quinta-feira, 30 de junho de 2011

Nasser saí ou não saí da VW?...


Estes últimos dias têm sido férteis em notícias relacionadas com Nasser Al-Attyiah e a sua permanência ou não na equipa Volkswagem. O piloto do Qatar tem contrato com a VW e tem participado nos eventos de todo o terreno ao volante do Race Touareg, tendo inclusivamente vencido o Dakar 2011.

Desde Janeiro que a VW não pronunciou uma única palavra relativamente ao futuro do seu projecto de todo o terreno, nem dos pilotos, nem da equipa. É certo que anunciou o "nascimento" do novo Polo para os ralis, e que anunciou também o envolvimento de algumas pessoas que integravam a estrutura dos ralis de todo o terreno. Graças ao silêncio sepulcral da VW relativamente ao TT, acabou por ter sido dado espaço a teorias com maior ou menor fundamento, e ao surgimento a espaços de algumas notícias com algum fundamento.

Uma das mais recentes incide sobre Nasser Al-Attyiah, que tal como dissémos atrás tem sido actualmente o foco das atenções. Na semana passada o piloto, por ocasião da sua participação nas 24 horas de Nurburgring, afirmou que estaria a negociar com a VW a sua permanência na equipa. Segundo as suas próprias palavras: "Esta semana irei à Alemanha para pilotar nas 24 Horas de Nurburgring com a Volkswagen, e desta forma negociar o meu novo contrato." disse A-Alttiyah.

"Tudo irá ficar claro esta semana. O nosso plano é celebrar um contrato de três anos. Tenho uma boa relação com a equipa e estou muito feliz por poder fazer parte deste projecto." acrescentou.

link

Agora quando se supunha que o futuro deste piloto estava mais ou menos claro, eis que surgem notícias nos orgãos internacionais que lançam de novo a incerteza. De acordo com as mais recentes notícias a Volkswagen recusou ceder um dos Race Touareg para o piloto conduzir no Dakar 2012, e é este o principal motivo que poderá fazer com que o Nasser Al-Attiyah tenha que virar as costas á casa alemã. O seu principal patrocinar, a Barwa quer que o piloto participe na clássica de todo o terreno, e como a VW assumiu perante o piloto que não irá colocar nenhum dos seus carros nesta prova, não resta ao piloto do Qatar mais nenhuma solução se não procurar alternativas.

Essa alternativa poderá até já ter sido encontrada, também na Alemanha, mais exactamente na X-Raid, equipa onde Nasser também já foi piloto e de onde saíu para ir para a VW. Não será assim de estranhar que muito em breve seja oficializada a notícia de que Nasser Al-Attyiah regressa á X-Raid para pilotar no Mini All4 Racing no Dakar 2012.

Fonte: todoterreno.pt

domingo, 26 de junho de 2011

Nuno Matos e Filipe Serra vencem prova extra-campeonato em Reguengos


Dupla do Astra Proto foi a mais rápida e consistente em pista, garantindo o melhor tempo à geral em quatro das cinco passagens ao percurso delineado pela Sociedade Artística Reguenguense

Nuno Matos e Filipe Serra regressaram hoje às vitórias em Reguengos de Monsaraz, garantindo o melhor tempo acumulado no conjunto das cinco passagens que compunham a prova extra-campeonato organizada pela Sociedade Artística Reguenguense e inscrita no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

Proposta pelo clube alentejano em substituição do recentemente anulado Rali TT Serras do Norte, a denominada “Prova Teste TT” juntou à partida um total de 17 equipas, numa espécie alargada de sessão de testes aberta à participação de todo o tipo de viaturas todo-o-terreno.

Embora estipulando como objectivo cumprir o máximo de quilómetros possível ao volante do Astra Proto estreado no início da temporada, até para validar algumas afinações ensaiadas no decurso da prova, a verdade é que o resultado final confirmou todo o potencial competitivo deste projeto.

Com efeito, Nuno Matos e Filipe Serra não só estabeleceram o melhor tempo absoluto ao traçado de 17 km proposto pela equipa da Sociedade Artística Reguenguense (e logo por mais de 1 minuto de diferença relativamente à segunda equipa mais rápida), como também se cotaram como a equipa mais consistente ao longo de toda a prova, triunfando com 5m09s de vantagem no conjunto das cinco passagens regulamentares, apenas falhando o pleno de vitórias por força de um ligeiro erro no percurso do setor inaugural.

“Ganhasse ou perdesse, o resultado seria sempre secundário, pois queria sobretudo aproveitar esta prova para testar algumas afinações da suspensão e acumular mais alguns quilómetros com o nosso Astra Proto. Mas fazendo um rápido balanço, é óbvio que saio daqui bastante satisfeito, uma vez que fomos consistentemente a equipa mais rápida em pista. Se em Góis já tínhamos garantido o melhor tempo absoluto, agora conseguimos também a vitória no acumulado de tempos, sinal de que conseguimos ser rápidos mas também regulares”, analisou o piloto no final do dia.

“Enfim, foi um excelente teste em ambiente de competição e onde também não faltou o indispensável convívio entre todos os participantes que aceitaram o desafio proposto pela Sociedade Artística Reguenguense. Mais uma vez, deixo aqui uma palavra de agradecimento a esta Organização por ter proposto e delineado este evento quase em tempo recorde”, acrescentou ainda Nuno Matos.

Aproveitando esta prolongada pausa no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, Nuno Matos e Filipe Serra confirmaram, entretanto, a sua inscrição na 28ª edição da Baja Espanha Aragon, a quarta jornada do ano pontuável para a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno e que se vai disputar na região de Saragoça entre os próximos dias 22 a 24 de Julho.

sábado, 25 de junho de 2011

Nuno Matos está de volta a Reguengos para participar na “Prova de Teste TT”


Evento extra-campeonato organizado pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense tem lugar no próximo sábado

Dois meses volvidos sobre a sua participação no Ervideira Rali TT, a segunda prova do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, Nuno Matos e Filipe Serra estão de volta à região de Reguengos de Monsaraz, desta feira, para participarem num evento extra-campeonato inscrito no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Procurando colmatar os evidentes prejuízos decorrentes da anulação do Rali TT Serras do Norte e respondendo afirmativamente aos desejos da FPAK, a Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense organiza neste próximo sábado, 25 de Junho, uma prova que não é mais do que uma longa sessão de testes para pilotos e equipas, aberta a todo o tipo de viaturas todo-o-terreno.

A exemplo do que já fez em Góis, num evento de características semelhantes organizado pelo Clube Automóvel do centro, Nuno Matos aproveitará mais esta oportunidade para testar o seu Astra Proto em ambiente de competição e com todas as condições de segurança.

“É uma deslocação que não estava inicialmente prevista nos nossos planos, mas que de alguma forma vem colmatar a anulação do Rali TT Serras do Norte, ainda que obviamente preferisse estar a cumprir o calendário de provas que nos foi proposto no início do ano. Deixo aqui uma palavra de agradecimento à Sociedade Artística Reguenguense, por ter proposto e delineado este evento em tempo recorde. Também por isso, não podíamos deixar de corresponder com a nossa presença, aproveitando a oportunidade para acumular mais alguns quilómetros com o nosso Astra Proto”
, justifica o piloto.

“Tal como já sucedeu em Góis, vamos aproveitar este evento para testar diferentes afinações no Astra Proto e naturalmente potenciar ao máximo a imagem da nossa equipas e dos nossos patrocinadores junto do público que, estou certo, comparecerá em grande número a esta concentração”
, acrescentou Nuno Matos.

Tendo como centro nevrálgico a Adega Ervideira, na zona da Herdadinha, junto a Reguengos de Monsaraz, a prova vai seguir um regulamento específico, tendo o seu início previsto para as 9h30 de sábado.

O percurso de 17 quilómetros de extensão, desenhado na sua grande maioria nos terrenos da Adega Ervideira, poderá ser repetido várias vezes durante o dia.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Team Solar do Bitoque e Evicar firmam parceria para Desafio ELF/Mazda 2011


O Team Solar do Bitoque, equipa que em 2010 se sagrou vice-campeã do Desafio ELF/Mazda e triunfou nas 24 Horas TT Vila de Fronteira estabeleceu com a Evicar Automóveis Mazda uma parceria para esta temporada de 2011 e para os anos seguintes.

A empresa do Grupo Evicar anunciou esta parceria com o Team Solar do Bitoque, a equipa liderada por Rui Lopes, durante a inauguração da nova concessão sediada na Castanheira do Ribatejo, que decorreu no dia 18 de Junho.

Com a abertura deste novo espaço, que no dia da inauguração recebeu a presença da Mazda BT 50 e do camião multiusos de assistência do Team Solar do Bitoque, a Evicar alarga a sua rede Mazda que já estava presente em Sintra, na Amadora e no Prior Velho.

Para Rui Lopes, “esta parceria é muito importante pois a Evicar já mostrou ser uma empresa dinâmica pelo que, em conjunto, poderemos desenvolver iniciativas interessantes. Por outro lado, o apoio de um concessionário Mazda é indispensável para o projecto desportivo que estamos a desenvolver”.

O Desafio ELF/Mazda 2011 onde o Team Solar do Bitoque participa é um troféu integrado no Campeonato Nacional de Todo o Terreno. A próxima participação da equipa está agendada para os dias 24 a 26 de Setembro, fim de semana onde se disputa a Baja TT Idanha-a-Nova.

Rali Rota da Seda: Todos a bordo!


Depois de 2 edições que estableceram o Rali Rota da Seda como o maior evento de desportos motorizados na Russia, a corrida do Dakar Series continua o seu desenvolvimento bem sucedido este ano. A menos de um mês da partida, com as inscrições perto do fecho, foram recebidas 120 inscrições de 25 países. Como resultado, o evento é o maior na disciplina depois do Dakar (excluindo as motos). Para além disso, a prova irá gozar de exposição mediática idêntica ao Dakar, com as imagens a chegarem a mais de 190 paises.

Recuando um pouco na história do evento, o rali Rota da Seda surgiu em 2009, organizado pelo fundador e director da equipa Kamaz Master, Semen Yakubov. Os pioneiros partiram de Kazan com Achgabat como objectivo. EM 2010, uma série de 5 anos dedicados aos 22º Jogos Olimpicos de Inverno foi inaugurada, com a rota a começar em São Petersburgo e a terminar em Sochi. Para o terceiro acto, uma mudança de data irá proporcionar uma amostra do verão Russo, com a Rota entre Moscovo e Sochi, a ser percorrida de 9 a 16 de Julho. O anúncio desta inovação foi acompanhado do renovar do apoio por parte do Primeiro Ministro , Vladimir Putin, que nomeou o Primeiro Ministro Adjunto e Presidente do Comité Olimpico Russo, Alexander Zhukov como Presidente da Comissão Organizadora do Rali Rota da Seda. O principal patrocinador do projecto criado por Semen Yakubov será uma vez mais Transneft. A empresa Francesa A.S.O. que organiza o Dakar, irá prestar apoio e participar na preparação do Rali Rota da Seda.

Os meses de trabalho antes da corrida foram especialmente focados no reconhecimento, que ficou concluido durante o mês de Maio. Os primeiros desenhos feitos no passado Outono pelo Director Executivo Sergei Gyria foram ajustados durante as semanas passadas no terreno, com uma equipa formada entre outros pelos experientes Jean Pierre Fontenay e Gilles Picard, antigos vencedores do Dakar. A rota este ano é mais compacta e como consequência está prometida uma corrida mais intensa quando se olha o evento do ponto de vista desportivo. A distância percorrida foi reduzida em 600 quilómetros, mas o total de secções cronometradas aumentou em precisamente 600 quilómetros! Nesta dura série de etapas, a sequência mais espetacular da semana foi programada para a etapa Astrakhan-Astrakhan, que será um loop disputado a 13 de Julho: 400 quilómetros poderão parecer o dobro para as equipas mais esgotadas. Mas antes, os pilotos terão que se confrontar nas rápidas e imprevísiveis pistas entre Moscovo e Lipetsk, depois nas areias de Archedinsk entre Lipetsk e Volgograd. Irão depois continuar, com a navegação nas estepes e no deserto, antes de terminar com uma especial emocionante que irá ter lugar nas mágnificas Montanhas do Cáucaso, onde a habilidade de conduzir entre penhascos irá ser severamente testada. Todos os que conseguirem chegar ao final da corrida serão bem vindos na cerimónia de entrega de prémios e no jantar de gala , servido no hotel junto ao mar na cidade que irá acolher os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

Fonte:todoterreno.pt

O Rally dos Sertões, até parece que já começou


O clima dos Sertões já tomou conta de todos 56 dias antes da largada oficial da prova, saiba agora o que foi dito no briefing da competição, apresentado terça-feira em São Paulo.

A plateia lotou o Auditório do Centro de Convenções do Comfort Inn, em Alphaville. Eram muitos dos concorrentes inscritos para a 19ª Edição do Rally dos Sertões (9 a 19 de Agosto de Goiânia, GO, à Fortaleza, CE) que queriam ver de perto todos os detalhes da maior prova do Rally brasileiro.

Os Patrocinadores

Aos fiéis e tradicionais Petrobrás, Goiás e Mitsubishi Motors, figuram agora os bem vindos nomes do Banco BVA, da CCE, da Mercedes Benz Atego e da Tmar. Cada um focado no seu público, cada um ao mesmo tempo dando mais brilho aos Sertões e aproveitando a festa para fazer marketing objectivo e eficiente.

A visibilidade
Globo, SporTV, FM Interativa, Webventure e Revista 4X4, mais uma vez são os veículos oficiais e vão ser responsáveis por uma cobertura nova, detalhada e que vai alcançar milhões de pessoas em milhares de lares do Brasil e do mundo. Histórias de sucesso, de superação e um pouquinho de um Brasil rico em tradição, parceiro inevitável do Rally dos Sertões.

A Acção Social

Um Sertões sem Acção Social não é um Sertões de verdade. Mais uma vez
Educação, Meio Ambiente, Saúde, Cultura, Esporte ocupam o primeiro lugar no pensamento dos organizadores do Sertões. Uma atitude sustentável que é prova maior de que são acções esperadas e realizadas durante diversos meses por ano, não apenas durante os 10 dias do Rally.

O Meio Ambiente
O sucesso do Rally dos Sertões depende de muita coisa, da organização à logística, passando pela preocupação com o bem-estar dos concorrentes, até chegar ao cuidado com a sua passarela de actuação: o Meio Ambiente. É para ele que foram planejadas e programadas a Limpeza e conservação da trilha, a Limpeza e conservação dos acampamentos e neste ano, um Inventário e Neutralização dos Gases de Efeito Estufa.

O Apoio médico

A equipe médica também esteve presente ao briefing, e deu dicas importantes para todos. Antes de ter que cuidar de alguém (e para o que os Sertões já tem um esquema provado e eficiente), os Sertões quer que cada um se cuide e se apresente na largada no melhor da sua forma. Só assim poderá aproveitar os 10 dias de aventura.

O Sertões Expedition

E falando em aventura ela volta a se estender também para os estreantes. Todos aqueles (não percam o lugar, as vagas são limitadas) que com os seus carros sem preparação e com suas famílias como equipe, vão ter o primeiro aperitivo dessa Expedição única.

O Novo regulamento do prólogo
Serão duas provas agora, uma na manhã do dia 9 de Agosto, disputada por todos os concorrentes, que vai definir a ordem de largada da 1ª Prova Especial. Menos dos oito primeiros colocados, que a noite voltam para se enfrentar no Super Prime, à frente de 20 mil pessoas, em provas de eliminação directa. Na verdade três provas para cada categoria: Quartas de Final, Semifinal e Super Final.
Mais uma oportunidade de aproximar o Rally da realidade, de mostrar talentos e patrocinadores.

O roteiro

Chegou finalmente, no Briefing, a hora mais esperada por todos, o momento de apresentação do roteiro definitivo. Cidades, distância de competidores e das equipes de apoio e principalmente o que todos queriam ver: uma previa das trilhas, das pontes precárias, das erosões e até mesmo de uma reta de 15 km! A esta altura o clima dos Sertões já estava devidamente instalado entre todos os presentes. Aproveite e veja você também.

1ª ETAPA – 10/08 (Quarta-feira)
Goiânia (GO) – Pirenópolis (GO)
Especial Cronometrada – 83km
TOTAL DO DIA: 236km

2ª ETAPA – 11/08 (Quinta-feira)

Pirenópolis (GO) – Porangatu (GO)
Especial Cronometrada – 290km
TOTAL DO DIA: 584km

3ª ETAPA – 12/08 (Sexta-feira)
Porangatu (GO) – Gurupi (TO)
Especial Cronometrada – 285km
TOTAL DO DIA: 455km

4ª ETAPA – 13/08 (Sábado)

Gurupi (TO) – Porto Nacional (TO)
Especial Cronometrada – 140km
TOTAL DO DIA: 206km

5ª ETAPA – 14/08 (Domingo)

Porto Nacional (TO) – Lizarda (TO)
Especial Cronometrada – 330km
TOTAL DO DIA: 471km

6ª ETAPA – MARATONA – 15/08 (Segunda-feira)

Lizarda (TO) – Balsas (MA)
Especial Cronometrada – 428km
TOTAL DO DIA: 436km

7ª ETAPA – 16/08 (Terça-feira)

Balsas (MA) – Barra do Corda (MA)
Especial Cronometrada – 306km
TOTAL DO DIA: 322km

8ª ETAPA – 17/08 (Quarta-feira)

Barra do Corda (MA) – Teresina (PI)
Especial Cronometrada – 210km
TOTAL DO DIA: 540km

9ª ETAPA – 18/08 (Quinta-feira)

Teresina (PI) – Sobral (CE)
Especial Cronometrada – 253km
TOTAL DO DIA: 505km

10ª ETAPA – 19/08 (Sexta-feira)

Sobral (CE) – Fortaleza (CE)
Especial Cronometrada – 86km
TOTAL DO DIA: 271km

TOTAL DO PERCURSO

Goiânia (GO) – Fortaleza (CE)
4.026km
Total do Percurso em ESPECIAIS CONOMETRADAS:
2.411km equivalentes a 60% do Percurso Total

As palavras dos principais responsáveis

A partir desta 6ª feira os dois maiores responsáveis pela 19ª Edição do Rally partem para a conferência final do roteiro. Du Sachs o responsável do percurso foi sucinto, "Um Rally duro, travado e cheio de novidades a partir de amanhã vamos passar pente fino no trajecto todo para montar as planilhas definitivas".
Marcos Moraes, no final da apresentação resumiu, "Fizemos uma edição mais compacta dos Sertões, com deslocamentos menores mas com dificuldades iguais, se não maiores. Mas acima de tudo fizemos um rally que mistura na dose certa velocidade com desafios tendo como denominador comum o prazer de conduzir".


O Rally Internacional dos Sertões conta com patrocínio da Petrobrás e Goiás Turismo. Co – patrocínio Banco BVA, CCE e Mercedes Benz Caminhões do Brasil. Apoio Mitsubishi Motors do Brasil, TMAR Transporte de Veículos e dos Estados do Tocantins e Ceará.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

SAR organiza prova extra campeonato


Rali TT Teste Reguenguense com apoio da Adega Ervideira

Indo ao encontro de uma necessidade evidente dos pilotos, depois da anulação de várias provas do calendário nacional de todo-o-terreno, e respondendo afirmativamente aos desejos da FPAK, a Sociedade Artística Reguenguense, com a colaboração da Adega Ervideira, vai organizar no próximo dia 25 de Junho um evento que mais não é que uma longa sessão de testes para pilotos e equipas. A prova vai seguir um regulamento específico, estando a partida prevista para as 9h30 para um percurso de 17 quilómetros delineado na sua grande parte dentro dos terrenos da Adega Ervideira que será percorrido por várias vezes ao longo do dia.

Vão estar presentes alguns dos principais nomes do todo-o-terreno nacional, sendo esta uma prova aberta a todo o tipo de viaturas todo-o-terreno e buggies, sendo que no site da Sociedade Artística Reguenguense já se encontra disponível o regulamento do Rali TT Teste Reguenguense, bem como a ficha de inscrição, inscrições essas que encerram na quinta-feira dia 23 de Junho às 22 horas.

A Adega Ervideira mantém a estreita colaboração com a Sociedade Artística Reguenguense, cedendo as instalações para a realização da prova, bem como para a colocação da zona de assistência, do secretariado e do gabinete de imprensa. A adega está ainda aberta para todos os interessados que queiram fazer uma visita guiada à Adega com Prova de Vinhos e adquirir produtos da Ervideira. Será ainda cedido vinho e água às equipas para o almoço, mas alertam-se todos os que se queiram deslocar a este evento que não existirão as habituais barracas de cachorros, bifanas e cafés, embora o Luís do restaurante Moria vá ter um porco à assar no espeto, sendo de prever, por isso, que seja possível adquirir sandes.

Crianças da EB1 das Cortes inauguram circuito Fedima Motorsport no Cool Park Leiria


Projecto apadrinhado por dois campeões de TT e políticos de Leiria

Decorreu na manhã desta quinta-feira, 16 de Junho, no Cool Park Leiria, a inauguração do mais recente divertimento criado num espaço ímpar a nível nacional. Trata-se do circuito FEDIMA Motorsport, uma pista para carros a pedais para crianças entre os 3 e os 10 anos.

Os protagonistas foram os 37 alunos da EB1 das Cortes, Leiria, que tiveram a oportunidade de estrear a pista depois de Joana Marques (FEDIMA), Raul Castro (Presidente da Câmara Municipal de Leiria) e Manuel Cruz (Presidente da Junta de Freguesia de Cortes) terem cortado a fita que assinalava este acto.

“Este espaço tem características que o tornam único, não apenas a nível regional, sendo um destino de qualidade para crianças, famílias, escolas e não só. Trata-se de mais uma oferta de qualidade que Leiria possui e que agora é dada a conhecer”, reforçou o autarca leiriense, Raul Castro.

“O Cool Park Leiria é uma proposta muito interessante e ganhou nova dinâmica com a construção de uma pista para crianças. Foi um prazer poder vir até aqui e passar algum tempo com as crianças que andaram nos carros e me fizeram muitas perguntas sobre o meu!”, lembrou Nuno Matos, piloto de Portalegre e detentor da Taça FIA de Bajas (T2).

Numa parceria entre o Cool Park Leiria e a FEDIMA, marca da multinacional sedeada em Alcobaça e líder mundial em termos de oferta de pneumáticos, nasceu o circuito FEDIMA motorsport, uma pista para carros a pedais para crianças entre os 3 e 10 anos de idade. A FEDIMA foi responsável por todo o trabalho de preparação e colocação da pista no Cool Park Leiria, num trabalho que obrigou à utilização de 200 pneus, tendo sido criadas 165 peças para fixar os pneus ao cimento, apertados perto de 500 parafusos num total de 200 horas de mão-de-obra repartidas por 7 elementos da fedima que, na fábrica e no Cool Park Leiria, deram vida a este projecto. O circuito FEDIMA Motorsport terá, inicialmente, uma frota de 5 carros.

Para além da presença dos autarcas, também o vereador da Educação da Câmara de Leiria (Gonçalo Lopes), a Presidente da Junta de Freguesia de Leiria (Laura Esperança), o responsável pela Cruz Vermelha em Leiria (Luís Gaspar) e o Presidente da ACILIS (Pedro Olaio) tiveram a oportunidade de presenciar o acto, no decorrer de um cocktail que apresentou, como surpresa, um bolo com a forma exacta do circuito inaugurado.

A cerimónia contou ainda com a presença de Ricardo Porém e Nuno Matos, Campeão Nacional de Todo-o-Terreno (T2) e vencedor da Taça FIA de Bajas (T2) em título, respectivamente. Os dois pilotos colocaram trouxeram até ao Cool Park Leiria os Bomcar Proto e Astra Proto com que competem este ano no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, merecendo ambos os carros uma visita mais demorada por parte de convidados, crianças e Comunicação Social presente.

O Cool Park Leiria possui uma área de 14 mil m2, onde sobressaem os 11 insufláveis de ar e água, parque infantil, campos relvados de futebol e voleibol, campo de futebol/andebol de praia e o circuito automóvel.

“Ao mesmo tempo que demos a conhecer esta nova valência no Cool Park Leiria, aproveitamos para revelar aos convidados as transformações pelas quais o Cool Park Leiria está a passar para se tornar um ponto de visita obrigatório a nível nacional. Não só para famílias e escolas, mas igualmente para outros sectores de actividade, desde Cultura, Política, Desporto e Empresas, num investimento em termos financeiros e pessoais”, reforçou Filipe Loureiro, elemento da Mendonça & Loureiro, lda, empresa que gere, desde Março de 2011, o Cool Park Leiria.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Off Road Park inaugurado no AIA


O Autódromo Internacional do Algarve inaugurou hoje o Off Road Park, a pista de Todo-o-terreno que será uma valência complementar do Algarve Motor Park que se junta às já existentes: pista principal, Kartódromo Internacional do Algarve, Parque Tecnológico, Central Fotovoltaica, Zona Comercial, Hotel e Apartamentos Vista do Falcão. A abertura foi feita oficialmente pelo Presidente da Câmara de Portimão, Dr. Manuel da Luz que se sentou ao lado de Filipe Campos, Campeão Nacional de TT, no BMW X3 CC e inaugurou o Off Road Park.

A pista foi construída numa área total de 317.000 m2, tem aproximadamente cinco quilómetros e faz parte do projecto Algarve Motor Park desde que foi idealizado. Paulo Pinheiro, não escondia a satisfação por ter já, cerca de 80% do projecto AMP concluído: “Inauguramos hoje uma parte importante da Pista de Todo-o-terreno. Numa segunda fase vamos concluir o resto do percurso que terá uma vertente mais ‘trialante’. A conclusão desta pista é o culminar de todas as vertentes desportivas do automobilismo e motociclismo. O Algarve Motor Park é certamente um local privilegiado para todo o tipo de testes, pois temos capacidade de resposta para todo o tipo de utilização. Em 2008 inaugurámos a pista principal, em 2009 a Racing School, em 2010 o Kartódromo e este ano o Off Road Park. Cumprimos para já todos os objectivos traçados, faltando apenas a conclusão do Parque Tecnológico”, explicou Paulo Pinheiro, administrador da Parkalgar.

Manuel da Luz, Presidente da Câmara de Portimão salientou o empreendedorismo de Paulo Pinheiro, o mentor de todas as estruturas do Algarve Motor Park: “Esta infra-estrutura e o Eng. Paulo Pinheiro são um ‘case study’ de sucesso. Devíamos ter mais projectos e pessoas assim, pois certamente que teríamos um região e um país melhor sucedido. O que foi feito no Algarve Motor Park é um exemplo de empreendedorismo e valoriza o Algarve mas também Portugal. É uma mais-valia que vem completar a oferta turística da região. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos com o resultado final”, referiu minutos antes de entrar no BMW X3 CC de Filipe Campos: “Estou impressionado com a segurança que o Filipe e o carro transmitem. Gostei bastante da experiência. Recomendo”, disse.

Filipe Campos, o actual Campeão Nacional de TT em título e ficou surpreendido com a pista: “O traçado é extremamente interessante e desafiante. Apetece continuar e continuar. É uma estrutura muito importante pois não há pistas assim em Portugal. O facto de o ‘layout’ respeitar os declives naturais do terreno torna tudo ainda mais aliciante. Fiquei surpreendido pela positiva”, referiu.

Ruben Faria, piloto oficial da KTM, um dos portugueses com mais experiência no Dakar esteve igualmente em acção: “Gostei bastante desta pista. É extremamente interessante e nada monótona. Não temos em Portugal uma estrutura que ofereça estas condições. É uma mais-valia para o Todo-o-terreno nacional mas não só”, disse o piloto algarvio.

O Algarve Motor Park conclui assim mais uma valência importante do seu projecto inicial.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Lançamento: SAM Mercedes 35CC disponivel a partir de 250 000 Euros


Tal como a Volkswagen e a X-Raid, a SAM09 GmbH&Co.KG é uma empresa alemã, fundada em meados de 2009. A parte mais importante desta companhia é dedicada á produção de veículos de alta performance, nomeadamente SUV's mas em especial veículos para desportos de todo o terreno. O projecto SAM 35CC nasceu no ínicio de 2010 quando foram dados os primeiros passos no desenho e engenharia. Pouco mais de 8 meses passados, saíu da fábrica o primeiro veículo construído especialmente para os ralis de todo o terreno. Teve assim inicio a fase de testes deste carro que assenta num chassis tubular.

Este carro cumpre os novos regulamentos FIA (artigo 285/2010 (2011) e 286/2010 (2011). A FIA planeia reduzir os custos nos ralis de todo o terreno, e restringir os carros construidos depois do artigo 285/2009.

Assim, a título de exemplo podemos dizer que o SAM Mercedes 35 CC está equipado com um motor a gasolina de serie de origem Mercedes ,( com 3,5L de capacidade e que desenvolve 300cv), para que os custos de manutenção permaneçam baixos. A transmissão é uma caixa sequencial de 6 velocidades com os diferenciais dianteiro e traseiro de origem SADEV.

Para além dos componentes de qualidade como a suspensão Reiger e o chassis de carbono, outro ponto especial do carro é o compartimento do piloto. A equipa acha que é muito importante dar ao piloto bastante espaço, por isso mesmo pilotos muito altos irão sentir-se confiantes dentro do cockpit enquanto percorrem as especiais de um qualquer rali. Também a visibilidade em redor foi dada particular atenção, e as portas foram construidas de uma forma especial ao mesmo tempo que a posição do piloto dentro do carro é colocada de forma a aumentar a visibilidade.

Este carro comporta-se como um qualquer carro de fábrica, mas mantêm os custos baixos de forma a manter-se ao alcance de um grande número de pilotos privados. O principal objectivo do desenvolvimento dos SAM 35CC é dar ás equipas privadas a oportunidade de vencerem corridas com um carro muito competitivo.

Desde os primeiros passos que o carro funcionou muito bem, e piloto de testes - o antigo campeão de ralis alemão e bem sucedido piloto do Dakar - Mathias Khale mostrou-se sempre muito satisfeito com ele. Matthias disse depois depois dos primeiros testes:" Desde a primeira vez que guiámos que tentamos puxar ao máximo, mas o carro passa por todos os tipos de terreno muito facilmente, e nós conseguimos passar em todo o lado sem quaisquer problemas."

Com a experiência dos primeiros eventos e testes, a equipa participou este ano na Baja Itália 2011, na prova de abertura da Taça do Mundo de Ralis de Todo o Terreno. A equipa terminou este evento num terceiro lugar da geral, o que deixou muito orgulhosos os responsáveis que viram assim o seu carro ser superado apenas por equipas muito mais experientes , no caso a G-Force e a X-Raid.

A SAM irá agora dar ínicio ao lançamento do SAM 35 CC, com três modelos diferentes:

O modelo mais básico , a "First Edition" é um carro de ralis, mas "ready to race" com um preço especial de 250 000 euros. As duas outras versões são a "Baja" e a "Marathon" equipados com equipamentos específicos para os dois tipos de prova.

O modelo "Baja" é uma pura máquina de competição, e tem instalado por exemplo um sistema de ignição avançado e uma suspensão de alta performance da Reiger como equipamento de "série".

O modelo "Marathon" tem um maior tanque de combustível e outros equipamentos especificos.

Cada SAM 35CC tem o seu equipamento especial, mas os pilotos poderão personalizar o carro de acordo as suas necessidades recorrendo á lista de opções.
Sven Knorr, o CEO da empresa disse: "Na minha opinião é uma oferta imbatível para um carro de ralis de todo o terreno. Os nossos clientes estão bem preparados para as novas normas FIA 285/2010 /2011 e 286/2010 /2011. O primeiro degrau é um modelo básico definido como "First Edition", mas os pilotos poderão escolher entre os modelos "Baja" e "Marathon", ou escolher ainda equipamento especial da nossa lista de opções."

Como complemento especial, a companhia Alemão convida um dos mecânicos das equipas clientes a participarem na montagem do SAM nas oficinas na Alemanha. Ajudar na montagem do carro, juntamente com a equipa da SAM deverá ser a melhor forma da assistência poder adquirir os conhecimentos necessários acerca das peças e diversos eqipamentos integrantes do novo carro.

Detalhes técnicos: clique aqui.

Compra ou aluguer: clique aqui.

Site do fabricante: clique aqui.

Fonte: todoterreno.pt

Fundador da Volvo-Pewano Dakar-Team, Pelle Wallentheim faleceu após doença repentina


O Sueco Pelle Wallentheim, conhecido entusiasta do deserto e fundador da equipa Pewano Team Desert morreu após uma doença subita. Com o desaparecimento do sueco, o projecto para ralis no deserto com carros Volvo perde assim o seu mentor, mas não irá ser suspenso. O projecto continuará o seu rumo sem alterações, seguindo o espirito e planos do seu criador - no entanto um novo piloto irá ser necessário para o primeiro carro que já está pronto para os primeiros testes.

Pelle era um grande empreeendedor e muito dedicado aos desportos motorizados , com um objectivo muito claro: levar o todo o terreno para a Suécia e colocar uma equipa Sueca no topo das equipas mundiais. Depois de uma carreira inicial nos ralis, há alguns anos atrás virou as suas atenções para os ralis de todo o terreno. O sueco chegou mesmo a conseguir conlcuir dois "Dakar's" tendo sido um dos pilotos privados mais rápidos, logo atrás das principais equipas de fábrica.

Hans "Hasse" Sönksen, director de equipa e o braço direito de Pelle neste projecto irá assumir a liderança do mesmo e dar continuidade ao trabalho, numa companhia com grandes interesses industriais. O objectivo é construir mais carros e dar seguimento ao programa do Volvo XC60 - o primeiro carro ficou concluido para testes muito recentemente, aproximadamente ao mesmo tempo que Pelle faleceu. Assim, a primeira tarefa de Hasse será encontrar um novo piloto.

O projecto começou com uma empresa chamada Pewano AB, que tinha como objectivo ter tanto quanto possível, tecnologia Sueca e "know-how" Sueco para conseguir construir um carro que pudesse desafiar as equipas de fábrica na Taça do Mundo de Ralis de Todo o Terreno, mas especialmente nos ralis de todo o terreno.
Para saber mais sobre a equipa e sobre o seu fundador visite o site oficial em

www.pewano.com

A doença que vitimou Pelle foi muito curta, e tudo sucedeu de forma muito rápida, tendo deixado chocados amigos e familiares.

Fonte: todoterreno.pt

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Holowczyc no Rota da Seda


Pela primeira vez na sua carreira, Krzysztof Holowczyc irá ser uma das maiores atracções de uma prova, no próximo Rali Rota da Seda. O piloto Polaco, que terminou em quinto o último Dakar acompanhado do bela Jean-Marc Fortin, irá uma vez mais fazer parte da equipa X-Raid. O seu duplo objectivo irá ser brilhar nas pistas da Russia ao mesmo tempo que desenvolvem o BMW X3, com o objectivo de vencer o próximo Dakar.

Stéphane Peterhansel e Leonid Novitsky irão ter a companhia de Krzysztof Holowczyc, quando a equipa X-Raid chegar como favorita á linha de partida do próximo Rota da Seda disputado entre Moscovo e Sochi. O Polaco está muito entusiasmado com o novo projecto: "Eu estou muito satisfeito por estar a trabalhar com a equipa X-Raid. Há apenas alguns dias atrás assinei o contracto para participar no Rota da Seda, no Dakar e nos novos testes. Na próxima terça feira, irei viajar até Marrocos com a equipa, e por isso já poderemos trabalhar no desenvolvimento do carro em particular na suspensão. Depois poderemos concentrarmo-nos no Rota da Seda."

Será que irá procurar vencer um rali, em que estará a competir pela primeira vez? "Eu sou um competidor. Mais tarde ou mais cedo irei lutar pela vitória. Mas primeiro quero testar o carro e conduzir de forma inteligente, e depois provavlemente irei atacar..."

Nas pistas do Rota da Seda, e particularmente no ínicio da corrida, poderá ser a altura ideal para o piloto Polaco que é um antigo piloto do mundial de ralis. Seja o que for que aconteça, Holowczyc vê o rali como um passo em frente no seu objectivo principal: O Dakar. "Durante vários anos, não pensei em mais nada senão no Dakar.
Vencer o Dakar será um sonho, que está actualmente a começar a tomar forma."


Para conseguir isto, o piloto precisará de um carro perfeito. "De muitas maneiras, o X3 está quase perfeito. O motor é soberbo, tal como os travões, que tornámos mais fiáveis. O carro é sólido. MAs no final, a Volkswagen acabou por ser mais rápida no último Dakar. Por isso ainda temos muito que fazer..."

Fonte: todoterreno.pt

A nova "Overdrive"


Há alguns dias atrás a Overdrive surpreendeu ao anunciar que tinha construido duas novas pick-up com base nas novas Volkswagen Amarok. Estas novas carrinhas foram produzidas de acordo o regulamento T1 e irão participar no campeonato Argentino de todo o terreno, tendo como ambição a vitória.

Esta noticia foi um tanto mais supreendente porque já há algum tempo que tinham sido reveladas imagens e detalhes do novo projecto da casa Belga e que tinha por base veículos Toyota.

Desconhece-se por enquanto se o projecto "Toyota" continua ou foi abandonado, mas entretanto será a Race Amarok T1 que irá dar que falar.

Nos próximos dias, na Argentina conduzidas por Orlando Terranova e Lucio Alvarez, duas destas novas viaturas irão concentrar muitas das atenções do mundo dos ralis de todo o terreno.

Aqui fica a imagem que a Overdrive disponibilizou da nova máquina.

Fonte: todoterreno.pt

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Overdrive apresenta VW Race Amarok T1


Depois de um largo periodo de tempo preparando as Nissan Pick-up e com um projecto com as Toyota Hilux sobre a mesa, o preparador Belga Overdrive Racing surpreendeu tudo e todos com a apresentação juntamente com o piloto Orlando Terranova do novo carro com o qual o Argentino irá enfrentar o campeonato de ralis de todo o terreno do seu país.

Trata-se de uma Race Amarok T1 montanha à imagem e semelhança da pick-up da casa alemã Volkswagem. Jean Marc Fortin confirmou-nos que a Race Amarok está baseada no chassis multitubular Sul Africano que tem vindo a usar até agora, e com uma carroçaria de fibra fabricada em Lieja. A motorização ficará a cargo de um motor V6 a gasolina de origem Volkswagen.

Neste momento já há 2 prótótipos embarcados rumo á Argentina para participar na prova que se disputará em San Rafael no próximo dia 19 de Junho. Orlando Terranova irá contar com o próprio Fortin como co-piloto, enquanto a segunda unidade irá ser entregue a Lucio Álvarez.

Fonte: todoterreno.pt

Coma e Després em 1º e 2º na Sardenha


Spaniard Marc Coma and Frenchman Cyril Despres, both double winners of the mighty Dakar Rally, continued their domination of rally sport this week finishing the 5-day Sardegna Rally in 1-2 and far ahead of the opposition.

While Coma registered another triumph on his Dakar-winning KTM 450 Rally bike, Despres tackled the Enduro-style rally with a specially prepared KTM 530 EXC machine. And just like the 2011 Dakar, the two riders finished the five-day event just a few minutes apart. Coma emerged as the dominant force taking victory four minutes 16 seconds ahead of his eternal French rival. The domination of the two KTM riders was underlined by the fact that the third placed Helder Rodriguez of Portugal finished almost 24 minutes behind the winner.

Other KTM riders to excel were Jacub Przygonski of Poland who finished in sixth place and Ruben Faria of Portugal, who was Despres’ water carrier in the 2011 Dakar who finished eighth. Faria also took line honors in the final special stage. Just 29 riders from 60 starters completed the rally,

The 2011 Sardegna Rally in brief

Day One:
Porto Cervo to Porto Conte, 330 km including two specials of 76 km and 65 km respectively featuring a lot of forest navigation. Coma opened the track over 115 km of liaison before attacking the timed sections. The Spaniard won both specials while Despres, who started at 15 in the Open Class, finished just 2 minutes 25 behind him at the end of the day. Faria finished fifth.

Day Two:
Porte Conte to Sa Itria on the north coast of Sardinia including two specials of 76 and 65 km with constant changes of direction demanding maximum concentration. Coma won the first special to retain the overall lead: Despres took the second special to trail by just 1’49.84. Coma said it had been hard to open the rally on two consecutive days in a rally that was “more like a big Enduro than rally-raid”.

Day Three:
Sa Itria to Arbatax, 260 km including a special of 160 km. Today it was up to Cyril, as the winner of the second special to open the track and he managed to cut Marc Coma’s overall lead to 1’49.84 saying: “I was feeling good on the bike, the track was nice and I started to see Marc (Coma’s) dust ahead of me. So I attacked a bit more and managed to pull back some useful time.” The track took riders along 8 km of high mountain road with a huge sheer drop off to the left. The second part of the marathon stage meant that competitors could not change tires before the 100 km mark.

Day Four: Arbatx and Oresei (390 km), with two special stages of 45 km and 60 kms.

In this special Coma was able to extend his lead to 5’03’02 after overtaking his KTM rival. Despres: “I maybe lacked a little bit of aggression over some rocky ground (no dust) and Marc was able to get past me. That meant 40 km of eating his dust until right at end of the special where I had a momentary loss of concentration and lost a little more time with the navigation.”

Day Five: Victory in the first special for Cyril Despres and in the second to teammate Ruben Faria but Cyril’s strong performance was not enough to completely close the gap on his eternal rival. While admitting he always starts to win KTM’s French rider said: Once again, it was very close between Marc and me with difference amounting to less than a minute a day. Plus it is difficult to be disappointed when you race such excellent tracks in such a beautiful place. “

Overall Results

1, Marc Coma, Spain, KTM 450 Rally
2, Cyril Despres, France, KTM 530 EXC at 4 minutes 15.81
3, Helder Rodriguez, Portugal, Yamaha, at 23:54.38
4, Stephanie Peterhansel, France, Yamaha
5, Paolo Ceci, Italy, Beta
Other KTM
6, Jacub Przygonski, Poland, KTM
8, Ruben Faria, Portugal, KTM

Special Stage Results for KTM’s leading riders
SS1: 1, Coma; 2, Despres
SS2: 1, Coma; 6, Despres
SS3: 1, Coma; 2, Despres
SS4: 1, Despres; 2, Coma
SS5: 1, Coma; 2, Despres
SS6: 1, Coma; 2, Despres
SS7: 1, Coma; 4, Despres
SS8: 1, Despres; 8, Coma
SS9: 3, Despres; 6, Coma

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Hélder Rodrigues termina Rali da Sardenha no 2º lugar da classe e cimenta liderança do Campeonato do Mundo


Terminou hoje uma das provas mais competitivas do campeonato do mundo de Rali Raid, disputado na magnifica ilha da Sardenha e com a presença de grandes nomes do enduro mundial, como Peterhansel, Mac Coma, Cyril Depres e ainda uma armada de pilotos italianos mais adaptados a este tipo de terreno de puro enduro.

Com o 3º lugar da geral conquistado quase desde o segundo dia de prova, Hélder Rodrigues partia para as duas etapas de hoje com o objectivo de defender este lugar e evitar os ataques do piloto italiano Ceci e do veterano Stéphane Peterhansel, muito próximos e dispostos a conquistarem o ultimo lugar do pódio.

Controlando sempre o andamento dos seus perseguidores, terminou ambas as etapas em 5º lugar da geral, tendo fechado mais uma prova na liderança do campeonato, agora ainda mais distante do segundo classificado, o polaco Przygonski em KTM que não foi alem do 5º lugar na classe. Marc Coma, com a vitória de hoje e, após três provas disputadas, sobe também alguns lugares no campeonato.

Em balanço da prova, Hélder Rodrigues mostrava-se “satisfeito porque, apesar de não ter lutado pela vitória como pretendia desde o primeiro dia, consegui ficar sempre à frente dos pilotos italianos que dominam este tipo de prova com mais pedra e sinuosa conseguindo também cimentar a liderança do campeonato do mundo”

Sendo uma prova bastante diferente das restantes do campeonato, Hélder sabia que “é um terreno onde não me adapto tão bem e por isso, sair em 2º da classe é sempre muito positivo e continuo com uma série muito boa de resultados, num campeonato que obriga a muita consistência e resistência”

Classificação final geral:

1 1
M.COMA
Ktm 11:47'31.61

2 100
C.DESPRES
Ktm 530 11:51'47.43 4'15.81

3 3
H.RODRIGUES
Yamaha 12:11'25.99 23'54.38

4 12
S.PETERHANSEL
Yamaha 250 12:14'29.69 26'58.07

5 10
P.CECI
Beta 12:14'54.25 27'22.63


Classificação final da classe 450cc World Championship:


1 1
M.COMA
Ktm 11:47'31.61

2 3
H.RODRIGUES
Yamaha 12:11'25.99 23'54.38

3 12
S.PETERHANSEL
Yamaha 250 12:14'29.69 26'58.07

4 10
P.CECI
Beta 12:14'54.25 27'22.63

5 4
J.PRZYGONSKI
Ktm 12:19'10.62 31'39.00

Coma vence etapa. Peterhansel consegue um impressionante 2º lugar.


Enquanto Marc Coma continua a dominar a corrida, Stephane Peterhansel continua a surpreender. Segundo no dia de hoje, combinando o resultado das duas especiais, a apenas 1m21,46s atrás do Espanhol. "Os reflexos estão a regressar", explicou Peterhansel."A navegação é muito dificil, mas eu não olhava para um roadbook à 13 anos. Ainda assim estou a apreciar realmente conduzir a minha Yamaha 250, que é perfeitamente adaptada a este tipo de terreno." Ao lado, na sua grande 530 Cyril Despres estaria certamente inclinao para concordar com ele, pois foi terceiro na etapa de hoje, e terminou a 1m43,73s atrás do vencedor, e a 22s atrás do Peterhansel.

Cyril comentou que: "Não tenho muito para explicar. Estou sinceramente surpreendido. Será realmente o tamanho da moto? Neste tipo de terreno quando atacamos perdemo-nos. Mas se não o fizermos perdemos tempo. Pelo menos eu não me perdi."

Figura lendária nos ralis de todo o terreno, Cyril Neveu continua a causar espanto... e a espantar-se a ele próprio. "Hoje caí, não na especial, mas no troço de ligação!" Alguns lugares á sua frente, Andrea Mayer ocupa agora a 23ª posição. "Hoje abrandei o ritmo um pouco para não cair, e também para apreciar o cenário, que é magnífico."

Amanhã, a ultima especial irá decidir esta edição. Marc Coma poderá gerir a sua vantagem de 6m46,75s sobre Cyril Despres. Um luxo que Helder Rodrigues, Cecci e Peterhansel não poderão apreciar...

Fonte: todoterreno.pt

A um dia do final Hélder Rodrigues mantém o 2º lugar da classe e 3º da geral no Rali da Sardenha


Com um percurso muito técnico e de grande navegação, Hélder Rodrigues acabou por ter um dos piores dias desde o início da prova, terminando a etapa em 10º e vendo a vantagem para os seus perseguidores bastante diminuída à entrada para o ultimo dia de prova.

A navegação foi a palavra de ordem do dia de hoje e alguns pilotos acabaram por sentir algumas dificuldades, acabando por se perderem diversas vezes. Hélder Rodrigues começou a etapa da melhor forma, impondo um ritmo muito forte ganhando tempo aos seus adversários mas, a apenas 30kms do final, com um erro numa nota de navegação, acabou por se perder e demorar muito tempo a retomar o percurso original. Apesar de tudo, Hélder Rodrigues conseguiu manter o 3º lugar na geral e 2º na classe 450 cc World Championship.

“Tudo parecia estar a correr muito bem e sentia que podia lutar pela vitória na etapa. O único erro que cometi, acabou por me fazer perder imenso tempo e foi uma pena, porque podia ter feito muito mais." confessou à chegada.

Amanhã na entrada para o ultimo dia, o piloto português espera “conservar o 2º lugar da minha classe e continuar a distanciar-me no campeonato”

Classificação geral após a 7ª etapa:


1 1
M.COMA
Ktm 9:57'07.05

2 100
C.DESPRES
Ktm 530 10:03'53.81 6'46.75

3 3
H.RODRIGUEZ
Yamaha 10:21'38.60 24'31.55

4 10
P.CECI
Beta 10:22'04.12 24'57.06

5 12
S.PETERHANSEL
Yamaha 250 10:24'27.84 27'20.7