quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A estrada para Buenos Aires passa por Le Havre


O primeiro dia de verificações técnicas e administrativas para o Argentina - Chile Dakar 2009 decorreu hoje no cais de Le Havre. Em dois dias (hoje e amanhã), perto de 720 veículos serão totalmente controlados, o que corresponde a 80% do total de carros, motos, quads, camiões e veículos de assistência que irão participar na edição 2009 do Dakar. Apenas a maioria dos principais pilotos, bem como os participantes não-europeus não vão estar presentes nestas verificações.

Duas centenas de pessoas, voluntários e funcionários, estão ocupados a verificar se todos os documentos dos veículos estão em ordem. Outra série de verificações, mais focada sobre os concorrentes terá lugar em Buenos Aires, na véspera do início do rali.

Um verdadeiro kit de sobrevivência

Sobre o Dakar, tudo é criado o mais rápido possível para garantir a assistência aos concorrentes perdidos ou aqueles que sofrem acidentes: GPS, telefones por satélite, Iritrack, luzes vermelhas de mão, bastões luminosos e um mapa da América do Sul são algumas das precauções tomadas pela organização para melhorar a segurança do rali.

Verificações, como funciona ...
A primeira etapa para os concorrentes presentes em Le Havre são os controlos administrativos: uma passagem pelo stand da contabilidade e, em seguida, um desvio pelo balcão de embarque para as questões de transportes para os veículos e, finalmente, uma paragem na segurança do material onde os veículos são totalmente controlados.

Os "prós" ausentes em Le Havre
Ao contrário dos amadores, a maioria das equipas profissionais irão enviar os seus veículos para a Argentina mais tarde durante o mês de dezembro, para que os seus pilotos tenham opurtunidade para treinar mais, como é o caso da Mitsubishi, BMW e Volkswagen. Os veículos serão enviados de avião para Buenos Aires. Apenas os veículos de assistência estas equipas irão passar por verificações na Normandia.

Grupos sanguíneos nos carros
Os concorrentes são convidados a colocar seu grupo sanguíneo nos seus veículos, acompanhado pelos seus nomes, de modo a permitir uma rápida intervenção em caso de acidente houver necessidade de uma transfusão de sangue.

Fonte: www.dakar.com