• Piloto luso-angolano subiu ao pódio na prova de abertura
• Estreia muito positiva aos comandos de um Mitsubishi Pajero
O piloto luso-angolano Rómulo Branco estreou-se de forma muito positiva na Taça do Mundo de Todo-o-Terreno ao conquistar a segunda posição na classificação final da Baja Itália destinada às viaturas T2, categoria para a qual a FIA tem um classificação própria e um título mundial em disputa.
A dupla Rómulo Branco/João Serôdio teve, na prova transalpina, o handicap de fazer a estreia aos comandos de um Mitsubishi Pajero, viatura que a formação luso-angolana optou por alugar à equipa italiana vencedora em 2012. Confirmando as excelentes referências dadas em épocas anteriores o piloto rapidamente se adaptou à nova máquina e de tal forma que chegou a assumir o comando no final da 2ª etapa, se bem que com uma vantagem de apenas 3 segundos.
O braço de ferro, que se manteve ao longo de toda a prova, pendeu todavia para a formação brasileira Marcos de Morais/Carlos Sachs, igualmente em Mitsubishi Pajero equipa que veio a alcançar o triunfo apenas por 30s.
“Foi a minha sexta participação em provas da Taça do Mundo e aquela onde alcancei o melhor resultado. Já tinha estado mais de o que uma vez no comando destas corridas, mas apenas tinha subido ao pódio na Baja de Aragon, em 2011, precisamente na minha estreia internacional”, salientou Rómulo Branco que acrescentou: “Nesta Baja Itália foi muito importante ter-me adaptado rapidamente à nova máquina, excelente sem dúvida, e também ser já conhecedor do traçado da prova, pois participei na edição de 2012. A concorrência era fortíssima, com vários pilotos separados por poucos segundos no final de cada troço. Este 2º lugar na prova e também na Taça do Mundo, tem por isso um sabor muito especial”.