domingo, 30 de novembro de 2008

Vitória para a equipa de Thierry Charbonier


Decorreram neste chuvoso fim-de-semana as 24 Horas TT Vila de Fronteira, mais uma vez organizadas pelo Automóvel Club de Portugal. Este ano a zona das boxes sofreu alterações o que fez com que o traçado de cerca de 17 Km do ano passado, fosse reduzido para cerca de 15,9 Km. Foi mais uma prova onde acima de rapidez esteve a fiabilidade e regularidade porque, mais uma vez, esta prova revelou-se extremamente demolidora e cansativa, tanto para as máquinas como para os pilotos. Nos treinos cronómetrados a "pole" foi sem surpresas para o sempre espectacular Renault Clio V6 da equipa de Mário Andrade, seguido da Vodafone Team, com uma Nissan Navara, e do Team Isuzu Portugal liderado por Rui Sousa. No dia de ontem (Sábado) a partida foi dada às 15 horas e 30 minutos no Terródromo de Fronteira onde se fez sentir muito frio, mas nem por isso o público "arredou pé". A corrida teve um domínio inicial do Clio V6 e na segunda posição colocava-se a Isuzu D-Max de Rui Sousa que com um ritmo muito rápido foi a primeira surpresa da prova que chegou mesmo a liderar fruto dos problemas de travões que acabaram por afectar o Renault de Mário Andrade, que o afastaram da vitória.
Durante a noite a pista começava a ficar mais degradada e os problemas começavam a surgir para todas as equipas e o Team Isuzu Portugal acabou por ser uma das "vítimas" da dureza da prova quando à 8ª hora de prova a Isuzu "acusou" problemas na bomba de óleo que obrigaram a equipa a abandonar quando seguiam na liderança.
Hoje (Domingo) de manhã as posições começavam a ficar definidas e tudo indicava para que a vitória fosse para a equipa do Buggy Fouquet da Padock Competições. Contudo, a cerca de hora e meia do final, um despiste em plena recta da meta deitou tudo a perder e obrigou a equipa de Adélio Machado a abandonar a prova. Assim foi a equipa de Thierry Charbonier que aproveitou levando o Bowler á vitória final depois de uma prova muito regular e sem problemas mecânicos.
A 2ª posição foi para a equipa de Pedro Lamy e Ricardo Leal dos Santos em Peugeot e na terceira posição ficou a equipa da Letónia liderada por Andris Dambis ao volante de um OSCar.
Destaque ainda para a melhor equipa totalmente portuguesa de José Lopes, António Bernardo , Isaac Portela e Luís Mota que ao volante de um Mitsubishi Pajero obtiveram um excelente 4º lugar. Jorge Silva, Manuel Inácio, Carlos Rolla e José Cunha levaram o Nissan Terrano Nº 11 ao 5º lugar final.

Classificação final:
1º Charbonnier/Gibon/Fromont (Bowler Wildcat), 24h 12m 58,361s
2º Lamy/Santos/Finkelstein/Schmit (Schmit Peugeot), a 7 voltas
3º Dambis/Saukans/Skoks (Oscar 24), a 8 voltas
4º Lopes/Bernardo/Portela/Mota (Mitsubishi Pajero), a 10 voltas
5º Silva/Inácio/Rolla/Cunha (Nissan Terrano II), a 12 voltas
6º G. Reis/Santos/A. Reis/Prazeres (Nissan Navara), a 13 voltas
7º Coimbra/Silva/Fontes/Prata (Nissan Navara), a 13 voltas
8º Carapeta/Correia/Cunha (Bowler Wildcat), a 14 voltas
9º P. Pinto/C. Pinto/Marcelo/Carvalho (Mazda BT-50), a 15 voltas
10º Lourenço/Oliveira/Baltazar/Matos (Mazda BT-50), a 15 voltas