domingo, 26 de junho de 2011

Nuno Matos e Filipe Serra vencem prova extra-campeonato em Reguengos


Dupla do Astra Proto foi a mais rápida e consistente em pista, garantindo o melhor tempo à geral em quatro das cinco passagens ao percurso delineado pela Sociedade Artística Reguenguense

Nuno Matos e Filipe Serra regressaram hoje às vitórias em Reguengos de Monsaraz, garantindo o melhor tempo acumulado no conjunto das cinco passagens que compunham a prova extra-campeonato organizada pela Sociedade Artística Reguenguense e inscrita no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

Proposta pelo clube alentejano em substituição do recentemente anulado Rali TT Serras do Norte, a denominada “Prova Teste TT” juntou à partida um total de 17 equipas, numa espécie alargada de sessão de testes aberta à participação de todo o tipo de viaturas todo-o-terreno.

Embora estipulando como objectivo cumprir o máximo de quilómetros possível ao volante do Astra Proto estreado no início da temporada, até para validar algumas afinações ensaiadas no decurso da prova, a verdade é que o resultado final confirmou todo o potencial competitivo deste projeto.

Com efeito, Nuno Matos e Filipe Serra não só estabeleceram o melhor tempo absoluto ao traçado de 17 km proposto pela equipa da Sociedade Artística Reguenguense (e logo por mais de 1 minuto de diferença relativamente à segunda equipa mais rápida), como também se cotaram como a equipa mais consistente ao longo de toda a prova, triunfando com 5m09s de vantagem no conjunto das cinco passagens regulamentares, apenas falhando o pleno de vitórias por força de um ligeiro erro no percurso do setor inaugural.

“Ganhasse ou perdesse, o resultado seria sempre secundário, pois queria sobretudo aproveitar esta prova para testar algumas afinações da suspensão e acumular mais alguns quilómetros com o nosso Astra Proto. Mas fazendo um rápido balanço, é óbvio que saio daqui bastante satisfeito, uma vez que fomos consistentemente a equipa mais rápida em pista. Se em Góis já tínhamos garantido o melhor tempo absoluto, agora conseguimos também a vitória no acumulado de tempos, sinal de que conseguimos ser rápidos mas também regulares”, analisou o piloto no final do dia.

“Enfim, foi um excelente teste em ambiente de competição e onde também não faltou o indispensável convívio entre todos os participantes que aceitaram o desafio proposto pela Sociedade Artística Reguenguense. Mais uma vez, deixo aqui uma palavra de agradecimento a esta Organização por ter proposto e delineado este evento quase em tempo recorde”, acrescentou ainda Nuno Matos.

Aproveitando esta prolongada pausa no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, Nuno Matos e Filipe Serra confirmaram, entretanto, a sua inscrição na 28ª edição da Baja Espanha Aragon, a quarta jornada do ano pontuável para a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno e que se vai disputar na região de Saragoça entre os próximos dias 22 a 24 de Julho.