segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Rally dos Sertões, até parece que já começou


O clima dos Sertões já tomou conta de todos 56 dias antes da largada oficial da prova, saiba agora o que foi dito no briefing da competição, apresentado terça-feira em São Paulo.

A plateia lotou o Auditório do Centro de Convenções do Comfort Inn, em Alphaville. Eram muitos dos concorrentes inscritos para a 19ª Edição do Rally dos Sertões (9 a 19 de Agosto de Goiânia, GO, à Fortaleza, CE) que queriam ver de perto todos os detalhes da maior prova do Rally brasileiro.

Os Patrocinadores

Aos fiéis e tradicionais Petrobrás, Goiás e Mitsubishi Motors, figuram agora os bem vindos nomes do Banco BVA, da CCE, da Mercedes Benz Atego e da Tmar. Cada um focado no seu público, cada um ao mesmo tempo dando mais brilho aos Sertões e aproveitando a festa para fazer marketing objectivo e eficiente.

A visibilidade
Globo, SporTV, FM Interativa, Webventure e Revista 4X4, mais uma vez são os veículos oficiais e vão ser responsáveis por uma cobertura nova, detalhada e que vai alcançar milhões de pessoas em milhares de lares do Brasil e do mundo. Histórias de sucesso, de superação e um pouquinho de um Brasil rico em tradição, parceiro inevitável do Rally dos Sertões.

A Acção Social

Um Sertões sem Acção Social não é um Sertões de verdade. Mais uma vez
Educação, Meio Ambiente, Saúde, Cultura, Esporte ocupam o primeiro lugar no pensamento dos organizadores do Sertões. Uma atitude sustentável que é prova maior de que são acções esperadas e realizadas durante diversos meses por ano, não apenas durante os 10 dias do Rally.

O Meio Ambiente
O sucesso do Rally dos Sertões depende de muita coisa, da organização à logística, passando pela preocupação com o bem-estar dos concorrentes, até chegar ao cuidado com a sua passarela de actuação: o Meio Ambiente. É para ele que foram planejadas e programadas a Limpeza e conservação da trilha, a Limpeza e conservação dos acampamentos e neste ano, um Inventário e Neutralização dos Gases de Efeito Estufa.

O Apoio médico

A equipe médica também esteve presente ao briefing, e deu dicas importantes para todos. Antes de ter que cuidar de alguém (e para o que os Sertões já tem um esquema provado e eficiente), os Sertões quer que cada um se cuide e se apresente na largada no melhor da sua forma. Só assim poderá aproveitar os 10 dias de aventura.

O Sertões Expedition

E falando em aventura ela volta a se estender também para os estreantes. Todos aqueles (não percam o lugar, as vagas são limitadas) que com os seus carros sem preparação e com suas famílias como equipe, vão ter o primeiro aperitivo dessa Expedição única.

O Novo regulamento do prólogo
Serão duas provas agora, uma na manhã do dia 9 de Agosto, disputada por todos os concorrentes, que vai definir a ordem de largada da 1ª Prova Especial. Menos dos oito primeiros colocados, que a noite voltam para se enfrentar no Super Prime, à frente de 20 mil pessoas, em provas de eliminação directa. Na verdade três provas para cada categoria: Quartas de Final, Semifinal e Super Final.
Mais uma oportunidade de aproximar o Rally da realidade, de mostrar talentos e patrocinadores.

O roteiro

Chegou finalmente, no Briefing, a hora mais esperada por todos, o momento de apresentação do roteiro definitivo. Cidades, distância de competidores e das equipes de apoio e principalmente o que todos queriam ver: uma previa das trilhas, das pontes precárias, das erosões e até mesmo de uma reta de 15 km! A esta altura o clima dos Sertões já estava devidamente instalado entre todos os presentes. Aproveite e veja você também.

1ª ETAPA – 10/08 (Quarta-feira)
Goiânia (GO) – Pirenópolis (GO)
Especial Cronometrada – 83km
TOTAL DO DIA: 236km

2ª ETAPA – 11/08 (Quinta-feira)

Pirenópolis (GO) – Porangatu (GO)
Especial Cronometrada – 290km
TOTAL DO DIA: 584km

3ª ETAPA – 12/08 (Sexta-feira)
Porangatu (GO) – Gurupi (TO)
Especial Cronometrada – 285km
TOTAL DO DIA: 455km

4ª ETAPA – 13/08 (Sábado)

Gurupi (TO) – Porto Nacional (TO)
Especial Cronometrada – 140km
TOTAL DO DIA: 206km

5ª ETAPA – 14/08 (Domingo)

Porto Nacional (TO) – Lizarda (TO)
Especial Cronometrada – 330km
TOTAL DO DIA: 471km

6ª ETAPA – MARATONA – 15/08 (Segunda-feira)

Lizarda (TO) – Balsas (MA)
Especial Cronometrada – 428km
TOTAL DO DIA: 436km

7ª ETAPA – 16/08 (Terça-feira)

Balsas (MA) – Barra do Corda (MA)
Especial Cronometrada – 306km
TOTAL DO DIA: 322km

8ª ETAPA – 17/08 (Quarta-feira)

Barra do Corda (MA) – Teresina (PI)
Especial Cronometrada – 210km
TOTAL DO DIA: 540km

9ª ETAPA – 18/08 (Quinta-feira)

Teresina (PI) – Sobral (CE)
Especial Cronometrada – 253km
TOTAL DO DIA: 505km

10ª ETAPA – 19/08 (Sexta-feira)

Sobral (CE) – Fortaleza (CE)
Especial Cronometrada – 86km
TOTAL DO DIA: 271km

TOTAL DO PERCURSO

Goiânia (GO) – Fortaleza (CE)
4.026km
Total do Percurso em ESPECIAIS CONOMETRADAS:
2.411km equivalentes a 60% do Percurso Total

As palavras dos principais responsáveis

A partir desta 6ª feira os dois maiores responsáveis pela 19ª Edição do Rally partem para a conferência final do roteiro. Du Sachs o responsável do percurso foi sucinto, "Um Rally duro, travado e cheio de novidades a partir de amanhã vamos passar pente fino no trajecto todo para montar as planilhas definitivas".
Marcos Moraes, no final da apresentação resumiu, "Fizemos uma edição mais compacta dos Sertões, com deslocamentos menores mas com dificuldades iguais, se não maiores. Mas acima de tudo fizemos um rally que mistura na dose certa velocidade com desafios tendo como denominador comum o prazer de conduzir".


O Rally Internacional dos Sertões conta com patrocínio da Petrobrás e Goiás Turismo. Co – patrocínio Banco BVA, CCE e Mercedes Benz Caminhões do Brasil. Apoio Mitsubishi Motors do Brasil, TMAR Transporte de Veículos e dos Estados do Tocantins e Ceará.