domingo, 29 de abril de 2012

Imagens de Hélder Rodrigues no Sealine Cross-Country Rally 2012

Tiago Avelar vence T8 em Reguengos

A equipa Riser Persur / Lynx Service com a dupla Tiago Avelar / Silva Santos aos comandos da Nissan Lynx Proto alcançaram este fim de semana a vitoria no grupo T8 e um excelente 9º lugar na classificação absoluta ( 7º nas contas do campeonato ), somando em termos de campeonato nacional de todo o terreno 20 pontos no grupo T8 ficando na frente do mesmo e os primeiros 6 pontos para a classificação absoluta.

“Imprimimos um ritmo forte desde o inicio de domingo e nem mesmo a dureza do piso nos fez baixar o ritmo, foi com este espirito que encaramos esta prova que mais um ano provou ter uma excelente organização e um grande esforço na sua divulgação. Queremos agradecer todo o empenho e dedicação da equipa técnica da Lynx Service que nos colocou um carro em excelentes condições do inicio ao fim da prova, um muito obrigado a todo o publico que se deslocou á região de Reguengos para apoiar a equipa em todo o fim de semana e por fim um muito obrigado aos nossos patrocinadores em acreditarem mais um ano no nosso projecto: RISER PERSUR, TMN.”

Proxima ronda do campeonato nacional de todo o terreno Rali TT Serras do Norte , dias 29 e 30 Junho.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Alentejo acolheu o 30º Raid Transportugal Accenture - Vodafone

A caravana do Raid Transportugal Accenture - Vodafone rumou à estrada para cumprir a 30ª edição do mais antigo passeio de todo-o-terreno, organizado pelo Clube Aventura.

Esta edição do Raid Transportugal Accenture - Vodafone cumpriu cerca de 350 km pelo Alentejo, permitindo aos participantes usufruírem de dois dias recheados de aventura, onde os participantes tiveram oportunidade de observar e usufruir de belas paisagens, disponíveis apenas neste tipo de passeios fora de estrada.

Os pontos altos de sábado, foram o almoço na Barragem do Alqueva e os jogos de navegação e implementação do road book na carta militar, que exigiram aos participantes alguma destreza e uma boa leitura do terreno. E ainda, a passagem pela Serra d‘Ossa e a subida até Evoramonte, que se deu na segunda etapa do raid, que incutiu nos participantes toda a calmaria e modo de vida alentejana.

No final Ricardo Megre, fez o balanço: “Estou bastante satisfeito por ter conseguido reunir os apoios necessários para realizar esta 30ª edição do Raid Transportugal Accenture – Vodafone. A diversidade do percurso, o almoço no Alqueva e ausência de acidentes foram as principais razões do sucesso desta edição."

Os comentários positivos que a equipa do Clube Aventura recebeu no final do Raid, e nos dias seguintes por email constituem a melhor recompensa que poderíamos receber após o nosso trabalho.

Quero agradecer uma vez mais a todos os participantes, pela vossa essencial presença, a todos os membros da nossa organização, e especialmente à Accenture e Vodafone por possibilitarem a continuidade deste grande passeio de todo-o-terreno.”

Rui Sousa no pódio…

* João Cardoso foi 2º T2 e luta pelo campeonato

* Edgar Condenso regressa com vitória no prólogo

Excelente o resultado de conjunto da equipa Prolama Competição no Ervideira Rali TT. Como quatro duplas á partida, apenas Nelson Beiró não viu o pódio final, onde Rui Sousa/Carlos Silva consumaram o 3º lugar final, num regresso auspicioso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Edgar Condenso/Nuno Silva, demonstraram a sua natural rapidez vencendo o prólogo, e terminando a corrida na 3ª posição da categoria T2, imediatamente a seguir á outra formação da Prolama João Cardoso/Luis Marques que continuam em grande forma neste início de campeonato, tornando-se no maior adversário do actual comandante.

Rui Sousa/Carlos Silva, com a ISUZU D-Max Proto em grande forma realizaram uma prova de grande nível, onde apenas uma paragem inesperada na segunda passagem pelo traçado do prólogo pode ser apontada como factor menos positivo do fim-de-semana, conforme o piloto referiu no final; “…a Isuzu D-Max aguentou perfeitamente a dureza desta prova, mas o tempo perdido na segunda passagem pelo prólogo condicionou a nossa tarefa. De qualquer forma rolamos num ritmo forte de forma a assegurar um lugar no pódio. Não conseguimos vencer como erro o nosso objectivo, mas estamos confiantes no trabalho desenvolvido pela nossa equipa técnica, e vamos voltar para vencer…” concluiu.

A dupla da Consilcar, Edgar Condenso/Nuno Silva regressaram em força ao nacional e depois de vencer de forma clara o prólogo, só foram atrasados por uma arreliadora avaria de um sensor que fez com que terminassem o sector matinal em marcha lenta. Na segunda passagem atacaram muito forte e terminaram no 3º posto do grupo T2 confirmando as indicações do prólogo; são no presente campeonato a dupla mais rápida em competição; “…o resultado final não é o que esperávamos, mas estamos muito contentes com o nosso regresso. Fisicamente estive muito bem, e acredito que posso vencer ainda este ano e até entrar nas contas do campeonato, por isso vamos preparar com muita atenção a próxima corrida…” concluiu Edgar Condenso.

Também João Cardoso/Luis Marques, estavam naturalmente muito satisfeitos com o desfecho desta segunda prova do ano, onde uma vez mais foram presenteados com um arreliador furo que lhes terá retirado a vitória; “…depois do terceiro lugar do Algarve, esta segunda posição vem confirmar o nosso andamento. Sem o tempo perdido com o furo teríamos vencido esta prova, mas este desporto tem estas condicionantes e vamos continuar a lutar para alcançar rapidamente uma vitória. Fomos os mais rápidos do grupo em alguns sectores e agora com este resultado estamos no 2º lugar do nacional, por isso vamos trabalhar para evoluir um pouco mais o carro de forma a podermos lutar pelo nosso objectivo…” declarou no final João Cardoso.

Os estreantes Nelson Beiró/Mario Alfaia não conseguiram o seu objectivo de terminar a prova, acabando por desistir com uma fuga de óleo na Isuzu, mas continuam motivados para uma nova experiência, “…fomos cumprindo o plano traçado para aprender o mais possível, mas infelizmente sentimos que algo não estava bem com o carro e depois de contactar a assistência decidimos parar para não colocar em causa a mecânica do carro. São situações de corrida, e agora resta regressar para continuara a aprendizagem que desejamos…” concluiu Nelson Beiró.

O Campeonato de Portugal de TT, continua no Rali TT Serras do Norte, provavelmente na região de Fafe, no próximo mês de Junho, com a presença da Prolama para defender os seus pilotos nos respectivos campeonatos.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Durval Costa soma primeiros pontos no Ervideira Rali TT

Depois de um prólogo menos conseguido Durval Costa/José Motaco apostaram em recuperar o terreno perdido na véspera e entraram ao ataque no primeiro setor seletivo, rodando dentro do Top Ten até CP1 (km 60) cotando-se nesta altura como os mais rápidos das Mazda com uma vantagem de 1m12s para o segundo classificado do Desafio Total/Mazda.

Na secção seguinte a destruição de um pneu, cujo piso descolou, e os problemas subsequentes com o macaco hidráulico, que também não quis funcionar, fizeram esfumar-se toda a vantagem alcançada até então, caindo para 6.º classificados entre as Mazda e 24.º da geral.

Após a passagem pela Assistência a dupla da Mazda BT-50 regressou determinada a fazer o seu melhor e nem um problema com os intercomunicadores impediu a recuperação de dois lugares entre os concorrentes do Desafio Total Mazda logo na secção inicial. Depois a dificuldade em ultrapassar concorrentes mais lentos devido ao pó levou a que apenas tenha sido possível garantir a 3ª posição final do Desafio Total Mazda e o 15.º lugar da classificação geral.

No final Durval Costa comentou que “correu tudo bem à exceção do pneu cujo piso descolou no setor da manhã, fazendo-nos perder muito tempo. A partir daí foi andar a fundo para alcançar o melhor resultado possível, agora materializado neste último lugar do pódio. Quero dedicar este resultado à minha assistência pelo trabalho efetuado ao longo de todo o fim de semana”

Foto: Bruno Gafaniz

terça-feira, 24 de abril de 2012

Queda põe fim à invencibilidade de Mário Patrão!

A terceira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno teve sabor amargo para o piloto Mário Patrão. Depois de uma vitória clara no Prólogo do Ervideira Rali TT, uma queda ao quilómetro 80 do percurso alentejano pôs fim à invencibilidade do participante da Suzuki na temporada de 2012.

O Ervideira Rali TT, prova que este ano se estreou no panorama do Motociclismo «Off Road» português, sustentou a adrenalina de um lote considerável de participantes, distribuídos pelas categorias de Motos, Quads, Buggy’s e Carros.

Depois da vitória absoluta nas duas primeiras jornadas da nova temporada, o ‘Mr. Baja’ partiu para Reguengos de Monsaraz determinado a levar por diante a invencibilidade. «Fiz um Prólogo sem erros e fiquei com o melhor tempo, tudo estava a correr bem e estava determinado a vencer! Infelizmente, o pior estava para vir… Aquando de uma reta, embati muito forte num buraco e fui projetado junto com a moto, que ficou muito mal tratada. Eu fiquei com várias contusões e algumas escoriações, cheguei a perder os sentidos e tive de abandonar! De qualquer forma, quero agradecer ao muito público presente, a toda a equipa de assistência, aos Bombeiros locais e, claro, a todos os meus patrocinadores.» Proferiu o piloto com apoio do importador português CFL.

Para o senense, esta jornada de contrastes ‘confiscou-lhe’ a liderança das tabelas classificativas referentes ao Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno nas categorias Absoluto e TT2, mas não põe de parte as suas aspirações à renovação dos títulos. Por disputar estão ainda mais três jornadas, a primeira a 1 e 2 de Setembro, em Oleiros, a segunda no final do mesmo mês, em Idanha-a-Nova, e a terceira no início de Novembro, em Portalegre.

Após recuperação, Mário Patrão preparará a sua primeira internacionalização da temporada, já que objetiva fazer parte da lista de inscritos do GP Polisport de Portugal, prova pontuável para o Campeonato do Mundo de Enduro a acontecer nos próximos dias 12 e 13 de Maio, em Torres Vedras.

domingo, 22 de abril de 2012

Quarto lugar final anima a equipa

A dupla Ricardo e Manuel Porém conseguiu acabar a segunda prova do Campeonato e Portugal de Todo-o-Terreno na quarta posição absoluta, após uma corrida bastante complicada, em que dois furos limitaram um pouco o resultado final da equipa. Mesmo assim o resultado final anima a equipa para próximas provas…

O PRF Bomcar racing team, conseguiu garantir no Ervideira Rali TT, a primeira pontuação de 2012, ao terminar o Ervideira Rali TT na quarta posição final. A dupla Ricardo e Manuel Porém, cumpriu os objetivos traçados pela equipa, que passavam por terminar a corrida e só não conseguiu pelo menos um lugar no pódio, porque o Bomcar Serie 2 Proto, sofreu 2 furos, durante o percurso da prova, que este ano estava particularmente duro:

“Estamos bastante satisfeitos com os resultados alcançados nesta prova. Queríamos acabar e demonstrar a nossa competitividade e fiabilidade do nosso carro, que este ano está aos cuidados de uma outra equipa técnica, que pouco a pouco o tem tornado mais eficaz. Temos consciência de que podemos fazer melhor e andar bastante mais depressa, mas estamos obviamente limitados pelos desempenhos do carro, que temos que compreender e aceitar. Fizemos uma prova contida e poderíamos ter ganho uma ou duas posições, não fossem dois furos – um em cada secção – que nos fizeram perder bastante tempo. No final, acabámos em quarto lugar – que é um terceiro em termos de Campeonato – e agora vamos equacionar as nossas futuras participações, no CPTT.”

Esta foi a segunda participação prevista para este ano pelo PRF BOMCAR racing team e apesar deste bom resultado a equipa, nada está decidido quanto ao futuro das suas participações no CPTT, que segue no próximo mês de Junho, na zona de Ribeira de Pena, com organização do Motor Clube de Guimarães.

«Vamos equacionar o nosso futuro, pois nada está fácil. Teremos que perder um pouco de tempo em afinações mais detalhadas, pois houve alturas nesta prova em que não nos sentimos muito à vontade. Estamos certo de que é possível fazer melhor, mas acima de tudo teremos que pensar de que forma vamos participar nas provas que restam!»

Esperemos então que seja possível acompanhar o evoluir do BOMCAR Série 1 Proto, do PRF BOMCAR racing team, que conta com os apoios da PRF, BOMCAR, CASTROL, FEDIMA, SPIKE e TERMOCOMPO, na prova organizada em Junho pelo MCC.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º Miguel Barbosa / Pedro Velosa (Mitsubishi), 3h56m11,3s;2º Helder Oliveira/José Marques (Nissan) a 6m22,9s; 3º Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu DMax) a 6m53,4s; 4º Ricardo Porém / Manuel Porém (BOMCAR SÉRIE 1 Proto) a 21,32,1s; 5º Paulo Ferreira/Jorge Monteiro (Nissan Navara) a 22m18,1s…

João Rato sagra-se vencedor na abertura da temporada

João Rato sagrou-se vencedor da jornada inaugural do Desafio Total/Mazda 2012 no âmbito da 24ª edição do Ervideira Rali TT, que hoje se disputou na região de Reguengos de Monsaraz. Após cerca de 300 km bastante duros, o piloto conseguiu impor a sua Mazda BT-50 às dos seus adversários, deixando Pedro Barroco, que liderava a prova a 30 km do seu final, a 5,5 segundos.

Numa prova repleta de adversidades, foi o vencedor do Desafio de 2011 quem melhor as soube gerir, num terreno que provocou diversos atrasos entre o pelotão das seis robustas pick-ups japonesas. Nem mesmo o problema de bateria que o afectou na secção matinal o demoveu da tentativa – entretanto conseguida – de retoma do lugar mais alto do pódio.

“Foi um prova muito muito dura, em que tivemos uma série de problemas no carro”, começou por referir João Rato, vencedor da primeira prova do Desafio Total/Mazda 2012, naturalmente satisfeito com a sua prestação. “Recuperar o tempo perdido de manhã foi espectacular e levou-nos à vitória. De qualquer modo, chegámos ao final só com tracção atrás e desde o km 10 da tarde que rodámos com o pára-brisas partido, dado que o capot se soltou em andamento”.

Já Pedro Barroco, depois de ter liderado a partir do início da secção da tarde, ultrapassando Miguel Paião, viu o seu esforço cair por terra, ficando a 5,5 segundos da vitória final. “Não tive qualquer problema no carro e limitámo-nos a gerir o avanço durante a segunda volta”, referiu.

O 3º classificado viria a ser Durval Costa, comentando que “correu tudo bem à excepção do pneu cujo piso descolou na secção da manhã, fazendo-nos perder muito tempo. A partir daí foi andar a fundo para alcançar o melhor resultado possível, agora materializado neste último lugar do pódio”, beneficiando também do facto de Miguel Paião ter sofrido uma penalização de 23 minutos e, com isso, caído para último entre as Mazda BT-50.

Resta mencionar a 4ª posição de Carlos Pinto e o 5º posto de Etelvino Carvalho, à frente do azarado Paião, ele que liderou a prova no final da manhã, mas que fechou o grupo nesta primeira prova da iniciativa conjunta da Mazda Motor de Portugal e da Cepsa Portuguesa, representante em Portugal dos lubrificantes Total.

Uma manhã de sobressaltos (SS1)...

Apostado em recuperar o terreno perdido na véspera, Durval Costa entrava a fundo na prova e era mesmo o mais rápido no final dos cerca de 60 km de CP1. Já na secção seguinte assistiu à destruição de um pneu, cujo piso descolou, e teve problemas com o macaco hidráulico, que também não quis funcionar. Também João Rato teve problemas com este equipamento, sendo que um dos cabos do mesmo fez massa com a viatura e descarregou-lhe a bateria, perdendo a liderança entre os pilotos do Desafio que havia reconquistado. Já Pedro Barroco, o 3º mais rápido após CP2, perdia muito tempo com uma fuga ao nível dos travões traseiros, enquanto o estreante Etelvino Carvalho se atrasava com problemas nos injectores e na transmissão. Apenas Miguel Paião e Carlos Pinto pareciam passar incólumes às adversidades.

No final da volta matinal e após 155 km de prova, Paião surgia à cabeça do pelotão das Mazda BT-50 (sendo 11º à geral absoluta da prova), com um minuto de vantagem sobre Barroco e quase cinco sobre Carvalho. Surgiam depois na classificação Rato, a menos de um minuto do pódio mas já a 5m43s de uma liderança que já fora sua, Pinto a 6m41s e Costa a mais de oito minutos e meio do topo da classificação.

... e uma tarde muito quente (SS2)

Após um ligeiro retemperar de forças, as seis duplas das Mazda BT-50 regressaram à estrada para repetir o traçado de 145 km. O primeiro a brilhar foi Pedro Barroco, o mais rápido em CP3, ultrapassando o anterior líder, Miguel Paião, enquanto Durval Costa recuperava dois lugares. Rato foi o mais rápido entre CP3 e CP4, reduzindo o prejuízo para 37 segundos face a Barroco, que continuava líder, 23 segundos à frente Paião.

Mas seriam os quilómetros finais da prova a definir o resultado desta jornada inaugural do Desafio Total/Mazda 2012: João Rato garantia o melhor ‘crono’ no cômputo da SS2, com quatro minutos de vantagem sobre Durval Costa, enquanto Barroco e Paião viam esfumar-se todo o avanço que haviam conseguido até aí, caindo na geral final da prova. Rato vencia, Barroco assegurava o 2º posto e Costa garantia a 3ª posição final, à frente de Carlos Pinto, de Etelvino Carvalho e do entretanto penalizado Miguel Paião (excesso de velocidade numa zona controlada).

DESAFIO TOTAL/MAZDA – Ervideira Rali TT 2012

Classificação Geral:

1º João Rato/Paulo Torres 4h46m07,7s

2º Pedro Barroco/Luís Ferreira a 5,5s

3º Durval Costa/José Motaco a 5m55,2s

4º Carlos Pinto/Jorge Amaral a 17m46,1s

5º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves a 22m07,0s

6º Miguel Paião/Gil Brito a 24m08,9s

DESAFIO TOTAL/MAZDA 2012

Pontuações 2012 (Pilotos/Navegadores):

1º João Rato/Paulo Torres 25 pts

2º Pedro Barroco/Luís Ferreira 18 pts

3º Durval Costa/José Motaco 15 pts

4º Carlos Pinto/Jorge Amaral 12 pts

5º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves 10 pts

6º Miguel Paião/Gil Brito 8 pts

BPinhão Racing Team em 1ºlugar no Campeonato – Classe Promoção e na Taça TT Pre-Classic

A dupla Bruno Pinhão / José Caetano alcançaram hoje, Domingo dia 22 de Abril, o 1º lugar no Rali TT Ervideira, em Reguengos de Monsaraz, prova do Campeonato Português de Todo Terreno na Classe Promoção.

Nesta segunda prova do campeonato, a BPinhão Racing Team, conseguiu à semelhança da prova anterior, a Baja CARMIM, chegar ao primeiro lugar da classe Promoção, bem como à primeira posição, nesta que era a prova inicial da TAÇA TT Pre-Classic.

Com um excelente tempo, logo em CP1 com 0:45:21 e uma média horária superior a 64km/h, nem mesmo o furo sofrido antes de CP2, evitou a chegada em primeiro lugar ao final, “o terreno está muito duro e com muita pedra, o que fez com que furassemos, no entanto, voltamos rapidamente à estrada. O carro está a portar-se muito bem e revela-se muito competitivo. Vamos continuar a trabalhar para manter o bom desempenho e andar nos lugares cimeiros.” disse Bruno Pinhão á chegada ao parque fechado.

A equipa BPinhão Racing, agradece aos seus patrocinadores e amigos o apoio.

Piloto ribatejano fez uma recuperação notável

- De 20º no prólogo ascendeu à 6ª posição final - Vice-campeão nacional averbou o 4º tempo no 2º SS

A dupla José Dinis Lucas/Luís Tirano, em Mitsubishi Pajero, que em 2011 revalidou o título de vice-campeã nacional, regressou este fim-de-semana às competições, no Ervideira Rali TT, a segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. A equipa ribatejana do Dinis Lucas Consulting Team teve um excelente desempenho na prova alentejana, depois de um prólogo bastante azarado.

No sábado, na primeira de duas passagens pela Super Especial, com 5 quilómetros de extensão, a equipa registou um tempo dentro do Top 10, mas um tubo do turbo, que se soltou na segunda passagem, obrigou a equipa a descer para a 20ª posição e por isso teve de largar para a corrida de Domingo atrás de viaturas e de pilotos bastante mais lentos.

Apesar das inúmeras ultrapassagens que o piloto do Mitsubishi Pajero foi forçado a fazer, com as dificuldades inerentes ao facto de a pista seca levantar muito pó, mesmo assim José Dinis Lucas conseguiu terminar o 1º Sector Seletivo, com 150 quilómetros cronometrados, averbando um excelente 7º tempo. A segunda passagem pelo mesmo percurso permitiu à dupla ribatejana imprimir um andamento mais forte e terminar este troço com a 4ª marca absoluta e com este resultado subir até ao 6º lugar da classificação final do Ervideira Rali TT.

“Foi de facto pena que aquele problema mecânico nos tenha prejudicado a primeira parte da corrida. Felizmente que conseguimos fazer todas as ultrapassagens na primeira volta, o que nos permitiu tirar um grande prazer de condução no segundo sector seletivo. Foram feitos alguns melhoramentos no nosso Mitsubishi Pajero, que lhe dão um desempenho bastante mais interessante e isso refletiu-se no resultado que hoje alcançámos”, salientou no final da corrida José Dinis Lucas.

Hélder Oliveira foi o mais rápido no Ervideira Rali TT

- Um furo deitou por terra as ambições de chegar à vitória - Estreia altamente positiva (2º lugar) com a Nissan Navara Off Road

Um furo, quando estavam disputados pouco mais de 50 quilómetros de prova, deitou por terra as fundadas ambições de Helder Oliveira levar à vitória no Ervideira Rali TT a Nissan Navara Off Road que estreou na segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Acompanhado de José Marques, o piloto de Barcelos, que na primeira abordagem ao carro que habitualmente é pilotado por Paulo Graça alcançou um terceiro lugar no prólogo, iniciou a prova claramente ao ataque, ganhado de imediato vantagem sobre Miguel Barbosa. Ao alcançar, logo aos 30 quilómetros de prova, Ricardo Porém, que partira dois minutos à sua frente, essa vantagem perdeu-se. A ultrapassagem ao BMW deu-se no CP1 mas, poucos quilómetros depois, um furo ditou a sorte da corrida. Todavia, a partir daí, Hélder Oliveira voltou a ser, até ao final da corrida, o piloto mais rápido em prova, tendo-se superiorizado a Miguel Barbosa no 2º Sector Seletivo, onde retirou quase oito minutos ao seu tempo da primeira passagem.

“Em primeiro lugar quer dar os meus sinceros parabéns ao Miguel, porque fez uma boa corrida e soube gerir de forma excelente a vantagem que conquistou”, salientou Helder Oliveira no final do Ervideira Rali TT, acrescentando ainda: “Adaptei-me muito bem ao carro, que passa muito bem no mau piso e é muito eficaz. Tenho pena que o furo nos tenha impedido de travar, com o Miguel Barbosa, uma luta mais direta pela vitória. Tenho a consciência de que, apesar de ter sido o mais rápido em prova, não sei até onde o Miguel poderia ter ido se tivesse tido a necessidade de forçar o andamento. Pela minha parte, dei o meu melhor com um carro que me agradou bastante mas, infelizmente, ainda não foi desta que cheguei à vitória”.

Para Helder Oliveira que, em 2011, apenas disputou a Baja 500 Portalegre, onde alcançou um excelente 2º lugar, esta foi também uma participação pontual, já que o piloto ainda não dispõe dos apoios necessários para se envolver num projeto para toda uma temporada.

Vitória sem contestação de Miguel Barbosa e Pedro Velosa

Miguel Barbosa e Pedro Velosa venceram sem contestação o Ervideira Rali TT 2012, prova que lideraram de principio ao fim, sem nunca terem sido ameaçados pelos seus principais adversários. Numa prova perfeita, sem quaisquer percalços no Mitsubishi Racing Lancer, a dupla garantiu assim o objectivo a que se tinha proposto, de modo a recuperar pontos face à jornada anterior

Ao pódio subiram ainda as duplas Hélder Oliveira/José Marques (Nissan Navara) e Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu Proto), sendo que apenas os primeiros garantiram pontos para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, de que o Ervideira Rali TT é a segunda jornada, pois Sousa não está inscrito.

“Conseguimos uma vitória muito importante aqui em Reguengos, numa prova que foi para nós muito difícil, nomeadamente nesta secção da tarde”, referiu visivelmente satisfeito Miguel Barbosa no palanque final da prova alentejana. “Não tivemos quaisquer problemas mas o carro não estava muito bom nas secções de mau piso, pelo que à tarde nos limitámo-nos a gerir o avanço obtido na secção da manhã. Importante mesmo é esta vitória – a primeira em termos absolutos do Pedro Velosa – que nos permite enfrentar a restante temporada com renovado ânimo”.

O renovado vencedor do Ervideira Rali TT – este é o sexto sucesso (um recorde) do piloto na prova da Sociedade Artística Reguenguense – destacou ainda “a excelente organização e todas as actividades de promoção em seu redor, prova de que gosto muito e que me dá sempre um enorme prazer em disputar”.

Quanto a Hélder Oliveira, piloto que regressou este ano ao Nacional de TT, conseguiu na segunda passagem pelo troço de 145 quilómetros, depois de uma melhor adaptação à Nissan Navara, andar a um ritmo elevado, mesmo acima do do Campeão Nacional, que se limitava a controlar os andamentos dos perseguidores. Oliveira garantia o segundo lugar do pódio, deixando o mais baixo para Rui Sousa, mostrando que a Isuzu Proto já ultrapassou os problemas de fiabilidade que têm apoquentado toda a equipa da Prolama.

Para Hélder Oliveira, esta dupla estreia “primeira vez com esta pick-up e a primeira vez nesta prova desde que mudou de patrocinador até correu bem. Foi uma prova muito dura, em que estive sempre a adaptar-me e a aprender com a Nissan, pois fiz muito poucos testes. Gostei imenso da corrida e penso mesmo que se não fosse o furo de manhã o resultado poderia ter sido outro.”

Já Rui Sousa afirmou que esta “é mais uma participação esporádica para este ano, mas não poderia deixar de vir a uma corrida que gosto muito e onde sou muito bem recebido. O resultado foi bom, um pódio é sempre um pódio, mas ainda não foi desta que ganhei – única que ainda não venci – por isso para o ano estaremos cá outra vez para tentar vencer.”

Na categoria T2 a vitória sorriu a Nuno Tordo com uma Nissan Navara, depois de uma luta muito intensa com Edgar Condenso aos comandos de uma Isuzu D-Max. No terceiro lugar ficou João Cardoso em Nissan Navara. Entre os T8, foi Tiago Avelar o vencedor, aos comandos de um Nissan Lynx Proto.

Note-se que este Ervideira Rali TT também pontuou para o Desafio Total/Mazda, tendo conhecido vários líderes. Após João Rato ter vencido a Super Especial de ontem, também Miguel Paião e Pedro Barroco passaram pelo comando, enquanto na segunda metade da tabela as trocas de posições foram uma constante. No final seria João Rato a festejar a vitória entre os utilizadores das Mazda BT-50.

Classificação Geral*:

1º Miguel Barbosa/Pedro Velosa Mitsubishi Racing Lancer 3h56m11,3s

2º Hélder Oliveira/José Marques Nissan Navara a 5m22,9s

3º Rui Sousa/Carlos Silva Isuzu Proto a 6m53,5s

4º Ricardo Porém/Manuel Porém Bomcar BMW Série1 Porto 21m32,1s

5º Paulo Ferreira/Jorge Monteiro Nissan Navara a 22m18,1s

...

8º Nuno Tordo/Marco Santos NIssan Navara (1º T2) a 46m31s

9º Tiago Avelar/Silva Santos Nissan Lunx Proto (1º T8) a 46m51,4s

...

12º João Rato/Paulo Torres Mazda BT-50 (Desafio) a 49m56,4s

Miguel Barbosa cumpre objectivo e vence com autoridade

A dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa garantiu a vitória no Ervideira Rali TT 2012, segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, atingindo assim o objectivo a que se tinha proposto e que considerava obrigatório. Não experimentando qualquer problema com o seu Mitsubishi Racing Lancer e tirando partido da experiência de Pedro Velosa, ambos festejaram o sucesso no pódio final em Reguengos de Monsaraz. Aliás, esta foi a primeira vitória absoluta do seu novo navegador.

“Trata-se de uma vitória muito importante a vários níveis, numa prova que foi muito difícil, pois o carro não estava perfeitamente adaptado a este mau piso, nomeadamente nesta segunda volta”, comentou Miguel Barbosa visivelmente satisfeito no final da prova, apontando idêntico propósito para a próxima jornada, o Rali TT Serras do Norte, a disputar em Junho. “De facto, começámos a dar a volta ao campeonato, depois do percalço no Algarve. De manhã construímos um bom avanço para que o pudéssemos gerir na secção da tarde e garantir a vitória”.

Quanto a este Ervideira Rali TT 2012 e após o tempo mais rápido de ontem na Super Especial, seguiu-se a primeira volta ao traçado a norte de Reguengos de Monsaraz, que o piloto da equipa BP Ultimate Vodafone Team cumpriu sem sobressaltos, garantindo uma vantagem confortável de 4m09s sobre Rui Sousa e de 6m13s sobre Hélder Oliveira, depois de alguns problemas terem atingido outros dos seus potenciais adversários.

“A prova está a ser impecável, apesar do carro não estar muito eficaz em mau piso”, referia Miguel Barbosa, então a meio do dia de competição no Parque de Assistência, numa altura em que o seu Mitsubishi Racing Lancer recebia toda a atenção da sua equipa de mecânicos. “De qualquer modo não vou fazer nenhuma alteração significativa para a segunda volta. Vou gerir o avanço, tentar não furar e poupar a mecânica nos locais mais duros, para conseguir o que nos propusemos alcançar, a vitória aqui na Ervideira”.

À tarde o piloto aplicava essas regras e limitou-se a gerir a vantagem, cedendo apenas algum tempo aos seus adversários, sem nunca colocar em perigo o seu resultado final. Garantia, assim, a tão ambicionada vitória, a primeira do ano da equipa e a sua sexta pessoal no palmares da prova da Sociedade Artística Reguenguense (um recorde), numa prova que considera “ser do meu agrado, que me dá sempre um prazer enorme de fazer e que conta com um percurso impecável. Destaco ainda a excelente dinâmica de promoção da organização e dos patrocinadores”.

Classificação Final (Provisória)

1º Miguel Barbosa/Pedro Velosa – Mitsubishi Racing Lancer 3h56m11,3s

2º Helder Oliveira/José Marques – Nissan OffRoad a 5m22,9s

3º Rui Sousa/Carlos Silva – Isuzu D-MAX a 6m53,5s

4º Ricardo Porém/Manuel Porém – BOMCAR BMW Proto a 21m32,1s

5º Paulo Ferreira/Jorge Monteiro – Nissan Navarra OffRoad a 22m18,2s

Sucessão de problemas no Astra Proto dita terceiro abandono de Nuno Matos no Ervideira Rali TT

- Piloto de Portalegre estava em franca recuperação quando foi novamente surpreendido pelos problemas na bomba de alta pressão do Astra Proto que o tinham já obrigado a penalizar 12 minutos na Super Especial de ontem

- Paragem definitiva aconteceu ao km 119 do primeiro Setor Seletivo, a escassos 500 metros do local onde confirmou o seu abandono na edição do ano passado

Em puro contraste com a jornada inaugural do ano, onde se cotaram como a melhor equipa nacional e garantiram a pontuação máxima para as contas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, Nuno Matos e Filipe Serra tiveram agora um fim de semana para esquecer na deslocação a Reguengos de Monsaraz, acumulando sucessivos problemas no Astra Proto que viriam a ditar, já durante a manhã de hoje, o seu terceiro abandono consecutivo no Ervideira Rali TT. “Infelizmente, e confirmando os nossos piores receios, mantiveram-se os problemas da véspera e acabámos por ser obrigados a parar cerca do km 119 do primeiro Setor Seletivo, ironicamente, a escassos 500 metros do local onde também abandonamos há um ano”, lamentou Nuno Matos, aludindo aos problemas com a bomba de alta pressão do Astra Proto que já ontem tinham limitado em muito a sua prestação. “Após o alerta de ontem, procurámos a todo o custo identificar a origem do problema na nossa Assistência, só que nenhuma anomalia foi identificada pelo computador. Só que hoje, após um início em que tudo aparentava estar bem, o carro voltou a desligar-se três vezes seguidas no espaço de apenas 5 km, até se imobilizar por completo. Enfim, é um problema que vamos ter que resolver em definitivo até à próxima prova”, acrescentou o piloto, naturalmente desiludido por este inglório desfecho. O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno está de regresso nos dias 29 e 30 de junho com o Rali TT Serras do Norte, numa organização do Motor Clube de Guimarães.

sábado, 21 de abril de 2012

Pilotos plantam sobreiros para promover a consciência ambiental

Os pilotos inscritos no Ervideira Rali TT plantaram um total de 96 sobreiros na Herdade da Vendinha, o centro nevrálgico da terceira jornada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Os 48 concorrentes responderam, mais uma vez, ao desafio do principal patrocinador da prova, a Adega Ervideira e da Corticeira Amorim, que, assim, contribui para a promoção do meio ambiente.

A acção, que teve lugar entre as duas passagens dos automóveis pela Super Especial, levou os principais nomes do campeonato nacional a arregaçarem as mangas dos seus fatos de competição, pegar nas pás e plantar árvores, numa iniciativa que acontece pelo terceiro ano consecutivo, sempre durante o Ervideira Rali TT.

Rui Sousa, piloto com vários títulos nacionais e internacionais, fez questão de enaltecer o facto de a iniciativa já não ser uma novidade nesta prova. “É uma acção que a Ervideira já nos habituou. É bonita e deve continuar.”

Para Hélder Oliveira, outro dos participantes, a organização está de parabéns. “É uma iniciativa de louvar. Temos a noção que o TT ainda faz confusão a muita gente por ser a máquina no meio da Natureza. O que aqui fizemos acaba por ser uma forma de compensar o possível prejuízo causado numa altura em que as preocupações ambientais deveriam estar na mente de toda a gente. Gostava que fosse uma iniciativa repetida por mais organizações.”

O actual campeão português de TT, Miguel Barbosa, também esteve presente e mostrou toda a disponibilidade para mais projectos do género. “É a terceira vez que se faz em Reguengos. É uma iniciativa muito gira. A questão ambiental preocupa-nos a todos. Podem contar comigo para todas as acções deste género.”

João Lopes vence Ervideira Rali TT

- Triunfo incontestável do ex-campeão nacional de Quads

- Duplas Gonçalo/André Porêlo venceu Troféu de Promoção

O ex-campeão nacional de Quads, João Lopes, acompanhado de Bruno Santos, repetiu esta tarde, no Ervideira Rali TT, o triunfo alcançado há 15 no Raid TT da Ferraria. Com esta vitória o piloto de Torres Vedras assume a liderança do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno da disciplina de Buggy/UTV.

Embora numa fase inicial da corrida a liderança tenha pertencido ao Polaris pilotado por Jorge Monteiro, o certo é que no final do 1º Sector Selectivo a vantagem já pertencia a João Lopes por 47s. No início da segunda passagem pelos 150 qauilómetros de troço cronometrado, João Lopes atacou forte e Jorge Monteiro foi forçado a abandonar, o que deixou o piloto da JL Racing folgado na liderança.

Até ao final da corrida foram vários os pilotos a serem forçados a parar devido a furos e assistiu-se a diversas mudanças na segunda posição, por onde passaram Pedro Mendes (JB Racing), António Estevão (CanAm) e finalmente Jorge Branco (Polaris). Na terceira posição final colocou-se o campeão nacional Rui Serpa, aos comandos de um Rage.

Entre os concorrentes ao Troféu Nacional de Promoção a vitória pertenceu à dupla Gonçalo e André Porêlo, num Mettiam, seguidos Luís Caseiro, num Polaris e do estreante Rui Gonçalves, num Nany. Com estes resultados Luís Caseiro é o novo lider do Troféu.

Campeonato Nacional (após a 3ª prova)

1º João Lopes/Bruno Santos, 51 pontos; 2º António Ferreira, 32; 3º Rui Serpa, 30; 4º Jorge Monteiro, 29; 5º Avelino Luís, 26; 6º António Estevão e Nuno Ferreira, 21; 8º Pedro Mendes, 18; 9º Nuno Tavares e Jorge Branco, 17.

Troféu Nacional Promoção (após a 3ª prova)

1º Luís Caseiro 37; 2º Pedro Almeida 33; 3º António Brás,28; 4ºGonçalo/André Porêlo, 20; 5ºRui Gonçalves, 15

Avaria no Astra Proto atrasa Nuno Matos no final do primeiro dia do Ervideira Rali TT

- Piloto de Portalegre estava na luta pelos lugares do pódio, mas acabou por retardar a sua partida para a Super Especial 2 após um inesperado problema com a bomba de alta pressão do Astra Proto

- Embora penalizado em 12 minutos, atual líder do Campeonato será o quarto carro a largar para a etapa de amanhã, num total de 300 km repartidos por dois Setores Seletivos

Apesar de compreender uma distância de apenas 10 km, correspondente à dupla passagem pela Super Especial desenhada nos terrenos da Herdade da Vendinha, o primeiro dia competitivo do Ervideira Rali TT terá já comprometido em boa parte as legítimas aspirações de Nuno Matos e Filipe Serra na segunda prova do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Com efeito, e não obstante ter registado o quarto melhor tempo à geral no somatório das duas passagens, a apenas 2 segundos de um lugar no pódio provisório, a verdade é que a dupla de Portalegre acabaria por não evitar uma penalização de 12 minutos por atraso na partida para Super Especial 2, caindo para penúltimo da classificação geral.

“À exceção de sentir o carro a escorregar demasiado de frente Realizámos a primeira Super Especial sem qualquer problema. Porém, quando cumpríamos o percurso de ligação para a segunda passagem, o carro desligou-se repentinamente. Não sabemos exatamente qual será a origem do problema, mas é provável que esteja relacionada com a bomba de alta pressão, que faz a gestão do débito do gasóleo para o motor”, admite Nuno Matos, que tinha já experimentado um problema semelhante no seu Astra Proto durante o último teste de preparação a esta prova que realizou esta semana.

“Apesar do carro ter depois voltado a funcionar normalmente, a verdade é que falhamos a nossa hora de partida e acabámos por ser penalizados em 12 minutos. Naturalmente, não é a melhor forma de começarmos esta prova, pelo que agora só podemos desejar que o problema não se volte a repetir amanhã. Como mantemos a nossa ordem de partida, porque ela é determinada pela classificação na Super Especial, acredito que ainda poderemos minimizar algum deste atraso e tentar sair daqui com alguns pontos”, garantiu o atual líder do Campeonato português.

O segundo e último dia do Ervideira Rali TT compreende um percurso de 300 km dividido em dois Setores Seletivos e intercalados por uma paragem na Zona de Assistência.

A partida para o primeiro concorrente está agendada para as 7h30 deste domingo.

Excelente desempenho na Super Especial

A dupla Ricardo e Manuel Porém conseguiu o segundo tempo absoluto na Super-Especial do Ervideira Rali TT, que esta tarde se disputou na herdade da Ervideira, pelo que será nessa posição que vai partir para a dupla passagem pelo sector seletivo que amanhã se disputa em redor de Reguengos de Monsaraz. A equipa está confiante!

Ao que parece as correções mecânicas introduzidas no PRF Bomcar Serie 1 Proto, estão a revelar-se eficientes pelo menos em termos de competitividade, já que a equipa conseguiu rodar muito rápido nas duas passagens pelos cinco quilómetros da super-especial do Ervideira Rali TT, que este sábado se disputou nos terrenos da herdade da Ervideira:

“Ficámos naturalmente satisfeitos com os tempos realizados, pois revelam que estamos no caminho certo para conseguir uma boa competitividade e esperemos muita fiabilidade, da mecânica do nosso Serie 1 Proto, que nos permita afastar o azar que nos persegue há muitas provas. Estamos conscientes de que podemos andar mais depressa, mas decidimos não arriscar tudo na super – especial, por forma a termos o carro em perfeitas condições para a parte mais importante da prova, que se disputa amanhã.»

Esta á a segunda participação prevista para este ano pelo PRF BOMCAR racing team e apesar deste bom resultado a equipa quer mesmo é garantir que corta a meta no final, indicando ambições legítimas mas limitadas pelo bom senso:

«Vamos optar por uma toada viva, mas sem riscos. Temos a certeza de ser competitivos, mas mais do que a vitória que está sempre no nosso horizonte, ambicionamos regressar a Reguengos bem classificado, se possível num lugar entre os do pódio. Vamos tentar e se a sorte ajudar desta vez, vamos conseguir!»

O Ervideira Rali TT disputa-se no próximo fim de semana no Baixo Alentejo, na zona de Reguengos de Monsaraz, sendo dividida em duas partes distintas: Sábado, 21 de Abril, uma Super-Especial com 5 Kms e no dia seguinte, Domingo 22, um percurso com um total de 300 Kms, dividido em dois sectores seletivos, com assistência a meio, sempre com partida e chegada à vila de Reguengos.

O Ervideira Rali TT continua amanhã às 07h30 com uma dupla passagem por um percurso de 150 Km, onde vai ser possível acompanhar de perto o evoluir do BOMCAR Série 2 Proto, do PRF BOMCAR racing team, que conta com os apoios da PRF, BOMCAR, CASTROL, FEDIMA, SPIKE e TERMOCOMPO.

CLASSIFICAÇÃO DA SUPER ESPECIAL:

1º Miguel Barbosa (Mitsubishi), 9m02,35s; 2º BOMCAR SÉRIE 1 Proto, a 7,13s; 3º Helder Oliveira (Nissan) a 21,91s; 4º Paulo Ferreira (Nissan) a 26,15s; 5º Rui Sousa (Isuzu DMax) a 29,49s; 6º André Amaral (Proto X3) a 46,53s…

Miguel Barbosa “limpa” tudo na super-especial do Ervideira Rali TT

O actual campeão português de TT, Miguel Barbosa, entrou com o pé direito na segunda jornada da temporada ao vencer as duas passagens pela Super-Especial que abriu a competição para os automóveis. O piloto do Mitsubishi Racing Lancer demorou 9m02,35s a cumprir a totalidade do percurso e deixou Ricardo Porém, que foi o segundo mais rápido com o BMW Série 1 Proto, a 7,13s. Hélder Oliveira estreou-se ao volante de uma Nissan Navara e, apesar de não conhecer bem o carro, concluiu o primeiro dia no Ervideira Rali TT com o terceiro melhor tempo, a 21,91s de Barbosa.

Com a Adega Ervideira na Herdade da Vendinha, muito bem composta de público, o campeão nacional bateu a concorrência logo na primeira passagem. Contudo, não estava satisfeito com o carro e sentia que podia ter sido ainda mais competitivo. Na segunda passagem, Barbosa acertou com as afinações do Mitsubishi e voltou a vencer.

Ricardo Porém, por seu turno, estava muito satisfeito com a sua prestação em ambas as passagens pela Super-Especial, tal como Hélder Oliveira. Pelo contrário, Rui Sousa, que acabou em sexto, não tinha razões para celebrar pois teve mesmo de parar e reiniciar a electrónica pois o motor da sua Isuzu entrou em excesso de rotação. José Dinis Lucas também perdeu tempo na derradeira passagem pois o seu carro só funcionou em modo de segurança.

“Na primeira volta, o carro fugia de frente. Era difícil colocá-lo nas curvas e isso era especialmente complicado porque o traçado é muito encadeado. Ainda assim, estou contente por ter ganho. Na segunda volta, já tinha mais precisão na direcção e consegui ser mais rápido. Agora vamos preparar-nos para amanhã que vai ser um grande dia”, afirmou Miguel Barbosa.

Ricardo Porém, por sua vez, limitou-se a dizer que: “Correu tudo bem. Foi óptimo. Gostei muito do meu ritmo.”

Hélder Oliveira, também estava muito satisfeito, principalmente porque nunca tinha guiado a Nissan Navara com que se inscreveu no Ervideira Rali TT. “A segunda volta foi bastante melhor. Estou a adaptar-me ao carro. Tem um motor brilhante mas não conhecia nada e estou em fase de aprendizagem”, disse o piloto de Barcelos.

Classificações da Super-Especial:

1º Miguel Barbosa/Pedro Velosa Mitsubishi Racing Lancer 9m02,35s

2º Ricardo Porém/Manuel Porém BMW Série 1 Proto a 7,13s

3º Hélder Oliveira/José Marques Nissan Navara a 21,91s

4º Nuno Matos/Filipe Serra Opel Astra Proto a 24,14s

5º Paulo Ferreira/Jorge Monteiro Nissan Navara a 26,15s

Hélder Rodrigues termina em 2º lugar 3º lugar na derradeira etapa a 6s de Marc Coma Hélder Rodrigues alcança novo pódio em etapa do mundial Hélder Rodrigues, atual Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno terminou hoje a sua participação no Sealine Cross-Country Rally, na segunda posição, atrás de Marc Coma piloto que, na derradeira etapa, conseguiu aumentar a sua vantagem para o piloto português em apenas seis segundos. A derradeira etapa desta segunda jornada do Campeonato do Mundo de Cross Country, que se disputou no Qatar, teve apenas 200 quilómetros de extensão e algumas dificuldades que não permitiram ao piloto português chegar à ambicionada vitória na etapa. “Parti de uma posição atrasada e tentei forçar o andamento para reduzir a desvantagem que me separava do Marc Coma, mas ele andou também muito forte e acabou por ser mais rápido, embora por apenas seis segundos. Estou satisfeito porque é mais um pódio numa prova do Campeonato do Mundo mas, acima de tudo, porque estou a evoluir uma nova moto e os progressos são evidentes”, salientou no final da corrida o piloto da Red Bull Yamaha TMN Team.

- 3º lugar na derradeira etapa a 6s de Marc Coma

- Hélder Rodrigues alcança novo pódio em etapa do mundial

Hélder Rodrigues, atual Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno terminou hoje a sua participação no Sealine Cross-Country Rally, na segunda posição, atrás de Marc Coma piloto que, na derradeira etapa, conseguiu aumentar a sua vantagem para o piloto português em apenas seis segundos.

A derradeira etapa desta segunda jornada do Campeonato do Mundo de Cross Country, que se disputou no Qatar, teve apenas 200 quilómetros de extensão e algumas dificuldades que não permitiram ao piloto português chegar à ambicionada vitória na etapa.

“Parti de uma posição atrasada e tentei forçar o andamento para reduzir a desvantagem que me separava do Marc Coma, mas ele andou também muito forte e acabou por ser mais rápido, embora por apenas seis segundos. Estou satisfeito porque é mais um pódio numa prova do Campeonato do Mundo mas, acima de tudo, porque estou a evoluir uma nova moto e os progressos são evidentes”, salientou no final da corrida o piloto da Red Bull Yamaha TMN Team.

João Rato arrasa com o melhor tempo entre o plantel das Mazda BT-50

João Rato registou o menor ‘crono’ no conjunto da dupla passagem pela SuperEspecial da Herdadinha entre os concorrentes do Desafio Total/Mazda 2012, um sector que deu início à primeira jornada desta iniciativa, integrada na 24ª edição do Ervideira Rali TT. Acompanhado por Paulo Torres no interior da Mazda BT-50 com o nº 21 nas portas, o detentor do título de 2011 entrou prego a fundo na prova, deixando os seus adversários mais directos – Etelvino Carvalho e Pedro Barroco – a 27,54 e a 35,04 segundos, respectivamente.

João Rato começou por registar o melhor tempo na primeira volta de 5 km desta SuperEspecial, num espectáculo de condução testemunhado pelo muito público espalhado pelo percurso, então com uma vantagem de 18,3 segundos sobre Pedro Barroco, surgindo depois Carlos Pinto a 21,2 segundos. Na segunda volta, Rato repetia o feito e voltava a ser o mais lesto, retirando ainda 63 centésimos de segundos ao seu registo anterior, ao mesmo tempo que se impunha em 4,76 segundos a Carvalho e em 5,57 segundos a Miguel Paião.

“Correu muito bem apesar de um problema de aquecimento na segunda volta”, referiu o vencedor da dupla passagem pela SuperEspecial, acrescentando depois “que a equipa vai ter agora de trabalhar para o solucionar durante a noite, de modo a tudo estar a 100% amanhã”. Fruto dos registos alcançados, o piloto será o 12º a sair para a estrada, beneficiando de um piso menos revolto, face ao que os seus perseguidores irão encontrar.

Segundo mais rápido neste aperitivo para a dupla passagem pelo troço cronometrado de 150 km de amanhã, o estreante Etelvino Carvalho afirmou que “o furo na primeira passagem desanimou um bocado, mas depois na segunda tudo se recompôs e alcancei um bom registo”. Será o 19º piloto amanhã na estrada.

Já Pedro Barroco, o terceiro mais lesto nestes 10 km, também sofreu “um furo na primeira passagem, o que condicionou o andamento. Depois, na segunda volta, achei que tinha furado outra vez, com um furo lento, o que felizmente não aconteceu”. Sairá para o troço cronometrado de amanhã na 24ª posição.

Atrás dos três mais rápidos das BT-50 da Mazda, classificaram-se, por esta ordem, Miguel Paião, Carlos Pinto e Durval Costa.

Amanhã disputa-se o sector competitivo (com 300 km ao cronometro) que irá definir o vencedor desta primeira prova do Desafio Total/Mazda 2012. Este heterogéneo grupo aposta na reconhecida qualidade e fiabilidade da pick-up Mazda BT-50, pretendendo não só garantir o melhor resultado no âmbito da iniciativa conjunta da Mazda Motor de Portugal e da Cepsa Portuguesa, representante em Portugal dos lubrificantes Total, como para perseguirem a melhor posição possível à geral, embora tendo em conta as pontuações do troféu.

DESAFIO TOTAL/MAZDA – Ervideira Rali TT 2012

Classificação Geral (provisória*) - Após SuperEspecial (10 km):

1º João Rato/Paulo Torres 10m10,79s

2º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves 10m38,73s

3º Pedro Barroco/Luís Ferreira 10m46,23s

4º Miguel Paião/Gil Brito 10m47,64s

5º Carlos Pinto/Jorge Amaral 10m50,83s

6º Durval Costa/José Motaco 10m54,91s

Helder Oliveira foi 3º no prólogo do Ervideira Rali TT

- Piloto de Barcelos quer repetir exibição de Portalegre - Primeira abordagem à Nissan Navara Off Road foi bastante positiva

O piloto de Barcelos Helder Oliveira, acompanhado de José Marques, iniciou de forma bastante positiva a sua participação no Ervideira Rali TT, segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, onde se estreia aos comandos de uma Nissan Navara Off Road. No prólogo, esta tarde disputado, averbou o 3º melhor tempo, apesar de esta ser a sua primeira abordagem à condução de uma máquina que lhe poderá permitir lutar pela ambicionada vitória absoluta, que lhe falta no seu já bastante recheado palmarés.

Na primeira passagem pelos cinco quilómetros de sector seletivo escolhido pela organização para a Super Especial, Hélder Oliveira não foi além da quinta posição mas foi, dos pilotos da frente, o que mais segundos retirou ao seu tempo na segunda passagem situação que lhe permitiu, na soma dos tempos, ascender ao 3º lugar.

“A primeira passagem foi acima de tudo para estudar o carro e as suas reações. Tive naturais dificuldades e a posição alcançada reflete isso mesmo ”, salienta Helder Oliveira que acrescenta: “A segunda passagem também não começou bem mas fui corrigindo a forma de abordar algumas trajetórias e acho que já consegui ter uma melhor noção da sua forma de o pilotar. Tirar cinco segundos da primeira para a segunda passagem foi uma boa evolução e amanhã vou partir para a corrida numa excelente posição para poder lutar pela vitória que é o meu grande objetivo nesta corrida”.

O Ervideira Rali TT prossegue amanhã com uma dupla passagem por um sector seletivo com cerca de 150 quilómetros, com início em Reguengos de Monsaraz e final na Herdade da Ervideira.

Miguel Barbosa impõe-se na Super Especial

Miguel Barbosa venceu a dupla passagem pela Super Especial que abriu as ‘hostilidades’ no Ervideira Rali TT 2012, segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, que hoje se iniciou na região de Reguengos de Monsaraz.

Acompanhado por Pedro Velosa, o piloto da equipa BP Ultimate Vodafone Team terminou a dupla volta ao traçado de 5 km da Herdadinha com 7,13 segundos de vantagem sobre o seu mais directo adversário (Ricardo Porém) e mais de 21 segundos sobre o terceiro classificado (Hélder Oliveira)

“Consegui o meu primeiro objectivo que era ser o mais rápido na Super Especial e, assim, sair à frente do pelotão amanhã. O segundo objectivo é a vitória, sendo muito importante ganhar aqui”, começou por referir o detentor do titulo de 2011 de TT. Quanto ao comportamento do Mitsubishi Racing Lancer, “esteve tudo tranquilo. A primeira volta apenas não me correu melhor porque o carro não estava ao meu gosto, fugia um pouco de frente. Efectuámos um pequeno acerto entre as duas passagens e senti-me muito mais confiante, conseguindo colocar o carro nas curvas.”

Amanhã Miguel Barbosa é, assim, o primeiro a sair para a estrada, fazendo-o pelas 7h30, para cumprir a dupla passagem pelos 150 km cronometrados a norte de Reguengos de Monsaraz .

Classificação Geral (Super Especial)

1º Miguel Barbosa/Pedro Velosa – Mitsubishi Racing Lancer, 9m02,35s

2º Ricardo Porém Manuel Porem (BOMCAR BMW), a 7,13s

3º Helder Oliveira/José Marques – (Nissan OffRoad), a 21,91s

Ervideira Rali TT é a primeira vitória de Luís Ferreira em 2012

Naquela que foi a primeira vez que as Motos, Quads e Buggies/UTV competiram nas pistas em redor de Reguengos de Monsaraz, Luís Ferreira obteve a sua primeira vitória da temporada, disputadas as três primeiras jornadas do campeonato.

Com muita gente a assistir ao longo de toda o percurso, em particular na Adega Ervideira na Vendinha, Luís Ferreira foi protagonista de uma intensa luta pelo primeiro lugar com Mário Patrão, vencedor das duas provas anteriores. Mas com a queda deste último, o piloto da Husqvarna ficou com caminho livre para triunfar e não perdeu a oportunidade. Ferreira não só ganhou em termos absolutos como ainda foi o mais rápido nas duas passagens pelo Sector Selectivo. O pódio ficou completo com Luís Portela Morais, segundo, e David Megre, terceiro.

Entre os Quads, Roberto “Beto” Borrego dominou do início ao fim e voltou a vencer. O piloto da Yamaha alcançou a terceira vitória consecutiva e mantém o pleno de triunfos em 2012. Miguel Rocha “Miguelito”, segundo, e António Moreira, terceiro, completaram o pódio mas nenhum dos dois teve andamento para acompanhar o vencedor e ficaram a mais de oito e de 14 minutos, respectivamente.

Na classificação dos Buggies/UTV, João Lopes e Bruno Santos repetiram o triunfo da última prova e ascendeu à liderança do campeonato. A competição especialmente animada relativamente aos restantes lugares do pódio mas, com vários candidatos a passarem pelas segunda e terceira posições. Foram os casos de António Estêvão, Jorge Monteiro ou Pedro Mendes. Mas quem acabou por completar o pódio com Lopes e Santos foram Jorge Branco, que terminou em segundo, e Rui Serpa, que ficou em terceiro.

A competição no Ervideira Rali TT não pára e amanhã ainda haverá lugar a participação dos automóveis que já hoje cumpriram as duas passagens previstas pela Super-Especial.

SS1/CP1 (após 53,59 kms)

Tal como no primeiro dia de competição, Mário Patrão (Suzuki RMZ) foi quem imprimiu o ritmo no início da primeira passagem pelo sector selectivo. Mas se na super-especial, o piloto da Suzuki tinha ganho mais de um segundo por quilómetro face ao segundo classificado, Luís Ferreira (Husqvarna TE 250), desta vez os dois estavam numa quase numa situação de empate técnico, com os dois a passarem pelo primeiro controlo de passagem separados por apenas um centésimo de segundo. Desta forma, Patrão manteve-se na frente da classificação com 6,8s de vantagem sobre Ferreira, enquanto Luís Portela Morais, em KTM 500 SX, surgiu na terceira posição, mas a quase meio minuto de distância do primeiro. Luís Teixeira (Husqvarna TE 511) subiu ao quarto lugar, a 1m32,9s, e David Megre (KTM 250 SX-F) continuou seguro no quinto posto que ocupa desde a super-especial.

Nos Quads, Roberto “Beto” Borrego (Yamaha YFZ), terceiro após a super-especial, subiu ao topo da classificação, enquanto Rafael Acúrcio (Can-Am DSX UX) “saltou” de quinto para segundo. André Mendes, em Suzuki LTR, passou em CP1 no último lugar do pódio.

Com um buggy de duas rodas motrizes, Rui Serpa, em Rage R 140 T, já não conseguiu ser tão competitivo entre os Buggies/UTV, como tinha sido durante a Super-Especial, e caiu do primeiro para o décimo lugar. Jorge Monteiro (Polaris RZR 900 XP) ascendeu da quinta posição para a liderança com uma vantagem de 28,1s sobre João Lopes e Bruno Santos (Polaris RJR 900), que controlaram em segundo. Pedro Mendes (JB 1300) foi o terceiro melhor da geral nesta fase da competição.

SS1/CP2 (após 123,54 kms)

Luís Ferreira, assumiu a liderança do Ervideira Rali TT nas duas rodas depois da queda de Mário Patrão, que ocupava o primeiro posto até então. Apesar do abandono, o piloto da Suzuki não sofreu consequências físicas graves. Luís Portela Morais subiu um lugar para segundo enquanto David Megre ascendeu a terceiro, beneficiando, também, da perda de tempo de Luís Teixeira.

Nos Quads, não houve alterações no que toca ao primeiro lugar, com Roberto “Beto” Borrego seguro e a controlar. Miguel Rocha “Miguelito” recuperou o segundo lugar e Rafael Acúrcio fechou o lote dos três primeiros.

Relativamente à classificação dos Buggies/UTV, o pódio manteve-se inalterável. Contudo, Jorge Monteiro ampliou a sua vantagem face para o segundo, João Lopes/Bruno Santos, e em especial para o terceiro, Pedro Mendes, que controlou a mais de quatro minutos do líder.

SS1 (após 150 kms)

Sem Mário Patrão em competição, Luís Ferreira passou a andar confortável no primeiro lugar e terminou o primeiro sector selectivo com mais e três minutos de vantagem sobre David Megre. Este fez um esforço final e passou Luís Portela Morais que desceu para a terceira posição, a 4m09,3s do líder.

A controlar, Roberto “Beto” Borrego terminou o primeiro Sector Selectivo na frente, entre os Quads, com 2m49,4s de vantagem sobre Miguel Rocha “Miguelito”. André Mendes chegou em terceiro, mas já muito distante dos dois da frente e mais preocupado em segurar a posição perante a ameaça de Rafael Acúrcio.

Na classificação dos Buggies/UTV, Jorge Monteiro não conseguiu controlar o andamento dos adversários e perdeu o primeiro lugar para a dupla João Lopes/Bruno Santos. Esta passou para a liderança e chegou ao fim do Sector Selectivo com 48,9s de vantagem sobre Monteiro. Pedro Mendes manteve-se sempre no terceiro lugar, mas concluiu a ronda da manhã a mais de cinco minutos da liderança.

SS2/CP3 (após 198,59 kms)

Sem adversários que acompanhem o seu ritmo, Luís Ferreira não só continuou em primeiro como se distanciou de tal forma que a pouco mais de 100 quilómetros do final tinha cinco minutos de vantagem para o segundo, David Megre. Este, por seu lado, perdeu tempo para o terceiro classificado, Luís Portela Morais, e ficaram separados por apenas 34,2s.

Roberto “Beto” Borrego continuou a dominar na prova relativa aos Quads e ganhou quase dois minutos a Miguel Rocha “Miguelito”, segundo classificado, nos primeiros 50 quilómetros do derradeiro Sector Selectivo. André Mendes também se manteve em terceiro, mas a vantagem sobre o quarto, António Moreira, diminuiu.

Nos Buggies/UTV, os três primeiros mantiveram as posições do final do primeiro sector. Assim, João Lopes e Bruno Santos lideravam, enquanto Jorge Monteiro era segundo e Pedro Mendes terceiro.

SS2/CP4 (após 268,54 kms)

Luís Portela Morais manteve o bom andamento inicial e destronou David Megre do segundo lugar. Entretanto, ninguém conseguiu acompanhar Luís Ferreira, e por isso, o líder da prova ainda aumentou a vantagem para os restantes concorrentes.

Com Roberto “Beto” Borrego em primeiro e Miguel Rocha “Miguelito” em segundo, a principal novidade, entre os Quads, em CP4 foi a ascensão de António Moreira. O piloto que estava nessa posição anteriormente, André Mendes, caiu para quinto.

Por fim, entre os Buggies/UTV, a dupla João Lopes/Bruno Santos passou na frente mas Jorge Monteiro desistiu e Pedro Mendes caiu na classificação. Com isso, António Estêvão (Can-Am Commander) subiu a segundo e Jorge Branco a terceiro.

SS2 (após 295 kms)

Luís Ferreira voltou a vencer o sector da tarde e assegurou o triunfo no Ervideira Rali TT. Depois de passar David Megre, que ficou em terceiro, Luís Portela Morais segurou o lugar intermédio do pódio mas não conseguiu aproximar-se do vencedor.

A fase final não teve grande história para contar relativamente à classificação dos Quads. Roberto “Beto” Borrego ainda sofreu um furo, mas isso não o impediu de vencer, enquanto Miguel Rocha “Miguelito” e António Moreira mantiveram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.

João Lopes e Bruno Santos não facilitaram nos últimos quilómetros e foram os mais rápidos a cortar a linha de meta entre os Buggies/UTV. António Estevão já não conseguiu manter-se em segundo e entregou o lugar a Jorge Branco (Polaris JB 900). Rui Serpa, que tinha ganho a Super-Especial, começou muito mal o dia mas acabou por ficar no último lugar do pódio.

A palavra dos pilotos:

Luís Ferreira (vencedor nas Motos): “Na primeira volta ataquei ao máximo. Tentei ser o mais rápido possível. Há zonas do percurso, por causa de alguns regos e de marcações um pouco em cima dos locais, que são mais perigosas mas correu tudo bem. À tarde adoptei um ritmo mais descontraído e limitei-me a controlar os adversários. Fiquei surpreendido por ter sido novamente o mais rápido. Quero felicitar toda a equipa e quem me ajudou nesta vitória. Estou muito satisfeito.”

Roberto “Beto” Borrego (vencedor nos Quads): “Gostei imenso da prova. Apesar de ser muito duro e perigoso – havia regos que não eram bem visíveis devido à erva – o rali é muito giro. Tive um furo perto do fim mas não foi problemático. Estou contente por mais esta vitória. A Yamaha esteve sempre impecável e a equipa foi fantástica.”

João Lopes (vencedor nos Buggies/UTV): “Gostei imenso da prova. Apesar de alguns dizerem o contrário, achei que estava muito bem marcada. Em zonas com fitas arrancadas havia logo sinalização que nos indicava se estávamos bem. Relativamente à minha prova, de manhã fui com cautelas para conhecer o terreno e também estava com algum receio de furar. À tarde ataquei tudo mas sempre com medo de ter algum furo. Ganhei e estou muito satisfeito.”

Classificações Finais (Provisórias*):

Motos

1º Luís Ferreira Husqvarna TE 250 3h53m14,7s

2º Luís Portela Morais KTM 500 SX a 5m04,3s

3º David Megre KTM 250 SX-F a 6m34,1s

4º Paulo Felícia Husqvarna TE 449 a 8m32,2s

5º Samuel Cavacas Yamaha YZ 450 F a 11m20,4s

Quads

1º Roberto “Beto” Borrego Yamaha YFZ 3h56m00,9s

2º Miguel Rocha “Miguelito” Suzuki LTR 450 a 8m18,4s

3º António Moreira Polaris Outlaw a 14m55,7s

4º Rui Cascalho Yamaha YZR 450 R a 18m22,1s

5º André Mendes Suzuki LTR a 18m53,6s

Buggies

1º João Lopes/Bruno Santos Polaris RJR 900 4h14m54,7s

2º Jorge Branco Polaris JB 900 a 22m43,6s

3º Rui Serpa Rage R 140 T a 24m14,8s

4º Avelino Luís Rage R 140 T a 28m14,2s

5º Nuno Ferreira Rage R 140 T a 29m13,3s

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Khalifa Al Mutaiwei termina em terceiro no Qatar

· Al Mutaiwei closes the gap in the FIA World Cup standings

· Ilya Kuznetsov secures seventh place

With their MINI ALL4 Racing, Khalifa Al Mutaiwei and his German navigator Andreas Schulz secured third position in Qatar’s Sealine Cross Country Rally – behind Nasser Al Attiyah and Lucio Alvarez. The Russians Ilya Kuznetsov and Roman Elagin completed the good team result by taking their BMW X3 CC to seventh position, in the four-leg event. Saudi Arabia’s Yazeed Al Rajhi and his Portuguese co-driver were back in action despite having rolled yesterday but had to cope with more bad luck, resulting in another early retirement.

In the fourth and final leg, Al Mutaiwei and Schulz finished sixth. In the early stages of the special stage, the pairing temporarily lost its way but succeeded in partly making up the lost ground afterwards. In the end, coming sixth proved to be enough for keeping Jean-Louis Schlesser in his buggy at bay. An important step in the battle for the FIA Cross County Rally World Cup title as it helped Al Mutaiwei – currently in second position – reducing the lead of World Cup leader Schlesser.

Kuznetsov once again completed the leg without having to cope with any major problems and crossed the finish line of the 208.63-kilometre special stage in seventh position. He also secured seventh place in the overall rankings. Al Rajhi had bad luck again, the team had succeeded in rebuilding the MINI ALL4 Racing, following yesterday’s incident and so, the Saudi Arabian could rejoin the race action. But following a massive puncture including a broken wheel, the brake caught fire – and Al Rajhi and Palmeiro decided to retire early.

“Altogether I’m happy with what we have achieved in this rally,” said X-raid Team Manager Sven Quandt. ”It was of particular importance that Khalifa succeeded in closing the gap to FIA World Cup leader Schlesser. It was no surprise that Nasser prevailed in this event. After all, he knows his home county really well and in addition, the petrol cars have been really fast, here.”

Overall result Sealine Cross Country Rally:

1st N. S. Al-Attiyah (QAT)/L. Cruz Senra (ESP) Toyota Hilux – 11h 20m 59s

2nd L. Alvarez (ARG)/B. Graue (ARG) Toyota Hilux – 12h 10m 22s

3rd K. Al-Mutaiwei (UAE)/A. Schulz (DEU) MINI ALL4 Racing – 12h 18m 07s

4th J.-L. Schlesser (FRA)/K. Zlitstov (RUS) Schlesser Original – 12h 21m 48s

5th F. Al-Attiyah (QAT)/M. Baumel (FRA) Toyota HiLux – 13h 02m 48s

6th B. Gadasin (RUS)/D. Shchemel (RUS) G-Force Proto – 13h 03m 02s

7th I. Kusnetsov (RUS)/R. Elagin (RUS) BMW X3 CC – 13h 23m 37s

Marc Coma vence o primeiro Sealine Rally

KTM’s 3-times Dakar winner Marc Coma on Saturday underlined he is King of the Desert by taking overall victory in the first ever Sealine Rally in Qatar. He has now won both rallies of the FIM Cross Country World Championship held so far with two to go in Sardinia and Egypt.

In what was an extremely fast final desert leg, Coma finished 2:06 minutes behind his Spanish compatriot Joan Barreda whose chances of winning were scrapped two days ago after he incurred a 2-our penalty for missing a control point. Coma rounded off what has been a great week’s ride by securing the overall victory from Portugal’s Helder Rodrigues by a margin of six minutes. The top 10 finishers averaged speeds of between 109.4 and 102. 3 kmh.

KTM riders Jordi Villadoms, also of Spain rounded off the final podium leading in a string of other KTM 450 Rally bike riders. Jakub Przgonski of Poland was fourth and Coma’s factory teammate Ruben Faria of Portugal finished fifth. In total riders of the Dakar-winning KTM rally bike soaked up seven of the top 10 places for an excellent result for the Austrian brand.

Marc Coma: “Today was very fast and it was 208 km but there was nothing very difficult for me. I tried to have fun and stay focused and to control the race. The bike worked perfectly and the tam prepared everything very well. It was our first time here so its nice to have the victory and it is a good start to the World Championship.”

Final Stage Results

1, Joan Barreda, Spain, Husqvarna 1:54.24

2, Marc Coma, Spain, KTM at 2.06

3, Helder Rodrigues, Portugal, Yamaha at 2.12

4, Jordi Villadoms, Spain, KTM at 3.30

5, Ruben Faria, Portugal, KTM at 4.27

Final Results

1, Coma, 13 hours 54.43 (Coma wins second rally of the two so far in the 4-rally championship)

2, Helder Rodrigues at 6.05 minutes

3, Villadoms, KTM at 14.11

4, Przgonski, KTM at 19.23

5, Faria, KTM at 22.06

Foto: E. Bauer / KTM Images

Rui Serpa (Rage) vence prólogo

- Campeão Nacional gastou menos 10,1s que João Lopes

- Gonçalo Porêlo foi o mais rápido no Troféu de Promoção

Pela quarta vez consecutiva e a terceira esta temporada o campeão nacional Rui Serpa alcançou a vitória num prólogo de uma etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno ao ser esta tarde o mais rápido da etapa de abertura do Ervideira Rali TT, prova que recebe, pela primeira vez, uma jornada para da disciplina de Buggy/UTV.

Aos comandos de um Rage, o piloto inscrito pela Rage Motorsport, gastou menos 10,1s que o Polaris da dupla João Lopes/Bruno Santos a equipa que recentemente venceu o Raid TT da Ferraria. Na terceira posição ficou outro Rage, pilotado por António Ferreira o actual lider do Campeonato enquanto o quarto classificado foi António Estevão num CanAm. De salientar que estes três pilotos ficaram separados por escassas sete décimas de segundo.

Para o Troféu Nacional de Promoção o mais rápido Gonçalo Porêlo num Mettiam seguido de Pedro Almeida, num Nany e de Luís Caseiro, num Polaris.

Excelente prestação da única senhora em prova Dorothee Ferreira que alcançou o nono tempo absoluto.

Amanhã os concorrentes ao Ervideira Rali TT terão pela frente uma dupla passagem por um sector seletivo com cerca de 150 quilómetros com início em Reguengos de Monsaraz e final na Herdade da Ervideira.

Campeonato Nacional (após a 2ª prova)

1º António Ferreira, 32 pontos; 2º João Lopes/Bruno Santos, 31; 3º Jorge Monteiro, 29; 4º Nuno Tavares, 17; 5º Rui Serpa, 15; 6º Dorothee Ferreira e Avelino Luís 13; 8º António Estevão, 11; 9º Nuno Ferreira e Pedro Mendes, 10

Troféu Nacional Promoção (após a 2ª prova)

1º Pedro Almeida e Luís Caseiro 20; 3º António Brás, 17.

Hélder Rodrigues segura o 2º lugar

- Dificuldades na navegação atrasaram piloto português

- Hélder Rodrigues em excelente posição para tentar a vitória na derradeira etapa

Numa etapa marcada por grandes dificuldades de navegação e com mais de quatro horas de duração o Campeão do Mundo Hélder Rodrigues terminou o sector seletivo com o oitavo tempo a 6m49s do seu compatriota Paulo Gonçalves que foi o mais rápido neste 3º SS. Apesar disso o piloto da Red Bull Yamaha TMN Team manteve a 2º posição da classificação geral onde agora esta a 5m59s do espanhol Marc Coma.

O Sealine Cross-Country Rally, segunda jornada do Campeonato do Mundo de Cross Country, que se está a disputar no Qatar, termina amanhã e a posição que irá ocupar à partida para o derradeiro setor seletivo permite ao piloto português ter fundadas ambições de ganhar a etapa e mesmo de se aproximar do líder da prova.

“Foi uma etapa complicada onde nem tudo me correu bem. Havia muito fora de estrada onde a navegação era bastante complicada e por mais de uma vez perdi algum tempo. Embora a última etapa só tenha pouco mais que duzentos quilómetros de setor seletivo, vou tentar atacar forte desde o início para aproveitar o facto de partir de uma posição mais atrasada para tentar recuperar a desvantagem que tenho para o Marc”, salientou no final da 3ª etapa o piloto da Red Bull Yamaha TMN Team.

Mário Patrão impõe o ritmo na abertura do Ervideira Rali TT

O vencedor das duas primeiras provas do campeonato nacional de TT em motos, Mário Patrão, foi o mais rápido na Super-Especial de abertura do Ervideira Rali TT, prova que integra, pela primeira vez, o calendário nacional de todo-o-terreno nas duas rodas.

Num percurso elogiado pela maioria, o piloto da Suzuki RMZ demorou 4m27,98s a cumprir os cinco quilómetros e bateu o segundo classificado, Luís Ferreira, em Husqvarna TE 250 por 5,73s. O terceiro mais rápido, Paulo Felícia, em Husqvarna TE 449, ficou a 8,01s do vencedor.

Entre os quads, o triunfo foi para Miguel Rocha “Miguelito”, em Suzuki LTR 450, mas o equilíbrio foi a nota dominante, pois André Mendes, também em Suzuki LTR, ficou em segundo a apenas 26 centésimos. Roberto “Beto” Borrego, terminou no último lugar do pódio e demorou mais 0,57s do que o vencedor a cumprir o percurso desenhado na Herdade da Vendinha.

O melhor entre os Buggies/UTV foi Rui Serpa. Aos comandos de um Rage R 140 T, o quinto classificado do campeonato pulverizou os tempos de toda a concorrência e deixou o segundo e o terceiro melhores a mais de dez segundos de diferença.

No final da Super-Especial, Mário Patrão estava satisfeito com o seu arranque no Ervideira Rali TT. “Correu tudo bem. O piso estava escorregadio e o desenho do percurso era técnico. Falhei uma ou duas curvas, mas esteve tudo ok e estou pronto para amanhã”, afirmou.

A maioria dos pilotos também sentiu algumas dificuldades para dominar as suas motos pois a pista estava, apesar de seca e com pó, com condições de aderência exigentes.

Ciente dessas condições, Luís Ferreira optou por jogar pelo seguro. “Andei muito certinho. Estamos mais habituados a prólogos entre árvores. Este traçado é mais propício para os carros mas é agradável tanto para pilotos como para o público que consegue ver praticamente tudo”, disse o segundo classificado.

Estreante na modalidade, Paulo Felícia sentiu “pouca tracção”, no traçado da Super-Especial e, por isso, foi surpreendido em algumas curvas. “Fiz trajectórias diferentes daquelas que tinha pensado quando passei pelo percurso, de manhã, para fazer o reconhecimento. Estou satisfeito porque este é o meu primeiro ano no TT. É uma época de aprendizagem”, explicou Felícia.

Apesar das nuvens ameaçadores, a chuva não caiu, contribuindo para uma excelente tarde para a prática do todo-o-terreno, com vários pilotos a perguntarem, no final das suas prestações, se não podiam dar mais uma volta.

Primeiro classificado entre os quads, Miguel Rocha “Miguelito” desvalorizou o seu tempo na Super-Especial porque o ritmo entre os primeiros está altíssimo e amanhã há quase 300 quilómetros contra o cronómetro para fazer. “Não é um tipo de terreno que goste muito, porque é bastante encadeado. Mas correu muito bem. De qualquer modo, o que conta é amanhã, porque fizemos apenas cinco quilómetros de um total superior a 300.”

Rui Serpa ficou extremamente satisfeito com a sua prestação no início do Ervideira Rali TT pelo resultado e pelo gozo que tirou durante a pilotagem, mesmo se não evitou alguns sustos. “Diverti-me imenso. O traçado era muito giro. O piso estava tão escorregadio que a determinada altura pensei que tinha furado”, confessou o líder da classificação dos buggies/UTV.

Amanhã, os pilotos têm uma passagem dupla pelo Sector Selectivo de 146 quilómetros, num total de 292 quilómetros. A primeira moto parte às 7h15, sendo que o início do derradeiro sector está previsto para as 10h45.

Classificações da Super-Especial:

Motos

1º Mário Patrão Suzuki RMZ 4m27,98s

2º Luís Ferreira Husqvarna TE 250 a 5,73s

3º Paulo Felícia Husqvarna TE 449 a 8,01s

4º Frederico Fino Yamaha YZ 450 F a 11,35s

5º David Megre KTM 250 SX-F a 15,87s

Quads

1º Miguel Rocha “Miguelito” Suzuki LTR 450 4m35,34s

2º André Mendes Suzuki LTR a 0,26s

3º Roberto “Beto” Borrego Yamaha YFZ a 0,57s

4º Fábio Vilhena Can-Am D XMX 450 a 6,33s

5º Rafael Acúrcio Can-Am DSXUX a 7,98s

Buggys

1º Rui Serpa Rage R140 T 4m49,64s

2º João Lopes/Bruno Santos Polaris RJR 900 a 10,12s

3º António Ferreira Rage R180 T a 10,77s

4º António Estêvão Can-Am Commander a 10,89s

5º Jorge Monteiro Polaris RZR 900 XP a 11,96s

Ruben Faria mantém 5º lugar da geral após a 3ª etapa do sealine cross country rally Qatar

Numa etapa onde a navegação era o principal obstáculo o piloto da KTM/Red Bull, Ruben Faria não conseguiu melhor que o sétimo lugar, perdendo algum tempo para os seus mais directos adversários.

Ruben Faria: "Hoje iniciei a etapa ao ataque mas ao km 30 tive dificuldades em encontrar um WAYPOINT perdendo algum tempo. Depois deste imprevisto voltei a atacar forte e entrei num bom ritmo de corrida mas a meio da etapa perdi-me completamente!!! O resultado final está um pouco comprometido mas amanhã vou atacar ao máximo para garantir que deixo o Qatar na 2ª posição no Mundial. Obrigado aos meus patrocinadores KTM, Red Bull e Vodafone"

Etapa 3:

1 Gonçalves. Husqvarna. 4:22:51

2. Villadoms. KTM 4:22:55

3. Coma. KTM. 4:24:49

(...)

7. Ruben Faria. KTM. 4:28:36

Coma com 6 minutos de vantagem no Sealine Rally

Marc Coma on Friday consolidated his overall lead in the penultimate stage of the inaugural Sealine Rally in Qatar securing a comfortable third place in the longest stage to move ahead in the overall rankings to have a lead of 5 minutes 59 seconds.

Coma finished third on Friday in what was the longest stage of this relatively short rally. He finished just under two minutes behind the leader Paolo Goncalves of Portugal. KTM rider Jordi villadoms of Spain was second fastest in Friday's stage. Coma’s biggest rival for the top podium spot, Helder Rodrigues of Portugal finished back at eighth in the stage but still sits in second behind KTM’s factory rider in the overalls. 

Friday’s stage was 358 km of tough desert riding with a small 7 km liaison. It was the longest stage in this year’s competition.

Marc Coma: "Today was a very difficult and long day. We were four and a half hours on the special stage and it was very stony and a lot of off-piste riding. I was leading at the 40 km mark so it was up to me to open the track and that is also difficult because you must really concentrate the whole time. But we did it with no problems and no mistakes and we have six minutes advantage going into the last stage tomorrow."

While almost six minutes is a good cushion of advantage for Coma, there is still plenty of racing to go as riders have a final stage of some 208.63 km tomorrow in the deserts of the Gulf State. KTM’s three-times Dakar winner has underlined that the Sealine Rally is new territory for all competitors and in such a compact competition there is very little room for error. He must tackle the remaining navigation and speed with caution because it will be near impossible to recover lost time should he make a mistake.



Coma’s KTM factory teammate Ruben Faria finished seventh in the stage and is now fifth overall while other strong performances on the Dakar-winning KTM 450 Rally bike included Poland’s Jakub ‘Kuba’ Przgonski (fourth in Friday’s stage and fourth overall), Gerard Farres of Spain and Paolo Ceci of italy. KTM riders secured five of the top ten places in Friday’s stage and currently hold five of the top six places in the overall standings.



Should Coma be able to secure the victory it will be his second towards the FIM Cross Country Rally World Championship title after having won at the Abu Dhabi Desert Challenge two weeks ago. This year’s championship comprises just four rounds and the Sealine is followed by the Sardinia Rally from June 23-28 and the Pharaons Rally in Egypt September 30-October 6, 2012.

 Desert Stage Three Results


1, Paolo Goncalves, Portugal 4:22.51.0
 2, Jordi Villadoms, Spain, KTM at 4.0 
3, Marc Coma, Spain, KTM at 1.58 
4, Jakub Przgonski, Poland, KTM at 2.06
 5, Chaleco Lopez, Chile 3.07


Other KTM


6, Gerard Farres, Spain, KTM 4.10 
7, Ruben Faria, Portugal, KTM, 5.45
 9, Paolo Ceci, Italy, KTM 9.56
 11, Alessandro Botturi, Italy, KTM, 19.22 
12, Matthew Fish, Australia, KTM, 22.14



Overall Standings


1, Coma 11 hours 58.13
 2, Rodrigues at 5.59
 3, Villadoms at 12.47 
4, Przgonski at 14.58
 5, Faria at 19:45
 6, Farres at 25.18

Foto: E. Bauer / KTM Images

Khalifa Al Mutaiwei mantém terceira posição na geral

• Solid performance of Al Muatiwei in the MINI ALL4 Racing

• Early retirement for Yazeed Al Rajhi

Following the third leg of Qatar’s Sealine Cross Country Rally, MINI ALL4 Racing driver Khalifa Al Mutaiwei still holds third position in the overall standings, ahead of Jean-Louis Schlesser. Finishing fourth in today’s leg was enough for Al Mutaiwei (UAE) and his navigator Andreas Schulz (GER) for defending their lead over Schlesser. Meanwhile, the Russians Ilya Kuznetsov and Roman Elagin crossed the finish line in seventh position, with their BMW X3 CC.

Saudi Arabia’s Yazeed Al Rajhi and his Portuguese co-driver Filipe Palmeiro rolled their MINI ALL4 Racing and was forced into early retirement, due to the incident. Al Rajhi had won yesterday’s special stage and held second position in the overall standings.

Al Mutaiwei opted for a somewhat conservative approach for today’s penultimate leg to not lose time due to a puncture or other problems. Therefore, he had to settle for being only the fourth-fastest, today – but succeeded in keeping Schlesser, his toughest rival in the battle for the FIA World Cup title, at bay. Kuznetsov also completed the third special stage without encountering any problems.

Tomorrow, the field will have to contest the final 208.63-kilometre special stage.

Result leg 3:

1st N. S. Al-Attiyah (QAT)/L. Cruz Senra (ESP) Toyota Hilux – 3h 25m 40s 2nd J.-L. Schlesser (FRA)/K. Zlitstov (RUS) Schlesser Original – 3h 41m 26s 3rd L. Alvarez (ARG)/B. Graue (ARG) Toyota Hilux – 3h 42m 24s 4th K. Al-Mutaiwei (UAE)/A. Schulz (DEU) MINI ALL4 Racing – 3h 44m 34s 5th B. Gadasin (RUS)/D. Shchemel (RUS) G-Force Proto – 3h 59m 20s 6th P. Sireyjol (FRA)/F.-X. Beguin (BEL) SMG Buggy – 4h 06m 38s 7th I. Kusnetsov (RUS)/R. Elagin (RUS) BMW X3 CC – 4h 08m 42s ...

Overall standings after leg three:

1st N. S. Al-Attiyah (QAT)/L. Cruz Senra (ESP) Toyota Hilux – 9h 27m 38s 2nd L. Alvarez (ARG)/B. Graue (ARG) Toyota Hilux – 10h 13m 47s 3rd K. Al-Mutaiwei (UAE)/A. Schulz (DEU) MINI ALL4 Racing – 10h 14m 35s 4th J.-L. Schlesser (FRA)/K. Zlitstov (RUS) Schlesser Original – 10h 25m 16s 5th F. Al-Attiyah (QAT)/M. Baumel (FRA) Toyota HiLux – 6h 32m 51s 6th B. Gadasin (RUS)/D. Shchemel (RUS) G-Force Proto – 11h 05m 57s 7th I. Kusnetsov (RUS)/R. Elagin (RUS) BMW X3 CC – 11h 19m 16s ...