais de 40 graus de temperatura exterior, a participação da equipa PMG Motorsport na Baja Terras de Alcoutim ficou marcada por uma sucessão de furos que exigiu da dupla Pedro Grancha/Inês Ponte um esforço quase sobre humano. Mesmo assim o piloto de Cascais conseguiu levar o BMW Evo X1 a ocupar o derradeiro lugar de pódio nesta terceira jornada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

  “Foi de facto incrível o que nos aconteceu. Nunca me lembro de ter feito uma corrida tão demolidora em que me tenha sentido quase sem forças para continuar. Com a temperatura altíssima que estava, parar para mudar um roda e voltar a pegar no carro já quebra. Fazer isto por quatro vezes é um suplício. Agora que já estou recuperado e que conseguimos este excelente 3º lugar, fico muito satisfeito por eu e a Inês termos conseguido superar todas estas dificuldades. Foi muito importante porque a luta pelo 2º lugar no campeonato está mesmo muito renhida”, salientou Pedro Grancha.

 Disputadas três provas o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2013 terá agora uma pausa de dois meses, regressando no início de Setembro com a Baja TT Oleiros Proença.

Queda impediu vitória Hélder Rodrigues

• Piloto português teve de ser evacuado mas não tem nada fracturado

 Quando se preparava para regressar aos triunfos em competições do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno, Hélder Rodrigues foi vítima de uma queda ao km12 da derradeira etapa do Desafio Ruta 40, prova que se disputou na Argentina, em pistas que já por diversas vezes foram utilizadas no Dakar.

 O piloto oficial da Honda, apoiado pela Red Bull e TMN partiu para a derradeira etapa com apenas 1s de desvantagem para o chileno Chaleco Lopez, o piloto que veio a triunfar, e com francas hipóteses de vencer uma corrida onde já tinha sido o mais rápido na primeira etapa e por duas vezes estado no comando da prova.

  “Ao km 12 num percurso rápido, a roda da frente escorregou e tive uma queda forte caí. Tentei começar novamente mas estava com muita dor na minha anca e todos os instrumentos da moto estavam muito danificados devido ao acidente. Estou desapontado porque fiz o meu melhor numa corrida onde provei estar rápido e pronto para vencer. A moto esteve sempre bem e equipa fez um trabalho perfeito. Está tudo bem comigo e agora vou recuperar e concentrar-me na segunda parte da temporada a partir do Rally dos Faraós em diante", explicou o piloto Honda, apoiado pela Red Bull e TMN.

Helder Oliveira repete 2º lugar

• Furo logo ao km30 condicionou corrida do piloto de Barcelos 

 • Dupla reforça 2º lugar no Campeonato 

Aos comandos de um BMW Série 1 Proto a dupla Helder Oliveira/Filipe Palmeiro, averbou este fim-de-semana o 2º lugar na Baja Terras de Alcoutim a segunda jornada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Com temperaturas a rondar os 40 graus o piloto de Barcelos gastou 4h47m37s para percorrer os 300 quilómetros de sector seletivo disputado no Domingo, mais 4m58s que o vencedor da prova algarvia. Uma prova na qual a sua intenção de lutar pela vitória ficou muito condicionada por um furo que teve logo aos 30 quilómetros de corrida.

  “Infelizmente furámos e o facto de ser tão cedo fez com que fossemos passados por três carros que tinham partido para o troço atrás de nós. Perdemos bastante tempo na tentativa de voltar a ser o segundo carro em pista e isso condicionou bastante a nossa corrida. Na segunda passagem pelo troço sentimos que só com algum azar do Miguel o conseguiríamos ultrapassar e deixámos por isso de estar ao ataque até porque o 2º lugar estava de alguma forma folgado. Sinto que poderíamos de facto ter ido mais longe mas o furo deitou tudo a perder”, salientou Helder Oliveira, que acrescenta: “O campeonato tem agora dois meses de pausa onde vou ter de arranjar os apoios necessários para continuar, porque de momento só tinha garantido fazer estas três primeiras provas”.

 Disputadas três provas o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2013 terá agora uma pausa de dois meses, regressando no início de Setembro com a Baja TT Oleiros Proença.

Vitória de João Lopes com marca excecional

Campeão nacional ficou muito próximo do vencedor auto

 A dupla campeã nacional João Lopes/Bruno Santos triunfou de forma categórica na Baja Terras de Alcoutim, quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que este fim-de-semana se disputou no Algarve. Conquistaram este excelente triunfo gastando 3h37m27s a percorrer os 225 quilómetros de sector seletivo, menos 12m52s que o 2º classificado.

 Aos comandos de um Polaris Ranger RZR XP a dupla da JL Racing teve um desempenho excecional gastando no setor seletivo disputado no Domingo, com temperaturas a rondar os 40 graus e com o piso já bastante massacrado pela anterior passagem dos automóveis, apenas mais 1m30s que o vencedor auto, superando todos os restantes concorrentes desta classe.

 Para o piloto de Torres Vedras esta “foi uma corrida limpa, sem problemas, feita num bom ritmo, sem quebras, onde apenas perdemos algum tempo a conseguir ultrapassar o João Dias que partiu para a pista à nossa frente”, salienta o piloto da JL Racing, atual campeão nacional Buggy/UTV, que acrescenta: “Estou muito satisfeito com o desempenho do nosso Polaris porque finalmente conseguimos acertar a sua ciclística e a máquina portou-se de forma impecável. Este triunfo aproxima-nos da liderança no campeonato onde que estamos altamente empenhados em revalidar o título”.

 Menos feliz foi a dupla Valter Martins/Bruno Alvarinhas que, depois do excelente 4º tempo no prólogo, se viu forçada a abandonar devido a uma sucessão de furos e problemas de travões.

 Disputadas quatro provas o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013 terá agora uma pausa de dois meses, regressando no início de Setembro com a Baja TT Oleiros Proença.

Paulo Graça não partiu devido a indisposição

Este ano a participação de Paulo Graça no CPTT obriga a deslocações constantes entre Angola e Portugal para participar nas provas calendarizadas. Mais uma vez, o líder da Oceanotrade Racing Team chegou a Lisboa na véspera da prova algarvia. O natural cansaço motivado por uma longa viagem fez com que Paulo Graça fosse confrontado com uma indisposição súbita na hora de partir para o Prólogo da Baja de Alcoutim.

  “Não me senti bem e preferi não arriscar. Depois do excelente resultado conquistado no Serras do Norte, estava bastante entusiasmado para mais este teste com a Navara, mas infelizmente vou ter de esperar mais uns meses. Pode ser que dê para descansar”, disse Paulo Graça. A Oceanotrade Racing Team conquistou em 2013 um 2º lugar no Serras do Norte e a 6ª posição no Ervideira Rali TT, excelentes posições que não se traduziram em pontos.

Agora, já inscritos no campeonato, Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva vão ter de esperar por 7 e 8 de Setembro para fazer evoluir a Nissan Navara Off Road na Baja TT Proença-Oleiros.

domingo, 23 de junho de 2013

António Maio foi o grande vencedor da Baja Terras de Alcoutim

Piloto da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy reforça luta pelo título

 António Maio, foi o grande vencedor da Baja Terras de Alcoutim competição que este fim-de-semana se disputou no Algarve. Com este triunfo na quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013 o piloto da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy reduziu de cinco para apenas dois pontos a diferença para para o líder reforçando assim a sua candidatura ao título nacional.

  “Desde o início do ano que andava à procura desta vitória e sabia que mais cedo ou mais tarde ela surgiria. Chegou agora e agradeço a toda a minha equipa o empenho que tiveram em me ajudar a conseguir este triunfo. Ataquei a corrida desde o início, começando por ganhar o prólogo para poder partir à frente. Infelizmente a prova estava bastante mal marcada, o que me obrigou a ir muito concentrado e mesmo assim apanhei alguns sustos”, salientou o piloto alentejano.

 Na formação da Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy de registar os abandonos de um dos lideres da equipa, Frederico Fino, que tinha sido 7º no prólogo e de Miguel Guerra. Destaque para o excelente 15º lugar alcançado pelo jovem ator Rui Porto Nunes (3º da Classe Promoção), que terminou à frente dos seus companheiros de equipa Rui Ventura (Veteranos) e Miguel Navarro.

 Disputadas quatro provas o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013 terá agora uma pausa de dois meses, regressando no início de Setembro com a Baja TT Oleiros Proença.

Rúben Faria na Baja Terras de Alcoutim

Realizou-se este fim de semana no Algarve a 4ª ronda do Campeonato Nacional de Todo-terreno. Ruben Faria numa prova muito regular, mostrando um grande sentido de responsabilidade nesta fase em que prepara a sua participação no Rali dos Sertões/Brasil, foi 3ª classificado da classe TT2, tendo gasto 3.26'40'' para percorrer o total de 231.80kms da prova.

 Ruben Faria: “Tive ontem uma saída de estrada no prólogo o que não me permitiu sair na melhor posição. Hoje apanhei muito pó no inicio da especial tendo perdido algum tempo para passar o piloto que tinha saído à minha frente, tendo me afastado da luta pelos primeiros lugares, o que também não é para mim uma prioridade.”

João Lopes em 3º e Valter Martins em 4º

Equipa JL Racing com excelente arranque na prova algarvia 

A equipa JL Racing iniciou de forma excelente a sua participação na Baja Terras de Alcoutim quarta jornada no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que este fim-de-semana se está a disputar no Algarve. A dupla campeã nacional João Lopes/Bruno Santos averbou o 3º tempo no prólogo, imediatamente à frente recente a dupla Valter Martins/Bruno Alvarinhas ambos aos comandos de Polaris Ranger RZR XP.

 Para o piloto de Torres Vedras “o prólogo correu-nos bem sem exageros e com segurança porque era um traçado muito rápido e que requeria ir com muita atenção”, salienta o piloto da JL Racing, atual campeão nacional Buggy/UTV, que acrescenta: “Partir da 3ª posição para a corrida é bom mas estamos ainda muito satisfeitos pelo resultado do Valter que confirma a sua enorme competitividade”.

 Para Valter Martins piloto que um acidente de moto deixou paraplégico este 4º lugar na sua segunda prova aos comandos de uma máquina adaptada para a sua condição “ultrapassa aquilo que eram as minhas expectativas para o imediato mas sempre assumi que vinha para aqui para tentar andar nos lugares da frente. Foi melhor do que eu esperava mas agora a minha grande luta vai ser amanhã fazaer os 225 quilómetros e levar esta excelente máquina até ao fim”.

 Disputada num sector único cronometrado com cerca de 225 quilómetros, a Baja Terras de Alcoutim terá um traçado do ele feito em pistas do concelho de Alcoutim.

Dupla Pedro Grancha/Inês Ponte em 3º no prólogo

• Piloto de Cascais na luta pela vitória

 A dupla Pedro Grancha/Inês Ponte, aos comandos do BMW Evo X1 inscrito pela equipa PMG Motorsport, iniciou a sua participação na Baja Terras de Alcoutim obtendo um 3º lugar no prólogo.

 Um arranque que deixa satisfeitos tanto o piloto de Cascais como a sua navegadora, ambos a ocuparem à parida para esta prova o 2º lugar da classificação absoluta no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno que tem agora ao Algarve a sua segunda jornada.

  “Não queria de forma alguma partir na frente para uma corrida desta natureza porque isso iria pesar muito em termos de navegação. O 3º ou o 4º lugar seriam, em meu entender, as melhores posições para, do ponto de vista estratégico, enfrentar o troço de 300 quilómetros que vamos ter pela frente. O prólogo correu-nos bem. Melhorámos entre as duas passagens e estamos preparados para partir para esta corrida com o objectivo de lutar pela vitória”, salientou Pedro Grancha.

 Disputado num sector único com cerca de 300 quilómetros a Baja Terras de Alcoutim terá um traçado do ele feito em pistas do concelho de Alcoutim.

Monster Energy X-raid Team vence Desafio Ruta 40

• Nani Roma and his MINI ALL4 Racing win in Argentina 

 • Orlando Terranova finishes second

 In the Desafío Ruta 40, the two MINI ALL4 racing pairings Nani Roma (ESP) / Michel Périn (FRA) and Orlando Terranova (ARG) / Paulo Fiúza (POR) proved to be just invincible. The two X-raid pairings secured all the five stage wins and on Saturday afternoon, Roma crossed the podium in San Juan with his yellow MINI ALL4 Racing as winner of the event. Meanwhile, Terranova celebrated a successful debut at the wheel of the Branca Unico MINI ALL4 Racing. The Argentinean finished second, just 2.05 minutes behind Roma.

 The two final stages in Argentina’s San Juan region again proved to be extremely challenging. On day five, the competitors had to cope with a two-part special stage – featuring distances of 133.09 and 231.51 kilometres respectively and split by a 91.14-kilometre liaison section. At first, the competitors had to cope with dried-up river beds, narrow roads and big rocks – and then, they were sent into the mountains where they had to tackle hairpins galore and gravel. Roma finished the first part of the special stage with a 14-second lead over Terranova and when the special stage was over, he had extended this lead to 2:28 minutes.

On the final day, the drivers once again had to give their very best: throughout the 146.23 kilometres on a twisting, sandy track with Fech-Fech sections, they needed maximum concentration. In addition, the special stage also featured dried-up river beds, salt lakes and fast sections. Terranova proved to be extremely quick and gained more than four minutes on Roma – but the latter succeeded in securing the overall win, nevertheless.

 Nani Roma: “What a tough rally. Some of the days were extremely long and the special stages likewise demanding. We tried to avoid taking too big risks and opted for consistency, instead. In the fifth special stage we could push – slightly – and gained some minutes. Today, on the final day, however, we opted for a more conservative approach. We had a comfortable lead and didn’t want to make a mistake in the final stages. I’m delighted to have won this rally against a rival as competitive as Orly.” 

Michel Périn: “I’m so happy about our win. The Ruta 40 really resembled a small Dakar. The terrain was difficult and the days were long. On some days we started early in the morning to return to the bivouac very late in the evening. A really good preparation for the Dakar in January.” 

Result stage 5:

1st Nani Roma (ESP) / Michel Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 3h 58m 00s
2nd Orlando Terranova (ARG) / Paulo Fiúza (POR) MINI ALL4 Racing – 4h 00m 28s 3
rd Omar Gandara (ARG) / Mauro Lipez (ARG) Toyota - 5h 09m 09s ...

  Result stage 6:

1st Orlando Terranova (ARG) / Paulo Fiúza (POR) MINI ALL4 Racing – 1h 35m 43s
2nd Nani Roma (ESP) / Michel Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 1h 40m 14s
3rd Juan Manuel Silva (ARG) / Ruben Garcia (ARG) Prototyp - 1h 56m 04s ...

  Overall result:

1st Nani Roma (ESP) / Michel Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 19h 50m 50s
2nd Orlando Terranova (ARG) / Paulo Fiúza (POR) MINI ALL4 Racing – 19h 52m 55s
3rd Marco Bulacia (BOL) / Benjamin Lozada (BOL) Toyota - 25h 59m 14s

António Maio vence prólogo

Piloto da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy vai lutar pela vitória

 Na quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2013 que este fim-de-semana se está a disputar no Algarve, António Maio, piloto da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy foi esta tarde o mais rápido no prólogo da Baja Terras de Alcoutim.

 António Maio, que ocupa o 2º lugar do campeonato após três provas, aposta em chegar ao triunfo na prova algarvia: “O meu objectivo era mesmo ganhar o prólogo para amanhã partir à frente. Há vantagens e desvantagens nesta opção mas prefiro ser eu a abrir a pista e fazer a minha corrida sem risco de entrar no pó de alguém. Esta é uma prova que me agrada bastante e o facto de ser um único troço sem paragens torna-a ainda mais interessante”, salientou o piloto alentejano.


 Na formação liderada por Frederico Fino, que foi 7º no prólogo, uma referência para o jovem ator Rui Porto Nunes, que terminou no Top 20, à frente dos seus companheiros de equipa Rui Ventura (Veteranos), Miguel Guerra, e Miguel Navarro.

 Disputado que foi o prólogo da Baja Terras de Alcoutim os concorrentes terão amanhã pela frente um sector único com cerca de 225 quilómetros.

Helder Oliveira em 2º lugar no prólogo

• Piloto de Barcelos vai lutar pela vitória

 Helder Oliveira, aos comandos de um BMW Série 1 Proto averbou esta tarde o 2º lugar no prólogo da Baja Terras de Alcoutim a segunda jornada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Acompanhado por Filipe Palmeiro, o piloto de Barcelos, que ocupa actualmente o 2º lugar do Campeonato ficou satisfeito com a sua prestação e assume que amanhã irá lutar pela vitória na prova algarvia.

  “Gostei do prólogo. Era rápido e interessante. Correu-nos bem. Conseguimos melhorar cerca de seis segundos da primeira para a segunda passagem pelo troço e por sinal sendo até mais cuidadosos nesta última”, salientou Helder Oliveira, que acrescenta: “No prólogo perdemos alguns segundos para o Miguel Barbosa mas acredito que na prova poderemos inverter esta situação”.

Depois do prologo hoje disputados a Baja Terras de Alcoutim é completa-se amanhã com um sector único que terá cerca de 300 quilómetros.

Desafio Ruta 40 termina com resultados positivos para o Team HRC

The 2013 Desafio Ruta 40 drew to close today with the final 136km special stage taking the riders on a circular route starting and ending in San Juan. Team HRC’s Javier Pizzolito – who has ridden consistently well throughout his home rally – remained in control today and crossed the line in fourth, 13m02s behind eventual race winner Kurt Caselli, placing him an impressive fourth in the final results.

 With five successful and mistake-free stages under his belt, team-mate Helder Rodrigues was just one second behind rally leader Francisco Lopez going into today’s race. Unfortunately, the Portuguese rider crashed on a fast turn just 12km in. He re-mounted and battled on for a further 8km, but was eventually forced to retire, experiencing a lot of pain and with damage to the instruments on his CRF450 Rally. 

Rodrigues was taken by ambulance to hospital with minor injuries, including a hematoma on his hip. Despite the disappointing end to Rodrigues’s race, the Team HRC crew leave Argentina in a positive frame of mind having secured two stage victories and a podium, as well as a much deserved fourth place for Pizzolito, aboard a faultless Honda CRF450 Rally.

  Javier Pizzolito #7:

 I am sorry for Helder because I think he could have won this rally, but I am pleased to hear that he has no major injuries. I did my best and I am very happy with my race overall. I did not expect to finish in such good position. I also won the rally for the Argentinean championship race, which I am now leading. I’m looking forward to the Morocco rally with the new bike at the end of October.

  Helder Rodrigues #3:

 I crashed hard after 12km in a fast turn. The front wheel slid and I couldn’t stay on the bike. I tried to start again, but I was in too much pain with my hip and all instruments on the bike were broken due to the crash. I’m really disappointed because I did my best in this race and I proved to be fast and ready to win. The bike was going good for the entire race and the team did a perfect job. I’m now looking forward to the rest of the season, from the Pharaons Rally and onwards.

  Martino Bianchi – General Manager Team HRC Rally:

 It was an eventful end to the race. I’m relieved that Helder did not get badly injured in his crash. It’s a disappointing end for him but he proved to be fast and competitive for the win, so we are pleased about that. We came to this race to test the bike and riders’ performance and I am happy with the results. Both riders proved to be fast, securing two stage victories and one podium between them, and the bike didn’t have any problems at all in what is a very demanding race. The team has worked incredibly well together and we’re leaving in good spirits. Now we have some intense work ahead of us in order to be prepared for our next races: the Pharaons and Morocco rallies in September and October.

  Special stage 6 results:

 1. Caselli (KTM)
 2. Lopez (KTM) +1m18s
 3. Goncalves (Speedbrain) +2m39s
 4. Pizzolito (Team HRC) +7m18s
 5. Coma (KTM) 7m30s
 DNF Rodrigues (Team HRC)

  Overall results: 

1. Caselli (KTM)
 2. Lopez (KTM) +43s
 3. Coma (KTM) +10m53s
 4. Pizzolito (Team HRC) +13m02s
 5. Casteau (Yamaha) +15m41s
 6. Goncalves (Speedbrain) at 17m46s
 DNF Rodrigues (Team HRC)

Nuno Matos e Filipe Serra forçam penalização para evitar pó de concorrente mais lento

Prejudicada pela ordem de partida definida pela Organização – largaram para a Super Especial imediatamente atrás de um concorrente inscrito na categoria T8! – dupla de Portalegre não foi além do 5º lugar neste primeiro dia da Baja Terras de Alcoutim

 Confirmando os seus piores receios, devido à ordem de partida definida pela Organização, Nuno Matos e Filipe Serra protagonizaram, esta tarde, no Algarve, um arranque difícil na Baja Terras de Alcoutim, a terceira prova do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT).

 Largando para a Super Especial imediatamente atrás de um concorrente inscrito na categoria T8, a dupla de Portalegre viu a sua prova ficar comprometida apenas 2 km após a partida: “Lamentavelmente, o Colégio de Comissários Desportivos ignorou o nosso apelo, mantendo a ordem de saída e recusando alargar o tempo entre partidas de 1 para 2m. O resultado, infelizmente, foi aquele que já prevíamos: Pouco mais de 2 km após a partida, apanhámos o concorrente que saiu à nossa frente e fomos no seu pó até final, prejudicando naturalmente a nossa prestação”, lamentou Nuno Matos, que nesta primeira passagem pelos 6,75 km da Super Especial realizaria apenas o 7º tempo, gastando mais 54s que o mais rápido.

 Adivinhando idêntico desfecho na segunda passagem pelo rápido e traiçoeiro percurso desta Super Especial, e também por uma questão de segurança – critério que o próprio CCD ignorou! –, Nuno Matos optou deliberadamente por penalizar, retardando a sua partida em 1m: “Logicamente que preferia não ter de juntar este minuto ao meu tempo final, mas acho que foi a melhor solução, pois caso contrário arriscaria largar muito atrasado para a etapa de amanhã”.

 Com efeito, e validando esta tática… forçada, o piloto de Portalegre conseguiu retirar cerca de 40s à sua anterior marca, subindo ao 5º lugar da classificação geral. “É o resultado possível face a todos estes imponderáveis. Apesar do atraso que hoje acumulámos, vamos dar o nosso melhor na etapa de amanhã, procurando recuperar algumas posições e, se possível, chegar ainda aos lugares do pódio”, prometeu Nuno Matos.

 Com início agendado para as 11h00 deste domingo, o segundo e decisivo dia da Baja Terras de Alcoutim compreende um Setor Seletivo único com 300 km de extensão, estando a cerimónia do pódio prevista para as 18h00.

Kurt Caselli vence Desafio Ruta 40; KTM domina o pódio

KTM’s American rider Kurt Caselli on Saturday won the final stage of the Desafio Ruta 40 Rally in Argentina to clinch the overall victory. His factory teammates Chaleco Lopez of Chile and Marc Coma of Spain finished 2-3 to give KTm a clean sweep of the podium.

 After more than 18 hours of competitive riding the winning margin between Caselli and Lopez, who led going into the final leg, was a mere 43 seconds. Caselli is a relatively new recruit to the KTM Factory Rally Team but is a very experienced offroad and Baja competitor for KTM USA. He was drafted in to the Dakar 2013 team when it became clear that title defender Marc Coma was unable to ride because of a lingering injury. His performance this week in what has been at times trying conditions underlined he has the skills and the speed to match the world’s best.

 Lopez too was a very strong contender. He won stage five and had the job of opening the track on Saturday for what was a shorter timed special of just over one and a half hours in a loop track in and out of San Juan.

 Coma, who lost a bundle of time in Stage Three due to a small technical problem, did well to salvage podium third. He finished 10.53 behind the leader on the overall standings to add valuable points to his world championship bid in 2013.

 KTM Factory Team Manager Alex Doringer was thrilled with the outcome, saying: “The team did an amazing job, Marc fought back very hard and I am super pumped about how smart Caselli contested the Rally! With Chaleco on the podium, we see once more that a rally is always decided in the last days and there’s no point in celebrating until our riders are all across the finish line. I’m Very happy and we have made a big move toward victory in the World Rally Championship! We again proved who it is that is number one in this sport!

 In general it has been a tough outing for competitors with a number of weather-related delays and cancellations of parts of the timed specials and riders also encountered extremely cold conditions in the more than 3000km covered in the six stages.

 The rally was not only part of the Dakar Challenge Series but also the fourth leg of the six round-FIM World Cross Countries Championship of which Coma is not only the title holder but has also won the first three rallies. He now has 73 championship points from a possible 120. The other two legs are in the Dos Sertoes in Brazil and the Pharaohs Rally in Egypt

  Stage 6 Results

1, Kurt Caselli, USA, KTM, 1.31.17
2, Francisco Lopez, Chile, KTM, 1.32.35
3, Paulo Goncalves, Portugal, Speedbrain, 1.33.56
4, Javier Pizzolito, Argentina, Honda, 1.38.35
5, Marc Coma, Spain, KTM, 1.38.47
6, Pablo Quintanilla, KTM, 1.39.44
7, David Casteu, France, Yamaha, 1.42.03
8, Daniel Gouet, KTM, 1.42.34
9, Juan C. Salvatierra, Speedbrain, 1.46.08
9, Willie van Wessel, Honda, 1.46.08

  Final Overall Results

1, Caselli, KTM, 18.10.20 (first international rally victory)
2, Lopez, KTM, 18.11.03
3, Coma, KTM, 18.21.13
4, Pizzolito 18.23.22
5, Casteu 18.26.01
6, Goncalves 18.28.06
7, Claudio Rodriguez, Honda, 19.19.14
8, Quintanilla 19.19.19
9, Salvatierra, 19.23.54
10, Felipe Prohens, Honda, 19.26.50

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Rodrigues mantém-se no pódio na Argentina

Helder Rodrigues finished third in today's fifth stage of the Desafio Ruta 40 in Argentina and now sits just one second off the overall lead with the final stage scheduled for tomorrow.

 Today's long stage from Chilecito to San Juan originally comprised 326km of liaison and a further 455km of special, but it was shorted to a 231km special because of extremely cold temperatures at the start early this morning. The stage was won by Francisco Lopez, who now holds the slender one second overall lead. 

Rodrigues rode a controlled stage over very fast terrain to maintain his challenge for this year's rally, while his Team HRC team-mate Javier Pizzolito had to ride today with no GPS, eventually finishing in ninth place. 

Tomorrow's short, circular stage, starting and ending in San Juan, will be critical to the overall results, with Rodrigues scheduled to start in third place for the 146km special.

  Helder Rodrigues #3 - 3rd

 Today's was a very fast stage and our bike didn't have the same advantage as on other stages, but I pushed hard the whole time and I'm happy with the result. Tomorrow could be a photo finish at the end because the guys at the front are so close together. I will give everything I can.

  Javier Pizzolito #7 - 9th

 It was difficult again today but for a different reason - this time I had no GPS! I managed OK though and didn't lose too much time. Tomorrow will be a challenge and, for sure, a close finish.

  Martino Bianchi - general manager, Team HRC

 Helder rode very well today and controlled the stage. The first three riders are now very close and, with the last stage tomorrow, it will be an extremely tight finish.

  Overall standings:

1 Lopez (KTM)
2 Rodrigues (Team HRC) +1s
3 Caselli (KTM) +35s
4 Coma (KTM) +3m58s
5 Casteu (Yamaha) +5.30s
6 Pizzolito (Team HRC) +6m19s

Hélder Rodrigues a 1s da liderança

• Piloto português tem francas hipóteses de vencer a prova

 Quando só falta um dia para terminar o Desafio Ruta 40, quarta etapa do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno, Hélder Rodrigues está apenas a 1s da liderança e com francas hipóteses de vencer a corrida. Na etapa de hoje, que ligou Chilecito a San Juan, averbou o 3º tempo a 2m12 do chileno Chaleco Lopez que é o novo comandante da prova.

“A etapa de hoje era muito rápida o que foi menos vantajoso para a nossa moto. Esforcei-me por fazer o melhor possível e estou muito satisfeito com o resultado. Amanhã vai ser uma luta muito forte pela vitória porque as diferenças são mínimas: Eu cá estarei para lutar até ao fim pela vitória", salientou à chegada a San Juan o piloto Honda, apoiado pela Red Bull e TMN.

 Para a etapa de amanhã, que começa e termina em San Juan e onde 146 quilómetros serão cronometrados, Hélder Rodrigues terá a seu favor o facto de partir atrás dos seus diretos adversários, o que tem sido uma sistemática vantagem nesta, bem como noutras corridas do campeonato do mundo.

X-Raid mantém primeira e segunda posições na Argentina

• Roma holds the overall lead with Terranova following in second position 

 • Another two stage wins for X-raid

 For X-raid, everything is running according to plan, in the Desafío Ruta 40: in the third and fourth stages, the pairings Nani Roma (ESP) / Michel Périn (FRA) and Orlando Terranova (ARG) / Paulo Fiúza (POR) secured a stage win each, with their MINI ALL4 Racing. Currently, Roma holds the overall lead with his Argentinean team-mate following four minutes behind.

 The third day of the Argentinean rally was demanding for both drivers and vehicles. The two pairings needed more than six hours to cover the 466 kilometres. Fech Fech and dunes turned the special stage into an extraordinary challenge – and Roma coped best with this task as he proved by setting the fastest time. In the fourth stage, the sand again took centre stage. The venue of this stage: the famous dunes of Fiambala that are well known for already having exasperated numerous Dakar-Rally competitors. The two MINI ALL4 Racing completed the 192-kilometre stage without encountering major problems. Only Roma was forced to make a short stop due to a puncture while Terranova and Fiúza won the stage.

 There still are another two stages to go, in the Ruta 40, featuring distances of 456 and 146 kilometres respectively. On Saturday, the teams will cross the finish podium in San Juan.

 Nani Roma: “On the past two days I was the first to start into the special stages, thus playing the ‘pathfinder’. Doing so in the sand is anything but easy. I tried to make no mistakes in the dunes and we got on well – but in the last part we were forced to make a short stop due to a punctured and Orly could pass us.” 

Orlando Terranova: “For me, familiarising myself with the MINI ALL4 Racing and improving my cooperation with Paulo represents the top priority. Yesterday was a very long and exhausting day. Today we were clearly faster as the track was far more technical. But the different kinds of stages are good for me. They help me improving and accustoming to the MINI.”

  Result stage 3:

1st Nani Roma (ESP) / Michel Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 6h 25m 05s
 2nd Orlando Terranova (ARG) / Paulo Fiúza (POR) MINI ALL4 Racing – 6h 130m 05s
3rd Alejandro Sargo (ARG) / Javier Manzur (ARG) VW Amarok - 7h 53m 54s ...

  Result stage 4:

1st Orlando Terranova (ARG) / Paulo Fiúza (POR) MINI ALL4 Racing – 3h 01m 34s
2nd Nani Roma (ESP) / Michel Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 3h 04m 56s
 3rd Jose Silva (ARG) / Mariano Ayala (ARG) Prototyp - 7h 53m 54s ...

  Overall standings after 4th stage:

1st Nani Roma (ESP) / Michel Périn (FRA) MINI ALL4 Racing – 14h 12m 36s
2nd Orlando Terranova (ARG) / Paulo Fiúza (POR) MINI ALL4 Racing – 14h 16m 44s
3rd Marco Bulacia (BOL) / Benjamin Lozada (BOL) Toyota - 18h 41m 49s

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Team HRC na frente do Desafio Ruta 40

Team HRC riders Helder Rodrigues and Javier Pizzolito hold the top two places in the overall standings after today’s fourth stage of the Desafio Ruta 40 rally in Argentina.

 After an early start this morning, with temperatures hovering just above freezing, Rodrig
ues was fifth fastest after a 586km ride, with a 192km special stage, from Belén to Chilecito. His team mate, Pizzolito, who won yesterday’s third stage, finished ninth, 12m50s behind today’s stage winner Marc Coma.

 Pizzolito opened the stage at 06.10 this morning, which was conducted in the Fiambalà area of Argentina and contained some typical Dakar scenery of spectacular sand dunes, and the Argentinian rider made some small navigational errors which affected his time.

 But it is the consistency of Rodrigues, together with the performance of his Honda CRF450 Rally, that has put him at the top of the overall leader board, just 1m16s ahead of his Team HRC team-mate.

 However, the results were overshadowed by the announcement that Argentinian rider, Nicolás Rojas, had succumbed to injuries sustained when he crashed heavily in today’s stage. The thoughts of Team HRC are with his family and friends in this difficult time.

  Helder Rodrigues #3 - 5th

What a difficult day! It was really easy to make a mistake in navigation and I got lost with a few other riders today, but we got back on the right track in the end. After these problems, I'm really happy with the result today. I am leading now and I think Javier and I can make a good race in tomorrow's long stage. The bike is feeling great and the team is working really well together.

Javier Pizzolito #7 - 9th

It was difficult for me to open today's stage because it required a lot of navigation, but I am happy with my performance. I injured my hand in the crash yesterday and at the end of today, whe n I was tired, it started to swell up and I was in some pain, but I managed to reach the end. I am also happy that Helder is leading overall and that I am quite close to him because tomorrow will be an important stage.

  Martino Bianchi – general manager, Team HRC Rally:

 It was a difficult stage today, especially the navigational aspects and Javier suffered from this as he was opening the stage. Tomorrow’s long stage - almost 800km - will be crucial to the final results. But the team’s consistent performance has put him and Helder in front overall, even though it’s very close between the top six riders. Of course, the results from today suddenly lost any significance when we heard the news of Nicolás Roja. Something like this affects the whole rally community and, of course, our thoughts are with his family now.

  Overall standings:

 1 Rodrigues
 2 Pizzolito +1m16s
 3 Caselli +1m39s
 4 Lopez +2m11s
 5 Coma +3m17s
 6 Casteu +4m33s
 7 Goncalves +12m28s

Hélder Rodrigues recuperou a liderança

• Piloto português foi 5º na etapa… 

• … e tem uma vantagem de 1m16s sobre o seu colega Javier Pizzolito

 Hélder Rodrigues recuperou hoje a liderança no Desafio Ruta 40, quarta etapa do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno, depois de ter averbado o 5º tempo nos 192 quilómetros de sector seletivo da etapa que ligou Belén a Chilecito.

 Tendo sido o quarto concorrente das motos a largar para esta etapa, o piloto da equipa Honda HRC acabou por ser o primeiro a cruzar a linha de chegada, levando atrás de si mais quatro pilotos: David Casteu, Chaleco Lopez, Kurt Caselli e Marc Coma, que registou o melhor tempo.

 Hélder Rodrigues, piloto Honda, apoiado pela Red Bull e TMN, tem agora uma vantagem de 1m16s para o seu companheiro Javier Pizzolito, 1m39s para o americano Kurt Caselli, 2m11s para o chileno Chaleco Lopez e 3m17s para o espanhol Marc Coma.

  “A etapa de hoje era bastante mais curta do que a de ontem e tive de me aplicar a fundo para tentar recuperar a liderança da prova. Correu bem, estou satisfeito por estar no comando da prova, mas ainda temos muita corrida pela frente", salientou à chegada a Chilecito o piloto Honda, apoiado pela Red Bull e TMN.

 A etapa de amanhã, que liga Chilecito a San Juan, terá 781 quilómetros de extensão dos quais 455 serão cronometrados.

João Lopes quer ganhar em Alcoutim

Equipa JL Racing inscreve Valter Martins na prova algarvia 

A recente vitória na competição destinada a veículos Buggy/UTV do Raid TT da Ferraria deu um novo ânimo à atual dupla campeã nacional de TT, João Lopes/Bruno Santos equipa que assume uma clara aposta na revalidação do título.

 Aos comandos de um Polaris Ranger RZR XP de chassi longo o piloto de Torres Vedras, inscrito pela equipa JL Racing, tem sabido superar algumas contrariedades derivadas da juventude da sua nova máquina e ocupa atualmente a 2ª posição no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que este fim-de-semana terá, na Baja Terras de Alcoutim, a sua quarta jornada. Na prova algarvia a equipa JL Racing volta a inscrever um Polaris para a dupla Valter Martins/Bruno Alvarinhas.

  “Apesar de termos tido apenas três semanas entre provas, desmontámos todo o nosso Polaris para lhe fazer uma profunda revisão e assim disputarmos a prova algarvia em perfeitas condições”, salienta o piloto da JL Racing, atual campeão nacional Buggy/UTV, que acrescenta: “Estivemos também a rever o carro do Valter porque fazemos muita questão que ele termine esta prova”.

 A Baja Terras de Alcoutim arranca no Sábado com um prólogo que terá 6,75 km de extensão para, no Domingo, ser disputado um sector único com cerca de 225 quilómetros.

Coma vence etapa 4 no Desafio Ruta 40

KTM factory rider Marc Coma of Spain displayed his consummate professional skills on Thursday, brushing aside the disappointment of a fuel line problem that dropped cost him around 18 minutes in Stage Three of the Desafio Ruta 40 Rally in Argentina to take a solid victory in Stage Four

 Coma and his KTM factory teammate Kurt Caselli, who also lost time on Wednesday when he stopped to assist him, finished 1-2 in the stage just 1.5 minutes apart. Chaleco Lopez, their Chilean teammate finished seventh in what was a very closely contested stage. The top five riders were all within five minutes of each other as they battled the track from Belin to Chilecito over a total distance of 586.73 km, 192.32 km of which was timed special.

 The result puts Coma back in the reckoning for the overall victory. He is currently fifth but only trails overall leader Helder Rodrigues of Portugal by 3.17 minutes. Among his toughest rivals for the number one spot will be Caselli, currently third overall and just 1.39 behind the leader, and Lopez in fourth overall trailing by just 2.11 with two more stages to go.

 Coma however is the first to admit that in rally sport nothing is certain until you cross the finish line. Friday’s stage, a massive 781.66 km from Chicelito to San Juan, including a timed special of 455.74, the second longest of the rally, will play a major part in the final outcome. On Saturday riders take a loop track from and to San Juan that includes the final timed special of 146.23 km.

 KTM Factory Team Manager Alex Doringer said it had been a very good day for his riders. “They really pushed today,” he said.

 Sadly Desafio Ruta 40 organizers also confirmed at the end of the day that rider No. 35, Nicholas Rojas of Argentina had crashed during the course of the stage and was declared dead at the site by the emergency medical rescue team. The KTM Factory Team extends sincere condolences to the rider’s family and friends for their sad loss.

 The Desafio Ruta 40 is part of the Dakar Challenge series but also the fourth leg of the FIM World Cross Countries Championship. Coma, the reigning world champion has already won all three earlier legs.

  Stage 4 results

1, Marc Coma, Spain, KTM 2 hours 56.25
2, Kurt Caselli, USA, KTM at 1.5
3, David Casteu at 3.36
4, Claudio Rodriguez, Honda at 4.38
5, Helder Rodrigues, Portugal, Honda at 5.25
6, Pablo Rodriguez, 7.16
7, Chaleco Lopez, Chile, KTM at 9.44
8, Felipe Prohens, Chile at 9.55
9, Javier Pizzolito, Argentina, Honda at 12.50
10, Juan Salvatierra, Bolivia, Speedbrain at 14.48

  Overall after Stage 4 (of six)

1, Helder Rodrigues, 14:07.52
 2, Pizzolito at 1.16 3, Caselli, KTM at 1.39
4, López, KTM at 2.11
5, Coma, KTM at 3.17
6, Casteu at 4.33
7, Goncalves at 12.28
8, Prohens at 44.25
9, C. Rodrigues at 45.55
10, Salvatierra at 49.48

Patrão quer mandar na descida ao Algarve

Recordista de títulos de Motociclismo Todo-o-Terreno lidera a temporada

 Nos próximos dias 22 e 23 de Junho decorre mais uma prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, desta vez nos cenários do sul do país, no Algarve. A Baja Terras de Alcoutim marca a quarta jornada da temporada de 2013, onde Mário Patrão é líder e tem em vista a renovação dos títulos nas categorias Absoluto e TT2.

 Apostado em alargar o recorde de títulos no Todo-o-Terreno nacional, Mário Patrão ruma ao Algarve à procura de somar o maior número de pontos para manter a liderança.

  “Vai ser uma prova bastante dura, tal como nos habituou o clube algarvio, por isso vou confiante em trazer um bom resultado, já que é muito importante não perder pontos nesta fase do Campeonato. Quero sair do Algarve na liderança das categorias Absoluto e TT2, sei que para isso terei que dar o meu máximo e os meus adversários vão ter de contar comigo para discutir o melhor resultado. Deixo ainda uma palavra de agradecimento por todo o apoio prestado pela ‘equipa’ de patrocinadores e apoiantes, uma vez que se têm revelado uma força imprescindível para alcançarmos novas conquistas”, comentou o piloto da RR Motos, Suzuki e Crédito Agrícola.

 A prova algarvia, sob responsabilidade do Clube Automóvel do Algarve, tem início marcado para as 15 hodas de Sábado com o habitual prólogoo de partida. No Domingo, os concorrentes das motos partem pelas 8 horas da localidade de Pereiro para um único setor seletivo com 225 quilómetros de extensão.

Alcoutim vai receber a 4ª jornada do CNTT

• Mário Patrão, Beto Borrego e Nuno Tavares lideram os respetivos campeonatos 

 • Pereiro será o centro nevrálgico da prova 

• Sector seletivo único

 A bonita vila de Alcoutim, situada junto ao Guadiana recebe, no próximo fim-de-semana, a Baja Terras de Alcoutim, quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A prova algarvia organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, tem o seu arranque desportivo agendado para Sábado, pelas 15h, com o prólogo destinado às motos. Seguem-se os Quads e cabe aos pilotos dos Buggy/UTV encerrar este primeiro dia de corridas. Tendo Pereiro como centro nevrálgico da corrida, a competição desenrola-se no Domingo através de uma passagem por um troço que terá cerca de 225 km de extensão e que começa para as motos às 8 horas.

  Trio de ataque – Patrão, Maio e Ferreira

O campeão nacional Mário Patrão, aos comandos de uma Suzuki, lidera o campeonato depois de um terceiro lugar no Ervideira Rali TT, uma vitória alcançada no Raid TT a Góis e um segundo lugar no Raid TT da Ferraria. A segunda posição é ocupada por António Maio (Yamaha) com menos cinco pontos, enquanto o terceiro classificado Luís Ferreira (KTM) regista duas vitórias, mas foi forçado a abandonar, devido a uma queda, em Góis. Ruben Faria (KTM), que não esteve na Ferraria por estar a participar na prova do campeonato do Mundo na Sardenha, vai desta vez estar presente numa prova que se disputa na sua região. Entre as motos da classe TT1 a liderança pertence a David Megre (KTM) piloto que venceu as três provas já disputadas. A classe TT3 é liderada por Fidelino Rino (Yamaha), piloto que soma três segundos lugares.

  Beto Borrego super favorito nos Quads

 Na competição destinada aos Quad o campeão Beto Borrego continua imparável e venceu as três primeiras corridas. A 2ª posição da classificação absoluta é ocupada pelo jovem Ruben Alexandre que, tal Borrego, é um piloto Yamaha e que simultaneamente lidera a categoria Stock. A 3ª posição pertence a André Mendes que se apresenta aos comandos de uma Suzuki. Entre os candidatos aos primeiros lugares, é importante salientar o Campeão Stock 2012, Rui Cascalho (Yamaha), que com dois terceiros lugares já registados, ocupa a 5ª posição atrás de Luís Engeitado.

  O espetáculo dos Buggy/UTV 

Na jovem categoria de Buggy/UTV foi Nuno Tavares que venceu as duas provas iniciais, tendo o triunfo no Raid TT da Ferraria pertencido à dupla campeã nacional em 2012, João Lopes/Bruno Santos, também em Polaris. São estes os dois primeiros classificados do nacional, à frente de outro piloto que também se apresenta aos comandos de uma destas máquinas americanas, o espanhol Robert Gallard. Se bem que a enorme competitividade da generalidade das equipas seja um dado já adquirido uma chamada de atenção nesta Baja Terras de Alcoutim para o Rage de caixa manual que é pilotado pelo campeão 2011, Rui Serpa, para o novo Rage de António Ferreira, para o Polaris Smart de Jorge Branco para o CanAm de António Estevão e ainda João Dias piloto que em Góis alcançou um magnífico 2º lugar.

KTM na etapa 3 do Desafio Ruta 40

Desafio Ruta40 : KTM’s Chaleco Lopez second in Stage 3, third overall 

Chilean Chaleco Lopez was the fastest of the three top KTM factory riders competing in Stage Three of the Desafio Ruta 40 Rally in Argentina on Wednesday coming home second in the stage and assuming third overall after just two days of competition. The first stage was canceled due to adverse conditions.

 Not so lucky was the team’s number one rider Marc Coma, the current World Cross Countries Champion and multi Dakar Rally winner. Coma ran out of fuel just three km from the refueling stop and American teammate Kurt Caselli stopped to give him enough to see him through. This delay cost time for both riders and at the end of the day Caselli came in sixth in the stage some 13 minutes off the leader Javier Pizzolito of Argentina and Coma was seventh, trailing by 18 minutes 34 seconds.

 Coma: “I had a problem with the fuel pressure that has forced me to stop at the 300 km mark of the special. Luckily, Kurt (Caselli) came along and with his help I was able to to finish the stage, but at a much lower rate. It was a shame because I was going well and hoped to be able to make up the difference. I passed Hélder (Rodrigues – the Stage 2 leader) in the first few kilometers. I then I He had opened the track ], which has made ​​a navigational error. I made some navigation errors but the truth is, it was fine, despite the difficulty of the stage.”

Coma said it will be an uphill struggle to try to win the rally, saying: “You cant win a rally like this if you give away time like we did today but I will keep on fighting. The mechanics are already working to analyze the problem and will fix it for tomorrow. "

 Meanwhile Lopez is just four minutes off Pizzolito’s overall time, Caselli is overall fifth and trails by 11 minutes 23 and Coma is seventh with a deficit of just under 15 minutes.

 Riders had to count on their navigation skills in Stage Three made up of two timed sections separated by a neutral zone of of 30 km. The ride took them to a higher altitude and the terrain switched to a drier and sandy surface. The first part passed through rough track and then after the neutral sector they had to pass through a dry river bed and dunes, again with plenty of navigation skills called for. At the end of the day they were in a section of dunes and soft sand.

Riders covered a total of 713.29 km from Catamarca to Belin, 466.17 of which was timed special.

 The Desafio Ruta 40 is not only part of the Dakar Challenge Series it is also the fourth leg of the official FIM World Cross Countries Rally Championship. Coma has already won the first three rallies and is aiming for a good finish to add to his points in this competition. The next leg is in Brazil at the Rally dos Sertoes in July and the final leg is the Pharaoh’s Rally in Egypt. Stage Four takes competitors from Belin to Chilecito a total distance of 586.73 km, including a 192.32 timed special.

  Stage 3 results:

 1, Javier Pizzolito, Argentina, Honda
2, Chaleco Lopez, Chile, KTM at 5'46"
3, Paolo Goncalves, Portugal, Speedbrain at 7'10"
4, David Casteu, France, Yamaha at 10'37"
5, Helder Rodrigues, Portugal, Honda at 11'32"
6, Kurt Caselli, USA, KTM at 13.00
7, Pablo Quintanilla, Chile, KTM at 17'34"
 8, Marc Coma, Spain, KTM at 18'34"
 9, Juan Carlos Salvatierra, Bolivia Speedbrain at 24'48"
10, Felipe Prohens, Chile at 28'42"

  Overall after Stage 3

1, Pizzolito 11 hours 00.53
 2, Goncalves, at 3.51
3, Lopez, at 401
4, Rodrigues, at 6.09
5, Casteu, at 11.23
6, Caselli, at 12.31
7, Coma, at 14.51
8, Quintanilla, at 33.44
9, Prohens, at 46.08
10, Salvatierra, at 46.34

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pizzolito lidera Desafio Ruta 40 depois da vitória na etapa 3

Team HRC is celebrating its second victory of the 2013 Desafio Ruta 40 in Argentina after Javier Pizzolito secured the first world championship cross country stage win of his career. Team-mate Helder Rodrigues rode another mistake-free race to come in fifth.

 The third stage of the rally saw the competitors tackle 713.29km from San Fernando del valle de Catamarca to Belén, including 247.12km of liaison and a 466.17km special stage. The soft and sandy terrain suited Pizzolito’s riding style perfectly and the Argentinean rider was able to bring his Honda CRF450 Rally across the line in first place with a time of 6h1m41s. The victory places him at the top of the overall standings.

 On the back of his stage win yesterday, Rodrigues put in another seamless performance to finish today’s race in fifth place, 11m32s behind his team-mate. He now lies fourth in the overall standings ahead of stage 4 tomorrow, which will see the rally head from Belén to Chilecito covering 394.41km of liaison and a 586.73km special stage.

  Javier Pizzolito #7:

 I am so happy to win today! It’s my first world championship stage victory so it means a lot to me and I’m really pleased to continue the team’s winning streak after Rodrigues’s performance yesterday. I felt in control throughout the stage and even though I had a small crash, I was still able to win, so perhaps without that the margin would have been even greater.

  Helder Rodrigues #3:

 I was comfortable today. I didn’t make any mistakes, so that’s positive. The bike is great and performed really well in the soft, sandy conditions during today’s stage. Congratulations to Javier for the win.

  Martino Bianchi – General Manager Team HRC Rally:

 It’s been another great day for Team HRC and we are so pleased for Javier. The terrain was perfect for him today and he was able to use that to his advantage. It was also another solid performance from Rodrigues, who again made no mistakes. The CRF450 Rally is performing very well and as a whole team we’re very happy.

  Special stage 3 results:

 1. Pizzolito (Team HRC) 6h1m41s
 2. Lopez (KTM) +5m46s
 3. Goncalves (Speedbrain) +7m10s
 4. Casteau (Yamaha) +10m37s
 5. Rodrigues (Team HRC) +11m32s

  Overall results: 

1. Pizzolito (Team HRC)
 2. Goncalves (Speedbrain) +3m51s
 3. Lopez (KTM) +4m01s
 4. Rodrigues (Team HRC) +6m09s
 5. Casteau (Yamaha) +10m31s
 6. Caselli (KTM) +11m23s 7. Coma (KTM) 14m51s

Hélder Rodrigues foi 5º na etapa e é 4º à geral

• Piloto português ganhou mais 7 minutos a Marc Coma

 Partindo à frente para um sector seletivo recheado de navegação, era naturalmente expectável que Hélder Rodrigues perdesse tempo para os seus perseguidores e foi isso que veio a acontecer, embora o triunfo do dia acabasse por recair noutro piloto da equipa Honda HRC, o seu jovem companheiro de equipa o argentino Javier Pizzolito, que foi o 7º concorrente a partir para esta 3ª etapa.

 O piloto local acabou mesmo por assumir a liderança do Desafio Ruta 40, quarta etapa do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno onde Hélder Rodrigues ocupa agora a 4ª posição. Hélder Rodrigues ganhou todavia mais 7 minutos ao espanhol Marc Coma e será o 5º piloto a partir para a etapa de amanhã, uma posição que lhe pode permitir recuperar a liderança da corrida.

  “Já estava à espera de que os pilotos que partiram atrás se juntassem a mim e foi de facto isso que aconteceu. É normal. Espero amanhã utilizar bem a vantagem de partir atrás", salientou à chegada a Belén Hélder Rodrigues piloto Honda, apoiado pela Red Bull e TMN.

 A etapa de amanhã, que liga Belén a Chilecito, terá 586 quilómetros de extensão dos quais 394 serão cronometrados naquele que é o maior sector seletivo da corrida

Pedro Grancha à conquista do pódio

• Piloto de Cascais ocupa 2º lugar no Campeonato

 Depois do Alentejo e do Minho, o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno ruma agora ao Algarve onde, no próximo fim-de-semana, a dupla Pedro Grancha/Inês Ponte, aos comandos do BMW Evo X1 inscrito pela equipa PMG Motorsport, vai participar na Baja Terras de Alcoutim.

 No campeonato nacional o piloto de Cascais ocupa o 2º lugar da classificação absoluta em igualdade de pontos com Helder Oliveira e idêntica posição ocupa Inês Ponte no troféu de navegadores.

  “A prova algarvia é um clássico do nosso campeonato e distingue-se por ser disputada num único troço com 300 quilómetros sempre com o cronómetro a funcionar. Vamos apostados em lutar por um lugar no pódio, tentando tirar partido da sinuosidade desta prova, que poderá ser vantajosa para as características do nosso BMW”, salienta Pedro Grancha.

 A Baja Terras de Alcoutim arranca no Sábado com uma dupla passagem por uma super especial com 6,75 km de extensão para, no Domingo, ser disputado um sector único com cerca de 300 quilómetros.

Luís Ferreira acredita na vitória

Ruben Faria está de regresso às provas nacionais

 Depois dos triunfos alcançados nas provas alentejanas - Ervideira Rali TT e Raid TT da Ferraria - Luís Ferreira, o piloto KTM / Motobrioso Racing Team, parte agora à conquista da vitória na prova algarvia, Baja Terras de Alcoutim, competição que se disputa no próximo fim-de-semana.

 Luís Ferreira, que irá participar aos comandos de uma KTM 505 SX-F, preparada pela Motobrioso, encara com grande otimismo esta quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

  “Vamos encontrar uma prova tipicamente algarvia, dura, em zona de serra, com um percurso enrolado e que promete ser bastante cansativa. Tendo em conta que esta corrida vai ser disputada num único troço, e portanto sem neutralizações vai ser fundamental fazer uma boa gestão da corrida, mas o meu objetivo é atacar vencer a classe e tentar triunfar à geral”, salienta o piloto KTM / Motobrioso Racing Team.

 Na Baja Terras de Alcoutim destaque para o regresso de Ruben Faria que, depois da participação no Rali da Sardanha, esteve recentemente em testes na Tunísia com a nova KTM da equipa oficial. O algarvio que é piloto de fábrica da KTM e que conta com o apoio da Motobrioso e da KTM Portugal, refere que “faço questão de estar nesta prova, não só por ser uma corrida ao pé de casa, mas também porque estas provas do campeonato nacional são um excelente treino para a etapas internacionais que se avizinham”

 De salientar ainda na prova algarvia a presença de David Megre, piloto oficial da marca austríaca que, aos comandos de uma KTM XC 250 F, venceu a Classe TT1 das três provas já disputadas em 2013 e ainda para a participação de Pedro Vargas e Salvador Vargas, pilotos da equipa Motobrioso / KTM que ocupam respetivamente 2ª posição da Classe Veteranos e o 2º lugar da Classe Promoção.

 A Baja Terras de Alcoutim arranca no Sábado com um prólogo que terá 6,75 km de extensão para, no Domingo, ser disputado um sector único com cerca de 225 quilómetros.