quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Dakar embarca para a América do Sul


Próximo destino, Buenos Aires! As verificações administrativas e técnicas para os europeus terminaram hoje (Quinta-feira) pela noite em Le Havre quando o último dos 710 veículos passou pelos controlos obrigatórios.

As máquinas estão à espera no Parque Fechado, criado no porto de Le Havre, prontas para embarcar. O barco que atravessará o Oceano Atlântico é esperado em Le Havre no domingo à noite. As primeiras máquinas irão embarcar, na segunda-feira às 6 da manhã.

Cerca de 820 veículos serão colocados a bordo (710 para a corrida e de assistência, bem como organização de cerca de 60 veículos e 50 para comunicação social) para uma partida programada para segunda-feira à noite.

Este é o ponto de partida de uma jornada que irá terminar no dia 17 de dezembro em Zarate, o porto da capital argentina. Cerca de uma centena de veículos (asiáticos, americanos, sul-americanos e equipes topo que ainda não verificaram) irão passar por suas verificações técnicas, em Buenos Aires no dia 31 de dezembro e 1 de janeiro.

O jogador da selecção francesa de rugby, Christian CALIFANO, passou pelas verificações administrativas e técnicas, esta manhã. "É um primeiro teste realizado com sucesso'', comentou o jogador que irá tomar fazer o seu primeiro Dakar numa Yamaha WRF 450. "Fisicamente a preparação para o Dakar é semelhante ao de uma Taça do Mundo de rugby", acrescentou.

Letónia finalmente chegou
Até que enfim! Da Letónia, a equipa Riga Rally Raid finalmente chegou a Le Havre hoje (quinta-feira) de manhã, 24 horas após o momento em que era suposto passar pelas verificações. Uma tempestade de neve nos países bálticos e na Polónia obrigou os membros da equipa de mudar os seus planos. Em vez de dirigir os seus três buggys para Le Havre, eles tiveram de colocá-los em camiões. No que diz respeito ao camião de assistência, foi enviado para Le Havre por ferry. Tempo de viagem: dois dias e meio!

Do carro para quad ...
Claro que o número de rodas é o mesmo, mas a máquina não é muito semelhante. Vendo o tempo que levou para preparar seu carro, e ucraniano Vadym Nesterchuk teve de tomar uma decisão rápida e radical na quarta-feira: ele vai fazer o Dakar em quad, porque recebeu um empréstimo de um amigo. O problema é que Vadym não é exactamente um especialista em quad. ''Ele tem um mês para treinar''explicou o seu amigo e compatriota, Yuriy Gzenbenyuk, que vai fazer o Dakar de camião.

Fonte: www.dakar.com