A chuva promete vir a ser um dos elementos decisivos das 24 Horas Vodafone-Vila de Fronteira. Para já, ela fez a sua aparição no Terródromo da vila alentejana, debelando o pó que marcou as primeiras voltas do treinos onde os vencedores do ano passado, agora reforçados com Carlos Sousa, se revelaram os mais rápidos.
Para esta 11.ª edição das 24 Horas Vodafone-Vila de Fronteira compareceram 61 equipas das 66 que se tinham inscrito para a grande festa do todo-o-terreno, sendo de referir que, entre as ausentes se contava a formação em que deveria participar a actriz/modelo Cláudia Vieira.
Os 15,9 quilómetros do percurso apresentaram-se bem tratados, secos e com algum pó quando os concorrentes entraram em pista, mas as ameaçadoras nuvens cinzentas que há muito cobriam a zona da pista rapidamente se concretizaram numa chuva que caiu persistente ao longo da tarde, tornando o piso bem mais escorregadio.
Ao longo de quatro horas e meia as equipas tiveram ensejo não só de procurar um tempo que as colocasse no melhor lugar possível da grelha de partida mas também de encontrar a melhor afinação dos seus carros para a pista e uma adaptação à condução nocturna, que coloca sempre desafios diferentes.
Mário e Alexandre Andrade – este o autor do melhor tempo – Stephane Barbry e Carlos Sousa colocaram o Moncé Clio V6 na “pole position”, deixando o adversário mais próximo a mais de 26 segundos! «A pista estava muito escorregadia e tivemos alguns problemas de travões, mas mesmo assim e apesar desses problemas, estamos satisfeitos com o lugar alcançado, com o tempo a ser conseguido ainda com a pista seca. Gostamos muito desta prova e procuramos sempre trazer pilotos novos para esta corrida», declarou no final dos treinos Mário Andrade.
O segundo tempo foi para a Nissan Navara da formação da Vodafone, com António Coimbra, Bianchi de Prata, Luís Silva e José Pedro Fontes, com este último a ser o autor dessa marca, «numa volta que correu muito bem, limpa e em que apanhei poucos concorrentes. Estava já a chover, mas ainda no princípio, altura em que a pista se revelou mais eficaz, com o pó a desaparecer e a terra menos escorregadia.»
O Team Isuzu Portugal, de Rui Sousa, Edgar Condenso, Pedro Silva Nunes e Nuno Matos, aos comandos da Isuzu D-Max, completa a primeira linha da grelha. Para Rui Sousa, «acertámos com a afinação para este tipo de pista e diverti-me imenso, numa traçado que continuo a gostar de edição para edição.»
As 24 Horas Vodafone-Vila de Fronteira têm início amanhã, pelas 15.30 horas, numa verdadeiro desafio à resistência de homens e máquinas, que a chuva, prevista para todo o país, poderá tornar ainda mais duro.
Press ACP Motorsport - 24 Horas TT Vila de Fronteira