A grande festa de encerramento da temporada de todo-o-terreno, as 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira, promete voltar a levar muita emoção ao renovado Terródromo daquela vila alentejana, com nada menos do que 66 equipas e perto de 260 pilotos inscritos!
As 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira, a realizar de 28 a 30 de Novembro, são um evento único, a que os adeptos de todo-o-terreno já aderiram de forma entusiástica, quer como participantes quer como espectadores, na certeza de que estamos perante um acontecimento de características especiais, em que o convívio se alia à salutar convivência desportiva ao longo de um fim-de-semana diferente.
Esse interesse voltou a manifestar-se de forma significativa em termos de concorrentes, não só com os pilotos portugueses a estarem presentes em força mas também com um forte contigente de volantes estrangeiros, vindos de vários pontos da Europa, conferindo à competição uma digna projecção internacional.
Um dos grandes pontos de interesse desta 11.ª edição das 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira será o novo confronto entre os valores nacionais e os estrangeiros que nos visitam, sobretudo os franceses que têm dominado o lugar mais alto do pódio nas derradeiras quatro edições, pois a última vitória lusa já data de 2003.
E será importante salientar que algumas dessas formações gaulesas se reforçaram de forma importante para esta edição... com pilotos portugueses! Assim, a equipa vencedora em 2004 e 2007, a família Andrade, com o sempre resistente Moncé Renault Clio V6, terá este ano Carlos Sousa no seu plantel, no regresso à competição da maior referência nacional do todo-o-terreno.
Esta equipa, que reúne o principal favoritismo à partida, tem no Mercedes 430 ML da formação liderada por Yves Morize o seu principal opositor, não sendo ainda de menosprezar a presença da equipa da Letónia de Andris Dambis, que surge em Fronteira na estreia mundial do seu novo carro, o OsCam 24, formação que no ano passado chegou a passar pelo comando da prova.
Ainda em termos internacionais, o destaque vai igualmente para a formação francesa de Jean-Marc Schmit, com Pedro Lamy e Ricardo Leal dos Santos a juntarem-se ao preparador francês e a Serge Finkelstein aos comandos do Schmit-Peugeot 206-TT, um ex-WRC de regresso à pista alentejana.
Mas é evidente que os pilotos portugueses vão querer contrariar este recente domínio francês e há que contar com a “armada” nacional, que inclui nomes como Filipe Campos, Rui Sousa, Edgar Condenso, Bernardo Moniz da Maia, Paulo Marques, entre muitos outros, para lutar por um lugar no pódio e, quem sabe, apostar na resistência dos seus veículos para tentar chegar à vitória final.
Destaque ainda para a operação que a Mazda montou para Fronteira, com seis BT-50 do Desafio que a marca lançou este ano no Campeonato de Portugal TT presentes na prova alentejana, e para a presença de Cláudia Vieira, com a actriz/modelo a fazer a sua estreia em provas de todo-o-terreno e certamente a atrair muitas atenções no Terródromo de Fronteira.
E por falar na pista, há que salientar as novidades que o traçado, com 15,9 quilómetros, vai apresentar, muito em especial a nível da recta da meta, que avançou cerca de 100 metros face à antiga versão, mantendo praticamente a mesma extensão, mas com uma aproximação totalmente diferente, mantendo-se o figurino da curva de saída. De referir ainda que as boxes estarão agora ao mesmo nível da pista.
As 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira têm os treinos cronometrados agendados para o período entre as 14.00 e as 18.30 horas de dia 28, sexta-feira. No sábado, o warm up será realizado entre as 11.00 e as 12.30 horas, com a partida da prova a ter lugar pelas 15.30 horas.
De destacar que a RTP fará a cobertura da prova, com a transmissão de dois directos no canal 2: no sábado, entre as 15.00 e as 16.00 horas, será feito todo o acompanhamento da fase da partida, enquanto no domingo, em idêntico horário, será exibida a última meia hora de corrida, a chegada e a cerimónia do pódio.
Press ACP MotorSport - 24 Horas TT Vila de Fronteira