sábado, 21 de abril de 2012

Avaria no Astra Proto atrasa Nuno Matos no final do primeiro dia do Ervideira Rali TT

- Piloto de Portalegre estava na luta pelos lugares do pódio, mas acabou por retardar a sua partida para a Super Especial 2 após um inesperado problema com a bomba de alta pressão do Astra Proto

- Embora penalizado em 12 minutos, atual líder do Campeonato será o quarto carro a largar para a etapa de amanhã, num total de 300 km repartidos por dois Setores Seletivos

Apesar de compreender uma distância de apenas 10 km, correspondente à dupla passagem pela Super Especial desenhada nos terrenos da Herdade da Vendinha, o primeiro dia competitivo do Ervideira Rali TT terá já comprometido em boa parte as legítimas aspirações de Nuno Matos e Filipe Serra na segunda prova do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Com efeito, e não obstante ter registado o quarto melhor tempo à geral no somatório das duas passagens, a apenas 2 segundos de um lugar no pódio provisório, a verdade é que a dupla de Portalegre acabaria por não evitar uma penalização de 12 minutos por atraso na partida para Super Especial 2, caindo para penúltimo da classificação geral.

“À exceção de sentir o carro a escorregar demasiado de frente Realizámos a primeira Super Especial sem qualquer problema. Porém, quando cumpríamos o percurso de ligação para a segunda passagem, o carro desligou-se repentinamente. Não sabemos exatamente qual será a origem do problema, mas é provável que esteja relacionada com a bomba de alta pressão, que faz a gestão do débito do gasóleo para o motor”, admite Nuno Matos, que tinha já experimentado um problema semelhante no seu Astra Proto durante o último teste de preparação a esta prova que realizou esta semana.

“Apesar do carro ter depois voltado a funcionar normalmente, a verdade é que falhamos a nossa hora de partida e acabámos por ser penalizados em 12 minutos. Naturalmente, não é a melhor forma de começarmos esta prova, pelo que agora só podemos desejar que o problema não se volte a repetir amanhã. Como mantemos a nossa ordem de partida, porque ela é determinada pela classificação na Super Especial, acredito que ainda poderemos minimizar algum deste atraso e tentar sair daqui com alguns pontos”, garantiu o atual líder do Campeonato português.

O segundo e último dia do Ervideira Rali TT compreende um percurso de 300 km dividido em dois Setores Seletivos e intercalados por uma paragem na Zona de Assistência.

A partida para o primeiro concorrente está agendada para as 7h30 deste domingo.