sábado, 21 de abril de 2012

Ervideira Rali TT é a primeira vitória de Luís Ferreira em 2012

Naquela que foi a primeira vez que as Motos, Quads e Buggies/UTV competiram nas pistas em redor de Reguengos de Monsaraz, Luís Ferreira obteve a sua primeira vitória da temporada, disputadas as três primeiras jornadas do campeonato.

Com muita gente a assistir ao longo de toda o percurso, em particular na Adega Ervideira na Vendinha, Luís Ferreira foi protagonista de uma intensa luta pelo primeiro lugar com Mário Patrão, vencedor das duas provas anteriores. Mas com a queda deste último, o piloto da Husqvarna ficou com caminho livre para triunfar e não perdeu a oportunidade. Ferreira não só ganhou em termos absolutos como ainda foi o mais rápido nas duas passagens pelo Sector Selectivo. O pódio ficou completo com Luís Portela Morais, segundo, e David Megre, terceiro.

Entre os Quads, Roberto “Beto” Borrego dominou do início ao fim e voltou a vencer. O piloto da Yamaha alcançou a terceira vitória consecutiva e mantém o pleno de triunfos em 2012. Miguel Rocha “Miguelito”, segundo, e António Moreira, terceiro, completaram o pódio mas nenhum dos dois teve andamento para acompanhar o vencedor e ficaram a mais de oito e de 14 minutos, respectivamente.

Na classificação dos Buggies/UTV, João Lopes e Bruno Santos repetiram o triunfo da última prova e ascendeu à liderança do campeonato. A competição especialmente animada relativamente aos restantes lugares do pódio mas, com vários candidatos a passarem pelas segunda e terceira posições. Foram os casos de António Estêvão, Jorge Monteiro ou Pedro Mendes. Mas quem acabou por completar o pódio com Lopes e Santos foram Jorge Branco, que terminou em segundo, e Rui Serpa, que ficou em terceiro.

A competição no Ervideira Rali TT não pára e amanhã ainda haverá lugar a participação dos automóveis que já hoje cumpriram as duas passagens previstas pela Super-Especial.

SS1/CP1 (após 53,59 kms)

Tal como no primeiro dia de competição, Mário Patrão (Suzuki RMZ) foi quem imprimiu o ritmo no início da primeira passagem pelo sector selectivo. Mas se na super-especial, o piloto da Suzuki tinha ganho mais de um segundo por quilómetro face ao segundo classificado, Luís Ferreira (Husqvarna TE 250), desta vez os dois estavam numa quase numa situação de empate técnico, com os dois a passarem pelo primeiro controlo de passagem separados por apenas um centésimo de segundo. Desta forma, Patrão manteve-se na frente da classificação com 6,8s de vantagem sobre Ferreira, enquanto Luís Portela Morais, em KTM 500 SX, surgiu na terceira posição, mas a quase meio minuto de distância do primeiro. Luís Teixeira (Husqvarna TE 511) subiu ao quarto lugar, a 1m32,9s, e David Megre (KTM 250 SX-F) continuou seguro no quinto posto que ocupa desde a super-especial.

Nos Quads, Roberto “Beto” Borrego (Yamaha YFZ), terceiro após a super-especial, subiu ao topo da classificação, enquanto Rafael Acúrcio (Can-Am DSX UX) “saltou” de quinto para segundo. André Mendes, em Suzuki LTR, passou em CP1 no último lugar do pódio.

Com um buggy de duas rodas motrizes, Rui Serpa, em Rage R 140 T, já não conseguiu ser tão competitivo entre os Buggies/UTV, como tinha sido durante a Super-Especial, e caiu do primeiro para o décimo lugar. Jorge Monteiro (Polaris RZR 900 XP) ascendeu da quinta posição para a liderança com uma vantagem de 28,1s sobre João Lopes e Bruno Santos (Polaris RJR 900), que controlaram em segundo. Pedro Mendes (JB 1300) foi o terceiro melhor da geral nesta fase da competição.

SS1/CP2 (após 123,54 kms)

Luís Ferreira, assumiu a liderança do Ervideira Rali TT nas duas rodas depois da queda de Mário Patrão, que ocupava o primeiro posto até então. Apesar do abandono, o piloto da Suzuki não sofreu consequências físicas graves. Luís Portela Morais subiu um lugar para segundo enquanto David Megre ascendeu a terceiro, beneficiando, também, da perda de tempo de Luís Teixeira.

Nos Quads, não houve alterações no que toca ao primeiro lugar, com Roberto “Beto” Borrego seguro e a controlar. Miguel Rocha “Miguelito” recuperou o segundo lugar e Rafael Acúrcio fechou o lote dos três primeiros.

Relativamente à classificação dos Buggies/UTV, o pódio manteve-se inalterável. Contudo, Jorge Monteiro ampliou a sua vantagem face para o segundo, João Lopes/Bruno Santos, e em especial para o terceiro, Pedro Mendes, que controlou a mais de quatro minutos do líder.

SS1 (após 150 kms)

Sem Mário Patrão em competição, Luís Ferreira passou a andar confortável no primeiro lugar e terminou o primeiro sector selectivo com mais e três minutos de vantagem sobre David Megre. Este fez um esforço final e passou Luís Portela Morais que desceu para a terceira posição, a 4m09,3s do líder.

A controlar, Roberto “Beto” Borrego terminou o primeiro Sector Selectivo na frente, entre os Quads, com 2m49,4s de vantagem sobre Miguel Rocha “Miguelito”. André Mendes chegou em terceiro, mas já muito distante dos dois da frente e mais preocupado em segurar a posição perante a ameaça de Rafael Acúrcio.

Na classificação dos Buggies/UTV, Jorge Monteiro não conseguiu controlar o andamento dos adversários e perdeu o primeiro lugar para a dupla João Lopes/Bruno Santos. Esta passou para a liderança e chegou ao fim do Sector Selectivo com 48,9s de vantagem sobre Monteiro. Pedro Mendes manteve-se sempre no terceiro lugar, mas concluiu a ronda da manhã a mais de cinco minutos da liderança.

SS2/CP3 (após 198,59 kms)

Sem adversários que acompanhem o seu ritmo, Luís Ferreira não só continuou em primeiro como se distanciou de tal forma que a pouco mais de 100 quilómetros do final tinha cinco minutos de vantagem para o segundo, David Megre. Este, por seu lado, perdeu tempo para o terceiro classificado, Luís Portela Morais, e ficaram separados por apenas 34,2s.

Roberto “Beto” Borrego continuou a dominar na prova relativa aos Quads e ganhou quase dois minutos a Miguel Rocha “Miguelito”, segundo classificado, nos primeiros 50 quilómetros do derradeiro Sector Selectivo. André Mendes também se manteve em terceiro, mas a vantagem sobre o quarto, António Moreira, diminuiu.

Nos Buggies/UTV, os três primeiros mantiveram as posições do final do primeiro sector. Assim, João Lopes e Bruno Santos lideravam, enquanto Jorge Monteiro era segundo e Pedro Mendes terceiro.

SS2/CP4 (após 268,54 kms)

Luís Portela Morais manteve o bom andamento inicial e destronou David Megre do segundo lugar. Entretanto, ninguém conseguiu acompanhar Luís Ferreira, e por isso, o líder da prova ainda aumentou a vantagem para os restantes concorrentes.

Com Roberto “Beto” Borrego em primeiro e Miguel Rocha “Miguelito” em segundo, a principal novidade, entre os Quads, em CP4 foi a ascensão de António Moreira. O piloto que estava nessa posição anteriormente, André Mendes, caiu para quinto.

Por fim, entre os Buggies/UTV, a dupla João Lopes/Bruno Santos passou na frente mas Jorge Monteiro desistiu e Pedro Mendes caiu na classificação. Com isso, António Estêvão (Can-Am Commander) subiu a segundo e Jorge Branco a terceiro.

SS2 (após 295 kms)

Luís Ferreira voltou a vencer o sector da tarde e assegurou o triunfo no Ervideira Rali TT. Depois de passar David Megre, que ficou em terceiro, Luís Portela Morais segurou o lugar intermédio do pódio mas não conseguiu aproximar-se do vencedor.

A fase final não teve grande história para contar relativamente à classificação dos Quads. Roberto “Beto” Borrego ainda sofreu um furo, mas isso não o impediu de vencer, enquanto Miguel Rocha “Miguelito” e António Moreira mantiveram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.

João Lopes e Bruno Santos não facilitaram nos últimos quilómetros e foram os mais rápidos a cortar a linha de meta entre os Buggies/UTV. António Estevão já não conseguiu manter-se em segundo e entregou o lugar a Jorge Branco (Polaris JB 900). Rui Serpa, que tinha ganho a Super-Especial, começou muito mal o dia mas acabou por ficar no último lugar do pódio.

A palavra dos pilotos:

Luís Ferreira (vencedor nas Motos): “Na primeira volta ataquei ao máximo. Tentei ser o mais rápido possível. Há zonas do percurso, por causa de alguns regos e de marcações um pouco em cima dos locais, que são mais perigosas mas correu tudo bem. À tarde adoptei um ritmo mais descontraído e limitei-me a controlar os adversários. Fiquei surpreendido por ter sido novamente o mais rápido. Quero felicitar toda a equipa e quem me ajudou nesta vitória. Estou muito satisfeito.”

Roberto “Beto” Borrego (vencedor nos Quads): “Gostei imenso da prova. Apesar de ser muito duro e perigoso – havia regos que não eram bem visíveis devido à erva – o rali é muito giro. Tive um furo perto do fim mas não foi problemático. Estou contente por mais esta vitória. A Yamaha esteve sempre impecável e a equipa foi fantástica.”

João Lopes (vencedor nos Buggies/UTV): “Gostei imenso da prova. Apesar de alguns dizerem o contrário, achei que estava muito bem marcada. Em zonas com fitas arrancadas havia logo sinalização que nos indicava se estávamos bem. Relativamente à minha prova, de manhã fui com cautelas para conhecer o terreno e também estava com algum receio de furar. À tarde ataquei tudo mas sempre com medo de ter algum furo. Ganhei e estou muito satisfeito.”

Classificações Finais (Provisórias*):

Motos

1º Luís Ferreira Husqvarna TE 250 3h53m14,7s

2º Luís Portela Morais KTM 500 SX a 5m04,3s

3º David Megre KTM 250 SX-F a 6m34,1s

4º Paulo Felícia Husqvarna TE 449 a 8m32,2s

5º Samuel Cavacas Yamaha YZ 450 F a 11m20,4s

Quads

1º Roberto “Beto” Borrego Yamaha YFZ 3h56m00,9s

2º Miguel Rocha “Miguelito” Suzuki LTR 450 a 8m18,4s

3º António Moreira Polaris Outlaw a 14m55,7s

4º Rui Cascalho Yamaha YZR 450 R a 18m22,1s

5º André Mendes Suzuki LTR a 18m53,6s

Buggies

1º João Lopes/Bruno Santos Polaris RJR 900 4h14m54,7s

2º Jorge Branco Polaris JB 900 a 22m43,6s

3º Rui Serpa Rage R 140 T a 24m14,8s

4º Avelino Luís Rage R 140 T a 28m14,2s

5º Nuno Ferreira Rage R 140 T a 29m13,3s