domingo, 17 de março de 2013

Marcos Moraes e Du Sachs vencem sua 1ª etapa no Mundial e conquistam a liderança no Baja Itália

Em meio aos principais nomes do cross country mundial, os brasileiros mostram que nosso talento é destaque também no off road. E assim, neste sábado, encararam 6 especiais, administraram problemas, superaram trechos complexos e venceram

A prova de hoje começou honrando as mudanças anunciadas anteriormente pela organização, transformando 3 especiais de 79km em 6 especiais menores, com variação de trechos de 26 e 38km. Na pista, os competidores encontraram uma variedade de trechos com água e cascalho, em condições sinuosas e rápidas, além de trechos mais secos, que alternavam retas e curvas de 90º. O que parecia ser positivo, com todas as especiais acontecendo no mesmo trecho, permitindo que a cada nova largada pilotos e navegadores pudessem baixar tempos e acelerar mais forte, tornou-se o fator complicador.

Como foi

Nas seis especiais disputadas hoje, a dupla brasileira marcou 2º, 1º, 4º, 4º, 1º e 3º, fechando o dia em 1º no acumulado e com a vitória da primeira etapa do Mundial "O resultado foi ótimo, mas um rally se vence etapa a etapa, e este será decidido amanhã. Hoje, como passamos várias vezes pelos mesmos trechos, esse volume de competidores na mesma estrada faz com o terreno ganhasse mais buracos e cavas. Em determinados pontos surgiram no piso as famosas "costelas de vacas". Posicionadas antes das curvas, elas nos impediam de entrar com mais agressividade em busca de um melhor tempo. E para amanhã a expectativa é que piore, já que a previsão promete neve", explica Marcos Moraes.

Percalços do dia

"Logo na 1ª especial chegamos rápido no carro que largou a nossa frente, uma BMW X5, que não nos deu passagem e nos segurou do km 17 até o final dos 38 do trecho, o que prejudicou nosso rendimento. Na segunda especial tivemos problemas com os freios. Depois lidamos com os altos e baixos que uma prova competitiva sempre tem, e nas três últimas especiais problemas na nossa homocinética nos fizeram trazer o carro na ponta dos dedos. Marcos está de parabéns, porque administrar situações como estas é sempre muito desgastante e cá estamos, chegamos e vencemos", explica Du.

Para amanhã

Último e decisivo dia do Baja Itália, estão previstas mais duas especiais de 79km. O trecho cronometrado será o mesmo de hoje.