quinta-feira, 28 de março de 2013

Hélder Rodrigues de regresso ao Campeonato do Mundo

• Equipa Honda HRC evolui Honda CRF 450 Rally 

• Piloto português lamenta ausência do Peru no traçado do Dakar 2014

Hélder Rodrigues, Campeão do Mundo em 2011, está de regresso às competições internacionais de todo-o-terreno e vai disputar, de 4 a 11 de Abril, o Abu Dhabi Desert Challenge, a prova de abertura do Campeonato do Mundo da modalidade. Nesta competição, que terá lugar nos Emiratos Árabes Unidos e onde irão estar presentes as principais equipas, o piloto português apresenta-se, de novo, como o nº 1 da formação oficial da Honda HRC.

“Depois de mais de dois meses de paragem é bom regressar às competições ao mais alto nível. Como já anteriormente foi anunciado, vou continuar na Honda que tem um projeto bastante ambicioso para as competições de todo-o-terreno. Enquanto se aguarda pela moto que está a ser preparada para o Dakar 2014 vamos, nesta prova de arranque do Campeonato do Mundo, testar diversas soluções desenvolvidas para a Honda CRF 450 Rally”, salientou o piloto da Honda, Red Bull e TMN.

O Abu Dhabi Desert Challenge conta com um prólogo e cinco etapas, cuja quilometragem varia entre os 308 e 492 quilómetros e que conta com sectores seletivos que se situam entre os 250 e os 298 quilómetros.

Sobre o novo figurino do Dakar 2014, recentemente apresentado, Hélder Rodrigues começou por salientar que “a Bolívia é a grande novidade e creio que poucos saberão o que essa parte do percurso nos reserva. Pela minha parte tenho pena que o Peru não continue no traçado da prova porque o seu deserto e as suas dunas eram fantásticas e muito exigentes, tanto do ponto de vista de pilotagem como de navegação”.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Dakar Desert Challenge: uma aventura única!

O Dakar Desert Challenge volta a ser em 2013 a única grande expedição do género com partida de Portugal e uma das únicas com origem na Europa com Dakar como destino, introduzindo um novo traçado e novos conceitos de participação em relação à edição de 2012. Surgem na próxima edição, com saída marcada de Coruche (Portugal) a 26 de dezembro de 2013, dois novos destinos de passagem, a Guiné-Bissau e a Gâmbia, assim como é criada uma nova categoria, a Marocco Adventure.

Recriando de forma não competitiva os grandes momentos de evasão e aventura do mítico rally «Paris–Dakar», prova criada entre 1978 e 1979 pelo francês Thierry Sabine depois de este se ter perdido no Sahara enquanto participava de moto no Rally «Abidjan-Nice», esta é uma expedição de aventura com custos de participação controlados, de conceito “low cost”, com possibilidade de participação de vários tipos de veículos motorizados: 4x2, 4x4 e motos. Espírito de aventura, capacidade de ajudar, companheirismo e boa disposição são os ingredientes indispensáveis para empreender o traçado proposto com uma extensão aproximada de 5000 quilómetros, cerca de metade percorridos em pistas na Europa, no deserto do Sahara, no Sahel e nas savanas, entre Portugal e Dakar no Senegal, com passagem por Espanha, Marrocos (e Sahara Ocidental), Mauritânia, Guiné-Bissau e Gâmbia.

A categoria Marocco Adventure é a nova alternativa de participação que permite realizar um traçado mais curto de etapas em Portugal, Espanha e Marrocos (e Sahara Ocidental), entre Coruche e Dakhla (as 7 primeiras etapas da expedição), sendo uma boa opção para quem tem pouco tempo ou pouco orçamento disponível, fazendo no entanto parte da grande aventura africana e do seu espírito arrojado.

O Dakar Deser Challenge realiza-se de 26 de dezembro de 2013 a 9 de janeiro de 2014.

Mais informações em www.dakardesertchallenge.com e em http://www.facebook.com/dakardesertchallenge.

Equipe Mitsubishi Petrobras compete no Campeonato Mundial de Rali Cross Country

Guiga Spinelli e Youssef Haddad enfrentarão, em abril, o Abu Dhabi Desert Challenge

A Equipe Mitsubishi Petrobras terá mais um desafio pela frente. Entre os dias 04 e 11 de abril, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad participarão da etapa de abertura do Campeonato Mundial de Rali Cross Country, o Abu Dhabi Desert Challenge.

 "Esta será a primeira de uma série de competições e treinos que participaremos em 2013 visando o Rally dos Sertões 2013 e o Rally Dakar 2014. Nossa ideia é testar ao máximo o ASX Racing ao longo do ano para aperfeiçoa-lo e alcançar a melhor performance possível. Além disso, o evento será um ótimo treinamento também para que eu e o Youssef possamos crescer como dupla", explica Guiga.

No Abu Dhabi Desert Challenge, serão sete dias de competição entre algumas das melhores duplas, entre elas campeãs mundiais e do Rally Dakar. Para desafiar ainda mais os brasileiros, o evento é um dos mais rigorosos do planeta, com altas temperaturas e 100% do trajeto passando pelo Deserto de Liwa.

 "O Abu Dhabi Desert Challenge será uma ótima oportunidade de evoluirmos no deserto e nas dunas, já que, no Brasil, não conseguimos treinar nesse tipo de terreno. Vamos aproveitar cada minuto para nos prepararmos para o Rally Dakar", afirma Guiga.

 Desenvolvimento

Em março, a Equipe Mitsubishi Petrobras viajou até a cidade de Le Creusot, na França, para realizar testes de desenvolvimento do ASX Racing. Ao lado do francês, diretor técnico e chefe de equipe, Thierry Viardot, Guiga pode colocar à prova algumas alterações do veículo em relação ao que disputou o Rally Dakar deste ano.

 "Esperamos que o ASX Racing continue evoluindo nas diversas condições do rali cross country. Além de um novo set up de suspensão, nós fizemos algumas evoluções baseadas nas experiências do Rally Dakar deste ano, o que deverá trazer uma melhor performance para a equipe", exalta Thierry.

Stéphane Peterhansel vai participar no Dakar 2014 com a Monster Energy X-raid Team

• Peterhansel and Jean-Paul Cottret again will race the MINI ALL4 Racing 

• 2014 Dakar in Argentina, Bolivia and Chile 

Some two months after the 2013 Dakar Rally ended in Santiago de Chile with the second consecutive win of the Monster Energy X-raid Team, ASO announced the first facts for the 2014 Dakar. While the entire Dakar baggage will race in the well-known host countries Argentina and Chile, the motorbikes will make a side-trip to Bolivia. The Dakar represents the season highlight for the Monster Energy X-raid Team that is going to once again race the legendary event with French pairing Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret, next year.

Stéphane Peterhansel joined the Monster Energy X-raid Team in 2009 and won the Dakar Rally for the Trebur based team in 2012 and 2013. Altogether, the exceptionally skilled driver celebrated a total of 11 wins, in the famous off-road endurance rally – six of them on a motorbike. The 47-year old impresses in particular with his calmness and his outstanding ability when it comes to assessing himself.

The Dakar will be started on 05th January in Rosario, Argentina – not far from Buenos Aires. From there, the event will take the competitors along the Andes to Salta, the venue of the Rest Day on 11th January. Afterwards, the competitors will have to keep on driving northward. But only the motorbikes will make a side-trip to Bolivia while the rest of the field will head directly to Chile and the world-famous Atacama Desert. And on 18th January, the field of the 35th Dakar edition will cross the finish line in Valparaiso, west to Santiago.

“We are delighted with also racing the 2014 Dakar Rally together with Stéphane,” said Monster Energy X-raid Team Manager Sven Quandt. „The ASO hinted that we will have a marathon stage without service for the cars, in the evening. With his experience, Stéphane certainly will be up to this challenge, too.” 

Three questions to Stéphane Peterhansel: 

You are going to race the 2014 Dakar Rally for the Monster Energy X-raid Team again. What are the strengths of the team and the MINI ALL4 Racing? 

The reliability of the MINI ALL4 Racing is virtually unique. In two Dakar Rallies, we didn’t encounter a single technical problem. But not only thanks to the very good car but also because of the entire team that is doing an extremely professional job throughout the Dakar. Despite heat, sand and the massive pressure, everybody works flawlessly. Only this approach enabled us to prevail against competitors who enjoyed regulation advantages.

How do you assess the route of the 2014 Dakar? 

With our cars, we probably will race only in Argentina and Chile. It’s a pity that only the motorbikes will make the trip to Bolivia and that Peru doesn’t represent a part of the 2014 Dakar. We had some interesting tracks and great dunes, there, in the past two years. But we should trust in the ASO organisers. The routes in the past three years were really good.

ASO announced that the special stages will be longer and that the cars, too, will have a marathon stages. What do you think about that? 

That would be great. With the MINI ALL4 Racing, we’ve got a highly competitive car. We raced the past two Dakar Rallies without encountering any technical problems whatsoever. And I also would be delighted about marathon stages from a personal point of view. They represent a huge challenge – and a challenge we had to cope with in Africa.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Ruben Faria e Miguel Barbosa abrilhantam prova alentejana

Organizado pela Sociedade Artística Reguenguense, o Vinhos Ervideira Rali TT 2013, prova que tem como principal patrocinador a empresa que lhe dá o nome – a Adega Ervideira – é por muitos considerada como uma das melhores e mais carismáticas jornadas do todo-o-terreno nacional, tornando-se cada vez mais apetecível para os principais nomes do desporto motorizado português, que pretendem associar o seu nome à já extensa galeria de vencedores.

 A cerca de um mês do arranque, começam a surgir os primeiros nomes na lista de inscritos, como o do motard Ruben Faria, segundo classificado na mais recente edição do Dakar. O Vinhos Ervideira Rali TT marcará, assim, o regresso do piloto algarvio às competições, depois da extensa maratona corrida na América do Sul.

Entre os automóveis dois dos principais candidatos ao título nacional estão já inscritos, o penta-campeão nacional Miguel Barbosa, que procura vencer pela sexta vez em Reguengos, e o alentejano Nuno Matos, que poderá estrear o novo Opel Mokka, se terminar a tempo a necessária preparação da sua nova montada.

A organização espera ainda pela confirmação do regresso ao Alentejo do húngaro Pal Lonyai e do seu navegador Zoltan Garamvölgy, actual director da Baja da Hungria, prova do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno.

Rómulo Branco em 2º na Taça do Mundo

• Piloto luso-angolano subiu ao pódio na prova de abertura 
• Estreia muito positiva aos comandos de um Mitsubishi Pajero 

 O piloto luso-angolano Rómulo Branco estreou-se de forma muito positiva na Taça do Mundo de Todo-o-Terreno ao conquistar a segunda posição na classificação final da Baja Itália destinada às viaturas T2, categoria para a qual a FIA tem um classificação própria e um título mundial em disputa.

A dupla Rómulo Branco/João Serôdio teve, na prova transalpina, o handicap de fazer a estreia aos comandos de um Mitsubishi Pajero, viatura que a formação luso-angolana optou por alugar à equipa italiana vencedora em 2012. Confirmando as excelentes referências dadas em épocas anteriores o piloto rapidamente se adaptou à nova máquina e de tal forma que chegou a assumir o comando no final da 2ª etapa, se bem que com uma vantagem de apenas 3 segundos.

O braço de ferro, que se manteve ao longo de toda a prova, pendeu todavia para a formação brasileira Marcos de Morais/Carlos Sachs, igualmente em Mitsubishi Pajero equipa que veio a alcançar o triunfo apenas por 30s.

 “Foi a minha sexta participação em provas da Taça do Mundo e aquela onde alcancei o melhor resultado. Já tinha estado mais de o que uma vez no comando destas corridas, mas apenas tinha subido ao pódio na Baja de Aragon, em 2011, precisamente na minha estreia internacional”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “Nesta Baja Itália foi muito importante ter-me adaptado rapidamente à nova máquina, excelente sem dúvida, e também ser já conhecedor do traçado da prova, pois participei na edição de 2012. A concorrência era fortíssima, com vários pilotos separados por poucos segundos no final de cada troço. Este 2º lugar na prova e também na Taça do Mundo, tem por isso um sabor muito especial”.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Preparação do Vinhos Ervideira Rali TT a bom ritmo

Falta pouco mais de um mês para a realização do Vinhos Ervideira Rali TT 2013, prova de abertura dos Campeonatos Nacionais de Todo-o-Terreno para Automóveis e Motos, pelo que a equipa da entidade alentejana não se poupa a esforços para que tudo esteja impecável para o seu arranque.

Num ano em que se comemora o 25º aniversário da prova organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, com o apoio da Adega Ervideira, é, por isso, tempo para ultimar os preparativos, desta jornada que se corre a 20 e 21 de Abril.

Como vem sendo hábito, para além dos trabalhos de preparação, está já em marcha a campanha de divulgação do Vinhos Ervideira Rali TT. Nas zonas de Reguengos e Évora são visíveis os diversos ‘outdoors’ da prova, seguido-se, nas semanas antecedentes à prova, uma campanha na rede Multibanco por parte da Adega Ervideria, principal patrocinador do evento, sendo, por isso, esperadas milhões de visualizações. Está também em fase final de negociação o acordo com a rádio nacional que vai ser ‘Media Partner’ do Vinhos Ervideira Rali TT 2013.

“Estamos a contar com um elevado número de participantes no Vinhos Ervideira Rali TT 2013, mesmo nesta fase de crise em Portugal. Vamos organizar a prova de abertura dos campeonatos das duas federações, pelo que a expectativa é grande. A prova está perfeitamente delineada, sendo muito idêntica à de outros anos, pois não temos muito para onde nos alargar”, refere José Prego, Director desta prova alentejana, acrescentando que “ninguém acredita quando eu digo que, mesmo estando no meio do Alentejo, estamos rodeados de água”. 

Na vertente desportiva a organização conta, por isso, com a presença dos melhores pilotos nacionais naquelas pistas alentejanas, em todas as categorias elegíveis para esta prova. O Vinhos Ervideira Rali TT 2013 marcará a abertura dos Nacionais de TT quer da FPAK, quer da FPM, pelo que estão lançados os dados para que os principais candidatos aos respectivos títulos se desloquem a Reguengos de Monsaraz.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Equipe Mitsubishi Petrobras desvenda o Rally Dakar após anúncio do trajeto de 2014

Maior rali do mundo será entre os dias 05 e 18 de janeiro e passará, pela primeira vez, pela Bolívia 

O anúncio do calendário e trajeto do Rally Dakar 2014 fez com que a Equipe Mitsubishi Petrobras começasse a acelerar ainda mais fundo na preparação para sua próxima participação no maior rali do mundo. Pelo sexto ano consecutivo, a competição será em solo sul-americano.

"Acredito que o perfil do Rally Dakar mudará um pouco em relação à edição de 2013. Aparentemente, a maior parte do deserto estará no Chile, mas podemos ter menos areia do que tivemos este ano", avalia Guilherme Spinelli, piloto da Equipe Mitsubishi Petrobras.

 A grande novidade do Rally Dakar 2014, que será realizado entre os dias 5 e 18 de janeiro, será a passagem pela Bolívia e não mais pelo Peru, que esteve presente na última edição. Além disso, a organização divulgou que Rosário, na Argentina, será o ponto de largada e Valparaíso, no Chile, o ponto de chegada.

"Não sabemos muita coisa ainda, mas, pelo desenho do mapa, a Argentina será o país em que teremos mais etapas. Já estamos pensando na logística para a competição, mas só definiremos o roteiro completo quando forem divulgadas todas as cidades", explica Guiga.

Elisabete Jacinto regressa ao Rallye Aicha des Gazelle

A piloto da MAN, Elisabete Jacinto, vai participar na 23ª edição do Rallye Aicha des Gazelles, desta feita ao lado da experiente navegadora francesa Valérie Dot, completando assim a sua 5ª participação naquele que é o maior rali de navegação do mundo.

A dupla com o número 160 integra a caravana composta por 300 participantes das mais diversas nacionalidades, em representação de 21 países. Todas mulheres e todas com um particular gosto pelo todo-o-terreno e pela aventura rumam a Marrocos, país que servirá de palco a esta prova.

Recorde-se que já o ano passado Elisabete Jacinto terminou em terceiro lugar e em 2008 assegurou o segundo posto da classificação geral com o seu camião MAN.

Neste rali que se inicia hoje as concorrentes não terão acesso a GPS ou caderno de itinerário. Recorrendo apenas ao auxílio de bússolas e a cartas militares, têm que, durante oito dias, percorrer os quilómetros determinados pela organização que ligam os vários pontos no terreno, realizando o percurso mais pequeno. Ganha a equipa que percorrer menos quilómetros.

 A Hydraplan, concessionário MAN onde a equipa de Elisabete Jacinto desenvolve mecanicamente o seu MAN TGS de competição, é também concessionário Volkswagen Veículos Comerciais. Por essa razão, no seu camião de assistência a piloto exibe com orgulho a imagem dos dois veículos.

terça-feira, 19 de março de 2013

Festa de Apresentação Prolama Competição 2013

O Bar Pub JP2 em parceria com a Prolama Competição e Aventura vão organizar no próximo dia 19 de Abril de 2013 pelas 22:00 horas a apresentação oficial da equipa PROLAMA para o Vinhos Ervideira Rali TT 2013 em Reguengos de Monsaraz.

 Esta festa vai contar com a presença de todos os membros da equipa Prolama bem como os carros que vão participar no Vinhos Ervideira Rali TT 2013 e ainda com reportagem fotográfica de Paulo Tabanez.

 Aquela que promete ser uma noite bem animada em Reguengos de Monsaraz, vai ter brindes oferecidos pela ELF e por o Bar Pub JP2 para todos aqueles que marcarem presença na festa de apresentação de uma das mais conceituadas equipas do todo terreno nacional, a PROLAMA COMPETIÇÃO E AVENTURA.

Prometemos muita animação!

Monster Energy X-raid Team com bom início de época

- Krzysztof Holowczyc takes his MINI ALL4 Racing to second place
- Just twelve seconds behind the winner

For Krzysztof Holowczyc, the Baja Italy was the first rally following his accident in the 2013 Dakar. By finishing – together with his German co-driver Andreas Schulz – second, the MINI ALL4 Racing driver demonstrated that he still has got what it takes to make it to the very top. In the end, the pairing crossed the finish line just 12 seconds behind the Brazilians Reinaldo Varela und Gustavo Gugelmin in a Toyota. Third place was secured by Frenchman Jean-Louis Schlesser in a buggy.

Holowczyc made a successful start into the event by winning the ‘Superspeziale’ on Friday. On the following days, he also succeeded in winning several special stages and the MINI ALL4 Racing survived another event without encountering any technical problems whatsoever. The final special stages turned out to be a tough and extremely close battle for the win between Holowczyc and Varela, with the Brazilian getting the upper hand, in the end.

“The Baja went very well for us and we are happy with our achievements,” said Monster Energy X-raid Team Manager Sven Quandt. “We congratulate Toyota on their win – they were really fast, in Italy. And the battle between Krzysztof and Reinaldo was a true thriller until the rally was over.” 

 Result Baja Italy:

1st R. Varela (BRA) / G. Gugelmin (BRA) Toyota – 3h 42m 11s
2nd K. Holowczyc (POL) / A. Schulz (GER) MINI ALL4 Racing – 3h 42m 23s
3rd J.-L. Schlesser (FRA) / K. Zhiltsov (RUS) Buggy – 3h 49m 45s

segunda-feira, 18 de março de 2013

Reinaldo Varela e Maurício Gugelmin conquistam primeira vitória brasileira na Taça do Mundo

A dupla foi a melhor na Italian Baja 2013

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin escreveram uma nova página na história do automobilismo Brasileiro ao conquistar a primeira vitória do Brasil em provas do rally mundial. A dupla do Divino Fogão Rally Team foi a melhor entre as 69 inscritas na etapa de abertura da Copa do Mundo da FIA para Rally Cross Country, disputada este fim de semana nesta cidade italiana situada próximo à fronteira com a Áustria. A competição marcou também a primeira vez em vários aspectos na carreira de Varela e Gugelmin, atuais campeões mundiais na categoria T2: primeira apresentação na categoria T1 (a mais competitiva e importante da modalidade), primeira corrida com assistência da equipe belga Overdrive e primeira prova em que Varela utilizou um veículo equipado com câmbio sequencial. Prova das mais disputadas dos últimos tempos, o triunfo brasileiro foi garantido pela margem de 12 segundos após 3h42m11 de competição, vantagem que Varela e Gugelmin abriram sobre o polonês Krzysztof Holowczyc e o alemão Andreas Schulz, dupla que defende a equipe oficial da fábrica Mini. O clima verde-amarelo desta vitória foi reforçado pelo resultado obtido por Marcos Moraes e Du Sachs: os organizadores do Rally dos Sertões conquistaram o primeiro lugar na categoria T2.

O fim de semana italiano da dupla brasileira foi marcado por muitas emoções, a maioria delas consequência do rigoroso final do inverno europeu. Ainda embalados pelo segundo lugar conquistado no Rally de Barretos, prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, Varela e Gugelmin embarcaram na noite de domingo (10) para a Itália, via Paris, para cumprir os preparativos finais para a estréia na categoria T1 no cross country mundial. Por causa da neve que cobriu a capital francesa na tarde de segunda feira a dupla só pode viajar para Milão na quarta-feira à noite, perdendo assim dois dias na agenda de trabalho preparada pela equipe Overdrive.

A primeira impressão do protótipo Overdrive, porém, amenizou a decepção causada pelo tempo perdido, como explica Varela: "Notei que toda a estrutura do time era de qualidade e tanto eu quanto o Gustavo ficamos à vontade com o pessoal. Sentimos que o final de semana prometia muitas emoções: além de estrear na categoria principal iríamos disputar posições contra grandes nomes do cross country mundial."

No prólogo disputado na tarde de sexta-feira os brasileiros ficaram em segundo lugar, atrás da dupla Krzysztof Holowczyc e Andreas Schulz, representantes da equipe oficial da Mini. O clima severo, marcado por frio, chuva e, em alguns momentos, pancadas de neve, levou os organizadores a cancelar parte da solenidade de abertura e a substituir o trecho programado para as três primeiras etapas pelo reservado para as duas últimas, porém em sentido contrário.

"Isso criou uma componente crítica para todos nós", comentou Gustavo, cujo sobrenome Gugelmin retornou à origem italiana e apareceu como Guglielmin nos resultados oficiais. "Essa alteração significava que o tráfego intenso sobre o mesmo percurso iria criar muitos facões e obstáculos no piso. Como largamos em segundo acabamos menos prejudicados por essa circunstância. De qualquer forma, não tivemos nem um segundo de relaxamento nas cinco especiais disputadas", completou o catarinense de Lages (SC).

O equilíbrio dos competidores do Italian Baja foi bastante semelhante ao que caracteriza a Mitsubishi Cup, o mais equilibrado certame de rally brasileiro. O próprio formato da prova europeia - voltas curtas em um traçado único -, reforçou a semelhança, que pode ser comprovada nos resultados parciais deste de hoje. Varela e Gugelmin venceram a primeira "SS" com 38 segundos de vantagem sobre os russos Boris Gadasin e Alexey Kuzmich (Protótipo G Force); na segunda, Holowczyc e Schulz foram cinco segundos mais rápidos que os brasileiros, que ficaram em segundo. Na terceira e quarta especiais do dia Gadasin e Kuzmich lideraram, sendo que na sétima abriram sete segundos sobre a dupla formada pelo polonês e pelo alemão e nove sobre os brasileiros e na última recuperaram quatro segundos contra Varela e Gugelmin e 25 sobre a tripulação do Mini. Na classificação acumulada, porém, o Divino Fogão Rally Team apareceu sempre em primeiro lugar, resultado consolidado na divulgação do resultado oficial.

"Conversando com alguns rivais pude comprovar que ninguém guardou cartas na manga, todo mundo andou forte o tempo todo", comentou Varela. Ao seu lado Gugelmin lembrou um comentário bem humorado feito pelo polonês Holowczyc: "Ele fez todo mundo rir quando declarou que andou o rally inteiro como um capeta!"

A próxima etapa da FIA World Cup for Cross Country Rally, o Abu Dhabi Desert Challenge, está marcada para acontecer entre os dias 4 e 11 de abril.

Resultados finais da Italian Baja 2013:

1) R.Varela (BRA)/G.Gugelmin (BRA), Protótipo Overdrive, 3h42m11
 2) K. Holowczyc (POL)/A.Schulz (ALE), Mini All4racing, 3h42m23
3) J-L. Schlesser (FRA)/Z. Konstantin (RUS), Schlesser Original,3h49m45
4) A. Malysz (POL)/R.Marton (POL), Toyota Hilux,3h50m37
 5) B. Novytskyi (UKR)/R. Polishchuk , Protótipo Nissan G-Force,3h51m55
6) Misikov (RUS)/S. Lebedev (RUS), Toyota Hilux,3h53m53
7) C.Casuneanu (ROM)/M.Zani (ITA), Mitsubishi M Lancer, 3h56m25
 8) S.Balazs (HUN)/L.Bunkoczi (HUN), Opel Mokka. 3h57m04
 9) N.Coffaro (VEN)/D.Meneses (VEN), Toyota Hilux, 3h58m02
10) Z.Porizec (ESL)/M.Sykora (HUN), X3 EvoII,4h01m26

Fonte: todoterreno.pt

Vitória Brasileira!! Marcos Moraes e Du Sachs vencem no Baja Itália

Depois de três dias de competição, 11 trechos cronometrados e uma acirrada disputa, os brasileiros Marcos Moraes e Du Sachs comemoram seu primeiro título internacional. E a vitória foi eletrizante, com viradas constantes de resultados e a segundo a segundo valendo o título.

No Brasil, o Rally Cross Country nem sempre é um esporte tão valorado ou reconhecido. Porém, produz talentos aptos a conquistar qualquer competição internacional, prova disso é o desempenho que nossos representantes tem conquistado lá fora. "Estamos muitos felizes, deu dobradinha brasileira na Itália! Vencemos na T2 e Varella/ Gulgelmim na T1. O Brasil tem pilotos e navegadores muito competentes e essa conquista é um exemplo de quão valorosos somos quando o assunto é off road", comemorava Du Sachs.

Segundo a segundo

Na categoria de Marcos e Du, a conquista pelo título foi cheia de emoções, com segundo a segundo valendo o título da Baja Itália. "Ainda ontem, comemorávamos a conquista do dia quando a organização informou uma mudança de resultados nos tirando da 1ª colocação e colocando a dupla portuguesa R. Branco/ J. Serôdio em 1º com apenas 2 segundos de vantagem sobre nós. Hoje largamos para virar o jogo e foi emocionante. Tinhamos 4 especiais valendo pontos. Na 1ª resolvemos ir buscar tempo e viramos o jogo com 29 segundos a nosso favor, na segunda eles foram 2 segundos mais rápidos, na 3ª de hoje nos os vencemos por 12 segundos e na última eles ainda tiraram 8. Fazíamos novas contas a cada fim de trecho e terminado o dia, somando tudo, vencemos o Baja Itália por apenas 30 segundos de vantagem", contava Marcos Moraes comemorando a vitória.

Campeonato

"A vitória na Itália foi fundamental pois a próxima etapa do mundial, vamos encarar o deserto onde, naturalmente, muitos árabes competem e eles são craques em dunas. Para nós, essa foi só a 1ª batalha, que venha a próxima", disse Du Sachs.

Vitória

"Foi uma dobradinha brasileira incrível! Queremos parabenizar o Varela e o Gustavo pela vitória na geral com apenas 12 segundos de vantagem, em uma disputa tão acirrada quanto a que vivenciamos em nossa categoria. Neste domingo, o off road brasileiro fez história no mundial", finaliza Marcos

Resultados Finais

Categoria T2
1º Marcos Moraes/ Du Sachs - BRA - 4h18min45seg
2º R. Branco/ J. Serôdio - PORT - 4h19min15seg
3º X. Fox/ I. Santamaria - ESP _ 4h21min07seg

Geral
1º Reinaldo Varella/ Gustavo Gulgelmim - BRA - 3h:42min11seg
2º K. Holowczyc/ A. Schulz - POL/ALE - 3h42min 23seg
3º J. Schelesser/ Z. Konstantin - FRA - 3h49min45seg

Rómulo Branco sobe ao pódio na Baja Itália

• Piloto luso-angolano foi 2º T2 na prova de abertura da Taça do Mundo 

• Duelo emocionante pela vitória termina com primeiros separados por 30s

Após mais de quatro horas de intenso duelo, apenas 30s separaram, no final da Baja Itália, o piloto luso-angolano Rómulo Branco, da tão ambicionada vitória na jornada de abertura da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, que esta tarde terminou em Pordenone, no Norte de Itália. A dupla Rómulo Branco/João Serôdio que se estreou aos comandos de um Mitsubishi Pajero, inscrito na Categoria T2, alcançou todavia um magnífico 2º lugar e confirmou as excelentes referências dadas nas épocas anteriores.

Após a disputa dos 11 sectores seletivos, em que estava dividido o percurso cronometrado desta Baja Itália, a formação luso-angolana totalizou o tempo de 4h19m15s, apenas mais 30s segundos que formação brasileira Marcos de Morais/Carlos Sachs, igualmente em Mitsubishi Pajero. Na terceira posição terminou o Toyota Land Cruiser, pilotado pelo espanhol Javier Fox, com mais 1m22s que a máquina da equipa vencedora.

“Foi uma prova muito intensa em que as diferenças foram sempre muito pequenas e que por isso qualquer detalhe era muito importante. Foi a nossa estreia aos comandos de um Mitsubishi Pajero e naturalmente que a primeira fase da prova foi de adaptação”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “Cedo me senti à vontade e agora que a prova terminou devo dizer que estou bastante satisfeito com a nossa prestação. Havia muitos e bons adversários e apenas um acabou por ficar à nossa frente, o que é excelente. É o meu melhor resultado de sempre em provas da Taça do Mundo e quero dedicá-lo a todos os que me têm apoiado neste percurso internacional, iniciado há dois anos atrás”.

domingo, 17 de março de 2013

Rómulo Branco lidera Baja Itália

• Piloto luso-angolano no comando de prova da Taça do Mundo na Categoria T2

 • Estreia muito positiva aos comandos de um Mitsubishi Pajero

O piloto luso-angolano Rómulo Branco, acompanhado de João Serôdio, está na liderança da Baja Itália, a jornada de abertura da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, que durante o dia de hoje teve em disputa seis troços cronometrados, respeitantes à 2ª etapa. Na estreia aos comandos de um Mitsubishi Pajero, inscrito na Categoria T2, a dupla Rómulo Branco/João Serôdio começou de forma bastante cautelosa a sua participação na prova transalpina, alternando entre o segundo e o terceiro lugar para, no derradeiro troço do dia, desferir um ataque que a levou até ao primeiro lugar.

Na classificação geral, após a 2ª etapa, a formação luso-angolana regista o tempo de 2h40m31s, apenas menos dois segundos que formação brasileira Marcos de Morais/Carlos Sachs, em máquina idêntica. Na terceira posição está o Toyota Land Cruiser, pilotado pelo espanhol Javier Fox, com mais 50s que o Mitsubishi Pajero pilotado por Rómulo Branco.

“A Baja Itália é disputada numa zona militar e grande parte do percurso está traçado em pistas que na época do degelo ficam cobertas de água e onde existe muita pedra. Por causa do excesso de caudal o troço onde deveríamos passar por três vezes teve de ser seccionado e por isso passamos a ter seis troços com cerca de 30 quilómetros cada”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “Fui-me progressivamente adaptando ao carro, evitando correr riscos, porque entre os vários T2 o andamento é muito próximo e qualquer erro retira-nos logo da disputa pelas primeiras posições. Aproveitei o derradeiro troço e numa altura em que havia cada vez menos luz, para atacar e recuperar os segundos que tinha perdido nos primeiros troços. Correu bem. Estamos na frente mas a concorrência é muito forte e numerosa. Temos de ser muito cautelosos se queremos terminar entre os primeiros”.

Marcos Moraes e Du Sachs vencem sua 1ª etapa no Mundial e conquistam a liderança no Baja Itália

Em meio aos principais nomes do cross country mundial, os brasileiros mostram que nosso talento é destaque também no off road. E assim, neste sábado, encararam 6 especiais, administraram problemas, superaram trechos complexos e venceram

A prova de hoje começou honrando as mudanças anunciadas anteriormente pela organização, transformando 3 especiais de 79km em 6 especiais menores, com variação de trechos de 26 e 38km. Na pista, os competidores encontraram uma variedade de trechos com água e cascalho, em condições sinuosas e rápidas, além de trechos mais secos, que alternavam retas e curvas de 90º. O que parecia ser positivo, com todas as especiais acontecendo no mesmo trecho, permitindo que a cada nova largada pilotos e navegadores pudessem baixar tempos e acelerar mais forte, tornou-se o fator complicador.

Como foi

Nas seis especiais disputadas hoje, a dupla brasileira marcou 2º, 1º, 4º, 4º, 1º e 3º, fechando o dia em 1º no acumulado e com a vitória da primeira etapa do Mundial "O resultado foi ótimo, mas um rally se vence etapa a etapa, e este será decidido amanhã. Hoje, como passamos várias vezes pelos mesmos trechos, esse volume de competidores na mesma estrada faz com o terreno ganhasse mais buracos e cavas. Em determinados pontos surgiram no piso as famosas "costelas de vacas". Posicionadas antes das curvas, elas nos impediam de entrar com mais agressividade em busca de um melhor tempo. E para amanhã a expectativa é que piore, já que a previsão promete neve", explica Marcos Moraes.

Percalços do dia

"Logo na 1ª especial chegamos rápido no carro que largou a nossa frente, uma BMW X5, que não nos deu passagem e nos segurou do km 17 até o final dos 38 do trecho, o que prejudicou nosso rendimento. Na segunda especial tivemos problemas com os freios. Depois lidamos com os altos e baixos que uma prova competitiva sempre tem, e nas três últimas especiais problemas na nossa homocinética nos fizeram trazer o carro na ponta dos dedos. Marcos está de parabéns, porque administrar situações como estas é sempre muito desgastante e cá estamos, chegamos e vencemos", explica Du.

Para amanhã

Último e decisivo dia do Baja Itália, estão previstas mais duas especiais de 79km. O trecho cronometrado será o mesmo de hoje.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Dupla brasileira faz excelente estréia e abre o mundial de rally largando na frente

Marcos Moraes e Du Sachs começaram bem o Baja Itália, competição que abre a temporada 2013 do mundial de rally cross country, a dupla brasileira cravou o melhor tempo na categoria T2 no prólogo que define a ordem de largada para as especiais de amanhã.

Em meio a muita água, beirando rios e superando trechos enlameados, Marcos Moraes e Du Sachs estrearam no mundial 2013. Nesta sexta-feira, o prólogo da competição oferecia 7.75km com uma parte em estradinhas estreitas e lisas, mas com piso duro, e outra onde prevaleciam trechos de cascalho que beirando rios e e indicavam travessias. "Já imaginávamos que este seria um prólogo com essas caracteristicas e entramos preparados para buscar o nosso melhor desempenho e garantir uma boa posição de largada. Entendemos que conquistamos uma posição de largada estratégica para as condições de piso e prova que teremos amanhã", comemorava Marcos.

Entenda as categorias

Marcos e Du competem na categoria T2, para carros com preparação similar aos carros que circulam em nossas ruas. Na T1, a principal categoria do esporte no mundial, estão os protótipos, carros desenvolvidos para o rally, com preparação específica para otimizar seu desempenho na competição. Se estivéssemos falando de corridas de pista, essas categorias competiriam em baterias diferentes. Mas no off road a trilha é a mesma para todos e os tempos definem a ordem de largada independente da categoria."O off road é muito dinâmico, mesmo com cada veículo largando no seu tempo. Amanhã vamos largar na 20ª posição geral, bem no meio dos 40 carros inscritos. E olha que garantimos o melhor tempo na categoria! Então, se amanhã ultrapassarmos alguém dentro do trecho, pode ter certeza, estaremos andando muito bem", avisa

Percurso

Para amanhã estão programadas 3 especiais: SS1, SS2, SS3. Todas com 79.34km cada, totalizando 238,02km. Mas, conforme citamos ontem, a organização informou aos competidores que cada uma delas será dividida em duas especiais com média de 38km cada. Ou seja, o trecho total do dia não muda, mas serão prováveis 6 especiais menores e isso se o volume de água não surpreender de hoje para amanhã.

Classificação Prólogo - T2

1º Marcos Moraes/ Du Sachs - BRA - 7min19seg
2º X. Foj/ Santamaria - Espanha - 7min27.4seg
3º R. Branco/ J.Serôdio - Portugal - 7min31.3seg
4º E. Borsoi/ S. Rossi - Itália - 7min 33.2seg
5º C. Salvi/ L.Salvi - Itália - 7min 42.5seg

Rómulo Branco é 3º T2 na Baja Itália

• Baja Itália no arranque da Taça do Mundo 2013 

• Piloto luso-angolano estreou-se na condução de um Mitsubishi Pajero

 O piloto luso-angolano Rómulo Branco, acompanhado de João Serôdio começou de forma muito positiva a sua participação na Baja Itália, a jornada de abertura da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno. Aos comandos de um Mitsubishi Pajero, inscrito na Categoria T2, a dupla Rómulo Branco/João Serôdio alcançou o 3º melhor tempo entre os concorrentes da sua Categoria nos 7,8 quilómetros escolhidos pela organização da prova para a etapa prólogo, que esta tarde teve lugar em Pordenone, no Norte de Itália.

A formação luso-angolana gastou 7m31,3s, um tempo superior em apenas mais 12,3s que o que foi gastou pela formação brasileira Marcos de Morais/Carlos Sachs em Mitsubishi Pajero. Na segunda posição colocou-se o Toyota Land Cruiser, pilotado pelo espanhol Javier Fox, que foi 3,9s mais rápido que o Mitsubishi Pajero pilotado por Rómulo Branco.

“Este prólogo serviu para me adaptar à condução do Mitsubishi Pajero, que é bastante diferente da Isuzu D Max com que tenho corrido nos últimos dois anos. Não tivemos qualquer tipo de problemas e naturalmente optámos por uma toada cautelosa, sem contudo deixar de andar rápido”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “Tendo em conta esta fase de adaptação estou bastante satisfeito com o resultado e amanhã, na corrida, tentarei evoluir na adaptação da minha condução a esta máquina e tentar rapidamente encontrar o ritmo certo para o tipo de pistas desta prova que são muito exigentes e com características muito próprias”.

Amanhã, Sábado, terá lugar a Etapa 2 que conta com três troços cronometrados com cerca de 80 quilómetros de extensão cada. Para Domingo estão reservados mais dois troços de idêntica quilometragem.

Rómulo Branco na Baja Itália

• Piloto luso-angolano dá continuidade à internacionalização 

 • De Mitsubishi Pajero mas como sempre em T2

 O piloto luso-angolano Rómulo Branco, acompanhado de João Serôdio está a participar na jornada de abertura da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno que este fim-de-semana se disputa em pistas italianas e onde irá competir aos comandos de um Mitsubishi Pajero, inscrito na Categoria T2.

A dupla Rómulo Branco/João Serôdio prossegue assim a sua internacionalização, iniciada em 2011, um percurso marcado por uma constante luta pelas primeiras posições da Categoria T2 e onde se destacam subidas ao pódio.

Para a prova transalpina, que tem lugar em Pordenone, no Norte de Itália, a equipa optou pelo aluguer de um Mitsubishi Pajero, preparado por uma equipa local e com o qual o piloto aposta em manter-se na luta pelas primeiras posições.

“Continuamos a apostar nas provas internacionais de todo-o-terreno, onde temos evoluído bastante e conseguido algumas boas prestações. No ano passado já aqui estivemos e temos por isso a vantagem de o traçado desta Italian Baja, muito típico, já não ser uma novidade para nós. Queremos aproveitar esse conhecimento para suprir a novidade de estarmos aos comandos de uma máquina diferente”, salientou Rómulo Branco que acrescenta: “Já fizemos um shakedown com o nosso Mitsubishi Pajero e creio que não vou ter dificuldade em me adaptar à sua condução”.

Depois das verificações, que tiveram lugar esta manhã, a prova prossegue com o prólogo que terá lugar durante a tarde de 6ª feira. O percurso seletivo reparte-se entre Sábado e Domingo onde serão disputados cinco troços cronometrados.

Outras informações sobre a prova em www.italianbaja.com

Mário Patrão renova parceria com Crédito Agrícola

Instituição financeira portuguesa está com o piloto de Seia desde 2006

A parceria entre Mário Patrão e o Crédito Agrícola permanece em vigor por mais uma temporada. A instituição financeira confirmou, uma vez mais, o apoio ao piloto de Seia, recordista de títulos de Motociclismo Todo-o-Terreno em Portugal, mantendo-se, assim, uma ligação ininterrupta desde o ano de 2006.

A aposta do Crédito Agrícola na distinta carreira desportiva de Mário Patrão tem vindo a sustentar o positivismo e a determinação com que resultados de importante ênfase são alcançados por parte do piloto.

«É bastante importante para a minha carreira poder contar com o apoio do Crédito Agrícola, já temos uma ligação de sete anos e desde sempre que garantimos as melhores condições para que eu consiga chegar aos meus objetivos. Sinto um enorme orgulho em poder defender as cores desta tão célebre instituição», salientou o piloto senense.

 Na temporada transata, Mário Patrão renovou mais dois títulos de Campeão Nacional de Todo-o-Terreno e alcançou ainda o Vice-Título de Campeão Nacional na modalidade de Enduro. A estreia no Rali Dakar, em Janeiro de 2013, demarcou mais um ponto alto do seu currículo desportivo, fortalecido por valores de determinação e disciplina.

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno e algumas provas da modalidade a nível internacional são a presente aposta de Patrão, que não põe de parte uma segunda participação no Rali Dakar de 2014.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Marcos Moraes e Du Sachs abrem temporada mundial no Baja Itália

A dupla brasileira testou a nova Pajero Full e prepara-se para largar amanhã para a 1ª das especiais previstas.
 
O Baja Itália é uma das competições mais tradicionais da Europa e abre a temporada 2013 do Mundial de Rally Cross Country. Este ano, em sua 20ª edição, promete um rally feito com mais esmero, e parece que a natureza resolveu colaborar com o fator dificuldade. "O tempo aqui está frio e os próximos dias prometem temperaturas entre 6 e 10 graus. Porém, mesmo com o frio, já começou o degelo da neve na região e por isso os rios estão com maiores volumes de água, obrigando a organização a, literalmente, picotar os 320km inicialmente previstos, que tradicionalmente aconteciam em 4 especiais de 80", explica Marcos Moraes.

Carro Novo

As cores do time brasileiro já chamam atenção em meio aos veículos dos mais diversos lugares do mundo. O laranja e azul, levam a MEM a cruzar fronteiras e representar o Brasil na busca pelo título mundial. Nesta quinta-feira, Marcos Moraes e Du Sachs testaram o novo carro, um Mitsubishi Pajero Full de 3 portas, a diesel, com 245 cv de potência. "Estamos bem contentes com o teste de hoje. Competiremos na categoria T2, compatível a nossa Production no Brasil, e diferente do que vivenciamos aqui em 2012, nosso carro está mais competitivo e com 30 cv a mais para nos garantir um melhor desempenho", afirma Marcos. Ano passado, Marcos e Du competiram no Baja Itália e enfrentaram quebras e penalizações que os fizeram terminar sua participação em 8º lugar. "Ano passado tínhamos um carro menos potente e tudo era novidade, este ano estamos mais bem estruturados e nossa expectativa é a melhor possível", complementa Du Sachs.

Especiais

O Baja Itália não foge a regra da maioria das provas europeias. Acontece em regiões com terrenos onde estradas de terra batida, cascalho e leitos de rios são parte do contexto. Nesta prova, específicamente, as mesmas especiais são repetidas a cada etapa, o que torna cada dia ainda mais competitivo pelo conhecimento do terreno, trajeto e suas variações. Portanto, o que seriam 4 especiais de 80km a serem cumpridas em dois dias, devido ao degelo, elas serão fragmentadas em especiais de 28 e 38km, as quais serão feitas repetidas vezes para chegar ao tradicional percurso. Até o momento a organização não informou mais detalhes sobre estas mudanças.

Programação

Para esta sexta-feira um prólogo de 7.5km definirá a ordem de largada para as especiais de sábado e domingo. A organização destaca em seu site que haverá transmissão ao vivo do prólogo amanhã, para acompanhar acesse: www.italianbaja.com A largada do 1º carro está prevista para 15:45h hora local, 11:45h no horário de Brasília.

Podernone

O Baja Itália tem como base a província de Pordenone, localizada na zona oeste da região de Friuli-Veneza, na fronteira com Veneto. A região atravessa vales, colinas e terras planas, oferecendo uma grande variedade de paisagens e cenários encantadores. Além das atrações naturais, a província oferece charmosas pequenas aldeias e tesouros de arte que combinam a cultura do Friuli, com influências venezianas e austríacas. É por lá que os melhores do mundo no esporte vão testar seus limites neste final de semana.

Krzysztof Holowczyc de volta com o MINI All4 Racing

• Holowczyc to race the Baja Italy together with Andreas Schulz 

• Awards for Monster Energy X-raid videos
 
With his accident in the 2013 Dakar Rally, Krzysztof Holowczyc shocked the entire Monster Energy X-raid Team massively. But now, some two months later, the Pole is back behind the wheel of a MINI ALL4 Racing. Together with German co-driver Andreas Schulz he will start at the Baja Italy (15th to 17th March, 2013). For Holowczyc, the three day event with its approximately 350 special-stage kilometres represents a perfect opportunity for making his comeback in the cross-country rally sport, following his successful rehab.

Awards for Monster Energy X-raid videos
 
Following the triumph in the Dakar Rally, the videos of the Monster Energy X-raid Team now also succeed in securing awards. At the OC ADDY Awards, the video ‘Presentation Krzysztof Holowczyc’ won gold in the category ‘Branded Content, 60 seconds and less’

Three questions put to Krzysztof Holowczyc
 
1. It’s just great that you will be back in the MINI ALL4 Racing such a short time after your accident. What was the reason for the short-notice decision to contest the Baja Italy?
 
My unfortunate accident made an end to my dreams of battling it out for a podium position. I raced a perfect car, was in great shape and really self-confident. But one short moment forced me into retirement. Following a short check-up my doc now told me that I’m okay again. Furthermore, I’m close to having completed my rehab. Being back in the sport is extremely important for me, particularly for my mental recovery. Therefore, I opted for contesting the rally held on this weekend and am looking forward to go for it in the Baja Italy.

2. How did the rehab go?
 
From my former experiences I know that this rehab went far quicker than a previous one. Maybe because the fighting spirit of my body is that strong or because my body is younger than it says in my passport. I always tried to work as hard as possible to recover completely and as fast as possible. And during all my rehab exercises my heart always was behind the wheel of my MINI and my thoughts were out there on the tracks. I tried to give my very best to make it back into the cockpit as fast as possible.”

3. What are your goals for the season?
 
My main goal is to conquer the desert in the 2014 Dakar Rally. I want to demonstrate my skills and take the vehicle to the podium. But before trying to do so, I also want to race several other events. I will use them as tests for me and the 2014 Dakar – a rally I just can’t wait for.

Helder Oliveira no Campeonato TT de BMW

• Piloto de Barcelos garante ir lutar pelas primeiras posições

 • BMW Série 1 Proto foi vice-campeão em 2012

Helder Oliveira que nos últimos dois anos se destacou pelos excelentes resultados alcançados nas provas que pontualmente disputou aos comandos de viaturas Nissan, aposta para 2013 numa participação mais assídua no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno agora aos comandos de um BMW Série 1 Proto.

O piloto de Barcelos conseguiu em 2011 um brilhante segundo lugar na 25ª edição da Baja Portalegre 500, a jornada portuguesa da Taça do Mundo, tendo alcançado em 2012 idêntica posição no Ervideira Rali TT, aos comandos de uma Nissan Navara Off Road. E é exatamente na prova de abertura do Campeonato de 2013, Vinhos Ervideira Rali TT, que se disputa a 20 e 21 de Abril em Reguengos de Monsaraz, que Helder Oliveira se estreará aos comandos da máquina que em 2012 foi pilotada por Ricardo Porém.

“A ideia inicial passava por um programa com a Nissan com a qual sempre acreditei poder lutar pela vitória nas provas nacionais, mas esse projeto falhou”, salienta Helder Oliveira que acrescenta: “Surgiu então a oportunidade de correr com o BMW que, apesar de não ser um carro novo, considero uma das máquinas de topo do nosso campeonato. Estou plenamente confiante em que, com este BMW e com a colaboração com a MRacing, poderei estar na luta com os pilotos que vão disputar os lugares de pódio”.

O BMW Série 1 Proto que Helder Oliveira vai pilotar será preparado em Montemor e assistido em competição pela equipa MRacing dirigida por Manuel Russo Jr.

quarta-feira, 13 de março de 2013

KTM Rally Factory Team entra numa nova Era, sem Cyril Després

KTM Motorsports has announced a new era for its factory rally team, which as of 2013 will ride under the name of Red Bull KTM Factory Racing.

The new team will field a strong three-rider lineup of Marc Coma, Ruben Faria and Kurt Caselli. The KTM factory team presence will be further enhanced by top Chilean rider Francesco ‘Chaleco’ Lopez who will be supported with a full factory package. Lopez will be competing on the same factory rally machine as the other three riders.

“Just as we always look to the future by constantly developing our rally bikes, we must also do that same with the structure of our factory team. It is essential to evolve, to engage new talent and have the kind of balance and harmony essential for the smooth operation of the team in extreme circumstances like the Dakar Rally,” said Pit Beirer, Head of KTM Motorsports. “We want to capitalize on the immense experience and talent of riders like Marc Coma, but also need to take advantage of those of ambitious up-and-coming riders like Caselli, Faria and Lopez.”

Coma of Spain, a three times Dakar winner was unable to ride in the 2013 edition because a shoulder injury sustained in a crash in the Morocco Rally had not completely healed. He is now fit and is preparing to defend his World Championship Cross Country Rally title starting with the Abu Dhabi Desert Challenge (April 4-11). He and his now former KTM factory teammate Cyril Despres between them have dominated the Dakar, winning a total of eight titles of KTM’s 12 consecutive wins in what is certainly the world’s toughest rally.

Portuguese rider Ruben Faria, long time support rider to Despres enjoyed a very successful 2013 Dakar in his own right, finishing overall second, including a stage victory. Kurt Caselli, KTM’s offroad specialist and US factory rider was called in at the last minute to ride for the injured Coma. He delivered an impressive performance in his first Dakar appearance, including two stage victories. The popular Chilean Lopez was in great form on a KTM 450 Rally bike in the 2013 edition, finishing overall third with four stage victories.

Beirer underlined that KTM had enjoyed a great era with the Coma-Despres partnership in the factory team but underlined that when a rider of the high caliber of Despres indicated that he wanted to move on and face new challenges that the company had to respect his wish. He said KTM had experienced an era of unprecedented success while Despres has been a member of the company’s factory rally team. “His exemplary achievements are recognized throughout the world of motorsports and he will always be part of the history of our company. We thank him for his contribution and I join with everyone at KTM Motorsports and our entire company to wish him well for his chosen future.”

Looking forward, Beirer emphasized that it was important to remain open-minded and embrace change. “We must invest in new talent, just as we invest in new technology and I am confident that with the new team structure we will continue to play a dominant role in rally sport.”

terça-feira, 12 de março de 2013

Mundial de Rally Cross Country: Marcos Moraes e Du Sachs confirmam participação

Em 2012 eles foram ver de perto algumas das principais provas da mundial. Competiram, observaram, venceram especiais e mostraram que são competitivos em qualquer rally do mundo. Para 2013, Marcos Moraes e Du Sachs querem mais, vão buscar o título mundial.

O Campeonato Mundial de Rally Cross Country reune os mais diferenciados tipos de lugares, terrenos, culturas e desafios em suas 8 etapas, que acontecem em dois continentes, Europa e Ásia. Suas características são atrativas a competidores das mais diversas nacionalidades, inclusive ao bicampeão brasileiro de rally, Marcos Moraes, que ao lado do seu navegador, Du Sachs, este ano representará o Brasil na busca pelo título da Taça do Mundo do esporte. "A quilometragem conquistada nas provas nacionais nos preparam bem para os desafios que vamos encontrar lá fora. Some a isso um carro adequado, uma boa estrutura escolhida para o suporte técnico, a excelente parceria com o Du e estamos prontos para qualquer rally", comenta Marcos.

A temporada 2013 começa neste mês na Itália, com o Baja Itália. Depois segue para os Emirados Árabes, Qatar, Espanha, Hungria, Polônia, Egito e Portugal. Marcos terá como navegador Du Sachs e os dois receberão suporte técnico da equipe Ralliart Off Road Team Italy.

Experiência no mundial

Marcos Moraes e Du Sachs participaram de 4 etapas do mundial em 2012 com o intuito de conhecer melhor a competição e suas opções de participação. Na Itália, problemas no carro os tiraram da disputa, em Abu Dabhi, não conseguiram largar devido a problemas no trajeto dos carros da Europa para Dubai, na Espanha venceram sua primeira especial e em Portugal venceram as duas especiais da etapa final. "Nossa participação ano passado foi mais avaliativa, já considerando a possibilidade de voltar com o foco total no mundial este ano. Em 2012 a prioridade era a conquista do bicampeonato brasileiro, e como os calendários não nos permitiam estar integralmente nos dois campeonatos, participamos das etapas do mundial que não batiam com o brasileiro. Uma decisão acertiva pois vencemos. Agora, para 2013 queremos buscar o título mundial na categoria T2 e essa será nossa prioridade", explica Marcos.

Confira o calendário:

FIA World Cup for Cross-Country Rallies 

14/03 - Italian Baja - ITA
05/04 - Abu Dhabi Desert Challenge - ARE
21/04 - Sealine Cross Country Rally - QAT
19/07 - Baja España Aragon - ESP
15/08 - X. HunGarian Baja - HUN
29/08 - Baja Poland - POL
28/09 - Pharaons Rally - EGY
01/11- 27ª Baja PORTALEGRE 500 - PRT

domingo, 10 de março de 2013

Lucas Moraes e Beco Andreotti vencem o Rally de Barretos

A MEM Motorsport conquistou o tricampeonato do Rally de Barretos. Lucas Moraes e Beco Andreotti venceram os dois dias em jogo e conquistaram o 1º lugar geral. Marcos Moraes e Du Sachs fecham a prova com o 3º lugar geral e na categoria.

A MEM Motorsport mostrou neste fim de semana que, independente de ser a equipe atual bicampeã brasileira, começou o ano empenhada em buscar seu melhor desempenho. De volta às pistas, apostou em melhorias em seus carros, levou a sério a tarefa de buscar a excelência no que se propõe e abriu o campeonato faturando o título do Rally de Barretos pelo 3º ano consecutivo. Com a palavra, a MEM:

1º Lugar - Lucas Moraes/ Beco Andreotti

"Nós andamos forte, sabíamos que este seria um dia mais rápido e exigente. Largamos com apenas 40 segundos de vantagem contra o segundo colocado e não podíamos cometer nenhum deslize. Fizemos mais um dia de prova limpa, com máxima de 160km/h e chegamos com nosso SherpaMEM inteiro e pronto pra outra. O resultado de hoje mostra como nossa equipe é constante e eficiente, nossos resultados são fruto de esforço de todo um time. Estamos todos de parabéns", comenta Lucas

"O Lucas evoluiu muito rápido desde sua estreia no cross country. É rápido, seguro e ousado. Começamos bem e vamos trabalhar para que possamos manter os bons resultados ao longo do ano", afirma Beco.

3º Lugar - Marcos Moraes/ Du Sachs

"Barretos é sempre um rally muito competitivo, nos aceleramos muito forte e nesse ritmo de competitividade qualquer vacilo é ponto contra. Tivemos três errinhos que nos deixaram a seis segundos da dupla 2ª colocada. O Lucas voou baixo, fez uma prova incrível e garantiu o "Tri" para a MEM. Hoje o dia foi dele e estamos todos muito felizes", conta Marcos

" Quanto ao trecho e piso, como fizemos a mesma especial dois dias seguidos isso otimizou as performances e nos permitiu acelerarmos no limite. E quanto mais rápido, mais exigente é a navegação", finaliza Du Sachs.

Resultado Final

Rally de Barretos 2013 - Geral Acumulado

1º Lucas Moraes/Alberto Andreotti - SherpaMEM/ T1 - MEM Motorsport - 04h04min36s
2º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin - Mitsubishi Triton RS/ T1 - Mitsubishi - 04h07min09s
3º Marcos Moraes/Eduardo Sachs - T-REX/ T1 - MEM Motorsport - 04h07min31s
4º João Cardoso/Emerson Cavassi - Evoque/ T1 - Promachina - 04h08min00s
5º Luiz Facco/Vinicius Castro- Triton RS/ PBR - Acelera Siriema - 04h13min187s

E o Rally de Barretos abre com vitória da MEM Motorsport

Lucas Moraes e Beco Andreotti fizeram um prova perfeita e foram os mais rápidos do dia. Marcos Moraes e Du Sachs, mesmo sem o carro 100% , fecharam o primeiro dia em 3º na geral e na categoria.

O Rally de Barretos começou fervendo! Com um prólogo de tirar o ar, em meio a saltos e décimos de segundos de diferença, a ordem de largada foi definida. E como na MEM a disputa entre as duplas é sempre um aperitivo a mais, Lucas foi apenas 2 décimos de segundo mais rápido que Marcos, tempo decido no ar, com os dois voando ao cruzar a linha de chegada.  

150km e ótimos resultados

Essa foi a quilometragem do dia, repleta do mais tradicional estilo Barretos, com terra batida, piçarra vermelha, saltos e mais saltos, curvas de nível e um canavial para deixar mais "doce" o caminho. As duas duplas da MEM andaram forte, mas a vitória do dia ficou com Lucas Moraes e Beco Andreotti. " O Lucas fez um prova limpa, andou firme e soube tirar o melhor desempenho do seu Sherpa MEM. Os acertos no carro, o trabalho bem feito na suspensão e a bela tocada da dupla fez a diferença. Vitória justa e merecida", comenta Marcos Moraes, o pai orgulhoso.

 " Começar o ano com uma vitória é sensacional. Estou muito feliz, tivemos o carro na mão o tempo todo, a navegação do Beco foi perfeita e os acertos feitos no carro foram precisos", disse Lucas.

 Noite de acertos

Enquanto isso, o T-REX passa por acertos agora a noite, a suspensão pede melhorias. Marcos Moraes explica, " Hoje fechamos o dia em 3º lugar na geral e na categoria. Bom resultado, mesmo enfrentado alguns percalços com nossa suspensão que ainda não está devidamente acertada, o que a impede de absorver bem a geografia do terreno e nos faz perder rendimento. Amanhã esperamos ter um dia melhor", explica Marcos Moraes.

 E para amanhã

A largada está prevista para as 10h30min, todos vão encarar mais 150km, o mesmo trecho cronometrado de hoje. A única certeza é que todos vão voar baixo. Que vença o melhor!  

Tempos

Confira a classificação do 1º dia do Rally de Barretos, válido com 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country:

1º Lucas Morais/ Beco Andreotti - SherpaMEM - (Mem Motorsport/ T1), 01:59:44
2º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin - Triton RS - (Mitsubishi/T1), 02:00:26;
3º Marcos Moraes/Du Sachs - T-REX - (Mem Motorsport/T1), 02:01:12
4º João Cardoso/Emerson Cavassin - Evoque - (Promachina/T1), 02:01:27
5º Luiz Facco/Vinicius Castro - Triton SR - (Acelera Siriema/PBR), 02:03:44

sábado, 9 de março de 2013

Brasileiro de Rally Cross Country

A temporada 2013 de rally cross country começa neste final de semana em Barretos, São Paulo. A MEM Motorsport, time atual campeão nacional na principal categoria do país, a protótipos, retorna a competição com novos objetivos, novidades em sua formação e carros aptos a buscar o título em jogo.

Em 2012 eles reinaram na categoria protótipos. A disputa pelo título foi doméstica com Marcos e Lucas Moraes, pai e filho, garantindo boas doses de emoção, muita matemática na pontuação (a cada etapa realizada) e a dobradinha para a equipe no campeonato brasileiro, com Marcos conquistando o bicampeonato e Lucas fechando a temporada como vice-campeão. Para 2013, a MEM Motorsport amplia o foco e objetiva além.

Novos alvos

A MEM é formada por duas duplas, e se ano passado as duas estavam na mesma disputa e na mesma categoria, para este ano tudo muda. Lucas Moraes passa a competir na categoria ProBrasil e o carro será o SherpaMEM, que recebeu para 2013 um motor refeito, além de novo tanque, novo sistema de macacos, blocante nas rodas e novo sistema elétrico. " Temporada nova precisamos que nossos carros também ganhem melhorias que são agregadas segundo o que percebemos ser importante. Minha expectativa é a melhor possível, até porque acredito que nossos concorrentes também trazem suas melhorias e isso eleva ainda mais o nível de competitividade, o que é ótimo para o esporte e para quem acelera", resume Lucas.

Já o atual bicampeão brasileiro parte em busca de novos horizontes, literalmente. Marcos escolheu 2013 para buscar o título mundial de rally cross country, mas estará presente em Barretos. Ele e Du Sachs estarão a bordo do T-REX e competem na categoria protótipos. "Barretos é sempre um ótimo rally, será muito bom abrir 2013 esquentando os motores junto aos melhores pilotos e navegadores do Brasil", comenta Du Sachs.

Navegadores

Mesmo com a bela campanha de 2012 e os excelentes resultados de suas duplas, a MEM volta a sua formação original, com Beco Andreotti navegando para Lucas Moraes e Du Sachs para Marcos Moraes."Nós somos muito gratos aos nossos navegadores de 2012, Fábio Pedroso e Kléber Cincea, dois amigos talentosos e competentes, que foram fundamentais em cada prova e nos títulos alcançados, mas que estavam substituindo Du e Beco, que agora retornam ao time para os desafios de mais uma temporada", explica Marcos.

Rally de Barretos

Amanhã, o Rally de Barretos chega a sua 7ª edição e abre o campeonato 2013. Sempre rápido, com saltos, terra vermelha e uma programação compacta, a prova estimula disputas apertadas e de alto nível técnico. Serão dois dias de prova, com abertura no sábado, dia 9 de março, e encerramento no domingo, dia 10. Na pista, mais de 300km para selecionar seus campeões. Cada dia de prova é válido como uma etapa independente do campeonato nacional.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Stéphane Peterhansel no Geneva Motor Show

• MINI John Cooper Works Countryman special edition

 • Krzysztof Holowczyc: Rehab soon over

Following his second Dakar win with the MINI ALL4 Racing and his 11th triumph in the prestigious event altogether, Stéphane Peterhansel made a two-week holiday trip to Kenya. But now, the Frenchman is back in Europe and yesterday, he attended the Geneva Motor Show in Switzerland.
MINI John Cooper Work Countryman special edition: tribute to the winner In Geneva, 11-time Dakar winner Stéphane Peterhansel also presented the MINI John Cooper Works Countryman ALL4 Dakar Winner 2013 – a special edition limited to 11 vehicles!

The all-wheel driven car is powered by a 160kW/218bhp turbo charged 4-cylinder engine. Inspired by the striking colour of the victorious MINI ALL4 Racing, this special edition with its matt-black body colour comes with special, shining green design features for the exterior and interior. Features such as the sports stripes on the bonnet with the Dakar Rally winner logo and the signature of Peterhansel. In addition to the green stripes on the car’s sides, with the writing ‘MINI ALL4 Racing’, driver and passenger door are decorated with the No 302 and the names of the victorious pairing. This special edition will be available solely in France.

Vehicle fleet back home in Trebur

Two weeks ago, all the X-raid Team vehicles completed the long haul from South America and made it back home to Trebur. On the day after the end of the Dakar Rally, the team took the six MINIs ALL4 Racing, the BMW X3 CC, the trucks and the service vehicles to the harbour of Valparaiso. There, they were loaded on board of a freighter and shipped to Le Havre, France.

Krzysztof Holowczyc fully recovered before long

It was a major shock when Krzysztof Holowczyc had to be taken to hospital following an accident during in the third stage of the 2013 Dakar Rally. The doctors found out that the pole had suffered several broken ribs and a fracture of a lumbar vertebra. Now, however, he nearly has completed his rehab programme and is determined to return behind the wheel of the MINI ALL4 Racing as fast as possible.

sábado, 2 de março de 2013

Desafio Total/Mazda mantém-se em cena na temporada 2013

O Desafio Total/Mazda, única competição monomarca do TT nacional, promovida pela Mazda e pela Total, mantém-se em cena para a temporada de 2013. Tendo em conta o panorama nacional a Comissão Organizadora de Desafio encurtou o número de provas e aumentou os incentivos aos pilotos, procurando assim, não só, manter os habitués da competição, mas também cativar novos valores.

Como já havia acontecido em 2011, também a temporada de 2012 se revelou um verdadeiro sucesso competitivo, com a atribuição do ceptro de campeão a ser decidido na última prova em Fronteira. Para 2013 o Desafio Total/Mazda 2012 volta a animar provas do CPTT, procurando cativar os pilotos, permitindo a sua participação com custos controlados e condições muito aliciantes.

Novidade 2013

As novidades para 2013 passa pela redução do número de provas para quatro, Vinhos Ervideira Rali TT, BaJa TT Idanha-a-Nova, Baja 500 Portalegre e 24 Horas TT Vila de Fronteira. calendário o Serras do Norte. A Comissão Organizadora do Desafio Total/Mazda procedeu também a algumas alterações na distribuição de prémios por prova, o valor total a distribuir pelos participantes mantém-se mas foi redistribuído com a criação do prémio “Fair Play” no valor de 2500 euros.

A principal alteração em termos de regulamento tem a ver com as 24h de Fronteira, que continuando a valer duas pontuações (50 pontos) passam a ser distribuídos por 25% do total ao final da 12ª hora e 75% no final das 24. O valor monetário será distribuído de acordo com a mesma regra.

Prémios 2012

Esta Quinta-Feira (28 de Fevereiro), teve lugar a entrega de prémios da temporada de 2012. Na cerimónia, além de entregues prémios a todos os participantes, foram consagrados, João Rato com o seu segundo título consecutivo de pilotos, assim como José Motaco, desta vez como navegador de Druval Costa. Foram também entregues os troféus de Melhor Concessionário – prémio atribuído à Xanauto – e Melhor Preparador – galardão atribuído ao Xuxas Team Sport.

Calendário 2013

21 e 22 de Abril – Ervideira Rali TT

27 e 28 de Setembro – Baja TT Idanha-a-Nova

1 a 2 de Novembro – Baja Portalegre 500

28 Novembro a 1 de Dezembro – 24 Horas Vila de Fronteira (duas pontuações)

Campeões 2012

Piloto – João Rato

Navegador – José Motaco

Concessionário – Xanauto

Preparador – Xuxas Team Sport