domingo, 30 de novembro de 2008

Vitória para a equipa de Thierry Charbonier


Decorreram neste chuvoso fim-de-semana as 24 Horas TT Vila de Fronteira, mais uma vez organizadas pelo Automóvel Club de Portugal. Este ano a zona das boxes sofreu alterações o que fez com que o traçado de cerca de 17 Km do ano passado, fosse reduzido para cerca de 15,9 Km. Foi mais uma prova onde acima de rapidez esteve a fiabilidade e regularidade porque, mais uma vez, esta prova revelou-se extremamente demolidora e cansativa, tanto para as máquinas como para os pilotos. Nos treinos cronómetrados a "pole" foi sem surpresas para o sempre espectacular Renault Clio V6 da equipa de Mário Andrade, seguido da Vodafone Team, com uma Nissan Navara, e do Team Isuzu Portugal liderado por Rui Sousa. No dia de ontem (Sábado) a partida foi dada às 15 horas e 30 minutos no Terródromo de Fronteira onde se fez sentir muito frio, mas nem por isso o público "arredou pé". A corrida teve um domínio inicial do Clio V6 e na segunda posição colocava-se a Isuzu D-Max de Rui Sousa que com um ritmo muito rápido foi a primeira surpresa da prova que chegou mesmo a liderar fruto dos problemas de travões que acabaram por afectar o Renault de Mário Andrade, que o afastaram da vitória.
Durante a noite a pista começava a ficar mais degradada e os problemas começavam a surgir para todas as equipas e o Team Isuzu Portugal acabou por ser uma das "vítimas" da dureza da prova quando à 8ª hora de prova a Isuzu "acusou" problemas na bomba de óleo que obrigaram a equipa a abandonar quando seguiam na liderança.
Hoje (Domingo) de manhã as posições começavam a ficar definidas e tudo indicava para que a vitória fosse para a equipa do Buggy Fouquet da Padock Competições. Contudo, a cerca de hora e meia do final, um despiste em plena recta da meta deitou tudo a perder e obrigou a equipa de Adélio Machado a abandonar a prova. Assim foi a equipa de Thierry Charbonier que aproveitou levando o Bowler á vitória final depois de uma prova muito regular e sem problemas mecânicos.
A 2ª posição foi para a equipa de Pedro Lamy e Ricardo Leal dos Santos em Peugeot e na terceira posição ficou a equipa da Letónia liderada por Andris Dambis ao volante de um OSCar.
Destaque ainda para a melhor equipa totalmente portuguesa de José Lopes, António Bernardo , Isaac Portela e Luís Mota que ao volante de um Mitsubishi Pajero obtiveram um excelente 4º lugar. Jorge Silva, Manuel Inácio, Carlos Rolla e José Cunha levaram o Nissan Terrano Nº 11 ao 5º lugar final.

Classificação final:
1º Charbonnier/Gibon/Fromont (Bowler Wildcat), 24h 12m 58,361s
2º Lamy/Santos/Finkelstein/Schmit (Schmit Peugeot), a 7 voltas
3º Dambis/Saukans/Skoks (Oscar 24), a 8 voltas
4º Lopes/Bernardo/Portela/Mota (Mitsubishi Pajero), a 10 voltas
5º Silva/Inácio/Rolla/Cunha (Nissan Terrano II), a 12 voltas
6º G. Reis/Santos/A. Reis/Prazeres (Nissan Navara), a 13 voltas
7º Coimbra/Silva/Fontes/Prata (Nissan Navara), a 13 voltas
8º Carapeta/Correia/Cunha (Bowler Wildcat), a 14 voltas
9º P. Pinto/C. Pinto/Marcelo/Carvalho (Mazda BT-50), a 15 voltas
10º Lourenço/Oliveira/Baltazar/Matos (Mazda BT-50), a 15 voltas

Fotos 24 horas de Fronteira - Luís Marques



Aqui ficam as fotos das 24 horas de Fronteira, por Luís Marques.
Para ver as fotos clique AQUI.

Fotos 24 horas de Fronteira - Manuel Cordeiro


Já estão on-line as primeiras fotos das 24 horas de Fronteira, captadas por Manuel Cordeiro.
Para ver as fotos clique AQUI.

24 horas Fronteira - após a 23ª hora


1-54 Thierry Charbonier - Thierry Charbonier / Nicolas Gibon / Yves Fromont - Wildcat 200
2-92 Padock Competições - Jean-Claude Basso / Ronald Basso / Adelio Machado / Julien Menard - Buggy Fouquet
3-1 Mário Andrade - Mário Andrade / Alexandre Andrade / Stéphane Barbry / Carlos Sousa - Moncé Clio V6
4-23 Schmit - Pedro Lamy / Ricardo Leal dos Santos / Serge Finkelstein / Jean-Marc Schmit - Schmit-Peugeot 206-TT
5-41 José Lopes - José Lopes / António Bernardo / Isaac Portela / Luís Mota - Mitsubishi Pajero
6-31 Riga Rally Raid Team - Andris Dambis / Maris Saukans / Igors Skoks Oscar - Oscar 24
7-11 Manuel Inácio - Jorge Silva / Manuel Inácio / Carlos Rolla / José Cunha - Nissan Terrano II
8-35 Gilberto Reis - Gilberto Reis / Pedro Santos / António Reis / Sergio Prazeres - Nissan Navara
9-5 Vodafone Team - António Coimbra / Luis Silva / José Pedro Fontes / Bianchi Prata - Nissan Navara
10-53 Lino Carapeta - Lino Carapeta / Filipe Correia / Jorge Cunha - Wildcat 200
11-57 Paulo Pinto - Paulo Pinto / Carlos Pinto / Pedro Marcelo / Fernando Carvalho - Mazda BT-50
12-7 Padock Competições - Francisco Pita / Martine Pereira / Rui Lopes - Toyota Land Cruiser
13-62 Mazda Motor de Portugal Lda - Pedro Lourenço / Adelino Oliveira / Fernando Baltazar / Luis Matos - Mazda BT-50
14-19 Rui Gonçalves - Rui Gonçalves / José Miguel Dias / Pedro Santos / Sérgio Ramos - Nissan Terrano II
15-18 André Beheity - André Beheity / Joel Pascual / Stephane Sedze / Hervé Durand - Porsche Beheity

24 horas Fronteira - após a 22ª hora



1-92 Padock Competições - Jean-Claude Basso / Ronald Basso / Adelio Machado / Julien Menard - Buggy Fouquet

2-54 Thierry Charbonier - Thierry Charbonier / Nicolas Gibon / Yves Fromont - Wildcat 200

3-1 Mário Andrade - Mário Andrade / Alexandre Andrade / Stéphane Barbry / Carlos Sousa - Moncé Clio V6

4-41 José Lopes - José Lopes / António Bernardo / Isaac Portela / Luís Mota - Mitsubishi Pajero

5-23 Schmit - Pedro Lamy / Ricardo Leal dos Santos / Serge Finkelstein / Jean-Marc Schmit - Schmit-Peugeot 206-TT

6-31 Riga Rally Raid Team - Andris Dambis / Maris Saukans / Igors Skoks Oscar - Oscar 24

7-11 Manuel Inácio - Jorge Silva / Manuel Inácio / Carlos Rolla / José Cunha - Nissan Terrano II

8-35 Gilberto Reis - Gilberto Reis / Pedro Santos / António Reis / Sergio Prazeres - Nissan Navara

9-5 Vodafone Team - António Coimbra / Luis Silva / José Pedro Fontes / Bianchi Prata - Nissan Navara

10-53 Lino Carapeta - Lino Carapeta / Filipe Correia / Jorge Cunha - Wildcat 200

11-57 Paulo Pinto - Paulo Pinto / Carlos Pinto / Pedro Marcelo / Fernando Carvalho - Mazda BT-50

12-7 Padock Competições - Francisco Pita / Martine Pereira / Rui Lopes - Toyota Land Cruiser

13-62 Mazda Motor de Portugal Lda - Pedro Lourenço / Adelino Oliveira / Fernando Baltazar / Luis Matos - Mazda BT-50

14-59 Hugues Moilet - Hugues Moilet / Antoine Galland / Alain Brousse / Georges Lansac - MGR 206 CC

15-19 Rui Gonçalves - Rui Gonçalves / José Miguel Dias / Pedro Santos / Sérgio Ramos - Nissan Terrano II

24 horas Fronteira - após a 21ª hora


1-54 Thierry Charbonier - Thierry Charbonier / Nicolas Gibon / Yves Fromont - Wildcat 200
2-92 Padock Competições - Jean-Claude Basso / Ronald Basso / Adelio Machado / Julien Menard - Buggy Fouquet
3-1 Mário Andrade - Mário Andrade / Alexandre Andrade / Stéphane Barbry / Carlos Sousa - Moncé Clio V6 E
4-41 José Lopes - José Lopes / António Bernardo / Isaac Portela / Luís Mota - Mitsubishi Pajero
5-23 Schmit - Pedro Lamy / Ricardo Leal dos Santos / Serge Finkelstein / Jean-Marc Schmit - Schmit-Peugeot 206-TT
6-31 Riga Rally Raid Team - Andris Dambis / Maris Saukans / Igors Skoks Oscar - Oscar 24
7-11 Manuel Inácio - Jorge Silva / Manuel Inácio / Carlos Rolla / José Cunha - Nissan Terrano II
8-59 Hugues Moilet - Hugues Moilet / Antoine Galland / Alain Brousse / Georges Lansac - MGR 206 CC
9-35 Gilberto Reis - Gilberto Reis / Pedro Santos / António Reis / Sergio Prazeres - Nissan Navara
10-2 Yves Morize - Yves Morize / Bernard Anquetil / Phillipe Godet / Renaud Frachon - Mercedes 430ML
11-5 Vodafone Team - António Coimbra / Luis Silva / José Pedro Fontes / Bianchi Prata - Nissan Navara
12-57 Paulo Pinto - Paulo Pinto / Carlos Pinto / Pedro Marcelo / Fernando Carvalho - Mazda BT-50
13-62 Mazda Motor de Portugal Lda - Pedro Lourenço / Adelino Oliveira / Fernando Baltazar / Luis Matos - Mazda BT-50
14-53 Lino Carapeta - Lino Carapeta / Filipe Correia / Jorge Cunha - Wildcat 200
15-19 Rui Gonçalves - Rui Gonçalves / José Miguel Dias / Pedro Santos / Sérgio Ramos - Nissan Terrano II

24 horas Fronteira - após a 17ª hora



1-92 Padock Competições - Jean-Claude Basso / Ronald Basso / Adelio Machado / Julien Menard - Buggy Fouquet

2-54 Thierry Charbonier - Thierry Charbonier / Nicolas Gibon / Yves Fromont - Wildcat 200

3-41 José Lopes - José Lopes / António Bernardo / Isaac Portela / Luís Mota - Mitsubishi Pajero

4-1 Mário Andrade - Mário Andrade / Alexandre Andrade / Stéphane Barbry / Carlos Sousa - Moncé Clio V6

5-11 Manuel Inácio - Jorge Silva / Manuel Inácio / Carlos Rolla / José Cunha - Nissan Terrano II

6-59 Hugues Moilet - Hugues Moilet / Antoine Galland / Alain Brousse / Georges Lansac - MGR 206 CC

7-23 Schmit - Pedro Lamy / Ricardo Leal dos Santos / Serge Finkelstein / Jean-Marc Schmit - Schmit-Peugeot 206-TT

8-2 Yves Morize - Yves Morize / Bernard Anquetil / Phillipe Godet / Renaud Frachon - Mercedes 430ML

9-31 Riga Rally Raid - Team Andris / Dambis Maris / Saukans Igors / Skoks Oscar - Oscar 24

10-35 Gilberto Reis - Gilberto Reis / Pedro Santos / António Reis / Sergio Prazeres - Nissan Navara

11-63 Marc Demota - Marc Demota / Jose Antonio Villalba / Philippe D'encause - DRV- Mercedes DRV 1

12-53 Lino Carapeta - Lino Carapeta / Filipe Correia / Jorge Cunha - Wildcat 200

13-57 Paulo Pinto - Paulo Pinto / Carlos Pinto / Pedro Marcelo / Fernando Carvalho - Mazda BT-50

14-62 Mazda Motor de Portugal Lda - Pedro Lourenço / Adelino Oliveira / Fernando Baltazar / Luis Matos - Mazda BT-50

15-7 Padock Competições - Francisco Pita / Martine Pereira / Rui Lopes - Toyota Land Cruiser

24 horas Fronteira - após a 14ª hora



1-92 Padock Competições - Jean-Claude Basso / Ronald Basso / Adelio Machado / Julien Menard - Buggy Fouquet
2-54 Thierry Charbonier - Thierry Charbonier / Nicolas Gibon / Yves Fromont - Wildcat 200
3-41 José Lopes - José Lopes / António Bernardo / Isaac Portela / Luís Mota - Mitsubishi Pajero
4-11 Manuel Inácio - Jorge Silva / Manuel Inácio / Carlos Rolla / José Cunha - Nissan Terrano II
5-1 Mário Andrade - Mário Andrade / Alexandre Andrade / Stéphane Barbry / Carlos Sousa - Moncé Clio V6
6-59 Hugues Moilet - Hugues Moilet / Antoine Galland / Alain Brousse / Georges Lansac - MGR 206 CC
7-23 Schmit - Pedro Lamy /Ricardo Leal dos Santos / Serge Finkelstein / Jean-Marc Schmit - Schmit-Peugeot 206-TT
8-2 Yves Morize - Yves Morize / Bernard Anquetil / Phillipe Godet / Renaud Frachon - Mercedes 430ML
9-7 Padock Competições - Francisco Pita / Martine Pereira / Rui Lopes - Toyota Land Cruiser
10-64 Carlos Costa - Carlos Costa / Albano Moniz / Duarte Silva / Henrique Moniz - Nissan Navara
11-19 Rui Gonçalves - Rui Gonçalves / José Miguel Dias / Pedro Santos / Sérgio Ramos - Nissan Terrano II
12-31 Riga Rally Raid Team - Andris Dambis / Maris Saukans / Igors Skoks Oscar - Oscar 24
13-63 Marc Demota - Marc Demota / Jose Antonio Villalba / Philippe D'encause -DRV- Mercedes DRV 1
14-35 Gilberto Reis - Gilberto Reis / Pedro Santos / António Reis / Sergio Prazeres - Nissan Navara
15-57 Paulo Pinto - Paulo Pinto / Carlos Pinto / Pedro Marcelo / Fernando Carvalho - Mazda BT-50

Team Isuzu Portugal com problemas


A equipa do vencedor da taça FIA de Bajas, Rui Sousa, teve problemas ao nível da bomba de óleo que o fizeram perder 19 posições na tabela da classificação, descendo de 1º para 19º classificado.

A Isuzu vinha até aqui a fazer uma prova regular como assim mostrava a posição em que se encontrava.

Com este problema a Isuzu deixa assim o Bowler Wildcat 200 da equipa de Thierry Charbonier ( nº 54 ) assumir a liderança da prova.

24 horas Fronteira - após a 9ª hora


1-54 Thierry Charbonier - Thierry Charbonier / Nicolas Gibon / Yves Fromont - Wildcat 200
2-1 Mário Andrade - Mário Andrade / Alexandre Andrade / Stéphane Barbry / Carlos Sousa - Moncé Clio V6
3-53 Lino Carapeta - Lino Carapeta / Filipe Correia / Jorge Cunha - Wildcat 200
4-92 Padock Competições - Jean-Claude Basso / Ronald Basso / Adelio Machado / Julien Menard - Buggy Fouquet
5-11 Manuel Inácio - Jorge Silva / Manuel Inácio / Carlos Rolla / José Cunha - Nissan Terrano II
6-41 José Lopes - José Lopes / António Bernardo / Isaac Portela / Luís Mota - Mitsubishi Pajero
7-5 Vodafone Team - António Coimbra / Luis Silva / José Pedro Fontes / Bianchi Prata - Nissan Navara
8-59 Hugues Moilet - Hugues Moilet / Antoine Galland / Alain Brousse / Georges Lansac - MGR 206 CC
9-18 André Beheity - André Beheity / Joel Pascual / Stephane Sedze / Hervé Durand - Porsche Beheity
10-7 Padock Competições - Francisco Pita / Martine Pereira / Rui Lopes - Toyota Land Cruiser
11-2 Yves Morize - Yves Morize / Bernard Anquetil / Phillipe Godet / Renaud Frachon - Mercedes 430ML
12-19 Rui Gonçalves - Rui Gonçalves / José Miguel Dias / Pedro Santos / Sérgio Ramos - Nissan Terrano II
13-64 Carlos Costa - Carlos Costa / Albano Moniz / Duarte Silva / Henrique Moniz - Nissan Navara
14-23 Schmit - Pedro Lamy / Ricardo Leal dos Santos / Serge Finkelstein / Jean-Marc Schmit Schmit - Peugeot 206-TT
15-63 Marc Demota - Marc Demota / Jose Antonio Villalba / Philippe D'encause - DRV- Mercedes DRV 1

A equipa de Rui sousa (Team Isuzu Portugal) teve problemas com a sua Isuzu e desceu para a 19ª posição a 8 voltas do líder.

24 horas Fronteira - após a 1ª hora


1-1 Mário Andrade - Mário Andrade / Alexandre Andrade / Stéphane Barbry / Carlos Sousa - Moncé Clio V6
2-59 Hugues Moilet - Hugues Moilet / Antoine Galland / Alain Brousse / Georges Lansac - MGR 206 CC
3-31 Riga Rally Raid Team - Andris Dambis / Maris Saukans / Igors Skoks - Oscar Oscar 24
4-5 Vodafone Team - António Coimbra / Luis Silva / José Pedro Fontes / Bianchi Prata - Nissan Navara
5-92 Padock Competições - Jean-Claude Basso / Ronald Basso / Adelio Machado / Julien Menard - Buggy Fouquet
6-3 Team Isuzu Portugal - Rui Sousa / Edgar Condenso / Pedro Silva Nunes / Nuno Matos - Isuzu D-Max
7-6 Padock Competições - Bernardo Moniz Maia / Joana Sotto-Mayor / Filipe Campos / Jaime Batista - Toyota Land Cruiser
8-16 Bruno Taltavull - Bruno Taltavull / Laurent Dornel / Hugues Lacam / Laurent Poletti - Nissan Caze
9-18 André Beheity - André Beheity / Joel Pascual / Stephane Sedze / Hervé Durand - Porsche Beheity
10-54 Thierry Charbonier - Thierry Charbonier / Nicolas Gibon / Yves Fromont - Wildcat 200
11-53 Lino Carapeta - Lino Carapeta / Filipe Correia / Jorge Cunha - Wildcat 200
12-11 Manuel Inácio - Jorge Silva / Manuel Inácio / Carlos Rolla / José Cunha - Nissan Terrano II
13-63 Marc Demota - Marc Demota / Jose Antonio / Villalba Philippe D'encause - DRV- Mercedes DRV
14-12 Pedro Silveira - Nuno Faria / Carlos Barbot / Carlos Barrie / Pedro Silveira - Nissan Patrol
15-35 Gilberto Reis - Gilberto Reis / Pedro Santos / António Reis / Sergio Prazeres - Nissan Navara

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Equipa de Carlos Sousa larga da “pole position”


A chuva promete vir a ser um dos elementos decisivos das 24 Horas Vodafone-Vila de Fronteira. Para já, ela fez a sua aparição no Terródromo da vila alentejana, debelando o pó que marcou as primeiras voltas do treinos onde os vencedores do ano passado, agora reforçados com Carlos Sousa, se revelaram os mais rápidos.

Para esta 11.ª edição das 24 Horas Vodafone-Vila de Fronteira compareceram 61 equipas das 66 que se tinham inscrito para a grande festa do todo-o-terreno, sendo de referir que, entre as ausentes se contava a formação em que deveria participar a actriz/modelo Cláudia Vieira.

Os 15,9 quilómetros do percurso apresentaram-se bem tratados, secos e com algum pó quando os concorrentes entraram em pista, mas as ameaçadoras nuvens cinzentas que há muito cobriam a zona da pista rapidamente se concretizaram numa chuva que caiu persistente ao longo da tarde, tornando o piso bem mais escorregadio.

Ao longo de quatro horas e meia as equipas tiveram ensejo não só de procurar um tempo que as colocasse no melhor lugar possível da grelha de partida mas também de encontrar a melhor afinação dos seus carros para a pista e uma adaptação à condução nocturna, que coloca sempre desafios diferentes.

Mário e Alexandre Andrade – este o autor do melhor tempo – Stephane Barbry e Carlos Sousa colocaram o Moncé Clio V6 na “pole position”, deixando o adversário mais próximo a mais de 26 segundos! «A pista estava muito escorregadia e tivemos alguns problemas de travões, mas mesmo assim e apesar desses problemas, estamos satisfeitos com o lugar alcançado, com o tempo a ser conseguido ainda com a pista seca. Gostamos muito desta prova e procuramos sempre trazer pilotos novos para esta corrida», declarou no final dos treinos Mário Andrade.

O segundo tempo foi para a Nissan Navara da formação da Vodafone, com António Coimbra, Bianchi de Prata, Luís Silva e José Pedro Fontes, com este último a ser o autor dessa marca, «numa volta que correu muito bem, limpa e em que apanhei poucos concorrentes. Estava já a chover, mas ainda no princípio, altura em que a pista se revelou mais eficaz, com o pó a desaparecer e a terra menos escorregadia

O Team Isuzu Portugal, de Rui Sousa, Edgar Condenso, Pedro Silva Nunes e Nuno Matos, aos comandos da Isuzu D-Max, completa a primeira linha da grelha. Para Rui Sousa, «acertámos com a afinação para este tipo de pista e diverti-me imenso, numa traçado que continuo a gostar de edição para edição

As 24 Horas Vodafone-Vila de Fronteira têm início amanhã, pelas 15.30 horas, numa verdadeiro desafio à resistência de homens e máquinas, que a chuva, prevista para todo o país, poderá tornar ainda mais duro.

Press ACP Motorsport - 24 Horas TT Vila de Fronteira

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Dakar embarca para a América do Sul


Próximo destino, Buenos Aires! As verificações administrativas e técnicas para os europeus terminaram hoje (Quinta-feira) pela noite em Le Havre quando o último dos 710 veículos passou pelos controlos obrigatórios.

As máquinas estão à espera no Parque Fechado, criado no porto de Le Havre, prontas para embarcar. O barco que atravessará o Oceano Atlântico é esperado em Le Havre no domingo à noite. As primeiras máquinas irão embarcar, na segunda-feira às 6 da manhã.

Cerca de 820 veículos serão colocados a bordo (710 para a corrida e de assistência, bem como organização de cerca de 60 veículos e 50 para comunicação social) para uma partida programada para segunda-feira à noite.

Este é o ponto de partida de uma jornada que irá terminar no dia 17 de dezembro em Zarate, o porto da capital argentina. Cerca de uma centena de veículos (asiáticos, americanos, sul-americanos e equipes topo que ainda não verificaram) irão passar por suas verificações técnicas, em Buenos Aires no dia 31 de dezembro e 1 de janeiro.

O jogador da selecção francesa de rugby, Christian CALIFANO, passou pelas verificações administrativas e técnicas, esta manhã. "É um primeiro teste realizado com sucesso'', comentou o jogador que irá tomar fazer o seu primeiro Dakar numa Yamaha WRF 450. "Fisicamente a preparação para o Dakar é semelhante ao de uma Taça do Mundo de rugby", acrescentou.

Letónia finalmente chegou
Até que enfim! Da Letónia, a equipa Riga Rally Raid finalmente chegou a Le Havre hoje (quinta-feira) de manhã, 24 horas após o momento em que era suposto passar pelas verificações. Uma tempestade de neve nos países bálticos e na Polónia obrigou os membros da equipa de mudar os seus planos. Em vez de dirigir os seus três buggys para Le Havre, eles tiveram de colocá-los em camiões. No que diz respeito ao camião de assistência, foi enviado para Le Havre por ferry. Tempo de viagem: dois dias e meio!

Do carro para quad ...
Claro que o número de rodas é o mesmo, mas a máquina não é muito semelhante. Vendo o tempo que levou para preparar seu carro, e ucraniano Vadym Nesterchuk teve de tomar uma decisão rápida e radical na quarta-feira: ele vai fazer o Dakar em quad, porque recebeu um empréstimo de um amigo. O problema é que Vadym não é exactamente um especialista em quad. ''Ele tem um mês para treinar''explicou o seu amigo e compatriota, Yuriy Gzenbenyuk, que vai fazer o Dakar de camião.

Fonte: www.dakar.com

Elisabete Jacinto cumpriu verificações no Havre


Realizaram-se hoje no porto do Havre, em França, as pré verificações para a 30ª edição do Dakar que, após a anulação da prova que em Janeiro deste ano deveria ter largado de Lisboa, se disputará agora em território da América do Sul. Elisabete Jacinto, acompanhada da restante tripulação do MAN que ostenta o nº 522 – Álvaro Velhinho, o navegador e Marco Cochinho, o mecânico – acompanharam a par e passo todos os tramites que, para a piloto do Team Oleoban MAN Portugal, são já bastante comuns.

Esta é de facto a minha 10ª participação na prova mas, se tiver em linha de conta que cumpri as verificações em Janeiro deste ano, são ainda mais as vezes que passei por este ritual. A experiência que temos destas situações permite-nos encarar as verificações sem qualquer ponta de nervosismo e já lá vão os tempos em que tínhamos de despender o dia inteiro. Agora, em três horas, ficou o assunto arrumado e resta-nos esperar um mês para levantar as máquinas em Buenos Aires” explica a piloto, que adianta: “Vai ser uma paragem forçada, mas espero que este novo Dakar seja tão interessante como tem sido apresentado. Pela minha parte lá estarei para demonstrar toda a evolução que temos vindo a conseguir, seja no plano técnico como no da condução – o que tem ficado bem patente nas provas que entretanto realizámos - e lutar pela vitória entre os camiões da classe em que o nosso MAN está inserido”.

O desembarque da caravana do Dakar em Buenos Aires está agendada para ser feito entre os dias 26 a 30 de Dezembro e a partida para a primeira etapa terá lugar a 3 de Janeiro.

Mais informações sobre a prova e classificações em www.dakar.com

Press A2 Comunicação - Elisabete Jacinto

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A estrada para Buenos Aires passa por Le Havre


O primeiro dia de verificações técnicas e administrativas para o Argentina - Chile Dakar 2009 decorreu hoje no cais de Le Havre. Em dois dias (hoje e amanhã), perto de 720 veículos serão totalmente controlados, o que corresponde a 80% do total de carros, motos, quads, camiões e veículos de assistência que irão participar na edição 2009 do Dakar. Apenas a maioria dos principais pilotos, bem como os participantes não-europeus não vão estar presentes nestas verificações.

Duas centenas de pessoas, voluntários e funcionários, estão ocupados a verificar se todos os documentos dos veículos estão em ordem. Outra série de verificações, mais focada sobre os concorrentes terá lugar em Buenos Aires, na véspera do início do rali.

Um verdadeiro kit de sobrevivência

Sobre o Dakar, tudo é criado o mais rápido possível para garantir a assistência aos concorrentes perdidos ou aqueles que sofrem acidentes: GPS, telefones por satélite, Iritrack, luzes vermelhas de mão, bastões luminosos e um mapa da América do Sul são algumas das precauções tomadas pela organização para melhorar a segurança do rali.

Verificações, como funciona ...
A primeira etapa para os concorrentes presentes em Le Havre são os controlos administrativos: uma passagem pelo stand da contabilidade e, em seguida, um desvio pelo balcão de embarque para as questões de transportes para os veículos e, finalmente, uma paragem na segurança do material onde os veículos são totalmente controlados.

Os "prós" ausentes em Le Havre
Ao contrário dos amadores, a maioria das equipas profissionais irão enviar os seus veículos para a Argentina mais tarde durante o mês de dezembro, para que os seus pilotos tenham opurtunidade para treinar mais, como é o caso da Mitsubishi, BMW e Volkswagen. Os veículos serão enviados de avião para Buenos Aires. Apenas os veículos de assistência estas equipas irão passar por verificações na Normandia.

Grupos sanguíneos nos carros
Os concorrentes são convidados a colocar seu grupo sanguíneo nos seus veículos, acompanhado pelos seus nomes, de modo a permitir uma rápida intervenção em caso de acidente houver necessidade de uma transfusão de sangue.

Fonte: www.dakar.com

Equipa Permutauto\Trimotor está de volta


Depois da Baja Portalegre 500 onde a dupla João Marques\Joaquim Serrão alcançou um brilhante 3º lugar no Desafio Elf\Mazda, a Equipa Permutauto\Trimotor parte para as 24 Horas de Fronteira com o objectivo de fazer o melhor resultado possível.
Para esta prova os pilotos de serviço serão o já habitual João Marques, o seu navegador Joaquim Serrão, o conceituado piloto do regional de Alenquer Eduardo Silva e o estreante Paulo Ludovino.
Estes últimos dias têm sido de preparativos para uma prova que não se advinha fácil, como o piloto João Marques afirma: “ As 24 Horas sempre foram uma prova muito desgastante em termos mecânicos e por isso a carrinha foi toda revista e foram tomadas as devidas precauções para esta prova.
Sobre a estreia ao volante da Mazda Proto dos 3 pilotos o mesmo afirma:”Sobre o Joaquim já conheço as suas capacidades e será uma mais valia para esta equipa, o Eduardo também porque fronteira tem muito a haver com uma pista de ralis quando o piso esta em bom estado e isso pode leva-lo a fazer um bom tempo nos treinos e ao longo da corrida e o Paulo vai fazer a sua estreia mas com ajuda e com calma também se vai dar bem aos comando da Mazda Proto”.
A Equipa parte para esta prova com vontade de fazer o melhor resultado possível porque em Fronteira é impossível fazer qualquer tipo de aposta ou previsão. Fica desde já aqui o convite para toda gente passar pela Box numero 65.

Até Fronteira.

Press Equipa Permutauto/Trimotor

terça-feira, 25 de novembro de 2008

ISUZU quer vencer


Rui Sousa; Edgar Condenso; Pedro Silva Nunes e Nuno Matos, são os pilotos

O Team ISUZU Portugal, vai participar nas 24 Horas TT vodafone em Fronteira, com ambições redobradas, e justificadas pelo brilhante desempenho apresentado no ano transacto e pelo facto de utilizar a nova D-Max campeão do mundo fia Baja na categoria T2.

A formação de pilotos também sofreu algumas alterações com a chegada de Pedro Silva Nunes e do Campeão nacional T8, Nuno Matos, que assim se juntam ao vencedor da Taça FIA Bajas, Rui Sousa e ao Vice-campeão nacional T2, Edgar Condenso, criando uma equipa de verdadeiros campeões.

Depois de uma vitória entre as formações nacionais, e de viaturas de motorização “diesel”; e de um brilhante 3º lugar da classificação geral, o objectivo para esta nova presença só pode ser mais elevado, conforme referiu Rui Sousa”esperamos lutar pela vitória na corrida. Sabemos o potencial deste carro, e depois do que foi possível fazer o ano passado só posso querer mais. A equipa de pilotos é forte e se conseguirmos todos cumprir o plano traçado, acredito que vamos alcançar um resultado ainda melhor…”.

Por sua vez Edgar Condenso confessa, …”o resultado do ano passado foi fantástico, e espero que este ano tudo corra pelo melhor. Temos equipa para voltar a surpreender…”concluiu.

Os estreantes estão naturalmente na expectativa do que irão encontrar em Fronteira, mas confiantes no trabalho da equipa “prolama/elf” e nas provas que a Isuzu D-Max já prestou,”…é para mim um desafio estimulante estar em Fronteira numa grande equipa, e com um lote de pilotos que nos pode levar ao pódio. A Isuzu é muito fiável e vai ser interessante verificar as diferenças para o carro que tenho utilizado…” referiu Pedro Silva Nunes.

Com grande ansiedade está o bi-campeão T8 Nuno Matos, que irá realizar em Fronteira um dos seus sonhos: integrar a formação de Rui Sousa de quem é um adepto confesso, “…estou naturalmente feliz. É uma grande honra estar ao lado do Rui; um piloto que admiro e que pode ajudar-me a compreender rapidamente o desempenho desta magnifica Isuzu D-Max, que poderá vir a ser o meu carro no próximo ano. Vou aproveitar toda a experiência do Edgar e do Pedro, para evoluir na aprendizagem necessária a este tipo de viaturas…” concluiu entusiasmado.

A formação da Prolama conta desta forma estar na disputa da melhor posição entre as equipas nacionais, não escondendo o desejo de chegar mais alto.

A equipa técnica tem dedicado os últimos dias a ultimar todos os aspectos essenciais a uma prova de resistência, colocando a experiência de muitas participações na 24 Horas ao serviço do projecto ISUZU, conforme confidenciou o carismático “Lois”, responsável técnico da equipa, “…conhecemos muito bem este carro, e as exigências desta prova. Temos trabalhado na revisão geral da D-Max, e feito as alterações específicas para uma prova com estas características. Agora é só esperar pelo arranque e perceber como irão reagir os nossos pilotos ao evoluir da corrida...”

Toda a acção tem início na próxima sexta-feira, com os treinos cronometrados que vão estabelecer a grelha de partida para as 24 Horas TT, que têm partida agendada para as 15h 30m de Sábado, e o seu desfecho às 15h 30m de Domingo com o tradicional pódio final.

Uma visita a Fronteira e a zona social do Team ISUZU Portugal, recomenda-se…

Press Prolama/Team Isuzu Portugal

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Miguel Barbosa não vai ao Dakar


Apesar dos esforços de Miguel Barbosa para montar um projecto desportivo que lhe permitisse efectuar o próximo Dakar, o mesmo acabaria por não resultar num programa válido. Desta forma, o Tricamepão Nacional de Todo-o-terreno não vai alinhar no Dakar que decorre no início do próximo ano na América do Sul.

A conjuntura económica nacional não permitiu validar um projecto pese embora os esforços de todos os intervenientes, entre eles os actuais patrocinadores de Barbosa: “Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. Temos de agradecer aos nossos patrocinadores pela disponibilidade demonstrada, contudo, sabemos que a situação económica mundial foi um factor decisivo para não conseguirmos viabilizar financeiramente o nosso projecto”, disse Miguel Barbosa.

Desta forma, o piloto português centra atenções do Nacional de Todo-o-terreno de 2009.
Press AvMMedia - Miguel Barbosa

sábado, 22 de novembro de 2008

Portugueses tentam contrariar domínio francês das últimas edições

A grande festa de encerramento da temporada de todo-o-terreno, as 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira, promete voltar a levar muita emoção ao renovado Terródromo daquela vila alentejana, com nada menos do que 66 equipas e perto de 260 pilotos inscritos!

As 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira, a realizar de 28 a 30 de Novembro, são um evento único, a que os adeptos de todo-o-terreno já aderiram de forma entusiástica, quer como participantes quer como espectadores, na certeza de que estamos perante um acontecimento de características especiais, em que o convívio se alia à salutar convivência desportiva ao longo de um fim-de-semana diferente.

Esse interesse voltou a manifestar-se de forma significativa em termos de concorrentes, não só com os pilotos portugueses a estarem presentes em força mas também com um forte contigente de volantes estrangeiros, vindos de vários pontos da Europa, conferindo à competição uma digna projecção internacional.

Um dos grandes pontos de interesse desta 11.ª edição das 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira será o novo confronto entre os valores nacionais e os estrangeiros que nos visitam, sobretudo os franceses que têm dominado o lugar mais alto do pódio nas derradeiras quatro edições, pois a última vitória lusa já data de 2003.

E será importante salientar que algumas dessas formações gaulesas se reforçaram de forma importante para esta edição... com pilotos portugueses! Assim, a equipa vencedora em 2004 e 2007, a família Andrade, com o sempre resistente Moncé Renault Clio V6, terá este ano Carlos Sousa no seu plantel, no regresso à competição da maior referência nacional do todo-o-terreno.

Esta equipa, que reúne o principal favoritismo à partida, tem no Mercedes 430 ML da formação liderada por Yves Morize o seu principal opositor, não sendo ainda de menosprezar a presença da equipa da Letónia de Andris Dambis, que surge em Fronteira na estreia mundial do seu novo carro, o OsCam 24, formação que no ano passado chegou a passar pelo comando da prova.

Ainda em termos internacionais, o destaque vai igualmente para a formação francesa de Jean-Marc Schmit, com Pedro Lamy e Ricardo Leal dos Santos a juntarem-se ao preparador francês e a Serge Finkelstein aos comandos do Schmit-Peugeot 206-TT, um ex-WRC de regresso à pista alentejana.

Mas é evidente que os pilotos portugueses vão querer contrariar este recente domínio francês e há que contar com a “armada” nacional, que inclui nomes como Filipe Campos, Rui Sousa, Edgar Condenso, Bernardo Moniz da Maia, Paulo Marques, entre muitos outros, para lutar por um lugar no pódio e, quem sabe, apostar na resistência dos seus veículos para tentar chegar à vitória final.

Destaque ainda para a operação que a Mazda montou para Fronteira, com seis BT-50 do Desafio que a marca lançou este ano no Campeonato de Portugal TT presentes na prova alentejana, e para a presença de Cláudia Vieira, com a actriz/modelo a fazer a sua estreia em provas de todo-o-terreno e certamente a atrair muitas atenções no Terródromo de Fronteira.

E por falar na pista, há que salientar as novidades que o traçado, com 15,9 quilómetros, vai apresentar, muito em especial a nível da recta da meta, que avançou cerca de 100 metros face à antiga versão, mantendo praticamente a mesma extensão, mas com uma aproximação totalmente diferente, mantendo-se o figurino da curva de saída. De referir ainda que as boxes estarão agora ao mesmo nível da pista.

As 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira têm os treinos cronometrados agendados para o período entre as 14.00 e as 18.30 horas de dia 28, sexta-feira. No sábado, o warm up será realizado entre as 11.00 e as 12.30 horas, com a partida da prova a ter lugar pelas 15.30 horas.

De destacar que a RTP fará a cobertura da prova, com a transmissão de dois directos no canal 2: no sábado, entre as 15.00 e as 16.00 horas, será feito todo o acompanhamento da fase da partida, enquanto no domingo, em idêntico horário, será exibida a última meia hora de corrida, a chegada e a cerimónia do pódio.

Press ACP MotorSport - 24 Horas TT Vila de Fronteira

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

24 Horas TT Vila de Fronteira - Lista de Inscritos


O Automóvel Club de Portugal divulgou hoje a lista de inscritos para a próxima edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira que celebram este ano a sua 11ª edição. Esta edição conta com algumas novidades não só para o público, mas também ao nível competitivo com 67 automóveis inscritos que estarão à partida para as 24 Horas no dia 29 pelas 15horas e 30 minutos. Este ano voltam "em força" as equipas francesas, com destaque para umas das equipas candidatas a vencer em Fronteira, é ela a equipa de Mário Andrade com o seu Renault Clio que vem este ano acompanhado pelo seu filho, Alexandre Andrade, Stéphane Barbry e pelo português Carlos Sousa. Yves Morize, que também já venceu em Fronteiro com um Buggy Fouquet, vem este ano ao volante de um Mercedes 430ML. De destacar também a presença daquela que foi uma das equipas surpresa no passado ano, a equipa de Rui Sousa que vem mais uma vez ao volante de uma Isuzu e é acompanhado mais uma vez por Edgar Condenso e agora também por Pedro Silva Nunes. De realçar ainda as presenças da Vodafone Team de António Coimbra, Luís Silva, José Pedro Fontes e Pedro Bianchi Prata e ainda da equipa da Padock Competições onde se incluem os campeões nacionais de 2008, Filipe Campos e Jaime Baptista e ainda Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor. Também numa equipa francesa vêm integrados os portugueses Pedro Lamy e Ricardo Leal dos Santos ao volante de um Buggy Schmit-Peugeot.

Fica aqui a Lista de Inscritos destas 24 Horas TT Vila de Fronteira.

Ricardo Leal dos Santos com forte aposta para Dakar 2009


Quando no próximo dia 3 de Janeiro, em Buenos Aires, partir para a primeira etapa do Dakar Argentina-Chile, Ricardo Leal dos Santos estará a dar início à sua sétima participação no mais duro rali do mundo. Uma participação onde joga uma forte aposta a fazer jus a uma carreira que tem sido notável.

Primeiro piloto português a aventurar-se no Dakar em Quad conseguiu a proeza de levar a sua moto até final, na edição de 2003, depois de, ainda no início da corrida, ter sido vítima de um brutal acidente, quando um buggy Schlesser o abalroou. No ano em que pela primeira vez se aventurou de carro e concluiu o Dakar com sucesso, conquistou o título mundial em Quads. A sua experiência nas motos permitiu-lhe enfrentar mais um novo desafio ao participar a Solo nas edições de 2006 e 2007. Uma vitória e um 2º lugar é um saldo extremamente positivo complementado com um andamento cada vez mais vivo bem evidenciado nas provas internacionais e nacionais em que participou durante a corrente temporada onde foi sistematicamente um dos melhores portugueses e se intrometeu sempre entre as mais fortes formações internacionais.

Link à notícia completa...

Fonte: www.offroadphoto.com

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

VW na Baja 1000


A 21 de Novembro , a Volkswagem irá estar á partida de Baja 1000 no Mécixo, naquele que é o de acordo com muitos o rali mais peculiar do mundo, com um protótipo especialmente desenhado para o efeito, o Touareg TDI que irá participar pela primeira vez nesta corrida. Hoje, o Dr Ulrich Hackenberg, membro de Board for Technical Development of Volkswagen, apresentou o espetacular protótipo no LA Auto Show em Los Angeles. "Estamos a alargar as nossas actividades de desporto motorizado na América do Norte um pouco mais ao entrarmos em mais esta modalidade de todo-terreno." disse Kris Nissen. "Ao entrarmos na Baja 1000, estamos a envolver-mo-nos em mais um dos eventos mais duros do mundo."

Se o rali Dakar é o mais duro rali do mundo, a Baja 1000 no méxico é a mais peculiar: 630 milhas (um pouco mais de 1000 quilómetros) sem qualquer interrupção, sempre contra o relógio, no terreno mais brutal. As regras de participação são poucas mas existem. As classes: desde VW Carocha de produção até protótipos de 800cv na Unlimited Class, e ainda motos e quads. Mark Miller, que também faz parte da equipa Volkswagen para o "Dakar” e o seu compatriota Ryan Arciero irão tripular o protótipo de 550cv durante as 14 horas calculadas para percorrer a distância total prevista para este evento.

Link à notícia completa...

Fonte: www.offroadphoto.com

Espectáculo da Demonstração de Automóveis de Competição no Entroncamento


José Pimenta organizou a sua 2ª demonstração de desporto automóvel na cidade do Entroncamento, no passado dia 15.

Reunindo num mesmo espaço, viaturas de diversas áreas do desporto automóvel, José Pimenta contribuiu decisivamente para a divulgação do automobilismo desportivo, junto de largas centenas de espectadores presentes no local, proporcionando ainda a possibilidade de muitos “baptismos” de competição a bordo dos vários veículos de competição: “ foi muito interessante repetir a experiência, e verificar a forte adesão que o público demonstrou. Estou grato a todos os meus Patrocinadores e Amigos pela disponibilidade que tiveram para concretizarmos esta iniciativa, que pretende trazer a verdadeira emoção dos automóveis de corridas aos grandes centros…”

Para além da Isuzu Rodeo, estiveram em acção diversos veículos de competição, como um Semog Buggie, a sempre inédita Peugeot 504 Pick-Up TT, 2 Peugeot 206 GTI de Troféu, um Mitsubishi Galant, e um Peugeot 306 Maxi, que habitualmente participam no Nacional de AutoCross. Aperitivos suficientes para uma tarde de grande animação, que só o cair da noite fez parar, conforme voltou a frisar o piloto do Entroncamento: “…correu tudo muito bem, o publico divertiu-se, e eu voltei a pilotar a ISUZU Rodeo da Prolama; uma opção muito interessante para disputar o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno; assim surjam apoios que viabilizem um projecto desta natureza. Quero voltar a agradecer à Câmara Municipal do Entroncamento, ao Museu Nacional Ferroviário, e aos concessionários Servilena e LPM, assim como a todos os meus Patrocinadores, a possibilidade de colocar em marcha esta aventura, que pretendo dar continuidade no futuro…” referiu no final José Pimenta.

O piloto está neste momento a desenvolver um projecto, que visa angariar o apoio necessário para voltar ao Campeonato Nacional a tempo inteiro, e com o Título da categoria T2 como objectivo.

Agradecendo a todos os patrocinadores a confiança depositada nesta equipa do Entroncamento e a todos que queiram visitar o nosso site em: www.jpracing.info

Um vídeo também está disponível em: http://videos.sapo.pt/6LItaltfDDZ4aAfjByLl ou em www.eoltv.tv

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

24 Horas TT Vila de Fronteira com novidades


Nos próximos dias 28, 29 e 30 do presente mês irá realizar-se a 11ª edição das já conhecidas 24 Horas de Fronteira. Este ano existem algumas novidades, no que diz respeito ao público e às zonas espectáculo. Nesta 11ª edição da prova na vila alentejana irão existir dois tipos de zona espectáculo, as ZE's (Zonas Espectáculo), onde o publico poderá aceder para observar os concorrentes, deixando a viatura em parque previsto para o efeito, exterior ao circuito e as ZEC's (Zonas Espectáculo Camping), que serão locais previamente definidos pela organização e que permite colocar a viatura dentro do circuito e aí observar a prova numa posição privilegiada com todas as garantias de comodidade que o espaço pode proporcionar. Nestas Zonas irão haver condicionantes no que diz respeito a entradas e saídas, que terão horários próprio para o efeito. Outra das novidades é que haverá também uma nova zona espectáculo, a ZE1, situada em frente ás Boxes, no interior do circuito que permite observar parte da recta da meta e a curva no final da mesma.

Pode consultar mais informações sobre as Zonas Espectáculo aqui, bem como o mapa do circuito.

A Organização disponibilizou também o Horário da Prova:

Treinos – Sexta, 28 das 14h00 ás 18h30
Warm Up – Sábado, 29 das 11h00 ás 12h30
Inicio da Prova – Sábado, 29 ás 15h30
Final da Prova – Domingo, 30 ás 15h30

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

FPAK definiu calendário para 2009

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting já definiu e divulgou o calendário referente ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno no próximo ano. O Calendário mantém a ordem das provas relativamente a 2008, com excepção ao Rali TT Serras do Norte que será antes da Baja TT Terras D'el Rey.

MES

DATA

PROVA

ORGANIZADOR

Fevereiro

21.22

Rali TT 2009

Soc. Art. Reguenguense

Março

21.22

Rali TT Serras do Norte

Motor Clube de Guimarães

Abril

17.19

Baja TT Terras d’el Rei

Clube Automóvel do Algarve

Maio

18.24

Vodafone Rali Transibérico

Automóvel Club de Portugal

Junho

27.28

Baja TT Serra de Monchique

Clube Automóvel do Algarve

Setembro

05.06

Baja TT Cidade de Beja

Clube Beja TT

Setembro

26.27

Rali TT FAMO Castelo Branco

Escuderia Castelo Branco

Outubro

22.25

23ª Baja Portalegre 500

Automóvel Club de Portugal